Curriculum Vitae

Mónica Silveira Maia

Data da última atualização »Last update : 12/03/2018


Mónica Silveira Maia. Concluiu Doutoramento no Ramo de Conhecimento de Psicologia pela Universidade do Porto em 2012. É Professor Adjunto - Politécnico do Porto. Publicou 15 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 82 itens de produção técnica e 63 comunicações em conferências internacionais. Actualmente participa em 6 projectos de investigação - 3 internacionais e 3 nacionais. Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7494275235466929


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Mónica Silveira Maia
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mónica, Silveira-Maia
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Educação Especial e Inclusão
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200 Porto
Portugal
Correio electrónico: msmaia@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento no Ramo de Conhecimento de Psicologia (4 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2001-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Terapia Ocupacional (4 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010 Curso de curta duração
Short course
Application Procedures for the Supports Intensity Scale .
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Statistics in Educational Data.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Preschool/ Kindergarden Curriculum and Learning Environments.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Policy on Education and Certification of Investigators Involved in Human Su.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Preparing International Teaching Assistants Program.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Introduction to Focus Group.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2009 Curso de curta duração
Short course
Research Strategies and Design Problems in Caring Sciences.
Jonkoping University, Suécia.

2009 Curso de curta duração
Short course
International Classification of Functioning, Disability and Health.
Jonkoping University, Suécia.

2008 Curso de curta duração
Short course
International Perspectives in Early Childhood Intervention, using ICF-CY.
Jonkoping University, Suécia.

2007 Curso de curta duração
Short course
Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo, Formação Avançad.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Set/2014-Actual Professor Adjunto

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Set/2014-Actual Professor Adjunto

Politécnico do Porto
Abr/2012-Ago/2014 Assistente 1º triénio

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Jul/2014 Assistente 1º triénio

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Abr/2009-Mar/2012 Investigador Principal

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2008-Mar/2009 Assistente 1º triénio

Politécnico do Porto
Set/2006-Set/2008 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008




Politécnico do Porto
Set/2006-Set/2008
Linhas de investigação»Research fields:


Disseminação e Sustentabilidade de práticas inclusivas






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens(Monitor)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças (Monitor)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Adultos(Monitor)
  • Estudo da Atividade Humana I(Monitor)
  • Estudo da Atividade Humana II(Monitor)
  • Ocupação Humana(Monitor)
  • Educação Clinica V(Monitor)


Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fundamentos da Educação Especial(Docente)
  • Metodologias da Investigação(Docente)
  • Modelos e Práticas de Avaliação e Intervenção em Ed.especial(Docente)
  • Necessidades Educativas Especiais(Docente)
  • Projecto em Educação Especial(Docente)


Abr/2012-Set/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Observação e Intervenção Educa. Em Contextos Sociais e Educativos I(Docente)
  • Desenvolvimento e Implementação de Programas Educativos na Ed. Especial(Docente)
  • Seminário de Apoio ao Projecto(Docente)




Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Set/2008-Fev/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças(Docente)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Politécnico do Porto
Fev/2015-Actual
Membro do Conselho Pedagógico


Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Actual
Membro de Comissão


Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Consultor






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Politécnico do Porto
Abr/2012- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual




Politécnico do Porto
Set/2006-Set / 2008
Formação profissional»Professional education:

   - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde -CIF
   - Metodologia Transdisciplinar Centrada no Jogo






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008
2. Disseminação e Sustentabilidade de práticas inclusivas




Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2017-
Support Services for Youth and Adults with Profound Intellectual Disabilities and Multiple Disabilities: Activities and Supports based on the Community
Referência do projeto»Project reference: Internal Founding.

2017-
Functional Assessment Measure: a support tool for referencing, assessing and planning interventions for children with additional support needs
Referência do projeto»Project reference: Internal Founding.

2017-
Inclusion as a matter of attitudes? the attitudes of typical developing peers towards children with disabilities
Referência do projeto»Project reference: Internal Founding.

2016-
ACCESS - Access to employment for people with intellectual disabilities
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-FR01-KA202-024229.

2015-
Improving access to services and participation of persons with disabilities on the conceptual framework of UNCRPD and ICF-Armenia
Referência do projeto»Project reference: 0260/AO/04/002/005/005.

2013-
Revision of the Procedures of Special education needs assessment in Armenia
Referência do projeto»Project reference: 0260/A0/04/002/005.

2013-
WHAAM Project (Web Health Application for ADHD Monitoring
Referência do projeto»Project reference: 531244-LLP-2012-IT-KA3MP.

2013-
tradução e validação dos instrumentos de avaliação “Supports Intensity Scale for Children – SIS-C” para a população portuguesa
Referência do projeto»Project reference: sem ef.

2010-
tradução e validação dos instrumentos de avaliação “Supports Intensity Scale - SIS” para a população portuguesa
Referência do projeto»Project reference: sem ref.

2007-
Parents and Teachers working Hand in Hand: Training Programme for Parents and Teachers of Pupils with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
Referência do projeto»Project reference: 07-PRT01-GR04-00026-1.

2017-2020
BASE - Behavioral Assessment to improve School Environment
Referência do projeto»Project reference: 2017-1-RO01-KA201-037460.

2017-2019
BEHAVE - management models across Europe
Referência do projeto»Project reference: 2017-1-IT02-KA201-036540.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 Bolsa de Mérito, Instituto Politécnico do Porto.
2011 Best Paper Award, London International Conference on Education.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Alves, Sílvia; Bamidis; Bilbaw, Andrea; A., Callahan; G., Chiazzese; Antonella, Chifari; Doherty, Gary; Sanches-Ferreira, Manuela; M., Janegerber; C., McGee; N., Myttas; M., Nikolaidou; Santos, Miguel; M., Sclafani; L., Seta; Mónica, Silveira-Maia. 2015. WHAAM: A new online service supporting parents and teachers of children with ADHD. ed. 1. Greece: European Commission.
2. P., Bamidis; Bilbaw, Andrea; A., Callahan; G., Chiazzese; Antonella, Chifari; Gavin, Doherty; Sanches-Ferreira, Manuela; M., Janegerber; C., McGee; N., Myttas; M., Nikolaidou; Santos, Miguel; M., Sclafani; L., Seta; Maia, Mónica S; Rinaldi, R. 2013. WHAAM - Web Health Application for Adhd Monitoring: context-driven Framework. ed. 1. Palermo, Italy: European Commission.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel. 2017. Portugal.  In The Praeger International Handbook of Special Education , ed. Michael L. Wehmeyer and James R. Patton, 197 - 210. . Califórnia: ABC Clio.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Simeonsson, Rune J. 2017. The use of the ICF-CY for supporting inclusive practices in education: portuguese and armenian experiences..  In An Emerging Approach for Education and Care: implementing a world-wide classification of functioning and disability , ed. Castro S and Palikara O., 53 - 70. . London: Routledge.
3. Maia, Mónica S; Simeonsson, Rune J; Miller, Kyle. 2012. Domestic life.  In Clinical and Research Measures for Children with Developmental Disability: Framed by the ICF-CY, 369 - 380. . London: MacKeith Press.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2017. "The use of the ICF-CY for describing dynamic functioning profiles: outcomes of a teacher training programme applied in Portugal", International Journal of Inclusive Education, X: 1 - 17.
2. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Parada, Ana. 2017. "Dimensões ambientais e produtos e tecnologias influentes na participação e inclusão de alunos com incapacidade", Educatio Siglo XXI 35, 3 Noviembr: 105 - 105.
3. Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Mónica, Silveira-Maia; Martins, Susana; Alves, Sílvia. 2016. "A avaliação de necessidades de apoio no desenvolvimento de Planos Individuais de Transição", Exedra: Revista Cientifica ESEC, Temático: 110 - 120.
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Antonella, Chifari; G., Chiazzese. 2016. "A Model to train parents and teachers of children with special needs", TD – Tecnologie Didattiche, XX: XX - XX.
5. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela. 2016. "How the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth changed the Individualized Education Programs in Portugal", International Journal of Inclusive Education, 0: 1 - 11.
6. Santos, Filipa; Silveira-Maia, Mónica. 2016. "INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM MULTIDEFICIÊNCIA", Journal of Research in Special Educational Needs 16, 0: 666 - 670.
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Linder, Toni; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Portuguese Parents' Perceptions of Transdisciplinary Play-based Assessment", Childhood Education 91, 4: 300 - 306.
8. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for Children and Youth (ICF-CY), in Portuguese special education assessment and eligibility procedures: the professionals’ perceptions", European Journal of Special Needs Education 29, 3: 1 - 17.
9. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "Evaluating implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health in Portugal's special education law", International Journal of Inclusive Education, 1: 1 - 17.
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, Sara. 2013. "Portugal’s special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy and practice", Disability and Rehabilitation 35, 10: 868 - 873.
11. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "How individualised are the Individualised Education Programmes (IEPs): an analysis of the contents and quality of the IEPs goals", European Journal of Special Needs Education 28, 4: 507 - 520.
12. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2012. "The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework on Educational Planning: Promoting an Environmental Approach", International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education 2, 2: 970 - 977.
13. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. 2012. "The Supports Intensity Scale: Lessons from Portugal", Journal of Intellectual Disability Research 58, 7: 798 - 798.
14. Castro, Susana; Pinto, Ana I; Silveira-Maia, Mónica. 2011. "Linking the Carolina Curriculum for Preschoolers with Special Needs to the ICF-CY", The British Journal of Development Disabilities 57, 113: 133 - 146.
15. Silveira-Maia, Mónica; Heredia, Marta; Cava, Lola; Bocanegra, Nuria. 2006. "Actividades Creativas en la Discapacidad Mental", Terapia ocupacional: Revista informativa de la Asociación Profesional Española de Terapeutas Ocupacionales, 39: 27 - 31.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela. 2016. "A Expansão Sistematizada de Oportunidades de Escolha como Estratégia de Suporte à Participação", Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, In II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, Coimbra.
2. Nunes, T; Mónica, Silveira-Maia. 2016. "Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas", Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, In II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, Coimbra.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo; L., Seta; G., Chiazzese. 2015. "THE DESIGN OF AN E-LEARNING MODULE CENTERED IN THE USE OF AN INNOVATIVE WEB HEALTH APPLICATION FOR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER MONITORING", Trabalho apresentado em 9th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2015 Proceedings, Madrid.
4. Santos, Filipa; Mónica, Silveira-Maia. 2015. "Interacção de Crianças com Multideficiência", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015), In Proceedings of the 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015), Lisboa.
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Santos, Miguel; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2015. "Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings ECER2015 – The European Conference on Educational Research, Budapeste.
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. 2015. " Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals Learning Together", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings ECER2015 – The European Conference on Educational Research, Budapeste.
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 2015. "6 years after the icf educational use in Portugal.", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress., In Proceedings of 8th Inclusive and Supportive Education Congress., Lisboa.
8. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. 2015. "Supporting children with adhd: the WHAAM app.", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress, In Proceedings 8th Inclusive and Supportive Education Congress, Lisboa.
9. Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. 2014. "Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto, Porto.
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia. 2014. "Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto., Porto.
11. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Maia, Mónica S. 2013. "Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity", Trabalho apresentado em Symposium Joaquim Bairrão – Global Education and Developmental Studies, In Symposium Joaquim Bairrão – Global Education and Developmental Studies, Porto.
12. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2013, Istambul.
13. Mónica, Silveira-Maia. 2013. "A Project to Foster Behavioural Monitoring in the Field of ADHD", Trabalho apresentado em International Conference The Future of Education, 3rd Edition, In International Conference The Future of Education, 3rd Edition, Florence.
14. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Lopes-dos-Santos, Pedro; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2012. "Transdisciplinary Play-Based Assessment as a Holistic Method to Assess Child Development: an Analysis of Familie’s Satisfaction", Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, In Proceedings of the 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, Porto.
15. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. 2012. "Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal", Trabalho apresentado em World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities, In Proceedings of the World Congress of IASSID, In Trabalho apresentado em World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities, In Proceedings of the World Congress of IASSID, Halifax.
16. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2011. "Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework.", Trabalho apresentado em London International Conference on Education,, In Proceedings of the London International Conference on Education, Londres.
17. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2010. "Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CIF-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Ata do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
18. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2009. "The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs.", Trabalho apresentado em 1st International Congress of Educational Research, In Proceedings of 1st International Congress of Educational Research, Cannakale.
19. Lopes-dos-Santos, Pedro; Maia, Mónica S; Tavares, Ana; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela. 2008. "Virtual reality and associated tecnologies in disability research and intervention", Trabalho apresentado em 7th ICDVRAT with ArtAbilitation, In Proceedings of the 7th ICDVRAT with ArtAbilitation, Maia.
20. Trigueiro, Maria J; Tavares, Ana; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. 2008. "CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral.", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, In Ata do Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa.
21. Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. 2008. "A CIF como novo paradigma de avaliação e de intervenção", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, In Ata do Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Alves, Cidália; Mónica, Silveira-Maia. 2015. "Use of the icf-cy to describe functioning profiles.", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress, In Proceedings of 8th Inclusive and Supportive Education Congress, Lisboa.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 2015. "Inclusive education in action (phase 2) - empowering teachers developing assessment practice in armenia.". Website of EASNIE: Case examples of European Agency for Special Needs and Inclusive Education. .



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças/Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). ,2015.
Tipo de produto: Projeto.
1. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. Modulo de e-learning “Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support“ ,2015.
Tipo de produto: Projeto.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. Improving Peers’ Attitudes Towards Children with Disabilities: Exploring the Feasibility of a Disability Awareness Program. ,ECER 2017,Copenhaga,2017 (Comunicação).
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro. The Functional Assessment Measure: an Assessment Tool to Support Teachers Before, During and After the Activation of Special Education Services. ,ECER 2017,Copenhaga,2017 (Comunicação).
3. Porto, R; Mónica, Silveira-Maia. Dança Criativa: Acessibilidade e Envolvimento de Crianças e Jovens com Incapacidade /Creative Dance: Accessability and Involvement of Children and Youth with Disabilities/,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Comunicação).
4. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. Symposium The social dimension of inclusion: peers’ acceptance and attitudes towards children with disabilities. - Attitudes of typically developing students towards THEIR peers with disabilities. ,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Simpósio).
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro. A Functional Assessment Measure: a tool for reference, assessment and intervention for children with additional support needs,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Comunicação).
6. Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia. Integração de Oportunidades de Escolha nas Rotinas do Jardim de Infância: impacte na participação e desenvolvimento de uma criança com necessidades adicionais de suporte /The integration of choice-making opportunities in the kindergarten/.,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Comunicação).
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Mónica, Silveira-Maia. Symposium Teachers' self-efficacy, opinions and attitudes towards inclusive education. - Examining teachers’ opinions towards inclusion over the past 15 years. , Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Simpósio).
8. Nunes, T; Mónica, Silveira-Maia. Centros de Atividades Ocupacionais na promoção da participação social e cidadania de jovens e adultos com incapacidade: perspetiva de técnicos e utilizadores sobre as atividades desenvolvidas /Occupational Centers in the promotion of citinzenship and social participation of youths and adults with disabilities/,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Comunicação).
9. Sanches-Ferreira, Manuela; Gomes, M; Alves, Sílvia; Neiva, B; Mónica, Silveira-Maia. Participation Patterns of Portuguese Children and Youth with and without Disabilities in Leisure Activities at School, Home and Community Contexts.,ECER 2017,Copenhaga,2017 (Comunicação).
10. Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela. Opportunities to make choices in inclusive preschool contexts: teachers’ assessment of its importance and implementation,Earli Conference on Sig 5 Learning and Development in Earli Childhood,Porto,2016 (Comunicação).
11. Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela. Choice-making as an intervention strategy to promote the participation of children with disabilities: a single case study,Earli Conference on Sig 5 Learning and Development in Earli Childhood,Porto,2016 (Comunicação).
12. Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela. A Expansão Sistematizada de Oportunidades de Escolha como Estratégia de Suporte à Participação,II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção,Coimbra,2016 (Comunicação).
13. Nunes, T; Mónica, Silveira-Maia. Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas,II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção,Coimbra,2016 (Comunicação).
14. Santos, Filipa; Mónica, Silveira-Maia. Interacção de crianças com multideficiência,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015),Lisboa,2015 (Comunicação).
15. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. Adaptação cultural, validação e normalização para a população portuguesa da escala de intensidade de apoios (SIS-C): interface entre formação e investigação,II Simpósio inED - Projectos, Linhas de Intervenção, Linhas de Atuação,Porto,2015 (Simpósio).
16. Lopes-dos-Santos, Pedro; Linder, Toni; Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal.,ECER2015 – The European Conference on Educational Research,Budapeste,2015 (Comunicação).
17. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Teles, Rui. Projeto WHAAM – “Web Health Application for ADHD Monitoring”,Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção. ,Porto,2015 (Conferência ou palestra).
18. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo; L., Seta; G., Chiazzese. THE DESIGN OF AN E-LEARNING MODULE CENTERED IN THE USE OF AN INNOVATIVE WEB HEALTH APPLICATION FOR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER MONITORING,9th International Technology, Education and Development Conference,Madrid,2015 (Comunicação).
19. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals Learning Together.,ECER2015 – The European Conference on Educational Research,Budapeste,2015 (Comunicação).
20. Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Abordagem biopsicossocial à PHDA.,Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção.,Porto,2015 (Conferência ou palestra).
21. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Alves, Cidália; Mónica, Silveira-Maia. Use of the ICF-CY to describe functioning profiles,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC2015),Lisboa,2015 (Congresso).
22. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. The ICF-CY in educational context:the revision process of the assessment toolkit and procedures in Armenia,Regional inclusive education teacher preparation workshop,Zurique,2015 (Conferência ou palestra).
23. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Santos, Miguel; Lopes-dos-Santos, Pedro. Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs.,ECER2015 – The European Conference on Educational Research,Budapeste,2015 (Comunicação).
24. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. Adaptação cultural, validação e normalização para a população portuguesa da escala de intensidade de apoios – “supports intensity scale for children”, SIS-C: interface entre formação e investigação. ,II Simposium inED - Projetos, Linhas de Intervenção, Linhas de Atuação. ,Porto,2015 (Simpósio).
25. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. Supporting children with ADHD: the WHAAM App,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015),Lisboa,2015 (Poster).
26. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 6 years after the ICF educational use in Portugal,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015),Lisboa,2015 (Comunicação).
27. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Avaliação Funcional do Comportamento.,Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção. ,Porto,2015 (Conferência ou palestra).
28. Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela. Updating on booting into the Moodle platform of the elearning module: the state of the art about contents and accreditation,International Meeting WHAAM Project,Londres,2015 (Comunicação).
29. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Teles, Rui. Projecto WHAAM - Web Health Application for ADHD Monitoring,Conferência PHDA - da avaliação à intervenção,Porto,2015 (Conferência ou palestra).
30. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Linder, Toni. Social validity of transdisciplinary play-based assessment in Portugal,Global Summit on Childhood,2014 (Comunicação).
31. Maia, Mónica S. Transição para a vida pós escolar: abordagens e estratégias na construção de projectos de vida,Ciclo de Conferências em Educação Especial,Gaia,2014 (Conferência ou palestra).
32. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia,The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
33. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Parent and Teacher Training – Overall Structure, Methodology, Goals and Contents. ,Kick off Meeting WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação).
34. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia; Mónica, Silveira-Maia; Antonella, Chifari; Gianluca, Merlo. Parents, Teachers & Psychologists – Putting all together in supporting children with ADHD – Web Health Application for ADHD Monitoring,IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, ELIES2014,Porto,2014 (Poster).
35. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. The Portuguese Special Education Law: from professionals' perceptions,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs ,Braga,2014 (Comunicação).
36. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. Pais, Professores & Psicólogos – “Putting all together” no Apoio a crianças/jovens com PHDA – Web Health Application for ADHD Monitoring. ,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,Porto,2014 (Poster).
37. Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela. Inclusive education policies and practices in Portugal: The implementation of Decree-Law No 3/ 2008,SENnet Meeting,Lisboa,2014 (Outra).
38. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Teles, Rui; Alves, Sílvia. Workpackage 5 "Parents and teachers training",Meeting WHAAM Project,Thessaloniki,2014 (Comunicação).
39. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation,The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
40. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. ADHD e-Learning module - A proposal “Methodologies and technologies for monitoring and treatment of ADHD students”,International Meeting WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação).
41. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity,1st Joaquim Bairrão Symposium “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”,2013 (Comunicação).
42. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context,,Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra).
43. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Santos, Miguel; Teles, Rui; Alves, Cidália. Distance Education for development Training Program in Special Needs Education.,Kick off Meeting WHAAM Project,Palermo,2013 (Conferência ou palestra).
44. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) on the eligibility process for special education services in Portugal: the role of teacher training,European Teacher Education Network 2013,,Halsset,2013 (Comunicação).
45. Chifari, Antonnela; Bamidis; Silveira-Maia, Mónica; Doherty, Gary; Bilbaw, Andrea; Rinaldi, R. Web Health Application for ADHD Monitoring,International Conference “The Future of Education”,Florence,2013 (Comunicação).
46. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice,,European Conference on Educational Research, ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação).
47. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Revision of Special Needs Assessment Process: Consultancy Project – UNICEF Armenia,United Nations Meeting,Yerevan,2013 (Conferência ou palestra).
48. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Transdisciplinary Play-Based Assessment as a holistic method to assess child development: an analysis of families’ satisfaction,Symposium at the Oporto EECERA 2012 Conference,Porto,2012 (Comunicação).
49. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) em educação especial: abordagem ambiental e valorização da participação os processos de avaliação e intervenção,7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional,Penafiel,2012 (Comunicação).
50. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal,World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities,Halifax,2012 (Comunicação).
51. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework,London International Conference on Education,Londres,2011 (Comunicação).
52. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CIF-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais.,Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
53. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs.,International Congress of Educational Research,Cannakale,2009 (Comunicação).
54. Maia, Mónica S. The ICF-CY Use in Special Education: Disability Documentation and Intervention Planning,International Consortium of Early Childhood,Porto,2009 (Seminário).
55. Trigueiro, Maria J; Tavares, Ana; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral,Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes,Lisboa,2008 (Comunicação).
56. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Intervenção da Terapia Ocupacional nas Escolas,X Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional,Tocha,2007 (Conferência ou palestra).
57. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Atuação da Terapia Ocupacional segundo o Modelo de Avaliação/Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo,5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais,Lisboa,2007 (Comunicação).
58. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Educação como área de ocupação – a escola inclusiva,5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra).
59. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Escrita e Perturbações da Escrita – aspectos do desenvolvimento sensório-motor envolvidos na escrita,XX Encontro sobre a Criança, seu Desenvolvimento e Integração no Meio,Castelo Branco,2007 (Conferência ou palestra).
60. Tavares, Ana; Maia, Mónica S. Estimulação e Intervenção Precoce,Ciclo de Conferências sobre a Criança,Porto,2006 (Conferência ou palestra).
61. Maia, Mónica S. A Terapia Ocupacional e a Doença de Alzheimer,Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre REVISÕES CRÍTICAS,Porto,2006 (Seminário).
62. Maia, Mónica S. A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva,Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre METODOLOGIAS QUALITATIVAS,Porto,2006 (Seminário).
63. Maia, Mónica S. A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva,VIII Encontro Nacional de Estudantes de Terapêutica Ocupacional,Figueira da Foz,2005 (Seminário).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Mónica, Silveira-Maia. Perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da Versão Portuguesa da Escala de Intensidade de Apoios para Crianças (SIS-C) da AAIDD, 2016 (Extensão), promovido por APPC do Porto.
Duração: 4 horas..
2. Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. O Terapeuta Ocupacional na Educação: Processo de avaliação e intervenção em contexto escolar, 2ª edição, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Terapia Ocupacional 2.0.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and technology support, 2015 (Extensão), promovido por WHAAM Project.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de Atenção (PHDA), 2015 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 10 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2015 (Extensão), promovido por CRTIC do Porto.
Duração: 8 horas., Tipo de participação: Docente.
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2015 (Extensão), promovido por CANTIC-CRTIC Amadora.
Duração: 8 horas., Tipo de participação: Docente.
7. Mónica, Silveira-Maia. O Terapeuta Ocupacional na Educação: Processo de avaliação e intervenção em contexto escolar, 2015 (Extensão), promovido por Terapia Ocupacional 2.0.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
8. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2014 (Extensão), promovido por CRTIC Setúbal.
Duração: 8 horas., Tipo de participação: Docente.
9. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2014 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 8 horas., Tipo de participação: Organizador.
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Tavares, Ana. Aplicação do referencial proposto pela CIF-CJ no processo de avaliação e elaboração do Programa Educativo Individual, 2008 (Extensão), promovido por Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Duração: 16 horas., Tipo de participação: Docente.
11. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Tavares, Ana. Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapcidade e Saúde. , 2008 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. E-Learning Module: Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support,2015. 
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): Programa de Treino para Pais e Professores,2015. 

Organização de evento
Event organization
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 1º Ciclo de Conferências "A Educação Especial no Quadro do Direito à Educação Inclusiva",2015 (Conferência / Organização).
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 30 anos de Educação Especial na ESE-IPP,2015 (Conferência).
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. PHDA - Da avaliação à Intervenção,2015 (Conferência).

Relatório de investigação
Technical report
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Inclusive education in action (phase 2) - empowering teachers developing assessment practice in armenia. ,2016.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Report Consultancy Project to UNICEF Armenia - Special Education Needs Assessment,2013.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Avaliação externa da implementação do Decreto-Lei nº 3/ 2008,2010.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana da Silva Nogueira, O Brincar como ferramenta pedagógica e de inclusão no Jardim-de-Infância, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
2. Ana Queirós de Pinho, Efeitos de um programa de intervenção sobre a escrita manual: uso de uma abordagem multissensorial e cognitiva em alunos do 1 ciclo de escolaridade, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
3. Sara Álvaro Mendes, Serviços Comunitários para Indivíduos com Incapacidade- Caracterização das Atividades e Participação, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
4. Ana Margarida da Silva Torres, Representação das pessoas com deficiência e incapacidade nos media, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
5. Elvira Rosa Fernandes Leão, MODELO DE INSTRUÇÃO CENTRADO NA AUTODETERMINAÇÃO: EFEITOS NA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO 1º CICLO, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
6. Marta Aleixo, A transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJ, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
7. Susana Ferreira, Autodeterminação como elemento central na participação de crianças com incapacidade: a implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
8. Joana da Costa Dinis, Redes sociais de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
9. Conceição Duarte, Implementação de um programa educativo de artes plásticas e o seu impacto na promoção da inclusão de alunos com PEA na escola pública, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
10. Tânia Nunes, Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise temática das atividades desenvolvidas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
11. Joana Teresa Baptista Borges, A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
12. Ana Rita Maia, A implementação de programas inclusivos de dança criativa, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
13. Mariana Ornelas, Criação de E-portfolios para indivíduos em situação de incapacidade, 2015. Dissertação (Mestrado em Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
14. Sandra Ferreira, Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens em situação de incapacidade., 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto (Orientador).
15. Vânia Freitas, Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação Terapêutica, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
16. Filipa Santos, A interacção de Crianças e Jovens com Multideficiência em Contexto Familiar, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
17. Joana Cristina Teixeira da Costa, A elaboração do Portfólio de Transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
18. Vanessa Cambra, Estudo do impacte das Atividades Funcionais/ de Autonomia na participação de jovens com multideficiência em contexto educativo: um estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Raquel Martins, O papel do Terapeuta Ocupacional no processo de inclusão de crianças com restrições na mobilidade, 2015. Dissertação (Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Rosana Araújo, Terapia Ocupacional em Contexto Educativo: Revisão Sistemática e Mapeamento dos alvos de Avaliação e Intervenção na CIF-CJ, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Politécnico do Porto (Orientador).
2. Paula Camacho, Mapeamento das redes de suportes na transição para a vida pós-escolar, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
3. Diana Rodrigues, A implementação de um programa de educação postural na escola: observação das dinâmicas de sala de aula, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
4. Joana Bettencourt, O Terapeuta Ocupacional no Processo de Avaliação e Intervenção em Educação Especial, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
5. Susana Gonçalves, Perfil Sensorial de Crianças Institucionalizadas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
6. Vanessa Cambra, A Importância da Intervenção da Terapia Ocupacional (Integração Sensorial) ao nível das aquisições literárias de crianças com Dislexia, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
7. Marlene Hortelão, Análise do Desempenho da Leitura, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Mónica, Silveira-Maia; Lozano, Alfonso; Castro, Yolanda. Participação no júri de Maria Del Carmen Lopez-Sangil. Autoderterminacion del professorado de la ensenanza publica portuguesa de tercer ciclo y secundaria, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação e do Comportamento) - Universidade de Vigo.
2. Mónica, Silveira-Maia; Rodriguez, Jesús; Fernandez, Mª Victoria. Participação no júri de Vitor Domingues Simões da Silva. Alterações de equilibrio em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimento, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação e do Comportamento) - Universidade de Vigo.


Mestrado
Master degree
1. Mónica, Silveira-Maia. Participação no júri de Eveline Varela. A citação de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula de ensino regular: opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo, na cidade da Praia-Cabo Verde, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
2. Mónica, Silveira-Maia. Participação no júri de Joana Dinis. Redes Sociais de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
3. Mónica, Silveira-Maia. Participação no júri de Joana Filipa Alves Freire. As atitudes de crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociais, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
4. Mónica, Silveira-Maia. Participação no júri de Sofia Fernandes. Análise de dois modelos de prestação de serviços de Terapeutas da Fala nas Escolas: consequências na prestação do apoio e na equipa educativa, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
5. Mónica, Silveira-Maia. Participação no júri de Susana Ferreira. Autodeterminação como elemento central na participação de crianças com incapacidade: a implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
6. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Barros Araújo, Sara. Participação no júri de Joana Baptista Borges. A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
7. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Faias, Joaquim. Participação no júri de Tânia Zaida Duarte Nunes. Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
8. Mónica, Silveira-Maia; Pereira, Verónica; Sanches-Ferreira, Manuela. Participação no júri de Sara Aleixo. Efeito de um programa de autorregulação na promoção da autonomia de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
9. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Martins, Susana. Participação no júri de Sandra Clotilde Queirós Ferreira Ribeiro. Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens com incapacidade, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
10. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Pereira, Verónica. Participação no júri de Margarida Vieira Rodrigues. A aceitação de alunos com necessidades educativas especiais passados 6 anos da implementação do decreto-lei 3/2008: opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
11. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Martins, Susana. Participação no júri de Maria da Conceição Oliveira Duarte. Implementação de um programa de artes plásticas para a promoção da inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo , 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
12. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Faias, Joaquim. Participação no júri de Dorisa Correia. Estudo da adequação do contexto às necessidades adicionais de suporte: implicações na autodeterminação, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
13. Mónica, Silveira-Maia; Fernandes, Dárida; Sanches-Ferreira, Manuela. Participação no júri de Lara Reis. A aquisição de competências matemáticas no 1º e 2º ciclos: construção de um instrumento e intervenção com base nos seus resultados, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
14. Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Peixoto, Vânia. Participação no júri de Filipa Santos. Descrição da interação de Crianças com Necessidades Complexas de Comunicação: a perspectiva dos pais e irmãos. , 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
15. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de André Rodrigues. Relações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básico, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
16. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Bárbara Neiva Santos. Avaliação do padrão de participação em atividades de lazer de crianças e jovens com e sem incapacidade nos seus contextos imediatos, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
17. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Daniela Santos. Participação no júri de Vânia Freitas. Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação com Fins Terapêuticos, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
18. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Neusa Machado. A área curricular da matemática nos programas educativos individuais, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
19. Maia, Mónica Silveira; Faias, Joaquim; Januário, Susana. Participação no júri de Carla Batista. O contributo da Equitação Terapêutica para o aumento da funcionalidade em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, 2013.  Dissertação (Educação Especial) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - ESE JP.
20. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Marques, António. Participação no júri de Joana Teixeira. A elaboração do portfólio de transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
21. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Grande, Catarina. Participação no júri de Sónia Rocha. Os efeitos da intervenção narrativa no reconto e na narrativa de experiência pessoal de crianças em idade pré-escolar, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
22. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Andreia Leite. Trabalho com famílias em contexto natural: estudo de um caso, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
23. Maia, Mónica Silveira; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela. Participação no júri de Marlene Silva. Estudo da Satisfação da Família com Serviços de Educação Especial, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
24. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Susana Félix. A gestão da sala de aula e o aumento do tempo na tarefa de um aluno com Perturbação Hiperativa com Défice de Atenção, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
25. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Andreia Vieira. As vantagens para os alunos que desempenham tutoria de pares a colegas com necessidades educativas especiais numa escola do 1º ciclo, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.
26. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Maria Alzira Fidalgo. Promoção de comportamentos emocionais socialmente adequados em jovens com autismo: estudo de caso único., 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Politécnico do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. ºIV Congreso Internacional. A fenda dixital: tic, nee, inclusión e equidade, 2016 (Congresso).
Nome do evento: ºIV Congreso Internacional. A fenda dixital: tic, nee, inclusión e equidade; Nome da Instituição: Faculdades de Ciências da Educação (U.Vigo, U.Corunha & Santiago de Compostela) e a Universidade Federal do Paraná; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
2. Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão; Nome da Instituição: Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
43

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
21
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
84

Produtos
Products
2
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
2
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
82

Total
Dados complementares
(Additional data)
57

Orientações
Orientations
27
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
28
Participação em Eventos
Event participation
2


Visualizações do curriculum [ 2315 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 21-04-2018 às 22:10:52
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis