Curriculum Vitae

Ana Paula da Silva Pereira

Data da última atualização »Last update : 31/01/2017


Ana Paula da Silva Pereira. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 112 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 57 em Portugal. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9057389970956786


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Paula da Silva Pereira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pereira, Ana Paula da Silva
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial
Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)263604240
Fax: (+351)253601201
Correio electrónico: appereira@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2009 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança, área Especialização Educação Especial.
Universidade do Minho, Portugal.

2004 Mestrado
Master degree
Educação Especial (1 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1991 Licenciatura
Licentiate degree
Educação Física, Ramo Educação Especial e Reabilitação (4 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2013 Curso de curta duração
Short course
Social Thinking: Exploring the different levels of social mind and teaching.
Associação CRIAR, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Transtorno del espectro autista: Comunicación basada em imagenes y el acto .
Universidade do Minho, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
EndNote.
Universidade do Minho, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Construção e Validação de Provas Psicológicas e Educacionais.
Universidade do Minho, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Percepção Sensorial no Autismo e Síndrome de Asperger.
Associação para a Inclusão e apoio ao Autista, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Introdução ao e-learning Blackboard.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Set/2009-Actual Professor Auxiliar
Jan/2004-Ago/2009 Assistente
Jun/2000-Jan/2004 Assistente Estagiário

APPACDM de Braga
Set/1991-Jun/2000 Técnico Superior 1ª Classe

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Nov/1994-Abr/1995 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Jan/2009-Actual






Atividades de Ensino (Teaching activities)


APPACDM de Braga
Jan/1994-Abr/1995






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade do Minho
Abr/2013-Actual Instituto de Educação
- Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, área de especialização em Intervenção Precoce




APPACDM de Braga
Set/1993-Jun/2000






Estágios realizados (Traineeships)
Universidade do Minho
Jan/2002-Actual
Estágios realizados»Traineeships:

   - Intervenção Precoce: Um estudo de caso
   - Programas Interdisciplinares de Investigação/Ação




Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Nov/1994-Abr/1995
Estágios realizados»Traineeships:

   - Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


APPACDM de Braga
Set/1991-Jun/2000






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Universidade do Minho
Jun/2013- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - O plano de transição em intervenção precoce


Fev/2013-Abr / 2013
Formação profissional»Professional education:

   - Praticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Como promover a participação da família?, formação acreditada CCPFC/ACC – 69191/12






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Council for Exceptional Children, Membro.
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce, Membro.
Actual International Society of Early Intervention, Membro.
Actual EURLYAID, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Braga, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação, Membro fundador.
Presidente da Direcção da APEER 1994-1995.
Actual APPACDM Braga, Membro.
Membro da Direcção 1996-2003 Delegada Nacional à Assembleia Geral 1996-1998 e 199-2001.
Actual Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Vice-Presidente da Secção do Norte.
Actual Comissão de Deontologia e Ética da Associação Portuguesa de Educação Especial, Membro.
Actual Conselho do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Membro.
2002- 2009 Conselho de Departamento das Ciências da Educação da Criança, Membro.
Representante dos Docentes não Doutorados.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pereira, Ana P. S. 2014. Intervenção precoce: Evidencias e consequências.  In Gestão da Educação Inclusiva , ed. Cóssio; R. C. M. C. Rodriguez (org.), 117 - 130. . Pelotas: Editora UFPEL.
2. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. 2014. Modelo centrado en la familia en contextos de vulnerabilidad de salud mental.  In Primera infancia y vulnerabilidad mental, ed. Pilar Gutiez Cuevas & Cristina Sánchez Romero, 139 - 165. ISBN: 978-84-15550-04-4. Madrid: Sanz y Torres.
3. Vidal, Diogo; Pereira, Ana P. S; Pereira, Beatriz O. 2014. Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num alunos com perturbação do espetro do autismo.  In Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num alunos com perturbação do espetro do autismo, ed. C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo , 199 - 204. . Lisboa: Edições FMH.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sampaio, Raquel; Pereira, Ana P. S; Brandão, Tamara. 2016. "Perfil de habilidades motoras finas de crianças com e sem PEA na zona norte de Portugal: Um estudo comparativo", Revista AMAzonica XVIII, 2: 82 - 104.
2. Reis, H. S; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S. 2016. "Da avaliação à Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo", Revista de Educação Especial 29, 55: 269 - 280.
3. Reis, H. S; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S. 2016. "Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo", Revista Brasileira de Educação Especial 22, 3: 325 - 336.
4. Costa, S.; Soares, Filomena; Santos, C.; Pereira, Ana P. S; Moreira, Fátima. 2016. "Lego Robots & Autism Spectrum Disorders: A potential partnership?", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 31, 1: 50 - 59.
5. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. 2014. "Early intervention in Portugal: Study of Professionals’ Perceptions", Journal of Family Social Work 4, 17: 263 - 282.
6. Reis, H. S; Pereira, A. P. S; Almeida, L. S. 2014. "A Intervenção Precoce nas Perturbações do Espectro do Autismo em Portugal", Maremagnum, 18: 47 - 56.
7. Correia Leite, C. S; Da Silva P. A. P. 2013. "Early intervention in Portugal: family support and benefits", Support for Learning 28, 4: 146 - 153.
8. Silva, Sara; Soares, Filomena; Pereira, Ana P; Costa, Sandra; Moreira, Fátima. 2013. "Robotic Tool to Improve Skills in Children with ASD: A Preliminary Study", International Journal of Life Science and Medical Research 3, 4: 162 - 172.
9. Pereira, Ana P. S; Magalhães, S. F. 2013. "A avaliação do desenvolvimento em Intervenção Precoce: Perceções das famílias Portuguesas", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion 1, 21: 149 - 164.
10. Reis, H. S; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S. 2013. "Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo", Revista Brasileira de Educação Especial 2, 19: 183 - 194.
11. Soares, F.; Costa, S.; Silva, S.; Goncalves, N.; Rodrigues, J.; Santos, C.; Pereira, A.P.; Moreira, M.F.. 2013. "Robótica-Autismo project: Technology for autistic children", 3rd Portuguese Bioengineering Meeting, ENBENG 2013 - Book of Proceedings, 10.1109/EN: 1 - 4.
12. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. 2011. " Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce", Revista de Educação Especial 40, 24: 163 - 179.
13. Pereira, Ana P; Serrano, Ana M. 2010. "Intervenção precoce em Portugal: Evidências e consequências", Inclusão, 10: 101 - 120.
14. Pereira, Ana P. S. 2010. "O apoio social em Intervenção Precoce: Complexidades e interdependências", Sonhar: Comunicar Repensar a Diferença, 2: 13 - 48.
15. Pereira, Ana P. S; Costa, S.; Resende, J.; Santos, C.; Soares, F.; Ferreira, M.; Moreira, F.. 2010. "Plataforma robótica para jovens com perturbações do espectro do autismo: Um estudo exploratório", Sonhar: Comunicar Repensar a Diferença, 1: 13 - 36.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Reis, H.I.S.; Pereira, A.P.S.; Almeida, L.S.. 2013. "Construction and validation of an developmental profile assessment tool for children with autistic spectrum disorder | Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo", Revista Brasileira de Educacao Especial 19, 2: 183 - 194.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Pereira, Ana P; Santos, Cristina; Hiolle, Antoine. 2014. "A pilot study using imitation and storytelling scenarios as activities for labelling emotions by children with autism using a humanoid robot", Trabalho apresentado em 2014 Joint IEEE International Conferences on Development and Learning and Epigenetic Robotics (ICDL-Epirob), In 4th International Conference on Development and Learning and on Epigenetic Robotics, GenoVa, Italy.
2. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Pereira, Ana P; Santos, Cristina; Hiolle, Antoine. 2014. "Building a game scenario to encourage children with autism to recognize and label emotions using a humanoid robot", Trabalho apresentado em 2014 RO-MAN: The 23rd IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication, In The 23rd IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication, Edinburgh, UK.
3. Pereira, Ana P. S; Sá, A.. 2013. "Perfil desenvolvimental da interação social na criança com perturbações do espectro do autismo: Perceções de pais e profissionais. ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, In Perfil desenvolvimental da interação social na criança com perturbações do espectro do autismo: Perceções de pais e profissionais., Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Barbosa, S. D; Pereira, Ana P. S. Structured teaching units:Their relevance in the inclusion of pupils with ASD,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação).
2. Costa, S.; Soares, F.; Pereira, Ana P. S; Santos, C.; Hiolle, A.. Building a Game Scenario to Encourage Children with Autism to Recognize and Label Emotions using a Humanoid Robot,RO-MAN 2014, 23rd IEEE International Symposium on robot and human interactive communication,Scotland, ,2014 (Comunicação).
3. Reis, H. S; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S. Avaliação diferencial e intervenção no espetro do autismo: A complementaridade de pais e de profissionais,II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho,Braga,2014 (Comunicação).
4. Costa, S.; Soares, F.; Pereira, Ana P. S; Santos, C.; Hiolle, A.. A Pilot Study using Imitation and Storytelling Scenarios as Activities for Labelling Emotions by Children with Autism using a Humanoid Robot.,The Fourth Joint IEEE International Conference on Development and Learning and on Epigenetic Robotics,Genova, Itália,2014 (Comunicação).
5. Rodriguez, R. C; Pereira, Ana P. S; Pellegrini, I. Transtorno do espectro do autismo e síndrome de asperger: Aspetos a considerar nos diagnósticos e tratamentos,VI Congresso Brasileiro de Educação Especial,S. Carlos,2014 (Comunicação).
6. Magalhães, L.; Pereira, Ana P. S. Autism spectrum disorder: Concerns, needs and resources of Families,Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Poster).
7. Rodriguez, R. C; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S; Reis, H. S. Intervenção com Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo: Uma proposta Luso-brasileira,no II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho,Braga,2014 (Comunicação).
8. Costa, S.; Soares, F.; Pereira, Ana P. S; Santos, C.. Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação).
9. Reis, H. S; Pereira, Ana P. S; Almeida, L. S. Assessment and intervention in autism: Parents and professionals perspectives,2014 (Comunicação).
10. Ferreira, M. R; Martins, A. P; Pereira, Ana P. S. Expectations, Perspectives and Inclusive Educational Practices and transition to working life of pupils with Intellectual Problems,Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação).
11. Pereira, Ana P. S. Robótica-Autismo Project: Technology for autistic children,2013 (Poster).
12. Pereira, Ana P. S. Apoios e Benefícios para as Famílias apoiadas na Intervenção Precoce,2013 (Poster).
13. Pereira, Ana P. S. Perfil desenvolvimental da interação social na criança com perturbações do espectro do autismo: Perceções de pais e profissionais,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Braga,2013 (Comunicação).
14. Pereira, Ana P. S. Novas abordagens na avaliação em Intervenção Precoce: A avaliação autêntica,2013 (Comunicação).
15. Soares, F.; Costa, S.; Santos, C.; Pereira, Ana P. S; Moreira, F.. Ferramentas robóticas na educação especial,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Braga,2013 (Comunicação).
16. Soares, F.; Pereira, Ana P. S; Moreira, F.. Vamos jogar praticar boas ações?. ,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Braga,2013 (Comunicação).
17. Pereira, Ana P. S. Early intervention in the district of Braga: What kind of support and benefits are there for the families supported? ,I World Congress of children and youth health behaviors,Viseu,2013 (Poster).
18. Pereira, Ana P. S. Escala de avaliação das perturbações do espetro do autismo: Dados relativos à sua precisão, validade e contributos para a prática,2013 (Comunicação).
19. Ferreira, M.; Martins, Ana P. L; Pereira, Ana P. S. Planos individuais de transição de alunos com dificuldades intelectuais: Que ajustamentos ao alargamento da escolaridade obrigatória?,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Braga,2013 (Comunicação).
20. Pereira, Ana P. S. “Intervenção Precoce em Portugal: Percursos para a inclusão”.,3º Seminário Internacional sobre Deficiência e Reabilitação,2012 (Comunicação).
21. Pereira, Ana P. S. Development of skills in children with ASD using a robotic platform,2nd Portuguese Meeting in Bioengineering,Coimbra,2012 (Comunicação).
22. Costa, S.; Soares, F.; Pereira, Ana P. S; Moreira, F.. Projeto Robótica- Autismo,2012 (Comunicação).
23. Pereira, Ana P. S. Lost in translation. Perturbações do espetro do autismo e programas de intervenção específicos: O estado da arte em Portugal,Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,2012 (Comunicação).
24. Pereira, Ana P. S. Expetativas, significados e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida ativa de alunos com Problemas Intelectuais,I Simpósio Luso- Brasileiro em Estudos da Criança: Perspetivas Sociológicas e Educacionais,2012 (Comunicação).
25. Pereira, Ana P. S. Refletir e desenhar novas abordagens de avaliação em intervenção precoce: Que desafios para os profissionais e para as famílias?,2012 (Comunicação).
26. Pereira, Ana P. S. Construction and validation of a tool for professionals and parents of chldren with autism Spectrum disorders,1st International Early Childhood Intervention Conference,2012 (Poster).
27. Pereira, Ana P. S. Constraints in the design of activities focusing on emotion recognition for children with ASD using robotic tools,IEEE International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics,Roma,2012 (Comunicação).
28. Pereira, Ana P. S. Avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo: Construção e validação de um instrumento. ,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,2012 (Comunicação).
29. Pereira, Ana P. S. Constrangimentos no desenho de atividades que focam o reconhecimento de emoções com crianças com PEA usando ferramentas robóticas,2012 (Poster).
30. Pereira, Ana P. S. Intervenção Precoce em Portugal: Percursos e desafios,2012 (Comunicação).
31. Soares, F.; Moreira, F.; Pereira, Ana P. S. Desenvolvimento de jogo colaborativo aplicado ao processo cognitivo das crianças com perturbações do espectro do autismo,2012 (Poster).
32. Pereira, Ana P. S. Perturbações de Espectro do Autismo e Programas de Intervenção Educativa. O Caso Português,XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Coruña,2011 (Poster).
33. Pereira, Ana P. S. Construção e validação de um instrumento para a avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,2011 (Comunicação).
34. Pereira, Ana P. S. Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais,2011 (Conferência ou palestra).
35. Pereira, Ana P. S. An approach to promote social and communication behaviors in children with autism spectrum disorders: Robot based intervention,20th IEEE International Workshop on Robot and Human Interactive Communication,Atlanta,2011 (Comunicação).
36. Pereira, Ana P. S. Construção de uma escala de avaliação das perturbações do espectro do autismo: A inclusão do processamento sensorial,2011 (Comunicação).
37. Pereira, Ana P. S. A intervenção precoce no distrito de Braga,2011 (Poster).
38. Pereira, Ana P. S. Contributos para o Estudo do Perfil de Competências do Profissional de Intervenção Precoce: As Perspectivas dos Profissionais,2011 (Comunicação).
39. Ferreira, M.; Martins, Ana P. L; Pereira, Ana P. S. Expectativas, perspectivas e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida activa de alunos com problemas intelectuais,,2011 (Poster).
40. Pereira, Ana P. S. Perspectivando um programa pré-escolar inclusivo: Um estudo de caso,XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Comunicação).
41. Pereira, Ana P. S. Construção e validação de um instrumento para avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo,2011 (Poster).
42. Pereira, Ana P. S. Perturbações do Espectro do Autismo,2011 (Conferência ou palestra).
43. Pereira, Ana P. S. Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: As perspectivas dos profissionais,2011 (Poster).
44. Ferreira, M.; Martins, Ana P. L; Pereira, Ana P. S. Expectativas, Perspectivas e Práticas Educacionais Inclusivas e Transição para a Vida Activa de alunos com Problemas Intelectuais,VII Seminário Internacional de Educação Física e Lazer,2011 (Poster).
45. Pereira, Ana P. S. Apoio às Famílias em Intervenção Precoce,2011 (Conferência ou palestra).
46. Ferreira, M.; Pereira, Ana P. S. Expectativas, Perspectivas e Práticas Educacionais Inclusivas e Transição para a Vida Activa de alunos com Problemas Intelectuais,2011 (Poster).
47. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Family centered practices in early intervention: A Portuguese study of professional practices,2011 (Comunicação).
48. Pereira, Ana P. S. Perturbações do espectro do Autismo,II Encontro Internacional “Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais,2011 (Outra).
49. Martins, Ana P. L; Pereira, Ana P. S. Práticas baseadas nas rotinas em intervenção precoce: Perceções e vivências dos profissionais,IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Funchal,2011 (Comunicação).
50. Pereira, Ana P. S. Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood.,London International Conference On Education, LICE,Londres,2011 (Comunicação).
51. Pereira, Ana P. S. Robots and Autism Disorder: Promoting competence generalization,International Conference on Social Robotics,Amesterdão,2011 (Poster).
52. Pereira, Ana P. S. Perturbações do espectro do Autismo,2011 (Conferência ou palestra).
53. Pereira, Ana P. S. Different perspectives of early intervention professionals in Portugal,New York City,2011 (Poster).
54. Costa, S.; Soares, F.; Moreira, F.; Pereira, Ana P. S. Robots and Autism Disorder: Promoting competence generalization,Reunião Científica sobre Perturbações do Espectro do Autismo,Porto,2011 (Poster).
55. Pereira, Ana P. S. Aferição para a população portuguesa da Escala de Avaliação Sensory processing measure for preschoolers (SPM-P) dos 3 aos 6 anos,2010 (Poster).
56. Pereira, Ana P. S. Intervenção Precoce,2010 (Comunicação).
57. Pereira, Ana P. S. Projecto de Intervenção Precoce de Braga,II Encontro da Rede Social/ Mobilizar a Comunidade como um Todo,2010 (Comunicação).
58. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais,2009 (Comunicação).
59. Pereira, Ana P. S. Reflectir e Projectar Novas Práticas em Intervenção Precoce,2009 (Comunicação).
60. Pereira, Ana P. S. Perturbações do Espectro do Autismo,2009 (Comunicação).
61. Pereira, Ana P. S. Intervenção Precoce: Práticas e Desafios,2006 (Comunicação).
62. Pereira, Ana P. S. Investigação no âmbito da Intervenção Precoce,2005 (Outra).
63. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Respostas à Diversidade,2005 (Comunicação).
64. Pereira, Ana P. S. Formação dos Profissionais em Intervenção Precoce,2005 (Comunicação).
65. Pereira, Ana P. S. Práticas Centradas na família: Identificação de comportamentos para uma prática de qualidade no Distrito de Braga,2005 (Poster).
66. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Implicações da Formação em IP: Resultados de trabalhos de Investigação realizados no IEC Universidade do Minho,2004 (Comunicação).
67. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Pais de risco: Princípios para uma ajuda eficaz na IP,2004 (Comunicação).
68. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Intervenção Precoce uma Perspectiva sistémica centrada na família”,2004 (Comunicação).
69. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Intervenção Precoce: Uma perspectiva Sistémica em Contextos Naturais,2003 (Comunicação).
70. Pereira, Ana P. S. A comunidade como fonte de oportunidades de aprendizagem da criança com NEE,2003 (Comunicação).
71. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Oportunidades de Aprendizagem para a criança nos seus contextos de vida: família e comunidade,2002 (Comunicação).
72. Pereira, Ana P. S. O Papel do Técnico Superior de Educação Especial e Reabilitação nas IPSS,1997 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Pereira, Ana P. S. Acção de Formação contínua - Necessidas Educativas Especiais, 2012 (Outra).
Duração: 25 horas..
2. Pereira, Ana P. S. Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Especialização).
3. Pereira, Ana P. S. Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Especialização), promovido por Formação acreditada CCPFC/ACC – 53376/08.
4. Pereira, Ana P. S. Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Especialização), promovido por Formação acreditada CCPFC/ACC – 53376/08.
5. Pereira, Ana P. S. Avaliação em Intervenção Precoce, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas das Taipas e Guimarães.
6. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Inclusão no Pré –escolar : Embutir oportunidades de aprendizagem nas rotinas da sala., 2005 (Outra).

Organização de evento
Event organization
1. Pereira, Ana P. S. Embrancing Inclusive Approaches,2014 (Congresso / Organização).
2. Pereira, Ana P. S. II Congresso Nacional -Dificuldades de Aprendizagem Específicas: diferença na escola, na saúde e na família,2014 (Congresso / Organização).
3. Pereira, Ana P. S. 1st International Early Childhood Intervention Conference,2012 (Conferência / Organização).
4. Pereira, Ana P. S. 1º Seminário de Tecnologias e Perturbações do Espetro do Autismo,2012 (Simpósio / Organização).
5. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. "Construindo uma Narrativa de Trabalho Transdisciplinar em Intervenção Precoce”,2012 (Seminário).
6. Pereira, Ana P. S. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais,2011 (Congresso).
7. Pereira, Ana P. S. A família e as perturbações do espectro do Autismo,2011 (Outro / Organização).
8. Pereira, Ana P. S. Crianças que vivem em contexto de perturbações de saúde mental,2011 (Seminário / Organização).
9. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. “Kids Strenghs”: "Crianças que Vivem em Contexto de Perturbações de Saúde Mental,2011 (Oficina / Organização).
10. Pereira, Ana P. S. “Intervenção Precoce”,2011 (Outro).
11. Pereira, Ana P. S. “ Inclusão no Pré-Escolar: Que estratégia e metodologias de intervenção”,2011 (Outro).
12. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. Kids Strenghts,2011 (Oficina / Organização).
13. Pereira, Ana P. S. Reunião internacional do Projecto Europeu- Kids Project,2010 (Encontro).
14. Pereira, Ana P. S. “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2010 (Simpósio).
15. Pereira, Ana P. S. I Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais,2010 (Congresso).
16. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. “Práticas recomendadas para a colaboração com as famílias em intervenção precoce: Intervenção baseada nas rotinas”, ,2010 (Oficina).
17. Pereira, Ana P. S. Seminário de Intervenção Precoce,2010 (Seminário).
18. Pereira, Ana P. S. Importância da Colaboração Pais /Profissionais na Educação Especial: Práticas que Traçam Destinos,2008 (Outro).
19. Pereira, Ana P. S; Serrano, Ana M. “Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Ecológicas e Transdisciplinares”,2008 (Outro).
20. Pereira, Ana P. S. IV Congresso Nacional de Intervenção Precoce,2005 (Congresso).
21. Pereira, Ana P. S. III Congresso Nacional de Intervenção Precoce,2004 (Congresso).
22. Pereira, Ana P. S. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão – “A Educação Especial no III Milénio”,2003 (Congresso).
23. Pereira, Ana P. S. Educação e Diversidade: Os Caminhos da Inclusão,2002 (Encontro).
24. Pereira, Ana P. S. Instrumento Chave em Intervenção Precoce: PIAF (Plano Individualizado de Apoio à Família),2002 (Conferência).
25. Pereira, Ana P. S. Um dia com...A Educação e as Necessidades Educativas Especiais,2001 (Encontro / Organização).
26. Pereira, Ana P. S. Um dia com...A Inclusão,2001 (Encontro / Organização).
27. Pereira, Ana P. S. Valores para o III Milénio,1999 (Outro).
28. Pereira, Ana P. S. Indisciplina na Escola,1999 (Outro).
29. Pereira, Ana P. S. Dados Estruturais e de Desenvolvimento na Infancia,1998 (Outro).
30. Pereira, Ana P. S. “Voluntários para a Deficiência” ,1996 (Oficina).
31. Pereira, Ana P. S. Repensar a Diferença,1994 (Outro).
32. Pereira, Ana P. S. Planificação e Avaliação em Educação Especial,1992 (Outro).
33. Pereira, Ana P. S. Deficientes e Deficiência Mental,1992 (Outro).
34. Pereira, Ana P. S. Sexualidade e Deficiência Mental,1992 (Outro).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Vanessa Fortes, “A Inclusão dos alunos com necessidades especiais no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): A formação continuada dos professores”., 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
2. Maria Roseane Gonçalves de Menezes, Inclusão de alunos com PEA no pré-escolar da cidade de Manus, Brasil: Perceções dos pais e dos profissionais., 2012.
3. Sandra Daniela Ferreira Barbosa, A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das UEEA , 2012.
4. Ana Paula Antunes Alves, Perturbações de Espectro do Autismo e Programas de Intervenção Educativa. O Caso Português. Estudos de Caso Exemplares, 2011. Tese (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho (Co-orientador).
5. Maria do Rosário Ferreira, Expectativas e Práticas Educacionais Inclusivas e Transição para a Vida Activa de alunos com Problemas Intelectuais, 2010. Tese (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho (Co-orientador).
6. Helena Isabel da Silva Reis, Avaliação diferencial e intervenção no espectro do autismo: A complementaridade de pais e profissionais, 2009. Tese (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Paula Rocha Rebelo Oliveira, O Processo de Transição na Intervenção Precoce: As Perspectivas dos Profissionais e das Famílias, 2012. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Sandra Isabel Fontoura Moutinho Magalhães, Perspectivas e dinâmicas das famílias no processo de avaliação das crianças com necessidades especiais em intervenção precoce, 2012. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Carina Sofia Correia Leite, A Intervenção Precoce no Distrito de Braga: Que benefícios e apoios para as famílias apoiadas?, 2012. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho .
4. Maria Fernanda Gouveia da Cunha, Perturbações do espectro do autismo: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade de ensino estruturado, 2011. Dissertação (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho (Co-orientador).
5. Ana Filipa Gonçalves Neto Barreira, A inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em contexto de creche: Um estudo de caso, 2010. Dissertação (Estudos da Criança, área de especialização Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Susana Matos, Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de Intervenção Precoce: As perspectivas dos profissionais, 2010. Dissertação (Estudos da Criança, área de especialização Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Margarida Alexandra dos Santos e Silva, Contributo para a construção de um currículo de intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos, 2010. Dissertação (Estudos da Criança, área de especialização Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Co-orientador).
8. Ana Isabel Sousa e Silva, Contributo para a construção de um currículo de intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos, 2010. Dissertação (Estudos da Criança, área de especialização Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria Joana de Oliveira Braga Simões, Vivências de uma família com uma criança com atraso global de desenvolvimento: Um estudo de caso em intervenção precoce, 2013.
2. Patrícia Leonardo Ribeiro, O papel e a participação do terapeuta da fala nas equipas locais de intervenção: Um estudo qualitativo., 2013. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho .
3. Elisabete Rodrigues da Silva, Processamento sensorial nas PEA, 2013.
4. Elisabete Martins, Práticas Baseadas na Rotinas em Intervenção Precoce: Percepções dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro, 2013. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho .
5. Sandra Cristina Pinto Oliveira, Intervenção precoce: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos profissionais., 2013.
6. Anabela Gonçalves Coelho, Multideficiência: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade de multideficiência, 2013. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho .
7. Ana Filipa Soares de Carvalho, Percepção dos profissionais de educação especial e do ensino regular acerca do impacto de uma Unidade de Ensino Estruturado na inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, 2013. Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Sara Isabel Azevedo da Silva, Estudo do efeito da utilização de uma plataforma robótica na intervenção em crianças com perturbações do espectro do autismo, 2012. Dissertação (Engenharia Biomédica) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Christiane Freitas Luna, Atendimento a alunos com NEE nas Unidades de Apoio Especializado: Análise de escolas portuguesas face à realidade das escolas Brasileiras, 2013. Universidade Federal da Bahia.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Maria de Fátima Serdoura Maia. “A intervenção precoce nas associações de paralisia cerebral: Percepções das famílias, dos profissionais e dos diretores de serviço”, 2013. Tese (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho.
2. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Sónia Cristiana Gonçalves Lopes. “Aferição para a população portuguesa da escala de desenvolvimento: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) dos 2 aos 12 meses”, 2013. Tese (Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial) - Universidade do Minho.
3. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Maria Isabel Santo de Miranda. “O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico: Fatores pessoais e familiares”, 2012. Tese (Estudos da Criança, área de especialização Intervenção Precoce) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Dora Isabel Aleixo Pereira. Famílias de crianças com necessidades educativas especiais e a equipa de Intervenção Precoce: Que relação?, 2013.  Dissertação (Educação Especial-Domínio da Intervenção Precoce) - Universidade Fernando Pessoa.
2. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Cláudia Margarida Lourenço Marquês. A reação dos pais ao nascimento de uma criança com deficiência mental: Implicações educacionais, 2013.  Dissertação (Educação Especial-Domínio da Intervenção Precoce) - Universidade Fernando Pessoa.
3. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Vanessa Filipa Carolino Martinho. Arguente, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
4. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Aurora Marília Martins Ribeiro . Saúde sexual e reprodutiva: Conhecimentos e comportamentos de estudantes do 8º ano ao 12ª ano do norte de Portugal, 2012.  Dissertação (Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa.
5. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Daniela Filipa Coelho Torres. Conhecimentos de infeções sexualmente transmissíveis e métodos contracetivos numa amostra de 359 adolescentes do 8º ao 12º ano de escolaridade, 2012.  Dissertação (Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa.
6. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Sílvia Maria Gonçalves Alberto Vaz. Dinâmicas de uma família com uma criança com Trissomia 21 em Intervenção Precoce: Um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho.
7. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Vanessa Leitão da Silva. Arguente, 2012.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
8. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Carina Sofia Correia Leite. A Intervenção Precoce no Distrito de Braga: Que benefícios e apoios para as famílias apoiadas?, 2012.  Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho.
9. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Guilhermina da Conceição Mendes de Almeida. Intervenção em NEE múltiplas no 2º ciclo do ensino básico, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Aveiro.
10. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Anabela Bastos Martins de Almeida. Distrofia Muscular de Duchenne e Inclusão, 2012.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Aveiro.
11. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Sara Sofia Moura Barbosa Barbot. Estudo exploratório da Escala M-Chat, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
12. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Ana Filipa Gonçalves Neto Barreira. Perspectivando um programa pré-escolar inclusivo: Um estudo de caso, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
13. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Elisabete Leonor Pereira. Jardim de infância, família, criança com NEE: Uma triangulação para o sucesso, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
14. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Ana Isabel Sousa e Silva. Contributo para a construção de um currículo cognitivo de Intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
15. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Margarida Alexandra dos Santos e Silva. Contributo para a construção de um currículo cognitivo de Intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
16. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Adriana Maria Cerqueira Bastos Fraga Dias. Qualidade dos ambientes de crescimento e sua relevância para o desenvolvimento da criança: Implicações para a IP, 2011.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
17. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Helena Maria Raimundo de Oliveira Nunes. Qualidade de vida de famílias de crianças com necessidades especiais, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
18. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Florbela Isabel Mendes Malheiro. Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim de infância do Movimento da Escola Moderna, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
19. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Sérgio Adriano Fonseca de Moura. O caso do Marco: Jovem portador de Deficiência Mental com conduta Anti-social, 2010.  Dissertação (Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa.
20. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Cristiana Guimarães. Intervenção Precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva: Um estudo de caso com enfoque na pragmática, 2010.  Dissertação (Área de especialização em Intervenção Precoce) - Universidade do Minho.
21. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Manuela Andreia Faria Gomes. Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência Intelectual, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
22. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos. Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção Precoce: As perspectivas dos profissionais, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
23. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Ana Margarida Fernandes Monteiro Gamboa. Prematuridade e desenvolvimento motor durante o quarto ano de vida, 2010.  Dissertação (Educação Física, Ramo Educação Especial e Reabilitação) - Universidade Técnica de Lisboa.
24. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Cláudia Sofia Sousa Santos de Jesus Linha. A avaliação na prematuridade e desenvolvimento psicomotor durante o quarto ano de vida, 2010.  Dissertação (Educação Física, Ramo Educação Especial e Reabilitação) - Universidade Técnica de Lisboa.
25. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Ângela Flores Pereira. Crescer e aprender nas rotinas: Estudo de caso de uma criança com perturbações do Espectro do Autismo, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
26. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Carolina da Conceição Silva Braga. Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência Intelectual, 2010.  Dissertação (Educação Especial) - Universidade do Minho.
27. Pereira, Ana Paula da Silva. Participação no júri de Sandra Celeste Faria Antunes Alves. Prematuridade e Desenvolvimento das crianças do 4º ano de vida, 2010.  Dissertação (Educação Física, Ramo Educação Especial e Reabilitação) - Universidade Técnica de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. “Baixa visão: VER+ em idades precoces, 2013 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce.
2. Reunião internacional do Projecto Europeu- Kids Project, 2010 (Outra).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. 1º Seminário de Tecnologias e Perturbações do Espetro do Autismo, 2012 (Seminário).
2. Contributos da Psicologia nos Contextos Educativos, 2012 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia nos Contextos Educativos”.
3. Early intervention with specific groups , 2012 (Simpósio).
Nome do evento: 1st International Early Childhood Intervention Conference.
4. Contributos da Psicologia nos Contextos Educativos, 2010 (Seminário).

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2013 (Congresso).
2. I Jornadas das Eli da Zona Norte, 2013 (Outra).
3. I Jornadas de Iniciação à Prática Pedagógica, 2013 (Outra).
4. II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia nos Contextos Educativos”, 2012 (Seminário).
5. 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference, 2012 (Conferência).
6. II Jornadas de Educação Especial, 2012 (Outra).
7. III Conference of the International Society on early Intervention, 2011 (Conferência).
8. II Encontro Internacional “Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais, 2011 (Encontro).
9. Kids Strenghts International Conference: “Children in the Context of Parental Mental Disorders”, 2011 (Conferência).
10. Detecção, Diagnóstico e Intervenção Precoce no Autismo, 2011 (Conferência).
11. Análise Quantitativa de Dados nas Ciências sociais, 2011 (Conferência).
12. Conceitos e Práticas em Intervenção Precoce na Infância, 2011 (Workshop).
13. VII Seminário Internacional de educação Física e Lazer , 2011 (Seminário).
14. Seminário Internacional do Projeto "Kids Strenghts", 2011 (Seminário).
15. Inclusão Social, Direitos Humanos e Educação, 2011 (Conferência).
16. IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2011 (Congresso).
17. Educação e Direitos Humanos, 2011 (Conferência).
18. no Congresso internacional: contextos da psicologia em contextos educativos, 2010 (Congresso).
19. II Encontro da Rede Social/ Mobilizar a Comunidade como um Todo, 2010 (Encontro).
20. Routines based Interview, 2010 (Conferência).
21. Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Congresso).
22. I Seminário Internacional Contributos da psicologia em contextos educativos, 2010 (Seminário).
23. Colóquio Educação na República, 2010 (Outra).
24. VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce: A família no Coração da IP na Infância, 2010 (Congresso).
25. O Desenvolvimento na Primeira Infância, 2009 (Simpósio).
26. VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2009 (Congresso).
27. I Seminário de Paralisia Cerebral, 2008 (Seminário).
28. O Mundo da Criança com Autismo, 2008 (Encontro).
29. I Encontro de Intervenção Precoce, 2008 (Encontro).
30. Behaviorism and Applied Analysis: History and Philosophy, 2008 (Conferência).
31. V Workshop de Intervenção Precoce, 2007 (Workshop).
32. VI Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2007 (Congresso).
33. V Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2006 (Congresso).
34. O papel da Educação na Protecção de Crianças em Risco, 2005 (Conferência).
35. IV Congresso Nacional de Intervenção Precoce , 2005 (Congresso).
36. Seminário Intervenção Precoce na Infância, 2005 (Seminário).
37. A Importância da Relação na Intervenção Precoce. Diferentes níveis de Relação, 2003 (Encontro).
38. II Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2003 (Congresso).
39. II Encontro de Parceiros “Projecto Incluir”, 2003 (Encontro).
40. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão , 2003 (Congresso).
41. Relações entre Pares no Contexto Escolar. Amigos, Companheiros e Rivais; Que Criatividade na Escola, 2002 (Conferência).
42. Pensar a Intervenção Precoce, 2002 (Encontro).
43. Educação e Diversidade: Os Caminhos da Inclusão, 2002 (Encontro).
44. Congresso Nacional de Intervenção Precoce: "A Intervenção Precoce em Contextos Naturais”. , 2002 (Congresso).
45. Early Childhood in the New Millennium: Recommended Practices for the Future, 2001 (Conferência).
46. I Congresso da Associação Portuguesa de Dislexia, APDIS, 2000 (Congresso).
47. V Encontro Nacional de Intervenção Precoce, 1998 (Encontro).
48. Seminário Transnacional Emporium - Horizon, 1997 (Seminário).
49. Congresso Internacional de Saúde Mental Comunitária, 1997 (Congresso).
50. I Encontro Nacional dos Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação, 1997 (Encontro).
51. II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 1996 (Congresso).
52. II Encontro de Autismo, 1995 (Encontro).
53. II Encontro Paralelo Lúdico, 1993 (Encontro).
54. VI Encontro Nacional de Educação Especial, 1993 (Encontro).
55. Les Technologies de L’Information, 1992 (Outra).
56. Conferência Internacional sobre Deficiência Mental, 1992 (Conferência).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pereira, Ana Paula da Silva. Inclusão, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
2. Pereira, Ana Paula da Silva. Sonhar: Comunicar e Repensar a Diferença, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
3. Pereira, Ana Paula da Silva. Inclusão, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
22

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
112

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
112

Total
Dados complementares
(Additional data)
122

Orientações
Orientations
27
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
30
Participação em Eventos
Event participation
62
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 6780 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-12-2019 às 02:12:48
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis