Curriculum Vitae

Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca

Data da última atualização »Last update : 04/02/2019


Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca. É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 4 livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 12 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7742399690968775


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Instituto de Ciências da Educação
Av. do Campo Grande, 376
Lisboa
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515531
Fax: (+351)217515512
Correio electrónico: isabel.sanches.fonseca@ulusofona.pt
Homepage: www.ulusofona.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação (3 anos » years) .
Universite Lumiere Lyon 2, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1993 Mestrado
Master degree
Análise e Organização do Ensino (1,5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1978 Licenciatura
Licentiate degree
Literatura (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1963 Bacharelato
Bachelor degree
Magistério Primário (2 anos » years) .
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1984 Outros
Others
Profissionalização em exercício.
Direcção Geral do Ensino Básico, Portugal.

1974 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ensino de Deficientes Motores.
Direcção Geral do Ensino Básico, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/1997-Actual Professor Associado

Direcção Geral do Ensino Básico
Set/1984-Jul/1999 Professor Ensino Básico - 2.º ciclo

Escola Superior de Educação de João de Deus
Set/1989-Jul/1995 Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor

Universidade de Lisboa
Set/1987-Jul/1989 Assistente

Direcção Geral do Ensino Básico
Out/1963-Ago/1984 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Fonseca, Isabel R. S.; LOPES, GENY A. D. S. 2015. A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais. ed. 1, 1 vol.. Recife: Libertas.
2. Fonseca, Isabel R. S.. ed. 2014. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume III. ed. 1, ISBN: 978-989-757-022-3. Lisboa : Edições Universitárias Lusófonas.
3. Fonseca, Isabel R. S.. ed. 2013. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
4. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D; Mota, Anabela F; Santos, Álvaro. eds. 2012. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I ed. 1, 1 vol., ISBN: eISBN: 978-989-85. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Um livro aconselhado a todos os que queiram melhorar as suas práticas de sala de aula, numa vertente de Educação inclusiva.

5. Fonseca, Isabel R. S.. 2011. Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz”dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8881-90-0. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Investigação realizada na zona da Grande Lisboa, aos professores de apoio educativo, no 1º ciclo do Ensino básico.
6. Fonseca, Isabel R. S.. 2001. Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula. ed. 1, ISBN: 972-0-34216-1. Porto: Porto Editora.
7. Fonseca, Isabel R. S.. 1996. Necessidades Educativas Especiais e Apoios e Complementos Educativos no Quotidiano do Professor. ed. 1, ISBN: 972-0-34211-0. Porto: Porto Editora.
8. Fonseca, Isabel R. S.. 1995. Professores de Educação Especial. Da formação ás práticas educativas. ed. 1, ISBN: 972-0-34407-5. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Fonseca, Isabel R. S.. 2018. “Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem..  In O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)., 96 - 111. ISBN: 978-989-757-086-5. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
2. Fonseca, Isabel R. S.; Freitas, Ana. 2013. As diferenças que nos unem! Experiências de aprendizagem cooperativa em sala de aula.  In Para uma educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II, ed. Isabel Sanches, 19 - 49. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
3. Fonseca, Isabel R. S.; Dinis, Liliana. 2013. Entre possibilidades e potencialidades: a inclusão num centro de reabilitação e integração.  In Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 50 - 71. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
4. Fonseca, Isabel R. S.; Caseirito, Telma. 2012. Vamos Incluir na Educação Pré-escolar! As dificuldades de Linguagem, Autonomia, Socialização e Aprendizagem como fator desencadeante de uma educação inclusiva.  In Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I, ed. Sanches, Isabel; Costa, Margarida; França, Anabela; Santos, Álvaro, 204 - 221. ISBN: eISBN: 978-989-85. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Capítulo de livro útil para refletir e aplicar metodologias mais ativas na sala de jardim de infância.

5. Fonseca, Isabel R. S.. 2010. Au Portugal, le handicap comme tragédie. .  In Le Handicap au risque des cultures. Variations anthropologiques , 343 - 353. ISBN: 978-2-7492-1310-1. France: érès.
6. Fonseca, Isabel R. S.. 2009. Inclusão Educativa e Gestão Escolar. A colaboração do Professor de Apoio Educativo com a Gestão da Escola. .  In Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. , 279 - 309. ISBN: 978-972-8881-63-4. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
7. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2009. Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo.  In Educando o cidadão global. Globalização, Educação e novos modos de governação , ed. A. António, E. Estrela,C. Galego & A. Teodoro, 254 - 278. ISBN: 978 972 8881 63 4. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
8. Fonseca, Isabel R. S.. 2008. Conclusões do Colóquio Internacional «Pedagogia Universitária.  In Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior), 129 - 131. . LIsboa: Universidade Lusíada Editora.
9. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2008. Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva.O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer.  In Políticas Educacionais e Formação de Professores em Tempos de globalização, ed. Margarita Rodriguez & Maria de Lourdes Almeida, 107 - 148. ISBN: 978-85-98843-86-5. Brazil, Campo Grande-MS: Editora Ucdb.
10. Fonseca, Isabel R. S.. 2008. Em busca de indicadores de educação inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes no processo educativo do aluno considerado com necessidades educativas especiais.  In Actas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?”, 1 - 20. ISBN: 978-972-8036-96-6. Lisboa: Educa.
11. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2008. Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português.  In Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização, ed. M. Rodrigues e M. Almeida, 102 - 130. ISBN: 978-85-98843-86-5. Brasil: LIBER LIVRO .
12. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, A.. 2008. Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer..  In Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização, ed. M. Rodriguez e M. Almeida (Org.), 115 - 146. ISBN: 978-85-98843-86-5. Brasil: LIBER LIVRO EDITORA.
13. Fonseca, Isabel R. S.. 2007. Educação inclusiva: as práticas dos seus “actores”.  In Actas do XIV Colóquio Internacional da AFIRSE, ed. Educa, 1 - 20. ISBN: 978-972-8036-884. Lisboa: Educa.
14. Fonseca, Isabel R. S.. 2005. Viver e trabalhar com a diferença: os professores de apoio educativo a caminho de uma educação inclusiva.  In Formar professores, para que escola? Teorias e práticas, ed. José B. Duarte e Dulce Franco, 155 - 184. ISBN: 972-8881-11-8. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Fonseca, Isabel R. S.; Gil, Rita. 2017. "Osteogénese imperfeita: o desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso", Revista Plures Humanidades 18, nº1: 79 - 101.
2. Fonseca, Isabel R. S.; Patatas, Teresa. 2017. "Desafios da educação especial infantil em Angola", Revista Lusófona de Educação, 38: 63 - 79.
3. Fonseca, Isabel R. S.; Falcão, Ruthe. 2016. "A Ciranda da Inclusão. Promovendo o desenvolvimento e a interação num grupo de jardim-de-infância de que faz parte uma criança com autismo", Revista Espaço Pedagógico , nº1: 24 - 45.
4. Fonseca, Isabel R. S.; Alves, Isaura; Tavares, Cláudia. 2016. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. ", Revista EccoS  40, 40: 187 - 204.
5. Fonseca, Isabel R. S.; Siqueira, Leni. 2016. "A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo", Revista Comunicações  23, 3: 167 - 183.
6. Fonseca, Isabel R. S.. 2016. "Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário", Revista Lusófona de Educação, 34: 161 - 179.
7. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Gilda P.. 2016. "A inclusão no ensino secundário: conceções dos professores", Journal of Research in Special Educational Needs, 16(S1): 94 - 97.
8. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Gilda P.. 2016. "Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário", Journal of Research in Special Educational Needs, 16(S1): 94 - 97.
9. Fonseca, Isabel R. S.; Leal, Marcelino. 2014. "Português para todos: a aprendizagem da Língua portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão social.", Revista Lusófona de Educação, 27: 143 - 158.
10. Fonseca, Isabel R. S.. 2014. "“SOBREVOANDO” A DEFICIÊNCIA: DO QUE OS PORTUGUESES PENSAM AO QUE OS POLÍTICOS FAZEM", Interacções 10, 33: 217 - 235.
11. Fonseca, Isabel R. S.; Colaço, Claudia. 2013. "Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas", Revista Portuguesa de Educação  26, 1: 307 - 347.
12. Fonseca, Isabel R. S.; Vicente, Rosa. 2013. "Colmatando as Dificuldades Específicas da Linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância", Eccos Revista Científica, 31: 163 - 179.
13. Fonseca, Isabel R. S.; Pereira, Marta. 2013. "Aprender com a Diversidade: as metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula", Revista Nuances: Estudos sobre Educaçao http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702 20, 3: 118 - 139.
14. Fonseca, Isabel R. S.; Leal, Marcelino. 2012. "Português para todos: estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social", Entretextos, 46: 1 - 27.
15. Fonseca, Isabel R. S.. 2012. "Em busca de indicadores de educação inclusiva: práticas de colaboração do professor de apoio educativo com o professor da turma que “inclui” alunos considerados com necessidades educativas especiais", REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 1, Passo Fundo, jan./jun. 2012, p. 102-120, v.19,n.1 : 102 - 120.
Artigo importante para constatar como os professores de apoio educativo dizem que colaboram com os professore da classe regular.

16. Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva, na escola", Revista Lusófona de Educação 1, 19: 157 - 163.
Artigo resultante da investigação-ação realizada no âmbito do Mestrado em Educação especial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

17. Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2011. "Apoios Tecnológicos para Todos: Sonho ou Realidade? Contributo para o estudo dos Centros de Recursos em Tecnologias da Informação e Comunicação, para a Educação Especial. ", Revista Indagatio Didactica  3, 2: 34 - 54.
18. Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Educação inclusiva: a cooperação dos “atores” educativos e a emergência de um novo paradigma de escola", Entretextos, 41: 1 - 24.
19. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2010. "Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer", REP - Revista Espaço Pedagógico 1, 17 (1): 7 - 39.
20. Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Vencer barreiras. O acesso dos cegos à escolarização.", Entretextos, 21: 1 - 30.
21. Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Conceptualizando…De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitos", Entretextos, 18: 1 - 12.
22. Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem", Entretextos, 25: 1 - 30.
23. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2008. "Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico", O Professor, 97: 41 - 53.
24. Fonseca, Isabel R. S.. 2007. "Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial.", Revista Lusófona de Educação, 10, 10: 157 - 163.
25. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2007. "Procurando indicadores de Educação Inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo", REP-Revista Espaço Pedagógico 17, 1: 7 - 39.
26. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2007. "Procurando Indicadores de Educação Inclusiva: as Práticas dos Professores de Apoio Educativo", Revista Portuguesa de Educação, 20 (2): 105 - 149.
27. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2006. "Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos", Revista Lusófona de Educação, 08, 8: 63 - 83.
28. Fonseca, Isabel R. S.. 2006. "O meu direito à indignação", O Professor, 93: 8 - 10.
29. Fonseca, Isabel R. S.. 2005. "Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação acção à educação inclusiva", Revista Lusófona de Educação 1, 05: 127 - 142.
30. Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana X. 2004. "Práticas inclusivas no jardim de infância: da intervenção realizada em parceria junto de uma criança com neurofibromatose", Revista Lusófona de Educação, 03, 3: 109 - 123.
31. Fonseca, Isabel R. S.. 1995. "Professores de Educação especial: da formação às práticas educativas", O professor, 44: 44 - 52.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Fonseca, Isabel R. S.; Guedes, Renata. 2016. "O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso", Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, In As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores , Lisboa.
2. Fonseca, Isabel R. S.; Silva, Polliana. 2017. "A inclusão do estudante surdo no ensino superior: o que dizem os surdos?", Trabalho apresentado em IV Congresso Nacional Educação Conedu, In http://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID4134_08092017130812.pdf, Brasil.
3. Fonseca, Isabel R. S.; Gil, Rita. 2017. "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI - O projeto “Edulabs” na promoção do sucesso para todos", Trabalho apresentado em V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação, In Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação. https://drive.google.com/file/d/1firgp4mMy66pQ-CgEgLZdM1T5WkpRxWd/view, Lisboa.
4. Fonseca, Isabel R. S.; Falcão, Ruthe. 2017. "O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Crianças com Transtorno do espetro autista: conceções e práticas dos Docentes de Educação Especial", Trabalho apresentado em V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação, In Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação , Lisboa.
5. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2017. "A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos docentes de educação especial", Trabalho apresentado em A Escola: Dinâmicas e Atores , In Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
6. Fonseca, Isabel R. S.; Monteiro, Francisca. 2017. "Currículo, homogeneização do ensino e a patologização da educação escolar.", Trabalho apresentado em Educação, Inclusão e Inovação , In Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação , Lisboa.
7. Fonseca, Isabel R. S.; Guedes, Renata. 2016. "O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso", Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, In Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa.
8. Fonseca, Isabel R. S.; Santos, Geny. 2015. "A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta as concepção de professores e gestores.", Trabalho apresentado em XXII Colóquio da AFIRSE Portugal , In In T. Estrela (ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal, Lisboa.
9. Fonseca, Isabel R. S.; Melo, Kilma. 2014. "Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio.", Trabalho apresentado em XXII Colóquio da AFIRSE Portugal , In In T. Estrela (ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal , Lisboa.
10. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2013. "Motivações e representações dos Professores de Educação Especial: um contributo para o seu estudo", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa.
11. Fonseca, Isabel R. S.; Teixeira, Rodrigo. 2014. "Sim, NÃO FALO, MAS COMUNICO… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. ", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar, In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real.
12. Fonseca, Isabel R. S.. 2014. "Utilização das TIC em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no Pré-Escolar: a perspetiva dos professores", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar , In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. , Vila Real.
13. Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana. 2011. "Poderão ser as práticas de Educação Inclusiva uma estratégia de formação para os valores? Intervenção num grupo/turma que inclui um aluno com défice cognitivo", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF "Deontologia, Ética e valores na Educação - Utopia e Realidade", In Actas do XVIII Colóquio AFIRSE, Lisboa.
14. Fonseca, Isabel R. S.; Figueiredo, Teresa. 2010. "A Flexibilização Curricular e a Construção da Escola Inclusiva. Estudo de caso", Trabalho apresentado em V Colóquio Luso-Brasileiro “Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas”, In Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas, Porto.
15. Fonseca, Isabel R. S.; Santos, Álvaro. 2009. "Estágio em contexto de trabalho de um aluno considerado com necessidades educativas especiais ", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF “A escola e o mundo do trabalho” , In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, “A escola e o mundo do trabalho”, Lisboa.
16. Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "A formação de professores para uma educação inclusiva. O “caso” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, Lisboa.
17. Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2009. "Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento. Os CRTIC promotores da equidade no mundo do trabalho? ", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF " A escola e o mundo do trabalho", In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF " A escola e o mundo do trabalho", Lisboa.
18. Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2009. "Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, In Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, Lisboa.
19. Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "O Professor de Apoio Educativo como mediador de aprendizagens. Práticas de colaboração do Professor de Apoio Educativo com o Professor da classe a que pertence o aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais", Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional,, In Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, Lisboa.
20. Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "Em busca de indicadores de educação inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes no processo educativo do aluno considerado com necessidades educativas especiais", Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF , In Actas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?”, Lisboa.
21. Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "Conclusões de Colóquio Internacional ", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional «Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior), In Actas de Colóquio Pedagogia Universitária, Lisboa.
22. Fonseca, Isabel R. S.. 2007. "Educação inclusiva: as práticas dos seus “actores”", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional da AFIRSE, In Actas do XIV Colóquio Internacional da AFIRSE, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Fonseca, Isabel R. S.. 20 jul. 2013. "Educação inclusiva…A emergência de um novo paradigma de Escola? " Boletim Pró-Ordem dos Professores, 75, 6., 6 - 6.
O artigo reflete sobre a necessidade de mudança do paradigma de escola.
2. Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 20 ago. 2009. "Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico" O Professor, 41 - 53.
3. Fonseca, Isabel R. S.; Brites, Isabel; Duarte, Rosa S. 20 abr. 2009. "Parecer sobre o projecto de Decreto-lei da Educação Especial e do Apoio Sócio-Educativo" Revista Lusófona de Educação, 153 - 157.
4. Fonseca, Isabel R. S.. 31 jul. 2006. "O meu direito à indignação" Revista O Professor, 93, 8 - 9.
5. Fonseca, Isabel R. S.; Cordeiro, Madalena. 30 set. 2005. "Práticas de educação inclusiva: o envolvimento da família em intervenção precoce" Cadernos de educação de infância , 14 - 22.
6. Santos, Amélia; Fonseca, Isabel R. S.. 30 abr. 2005. "Práticas de educação inclusiva. Aprender a incluir a criança com paralisia cerebral e sem comunicação verbal no jardim de infância" O Professor, 44 - 63.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Fonseca, Isabel R. S.. 2013. "Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II". Lisboa. (Introdução)
2. Fonseca, Isabel R. S.. 2012. "Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I". Lisboa. (Apresentação)
3. Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2011. "Revista Lusófona de Educação". Lisboa. (Editorial)

Tradução
Translation
1. Fonseca, Isabel R. S.. 2016. "O tempo dos saberes", 89 pp.. Lisboa: Edições universitárias lusófonas. (Artigo)
2. Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios na Europa? ", 14 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
3. Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios na Europa? ", 23 pp.. Lisboa: Edições Lusófonas. (Artigo)

4. Fonseca, Isabel R. S.. 2006. "Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência? ", 8 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
5. Fonseca, Isabel R. S.. 2005. "O que as situações de deficiência e a educação inclusiva dizem às Ciências da Educação", 16 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
6. Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "Os indicadores internacionais para a educação inclusiva.Entre a estratégia ambígua e a convergência dos sistemas de informação", 10 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
7. Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "A experiência dos IUFM na França (1991-2004). Balanço sócio-histórico e perspectivas". Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
8. Fonseca, Isabel R. S.. 2003. "A inclusão escolar das crianças e adolescentes em situação de "handicap": uma revolução cultural necessária ou do "homo sapiens" ao "homo socians"", 14 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Fonseca, Isabel R. S.. 2016. "Diálogos - A fratria nas situações de deficiência", 10 pp.. Lisboa: CeiED.
2. Fonseca, Isabel R. S.; Paulo, Elisabete. 2014. "Recensão crítica de Gardou, Ch. (2012). "La société inclusive, parlons-en!. Il n’y a pas de vie minuscule. Toulouse: Editions Érès (167 págs).", 8 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
3. Fonseca, Isabel R. S.. 2013. "Orientações Doutoramento", 356 pp.. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
4. Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Diálogos", 17 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
5. Fonseca, Isabel R. S.; Brites, Isabel; Duarte, Rosa S. 2004. "Parecer sobre o Projecto de Decreto-lei da Educação Especial e dos Apoios Educativos", 5 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
6. Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "Recensão crítica de Gardou, Charles "Connaître le handicap, reconnaître la personne"", 4 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Fonseca, Isabel R. S.. A investigação em Educação inclusiva: perspetivas e desafios,2013 (Comunicação).
2. Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação Inclusiva: olhar a diferença numa perspetiva inclusiva,2012 (Conferência ou palestra).
3. Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação Inclusiva: um "olhar" sobre o "ontem" virado para o "hoje",2012 (Conferência ou palestra).
4. Fonseca, Isabel R. S.. Removendo as “pedrinhas” do caminho: aprender … fazendo boas Práticas de Educação inclusiva,2012 (Comunicação).
5. Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação inclusiva: olhar a diversidade numa perspetiva inclusiva,2012 (Conferência ou palestra).
6. Fonseca, Isabel R. S.. Da integração à inclusão escolar: breve perspetiva histórica,2011 (Conferência ou palestra).
7. Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. Inclusão Digital numa escola para todos,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação).
8. Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana X. Poderão ser as práticas de Educação Inclusiva uma estratégia de formação para os valores? Intervenção num grupo/turma que inclui um aluno com défice cognitivo.,XVIII Colóquio AFIRSE – “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade” ,Lisboa,2010 (Comunicação).
9. Fonseca, Isabel R. S.; Figueiredo, Teresa. A Flexibilização Curricular e a Construção da Escola Inclusiva. Estudo de caso.,V Colóquio Luso-Brasileiro “Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas,Porto,2010 (Comunicação).
10. Fonseca, Isabel R. S.; Moita, Fátima. A educação inclusiva e a hiperactividade no Jardim de Infância,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação).
11. Fonseca, Isabel R. S.; Caseirito, Telma. Vamos Incluir na Educação Pré-escolar! As dificuldades de Linguagem, Autonomia, Socialização e Aprendizagem como factor desencadeante de uma educação inclusiva,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação).
12. Fonseca, Isabel R. S.; Godinho, Susana. Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação).
13. Fonseca, Isabel R. S.; Colaço, Claudia. Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação).
14. Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento – Os CRTIC promotores da equidade no mundo do trabalho? ,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho”,Lisboa,2009 (Comunicação).
15. Fonseca, Isabel R. S.. Questionando a Educação Inclusiva. Sessão de Abertura do Seminário,II Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2009 (Comunicação).
16. Fonseca, Isabel R. S.. A formação de professores para uma educação inclusiva: o “caso” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho” ,Lisboa,2009 (Comunicação).
17. Fonseca, Isabel R. S.; Santos, Alvaro. Estágio em contexto de trabalho de um aluno considerado com necessidades educativas especiais – Estudo de caso,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho” ,Lisboa,2009 (Comunicação).
18. Fonseca, Isabel R. S.. Conclusões do colóquio internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão",2009 (Comunicação).
19. Fonseca, Isabel R. S.; Vaz, Inês. Desafios da aprendizagem cooperativa. Procurando ultrapassar as Disfunções Motoras,II Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2009 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Fonseca, Isabel R. S.. "Educação de surdos intercultural: o bilinguismo em questão”,2018 (Oficina / Organização).
2. Fonseca, Isabel R. S.. Colóquio “Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido: 50 anos de presença nas sociedades”,2018 (Congresso / Outra).
3. Fonseca, Isabel R. S.. Seminário Internacional “Educação Inclusiva – Atitudes que transformam”,2018 (Seminário / Organização).
4. Fonseca, Isabel R. S.. “Educação Social e Intervenção comunitária”,2018 (Seminário / Organização).
5. Fonseca, Isabel R. S.. ”A constituição da subjetividade da criança surda, pelo olhar da psicanálise",2018 (Conferência / Organização).
6. Fonseca, Isabel R. S.. Educação Social e Intervenção Comunitária,2018 (Seminário / Organização).
7. Fonseca, Isabel R. S.. - VI Seminário de Educação inclusiva, em 5 de outubro 2013,2013 (Congresso / Organização).
8. Fonseca, Isabel R. S.. - V Seminário de Educação inclusiva, em 26 e 27 de outubro 2012,2012 (Congresso / Organização).
9. Fonseca, Isabel R. S.. - Ação de formação contínua “Educação inclusiva”, 26 de maio e 09 de junho ,2012 (Outro / Organização).
10. Fonseca, Isabel R. S.. - IV Seminário de Educação inclusiva, 21 e 22 de outubro de 2011,2011 (Congresso / Organização).
11. Fonseca, Isabel R. S.. Avaliação de Desempenho dos Professores,2010 (Congresso / Organização).
12. Fonseca, Isabel R. S.. I Encontro nacional de jovens Investigadores em Educação (I ENJIE), Desafios teóricos e metodológicos.,2010 (Congresso / Outra).
13. Fonseca, Isabel R. S.. - Ação de formação contínua “Educação inclusiva” ,2010 (Outro / Organização).
14. Fonseca, Isabel R. S.. - III Seminário de Educação Inclusiva Sexta, 22 e 23 Outubro 2010,2010 (Congresso / Organização).
15. Fonseca, Isabel R. S.. XVIII Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade,2010 (Congresso / Outra).
16. Fonseca, Isabel R. S.. - II Seminário de Educação Inclusiva, 10 de outubro de 2009,2009 (Congresso / Organização).
17. Fonseca, Isabel R. S.. Avaliação de Desempenho, Formação e Dinâmica de carreiras,2009 (Congresso / Organização).
18. Fonseca, Isabel R. S.. XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF «Tutoria e Mediação em Educação: novos desafios à Investigação Educacional»,2008 (Congresso / Outra).
19. Fonseca, Isabel R. S.. - Colóquio Internacional «DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO: Construindo um outro paradigma de Escola»,2008 (Congresso / Organização).
20. Fonseca, Isabel R. S.. Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior),2008 (Congresso / Outra).
21. Fonseca, Isabel R. S.. - I Seminário de Educação Inclusiva, 11 de outubro de 2008,2008 (Seminário / Organização).
22. Fonseca, Isabel R. S.. 4.º Colóquio de Ciências da Educação,2003 (Congresso / Outra).
23. Fonseca, Isabel R. S.. 2.º Colóquio de Ciências da Educação - Igualdade e Diferença numa Escola para Todos - Contextos, Controvérsias, Perspectivas,2001 (Congresso / Organização).
24. Fonseca, Isabel R. S.. 1.º Colóquio de Ciências da Educação - Educar Promover Emancipar: os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória,2000 (Congresso / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Fonseca, Isabel R. S.. Deixem-me viver como sou e com todos os meus amigos...Os professores de apoio educativo na caminhada para uma educação inclusiva, promotora do sucesso de todos e de cada um,2007.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Geny Alexandre dos Santos, Por que não eu? Trajetórias de sucesso acadêmico nos meios populares, 2019. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
2. Antonio de Lellis Ramos Rodrigues, DESAFIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Um estudo sobre as perceções de gestores, alunos e seus responsáveis familiares, na rede pública municipal de Jacundá-Pará. Estudo de caso., 2019. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
3. Maria Margarida Dias Costa, Ser Docente de Educação Especial: um ideal a cumprir e um desafio a vencer. Um contributo para o estudo das suas práticas., 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
4. Anabela França Mota, Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Rita Gil, Escola do Futuro, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
2. Danielle Nunes Martins Prado, Professores de Apoio Educativo. Práticas de colaboração com o professor da turma, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Bolseiro(a) de Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
3. GIANNI SILVA SANTANA, INCLUSÃO EDUCATIVA O trabalho colaborativo entre terapeutas da fala, docentes de educação especial e pais de crianças com perturbações da linguagem, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
4. RUTHE ELZA BEZERRA DA SILVA FALCÃO, O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO, 2016. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. MARIA LUCIMAR DA SILVA FREIRE, O IMPACTO DA LEGISLAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: percepções dos professores de uma escola pública brasileira, 2019. (Co-orientador).
2. EDNALVA PEREIRA DOS SANTOS, O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: ESTUDO DE CASO , 2019.
3. Vanessa Amado, O treino da performance musical de uma criança com dispraxia psicomotora: desafios e benefícios, 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
4. ANA KARINA VERDE SAMPAIO MENDES, RELEVÂNCIA DO APRENDIZADO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: percepção dos discentes e dos docentes de um Centro de Ensino e de Apoio à Pessoa Surda, 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Co-orientador).
5. EDJANE DOS SANTOS DE JESUS SANTANA, CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE DE ENSINO PRIVADO, 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Co-orientador).
6. Darlene Cordovil de Vasconcellos Dias, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA FORMAÇÃO DOCENTE À PRÁTICA PEDAGÓGICA OPINIÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
7. SIMONE SOARES NAIRNE, A EVASÃO ESCOLAR NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO INTERIOR DO PARANÁ. ESTUDO DE CASO, 2018. Bolseiro(a) de Universidade Federal da Paraíba (Orientador).
8. MARIA APARECIDA SILVA DE OLIVEIRA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÃO PEDAGÓGICA NUMA TURMA ONDE ESTÁ INCLUÍDO UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
9. Anabela Adelaide Caeiro Carvalho, Comunicar para incluir. O processo de inclusão de uma criança com Paralisia Cerebral num grupo de Jardim de Infância , 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
10. LENI PORTO COSTA SIQUEIRA, Atendimento Educacional ao Aluno com Autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Estudo de caso múltiplo , 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
11. POLLIANA BARBOZA DA SILVA, A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO SUPERIOR: das percepções de estudantes surdos e seus professores às práticas de sala de aula. Estudo de caso., 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
12. RENATA WANDERLEY GUEDES, O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. ESTUDO DE CASO., 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
13. RITA ISABEL LOURENÇO GIL, OSTEOGENESE IMPERFEITA O DESAFIO DE GERAR E GERIR FACILITADORES ESTUDO DE CASO, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
14. Fábio Costa, INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BAYEUX – PB/BRASIL, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Co-orientador).
15. KILMA GOUVEIA DE MELO, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM AUTISMO, NA SALA DO ENSINO REGULAR: das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
16. GEYSON LIMA DE CARVALHO, A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: das suas concepções às suas práticas, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
17. Ana Paula Alves Rodrigues, A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, 2015. (Orientador).
18. Geny Alexandre dos Santos, A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
19. Isaura Alves, Aprendizagem Cooperativa como prática pedagógica inclusiva, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
20. ANA CRISTINA CARVALHO CHAINHO, Cooperar para atingir o sucesso: , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
21. Rodrigo Leote Teixeira, A Comunicação Aumentativa como Facilitador da Participação num Grupo de Jardim de Infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
22. Clarinda Coelho Costa, Promovendo a participação e a autonomia através da cooperação, num grupo de jardim-de infância, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto realizado para finalização do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. Finalizado.

23. Sandra Rosa Baldin, Inclusão escolar de alunos surdos: concepções de alunos surdos e ouvintes, professores, tradutores/intérpretes e gestor, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
24. Anabela França Mota, Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo do Ensino Básico, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. FRANCISCA REGINA DE SÁ TELES, A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS: percepção de alunos surdos e seus professores, 2019. (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Em curso
Ongoing
1. LIDUINA DE SOUSA, FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO MÉDIO: uma análise reflexiva das vozes dos professores, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Micaela Parreira Pereira, Quando dói ouvir o fado na voz de uma criança... A inclusão de um jovem vítima de maus tratos na infância que intui ser filho de ninguém., 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, utilizando como metodologia a investigação-ação. Trabalho finalizado.
2. Inês Sofia Jardim Figueira, As dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e a educação inclusiva: o desafio de uma turma do 2º ano de ensino básico, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. Trabalho finalizado.
3. Ruthe Elza Bezerra da Silva, A ciranda da inclusão. Promovendo desenvolvimento e a participação num grupo de Jardim-de-Infância de que faz parte uma criança com autismo, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, utilizando como metodologia a investigação-ação.
4. Maria Teresa de Jesus Pereira de Figueiredo, Uma escola para todos: Práticas, estratégias e metodologias, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Trabalho finalizado.
5. Liliana Patrícia Antunes Dinis, Abrindo as festas do portão. A inclusão num Centro de Reabilitação e Integração, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. .
6. Sofia Margarida Dias Caetano, Hiperatividade, desafio da prática pedagógica, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Trabalho finalizado.
7. Vicência José Pacífico Dias Melo, Intervir com e para todos diferenciando e cooperando numa turma de 1º Ciclo que inclui uma aluna com diagnóstico de paralisia cerebral, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Trabalho finalizado.
8. Telma Sofia Monteiro Véstia, Aprendizagens significativas para todos. A inclusão na sala de aula de Inglês, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. .
9. Emília Augusto Reis Alcéu da Cruz Antunes, Aprendizagem cooperativa: uma estratégia para a inclusão de todos na sala de aula, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto realizado no âmbito do Mestrado Em Educação Especial: Domínio Cognitivo e motor, utilizando como metodologia a investigação-açao. Trabalho finalizado.
10. Irina Silva Cunha Reis, Era uma vez...na era da inclusão. Superando lacunas inerentes a um diagnóstico de microcefalia no 3º ciclo do Ensino Básico, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio cognitivo e motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. Trabalho finalizado.
11. Isabel Maria Alves Ferreira, Construindo “Pontes” para a inclusão Um projeto de ensino/aprendizagem cooperativa, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia a investigação-ação. .
12. Sandra Isabel Martins Magalhães Lopes, A aprendizagem cooperativa como estratégia promotora de inclusão no 1º Ciclo, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação especial: domínio cognitivo e motor, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Trabalho finalizado.
13. Ana Beatriz Simões Pereira, Promover a inclusão através de uma pedagogia diferenciada centrada na cooperação, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
14. Ana Maria de Matos Alves Ferreira, Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
15. Beatriz Casimiro Jacó, A trilogia do sucesso: a educação inclusiva, a investigação-acção e a intervenção no grupo, atendendo à sua diversidade, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
16. Ana Maria de Matos Alves Ferreira, Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Foi desenvolvido como trabalho de finalização de mestrado um Trabalho de Projeto, na modalidade investigação-ação.
17. Ana Cristina Passeiro Azinheira, A aprendizagem cooperativa como estratégia de inclusão no 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
18. Ana Cristina Martins Freitas, As diferenças que nos unem! Estratégias de aprendizagem cooperativa em sala de aula, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
19. Sara Esteves Martins, Amanhecer para uma nova realidade: Uma experiência de educação de todos, com todos e para todos, no 1º ciclo do ensino básico, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
20. Marcelino António Araújo Leal, Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
21. Sandra de Jesus da Avó Catarino, Com e no grupo, eu consigo aprender” Uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
22. Telma Lopes Caseiro, Vamos incluir na educação Pré-Escolar ! As dificuldades de linguagem, autonomia, socialização e aprendizagem como factor desencadeante de uma educação inclusiva., 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
23. Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira, O esforço em conjunto dá sempre resultado – Modificar comportamentos e promover a autonomia através da cooperação, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
24. Derly das Dores Silva, Trabalhar, brincar e crescer juntos na escola que é de todos, para desenvolver competências sociais e cognitivas, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
25. Ida Gaspar, O ensino regular e a educação especial na construção de uma cultura inclusiva uma experiência de sucesso e de práticas partilhadas, numa sala de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
26. Sandra de Jesus da Avó Catarino, Com e no grupo, eu consigo aprender. Uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
Foi desenvolvido para trabalho final de mestrado um Trabalho de Projeto, na modalidae investigação-ação.
27. Susana Patrícia Godinho Crespo, Aprender a incluir em contextos de sala de aula do 1º ano de escolaridade, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
28. Ida Gaspar, O ensino regular e a educação especial na construção de uma cultura inclusiva uma experiência de sucesso e de práticas partilhadas, numa sala de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
29. Francisco Manuel Rabaça Madeira, Promovendo uma interacção inclusiva, numa turma do 3º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
30. Catarina Maria Coelho Serrão, Aprender a incluir na educação pré-escolar, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
31. Anabela Coentro Vicente da Silva Laranjo, Partilhar saberes e experiências. Uma experiêncua de aprendizagem cooperativa, numa turma de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
32. Rita Isabel Taniças Silveira, Da unidade de multideficiência para a turma, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
33. Maria Madalena André Carapeto, A socialização e inclusão de crianças consideradas com necessidades educativas especiais numa sala de Jardim de Infância, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
34. Marcelino António Araújo Leal, Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
35. Marta Cristina Varela Pereira, Aprendendo a lidar com a diversidade. Implementação de metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
36. Lucrécia Rosa Marques Dionísio, As dificuldades de aprendizagem referentes a disturbios emocionais severos, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
37. Cláudia Sofia Pais Tavares Ferreira Colaço, Diferenciação Pedagógica Inclusiva – Aprendizagem Cooperativa em Língua Portuguesa Como Meio Impulsionador da Mudança, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
38. Suzana Maria Silva Estrela Godinho, Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
39. Margarida Paula Adrião Numes Policarpo, Incluindo alunos com défice cognitivo na sala de aula através das aprendizagens académicas e sociais, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
40. Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo Vicente, Colmatando as dificuldades específicas da linguagem do grupo e com o grupo de jardim de infância, 2010. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
41. Fátima do Rosário Varela Félix Moita, A educação inclusiva e a hiperactividade no jardim-de-infância, 2010. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
42. Lénia Isabel de Gouveia Vieira , Uma Porta aberta para o Mundo e para a Sociedade –A inclusão de uma jovem com paralisia cerebral, em contexto escolar, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
43. Inês Soares Vaz, Desafios da Aprendizagem Cooperativa. Procurando ultrapassar as Disfunções motoras, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
44. ISABEL DE LURDES SOUSA PEREIRA, Ultrapassando as dificuldades da Dislexia através da Arte, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
45. Maria João dos Santos Andrade Figueira, Socializar através das Aprendizagens – Um projecto de Investigação/acção desenvolvido para a turma de uma aluna considerada com síndrome alcoólica fetal”, 2008. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
46. Tânia Cristina Vieira Pestana, Brincando e Aprendendo: espaço para aprendizagens inclusivas – Procurando ultrapassar o estigma das perturbações do espectro autista. , 2008. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Margarida Dias Costa. SER DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM IDEAL A CUMPRIR E UM DESAFIO A VENCER UM CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DAS SUAS PRÁTICAS, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Isabel Palmeira Mota Ferreira Camalhão . Estratégias de Ensino/Aprendizagem dos docentes do Ensino Regular e Educação especial de alunos com paralisia cerebral, 2018. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
3. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Carla Flôr. A Interação Entre os Docentes de Educação Especial e os Docentes Titulares de Turma nas perspetivas de Atores Educativos de escolas do Funchal, 2017. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
4. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Djailton Pereira da Cunha . FUNDAMENTOS MULTIPARADIGMÁTICOS DA FORMAÇÃO HUMANA: Contribuições dos paradigmas transpessoal, intercultural e da espiritualidade para a educação no Brasil e na França, 2017.
5. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de VANDA ISABEL GONÇALVES PIMENTÃO JORGE. LA INCLUSIÓN DE ALUMNOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES: Actitudes de los Profesores de 3º ciclo de Educación Primaria., 2015. Tese (Programa de Doctorado: Intervención Psicopedagógica e Educación Especial) - Universidade de Badajoz.
6. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Fernanda Coelho. O papel do psicólogo na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais , 2015. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
7. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Vanda Isabel Gonçalves Pimentão Jorge. La inclusion de alumnos com necessidades esducativas especiales:actitudes de los professores de 3º ciclo de Educación primária, 2015. Tese (Doctorado em Educación) - Universidade de Badajoz.
8. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Esmeralda Maria Gomes do Espírito Santo. O Manual Escolar e a Curiosidade pelo Saber. Estratégias Pedagógicas em Manuais de Língua Materna (7º/10º anos), , 2014. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
9. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Anabela França Mota. Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
10. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Luís Afonso Martins. Perturbaciones emocionales y autoconcepto en relación con el rendimiento académico de los alumnos de la Enseñanza Secundaria del distema educativo portugués, 2012. Tese (Programa de Doctorado: Intervención Psicopedagógica e Educación Especial) - Universidade de Badajoz.
11. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Gabriela Fadário de Carvalho Canastra. Transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais: percepção de actores, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
12. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira. A Vida Escolar e Social dos Alunos com deficiência Auditiva: o Impacto das Tecnologias de Apoio, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
13. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Encarnação de Sousa Caetano Martins Silva. Estilos parentais e Sobredotação, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusíada Porto.
14. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Gracinda Cruz Machado Sousa. O aluno com Deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no Ensino Básico. Estudo de caso: o concelho de Guimarães, 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Mestrado
Master degree
1. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Patrícia Carla Nascimento dos Santos. Desempenho escolar na criança com transtorno de Défice de Atenção/Hiperatividade, 2018.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria do Carmo Delgado. Deficiência motora - cooperação e afetos, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
3. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Beatriz Casimiro Jacó. A trilogia do sucesso: a educação inclusiva, a investigação-acção e a intervenção no grupo, atendendo à sua diversidade, 2011.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de SEVERINO SILVESTRE DA SILVA. A ESCOLA E A EXCLUSÃO SOCIAL: consequências do fracasso escolar nos percursos de vida de jovens e adultos pouco escolarizados dos meios populares da Zona da Mata de Pernambuco- Brasil, 2013. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Anabela de Jesus Ribeiro França Mota. Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2012.
3. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Encarnação de Sousa Caetano Martins Silva. Estilos parentais e Sobredotação, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
4. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira. A Vida Escolar e Social dos Alunos com deficiência Auditiva: o Impacto das Tecnologias de Apoio, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
5. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Gabriela Fadário de Carvalho Canastra. Transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais: percepção de actores, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
6. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Gracinda Cruz Machado Sousa. O aluno com Deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães, 2007. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Conferência de encerramento “Desafiando a escola de hoje: a educação Inclusiva de alunos com transtorno do espetro autista”, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática; Nome da Instituição: Departamento Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
2. Conferência de abertura: “Olhar" e pensar a inclusão socioeducativa: a conquista da autonomia, da participação e do sucesso na escola, 2017 (Congresso).
Nome do evento: I Seminário “A Escola Inclusiva: Desafios; Nome da Instituição: Inspecção Geral de Ensino; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Educação Especial – perspetivas de mudança no século XXI, 2017 (Congresso).
Nome do evento: I Encontro de Educação Especial: Diálogos Pontes Mudanças; Nome da Instituição: Almada Forma/Biblioteca FCT; Cidade do evento: Almada / Biblioteca FCT.
4. Educação Inclusiva: uma outra forma de “olhar” e pensar a participação na escola., 2017 (Congresso).
Nome do evento: Congresso nacional Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas, Debate e Inovação; Cidade do evento: Almada / Instituto Superior de Educação Jean Piaget.
5. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Crianças com Transtorno do espetro autista: conceções e práticas dos Docentes de Educação Especial, 2017 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE).
6. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos docentes de educação especial, 2017 (Congresso).
Nome do evento: XXIV Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE; Nome da Instituição: Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
7. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI - O projeto “Edulabs” na promoção do sucesso para todos, 2017 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE)..
8. Formação de professores e diversidade na sala de aula., 2017 (Congresso).
Nome do evento: Porto International Conference on Research in Education; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação.
9. Diversidade na escola e na sala de aula: como gerir, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Centro Universitário Moura Lacerda ; Cidade do evento: Ribeirão Preto - Brasil / Centro Universitário Moura Lacerda .
10 A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Participação e discussão do projetos de investigação ; Nome da Instituição: Equipe gestora da Escola Estadual Professor Antônio de Mello Cotrim.
11. Atendimento Educacional ao Aluno com Autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2016 (Congresso).
Nome do evento: XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE; Nome da Instituição: Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
12. O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista, 2016 (Congresso).
Nome do evento: XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE; Nome da Instituição: Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.
13. Osteogénese imperfeita. O desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 7º Encontro de Investigadores - ; Nome da Instituição: CeiED; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona.
14. Inclusão escolar, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Intervenção Precoce e Inclusão Escolar; Cidade do evento: Portimão / Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
15. A identidade do profissional tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais – libras: das suas concepções às suas práticas., 2015 (Congresso).
Nome do evento: 6º ENCONTROS DE INVESTIGADORES DO CeiED; Nome da Instituição: Centro de estudos interdisciplinares em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona.
16. Inclusão no Ensino Secundário: conceções dos professores., 2015 (Congresso).
Nome do evento: ISEC2015: 8th Inclusive and Supportive Education Congress Equity and Inclusion in Education; Cidade do evento: Lisboa / Portugal.
17. O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM AUTISMO, NA SALA DO ENSINO REGULAR: Das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XXII Colóquio da Afirse Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. ; Nome da Instituição: Afirse Portugal; Cidade do evento: Lisboa.
18. Estratégias de atuação em salas de aula inclusivas, 2014 (Congresso).
Nome da Instituição: Escola Secundária Sebastião e Silva; Cidade do evento: Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva.
19. Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, na Educação Pré-Escolar: a perspetiva dos educadores., 2014 (Congresso).
Nome do evento: XII Congresso da Sociedade de Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade de Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
20. Sim, Não Falo, Mas Comunico…A Comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância., 2014 (Congresso).
Nome do evento: XII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
21. Projeto Educação Inclusiva, 2010 (Congresso).
Nome do evento: II Encontro de Investigadores: investigar em Educação e mudança da escola; Nome da Instituição: Centro de Estudos em Educação e Formação; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona do Porto.
22. Conclusões, 2009 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão"; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
23. Questionando a Educação Inclusiva, 2009 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva ; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
24. Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidae Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
25. O Núcleo de Educação Inclusiva: fundamentos e linhas de ação, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
26. Inclusão e Gestão Escolar. A colaboração do Professor Educativo com a gestão da escola, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
27. Conclusões, 2008 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional "Pedagogia Universitária: práticas e processos em tempos de mudança"; Nome da Instituição: Universidade Lusíada; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusíada.
28. Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o docente de Educação Especial e o docente titular de turma, no 1º ciclo do Ensino Básico, 2008 (Congresso).
Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
29. O Professor de Apoio Educativo como mediador de aprendizagens. Práticas de colaboração do Professor de Apoio ducativo com o Professor da classe a que pertence o aluno com NEE's, 2008 (Congresso).
Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação ; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
30. Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes do processo educativo do aluno considerado com NEE's, 2007 (Congresso).
Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE "Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em Educação"; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Comissão Científica, 2015 (Congresso).
Nome do evento: ISEC2015: 8th Inclusive and Supportive Education Congress Equity and Inclusion in Education; Nome da Instituição: Pro-Inclusion - National Association of Teachers of Special Education/Portugal (PIN-ANDEE), and National Association For Special Educational Needs/UK (NASEN); Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
2. Membro da Comissão Científica, 2011 (Encontro).
Nome do evento: 1º Encontro Nacional: Superar barreiras com TIC - políticas, ideias e práticas; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologiasna Formação de Formadores; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
3. Coordenação da Comissão organizadora e científica, 2010 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
4. Coordenação da Comissão organizadora e científica, 2010 (Congresso).
Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
5. Coordenação da Comissão Organizadora e científica, 2009 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva; Cidade do evento: Lisboa / UNiversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Educação Social e Intervenção Comunitária, 2018 (Seminário).
Nome do evento: Educação Social e Intervenção Comunitária; Nome da Instituição: Mediação socioeducativa - 1º Ciclo em Ciências da Educação - Educação Social; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona.
2. Concurrent session, 2015 (Congresso).
Nome do evento: ISEC2015: 8th Inclusive and Supportive Education Congress Equity and Inclusion in Education; Nome da Instituição: Pro-Inclusion - National Association of Teachers of Special Education/Portugal (PIN-ANDEE) and National Association For Special Educational Needs/UK (NASEN); Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
3. Mesa de Comunicações Livres, 2015 (Encontro).
Nome do evento: 6º ENCONTRO DE INVESTIGADORES DO CeiED; Nome da Instituição: Centro de estudos interdisciplinares em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona.
4. Ateliê, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XXII Colóquio Afirse Portugal:Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto da Educação.
5. Tempos de Educação-mercadoria: a Sabedoria Imoral da Razão de Crato, 2013 (Seminário).
Nome do evento: VI Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
6. Contexto educativo atual: perspetivas e desafios, 2012 (Seminário).
Nome do evento: V Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
7. A construção do conhecimento em Educação Inclusiva, 2011 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário de EDucação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - INstituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
8. A Hiperactividade: problemas de validade e fiabilidade na avaliação e intervenção, 2010 (Congresso).
Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
9. Práticas de sala de aula inclusivas, 2010 (Congresso).
Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
10. A Educação Sexual, 2010 (Congresso).
Nome do evento: I Encontro de Investigadores; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
11. Os manuais escolares, 2010 (Congresso).
Nome do evento: I Encontro de Investigadores ; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF); Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
12. Dificuldades de Aprendizagem, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Desafios teóricos e metodológicos: Encontro nacional de jovens investigadores em Educação; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Didactica na Formação de Formadores; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
13. Les situations de handicap dans le processus de scolarisation: quels grands enjeux en Europe?, 2009 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão"; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias.
14. O Trabalho na Escola - O Trabalho dos Professores II, 2009 (Congresso).
Nome do evento: XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF "A escola e o mundo do trabalho"; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
15. Educação Inclusiva: políticas e práticas na era da globalização, 2008 (Conferência).
Nome do evento: II Conferência Internacional "Educando o cidadão global: globalização, Educação e novos modos de governação"; Nome da Instituição: UID - Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
16. Painel "Trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor", 2008 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. "Mediação e Necessidades Educativas Especiais II", 2008 (Congresso).
Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq), 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Grupo de pesquisa ; Nome da Instituição: Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo, Brasil; Cidade do evento: Itatiba, S. Paulo, Brasil / Universidade São Francisco.
2. Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade São Francisco e rede municipal de Itatiba; Cidade do evento: Itatiba - S. Paulo - Brasil / Universidade São Francisco.
3. Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Evento Comemorativo dos 43 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto"; Nome da Instituição: CEPRE - Universidade Estadual de Campinas; Cidade do evento: Campinas - S. Paulo - Brasil / Universidade Estadual de Campinas.
4. Inclusão e Educação , 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Inter-núcleo da Pós Graduação em Educação; Cidade do evento: Piracicaba / UNIMEP – Brasil.
5. Inclusão e Educação: olhar a ‘diferença’ numa perspectiva inclusiva, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Encontro de professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE); Nome da Instituição: Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba – Brasil; Cidade do evento: Piracicaba – Brasil / Diretoria de Ensino.
6. Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Comemorações dos 50 anos do curso de Pedagogia da Universidade; Nome da Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP - Brasil; Cidade do evento: Piracicaba- S. Paulo - Brasil / Aula Magna da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP - Brasil.
7. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA SALA DE AULA DE ENSINO REGULAR: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XXII Colóquio Afirse Portugal:Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação Contributos da Investigação; Nome da Instituição: Afirse/Secção portuguesa; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa - Instituto de Educação.
8. Coordenação da comissão científica e organizadora, 2013 (Seminário).
Nome do evento: VI Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
9. Coordenação da comissão científica e organizadora, 2012 (Seminário).
Nome do evento: V Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
10. Coordenação da comissão organizadora e científica, 2011 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
11. Membro da Comissão organizadora, 2009 (Congresso).
Nome do evento: Avaliação e Desempenho, Formação e Dinâmica das Carreiras Docentes; Nome da Instituição: Sindicato dos Professores do Ensino Superior; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusíada.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Millenium.
2. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Cip E Papers ESEAG, desde 2012/09/30, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Reliance, desde 2007/05/24, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
4. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Comunicações, de 2013/01/01 até 2015/09/13, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: UNIMEP.
5. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Espaço Pedagógico - REP, de 2011/12/31 até 2013/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
6. Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Lusófona de Educação, de 2008/09/30 até 2012/08/31, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Edições Universitárias Lusófonas.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
98

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
14
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
31
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
31
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
22
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
6
Revistas
Magazines
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
17

Total
Produção técnica
Technical production
44

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
44

Total
Dados complementares
(Additional data)
180

Orientações
Orientations
88
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
23
Participação em Eventos
Event participation
63
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 5001 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-08-2019 às 02:20:51
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team