Curriculum Vitae

João Coimbra de Oliveira

Data da última atualização »Last update : 17/09/2014


João Coimbra de Oliveira. Concluiu licenciatura Antropologia Social pelo ISCTE-IUL e mestrado em Migrações e Transnacionalismo pela Universidade Nova de Lisboa em 2011. Bolseiro de investigação científica no projecto Travessias do Atlântico acolhido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Entre 2007 e 2014 participou em 2 projectos de investigação. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pesca, Etnografia, Portugal, Cultura, Migrações, Transnacionalismo, Arquivo, Cinema, Moçambique e Museologia.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9594168167251066


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
João Coimbra de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Coimbra de Oliveira, João
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Ciências Sociais
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 9
1600-189 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217804700
Correio electrónico: joao.oliveira@ics.ul.pt
Homepage: www.ics.ul.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2011 Mestrado
Master degree
Antropologia (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1998-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Antropologia Social (4 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008 Curso de curta duração
Short course
2008 Hidden Lisbon documentary workshop directed by Karen Kocher, UT Aust.
University of Texas Austin, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Jan/2014-Actual Assistente de Investigação

Universidade Nova de Lisboa
Jan/2013-Dez/2013 Investigador Auxiliar

Grupo Almedina
Jun/2011-Dez/2012 Outra Situação

DOCKANEMA / ÉBANO Multimédia
Jun/2010-Mar/2011 Estagiário

Livraria Sá da Costa Editora
Mai/2008-Mai/2010 Livreiro

Mútua dos Pescadores
Jan/2007-Mar/2010 Investigador Auxiliar

Museu Nacional de Etnologia - Ministério da Cultura
Set/2004-Jan/2008 Investigador Auxiliar

Instituto de Investigação Científica Tropical
Nov/2005-Jul/2006 Investigador Auxiliar

Galp Energia
Nov/2001-Fev/2002 Assistente de Investigação





Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


DOCKANEMA / ÉBANO Multimédia
Jun/2010-Mar/2011
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenação de Simpósio Internacional UEM-FLCS






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
2007-2010
Celebração da Cultura Costeira-Celebration of Coastal Culture
Referência do projeto»Project reference: PT0019 EEA Financial Mechanism.
Parceiro(s)»Partners: Departamento Estudos e Planeamento da Comunidade, Universidade de Tromso; Centro de estudos do Território, Cultura e Desenvolvimento - ULHT; e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional - UNL; Museu Marítimo de Ílhavo; Museu Marítimo de Barcelona; Museu Nord, Melbu; Associação para o Desenvolvimento de Peniche; Cooperativa Porto de Abrigo; Associação Barcos do Norte; Associação de Defesa do Património de Mértola; Mútua dos Pescadores.
Financiador(es)»Funding: Mecanismo Financeiro Europeu EEA GRANTS ; Câmara Municipal de Sines.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Prémio Primeiro Olhar - Cineclubes - Encontros de Viana IX, Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual.
2009 Gente da Minha Terra, Fundação INATEL.
2009 Menção Honrosa Júri do PrimeirOlhar/ IPJ, Ao Norte - Associação e Animação Audiviosual.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Coimbra de O. J. 2011. "O Pescador e o seu duplo - Migrações transnacionais no espaço europeu", Etnográfica, vol. 15 (3) | 2011 3, 15: 441 - 464.
O artigo "O pescador e o seu duplo - migrações transnacionais no mar europeu" analisa as migrações transnacionais no sector das pescas, adoptando como estudo de caso o fenómeno das migrações temporárias nos mares europeus e a sua lógica económica e social específica. Neste projecto empírico apresento algumas situações profissionais de pescadores portugueses e para práticas políticas que tendem a derivar dessas opções. A abordagem teórica cruza-se com os discursos de pescadores com diferentes percursos de vida e um olhar particular de um sindicalista sobre as alterações mais emergentes das relações de produção e dos novos desafios que se colocam a um sindicato num quadro de rápidas transformações económicas e políticas. .


Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Coimbra de O. J. 26 abr. 2009. "Recensão crítica de "Aromas de Urze e Lama" " Le Monde Diplomatique, 1 - 3.
Recensão crítica de livro de João de Pina Cabral, "Aromas de Urze e Lama, Viagem de um antropólogo ao Alto Minho", Lisboa, ICS, 2008 . Um livro é um livro. É pertinente a reedição da obra de João Pina-Cabral, Aromas de Urze e de Lama – Viagem de um antropólogo ao Alto Minho (2008) pela Imprensa das Ciências Sociais pois no início dos anos noventa o livro saiu demasiado discreto pela Editorial Fragmentos. Há anos esgotada, a edição original era ilustrada por seis aguarelas “bárbaras” a cores, de Ruth Rosengarten. Esta segunda edição é enriquecida por uma série de desenhos “humanizados” a preto e branco concebidos pela mesma artista, a sua companheira de então na aventura do terreno, e por um posfácio do historiador Rui Feijó. .

Outra produção científica
Other scientific production
1. Coimbra de O. J. 2010. "Migrações paralelas em Peniche - Economia política da produção e consumo de sardinha", 181 pp.. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Antropologia, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Susana Salvaterra Trovão, Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. "Migrações Paralelas em Peniche - Economia Política da Produção e Consumo de Sardinha" analisa as migrações nacionais e internacionais no sector das pescas, adoptando como estudo de caso a região de Peniche, referindo-se concretamente à pesca de cerco da sardinha. O texto debate um conjunto de referências históricas e contemporâneas sobre determinados fluxos migratórios ocorridos entre populações piscatórias em Portugal, algumas teorias actuais sobre diversos fenómenos migratórios, e as implicações metodológicas que se colocam quando se pretende fazer tal estudo. Através da abordagem histórico-social dos movimentos migratórios, a obra elabora uma reflexão sobre a relação contemporânea entre fluxos migratórios e mercados de trabalho, investigando o passado e o presente dos fluxos populacionais na região de Peniche. O texto apresenta ainda um traçado geral dos principais modos de produção nas pescarias nacionais, incidindo sobre um importante recurso, e principal bem alimentar, a sardinha, que, à semelhança do que ocorre noutras regiões da Europa, em Peniche se constitui como âmago da importação de mão-de-obra para exportação de mercadoria. .




Trabalho técnico
Technical work
1. Coimbra de O. J. Os Limites da Pesca - da tradição à extra-legalidade,2007 (Relatório técnico).
O relatório Os Limites da Pesca – Da Tradição à Extra-legalidade, foi o principal resultado da minha colaboração no Museu Nacional de Etnologia, durante o período de Novembro de 2004 a Fevereiro de 2007. A orientação científica no MNE foi assumida pelo Doutor Luís Sousa Martins e a supervisão académica do ISCTE foi da responsabilidade do Doutor Francisco Oneto Nunes. A minha colaboração teve como objectivos centrais o estudo, inventário e informatização da colecção de pesca artesanal portuguesa através da recolha de informações no terreno e sua sistematização no Museu. Do contacto com as artes de pesca e respectivo universo de estudo criou-se uma síntese de dados, a fim de ser introduzida no Programa Matriz - Programa de Inventariação do Património Cultural Móvel, desenvolvido pelo Instituto Português de Museus (IPM). .
2. Coimbra de O. J. Notas Ultramarinas - Roteiro exploratório de um leitor,2006 (Relatório técnico).
O parecer técnico "Notas Ultramarinas - Roteiro exploratório de um leitor", fez parte de um relatório intitulado "Leituras e Leitores: Um Estudo sobre os Utentes do Arquivo Histórico Ultramarino". A coordenação da equipa multidiciplinar foi assumida pela Doutora Margarida Lima de Faria, Instituto Investigação Científica e Tropical, Lisboa.
3. Coimbra de O. J. Como se mede uma rede? Três Visões: museus, pescadores e polícia marítima,2006 (Parecer).
Trabalho realizado no âmbito de projecto conjunto entre Museu Nacional de Etnologia e a Fondation Fyssen / Laboratoire Techniques et Cultures.

Organização de evento
Event organization
1. Coimbra de O. J. Simpósio Internacional: Para uma História do Cinema em Moçambique,2010 (Simpósio / Organização).
Por iniciativa do Festival DOCKANEMA, em colaboração com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), realizou-se em Maputo entre os dias 13 e 15 de Setembro de 2010, o Simpósio Internacional: Para uma História do Cinema em Moçambique, com o tema “Globalidade versus identidade: reflexões sobre a sua génese, contexto e influência para o entendimento do cinema contemporâneo”. O Simpósio reuniu um conjunto de investigadores especializados em temas relacionados com a imagem, a história e a produção de cinema em Moçambique, com contribuições provenientes de vários países com destaque, para a Bélgica, Brasil, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Organizado em três painéis distintos: “Dos pioneiros do cinema à resistência política” (13 de Setembro); “Imagens em movimento como acto de cultura e vanguarda” (14 de Setembro) e “Apontamentos para uma cinematografia moçambicana” (15 de Setembro), o encontro foi um momento de visibilidade cinematográfica como um espaço de reflexão sobre as pesquisas efectuadas em torno do cinema moçambicano. Os contextos específicos da resistência anti-colonial, dos movimentos de libertação e da independência, levaram a uma maior inscrição de imagens na história de Moçambique. Durante alguns anos, do início de 1970 até ao princípio de 1980, rapidamente Moçambique transformou-se num lugar chave no mapa mundial do cinema experimental e revolucionário. A complexidade e intensidade de que nos dá conta a génese do cinema moçambicano explica em grande medida o seu registo e referencialidade à escala global. .

2. Coimbra de O. J. Cinema Digital: uma opção válida para a difusão Audiovisual em Moçambique,2010 (Encontro).
OBJECTIVOS DO ENCONTRO Divulgar em Moçambique experiências e perspectivas desenvolvidas no uso do cinema digital Analisar a situação actual do mercado de difusão em Moçambique Fornecer informações sobre o estágio de desenvolvimento tecnológico (rede de fibra óptica das Telecomunicações de Moçambique) Auscultar sensibilidades sobre a viabilidade da implementação de uma rede de cinema digital em Moçambique Esboçar perspectivas de uma economia sustentável para a actividade Divulgar o estágio actual do estudo em curso. PARTICIPANTES Especialistas do Cinema Digital de Brasil e Portugal Especialistas das Telecomunicações de Moçambique Instituições Financeiras Governo Representantes da exibição em Moçambique Representantes dos parceiros da Cooperação Internacional Outros convidados .




Obra de artes visuais
Visual art production
1. Coimbra de O. J; Dias, Vitória. SPECIAL DELIVERY,2008 (Vídeo).
UT Austin - Portugal / UNL / FCT, 8'13".






Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. O cerco da cultura? Movimentos e políticas de identidade nas comunidades piscatórias em Portugal, 2009 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - Classificar o Mundo; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Antropologia; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências Sociais e Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa.
O cerco da cultura? Movimentos e políticas de identidade nas comunidades piscatórias em Portugal João Coimbra de Oliveira, FCSH – Universidade Nova de Lisboa A maioria dos estudos sobre movimentos e políticas de identidade tem dado primazia às representações formais constituídas pelos respectivos movimentos, através dos seus discursos e práticas finais, obliterando da análise o processo social ou os debates internos que ocorrem quando se quer produzir uma grelha simbólica de legitimação política cultural. Pretende-se abordar possíveis dilemas que se colocam ao papel do antropólogo, quando este se depara com aplicações estratégicas de objectivação da cultura como política de identidade reforçada para retirar daí dividendos, sejam de ordem social como económica. Esta comunicação parte de uma investigação de mestrado sobre circulação de pessoas e bens, incidindo especificamente no sector produtivo da pesca e navega pelos processos conscientes de pessoas e de organizações que tentam construir um quadro legítimo de referências culturais que permitam a sua identificação social e da sua região, dentro de um quadro de transformações económicas e políticas. Ou seja, perspectiva-se os recursos disponíveis de quem opta por ficar na sua região de origem, especificamente, as pessoas presentes nas comunidades piscatórias portuguesas. Como estudo de caso será comentado um projecto transnacional – Celebração da Cultura Costeira - no qual um conjunto de parceiros, a partir da sua realidade local e regional, aposta na problematização das suas especificidades identitárias e dos seus patrimónios para a construção de um discurso comum. A discussão teórica apresentada nesta comunicação discorre em torno dos debates ocorridos entre os diversos parceiros e os “especialistas centrais” do conceito de cultura. .
2. Sardines - Proletarian Hunger Painkiller, 2008 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Karl Marx; Nome da Instituição: Instituto de História Contêmporanea / Cul:tra (Cooperativa Cultura Trabalho e Socialismo) / Transform! (European Network for Alternative Thinking and Political Dialogue) ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.
A apresentação "Sardine - Proletarian Hunger Painkiller" surgiu após reflectir sobre três ensaios, de Miller (1995), Gupta (2007) e Roseberry (1988), nos quais os autores, de formas diferentes mas conexas, lançam propostas teóricas e metodológicas acerca da possibilidade de a antropologia cartografar a globalização contemporânea que ocorre no mundo. Coloquei em cima da mesa a hipótese de trabalho de estudar a economia política da produção e do consumo de sardinha em Peniche. Apresentei algumas das principais abordagens na definição do termo da globalização, em que o grande plano teórico são os modos de produção e o consumo de uma espécie piscícola, a sardinha. Como profundidade de campo a relação entre processos migratórios e o mercado de trabalho. Em seguida, considerando o acentuado ‘regionalismo’ do Mercado Comum da União Europeia, produziu-se uma análise do sector das pescas englobando-o na economia mundial. Posteriormente, num exercício de escalonamento, construi um traçado geral dos principais modos de produção nas pescarias nacionais, incidindo sobre o principal bem alimentar capturado nas pescarias portuguesas, a sardinha.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
3

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
5

Trabalhos técnicos
Technical works
3
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Participação em Eventos
Event participation
2


Visualizações do curriculum [ 1448 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 02-03-2021 às 19:17:34
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team