Curriculum Vitae

Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro

Data da última atualização »Last update : 10/05/2017


Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro. Concluiu Engenharia Têxtil (gestão e design) pela Universidade do Minho em 2012. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos. Possui 2 produtos , dos quais 1 registado e outros 56 itens de produção técnica. Participou em 15 eventos em Portugal. Orientou 5 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Ciências da Comunicação. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Engenharia e Tecnologia com ênfase em Outras Engenharias e Tecnologias. Nas suas actividades profissionais interagiu com 28 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: outdoor, ambiente, biodegradabilidade, design, inovação, legislação, suporte, publicidade exterior, mensagem publicitária e billboard.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7485228296295429


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Viana, Fernanda
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
Praça 9 de Abril, 349
Paranhos
4249-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)5071300
Correio electrónico: fernanda.viana@gmail.com; fviana@ufp.edu.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2012 Doutoramento
Phd
Engenharia Têxtil (gestão e design) (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2008-2009 Mestrado
Master degree
Ciências da Comunicação, esp. Marketing e Publicdade (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1998-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Publicitária (4 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2009 Curso de curta duração
Short course
formação contínua de formadores.
Associação Nacional das Empresárias, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Tecnologias da Informação.
Fórum Cultural de Ermesinde, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Autocad nível 1.
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Autocad nível 2.
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Produção multimédia.
Alquimia da Cor Produções Digitais Limitada, Portugal.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Formação inicial pedagógica de formadores.
Instituto de Informática do Porto, Portugal.

2002-2003 Curso de curta duração
Short course
Produção Gráfica Digital.
Alquimia da Cor Produções Digitais Limitada, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo
Mai/2016-Actual Outra Situação

Universidade Fernando Pessoa | ES-CEFOC
Fev/2012-Actual Outra Situação

Alquimia da Cor Produções Digitais Limitada
Set/2008-Actual Outra Situação

Universidade Fernando Pessoa
Jan/2007-Actual Outra Situação

Escola Profissional de Espinho
Set/2005-Jul/2006 Outra Situação

Impressão Digital de Grande Formato, lda
Jul/2004-Jul/2005 Outra Situação

SLOGAN - Agência de Comunicação
Out/2001-Mar/2002 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa | ES-CEFOC
Fev/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Marketing - Aplicações Informáticas de Gestão(Regente)


Universidade Fernando Pessoa
Jan/2007-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Gestão de Contas e Orçamentação (2º ciclo - Ciências da Comunicação: Marketing e Publicidade)
  • Comunicação Gráfica Multimédia e Audiovisual (2º ciclo - Ciências da Comunicação: Marketing e Publicidade)
  • Agência de Publicidade (2º ciclo - Ciências da Comunicação: Marketing e Publicidade)
  • Comunicação Estratégica (2º ciclo - Ciências da Comunicação: Relações Públicas)
  • Gramática e Laboratório de Comunicação I: Publicidade (1º ciclo)
  • Gramática e Laboratório de Comunicação IV: Publicidade (1º ciclo)
  • Gestão de Meios (1º ciclo - Ciências da Comunicação)
  • Gestão e Força de Vendas (2º ciclo - Ciências Empresariais)
  • Identidade Corporativa (2º ciclo - Ciências da Comunicação: Relações Públicas)
  • Métodos e Técnicas de Comunicação (1º Ciclo - Análises Clínicas e Saúde Pública + Fisoterapia + Terapeutica da Fala)
  • Gramática e Laboratório de Comunicação VI – vertente Publicidade (1º Ciclo - Ciências da Comunicação)




Escola Profissional de Espinho
Set/2005-Jul/2006
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • publicidade(Regente)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Alquimia da Cor Produções Digitais Limitada
Set/2008- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Imagem vetorial (RVCC)
   - Imagem vetorial (CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia)
   - Imagem vetorial (EFA - técnico multimédia + EFA - pré-impressão)
   - Pack Adobe
   - Desenho vetorial (Design e Produção Gráfica)




Centro de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo
Mai/2016-Out / 2016
Formação profissional»Professional education:

   - Técnicas de Design (CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia)
   - Imagem Digital (CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia)
   - Imagem Vetorial (CET - Desenvolvimento de Produtos Multimédia)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. publicidade exterior: Outdoor Personalizado
Objectivos»Goals: compreender o envolvimento da publicidade exterior, em particular o outdoor personalizado (afixado em empenas, fachadas ou muros), na urbe. analisar a importância do espaço de linserção do outdoor personalizado face aos objectivos publicitários. compreender o diálogo estabelecido entre o suporte, mensagem e localização. compreender a mesnagem plástica, linguística e icómnica presente, em particular, no outdoor personalizado. analisar o impacto ambiental associado à área de impressão do anúncio outdoor, procurando apresentar soluções com menos nocividade.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Comunicação.
Palavras-chave: outdoor; suporte; localização; mensagem publicitária; billboard.
2. suportes biodegradáveis para publicidade exterior e arquitectura têxtil com aplicação de diferentes tecnologias na mensagem publicitária, combinação de pigmentos microencapsulados de base biodegradável e de cristais líquidos microencapsulados
Objectivos»Goals: 1. desenvolvimento de um suporte biodegradável para fins publicitários, encontrando também tintas que se degradam por acção de microrganismos, que estejam de acordo com o nº2, do artigo 4º da Lei n.º 97/88 de 17 de Agosto, Afixação e inscrição de mensagens de publicidade e propaganda (Alterada pela Lei n.º 23/2000, de 23 de Agosto) com a seguinte redacção: É proibida a utilização, em qualquer caso, de materiais não biodegradáveis na afixação e inscrição de mensagens de publicidade e propaganda 2. desenvolvimento de soluções de impressão de mensagens publicitárias reactivas e dinâmicas.
Domínio Científico: Engenharia e Tecnologia / Área Científica: Outras Engenharias e Tecnologias.
3. trajetos orientadores de reduzida incidência do crime por via do design do espaço urbano
Objectivos»Goals: Enfoque sobre os espaços físicos favorecedores do crime, com vista à orientação na cidade por trajetos com menor incidência do crime .




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Português (Bem), Português (Pouco).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Português (Pouco), Português (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Português (Pouco), Português (Pouco).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Português (Pouco), Português (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 Menção Honrosa - Suporte Publicitário Biodegradável com Efeitos Camaleónicos, Green Project Awards.
2009 Bolsa de Doutoramento (3 anos), Fundação Fernando Pessoa.
2013 Finalista do Concurso SpinUM, Universidade Minho.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual SOPCOM: Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação, membro não fundador.
Membro do grupo de trabalho de Publicidade e Comunicação.
Actual FP-B2S: Centro em Ciências Sociais e do Comportamento, Membro.
Jun/2015 - Actual Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC), Membro.
Fev/2012 - Actual Eco-innovation Observatory, Membro.
membro colaborador.
Jan/2012 - Actual CLEPUL, Membro.
Membro colaborador.
Fev/2008 - Fev/2012 2C2T: Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Outros (especifique).
Investigadora.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, Fernanda; Nunes, Laura M; Sani, Ana; Estrada, Rui; Maia, Rui L; Caridade, Sónia. eds. 2017. Crime e Segurança nas Cidades Contemporâneas ed. 0, 1 vol., ISBN: 978-989-8647-74-0. Porto: Fronteira do Caos.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Viana, Fernanda; Nunes, Laura M; Guerreiro, Maria J. 2017. A Gestão dos Espaços Urbanos e a Criação de Trajetos Controlados.  In Crime e Segurança nas Cidades Contemporâneas, ed. Laura M. Nunes, Ana Sani, Rui Estrada, Fernanda Viana, Sónia Caridade e Rui Leandro Maia, 173 - 187. ISBN: 978-989-8647-74-0. Porto: Fronteira do Caos.
2. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2012. Jogos Visuais na Publicidade uma reflexão sobre a dimensão tecnológica no cartaz de rua.  In Literatura & Jogo - narrativas, discursos, representações e mitos, 281 - 294. ISBN: 978-989-680-114-4. Porto: Esfera do Caos.
3. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2012. Uma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbano.  In Cadernos de Estudos Mediáticos 9: "A Comunicação com os Públicos: Espaços, Representações e Abordagens", 29 - 39. . Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
4. Viana, Fernanda. 2012. Questões ambientais do Outdoor Personalizado: uma reflexão sobre o suporte de impressão.  In P&D Design 2012: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 5752 - 5764. ISBN: 978-85-7862-247-3. São Luiz: EDUFMA.
5. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. 2009. Migrações e Publicidade.  In Literatura e geografia - da geografia das palavras à geografia das migrações, 473 - 486. ISBN: 978-989-643-047-4. Porto: Edicões Universidade Fernando Pessoa.
6. Viana, Fernanda. 2006. O cartaz como instrumento político: exemplos marcantes do século XX.  In Cadernos Mediáticos 4 - Comunicação política, 144 - 160. ISBN: 972-8830-53-X. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Viana, Fernanda. 2014. "O OUTDOOR POLÍTICO: DA MENSAGEM VISUAL AO ELEITOR", Comunicação & Inovação, 28: 0 - 0.
A Comunicação & Inovação está avaliada como B1 no Qualis. Revista indexada.
2. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. 2011. "Outdoor personalizado: base de dados online e perspectivas de análises", Comunicação e Sociedade: Publicidade, discursos e práticas na contemporaneidade, 19: 111 - 126.
3. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. 2006. "O cartaz como instrumento político: exemplos marcantes do século XX", Cadernos de estudos mediáticos, edição especial: comunicação política., 1: 50 - 60.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Viana, Fernanda; Santos, Pedro M.; Ferreira, Ângela S. 2015. "Tradição e tecnologia na promoção da identidade cultural local", Trabalho apresentado em Artes e Ciências em Diálogo, In Actas do Congresso Internacional 2015, Porto.
2. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2012. "Uma reflexão ambiental centrada no design do Outdoor Personalizado", Trabalho apresentado em 2º CIDAG - Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas , In 2ª Conferência Internacional de Design e Artes Gráficas, Tomar.
3. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2012. "A Biodegradable Solution for Outdoor Advertising", Trabalho apresentado em 41st Textile Research Symposium, In Procedings of the TRS2012, Guimarães.
4. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2012. "Aplicação de Cristais Líquidos no Design do Outdoor", Trabalho apresentado em ARTECH 2012, In VI Congresso Internacional de Artes Digitais: Artes Digitais e Novos Media , Faro.
5. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Vale, Sandra. 2011. "Campanha VIH/Sida: um caso de segmentação", Trabalho apresentado em Construir a Paz, In Construir a Paz, Porto.
6. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. 2011. "O outdoor personalizado: design e ambiente - uma abordagem com propósitos ecológicos", Trabalho apresentado em CIPED IV Congresso Internacional de Pesquisa em Design, In CIPED IV Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa.
7. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2011. "The Customized Billposter: An Environmental Approach, Including Textile Substrates", Trabalho apresentado em Internationale Conference on Intelligent Textile and Mass Customisation, In Book of Abstracts ITMC 2011, Casablanca.
8. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. 2011. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos", Trabalho apresentado em Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, In Actas do IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, São Paulo.
9. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2011. "The customized outdoor: an environmental approach", Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011, In Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro (CD ROM), Guimarães.
10. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. 2011. "Poster: The customized outdoor: an environmental approach", Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro , In Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro (CD ROM), Guimarães.
11. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2010. "Substracts Used as Outdoor Advertising Media", Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2010 - Engenharia Qualidade de Vida , In Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2010 - Qualidade de Vida (CD ROM), Guimarães.
12. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. 2008. "Super Bock: análise estratégica da publicidade presente no outdoor", Trabalho apresentado em IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas, In Literatura e geografia - da geografa das palavras à geografia das migrações, Ponte de Lima.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. 2008. "Migrações e Publicidade", Trabalho apresentado em IV Encontro de Estudos Sobre Ciências e Cultura: Migrações e Publicidade , In Actas do IV Encontro e Estudos Sobre Ciências e Cultura: Migrações e Publicidade , Ponte de Lima.
2. Viana, Fernanda. 2008. "Saída para o futuro", Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, In III Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto.
3. Viana, Fernanda. 2007. "Uma abordagem ao cartaz político no século XX", Trabalho apresentado em 5º congresso da SOPCOM, In Actas do congresso, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Viana, Fernanda. 23 dez. 2012. "Chegou a vez dos Outdoors Biodegradáveis" Ciência Hoje, 00 - 00.
2. Viana, Fernanda. 05 dez. 2012. "Publicidade Biodegradável" Mais Superior(online), 0 - 0.
3. Viana, Fernanda. 06 ago. 2012. "Inovação: Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" SicNoticias, 00 - 00.
4. Viana, Fernanda. 01 ago. 2012. "INVESTIGADORES PORTUGUESES CRIAM OUTDOORS AMIGOS DO AMBIENTE E QUE MUDAM DE COR" Canal Superior, 00 - 00.
5. Viana, Fernanda. 24 jul. 2012. "Outdoors biodegradáveis camaleónicos" Projetor da TMN, 00 - 00.
6. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 18 jun. 2012. "Outdoors biodegradáveis" Antena 1, 00 - 00.
7. Viana, Fernanda. 15 jun. 2012. "Investigadores portugueses criam outdoors biodegradáveis" Expresso do Ave, 00 - 00.
8. Viana, Fernanda. 11 jun. 2012. ""Outdoors" mais amigos do ambiente" Metro, 2 - 2.
9. Viana, Fernanda. 08 jun. 2012. "Investigadores criam outdoors à base de soja, milho e bambu" Ciência Hoje, 00 - 00.
10. Viana, Fernanda. 07 jun. 2012. "UM e Pessoa desenvolvem "outdoors" biodegradáveis" Diário do Minho, 7 - 7.
11. Viana, Fernanda. 07 jun. 2012. "Investigadores portugueses criam outdoors biodegradáveis" Informação On-ine Universidade do Minho, 00 - 00.
12. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Investigadores portugueses criam outdoors biodegradáveis" OJE, 00 - 00.
13. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Portugueses criam outdoors biodegradáveis" Instituto de Engenharia, 00 - 00.
14. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Fibras vegetais utilizadas para criar suportes publicitários biodegradáveis" Jornal Público, 26 - 26.
15. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Inovação: Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Açoriano Oriental, 00 - 00.
16. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Inovação: Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Visão, 00 - 00.
17. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Inovação: Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Expresso, 00 - 00.
18. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Destak, 00 - 00.
19. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Investigadores portugueses criam «outdoors» biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Diário digital, 00 - 00.
20. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Investigadores das universidades do Minho (UMinho) e Fernando Pessoa (UFP) desenvolveram "outdoors" biodegradáveis, feitos à base de fibras de soja, milho e bambu, um projeto pioneiro que visa a proteção ambiental, foi hoje anunciado." Rádio Universitária do Minho, 00 - 00.
21. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Portugueses criam 'outdoors' biodegradáveis" Boas Notícias, 00 - 00.
22. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Portugueses desenvolveram "outdoors" biodegradáveis" Diário de Notícias Notícias, 00 - 00.
23. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Inovação: Investigadores portugueses criam "outdoors" biodegradáveis em nome da lei e do ambiente" Jornal de Notícias, 00 - 00.
24. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Fibras vegetais utilizadas para criar suportes publicitários biodegradáveis" CRUP, 00 - 00.
25. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "Investigadores das universidades do Minho (UMinho) e Fernando Pessoa (UFP) desenvolveram "outdoors" biodegradáveis, feitos à base de fibras de soja, milho e bambu, um projeto pioneiro que visa a proteção ambiental, foi hoje anunciado." RTP Notícias, 00 - 00.
26. Viana, Fernanda. 06 jun. 2012. "INVESTIGADORES PORTUGUESES CRIAM OUTDOORS BIODEGRADÁVEIS" AULP, 00 - 00.
27. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 02 maio 2012. "Outdoors Biodegradáveis" Porto Canal - Mentes que Brilham, 00 - 00.
28. Viana, Fernanda. 18 abr. 2012. "Docente da UFP desenvolve suporte biodegradável para Outdoors e enquadrável na legislação" Ciência PT, 00 - 00.
29. Viana, Fernanda. 08 abr. 2012. "Outdoors ecológicos" Correio da Manhã, 11 - 11.
30. Viana, Fernanda. 28 mar. 2012. "Ambiente: investigadores portugueses criam outdoors biodegradáveis" JPN - Jornalismo Porto Net, 00 - 00.
31. Viana, Fernanda. 20 nov. 2011. "Cartazes de rua em espaço virtual" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 90 - 91.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. Painéis Interativos de Suporte Biodegradável e Respetivo Processo de Obtenção,2012.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Aparelho.
Patente: Patente de Invenção.n. 106145,"Painéis Interativos de Suporte Biodegradável e Respetivo Processo de Obtenção".06 fev. 2012(Depósito);13 fev. 2012(Exame);18 mar. 2014(Concessão).

Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Viana, Fernanda. Suporte publicitário biodegradável com efeitos camaleónicos,2012.
Tipo de produto: Protótipo.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Viana, Fernanda; Nunes, Laura M; Guerreiro, Maria J; Sani, Ana; Caridade, Sónia; Maia, Rui L. AVALIAÇÃO COMUNITÁRIA – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE ASPRELA, FACE AO CRIME, À VITIMAÇÃO E AO CONTROLO SOCIAL,I Colóquio Internacional OPVC Violência, Crime e Desvio Questões de (In)Segurança e Policiamento,Porto,2015 (Congresso).
2. Viana, Fernanda; Ferreira, Ângela S; Santos, Pedro M.. Tradição e tecnologia na promoção da iden¿dade cultural local,Congresso Internacional Artes e Ciências em Diálogo,Porto,2015 (Congresso).
3. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Suporte publicitário biodegradável com efeitos camaleónicos ,SpiunUM,Guimarães,2013 (Outra).
4. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Uma reflexão ambiental centrada no design do Outdoor Personalizado,2ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas,Tomar,2012 (Conferência ou palestra).
5. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Questões ambientais do Outdoor Personalizado: uma reflexão sobre o suporte de impressão,Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design,Maranhão,2012 (Congresso).
6. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Jogos Visuais na Publicidade uma reflexão sobre a dimensão tecnológica no cartaz de rua ,V Encontro de Estudos Ciências e Culturas,Ponte de Lima,2012 (Congresso).
7. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. A Biodegradable Solution for Outdoor Adver¿sing,41st Textile Research Symposium,Guimarães,2012 (Simpósio).
8. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Aplicação de Cristais Líquidos no Design do Outdoor,VI Congresso Internacional de Artes Digitais: Artes Digitais e Novos Media,Faro,2012 (Congresso).
9. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. O outdoor personalizado: design e ambiente - uma abordagem com propósitos ecológicos,CIPED IV Congresso Internacional de Pesquisa em Design,Lisvoa,2011 (Congresso).
10. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos,Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação,São Paulo,2011 (Congresso).
11. Viana, Fernanda. O cartaz e suportes,O cartaz no estágio de comunicação integrada,Porto,2011 (Seminário).
Inclusão do resumo da apresentação na brochura do evento.
12. Viana, Fernanda; Neves, Jorge; Mesquita, Francisco. The Customized Billposter: An Environmental Approach, Including Textile Substrates,Internationale Conference on Intelligent Textile and Mass Customisation,Casablanca,2011 (Conferência ou palestra).
13. Viana, Fernanda. VIH-sida: campanhas de comunicação,VIII Jornadas de Marketing,Porto,2008 (Conferência ou palestra).
14. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. Super Bock: análise estratégica da mensagem publicitária patente nos outdoors,IV Encontro de Estudos Sobre Ciências e Cultura,Ponte de Lima,2008 (Congresso).
15. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Saída para o futuro,Jornadas de Publicidade "Saída para o futuro",Porto,2008 (Outra).
16. Viana, Fernanda. Saída para o futuro,III Jornadas de Publicidade e Comunicação,Porto,2008 (Congresso).
17. Viana, Fernanda. Uma abordagem ao cartaz político no século XX,5º congresso da SOPCOM,Braga,2007 (Congresso).

Maquete
Maquette
1. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Expositor 2011/2012,2012.
2. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. expositor 2010/ 2011,2011.
3. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo. portal bigposter,2010.
Reunir os cartazes de grande forma mais significativos que vão sendo expostos nas cidades (nacionais e internacionais). Tendo por base este corpus de imagens, expresso em fotografia, vídeo e infografia, pretende-se que múltiplos olhares possam reflectir sobre estas “imagens”. .
4. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. expositor 2009/2010,2010.
Apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio curricular. Todos os trabalhos têm uma vertente de mercado muito forte, pelo que não são meramente trabalhos académicos. Os alunos, com orientação dos docentes envolvidos (Fernanda Viana e Francisco Mesquita), desenvolvem campanhas publicitárias, estratégias de comunicação, estudos de mercado, linhas gráficas para clientes reais, com aplicação prática e efectiva. .
5. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. expositor 2008/2009,2009.
Apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio curricular. Todos os trabalhos têm uma vertente de mercado muito forte, pelo que não são meramente trabalhos académicos. Os alunos, com orientação dos docentes envolvidos (Fernanda Viana e Francisco Mesquita), desenvolvem campanhas publicitárias, estratégias de comunicação, estudos de mercado, linhas gráficas para clientes reais, com aplicação prática e efectiva. .
6. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. expositor 2007/2008,2008.
Apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio curricular. Todos os trabalhos têm uma vertente de mercado muito forte, pelo que não são meramente trabalhos académicos. Os alunos, com orientação dos docentes envolvidos (Fernanda Viana e Francisco Mesquita), desenvolvem campanhas publicitárias, estratégias de comunicação, estudos de mercado, linhas gráficas para clientes reais, com aplicação prática e efectiva. .
7. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. expositor 2006/2007,2007.
Apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio curricular. Todos os trabalhos têm uma vertente de mercado muito forte, pelo que não são meramente trabalhos académicos. Os alunos, com orientação dos docentes envolvidos (Fernanda Viana e Francisco Mesquita), desenvolvem campanhas publicitárias, estratégias de comunicação, estudos de mercado, linhas gráficas para clientes reais, com aplicação prática e efectiva.

Organização de evento
Event organization
1. Viana, Fernanda; Nunes, Laura M; Sani, Ana; Maia, Rui L; Caridade, Sónia; Estrada, Rui. II Colóquio Internacional OPVC - Violência, Crime e Desvio; Ví>¿mas de violência e crime,2017 (Congresso / Organização).
2. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. 7º evento de apresentação de trabalhos do estágio de comunicação integrada, marketing e publicidade,2013 (Conferência).
3. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. 6º evento de apresentação de trabalhos do estágio de comunicação integrada, marketing e publicidade,2012 (Conferência).
4. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões,2011 (Seminário / Organização).
Promover a discussão sobre tipografia na publicidade exterior.
5. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra; Simões, Elsa. O cartaz no estágio de comunicação integrada,2011 (Seminário / Organização).
Temática da apresentação “O cartaz e os suportes” Publicação de um resumo da apresentação em brochura do seminário. .
6. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. 5º evento de apresentação de trabalhos do estágio de comunicação integrada, marketing e publicidade,2011 (Conferência / Organização).
O evento contou com a realizaçãod e um concurso para a escolha do melhor nome de grupo de estágio, melhor logótipo, melhor blogue e melhor campanha de comunicação. O juri era constituido por profissionais e académicos da área da comunicação e design de diferentes isntituições de ensino: Escola Artística de Soares dos Reis, Escola Superior de Arte e Design.
7. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos AC-UFP ano lectivo 2009/2010,2010 (Exposição / Organização).
8. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Moutinho, Manuela. Serviço Social numa Universidade aprendente,2009 (Seminário / Organização).
9. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos AC-UFP ano lectivo 2008/2009,2009 (Exposição / Organização).
10. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra; Simões, Elsa; Cairrão, Álvaro; Galhardo, Andreia; Cardoso, Paulo. III Jornadas de Publicidade e Comunicação,2008 (Conferência / Organização).
11. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos AC-UFP ano lectivo 2007/2008,2008 (Exposição / Outra).
12. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Saída para o futuro,2008 (Outro / Organização).
13. Viana, Fernanda. Apresentação de trabalhos AC-UFP ano lectivo 2006/2007,2007 (Exposição / Organização).
14. Viana, Fernanda. Tu, o ambiente, um cartaz,2006 (Conferência / Organização).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Outdoor Publicitário Biodegradável com Efeitos Camaleónicos (The Next Big Idea/SIC Notícias),2013 (Entrevista).
2. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Outdoors Biodegradáveis (Portugal em Dirceto/ Antena 1),2012 (Entrevista).
3. Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Outdoors Biodegradáveis (Mentes Que Brilham/Porto Canal),2012 (Entrevista).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Viana, Fernanda; Meneses, Rute; Oliveira, Vasco. Informações sobre como viver bem com os zumbidos,2012.
Idealização e desenvolvimento gráfico e visual de brochura .
2. Viana, Fernanda. Obesidade Infantil,2012.
3. Viana, Fernanda. Sal e Saúde,2011.
4. Viana, Fernanda; Neves, Vitor; Mesquita, Francisco. Europacolon,2010.
5. Viana, Fernanda; Costa, Afonso; Mesquita, Francisco. Apresentação Contalac,2010.
6. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Costa, Afonso. Afonso Costa, Lda,2010.
7. Viana, Fernanda; Toldy, Teresa; Mesquita, Francisco. Divulgação do mestrado de cidadania e responsabilidade social,2010.
8. Viana, Fernanda; Tuna, Sandra; Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos da AC-UFP circunscritos ao ano lectivo 2008/2009,2010.
9. Viana, Fernanda; Pereira, Maria J; Mesquita, Francisco. Apresentação da metodologia de trabalho e peças gráficas e audiovisuais desenvolvidas na AC-UFP,2010.
10. Viana, Fernanda. Comissão de leitura da Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,2009.
11. Viana, Fernanda; Fernandes, Telma; Mesquita, Francisco. Programa Integrado de Policiamento de Proximidade,2009.
12. Viana, Fernanda; Tuna, Sandra; Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos da AC-UFP circunscitos aos anos lectivos 2006/2007, 2007/2008,2009.
13. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Adobe Photoshop CS3,2009.
14. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Moutinho, Manuela. Divulgação do seminário serviço social numa Universidade aprendente,2009.
15. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Fernandes, Telma. Participação no prémio europeu de prevenção criminal,2009.
16. Viana, Fernanda; Braga, Sérgio; Mesquita, Francisco. Design editorial e infografia,2009.
17. Viana, Fernanda. O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localização,2009.
18. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Adobe Illustrator CS3,2009.
19. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Zsuzsa, Nemeth. Publicidade e design,2008.
20. Viana, Fernanda. Recensão: Drogas e comportamentos de adicção,2008.
21. Viana, Fernanda; Alves, Helena; Mesquita, Francisco. Centro de Histocompatibilidade do Norte,2008.
22. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Norton, Rosário. ARH-Norte,2008.
23. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Granja, Ernesto. Fotosport,2008.
24. Viana, Fernanda; Araújo, Sofia; Mesquita, Francisco. IPO-Porto,2008.
25. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Publicidade e design,2008.
26. Viana, Fernanda; Borba, Eduardo; Mesquita, Francisco. Adobe Flash,2008.
27. Viana, Fernanda; Guerreiro, Maria J; Mesquita, Francisco. Recursos hídricos - uma perspectiva global,2008.
28. Viana, Fernanda; Vanzeler; Mesquita, Francisco. Shopping Center Brasília,2008.
29. Viana, Fernanda. O cartaz e o outdoor ao serviço da comunicação política - uma abordagem sobre propaganda política vs "publicidade política",2003.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Sofia Miravall Silva Baptista Soares, O papel do slogan na publicidade, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
2. Marco António Rocha Tavares, Identidade visual: distinção de logótipo e logomarca, cor e a sua relevância, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
3. Tiago Aureliano Silva, Uma abordagem sobre a imagem na publicidade: análise do caso “A solidão não é o destino”, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
4. Juarén Das Neves Moraes Macêdo, “Juntos somos a Junta” - A importância do slogan na identidade da Junta de Freguesia de Paranhos , 2014. (Orientador).
5. Joana Helena Veloso Cordeiro dos Santos, A identidade visual de uma empresa: a importância do logótipo, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
6. Jorge Miguel Madureira da Costa, A fotografia na mensagem publicitária, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
7. Sílvia Gomes, Jogos linguísticos da Publicidade, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
8. Filipe Balça, Como surge a campanha publicitária? relação agência/ anunciante, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Beatriz Mota Pinto, A importância do logo - caso de estudo do grupo ímpar, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. 30 estágios ciências da comunicação: marketing e publicidad, alunos de Ciências da Comunicação, 2013.
2. alunos de ciências da comunicação, 30 estágios de comunicação integrada, vertente marketing e publicidade, 2012. Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
3. alunos de ciências da comunicação, 30 estágios de comunicação integrada, vertente marketing e publicidade, 2011. Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
4. alunos finalistas de ciências da comunicação, 50 estágios curriculares 2009/2010, 2010. Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
5. Carla Lima, Uma visão sobre o mundo da publicidade, 2005. Escola Profissional de Espinho (Orientador).
6. Joana Aguiar, Criação Publicitária - uma visão estratégica, 2005. Escola Profissional de Espinho (Orientador).
7. Maria Marinho, Em busca da comunicação ideal, 2005. Escola Profissional de Espinho (Orientador).
8. Tânia Ferreira, A importância da comunicação: caso de estudo Câmara Municipal de Espinho, 2005. Escola Profissional de Espinho (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Desenvolvimento da estratégia de comunicação e suportes de divulgação para o mestrado de cidadania e responsabilidade social, 2010.
2. Viana, Fernanda; Vale, Sandra; Mesquita, Francisco. Desenvolvimento da estratégia de comunicação para a Fotosport, 2008.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Viana, Fernanda. Participação no júri de Sofia Miravall Silva Baptista Soares. O papel do slogan na publicidade, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
2. Viana, Fernanda. Participação no júri de Marco António Rocha Tavares. O logótipo e a logomarca: uma abordagem sobre a cor e sua relevância, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
3. Viana, Fernanda. Participação no júri de Tiago Aureliano Silva. Uma abordagem sobre a imagem na publicidade: análise do caso “A solidão não é o destino”, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
4. Viana, Fernanda. Participação no júri de Juáren Das Neves Moraes Macêdo. “Juntos somos a Junta” - A importância do slogan na identidade da Junta de Freguesia de Paranhos, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
5. Viana, Fernanda. Participação no júri de João Sousa Coimbra Tavares. Campanha publicitária - o caso europacolon, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
6. Viana, Fernanda. Participação no júri de Jorge Almeida Costa. Plano de Promoção do fundo GAIAFINICIA, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
7. Viana, Fernanda. Participação no júri de Joana da Silva e Costa Pinto de Oliveira. A criatividade na elaboração de uma campanha, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
8. Viana, Fernanda. Participação no júri de Igor Cabaço. A criatividade numa campanha publicitária - o caso Europacolon, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
9. Viana, Fernanda. Participação no júri de Sónia Cristina de Almeida Costa. Metal-FX - conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da publicidade, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
10. Viana, Fernanda. Participação no júri de Maria Isilda Machado. A importância do briefing na elaboração de uma campanha publicitária, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. II Colóquio Internacional OPVC - Violência, Crime e Desvio; Ví>¿mas de violência e crime, 2017 (Congresso).
Nome do evento: II Colóquio Internacional OPVC - Violência, Crime e Desvio; Vtimas de violência e crime; Nome da Instituição: OPVC - Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto.
2. Eu, o Ambiente, um cartaz, 2007 (Conferência).
Nome do evento: Eu, o Ambiente, um cartaz; Nome da Instituição: ESPE; Cidade do evento: Espinho / Espinho.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. II Colóquio Internacional OPVC - Violência, Crime e Desvio; Vtimas de violência e crime, 2017 (Congresso).
Nome do evento: II Colóquio Internacional OPVC - Violência, Crime e Desvio; Vtimas de violência e crime; Nome da Instituição: OPVC - UFP; Cidade do evento: Porto.
2. Jornadas de Publicidade "Saída para o futuro", 2008 (Outra).
Nome do evento: Jornadas de Publicidade "Saída para o futuro"; Nome da Instituição: AC-UFP; Cidade do evento: Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Eurojust 2016: international logo conquest, 2016 (Outra).
Nome do evento: Eurojust 2016; Nome da Instituição: Eurojust 2016.
2. I Colóquio Internacional OPVC Violência, Crime e Desvio Questões de (In)Segurança e Policiamento, 2015 (Congresso).
Nome do evento: I Colóquio Internacional OPVC Violência, Crime e Desvio Questões de (In)Segurança e Policiamento; Nome da Instituição: OPVC-UFP; Cidade do evento: Porto.
3. I Colóquio Internacional OPVC Violência, Crime e Desvio Questões de (In)Segurança e Policiamento, 2015 (Congresso).
Nome do evento: I Colóquio Internacional OPVC Violência, Crime e Desvio Questões de (In)Segurança e Policiamento; Nome da Instituição: Observatório Permanente de Violência e Crime - UFP; Cidade do evento: Porto / Porto.
4. Green Project Awards, 2012 (Outra).
Nome do evento: Green Project Awards.
5. VII CONGRESSO SOPCOM, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Meios digitais e indústrias criativas: os efeitos e os desafios da globalização; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Economia da UP.
6. Portugal Criativo 2011, 2011 (Outra).
Nome do evento: Portugal Criativo 2011; Nome da Instituição: Addict, creative industries Portugal; Cidade do evento: Porto / Palácio das Artes Gráficas de Talentos, Hard Club.
7. Primeira Jornada Gráfica , 2010 (Encontro).
Nome do evento: Primeira Jornada Gráfica ; Nome da Instituição: Hewlett-Packard.; Cidade do evento: Barcelona / Laboratórios da HP.
Dedicada ao desenvolvimento sustentável a partir de uma observação e de uma reflexão sobre as estratégias planeadas pelos agentes do sector gráfico com vista a uma implementação efectiva do conceito de sustentabilidade.
8. Biblioteca do conhecimento B-on, 2008 (Outra).
9. Literatura e geografia: da geografia das palavras à geografia das migrações, 2008 (Encontro).
10. Assinatura Electrónica, 2008 (Workshop).
11. EBSCO Information Services, 2008 (Outra).
12. III Jornadas Publicidade e Comunicação, 2008 (Congresso).
13. Construção de Membranas Eco-eficientes, 2008 (Seminário).
14. 4th International Conference on Digital Arts, 2008 (Conferência).
15. Uma abordagem ao cartaz político no século XX, 2007 (Congresso).
Nome do evento: 5º congresso da SOPCOM; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga.
16. Workshop Internacional Jovens, marcas e estilos de vida, 2006 (Workshop).
17. As estratégias de marketing, 2004 (Conferência).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
56

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
31
Jornais de notícias
Newspapers
30
Revistas
Magazines
1

Total
Produção técnica
Technical production
72

Produtos
Products
2
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
1
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
70

Total
Dados complementares
(Additional data)
54

Orientações
Orientations
21
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
10
Participação em Eventos
Event participation
21


Visualizações do curriculum [ 2265 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-11-2017 às 13:04:36
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis