Curriculum Vitae

Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira

Data da última atualização »Last update : 13/04/2018


Licenciada em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho, pós-graduada em Matemática/Educação pela Universidade Portucalense e doutorada em Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares pela Universidade de Santiago de Compostela. Diretora da Licenciatura em Educação Básica e coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, onde é docente responsável por unidades curriculares nas componentes de Formação para a Área de Docência (Matemática) e Didáticas Específicas (Didática da Matemática) na Licenciatura em Educação Básica e nos Mestrados de Formação de Professores (Educação Pré-Escolar, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico). Atua nas áreas de Ciências Exatas-Matemática e em Ciências da Educação, no âmbito da Formação de Professores. Coordenadora do Centro de Relações Institucionais e de Cooperação da ESEPF.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9839231151497259


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Nogueira, Isabel Cláudia
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Centro de Investigação Paula Frassinetti
Rua Gil Vicente, 138-142
4000-255 Porto
Portugal
Correio electrónico: isa.claudia@esepf.pt
Homepage: www.esepf.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2016 Doutoramento
Phd
Doutoramento: Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares (1 anos » years) .
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha.

1996 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Didáctica da Matemática.
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha.

1997 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós.graduação em Matemática/Educação.
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Jan/2016-Actual Professor Adjunto

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/1999-Dez/2015 Assistente

Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo
Jan/1995-Jul/2009 Assistente 2º triénio





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Fev/2017-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociedade, Matemática e Cultura(Regente)


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2016-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico(Regente)


Set/2015-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1ºCiclo e de Português e HGP para o 2º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Temas da História da Matemática(Regente)


Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Modelos e Representações da Matemática(Regente)


Set/2009-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar(Regente)


Set/2007-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)
  • Comunicação Matemática(Regente)
  • Tópicos de Geometria(Regente)
  • Didática da Matemática(Regente)


Set/2001-Jul/2009
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo)

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Matemática(Regente)
  • Didáctica da Matemática(Regente)
  • Desemvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)


Fev/2001-Jul/2008
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)
  • Didáctica da Matemática na Educação de Infância(Regente)


Fev/2000-Jul/2001
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Educação Especial e Apoios Educativos

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
  • Acesso à Linguagem Quantitativa(Regente)


Fev/2000-Jul/2001
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Educação para a Cidadania e Formação Pessoal

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
  • Aceesso à Linguagem Quantitativa(Regente)


Fev/2000-Jul/2001
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Expressões Integradas

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
  • Acesso à Linguagem Quantitativa(Regente)




Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo
Out/1995-Jul/2009
Curso»Academic program: Licenciatura para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I
  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II


Out/1995-Jul/2009
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I
  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II


Out/1995-Jul/1999
Curso»Academic program: Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I(Regente)
  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II(Regente)
  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática III(Regente)
  • Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática IV(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Dez/2016-Actual
Membro de Conselho Científico


Nov/2011-Nov/2016
Membro do Conselho Pedagógico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Jan/2016-Actual
- Coordenadora adjunta do Departamento de Formação de Professores


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Jan/2016-Actual
- Diretora da Licenciatura em Educação Básica


Jan/2009-Actual
- Coordenadora do Centro de Relações Institucionais e de Cooperação


Nov/2014-Dez/2015
- Diretora Adjunta da Licenciatura em Educação Básica






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Jan/2007-Dez/2007
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Formadora do programa de Enriquecimento Curricular Sábados Diferentes


Set/2005-Jul/2006
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Membro do Centro de Formação ao Longo da Vida - Escola de Pais






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2001-Jul/2009
Atividade realizada»Activity:

Supervisora científica de Matemática no Estágio IV - Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa na Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)


Nov/2006-Dez/2008
Atividade realizada»Activity:

Membro suplente do Conselho Pedagógico


Dez/2005-Dez/2008
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora Adjunta da Comissão de Coordenação do Centro de Investigação Paula Frassinetti


Set/2005-Jul/2007
Atividade realizada»Activity:

Membro da equipa do projecto Magia dos Tempos Livres


Set/2003-Jul/2006
Atividade realizada»Activity:

Docente convidada do Seminário Interdisciplinar I e Seminário Interdisciplinar II da Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-
Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-UK01-KA201-024591.

2015-
Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente
Referência do projeto»Project reference: CIPAF.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sociedade Portuguesa de Matemática, Sócio.
Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Nogueira, Isabel C. ed. 2014. MEMÓRIAS E RUMOS - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti ed. 1, ISBN: 978-989-98940-0-6. Porto: Papelmunde.
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Gonçalves, José L; Azevedo, Joaquim; Sousa, Júlio; Moreira, Luísa T. 2014. O que desencadeia o SUCESSO em alunos com baixo rendimento escolar, no PROJETO FÉNIX. ed. 1, ISBN: 978-989-98940-1-3. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e Universidade Católica Portuguesa -.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2016. Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria.  In INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA XX, 387 - 396. ISBN: 978-84-9747-948-6. Málaga: SEIEM.
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2015. Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning process.  In DIGITAL TEXTBOOKS, WHAT´S NEW?, 723 - 767. . Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións da USC /IARTEM.
3. Nogueira, Isabel C. 2014. Centro de Relações Institucionais e de Cooperação.  In Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti MEMÓRIAS E RUMOS, 131 - 133. ISBN: 978-989-98940-0-6. Porto: Papelmunde.
4. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. Las prácticas disciplinarias como vehículos potenciadores de atribución de sentido/s: experiencia en la formación profesional de los futuros profesores de primer y segundo ciclo de la educación básica.  In LA RELACIÓN PEDAGÓGICA EN LA UNIVERSIDAD, LO TRANSDISCIPLINAR Y LOS ESTUDIANTES, 113 - 119. ISBN: ISBN: 978-84-695-. Madrid: Depósito Digital UAM.
5. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2013. Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente.  In CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANYTIME ANYWHERE, 1767 - 1772. ISBN: 9789899737426. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
6. Nogueira, Isabel C. 2012. As grandezas e a medição em contextos de educação básica .  In CADERNOS DO ECB - Revista científico-pedagógica do Externato Cooperativo sa Benedita , 83 - 86. ISBN: ISBN 978-989-9541. Benedita: Instituto Nossa Senhora da Encarnação.
7. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2012. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas.  In FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, 81 - 90. ISBN: ISBN: 978-972-991. Porto: ESEPF.
8. Nogueira, Isabel C. 2012. TIC na formação de um educador social: relato de um percurso formativo .  In FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, 153 - 157. ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: ESEPF.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. 2017. "Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar", EDUSER: revista de educação 9, 2: 42 - 50.
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2016. "Inducing Supervision Pratices among peers in a Community of Pratice", Journal for Educators, Teachers and Trainers 7, 7: 108 - 119.
3. Nogueira, Isabel C. 2015. "Análise ontossemiótica de procesos instrucionais de Matemática, melhoria de práticas e desenvolvimento profissional docente", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 06: 213 - 217.
4. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2015. "Análise ontossemiótica de processos de instrução matemática – um exemplo no Ensino Básico", Saber & Educar, 20: 174 - 187.
5. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2014. "A transdisciplinariedade como meio potenciador de reconhecimento de sentido(s): uma experiência formativa profissionalizante com futuros professores de 1º e de 2º ciclo do Ensino Básico ", Revista Tendências Pedagógicas, 23: 143 - 154.
6. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2009. "Velhos? Só os trapos!", Actas do II Congresso de Patri´monio Etnografico Galego, 2: 197 - 202.
7. Nogueira, Isabel C. 2007. "As explorações das grandezas no 1º Ciclo do Ensino Básico", Currículo e desenvolvimento curricular: Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, XV: 125 - 137.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Nogueira, Isabel C; Neto, Teresa B. 2017. "Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana", Trabalho apresentado em XXVIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu.
2. Nogueira, Isabel C. 2017. "As práticas de ensino de grandezas e medida no 1.º ciclo do ensino básico - uma perspetiva ontossemiótica", Trabalho apresentado em XXVIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu.
3. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. 2017. "Componentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no Ensino Básico", Trabalho apresentado em Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, In Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, Granada.
4. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2016. "Análise de práticas matemáticas: um contributo a partir do 1º CEB", Trabalho apresentado em 1º Encontro Internacional de Formação na Docência, In 1º Encontro Internacional de Formação na Docência - Livro de resumos, Bragança.
5. Nogueira, Isabel C; Machado, Emília; Azevedo, Luísa. 2016. "As representações matemáticas nos manuais escolares para o ensino básico", Trabalho apresentado em 1º Encontro Internacional de Formação na Docência , In 1º Encontro Internacional de Formação na Docência - Livro de Resumos, Bragança.
6. Nogueira, Isabel C. 2014. "The influence of initial teacher training in future teachers´perceptios about mathematics teaching and learning", Trabalho apresentado em INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION IN MATHEMATICS, SCIENCE & TECHNOLOGY , In ICEMST 2014 - INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION IN MATHEMATICS, SCIENCE & TECHNOLOGY- Proceeding Book (ISBN 978-605-614343-4), Turkey: konya.
7. Nogueira, Isabel C. 2014. "Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas de planificação e de reflexão em Matemática", Trabalho apresentado em VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía, In Actas VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE PEDAGOGÍA, Santiago do Chile.
8. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2014. "O (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar", Trabalho apresentado em XII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas do XII CONGRESSO DA SPCE - ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR, Vila Real.
9. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. "Perceção dos Futuros Professores sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In ATAS do XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA (ISBN 978-989-8525-22-2), Braga.
10. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. "Requisitos Epistemológicos e Implicações Éticas em Ambientes Virtuais", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In ATAS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA ((ISBN 978-989-8525-22-2), Braga.
11. Nogueira, Isabel C. 2013. "Conceções sobre Matemática: a visão de estudantes recém-ingressados na Licenciatura em Educação Básica", Trabalho apresentado em VII Congreso Iberomericano de Educación Matemática, In ACTAS del VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (ISSN 2301-0797), Montevideo.
12. Nogueira, Isabel C. 2013. "A Geometria e a Medida no espaço bidimensional: conceções de estudantes em formação inicial de professores", Trabalho apresentado em VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, In ACTAS del VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (ISSN 2301-0797), Montevideo.
13. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2013. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de professores em formação", Trabalho apresentado em XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, In ATAS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA ((ISBN 978-989-8525-22-2), Braga.
14. Nogueira, Isabel C; Cajaraville, J.A.. 2006. "As explorações das grandezas no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Curriculo e desenvolvimento curricular: Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Montegordo.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Nogueira, Isabel C. 2009. "A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia ", Saber e Educar, 14: 1 - 6.
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2008. "E-portfolios na construção da aprendizagem", Actas do 1.º Simpósio de Educ@ção a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa, 1: 1 - 4.
3. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2007. "Como alguns Sábados podem ser... Diferentes", Cadernos de Estudo, 5: 143 - 151.
4. Nogueira, Isabel C. 2006. "Como vai o tempo no 1º Ciclo?", Cadernos de Estudo, 4: 73 - 82.
5. Nogueira, Isabel C. 2004. "A aprendizagem da Matemática e o Jogo", Saber e Educar, 9: 81 - 87.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Nogueira, Isabel C. 2008. "A aula de Matemática como Espaço Promotor de Autonomia", Trabalho apresentado em VI Congresso Luso-Brasileiro, In SABER (&) EDUCAR, Porto.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Nogueira, Isabel C. 27 fev. 2013. "Ao serviço dos estudantes" Forum estudante, 35 - 35.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Nogueira, Isabel C. 2008. "O Sr. Quadrado (adaptação científica)", 176 pp.. Porto: AMBAR.
2. Nogueira, Isabel C. 2006. "O 10 Magnífico. A aventura de uma criança no mundo da MATEMÁTICA (adaptação científica)". Porto: AMBAR.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Eixos estruturantes do desenvolvimento profissional docente,II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis,Funchal,2018 (Comunicação).
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Educar para a decisão - the Mantle of the Expert,II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis,Funchal,2018 (Comunicação).
3. Nogueira, Isabel C; Neto, Teresa B. Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana,XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática ,Viseu,2017 (Comunicação).
4. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar,II Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2017,2017 (Comunicação).
5. Nogueira, Isabel C. As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica,Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática ,Viseu,2017 (Comunicação).
6. Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. Análise de práticas matemáticas: um contributo a partir do 1º CEB,1º Encontro Internacional de Formação na Docência,2016 (Comunicação).
7. Nogueira, Isabel C. Diálogo(s) em torno da(s) Didática(s),II Simpósio Internacional de Formação de Professores,Porto,2016 (Conferência ou palestra).
8. Nogueira, Isabel C. Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria,XX Simpósio da SEIEM,2016 (Comunicação).
9. Nogueira, Isabel C; Azevedo, Luísa; Machado, Emília. As representações matemáticas nos manuais escolares para o Ensino Básico ,1º Encontro Internacional de Formação na Docência,Bragança,2016 (Comunicação).
10. Nogueira, Isabel C. Análise ontossemiótica de processos instrucionais de Matemática, melhoria de práticas e desenvolvimento profissional docente, 2 set, Coruna,XIII Congreso Internacional Galego-Português de PsicoPedagoxia,Coruna,2015 (Congresso).
11. Nogueira, Isabel C. A Diferenciação Pedagógica como Estratégia Promotora de Sucesso em Matemática, Portalegre,Seminário TEIP - Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar,Portalegre,2015 (Seminário).
12. Nogueira, Isabel C. Workshop Didàtica da Matemática no 1º, 2º e 3º Ciclos - 21 Março, Gaia,Como se tece uma educação de sucesso?,Gaia,2015 (Outra).
13. Nogueira, Isabel C. (Re)pensar...os espaços e os momentos de aprendizagem, 23 abril, Lisboa,Simpósio FÈNIX - Lisboa2015,Lisboa,2015 (Simpósio).
14. Nogueira, Isabel C. Distinct Views of Mathematics Curricula for Primary Education: the English case, 8 out, Porto,2015 (Seminário).
15. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre Matemática, 2 set, Coruna,XIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia,Coruna,2015 (Congresso).
16. Nogueira, Isabel C. Os caminhos do Fénix 2014-2015, 10 de julho, Lisboa,Seminário nacional FÉNIX,Lisboa,2015 (Seminário).
17. Nogueira, Isabel C. A Diferenciação em Discussão - Matemática, Avis,Seminário Fénix - Mais Sucesso Escolar,2014 (Seminário).
18. Nogueira, Isabel C. Modelos e estratégias de resolução de problemas - AE do Cerco,2014 (Conferência ou palestra).
19. Nogueira, Isabel C. Estratégias e metodologias de sucesso - Didáxis, Cooperativa de Ensino, Riba d´Ave,2014 (Seminário).
20. Nogueira, Isabel C. Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso - Porto, Colégio Novo da Maia,Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas,2014 (Conferência ou palestra).
21. Nogueira, Isabel C. Construir e crescer em Matemática, Lisboa (11 setembro),Seminário Fénix,Lisboa,2013 (Seminário).
22. Nogueira, Isabel C. Construir e crescer em Matemática, Porto (10 setembro),Seminário Fénix,Porto,2013 (Seminário).
23. Nogueira, Isabel C. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas ,III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local,2012 (Congresso).
24. Nogueira, Isabel C. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas,1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços,2012 (Seminário).
25. Nogueira, Isabel C. Problematização e Supervisão Educativa, Porto,3º Encontro TIC em contextos de aprendizagem,2012 (Seminário).
26. Nogueira, Isabel C. TIC na formação de um educador social: relato de um percurso formativo ,III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local,2012 (Congresso).
27. Nogueira, Isabel C. As Grandezas e a Medição em Contextos de Educação Básica, Benedita,Encontro Pluridisciplinar dos Cadernos do ECB,Benedita,2012 (Conferência ou palestra).
28. Nogueira, Isabel C. Thalés: du Problème au théorème,Seminário Interno de Investigação do CIPAF,Porto,2010 (Comunicação).
29. Nogueira, Isabel C. A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia, Porto,VI Encontro Luso-Brasileiro - Educação e Diversidade: Diálogos e Dinâmicas de Inclusão,2008 (Comunicação).
30. Nogueira, Isabel C. Grandezas e Medidas no 1º Ciclo,Ao encontro da Didáctica da Matemática,2005 (Comunicação).
31. Nogueira, Isabel C. Fazer Matemática no 1º Ciclo,PiagetMat,2004 (Comunicação).
32. Nogueira, Isabel C. Fazer Matemática no Jardim de Infância,Encontro Regional de Professores e Educadores sobre Didáctica da Matemática e da Língua Portuguesa ,2004 (Conferência ou palestra).
33. Nogueira, Isabel C. Contribuição da Matemática para o desenvolvimento da criança,Encontro "Formar, Reflectir e Autoformar",1998 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Educar para a Decisão Empreendedora: Mantle of the Expert, 2018 (Aperfeiçoamento).
Duração: 25 horas. Local: ESEPF, Cidade: Porto, Tipo de participação: Organizador.
2. Nogueira, Isabel C; Moreira, Luísa T. Estratégias de ensino eficazes e metodologias diversificadas de aprendizagem no âmbito do Projeto Fénix., 2017 (Aperfeiçoamento).
Duração: 28 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Nogueira, Isabel C. Matémática - Novo Programa, mais Desafios, 2016 (Aperfeiçoamento).
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Nogueira, Isabel C; Ramalho, Rui. Ensino da Matemática com as TIC, 2015 (Aperfeiçoamento).
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Nogueira, Isabel C. A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do sucesso em Matemática, 2015 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente.
6. Nogueira, Isabel C. Matemática: articulando 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão.Tipo de participação: Docente.
7. Nogueira, Isabel C. Metodologias e Práticas Interdisciplinares para a Educação Básica (Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e Educação Pré- Escolar), 2014 (Extensão).Tipo de participação: Docente.
8. Nogueira, Isabel C. Metas curriculares para Matemática e sua implementação, 2014 (Extensão).Tipo de participação: Docente.
9. Nogueira, Isabel C. Frações e Percentagens no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente.
10. Nogueira, Isabel C. Princípios de Ação Educativa e Intervenção Pedagógica: Reflexão e Prática, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por EBI 123 de Peniche.Tipo de participação: Organizador.
11. Nogueira, Isabel C. A Diferenciação em Discussão, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Avis.
12. Nogueira, Isabel C. Modelos e estratégias de resolução de problemas, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas do Cerco.Tipo de participação: Docente.
13. Nogueira, Isabel C. Metas curriculares para Matemática no 1º Ciclo, 2013 (Extensão).Tipo de participação: Docente.
14. Nogueira, Isabel C. Programa de Matemática e Metas Curriculares – 1º Ciclo, 2013 (Extensão).Tipo de participação: Docente.
15. Nogueira, Isabel C. Matemática - Novo Programa, Mais Desafios, 2012 (Extensão).
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
16. Nogueira, Isabel C. Os números e as operações no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico, 2010 (Extensão).
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
17. Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2009 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
18. Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2008 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
19. Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2006 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
20. Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2006 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
21. Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2005 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
22. Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2005 (Extensão).
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Nogueira, Isabel C. Lógica de Conjuntos,2013. 
2. Nogueira, Isabel C. Tópicos de Geometria I,2012. 
3. Nogueira, Isabel C. Tópicos de Geometria II,2012. 
4. Nogueira, Isabel C; Brandão, Maria I. De descoberta em descoberta: para crianças dos 4 aos 8 anos.,2007. 

Organização de evento
Event organization
1. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Ciclo de Aulas Abertas sobre Formação de Professores,2018 (Outro / Organização).
2. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. IV Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para a Inovação Pedagógica (Comissão Organizadora),2018 (Simpósio / Organização).
3. Nogueira, Isabel C. III Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Educação Linguística,2017 (Simpósio / Organização).
4. Nogueira, Isabel C. I Seminário Internacional de Educação Artística,2017 (Seminário / Organização).
5. Nogueira, Isabel C. II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Didática,2016 (Simpósio / Organização).
6. Nogueira, Isabel C. Ciclo de Conferências Temáticas sobre Formação de Professores ,2016 (Conferência / Organização).
7. Nogueira, Isabel C. Ciclo de Seminários: A Educação Artística em Contexto Contemporâneo,2016 (Seminário).
8. Nogueira, Isabel C. Ciclo de Eventos sobre Ética Profissional: Formação de Professores e Desenvolvimento Humano,2015 (Outro / Organização).
9. Nogueira, Isabel C. I Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Educação,2015 (Simpósio / Organização).
10. Nogueira, Isabel C. Outro olhar sobre a Matemática,2014 (Exposição / Organização).
11. Nogueira, Isabel C. Projetar o Futuro,2014 (Congresso / Organização).
12. Nogueira, Isabel C. Dia do Departamento de Formação em Educação Básica ,2013 (Encontro / Organização).
13. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Ramalho, Rui; Oliveira, Mónica; Costa, Margarida Q. e. 2º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (Comissão Organizadora),2013 (Encontro / Organização).
14. Nogueira, Isabel C. Construir e Crescer em Matemática,2013 (Oficina / Organização).
15. Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Ramalho, Rui; Oliveira, Mónica. 1º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas (Comissão Organizadora),2012 (Encontro / Organização).
16. Nogueira, Isabel C. VI Congresso Luso-Brasileiro Educação e Diversidade – Diálogos e Dinâmicas de Inclusão (Comissão Organizadora),2008 (Congresso / Organização).
17. Nogueira, Isabel C. 2º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica) ,2007 (Congresso / Outra).
18. Nogueira, Isabel C. CIEB - Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico (Comissão Organizadora),2007 (Congresso / Organização).
19. Nogueira, Isabel C. 1º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica),2005 (Congresso / Outra).
20. Nogueira, Isabel C. Oficina de Matemática,2003 (Oficina / Organização).
21. Nogueira, Isabel C. Jornadas de Educação e Desenvolvimento Humano,1996 (Outro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro, Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
2. Sílvia Oliveira Lopes, A matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1º ciclo de ensino básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
3. Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira, Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade., 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
4. Liliana Pinho Gonçalves, A Diferenciação Pedagógica na sala de aula de Matemática: um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
5. Ana Rita Rocha Teixeira, Os recursos educativos na aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas docentes e perceções de futuros professores, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
6. Inês Magalhães Fernandes, Os Números e as Operações no 1º Ciclo do Ensino Básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Pedrosa, I., Pereira, M., Carvalho, J., Os quadros interactivos: percursos formativos dos professores, 2008. (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Materiais Didáticos e Manuais Escolares: que conciliação?, 2008. (Orientador).
2. A Matemática como Orientação e Organização no Jardim de Infância, 2008. (Orientador).
3. A Organização Espacial na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico , 2008. (Orientador).
4. O Jogo, a Matemática e os Manuais Escolares, 2008. (Orientador).
5. A aprendizagem da Matemática e os materiais manipuláveis, 2008. (Orientador).
6. O Jogo e a Matemática versus Manuais Escolares , 2007. (Orientador).
7. O Jogo na Matemática, 2007. (Orientador).
8. Viver a Matemática no Jardim de Infância, 2006. (Orientador).
9. A rotina diária da Educação Pré-Escolar como promotora de desenvolvimento lógico-matemático, 2006. (Orientador).
10. Percursos da Matemática no Jardim de Infância, 2006. (Orientador).
11. Os materiais manipuláveis no Ensino da Matemática do 2º Ciclo - perspetiva dos docentes, 2006. (Orientador).
12. As actividades lúdicas na Matemática: análise de manuais escolares, 2006. (Orientador).
13. O insucesso escolar na matemática do 2º ciclo, na perspetiva dos alunos, 2006. (Orientador).
14. Criatividade nas aulas de Matemática, 2006. (Orientador).
15. Jogo e Cálculo Mental, 2005. (Orientador).
16. O jogo na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo, 2005. (Orientador).
17. O número nos livros de actividades para a Educação Pré-Escolar: análise de livros de actividades matemáticas para crianças de 5 anos, 2004. (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Contextos e Práticas Educativas na aprendizagem da Matemática: as operações numéricas nos manuais escolares para o 1ºCiclo do Ensino Básico, 2009. Iniciação científica (Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
2. Análise da competência matemática numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2008. Iniciação científica (Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
3. Manuais escolares de Matemática no Ensino Básico - 1º Ciclo: análise comparativa de dois manuais, 2006. (Orientador).
4. As práticas pedagógicas em Matemática no 1º Ciclo - um estudo com estagiários do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo , 2005. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro. Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar, 2018.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
2. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Sílvia Oliveira Lopes. A matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1º ciclo de ensino básico, 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
3. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Sofia Moutinho Monteiro. Relação pedagógica e boa docência: representações e práticas (presidente), 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
4. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Filipa Cristina Bento Martins. Articulação de saberes: um estudo interdisciplinar na prática de ensino supervisionada em 1º CEB (presidente), 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
5. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira. Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade, 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
6. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Ana Filipa Paias Gomes. O projeto arco íris: o que pensam as crianças sobre os professores (presidente), 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
7. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Marisa da Conceição Rodrigues Teixeira. Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino aprendizagem (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
8. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Emília Cláudia Dias Machado. Inovação e Aprendizagem: Um Dueto Eficaz no Processo de Ensino (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
9. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Rita Peito Godinho. A aprendizagem baseada na resolução de problemas - uma nova metodologia dd ensino e aprendizagem em Ciências e em Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (arguente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo.
10. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Sara Isabel Ventura Martins Pinto. O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
11. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Filipa do Carmo Pereira. A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
12. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Ana Margarida Amorim Castro. O Contributo do Projeto Histórias da AJUDARIS na (re)Construção da Cidadania, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
13. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Paula Cristina Cardoso Ferreira. As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
14. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Filipa Andreia Portela Araújo. O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (arguente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo.
15. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Daniela Sofia Casanova Abreu. A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
16. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Isabel Ribeiro Barbosa. O lúdico como motivação para aprendizagem (arguente) , 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
17. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Marta Catarina Peneda da Silva. Quando for grande quero ser teu amigo: A brincadeira como mediadora da relação entre as crianças (presidente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
18. Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Daniela Filipa Ferreira da Silva. A Exploração de Padrões e Regularidades com Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (arguente), 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Observação de Pares como Estratégia de Melhoria , 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica; Nome da Instituição: FPCEUP; Cidade do evento: Porto / FPCEUP.
2. Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas.
3. 2º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas, 2013 (Encontro).
4. 1º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas, 2012 (Encontro).
Nome da Instituição: ESEPF.
5. 1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, 2012 (Encontro).
6. Encontro dos Cadernos do ECB, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Encontro dos Cadernos do ECB.
7. Technical Workshop U-Map LLL Portugal, 2011 (Workshop).
8. Entre as Redes Sociais e os Mundos Virtuais, 2010 (Conferência).
Nome do evento: VI Conferência E-Learning; Nome da Instituição: TECMINHO.
9. Garantia da Qualidade e Acreditação, 2009 (Seminário).
10. O contributo de Bolonha na prossecução da Qualidade no Ensino Superior, 2009 (Seminário).
11. V Conferência E-Learning, 2008 (Conferência).
Nome do evento: V Conferência E-Learning.
12. VI Encontro Luso-Brasileiro, 2008 (Encontro).
Nome do evento: VI Encontro Luso-Brasoleiro.
13. XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2006 (Encontro).
Nome do evento: XV Encontro de Investigação em Educação Matemática.
14. 2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal, 2005 (Conferência).
Nome do evento: 2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal.
15. Português e Matemática:o que falha?, 2004 (Encontro).
Nome do evento: 9ª Jornadas Psicopedagógicas de Gaia.
16. Jornadas DCILM - A Matemática e a Criança, 2002 (Encontro).
Nome da Instituição: Instituto de Estudos da Criança.
17. Teoria da Educação da Matemática: Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, 2002 (Congresso).
18. 2º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática, 1998 (Simpósio).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº7, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
2. Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº6, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
3. Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº8, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
4. Nogueira, Isabel Cláudia. Saber & Educar nº15, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº4, desde 2012/11/17, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
6. Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº5, desde 2011/07/18, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
40

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
80

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
80

Total
Dados complementares
(Additional data)
70

Orientações
Orientations
28
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
18
Participação em Eventos
Event participation
18
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Outras informações relevantes
Licenciada em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho, pós-graduada em Matemática/Educação pela Universidade Portucalense e doutorada em Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares pela Universidade de Santiago de Compostela.
Diretora da Licenciatura em Educação Básica e coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, onde é docente responsável por unidades curriculares nas componentes de Formação para a Área de Docência (Matemática) e Didáticas Específicas (Didática da Matemática) na Licenciatura em Educação Básica e nos Mestrados de Formação de Professores (Educação Pré-Escolar, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico).
Atua nas áreas de Ciências Exatas-Matemática e em Ciências da Educação, no âmbito da Formação de Professores.
Coordenadora do Centro de Relações Institucionais e de Cooperação da ESEPF.


Visualizações do curriculum [ 1955 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 21-04-2018 às 22:11:49
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis