Curriculum Vitae

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Data da última atualização »Last update : 11/05/2015


Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias. Concluiu Doutoramento em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra em 2004. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 19 artigos em revistas especializadas e 25 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 115 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 4 em Portugal. Orientou 14 dissertações de mestrado e co-orientou 2 na área de Psicologia. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Coordenou e coordena projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8872512194217447


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Vale Dias, M.L.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Rua do colégio Novo
Coimbra
3001-802 Coimbra
Portugal
Apartado: 6153
Telefone: (+351)23985146
Correio electrónico: valedias@fpce.uc.pt
Homepage: https://woc.uc.pt/fpce/person/ppgeral.do?idpessoa=62 - 25k
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento.
Universidade de Coimbra, Portugal.

1994 Mestrado
Master degree
Mestrado em Psicologia.
Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal.

1989 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Abr/2004-Actual Professor Auxiliar
Set/1994-Mar/2004 Assistente
Set/1990-Ago/1994 Assistente Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade de Coimbra
Jan/2010-Actual Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Membro da "Iniciativa de Educação Moral e Cívica" (CMEI;Helen Haste, Robert Selman & Meira Levinson) lançado em 2008 pela Harvard Graduate School of Education


Jan/2010-Actual Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Membro do grupo de pesquisa Português do projeto Co-Educação da "Réseau International des Cités de l'Education" (RICE) [Rede Internacional de Cidades da Educação]






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Desenvolvimento do comportamento anti-social
2. Compreensão das transformações no tempo
3. Desenvolvimento Moral e Psicossocial
4. Psicologia Positiva
5. Educação Familiar
6. Estudo do desenvolvimento interpessoal
7. Promoção do desenvolvimento
8. Análise do abandono escolar




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2004-
Projecto Ambiente
Referência do projeto»Project reference: 0.
Programa Comunitário Sócrates






Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 Honourable Mention for the 2013 EAPL-S Paper Award, European Association of Psychology and Law..




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social , Membro.
null.
2010- Actual “Réseau International des Cités de l’Education” (RICE) [International Network of Towns of Education], Membro.
2005- Actual European Research Network About Parents in Education (ERNAPE), Membro.
2005- Actual Docência, Aprendizagem, Desenvolvimento e Avaliação no Ensino Superior” (DADAES), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Morgado, L. M; Dias, Maria L. B. R. V. eds. 2011. Desenvolvimento e Educação ed. 0. Coimbra: Almedina.
2. Dias, Maria L. B. R. V. 2009. Em busca do tempo construído. Contributos da perspectiva diacrónica. ed. 0. Coimbra: Porto Editora.
3. Taborda Simões, M. C; Machado, T. S; Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N. eds. 2006. Psicologia do Desenvolvimento: Temas de investigação ed. 0. Coimbra: Almedina.
4. Taborda Simões, M; Lima, L. N; Vale Dias, M. L; Machado, Maria T. M. C. S. eds. 2006. Psicologia do Desenvolvimento. Temas de investigação ed. 1, ISBN: 9789724030098. Coimbra: Edições Almedina.
5. Taborda Simões, M; Nobre Lima, L; Vale Dias, M; Machado, M.T.. 2006. Psicologia do Desenvolvimento. Temas de Investigação. ed. 1, ISBN: 9789724030098. Coimbra: Edições Almedina.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Maia de C. M; Cardoso, T.; Melo, A.; Pereira, A.; Vale Dias, M. L. 2012. Aplicação dos modelos cognitivo-comportamentais de terceira geração em contextos de saúde: da prevenção à terapia.  In Psicologia da saúde: Desafios à promoção da saúde em doenças crónicas, ed. Pais-Ribeiro, J. L., Leal, I, Pereira, A. & Monteiro, S. , 77 - 83. ISBN: ISBN: 978-989-846. Lisboa: Placebo Editora.
2. Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N. 2011. O contributo dos pais na identificação de crianças em risco de comportamento anti-social.  In Desenvolvimento e Educação, 0 - 0. . Coimbra: Almedina.
3. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Formosinho, M. D; Fonseca, A. C. 2007. Adolescence – Portugal.  In International Encyclopaedia of Adolescence, 795 - 812. . New York: Routledge, Taylor & Francis.
4. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Formosinho, M. D. 2006. Estratégias de resolução de conflitos interpessoais: Alguns dados empíricos.  In Psicologia do Desenvolvimento: Temas de investigação , 77 - 93. . Coimbra: Almedina.
5. Dias, Maria L. B. R. V. 1999. Contributos para a análise da evolução do pensamento diacrónico..  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 434 - 442. . Braga: APPORT.
6. Dias, Maria L. B. R. V. 1997. Resolução e explicação de problemas causais: Lógica, analogia e conteúdo.  In Didácticas e Metodologias da Educação, 313 - 336. . Braga: Univ. do Minho.
7. Dias, Maria L. B. R. V. 1997. Aspectos visuais e dificuldades na leitura.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 413 - 427. . Braga: APPORT.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Maia de C. M; Vale Dias, M. L. 2013. "Roads to positive self-development: styles of coping that predict well-being", International Journal of Developmental and Educational Psychology, XXV: 383 - 392.
2. Martins, M.J.; Maia de C. M; Vieira, S.; Melo, A.; Vale Dias, M. L. 2013. "Literacy in mental health: relations with shame and self-criticism in mental health care patients", Atencion Primaria, 45: 103 - 103.
3. Martins, M.J.; Maia de C. M; Vieira, S.; Melo, A.; Vale Dias, M. 2013. "Literacy in mental health: relations with shame and self-criticism in mental health care patients [Abstract]", Atencion Primaria, 45: 103 - 103.
4. Morgado, Alice M; Vale-Dias, Maria L. 2013. "Antisocial behaviours in adolescence: Study with a Portuguese sample", Atención Primaria, 41: 97 - 97.
5. Morgado, Alice M; Vale-Dias, Maria L. 2013. "Antisocial behaviours in adolescence and developmental psychology: A review", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1: 397 - 406.
6. Nobre Lima, L; Vale Dias, M; Mendes, T.. 2012. "Crenças parentais sobre o desenvolvimento da criança e sua relação com o cuidar", International Journal of Developmental and Educational Psychology 1, 1: 53 - 62.
7. Carvalho, Mariana P. M.; Vale Dias, M. L. 2012. "Mental health and positive self-development", International Journal of Developmental and Educational Psychology XXIV, 1 : 135 - 143.
8. Morgado, Alice M; Vale-Dias, Maria L. 2012. "Promoting socially adjusted trajectories in late childhood and adolescence", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1: 647 - 656.
9. Formosinho, M. D; Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Fonseca, A. C. 2011. "Psicologia Evolutiva y Justicia de Menores ", International Journal of Developmental and Educational Psychology 5, 1: 0 - 0.
10. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. 2011. "Antisocial behaviour, emotional problems and school dropout in Portuguese adolescents: are teachers assessments good predictors?", International Journal of Developmental and Educational Psychology 2, 1: 71 - 80.
11. Vale Dias, M. 2011. "Religiosidade e comportamento desviante na adolescência: dados de um estudo empírico ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 1: 5 - 23.
12. Taborda Simões, M. C; Fonseca, A. C; Formosinho, M. D; Dias, Maria L. B. R. V; Lopes, M. C. 2008. "Abandono escolar precoce: dados de uma investigação empírica", Revista Portuguesa de Pedagogia 1, 42: 135 - 141.
13. Formosinho, M. D; Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. 2005. "Adolescência e responsabilidade criminal: Uma questão em debate", Revista Portuguesa de Pedagogia 3, 39: 39 - 59.
14. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Formosinho, M. D. 2005. "Comportamento anti-social e problemas emocionais na adolescência: O poder preditivo das informações dos professores", Revista Portuguesa de Pedagogia 2, 39: 415 - 432.
15. Dias, Maria L. B. R. V. 2004. "Eduquer et former pour la créativité au XXIe siècle: l’importance de la perspective diachronique", Psychologica, Extra-Série, 0: 509 - 522.
16. Dias, Maria L. B. R. V. 2002. "Breves notas sobre a causalidade e a teoria de Jean Piaget", Revista Portuguesa de Pedagogia 123, 36: 195 - 220.
17. Dias, Maria L. B. R. V. 2001. "L’étude de la construction de la perspective diachronique: sa contribution pour l’éducation et la créativité au nouveau siècle", Cahier du Service de la Recherche en Éducation du Département de L’Instruction Publique du Canton de Genève (SRED) 2, 8: 85 - 90.
18. Dias, Maria L. B. R. V. 2000. "A educação pós-moderna: Uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas? ", Sobredotação, 1: 65 - 73.
19. Dias, Maria L. B. R. V. 1995. "O quê e o porquê: raciocínio causal e aprendizagem da ciência", Psychologica, 14: 121 - 149.
20. Matos Grabiel, F; Dias, Maria L. B. R. V; Pires, A.; Fernandes, I.; Amaral, M. L; Negrão,F. ; Zamith,D. ; Lemos,L. . 1990. "Intoxicações em crianças com idade escolar", Saúde Infantil, 3: 201 - 204.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Martins, M.J.; Vale Dias, M; Maia de C. M; Vieira, S.. 2013. "Obsessive-Compulsive Symptoms in a sample of Portuguese Young Adults", Trabalho apresentado em 34th Stress and Anxiety Research Society Conference, In Atas da 34th Stress and Anxiety Research Society Conference, Faro.
2. Vieira, S.; Vale Dias, M; Martins, M.J.; Maia de C. M. 2013. "Obsessive-Compulsive Symptoms and thought supression : the role of shame and self-criticism", Trabalho apresentado em 34th Stress and Anxiety Research Society Conference, In Atas da 34th Stress and Anxiety Research Society Conference, Faro.
3. Maia de C. M; Vale Dias, M. L. 2012. "Contributos para o desenvolvimento de uma vida de qualidade: factores sócio-demográficos e estilos de coping preditores de bem-estar psicológico", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia, In II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia, Évora.
4. Dias, Maria L. B. R. V; Morgado, A.; Paixão, M. P. 2010. "Family structure and family relations: Implications for the development of socialization", Trabalho apresentado em XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , In Actes du XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , Florence.
5. Dias, Maria L. B. R. V; Reboredo, A. R. 2010. " L’Influence de la Perception des Relations Parents-Enfants dans le Comportement Antisocial", Trabalho apresentado em XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , In Actes du XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , Florence.
6. Franco-Borges, G; Dias, Maria L. B. R. V. 2010. "Coordination du Symposium “Relations familiales, vécus personnels à l’enfance et trajectoires de développement"", Trabalho apresentado em XIIIe Congrès International de l’AIFREF, In Résumés des communications du XIIIe Congrès International de l’AIFREF, Florença.
7. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. 2009. "Un autre visage de la précarité : le conflit parental et les changements familiaux", Trabalho apresentado em XIIe Congrès International de l’AIFREF, In Résumés des communications du XIIe Congrès International de l’AIFREF, Toulouse.
8. Dias, Maria L. B. R. V. 2008. "A perspectiva construtivista da aprendizagem", Trabalho apresentado em Seminário de Educação Matemática, Universidade Lusíada, In Actas do Seminário de Educação Matemática, Universidade Lusíada, Porto.
9. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. 2008. "Abandono escolar, factores familiares e consumo de substâncias : ", Trabalho apresentado em Fourth World Conference on School Violence, In Actas da Fourth World Conference on School Violence, Lisboa.
10. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. 2008. "Croyances et pratiques religieuses : Quelle relation avec les comportements déviants chez les adolescents portugais ", Trabalho apresentado em Fourth World Conference on School Violence, In Actas do Fourth World Conference on School Violence, Lisboa.
11. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. 2008. "Addictive and violent behaviours: relationship with religiosity", Trabalho apresentado em VIII Congresso Nazionale della Società Italiana di Psicologia della Salute “La salute come responsabilità sociale condivisa”, In Book of Abstracts of the VIII Congresso Nazionale della Società Italiana di Psicologia della Salute “La salute come responsabilità sociale condivisa”, Rovigo.
12. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. 2008. "Children at risk for psychopathological problems and antisocial behaviour: the parents' contribution in its identification", Trabalho apresentado em VIII Congresso Nazionale della Società Italiana di Psicologia della Salute “La salute come responsabilità sociale condivisa”, In Book of Abstracts of the VIII Congresso Nazionale della Società Italiana di Psicologia della Salute “La salute come responsabilità sociale condivisa”, Rovigo.
13. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Fonseca, A. C; Formosinho, M. D; Machado, T. S. 2007. "Famille et l’abandon scolaire dans l’adolescence: Les données d’une investigation empirique", Trabalho apresentado em “XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF)”, In Actas do “XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF)”, Coimbra.
14. Machado, Maria T. M. C. S; Taborda Simões, M; Vale Dias, M. L. 2007. "Famille et l’abandon scolaire dans l’adolescence: les données d’une investigation empirique", Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional de Educação Familiar, In Livro de Resumos “Família Plural Educação Singular”, XI Congresso Internacional de Educação Familiar, Coimbra.
15. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N. 2006. "Adolescence : Représentations des Enseignants et Réussite Scolaire", Trabalho apresentado em 8e Biennale de l’éducation et de la formation, In Résumés des Contributions de la 8e Biennale de l’éducation et de la formation, Lyon.
16. Nobre Lima, L; Taborda Simões, M; Vale Dias, M. 2004. "Adolescence: crise ou changement? Représentation des parents, enseignants et adolescents", Trabalho apresentado em 4ème Congrès de l? Association Européenne de Psychppathologie de l?Enfant et de l?Adolescents, In Programme & Résumés, Paris.
17. Dias, Maria L. B. R. V. 2001. "Éduquer et former pour la créativité au XXIe siècle : l’importance de la perspective diachronique", Trabalho apresentado em 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, In Texte de la communication présenté dans la 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, Paris.
18. Dias, Maria L. B. R. V. 2001. "O estudo da perspectiva diacrónica e o seu contributo para o desenvolvimento da criatividade", Trabalho apresentado em Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: dinâmicas e projectos nacionais", In Resumos do II Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: dinâmicas e projectos nacionais, Covilhã.
19. Dias, Maria L. B. R. V. 2000. "Éduquer et former pour la créativité au XXIe siècle : l’importance de la perspective diachronique", Trabalho apresentado em 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, In Resumos da 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, Paris.
20. Dias, Maria L. B. R. V. 1999. "Educação pós-moderna e desenvolvimento", Trabalho apresentado em II Colóquio Nacional: Modelos Psicológicos e Intervenção em Contextos Educativos, In Resumos do II Colóquio Nacional: Modelos Psicológicos e Intervenção em Contextos Educativos, Faro.
21. Dias, Maria L. B. R. V. 1999. "A educação pós-moderna: uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas", Trabalho apresentado em Seminário Crianças Sobredotadas - compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento, In Resumos do Seminário Crianças Sobredotadas - compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento, Lisboa.
22. Dias, Maria L. B. R. V. 1999. "Éduquer et former pour la créativité au XXIe siècle : l’importance de la perspective diachronique", Trabalho apresentado em 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, In Résumé de support à discussion thématique pour la 5e Biennale Internationale Éducation et Formation, Paris.
23. Dias, Maria L. B. R. V. 1998. "Étude des conceptions enfantines d’un processus évolutif: le développement des capacités de dessiner dans et hors de son histoire personnelle", Trabalho apresentado em 15th advanced course of the Jean Piaget Archives, “Working with Piaget, in memoriam Bärbel Inhelder”, In Resumo dos 15th advanced course of the Jean Piaget Archives, “Working with Piaget, in memoriam Bärbel Inhelder”, Genebra.
24. Dias, Maria L. B. R. V. 1998. "O desenvolvimento da capacidade de desenhar aos olhos das crianças", Trabalho apresentado em VI Conferencia Internacional: Evaluación Psicológica. Formas y Contextos, In Resumos da VI Conferencia Internacional: Evaluación Psicológica. Formas y Contextos, Salamanca.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Morgado, Alice M; Vale-Dias, Maria L. 2013. "The antisocial phenomenon in adolescence: What is literature telling us?", Aggression and Violent Behavior 18, 4: 436 - 443.
2. Murteira Morgado, A; Vale Dias, M; Paula Paixão, M. 2013. "The development of socialization and the role of family | O desenvolvimento da socialização e o papel da família", Analise Psicologica 31, 2: 129 - 144.
3. Morgado, A.; Vale Dias, M. L. 2012. " Promoting socially adjusted trajectories in late childhood and adolescence. ", INFAD, International Journal of Developmental and Educational Psychology 1, XXIV, 1,: 647 - 656.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Taborda, J.; Dias, Maria L. B. R. V; Aguiar, M. S; Morais, D.. 2010. "Presentation of the portuguese version of two different scales: Pleasure in Parenting Scale - PPS (Escala de Gratificação Parental, EGP) and Parent-Child Joint Activity Scale - PJAS (Escala de Actividades de Interacção Pais-Filhos, EAIP/F)", Trabalho apresentado em XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , In Actes du XIIIème Congrès International de l’Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale (AIFREF) , Florence.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Dias, Maria L. B. R. V. 24 jan. 2008. "Mais vale prevenir… " Diário de Coimbra , 0 - 0.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Dias, Maria L. B. R. V. 2008. "o". Coimbra. (Prefácio)

Tradução
Translation
1. Dias, Maria L. B. R. V; Dias, P.. 2006. "O tratamento dos autores de delitos sexuais ". Coimbra: Almedina. (Artigo)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Dias, Maria L. B. R. V. A criança e as diferenças… ,Ciclo de Palestras do Centenário do 1º Jardim-Escola João de Deus,Coimbra,2011 (Conferência ou palestra).
2. Martins, J.; Coelho, M.; Carvalho, M.; Cardoso, T.; Melo, A.; Marques, M.; Dias, Maria L. B. R. V; Pereira, A.. Desenvolvimento de Competências de Estudo no Jovem Adulto,3ªs Jornadas de Educação e Formação de Adultos em Políticas, Práticas e Investigação,Coimbra,2011 (Comunicação).
3. Dias, Maria L. B. R. V; Reboredo, A. R. O Comportamento Anti-Social na Adolescência e a Relação Pais-Filhos,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
4. Dias, Maria L. B. R. V; Reboredo, A. R. O Comportamento Anti-social na Adolescência e a Relação pais/filhos,IV Congresso Internacional Psicologia Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,Lisboa,2011 (Poster).
5. Franco-Borges, G; Dias, Maria L. B. R. V. O desenvolvimento de trajectórias (in)adaptativas: factores pessoais, familiares e sociais,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Simpósio).
6. Morgado, A.; Dias, Maria L. B. R. V; Paixão, M. P. O desenvolvimento da socialização e o papel da família,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
7. Dias, Maria L. B. R. V; Martinho, L.. O Papel da Educação Parental no Comportamento Anti-Social dos Adolescentes,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
8. Brêda, M.; Dias, Maria L. B. R. V. Development of a Generalized Trust Belief Scale for Portuguese Children,Symposium "Trust During Childhood: Common or Unique to Culture?" ,Quebec,2011 (Comunicação).
9. Dias, Maria L. B. R. V; Martinho, L.. Educação Parental e Comportamento Anti-social dos Adolescentes: Que Relação?,IV Congresso Internacional Psicologia Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,Lisboa,2011 (Poster).
10. Dias, Maria L. B. R. V; Morgado, A.; Paixão, M. P. Educação, estrutura familiar e socialização,IV Congresso Internacional Psicologia Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,Lisboa,2011 (Poster).
11. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Validação das Escalas EGP (Escala de Gratificação Parental) e EAIP/F (Escala de Actividades de Interacção Pais-Filhos) para a população portuguesa,IV Congresso Internacional Psicologia Educação,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
12. Dias, Maria L. B. R. V; Reboredo, A. R. L’Influence de la Perception des Relations Parents-Enfants dans le Comportement Antisocial,XIIIe Congrès International de l’AIFREF,2010 (Comunicação).
13. Morgado, A.; Dias, Maria L. B. R. V; Paixão, M. P. Estrutura e relações familiares: Implicações para o desenvolvimento da socialização,JIIP,Coimbra,2010 (Comunicação).
14. Dias, Maria L. B. R. V. Bullying – Violência Humilhante (Colóquio),Actividade Integradora EDUCARE, Meeting Point,Figueira da Foz,2010 (Outra).
15. Dias, Maria L. B. R. V. Représentations parentales de l’adolescence et pratiques éducatives,Conférence dans le cadre du deuxième cycle. Mission ERASMUS,2010 (Comunicação).
16. Franco-Borges, G; Dias, Maria L. B. R. V. Relations familiales, vécus personnels à l’enfance et trajectoires de développement ,XIIIe Congrès International de l’AIFREF,Florença,2010 (Comunicação).
17. Dias, Maria L. B. R. V. La co-éducation,Colloque “Eduquons ensemble",Charleroi,2010 (Comunicação).
18. Reboredo, A. R; Dias, Maria L. B. R. V. Influência das Relações pais/filhos no comportamento anti-social do adolescente,JIIP,Coimbra,2010 (Comunicação).
19. Dias, Maria L. B. R. V. Parents partenaires de l’éducation ,Séminaire “ Parents partenaires de l’éducation ,Mons,2010 (Conferência ou palestra).
20. Morgado, A.; Dias, Maria L. B. R. V; Paixão, M. P. Family structure and family relations: Implications for the development of socialization,XIIIe Congrès International de l’AIFREF,2010 (Comunicação).
21. Dias, Maria L. B. R. V. Psicologia em 3D. 3ª paragem: Diferenciações – zoom para a Educação e Desenvolvimento,Universidade de Verão 2010,Coimbra,2010 (Outra).
22. Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N. Núcleo de Desenvolvimento Psicológico da Criança e do Adolescente da FPCEUC. Desenvolvimento, Educação e Justiça de Menores,Colóquio de Homenagem Professora Doutora Maria da Conceição Taborda Simões,Porto,2010 (Comunicação).
23. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Aguiar, M. S; Morais, D.. Presentation of the portuguese version of two different scales: Pleasure in Parenting Scale - PPS (Escala de Gratificação Parental, EGP) and Parent-Child Joint Activity Scale - PJAS (Escala de Actividades de Interacção Pais-Filhos, EAIP/F). ,XIIIe Congrès International de l’AIFREF,2010 (Comunicação).
24. Dias, Maria L. B. R. V. A criança face às diferenças…,VIº Ciclo de Palestras – Diferenças… ,2010 (Comunicação).
25. Dias, Maria L. B. R. V. Bullying,Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos,Vagos,2009 (Conferência ou palestra).
26. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Un autre visage de la précarité : le conflit parental et les changements familiaux,XIIe Congrès International de l’AIFREF,2009 (Comunicação).
27. Dias, Maria L. B. R. V. Psicologia em 3D. 3ª paragem: Diferenciações – zoom para a Educação e Desenvolvimento,Universidade de Verão 2009,Coimbra,2009 (Outra).
28. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Comportamentos protectores e comportamentos de risco: papel da escola e das famílias,2008 (Comunicação).
29. Dias, Maria L. B. R. V. Um pouco de história…As raízes do estágio orientado pelos docentes com especialização em Psicologia do Desenvolvimento,II Encontro Desenvolvimento e Educação – Escola e Família: encontros e desencontros,Coimbra,2008 (Comunicação).
30. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Croyances et pratiques religieuses : Quelle relation avec les comportements déviants chez les adolescents portugais ?,Fourth World Conference on School Violence,Lisboa,2008 (Comunicação).
31. Dias, Maria L. B. R. V. A perspectiva construtivista da aprendizagem,Seminário de Educação Matemática,Porto,2008 (Comunicação).
32. Dias, Maria L. B. R. V. Abandono escolar, factores familiares e consumo de substâncias,Fourth World Conference on School Violence,Lisboa,2008 (Comunicação).
33. Dias, Maria L. B. R. V. Comportamentos protectores e comportamentos de risco,Oliveira do Bairro,2008 (Comunicação).
34. Dias, Maria L. B. R. V. Comportamentos desadequados e insucesso escolar: risco e prevenção,Encontro Regional do Ensino Privado, SPZCentro,Coimbra,2008 (Conferência ou palestra).
35. Dias, Maria L. B. R. V. Mediação Familiar (Workshop),XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia,2008 (Outra).
36. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Addictive and Violent Behaviours: Relationship with Religiosity,VIII National Congress, Società Italiana di Psicologia della Salute,Rovigo,2008 (Comunicação).
37. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Fonseca, A. C; Carreiras, M. C. Abandono escolar e família: alguns dados empíricos,V Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação,Coimbra,2008 (Poster).
38. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. The utility of teachers’ ratings in predicting antisocial behaviour,V Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. X Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2008 (Poster).
39. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Children at Risk for Psychopathological Problems and Antisocial Behaviour: The Parents' Contribution in Its Identification,VIII National Congress, Società Italiana di Psicologia della Salute,Rovigo,2008 (Comunicação).
40. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Religiosity and antisocial behaviours among adolescents,V Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. X Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2008 (Poster).
41. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Formosinho, M. D; Machado, T. S. Abandon scolaire dans l'adolescence: facteurs familiers,XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF),Coimbra,2007 (Comunicação).
42. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. The power of teachers’ ratings in predicting adolescents’ antisocial behaviour,13th International Congress of the European Society of Child and Adolescent Psychiatry,Florença,2007 (Poster).
43. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Formosinho, M. D; Machado, T. S. Famille et l´abandon scolaire dans l´adolescence: les données d´une investigation empirique,XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF),Coimbra,2007 (Comunicação).
44. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Fonseca, A. C; Carreiras, M. C. Abandono escolar e família: alguns dados empíricos,X Congresso Internacional e Multidisciplinar - Igualdade para todos: Os Contributos da Educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Poster).
45. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. The parents' contribution in the identification of children at risk for antisocial behaviour and emotional problems,XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF),Coimbra,2007 (Comunicação).
46. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Religiosity and antisocial behaviours among adolescents,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Poster).
47. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. The utility of teachers’ ratings in predicting antisocial behaviour,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Poster).
48. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Parents and Teachers as Predictors of Antisocial Behaviour in Adolescence,IV Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2007 (Poster).
49. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Lima, L. N; Carreiras, M. C. Antisocial behaviour in adolescence: Are parents and teachers good predictors?,III Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2006 (Poster).
50. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N. Adolescence: Représentations des enseignants et réussite scolaire,8ème Biennale de l'Éducation et de la Formation,Lyon,2006 (Comunicação).
51. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Parents and Teachers as Predictors of Antisocial Behaviour in Adolescence,III Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,2006 (Poster).
52. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Lima, L. N. Conflitos interpessoais e concepções sobre a legitimidade da agressão: o que pensam as crianças e adolescentes portugueses?,3rd International Conference on Violence in Schools,Bordeaux,2006 (Comunicação).
53. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Boavida, J.. Relationship between religiosity and antisocial behaviours among portuguese adolescents ,III Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2006 (Poster).
54. Dias, Maria L. B. R. V. Afectos e desafectos no mundo da criança,I Simpósio Intervenção Precoce,Castanheira de Pêra,2006 (Comunicação).
55. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Religiosity and Antisocial Behaviours: A Study Among Portuguese Late Adolescents,26th International Congress of Applied Psychology,Athens,2006 (Comunicação).
56. Taborda Simões, M. C; Lima, L. N; Dias, Maria L. B. R. V. Adolescence: Crisis or change? Parental views,III Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2006 (Poster).
57. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Parents and Teachers as Predictors of Antisocial Behaviour in Adolescence,3rd International Conference on Violence in Schools,Bordeaux,2006 (Comunicação).
58. Taborda Simões, M. C; Lima, L. N; Dias, Maria L. B. R. V. Adolescence: Crisis or change? Parental views,5.ª Conferencia Internacional de la Red Europea de Investigación en Educación Familiar (ERNAPE),Oviedo,2005 (Comunicação).
59. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V; Lima, L. N; Carreiras, M. C. Antisocial Behaviour in adolescence: Are parents and teachers good predictors?,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação).
60. Boavida, J.; Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Pratiques religieuses et comportement antisocial chez les adolescents portugais,II Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
61. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Boavida, J.. Relationship between religiosity and antisocial behaviour among portuguese adolescents,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Poster).
62. Taborda Simões, M. C; Formosinho, M. D; Lima, L. N; Dias, Maria L. B. R. V. Représentations parentales sur l’adolescence et promotion de l’autonomie,X Congreso Internacional de Educación Familiar,Las Palmas de Gran Canaria,2005 (Comunicação).
63. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Boavida, J.. Relationship between religiosity and antisocial behaviour among portuguese adolescents,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação).
64. Taborda Simões, M. C; Lima, L. N; Dias, Maria L. B. R. V. Anti-social behaviour and emotional problems: Are parental assessments good predictors? ,II Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
65. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Lima, L. N. Conflitos interpessoais e concepções sobre a legitimidade da agressão: o que pensam as crianças e adolescentes portugueses?,III Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
66. Dias, Maria L. B. R. V. The Development of the Diachronic Approach and its Relationship with other Cognitive Competences,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação).
67. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Lima, L. N. Identifying young students at risk for antisocial behaviour and school dropout: The predictive power of teachers’ ratings,II Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
68. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Are teachers’ ratings of early behavioural problems good predictors for substance abuse in adolescence? ,II Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
69. Dias, Maria L. B. R. V. Diachronic Perspective Development. "Highlights in Developmental Psychology",1st Congress in Developmental Psychology,Lisboa,2005 (Comunicação).
70. Dias, Maria L. B. R. V. The construction of time: the contribution of the diachronic approach,II Mostra de Trabalhos de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação”. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2005 (Poster).
71. Dias, Maria L. B. R. V. Adolescência, Família e Prevenção Primária,Seminário de Avaliação “Prevenção …Que Estratégias?”,2004 (Conferência ou palestra).
72. Dias, Maria L. B. R. V. The construction of time: the contribution of the diachronic approach,IX Conference of the European Association for Research on Adolescence,Porto,2004 (Poster).
73. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C. Are teachers’ ratings of early behavioural problems good predictors for substance abuse in adolescence?,16th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP),Berlin,2004 (Comunicação).
74. Dias, Maria L. B. R. V. Adolescence: crise ou changement? Représentations des parents et des enseignants ,4ème Congrès de l’ Association Européenne de Psychopatologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA),Paris,2004 (Comunicação).
75. Dias, Maria L. B. R. V; Taborda Simões, M. C; Lima, L. N. Identifying young students at risk for antisocial behaviour and school dropout: The predictive power of teachers’ ratings,16th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP),Berlin,2004 (Poster).
76. Lima, L. N; Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Adolescence: crise ou changement? Représentations des parents et des enseignants ,4ème Congrès de l’ Association Européenne de Psychopatologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA),Paris,2004 (Comunicação).
77. Dias, Maria L. B. R. V; Boavida, J.; Taborda Simões, M. C. Pratiques religieuses et comportement antisocial chez les adolescents portugais,XXIXème Symposium de L’Association de Psychologie Scientifique de Langue Française, Adolescences d’Aujourd’hui,Caen,2004 (Poster).
78. Taborda Simões, M. C; Lima, L. N; Dias, Maria L. B. R. V. Anti-social behaviour and emotional problems: Are parental assessments good predictors?,16th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP),Berlin,2004 (Comunicação).
79. Taborda Simões, M. C; Dias, Maria L. B. R. V. Résolution de conflits interpersonnels,VI Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra, Mostra de Trabalhos “A Psicologia e as Ciências da Educação”,Coimbra,2004 (Poster).
80. Dias, Maria L. B. R. V. Résolution de conflits interpersonnels: réponses des enfants sur la légitimité de l’agression à des sujets plus jeunes ,16ème Cours Avancé des Archives Jean Piaget, « Faits, Normes et Développement Humain ,2003 (Poster).
81. Dias, Maria L. B. R. V. Mediação Familiar: definição e modelos,2001 (Conferência ou palestra).
82. Dias, Maria L. B. R. V. Mediação Familiar: da teoria à prática,2001 (Conferência ou palestra).
83. Dias, Maria L. B. R. V. O estudo da perspectiva diacrónica e o seu contributo para o desenvolvimento da criatividade,II Congresso Anual da ANEIS, Sobredotação: dinâmicas e projectos nacionais,Covilhã,2001 (Poster).
84. Dias, Maria L. B. R. V. Na era da educação pós-moderna: 1. Que pedagogias? 2. A atenção às relações interpessoais!”. ,5º Encontro da Associação de Professores e Educadores-APE/FESEV,Viseu,2000 (Conferência ou palestra).
85. Dias, Maria L. B. R. V. As Artes ao Serviço do Desenvolvimento,Colóquio: O Ensino das Artes e o Desenvolvimento,Coimbra,2000 (Comunicação).
86. Dias, Maria L. B. R. V. Sobredotação: pensar desafios, construir respostas,I Congresso Anual da ANEIS, Évora,2000 (Comunicação).
87. Dias, Maria L. B. R. V. Éduquer et former pour la créativité au XXIe siècle : l’importance de la perspective diachronique,5e Biennale Internationale Éducation et Formation,Paris,2000 (Comunicação).
88. Dias, Maria L. B. R. V. A educação pós-moderna: Uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas?” ,I Congresso Anual da ANEIS,Èvora,2000 (Comunicação).
89. Dias, Maria L. B. R. V. Educação pós-moderna e desenvolvimento, II Simpósio Educação e Desenvolvimento, do II Colóquio Nacional: Modelos Psicológicos e Intervenção em Contextos Educativos,Faro,1999 (Comunicação).
90. Dias, Maria L. B. R. V. Contributos para a análise da evolução do pensamento diacrónico,VII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, APPORT,Braga,1999 (Poster).
91. Dias, Maria L. B. R. V. A educação pós-moderna: uma resposta ao desenvolvimento e educação das crianças sobredotadas?,Seminário Crianças Sobredotadas-compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento,Lisboa,1999 (Comunicação).
92. Dias, Maria L. B. R. V. Lógica, analogia e conteúdo na resolução de problemas causais,Simpósio de Homenagem a Bärbel Inhelder, Sociedade Portuguesa de Psicologia,Lisboa,1998 (Poster).
93. Dias, Maria L. B. R. V. O desenvolvimento da capacidade de desenhar aos olhos das crianças,VI Conferencia Internacional: Evaluación Psicológica. Formas y Contextos,salamanca,1998 (Comunicação).
94. Dias, Maria L. B. R. V. A violência no contexto escolar,1998 (Conferência ou palestra).
95. Dias, Maria L. B. R. V. Étude des conceptions enfantines d’un processus évolutif: le développement des capacités de dessiner dans et hors de son histoire personnelle,15th advanced course of the Jean Piaget Archives, “Working with Piaget, in memoriam Bärbel Inhelder,1998 (Poster).
96. Dias, Maria L. B. R. V. A cibernética e a constituição da psicologia cognitiva,Convenção Anual da Associação dos Psicólogos Portugueses: Psicologia novos rumos,Évora,1997 (Comunicação).
97. Dias, Maria L. B. R. V. Aspectos visuais e dificuldades na leitura,V Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, APPORT,Braga,1997 (Poster).
98. Dias, Maria L. B. R. V. O quê e o porquê: raciocínio causal e aprendizagem da ciência,Aulas Abertas,Coimbra,1996 (Conferência ou palestra).
99. Dias, Maria L. B. R. V. Résolution et explication de problèmes causales: quelques facteurs explicatifs,Congresso The Growing Mind - Multidisciplinary Approaches,Geneva,1996 (Poster).
100. Dias, Maria L. B. R. V. Résolution et explication de problèmes causales: logique, analogie ou contenu?,Congresso La Relation entre Cognition et Émotion, XXVèmes Journées d´Études de l´APSLF,Coimbra,1995 (Poster).
101. Dias, Maria L. B. R. V. Resolução e explicação de problemas causais: Lógica, analogia e conteúdo,III Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação,Braga,1995 (Comunicação).
102. Dias, Maria L. B. R. V. A causalidade física - perspectivas teóricas,II Jornadas de Estudo da Sociedade Portuguesa de Psicologia/Desenvolvimento e Cultura,Lisboa,1995 (Comunicação).
103. Dias, Maria L. B. R. V. A Especificidade da Adolescência,1992 (Conferência ou palestra).
104. Dias, Maria L. B. R. V. O Adolescente na Escola e na Família,Jornadas Pedagógicas, Coimbra,1992 (Conferência ou palestra).
105. Dias, Maria L. B. R. V. O adolescente na família e na escola,Seminário O Adolescente e os seus problemas, integrado no Projecto Viva a Escola e no Projecto Vida,Mangualde,1992 (Conferência ou palestra).
106. Dias, Maria L. B. R. V. Educação: que caminho?,3º Congresso da FNE: Qualidade na Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).
107. Dias, Maria L. B. R. V. Intoxicações em crianças com idade escolar,Colóquio Uma Pedagogia para o Desenvolvimento-II ,Coimbra,1991 (Comunicação).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Dias, Maria L. B. R. V. Desafecto e comportamento anti-social: situações especiais de educação,2007.
2. Dias, Maria L. B. R. V. Are teachers’ ratings of early behavioural problems good predictors for substance abuse in adolescence? ,2006.
3. Dias, Maria L. B. R. V. Relationship between religiosity and antisocial behaviours among portuguese adolescents,2006.
4. Dias, Maria L. B. R. V. Anti-social behaviour and emotional problems: Are parental assessments good predictors? ,2006.
5. Dias, Maria L. B. R. V. Identifying young students at risk for antisocial behaviour and school dropout: The predictive power of teachers’ ratings,2006.
6. Dias, Maria L. B. R. V. Mediação Familiar,2004.
7. Dias, Maria L. B. R. V. Em Busca do Tempo Construído—Contributos da Perspectiva Diacrónica,2003.
8. Dias, Maria L. B. R. V. A causalidade física e a resolução de problemas na criança - lógica, analogia e conteúdo,1994.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. João Luís Santos Lôpa Freire Tourais Taborda , Papel paterno e desenvolvimento psicossocial na criança pré-escolar, 2011. Tese (Doutoramento em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra (Orientador).
2. Ana Mafalda de Castro e Pinho , O contexto educativo de creche como promotor do desenvolvimento psicológico da criança, 2011. Tese (Doutoramento em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Cláudia Patrícia Cardoso Coelho dos Santos Ferreira de Almei, A relação pais|filhos e a sua associação a valores interpessoais em estudantes do ensino superior., 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
2. Susie Frade Rocha Cavadas , Suporte Social e Comportamento Anti-Social – Estudo da Relação entre a Percepção do Suporte Social e a Manifestação da Conduta Anti-Social dos Adolescentes, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
3. Alice Murteira Morgado , Estrutura e relações familiares: Implicações para o desenvolvimento da socialização , 2010. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
4. Alice Machado Mendes , As Crenças Generalizadas de Confiança Interpessoal e a Conduta de Cooperação no Jogo “Dilema do Prisioneiro” em Crianças do 5º e do 6º ano de Escolaridade , 2010. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Co-orientador).
5. Lúcia Vanessa Fernandes Martinho , O Papel da Educação Parental no Comportamento Anti-Social dos Adolescentes, 2010. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
6. Iolanda de Fátima Cabral Soares , Problemas Emocionais na Adolescência e a sua Relação com o Desempenho Escolar, 2010. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
7. Tânia Sofia Moreira Pires , O Apoio de alunos universitários aos seus pares na Educação para a Saúde: um estudo exploratório, 2010. (Orientador).
8. Sandrina Antunes Marques , Estilos Educativos Parentais e Confiança Interpessoal em Crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação daescala CCCTB para a população portuguesa , 2010. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
9. Ana Isabel Araújo Peixoto , Os Padrões de Vinculação e o Autoconceito nas Relações Amorosas dos Jovens Adultos e seu Término, 2009. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
10. Renata Martins Pinho Ribeiro , Percepção do Suporte Social e sua Influência no Comportamento Anti-Social na Adolescência. , 2009. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
11. Elisabete Vieira , Qualidade de Vida das Crianças e Jovens Institucionalizados: Estudo Exploratório. , 2009. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
12. Antónia Botelho Ferreira , Contributos para uma escala de crenças generalizadas de confiança interpessoal, 2009. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Co-orientador).
13. Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo , Relações pais-filhos e comportamentos anti-sociais , 2008. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
14. Tânia Teresa Agra Vieira , Dificuldades de aprendizagem, Desempenho Escolar e Autoconceito , 2008. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
15. Rosa Helena Estrela Sena , Bullying: Violência e Agressividade entre Pares em Crianças do 2º Ciclo , 2008. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
16. Rosa Marisa Vieira da Silva , Educação Sexual e Multimédia, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Multimédia) - Universidade do Porto (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ticiana Lima da Costa Pinto , Sexualidade e deficiência mental , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
2. Tatiana Cardoso , Confiança Interpessoal e socialização, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
3. Ângela Matos , Estilos educativos parentais e sua relação com as crenças e práticas de violência doméstica , 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
4. Inês Gonçalves , Confiança Interpessoal - contributos para o aperfeiçoamento da sua avaliação, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
5. Maria de Fátima Ganilho Velho Pires , Violência Doméstica e Autoconceito, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
6. Elda Nunes , A percepção dos estilos parentais e a sua relação com ansiedade de desempenho, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
7. Ana Carolina de Souza e Silva , Expectativa e Satisfação das mães no parto e suas implicações durante a gravidez , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
8. Ana Pimenta, Autoconceito e sucesso escolar, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
9. Célia Oliveira , Desenvolvimento e Síndroma de Alienação Parental , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
10. Mariana Portocarrero Maia de Carvalho , Bem-estar psicológico e coping , 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
11. Paola Raphael Carvalho , A ocupação dos tempos livres e o sucesso escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
12. Rachel Campos César , Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Forense, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
13. Ana Catarina Dinis , Obesidade e vinculação, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
14. Liliana Patrícia Carvalho Reis , As Relações Pais/Filhos e o Auto-conceito em sujeitos com Deficiência Mental Ligeira, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
15. Denise Alexandra da Fonseca Pereira , Actividade lúdica e aprendizagem, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
16. Joana Margarida Pandeirada do Carmo , Competências sociais e sucesso escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
17. Marta Ferreira , Estilos de vinculação e sua relação com a violência doméstica, 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).
18. Tânia Raquel Bonito de Almeida , Concepções parentais acerca do desenvolvimento da criança , 2011. Dissertação (MIP - Psicologia da Educação, Desenvolvimento .e Aconselhamento) - Universidade de Coimbra- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Dias, Maria L. B. R. V. Participação por convite no Debate sobre “O Jogo e a Aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico”, moderado pela Professora Doutora Margarida Barros e pelo Professor Doutor Paulo Moreira, da Universidade Lusíada. Seminário de Educação Matemática - Universidade Lusíada, 2008.
2. Dias, Maria L. B. R. V. “Desenvolvimento e Educação”. Intervenção como Coordenadora do Sector do Ensino Superior do Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) e Delegada ao “VI Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação. Investir na Mudança – por mais educação e melhores escolas”, 2004.
3. Dias, Maria L. B. R. V. Intervenção como Delegada do SPZC ao “VI Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação. Investir na Mudança – por mais educação e melhores escolas”, 2004.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. L’Influence de la Perception des Relations Parents-Enfants dans le Comportement Antisocial. , 2010 (Congresso).
Nome do evento: XIIIe Congrès International de l’AIFREF, 17-19 Novembre.; Nome da Instituição: AIFREF; Cidade do evento: Firenze / Università degli Studi di Firenze.
2. Addictive and Violent Behaviours: Relationship with Religiosity. , 2008 (Congresso).
Nome do evento: VIII National Congress di Psicologia della Salute, 1-2-3-4 October 2008.; Nome da Instituição: Società Italiana di Psicologia della Salute; Cidade do evento: Rovigo / Itália.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 Desenvolvimento e Intervenção: Da teoria à prática, 2008 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: II Encontro Desenvolvimento e Educação – Escola e Família: encontros e desencontros; Cidade do evento: Coimbra / Auditório do Colégio de S. Teotónio.
2. Atelier 25 - Outros Significativos/Redes relacionais, 2007 (Conferência).
Nome do evento: XIème Congrès International d’Éducation Familiale (AIFREF); Cidade do evento: Coimbra.
3 Violence and Terrorism 3, 2005 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: 9th European Congress of Psychology.
4 Afectos e Sexualidade, 2005 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: 1º Encontro do Lugar dos Afectos; Cidade do evento: Aveiro / Centro de Congressos de Aveiro.
5 Da perspectiva jurídica à perspectiva psicológica, 2003 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: II Jornadas de Psicologia e Justiça; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Antisocial behaviours in adolescence and its underlying variables: Results from a sample of institutionalized young delinquents in Portugal. , 2013 (Congresso).
Nome do evento: Conferência da European Association of Psychology and Law (Setembro de 2013); Nome da Instituição: EAPL; Cidade do evento: Coventry / Coventry University..
2. The antisocial phenomenon in adolescence: Preliminary data from an investigation in developmental psychology, 2013 (Congresso).
Nome do evento: XIII Conferência da International Association of Forensic Mental Health Services (Junho de 2013); Nome da Instituição: International Association of Forensic Mental Health Services; Cidade do evento: Maastricht / MECC.
3. Antisocial Behaviour: A developmental review of different perspectives and models., 2012 (Congresso).
Nome do evento: Conference EAPL 2012, 10-13 April.; Nome da Instituição: EAPL; Cidade do evento: Nicosia / University of Cyprus.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
63

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
23
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
20
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
25
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
24
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
115

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
115

Total
Dados complementares
(Additional data)
49

Orientações
Orientations
36
Outros Trabalhos
Other production
3
Participação em Eventos
Event participation
10


Visualizações do curriculum [ 4167 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-08-2020 às 03:57:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (10)
 Co-authors listed in Degóis