Curriculum Vitae

Maria de Fátima Ferreira Borges da Silva

Data da última atualização »Last update : 07/10/2014


Maria de Fátima Ferreira Borges da Silva. Concluiu Masters in Education - Open University em 2002. Frequenta Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa desde 2009. É Assistente na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 9 itens de produção técnica. Actualmente coordena 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Ciências Exactas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ESP, Foreign Languages, Distance learning, collaborative learning, ePortfolio, Jogos didáticos, Assessment, Cacifo Digital, CLT e Collaboration.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8706598970379002


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Fátima Ferreira Borges da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, Fátima
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Praça 9 de Abril, 349
Porto
4249-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225071300
Correio electrónico: fsilva@ufp.edu.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2002 Mestrado
Master degree
Masters in Education (2 anos » years) .
Open University, Reino Unido.

1979-1981 Bacharelato
Bachelor degree
Bachelor of Arts (3 anos » years) .
University of the Witwatersrand, África do Sul.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Formação complementar ( studies)
2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Educação corporativa: educar para a competitividade.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Introdução à Gestão Automatizada de Bibliografia através de software livre.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
Pyramids and Fishbowls: How to prepare an Interactive seminar.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2008-2008 Outros
Others
Educação corporativa: educar para a competitividade.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2007-2007 Outros
Others
Educação corporativa: educar para a competitividade.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2004-2005 Curso de curta duração
Short course
Concepção e Desenvolvimento de Conteúdos para eLearning.
Nova Base, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Sensibilização para o eLearning.
Nova Base, Portugal.

1982-1982 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Higher Diploma in Education - Post-Graduate .
University of the Witwatersrand, África do Sul.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa
Set/2002-Actual Assistente

Universidade Fernando Pessoa
Set/1994-Ago/2002 Assistente

The Riley Institute of Languages and Commerce
Set/1985-Set/1995 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Fernando Pessoa
Set/2010-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


ESP (English for Specific Purposes)


Educação


elearning






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa
Set/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Medicina Dentária) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Medicina Dentária) 1º Sem(Docente)


Set/2012-Jul/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Medicina Dentária) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Medicina Dentária) 2º Sem(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Medicina Dentária) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 2º Sem(Docente)


Set/2010-Ago/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)


Set/2009-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 2º Sem(Docente)


Set/2008-Ago/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Análises Clínicas e Saúde Pública) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 2º Sem(Docente)


Set/2007-Ago/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa I (Ciências Farmacêuticas) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Análises Clínicas e Saúde Pública) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa I (Enfermagem) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Ciências Farmacêuticas) 2º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 1º Sem(Docente)
  • Língua Inglesa II (Enfermagem) 2º Sem(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade Fernando Pessoa
Mar/2008-Mar/2010
Membro de Conselho Pedagógico da Faculdade das Ciências Humanas e Sociais






Linhas de Investigação (Research fields)
1. ESP (English for Specific Purposes)
2. Educação
3. elearning
Objectivos»Goals: A importância do elearning no Ensino Superior e os meios de avaliação utilizados.




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, Fátima. 2014. Vamos jogar? Jogos com alunos de LE das Ciências da Saúde .  In Literatura & Jogo - narrativas, discursos, representações e mitos , ed. Patim, I. (coord.), Seabra, D., Estrada, R., Hilário, F.,(org), 259 - 270. ISBN: 978-989-680 . Lisboa: Editora Esfera do Caos .

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silva, Fátima; Patim, Isabel. 2011. "Acquisition of FL communication competence: use of the Sakai Drop Box as an ePortfolio", Cibertextualidades - Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos / Distance Education: Pedagogical Challenges, 4, ed. bilingue, 4: 89 - 102.
2. Silva, Fátima; Patim, Isabel. 2011. "Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do Cacifo Digital da Sakai como ePortfólio", Cibertextualidades - Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos / Distance Education: Pedagogical Challenges, 4, ed. bilingue, 4: 103 - 114.
3. Silva, Maria F. F. B.. 2005. "Collaborative Learning in Health Undergraduates", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 2, 2: 244 - 252.
4. Silva, Maria F. F. B.. 2004. "ESP teaching for learners in the Health Sciences Field", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 1, 1: 35 - 40.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Silva, Fátima. 2014. "Assessing Online Learning", Trabalho apresentado em EduLearn14, In EDULEARN14 Proceedings, Barcelona.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Reis, Pedro; Silva, Fátima. 2011. "Cibertextualidades - Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos / Distance Education: Pedagogical Challenges, 4, ed. bilingue". Porto. (Introdução)

Tradução
Translation
1. Cardina, Bruno; Francisco, Jerónimo; Reis, Pedro. 2011. "Fossos Geracionais na Aprendizagem Escolar: Nativos Digitais e Imigrantes Digitais". Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. (Artigo)
2. Silva, Débora C. S. e; Guimarães, Leda M. B. 2011. "Uma experiência de autoria, mediação pedagógica e pesquisa em EaD (Educação a Distância)". Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. (Artigo)
3. Rurato, Paulo. 2011. "As Características dos Aprendentes na Educação a Distância (EaD): Apresentação de um Instrumento e contextualização". Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. (Artigo)
4. Simonson, Michael. 2011. "Course Organization for Distance Education – UMT Approach". Porto: Edições Fernando Pessoa. (Artigo)
5. IEFP, IP e. C. 2011. "Estudo de Caso da UFP-UV (2010) “Utilidade e eficácia pedagógico- didáctica das plataformas de formação a distância” Projeto: “Gerir, conhecer, intervir” (cofinanciado pelo Programa Operacional Assistência Técnica (POAT), vertente FSE, do QREN)". Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. (Artigo)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, Fátima. Assessing Online Learning,Edulearn14,Barcelona,2014 (Comunicação).
2. Silva, Fátima. Vamos jogar? Jogos com alunos de LE das ciências da saúde,V Encontro de estudos sobre ciências e culturas: Literatura & Jogo – narrativas, discursos, representações e mitos,Ponte de Lima,2012 (Congresso).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Silva, Fátima. Inglês intermédio para bancários, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 12 semanas. Local: Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
2. Silva, Fátima; Reis, Pedro; Costa, Maria E. Internship-WSFiI , 2011 (Especialização), promovido por Universidade Fernando Pessoa e WSFiI-Lodz .
Duração: 2 semanas. Local: Universidade Fernando Pessoa, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Silva, Fátima. Material didático de apoio à docência de Inglês para fins específicos (Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária) ,2013. 
2. Silva, Fátima. Elaboração de objetos de aprendizagem de língua inglesa para estrangeiros,2012. 
3. Silva, Fátima. Material didático de apoio à docência de Inglês para fins específicos (área da saúde:Enfermagem e Ciências Farmacêuticas) ,2012. 
4. Silva, Maria F. F. B.. Material didático de apoio à docência de Inglês para fins específicos (área da saúde:Enfermagem e Ciências Farmacêuticas) ,2011. 
5. Silva, Maria F. F. B.; Costa, Maria E; Patim, Isabel. Material didático de apoio à docência de Inglês para fins específicos (área da saúde) ,2010. 

Edição técnica
Technical edition
1. Reis, Pedro; Silva, Fátima. Cibertextualidades - Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos / Distance Education: Pedagogical Challenges, ,2011 (Periódico).
Edição Bilingue Português/Inglês.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Vamos jogar? Jogos com alunos de LE das ciências da saúde, 2012 (Congresso).
Nome do evento: V Encontro de estudos sobre ciências e culturas: Literatura & Jogo – narrativas, discursos, representações e mitos; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Ponte de Lima / Universidade Fernando Pessoa.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
10

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
10


Visualizações do curriculum [ 2358 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-11-2017 às 13:07:16
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team