Curriculum Vitae

Marta Maria Cordeiro Lopes

Data da última atualização »Last update : 26/01/2017


Marta Maria Cordeiro Lopes. Em 2015 concluiu o doutoramento de Marketing no ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa e o mestrado em 1999, na mesma universidade, em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial. É professora Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no Instituto Superior de Gestão nas áreas de marketing. Tem uma vasta experiência internacional em empresas no Brasil e no Chile ligada à área de vendas e marketing. Colunista em diversos jornais colabora atualmente com o Jornal Económico na área da responsabilidade social corporativa. Sócia da empresa Wonders Consulting sediada em Cabo Verde, onde exerce funções de consultora em diferentes empresas desse país. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Economia, Gestão e Ciências Sociais nas áreas de Marketing, Responsabilidade social empresarial e Stakeholders.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7961131889835078


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Marta Maria Cordeiro Lopes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lopes, Marta
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515500
Correio electrónico: martamarialopes@gmail.com
Homepage: www.ulusofona.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2015 Doutoramento
Phd
Marketing (3 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1995-1999 Mestrado
Master degree
Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1989-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Comunicação Empresarial (4 anos » years) .
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2016-Actual Professor Auxiliar

Instituto Superior de Gestão
Set/2012-Actual Professor Auxiliar

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2006-Actual Professor Auxiliar





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2016-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Responsabilidade Social Empresarial






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior de Gestão
Set/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing Industrial e de Serviços(Docente)
  • Fundamentos de Marketing(Docente)


Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2010-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução ao Marketing(Docente)


Set/2006-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teoria de Marketing(Docente)


Set/2006-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing Internacional(Docente)


Set/2015-Fev/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Relações Públicas e Imagem(Docente)


Set/2007-Jun/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Atelier de Marketing(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Responsabilidade Social Empresarial
Objectivos»Goals: Desenvolver um projeto de investigação na área da responsabilidade que cruze informação de diversos países europeus..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Comunicação.
Palavras-chave: CSR - Corporate Social Responsibility; RSE - Responsabilidade Social Empresarial; Gestão de Stakeholders.




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2015 Vencedora do Ignite PhD ISCTE-IUL 2016 - Concurso de Comunicação de Ciência para Recém-Doutorados, ISCTE-IUL.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Lopes, Marta; António, Nelson. 2016. "Responsabilidade Social Empresarial em Portugal: Do Mito à Realidade. ", International Business and Economics Review, 7: 110 - 138.
Corporate Social Responsibility (CSR) in Portugal registered a significant increase inrecent years approaching other European countries. The companies was organized,created awards and promoted the concept. However, academic research was lessthen expected, being scarce, dispersed and residual. This article aims to identify themain organizations that promote CSR in Portugal, existing awards and rankings inaddition to positioning the country in the business and academic perspective. Thearticle is descriptive and exploratory, in a reflective and critical qualitative approach.This debate contributes to demystify CSR in Portugal, understand its evolution andreinforcing the importance of developing more extensive practices that allow effectivechange of behavior.






Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria Henriques, A Comunicação dos Festivais de Cinema nos Meios Digitais, 2014. Dissertação (Programação e Gestão Cultural) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Suely Fortes, Influência da Responsabilidade Social na Reputação Organizacional, 2016. Dissertação (Comunicação nas Organizações) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
2. Joana Reais, Gestão de Conflitos - Relacionamento e Satisfação dos stakeholders, 2016. Dissertação (Comunicação nas Organizações) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
3. Mariana Alves, Da Identidade Corporativa à Imagem Visual - Um estudo de caso, 2016. Dissertação (Comunicação nas Organizações) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Lopes, Marta. Participação no júri de Marta Oliveira. Análise de Impacto da Implementação de uma Estratégia de Inbound Marketing na Geração de Leads, 2016.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
1

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
5

Orientações
Orientations
4
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1


Visualizações do curriculum [ 530 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-11-2017 às 05:51:08
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team