Curriculum Vitae

Sónia Cristiana Gonçalves Lopes

Data da última atualização »Last update : 15/01/2018


Sónia Cristiana Gonçalves Lopes. Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial pela Universidade do Minho em 2013. É do Instituto Piaget. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 5 itens de produção técnica. Orientou 23 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Ciências da Saúde. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde. Nas suas actividades profissionais interagiu com 5 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ASQ-2, psicometria, Rastreio, avaliação, Desenvolvimento, educação especial, Envolvimento Parental, estimulação precoce, Intervenção Precoce e participação da família.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9524108849400574


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sónia Cristiana Gonçalves Lopes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lopes, Sónia
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Piaget
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia
ESS - Fisioterapia
Alameda Jean Piaget
Gulpilhares
4405--678 Vila Nova de Gaia
Portugal
Telefone: (+351)227536620
Fax: (+351)227536639
Correio electrónico: slopes@gaia.ipiaget.org
Homepage: http://www.ipiaget.org/faculdade/16
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança - Educação Especial (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2005-2008 Mestrado
Master degree
Educação Especial Área de Especialização em Intervenção Precoce (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2003-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Fisioterapia (4 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.

1992-1995 Bacharelato
Bachelor degree
Fisioterapia (4 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011-2012 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-Graduação em Qualidade, Gestão e Avaliação em Entidades de Reabilitação.
Universidade Lusíada Vila Nova de Famalicão, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação Profissional Actividade Colaborativa por Projectos.
Instituto Piaget, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
Curso de Formação Profissional, Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Escala de Negócios e Administração, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Workshop Moodle.
Instituto Piaget, Portugal.

2000-2001 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-graduação sobre o tratamento do Neurodesenvolvimento segundo BOBATH.
Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Research in Education and Community Intervention - Instituto Piaget
Jul/2015-Actual Assistente de Investigação

Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia
Set/2013-Actual Assistente 1º triénio

Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães
Nov/1995-Mar/2013 Técnico de 1ª Classe





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia
Set/2013-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Fisioterapia na Comunidade






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia
Set/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ensino Clínico II(Regente)
  • Ensino Clínico I(Regente)
  • Estágio de Fisioterapia II(Regente)
  • Ética e Deontologia(Regente)
  • Fisioterapia Aplicada a Pediatria(Regente)
  • Introdução à Profissão(Docente)
  • Métodos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia I(Docente)
  • Modelos e Metodologias de Intervenção em Fisioterapia(Regente)
  • Psicomotricidade(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia
Set/2013-Actual
Membro de Conselho Científico






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães
Abr/1996-Mar / 1999 Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia
Formação profissional»Professional education:

   - Formação para Monitores de Deficientes Profundos
   - Higiene Pessoal para Pais de crianças com paralisia cerebral
   - O papel dos Técnicos na Reabilitação de Crianças e Jovens com Paralisia Cerebral






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães
Dez/2004-Jul/2009
Atividade realizada»Activity:

Orientação de estágios






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Fisioterapia na Comunidade




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Membro.
Out/2013 - Actual CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Guimarães, CRL, Outros (especifique).
Mai/2013 - Actual International Society on Early Intervention (ISEI), Membro.
Mai/2013 - Actual Associação Europeia de Intervenção Precoce: EURLYAID – The European Association on Early Childhhod Intervention (E.A.E.C.I.), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lopes, S.. 2013. Aferição para a população portuguesa da escala de desenvolvimento : ages & stages questionnaires (ASQ-3) dos 2 aos 12 meses. ed. 1. Sem local: Sem publicadora definida.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sousa, J. L; Abreu, Verónica; Lopes, Sónia. 2018. Fisioterapia en un caso de revascularización de miocardio. Aplicación de la Clasificación Internacional del Funcionamiento, la Discapacidad y la Salud (CIF).  In Sistema Cardiovascular: Métodos, fisioterapia clínica y afecciones para fisioterapeutas, E4 - E4. . Madrid: Ed. Médica Panamericana.
2. Rodrigues, Paula; Barros, Rita; Lopes, Sonia; Ribeiro, Mafalda; Moreira, Ana; Vasconcelos, Olga. 2017. Is gender a risk factor for developmental coordination disorder?.  In Advances in Psychology Research, 85 - 104. ISBN: 978-1-53611-792-9. New York, NY: Nova Science Publishers, Incorporated.
3. Sousa, J. L; Lopes, S.. 2016. Fisioterapia en fracturas y luxaciones de la articulación coxofemoral.  In Fisioterapia en especialidade clínicas , ed. Jesús Calvo Seco, 213 - 224. ISBN: 978-84-9835-944-2. Madrid: Editorial Medica panamericana.
4. Harry Leite, P; Lopes, S.; Calvo Seco, J. 2016. Fisioterapia en faturas de huesos de pierna y tobillo.  In Fisioterapia en especialidade clínicas , ed. Jesus Calvo Seco, 213 - 224. ISBN: 978-84-9835-944-2. Madrid: Editorial Médica panamericana.
5. Paquete, M.; Lopes, S.. 2016. Dolor crónica de hombre. Capsulitis adhesiva.  In Fisioterapia en especialidades clínicas, ed. Jesús Seco Calvo, 139 - 150. ISBN: 978-84-9835-944-2. Madrid: Editorial Medica panamericana.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Lopes, Sónia; Graça, Patrícia; Teixeira, Salete; Serrano, Ana M; Squires, Jane. 2015. "Psychometric properties and validation of Portuguese version of Ages & Stages Questionnaires (3rd edition): 9, 18 and 30 Questionnaires", Early Human Development 91, 9: 527 - 533.
2. Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.; Rockland, A.. 2011. "Exploratory study of the Ages \& Stages Questionnaires instrument - 2nd edition | Estudo exploratório do instrumento ages \& stages questionnaires - 2a edição", Analise Psicologica 29, 1: 149 - 166.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lopes, Sonia; Sousa, J. L; Abreu, Verónica. 2017. "Fisioterapia na Paraplegia: Ilustração de um Caso com Base no Modelo ICF", Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, In Livro de Resumos do 10º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, Aveiro.
2. Teixeira, L.S.; Lopes, S.; Graça, P.; Serrano, A.M.. 2013. "Aferição para a População Portuguesa da Escala de Desenvolvimento Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3)", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
3. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. 2012. "Screening of child development in Portugal using Ages & Stages Questionnaires PT", Trabalho apresentado em PRE-BIRTH TO THREE: identities, learning, diversities, In 22nd EECERA Conference – Pre-Brith to Three: identities, learning, diversities, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Graça, P.; Teixeira, L.S.; Lopes, S.; Serrano, A.M.; Rockland, A.. 2010. "O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses", Revista Brasileira de Educação Especial 16, 2: 177 - 196.
2. Teixeira, Maria; Lopes, Sónia; Serrano, Ana M; Graça, Patrícia. 2010. "Rastreio de desenvolvimento infantil: Estudo Exploratório do ASQ-2", Inclusão: Revista Da Educação Especial, 10: 85 - 100.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sousa, J. L; Lopes, Sonia; Abreu, Verónica. 2017. "Fisioterapia Comunitária: Resultados em Saúde da Implementação de um Programa para Idosos", Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, In Livro de Resumos do 10º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, Aveiro.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Teixeira, L.S.; Lopes, S.; Graça, P.; Serrano, A.M.; Rockland, A.. 20 out. 2010. "Rastreio de desenvolvimento infantil: Estudo Exploratório do ASQ-2" Revista Inclusão, 85 - 100.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Embracing Inclusive A. C. B. 2. 2014. "Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference". Sem local: University of Minho. Research .



Processo com registo ou patente
Process with patent or official record
1. Rockland, A.; Graça, P.; Lopes, S.. PROJETO PEDAGÓGICO PARA CRIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO EM PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP),2014.
Tipo de processo ou técnica: Outro;Natureza do processo ou técnica: Pedagógica.
Patente: Outro.n. 5845/2013,"PROJETO PEDAGÓGICO PARA CRIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO EM PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)".16 dez. 2013(Depósito);06 jan. 2014(Concessão).
2. Rockland, A.; Lopes, S.; Graça, P.. DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR PARA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA EM PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP),2013.
Tipo de processo ou técnica: Outro;Natureza do processo ou técnica: Pedagógica.
Patente: Outro.n. 5839/2013,"DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR PARA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA EM PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)".16 dez. 2013(Depósito);24 jan. 2014(Concessão).

Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Lopes, Sonia; Sousa, J. L; Barros, Rita; Monteiro, Angélica. SOS Costas,2015.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Lopes, Sónia; Sousa, J. L; Abreu, Verónica. ICF Concepts modelling physiotherapy process: Study case in paraplegic client returning to sport,1st Meeting Physiotherapist Interested in the ICF,Coimbra,2017 (Poster).
2. Lopes, Sónia. Fatores de risco associados a alterações posturais em adolescentes,Jornadas Desafios em Fisioterapia, Programas de Intervenção Comunitária,Viseu,2016 (Comunicação).
3. Pinto, Vítor; Lopes, Sónia; Martins, Sónia; Moreira, Luís. Efeito de um programa de promoção de saúde nos hábitos posturais de crianças em idade escolar,9o Congresso Nacional de Fisioterapeutas,Cascais,2015 (Poster).
4. Graça, Patrícia; Teixeira, Salete; Lopes, Sónia; Serrano, Ana M. Child development screening system in Portugal – What opportunities?,IPLeiria International Health Congress: Challenges & Innovation in Health,Leiria,2014 (Poster).
5. Lopes, Sónia; Serrano, Ana M; Graça, Patrícia; Teixeira, Salete. Portuguese Version of the Ages & Stages Questionnaires®: The Results of the Validation/Standardization of the ASQ-3TM for the Portuguese Population,ASQ around the world: An Invitational Symposium of International ASQ Researchers,San Francisco,2014 (Comunicação).
6. Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Validation of Ages & Stages Questionnaires Development Scale to the Portuguese population,Third Croatian Symposium on Early Childhood Intervention – EURLYAID Annual Conference 2013,Zadar,2013 (Poster).
7. Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Qualidades Psicométricas da versão portuguesa do Ages & Stages Questionnaires,1st Symposium Joaquim Bairrão “Transatlantic Trends in Childhood Intervention",Porto,2013 (Poster).
8. Teixeira, S.; Lopes, S.; Serrano, A.M.; Graça, P.. Aferição para a População Portuguesa da Escala de Desenvolvimento Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3),XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
9. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Prevention of developmental disabilities – ASQ-PT – Screening and monitoring,1ª Conferência Internacional da European Association on Early Childhood Intervention,Braga,2012 (Comunicação).
10. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Screening of child development in Portugal using Ages & Stages Questionnaires PT,22nd EECERA Conference – Pre-Brith to Three: identities, learning, diversities,Porto,2012 (Comunicação).
11. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Escala de rastreio de desenvolvimento para pais – ASQ 3,II Jornadas APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães,Guimarães,2011 (Comunicação).
12. Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Exploratory Study of the Ages and Stages Questionnaires in Portugal,Third Conference of the International Society on Early Intervention,New York,2011 (Poster).
13. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. Envolvimento Parental na Avaliação de Desenvolvimento,Simpósio Desenvolvimento na Primeira Infância ,Póvoa do Lanhoso,2009 (Comunicação).
14. Teixeira, L.S.; Lopes, S.; Graça, P.; Serrano, A.M.. Das Práticas Ideais às Praticáveis,Encontro de Intervenção Precoce,Barcelos,2009 (Comunicação).
15. Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.; Lopes, S.; Graça, P.. Ages & Stages Questionnaires – Instrumento de Rastreio e Monitorização do Desenvolvimento Global da Criança,Encontro de Enfermagem de Saúde Infantil,Póvoa do Lanhoso,2009 (Comunicação).
16. Lopes, S.. Objectivos gerais em Fisioterapia, Quadros motores, Posicionamento e Manuseio da Criança portadora de Paralisia Cerebral e Utilização de material adaptado,Deficiência Grave -Conhecer e Intervir,Vila Verde,1996 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Lopes, Sonia. 9 º Encontros da Saúde: Aprendizagem ao Longo da Vida e Desenvolvimento Profissional Contínuo : Importância e atualidades.,2015 (Encontro / Organização).
2. Lopes, Sónia C. G. 1as Jornadas APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães,2009 (Outro / Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Mafalda Barbosa, Adaptação e validação do BackPEI para Portugal, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
2. Maria Inês Correia, Revisão bibliográfica sobre o questionário Body Posture Evaluation (BackPEI), 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
3. Joana Carvalho, Promoção de Saúde em ambiente escolar: A intervenção da Fisioterapia na atitude postural, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
4. Vitor Pinto, Efeito de um Programa para a Saúde na Postura de Crianças em Ambiente Escolar, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
5. Rute Cruz, Influência do Desporto na Escoliose, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
6. Vânia Tereso, Saúde Escolar e Fisioterapia: Promoção da Saúde, Educação Postural e Prevenção, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
7. Virgínia Almeida, Estudo Longitudinal da Escoliose idiopática em crianças e jovens futebolistas através da fotogrametria, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
8. Venusa Rocha, Estudo da Prevalência de alterações posturais da coluna vertebral em jovens e adolescentes praticantes de futebol na Comunidade de Vila Nova de Gaia, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
9. Cláudia Coelho Meireles, Diferença de desenvolvimento entre géneros: Desenvolvimento motor aos 60 meses, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
10. Vera Pimenta, Monitorização do Desenvolvimento Motor da criança aos 54 meses, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
11. Flávia Alexandra da Silva Tavares, Influência do nível sócio-económico no desenvolvimento da criança., 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
12. Vera Mónica Coelho de Lemos, Intervenção Precoce: Artigo de Revisão, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
13. Andreia Filipa Teixeira Ribeiro, A influência da hipoterapia na criança com paralisia cerebral, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).
14. Viviana Catarina Moreira, Patalectomia: Estudo de Caso, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
15. Carla Reis, Desenvolvimento Motor em Crianças Prematuras: Uma abordagem da fisioterapia, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
16. Catarina Xavier da Cruz, Estudo de Caso: Osteocondrite Dissecante, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
17. Marisa Vieira Pinto, Amputação Transfemural: Estudo de caso, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
18. Sara Raquel Ladeira Neto, Revisão Bibliográfica sobre a Sindrome de Cornélia de Lange, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
19. Elsa Daniela Costa Gaio, Interferência do Meio (Rural E Urbano) no Equilíbrio Motor, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
20. Cláudia Pessoa Dinis, A influência da massagem infantil na noção de esquema corporal em crianças do 1º ciclo. , 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
21. Tânia Raquel Gonçalves Casimiro, Análise do planeamento motor em crianças com paralisia cerebral espástica unilateral: Estudo de caso, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
22. Marília Raquel Magalhães Ventura, Avaliação Psicomotora: Vitor da Fonseca vs Rosa Neto, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
23. Rita Fernandes , Estudo epidemiológico da escoliose em crianças dos 6 aos 10 anos, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
24. Susana Marlene Carvalho, A influencia da Hipoterapia na Funcionalidade da Criança com Paralisia Cerebral: Estudo de Caso, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
25. Marta Luisa Fernandes Mendes, Funções Motoras de crianças com Paralisia Cerebral vs Independência Funcinal, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
26. Joana Raquel Pereira da Rocha, Satisfação das Famílias na Intervenção Precoce - Das Práticas centradas na criança às práticas centradas na família, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
27. Liliana do Rosário Cerqueira Machado, Alterações do Esquema Corporal em Crianças com Baixa Visão, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
28. Mónica Gomes Leite, Estudo do Esquema Corporal em Crianças Com Paralisia Cerebral, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
29. Natália Marie da Silva , Influência do grau de funcionalidade motora de crianças com PC no nível de stress maternal, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Fisioterapia) - Instituto Piaget (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Vítor Pinto, Efeito de um Programa para a Saúde na Postura de Crianças em Ambiente Escolar, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciclo de Estudos em Fisioterapia) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Vila Nova de Gaia (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Lopes, S.. Participação no júri de Liliana Filipa Rodrigues Ferreira. A Importância do Envolvimento dos Pais para o Sucesso da Intervenção Precoce, 2015. 
2. Lopes, Sonia. Participação no júri de Cátia Ribeiro Carvalho. Influência das Bandas Neuromusculares no Equilíbrio e Marcha em Indivíduos com AVC Crónico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Cuidados Continuados) - Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Nordeste.
3. Lopes, Sonia. Participação no júri de Renata de Carvalho Vieira. Participação de Fisioterapeutas em Equipes Multidisciplinares que atuam junto de alunos com Necessidades Educativas Especiais: um estudo Quantitativo em Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública de Manaus, 2015.  Dissertação (Estudos da Criança - Educação Especial) - Universidade do Minho.
4. Lopes, Sónia. Participação no júri de Lara de Jesus Teixeira Lopes. The acute effect of White Ball Qi Gong in perceptual auditory attention: A randomized controlled study done with Biopac Reaction Time Measurements, 2015.  Dissertação (Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa) - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
5. Lopes, Sónia. Participação no júri de Marta Raquel Custódio Correia. The Effect of Qi Gong on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD): A protocol for a prospective, randomized, placebo-controlled clinical trial, 2015.  Dissertação (Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa) - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
6. Lopes, S.; Lopes, Sónia. Participação no júri de Carla Isabel Ramos Ventura. Atitudes dos Fisioterapeutas da Região Norte Face à Atividade Profissional e Laboral na Unidade de Cuidados Continuados, 2014. 
7. Lopes, Sonia. Participação no júri de Renato Paulo da Mota Oliveira. Qigong na Escola como Método de Controlo da Ansiedade nos Professores: Estudo prospectivo randomizado com controlo placebo, 2014.  Dissertação (Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa) - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
8. Lopes, Sónia. Participação no júri de António Manuel Machado Seiça. Influência do Qigong nos Enfermeiros em Burnout do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, 2013.  Dissertação (Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa) - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 11º Encontros da Saúde, 2017 (Encontro).
Nome do evento: 11os Encontros da Saúde; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde Jean Piaget VNG; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Escola Superior de Saúde Jean Piaget VNG.
2. Injury Escape: Mito ou Realidade?, 2016 (Seminário).
Nome do evento: Injury Escape: Mito ou Realidade?; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde Jean Piaget VNG; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Escola Superior de Saúde Jean Piaget VNG.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Lopes, Sónia. Early Human Development, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Lopes, Sónia. Revista de Saúde Pública, desde 2014/01/15, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Lopes, Sónia. Revista Fisioterapia em Movimento, desde 2013/09/03, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
16

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
21

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Processos ou técnicas
Processes or techiniques
2
Processos ou técnicas com registo ou patente
Processes or techiniques with patent or official record
2
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
18

Total
Dados complementares
(Additional data)
44

Orientações
Orientations
30
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
8
Participação em Eventos
Event participation
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Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
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Outras informações relevantes
Sónia Cristiana Gonçalves Lopes.
Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial pela Universidade do Minho em 2013.
É do Instituto Piaget.
Publicou 2 artigos em revistas especializadas.
Possui 5 itens de produção técnica.
Orientou 23 trabalhos de conclusão de curso de bach.
/licenciatura na área de Ciências da Saúde.
Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 5 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ASQ-2, psicometria, Rastreio, avaliação, Desenvolvimento, educação especial, Envolvimento Parental, estimulação precoce, Intervenção Precoce e participação da família.


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Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 18-09-2019 às 19:11:04
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