Curriculum Vitae

Francisco José Brito Peixoto

Data da última atualização »Last update : 07/11/2017


Francisco José Brito Peixoto. Concluiu o doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho em 2003. É Professor Auxiliar no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 29 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 120 itens de produção técnica. Orientou 1 tese de doutoramento, orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 10, além de ter orientado 53 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Psicologia. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 49 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desempenho, Adolescência, Clima de sala de aula, Género, Leitura, Motivação, Academic Achievement, auto-eficácia, Auto-estima e Auto-percepção.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7381620376210974


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Francisco José Brito Peixoto
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Peixoto, F.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Centro de Investigação em Educação - ISPA
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: fpeixoto@ispa.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003 Doutoramento
Phd
Psicologia (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1996 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1989 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1991 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
D.E.A. Psychologie et Sciences de L'Education.
Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences), França.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2003-Actual Professor Auxiliar
Jan/1992-Out/1998 Assistente
Out/1991-Dez/1991 Assistente Estagiário

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Nov/1998-Ago/2001 Outra Situação





Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2003-Actual
Membro do Conselho Científico


Out/2002-Out/2007
Membro do Conselho Pedagógico


Out/1996-Out/1999
Membro da Assembleia de Representantes






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jul/2010-Actual
- Vice-reitor






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/1996-Out/2000
Atividade realizada»Activity:

Membro da Coordenação da Área de Psicologia Educacional






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-2015
Keeping Cool Europe - ENhancing Teachers REsilience in Europe (ENTREE)-Keeping Cool Europe - ENhancing Teachers REsilience in Europe (ENTREE)
Referência do projeto»Project reference: 539590-LLP-1-2013-1-DE-Comeniu.
Lifelong Learning Programme (Comenius)

2012-2015
Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions, motivational orientations and learning environments
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/121358/2010.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1997. Teste de linguagem técnica da leitura/escrita. ed. 1. Lisboa: ISPA.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2013. Escala de clima de sala de aula - ECSA.  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica , ed. L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves, 121 - 133. . Coimbra: Almedina.
2. Almeida, L. S; Peixoto, F.. 2011. A psicologia da educação.  In Manual de Psicologia Aplicada , ed. M. Lopes, P. Palma, R. Bártolo & M. P. Cunha, 47 - 68. . Lisboa: RH Editora.
3. Peixoto, F.; Carvalho, R.. 2009. Parental attitudes toward academic achievement: Effects on motivation, self-concept and school achievement.  In Contemporary motivation research: From global to local perspectives, ed. M. Wosnitza, S. Karabenick, A. Efklides, & P. Nenniger , 279 - 297. . Göttingen & New York: Hogrefe & Huber.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Peixoto, Francisco; Sanches, Cristina; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera. 2017. "“How do you feel about math?": Relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement", European Journal of Psychology of Education 32, 3: 385 - 405.
2. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. 2017. "The Goal Orientations Scale (GOS): Validation for Portuguese students", European Journal of Developmental Psychology 14, 4: 477 - 488.
3. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Bártolo-Ribeiro, Rui; Pipa, Joana. 2017. "Validação da Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-adolescentes (EAAPA) e Análise da Estrutura Organizativa do Autoconceito", Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 43, 1: 71 - 87.
4. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. 2017. "Emoções face à matemática e progressão na escolaridade – Estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade", Análise Psicológica 35, 2: 125 - 144.
5. Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina. 2017. "Mathematics: I don´t like it! I like it! Very much, a litle, not at all ... Social support and emotions in students from 2nd and 3rd cycles of education", Análise Psicológica 35, 3: 281 - 296.
6. Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Pipa, Joana; Almeida, Leandro S. 2016. "“To be or not to be Retained … That’s the Question!" Retention, Self-esteem, Self-concept, Achievement Goals, and Grades", Frontiers in Psychology 7, 1550: 1550 - 1563.
7. Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco. 2015. "Intrinsic Motivation Inventory: Psychometric Properties in the Context of First Language and Mathematics Learning", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 434 - 443.
8. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.; Pekrun, R.. 2015. "The Achievement Emotions Questionnaire: Validation for Pre-adolescent Students ", European Journal of Developmental Psychology 12, xxx: xxx - xxx.
9. Peixoto, F.; Pestana, S.; Pinto, P. R. 2015. "Contributo para a validação da escala de competências em estudo (ECE)", Psicologia, Educaçao e Cultura 19, 1: 64 - 75.
10. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Pereira, Marisa. 2015. "Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares.", Análise Psicológica 33, 4: 407 - 424.
11. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco. 2014. "Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes", Estudos de Psicologia (Campinas) 31, 2: 159 - 167.
12. Granjo, Manuel; Peixoto, Francisco. 2013. "Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professores", Laboratório de Psicologia 11, 1: 3 - 17.
13. Reis, Ivone G; Peixoto, Francisco. 2013. "“Os meus pais só me criticam" – Relações entre práticas educativas parentais (perfecionismo e crítica) e a autoestima, o autoconceito académico, a motivação e a utilização de estratégias de self-handicapping", Análise Psicológica 31, 4: 345 - 358.
14. Mata, Maria L; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco. 2012. "Attitudes towards Mathematics: Effects of Individual, Motivational, and Social Support Factors", Child Development Research 2012, 2: 1 - 10.
15. Nascimento, S; Peixoto, F.. 2012. "Relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais em alunos do 9º ano de escolaridade", Análise Psicológica 30, 4: 421 - 434.
16. Peixoto, Francisco; Almeida, Leandro S. 2011. "A organização do autoconceito: análise da estrutura hierárquica em adolescentes", Psicologia: Reflexão e Crítica 24, 3: 533 - 541.
17. Fleith, D. S; Almeida, L. S; Peixoto, F.. 2011. "Escala sobre clima para criatividade em sala de aula: Contribuições para a sua validação", Estudos de Psicologia (Campinas), 28: 307 - 314.
18. Peixoto, F.. 2011. "“Is it beneficial to stress grades to my child?” – Relationships between parental attitudes towards academic achievement, motivation, academic self-concept and academic achievement in adolescents", International Journal About Parents in Education 5, 2: 98 - 109.
19. Peixoto, Francisco; Almeida, Leandro S. 2010. "Self-concept, self-esteem and academic achievement: strategies for maintaining self-esteem in students experiencing academic failure", European Journal of Psychology of Education 25, 2: 157 - 175.
20. Amaral, V.; Peixoto, F.; Carugati, F.. 2010. "Representações sociais da inteligência: Estrutura e efeitos de algumas variáveis sociocognitivas", Psychologica, 52: 5 - 18.
21. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2009. "Motivação para a leitura ao longo da escolaridade", Análise Psicológica, 4: 563 - 572.
22. Pedro, N.; Peixoto, F.. 2006. "Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico", Análise Psicológica, 2: 247 - 262.
23. Peixoto, F.. 2004. "Qualidade das relações familiares, auto-estima, autoconceito e rendimento académico", Análise Psicológica, 1: 235 - 244.
24. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.; Gouveia-Pereira, M.; Amaral, V.; Pedro, I.. 2002. "Self-esteem and Academic Achievement Among Adolescents", Educational Psychology 22, 1: 51 - 62.
25. Pedro, I.; Amaral, V.; Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Gouveia-Pereira, M.. 2002. "Representações dos actores escolares sobre a escola e as suas dinâmicas", Inovação 15, .: 117 - 129.
26. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Gouveia-Pereira, M.; Amaral, V.; Pedro, I.. 2001. "Os grupos de adolescentes na escola: Percepções intra e inter-grupais", Psicologia – Teoria, Investigação e Prática 6, 1: 79 - 93.
27. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.. 2000. "Self-esteem, social identity and school achievement in adolescence", Psychology: The Journal of the Hellenic Psychological Society 7, 7: 278 - 289.
28. Gouveia-Pereira, M.; Pedro, I.; Amaral, V.; Alves-Martins, M.; Peixoto, F.. 2000. "Dinâmicas grupais na adolescência", Análise Psicológica, 2: 191 - 201.
29. Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "Interacções sociais, desenvolvimento e aprendizagem: O papel do estatuto do par e da mediação semiótica", Análise Psicológica, .: 9 - 17.
30. Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "O papel das interacções sociais no desenvolvimento e na aprendizagem", Psicologia – Teoria, Investigação e Prática 4, .: 29 - 41.
31. Peixoto, F.; Menéres, S.. 1997. "Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resolução", Análise Psicológica, .: 269 - 281.
32. Peixoto, F.. 1993. "Interacção de tutela mãe-criança: efeitos do material nos procedimentos e na dinâmica interactiva", Análise Psicológica, .: 393 - 399.
33. Peixoto, F.; Mata, L.. 1993. "Efeitos da idade, sexo e nível sócio-cultural no auto-conceito", Análise Psicológica, .: 401 - 413.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Peixoto, F.; Rocha, T. A; Jesus, S. N. 2014. "Measuring aesthetic development", Trabalho apresentado em 7th international conference on modern research in psychology, In Modern research in health, education and social sciences: Conference proceedings, Bucareste.
2. Granjo, M.; Peixoto, F.. 2012. "Adaptação da escala “Basic need satisfaction at work ” para professores", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática, Lisboa.
3. Abril, M. J; Peixoto, F.. 2012. "Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º ciclo", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática, Lisboa.
4. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2012. "Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula", Trabalho apresentado em 12º Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do 12º Colóquio de Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática, Lisboa.
5. Pipa, J.; Peixoto, F.. 2011. "Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia, In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia, A Coruña.
6. Pipa, J.; Peixoto, F.. 2011. "Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
7. Peixoto, F.. 2010. "Relationships between self-esteem, self-concept and academic achievement in adolescents", Trabalho apresentado em 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , In Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , Vilnius.
8. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
9. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2010. "Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” , Braga.
10. Sérgio, M.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Braga.
11. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a matemática em alunos do secundário", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
12. Campos, S.; Peixoto, F.. 2009. "Eles dizem que o meu irmão é tecla 3” – A auto-estima e o(s) autoconceito(s) dos irmãos de pessoas com deficiência", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
13. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984)", Trabalho apresentado em XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, In Actas da XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga.
14. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
15. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autopercepção de leitor", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
16. Almeida, A.; Peixoto, F.. 2008. "Estudo para a adaptação de uma escala de identidade étnica", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
17. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2007. "Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, In Actas do Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, Coruña.
18. Amaral, V.; Carugati, F.; Peixoto, F.; Selleri, P.. 2006. "Representações sociais como princípios organizadores de conteúdos cognitivos: Um estudo sobre as representações sociais da inteligência.", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
19. Machado, P.; Verissimo, M.; Peixoto, F.. 2006. "Avaliação do impacto de um programa de educação emocional em jovens pré-adolescentes", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora .
20. Peixoto, F.; Rodrigues, P.. 2005. "Atitudes parentais em relação ao desempenho académico dos filhos e sua relação com o autoconceito, auto-estima e motivação", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Minho.
21. Peixoto, F.; Piçarra, M.. 2005. "Efeitos da transição do primeiro para o segundo ciclo sobre o autoconceito e a auto-estima.", Trabalho apresentado em Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Minho.
22. Peixoto, F.. 2004. "What kinds of benefits students have from participate on extracurricular activities?", Trabalho apresentado em Third international biennial SELF research conference, In Self-concept, motivation and identity: Where to from here?, Sydney.
23. Cardoso, C.; Peixoto, F.. 1999. "Clima de sala de aula e auto-conceito", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
24. Peixoto, F.. 1999. "Escala de Percepção da Relação com a Família. ", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
25. Peixoto, F.; Almeida, L. S. 1999. "Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
26. Peixoto, F.. 1998. "A importância dos mecanismos semióticos nas interacções de tutela: A perspectiva referencial", Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação , In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação , Lisboa.
27. Peixoto, F.. 1998. "Auto-conceito(s), Auto-Estima e Resultados Escolares: A influência da repetência no(s) auto-conceito(s) e na auto-estima de adolescentes", Trabalho apresentado em IX Colóquio de Psicologia e Educação , In Actas do IX Colóquio de Psicologia e Educação , Lisboa.
28. Amaral, V.; Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Gouveia-Pereira, M.; Pedro, I.. 1998. "Representações da Escola em pré-adolescentes e adolescentes", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , In Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Minho.
29. Pacheco, P.; Peixoto, F.. 1998. "Avaliação do impacto de um programa de dança educacional na aprendizagem da matemática em alunos do 2º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Minho.
30. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.. 1997. "Escala de Auto-Conceito para Adolescentes de Susan Harter", Trabalho apresentado em V Conferência Internacional: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. , In Actas da V Conferência Internacional: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. , Braga.
31. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.. 1996. "Adaptação da Escala de Auto-Conceito para Adolescentes de Susan Harter para a população portuguesa.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
32. Peixoto, F.. 1996. "Auto-Conceito(s), Auto-Estima e Resultados Escolares em Adolescentes", Trabalho apresentado em 2º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , In Actas do 2º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia , Minho.
33. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 1995. "Teste da Linguagem Técnica da Leitura / Escrita", Trabalho apresentado em Provas Psicológicas em Portugal, In Provas Psicológicas em Portugal, Braga.
34. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. 1995. "Escala de Auto-Conceito para Crianças e Pré-Adolescentes de Susan Harter", Trabalho apresentado em Provas Psicológicas em Portugal, In Provas Psicológicas em Portugal, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Peixoto, F.. Vivências afetivas da escola na adolescência: Relações entre o rendimento académico, a motivação, as emoções e as autorrepresentações,IX Congresso Ibero-americano de Psicologia / 2º Congresso da OPP,Lisboa,2014 (Conferência ou palestra).
2. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. The Achievement Emotions Questionnaire - Adaptation to middle school students,International Conference on Motivation ,Helsinquia,2014 (Poster).,Helsinki,2014 (Poster).
3. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validation of the Intrinsic Motivation Inventory for Mathematics and Portuguese Language,International Conference on Motivation ,Helsinquia,2014 (Poster).,Helsinki,2014 (Poster).
4. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Effects of achievement on self-representations, motivation and emotions of pre-adolescents,International Conference on Motivation ,Helsinki,2014 (Comunicação).
5. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Emoções e motivação para a matemática em pré-adolescentes,IX Congresso Ibero-americano de Psicologia / 2º Congresso da OPP,Lisboa,2014 (Comunicação).
6. Peixoto, F.; Granjo, M.. Teacher professional identity: The structuring role of ethical orientation and the mediating role of self-esteem,International Conference on Motivation,Helsinki,2014 (Poster).
7. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Validação do Achievement Emotions Questionnaire em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
8. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem no início da escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
9. Santos, T.; Peixoto, F.. Processo de validação da escala de motivação para o ensino,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
10. Granjo, M.; Peixoto, F.. Contributo para a validação da Escala de Valores de Schwartz em professores,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
11. Costa, I.; Peixoto, F.. Ethnic identity, out-group orientations, perceived ethnic discrimination and self-esteem in adolescents, 16th European Conference on Developmental Psychology ,Lausanne,2013 (Poster).
12. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções, em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
13. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.; Silva, A. R. R. Motivação para a Língua Portuguesa: Relação com a perceção de suporte do professor,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
14. Granjo, M.; Peixoto, F.. Contributo para o estudo da identidade profissional docente,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
15. Franco, M.; Pimentel, J. S; Peixoto, F.. Perceções de pais e profissionais sobre o processo de transição de crianças com necessidades educativas especiais para o 1º ciclo do ensino básico,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
16. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Resultados em língua portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
17. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções em sala de aula e a motivação.,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
18. Peixoto, F.. Effects of school achievement on self-concept, global self-esteem and emotions in pre-adolescents ,35th International School Psychology Association Conference,Porto,2013 (Comunicação).
19. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors,15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI),Munich,2013 (Comunicação).
20. Granjo, M.; Peixoto, F.. Teacher identity: Relationships between ethical orientation, motivation, commitment and global self-esteem,15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI),Munich,2013 (Poster).
21. Peixoto, F.. Parenting and academic adjustment in adolescence, 16th European Conference on Developmental Psychology ,Lausanne,2013 (Comunicação).
22. Vital, A. P; Peixoto, F.. Estratégias de aprendizagem e crenças epistémicas em estudantes do ensino superior na área da saúde,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Poster).
23. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validação para a população portuguesa do Intrinsic Motivational Inventory (IMI),II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2012 (Poster).
24. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação dos alunos na aprendizagem da matemática,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Comunicação).
25. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade,II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2012 (Comunicação).
26. Wahl, R.; Peixoto, F.. Motivation, learning approaches and use of self-handicapping strategies: Relations with academic achievement in higher education students,12th International Conference on Motivation,2012 (Poster).
27. Granjo, M.; Peixoto, F.. Adaptação da escala Basic Need Satisfaction at Work para professores.,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
28. Peixoto, F.. O envolvimento das famílias na escolaridade dos filhos ,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Simpósio).
29. Granjo, M.; Peixoto, F.. Escala de orientação ética do professor,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
30. Abril, M. J; Peixoto, F.. Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º ciclo,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Comunicação).
31. Encantado, J.; Peixoto, F.. Percepções e atitudes ambientais de um grupo de adolescentes portugueses: Um estudo exploratório,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Comunicação).
32. Santos, T.; Peixoto, F.. Validação da escala de Objectivos de Realização para professores,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Poster).
33. Guerra, S.; Peixoto, F.. Adaptação do Achievement Emotions Questionnaire (AEQ): Estudo exploratório com alunos do 9º ano,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
34. Abril, M. J; Peixoto, F.. Emotions, self-concept and perception of classroom environment: An exploratory study with 7th and 8th graders,12th International Conference on Motivation,2012 (Poster).
35. Peixoto, F.. Família e ajustamento académico na adolescência,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Comunicação).
36. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivação, suporte social e atitudes na aprendizagem da matemática,II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2012 (Comunicação).
37. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Poster).
38. Wahl, R.; Peixoto, F.. Relações do rendimento académico com estratégias de aprendizagem, motivação e uso de estratégias de self-handicapping em alunos do Ensino Superior,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Poster).
39. Guerra, S.; Peixoto, F.. “How do you feel?” – Emoções na aprendizagem de uma língua estrangeira: Estudo exploratório com alunos do 3º Ciclo,II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2012 (Poster).
40. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Estudos de adaptação da escala pictórica de autoconceito para crianças de Harter & Pike (1981, 1984). ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.,Lisboa,2011 (Poster).
41. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Achievement goals, self-concept, self-esteem and academic achievement.,6th Self Biennial International Conference,Quebec City,2011 (Poster).
42. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Mathematics motivation, achievement, gender and social support in the classroom ,14th Biennial Earli Conference: education for a global networked society ,Exeter,2011 (Comunicação).
43. Pipa, J.; Peixoto, F.. Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário ,XI congresso internacional galego-português de psicopedagogia ,Corunha,2011 (Comunicação).
44. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation among Portuguese students. ,17th European Conference on Reading. Université Mons, Mons,Mons,2011 (Poster).
45. Peixoto, F.; Monteiro, V.; Mata, L.. Reading engagement among 3rd and 4th grade students,17th European Conference on Reading.,Mons,2011 (Poster).
46. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. O desenvolvimento da motivação para a matemática,I congresso internacional de psicologia do desenvolvimento ,Lisboa,2011 (Comunicação).
47. Pipa, J.; Peixoto, F.. Estudo sobre o autoconceito artístico em contextos educativos artístico e regular.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
48. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação e suporte social em matemática,XI congresso da sociedade portuguesa de ciencias da educação - "investigar, inovar e desenvolver: desafios das ciencias da educação",Guarda ,2011 (Comunicação).
49. Miguel, A. L; Peixoto, F.. Relações familiares, autoconceito, auto-estima e rendimento académico em adolescentes. , I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,2011 (Poster).
50. Peixoto, F.. "Is positive to stress grades to my child?" - relationships between parental attitudes towards academic achievement, motivation, academic self-concept and academic self-concept and academic achivement in adolescents,8th international conference of ERNAPE,Milão,2011 (Comunicação).
51. Pipa, J.; Peixoto, F.. Artistic self-concept and self-esteem among performing arts and non-performing arts high-school students,6th Self Biennial International Conference,Quebec City,2011 (Poster).
52. Pipa, J.; Peixoto, F.. Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário. ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.,Lisboa,2011 (Poster).
53. Peixoto, F.. Motivação e autoconceito em adolescentes: relação de perfis motivacionais com o autoconceito e auto-estima e o rendimento académico,I congresso internacional de psicologia do desenvolvimento,Lisboa ,2011 (Comunicação).
54. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Grupo de pares ou família? Contributos dos 'outros significativos' para a auto-estima individual ,VII congresso ibeoramericano de psicologia ,Oviedo, Astúrias,2010 (Comunicação).
55. Peixoto, F.. Relationships between self-esteem, self-concept and academic achievement in adolescents. ,12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence. ,Vilnius,2010 (Poster).
56. Nascimento, S; Peixoto, F.. Qual o impacto de diferentes níveis de sucesso académico sobre a auto-estima, o autoconceito e as orientações motivacionais?,VII simpósio nacional de investigação em psicologia ,Braga,2010 (Poster).
57. Sérgio, M.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
58. Mata, L.; Gregório, C; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Concepções dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Oviedo, Astúrias.,2010 (Poster).
59. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género ,VII simpósio nacional de investigação em psicologia ,Braga ,2010 (Simpósio).
60. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Fernandes, R. O autoconceito em crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. ,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Oviedo, Astúrias.,2010 (Poster).
61. Sereno, L.; Peixoto, F.. The relationships between participation in extracurricular activities with self-representations and motivational orientations. ,12th International Conference on Motivation,2010 (Poster).
62. Peixoto, F.; Monteiro, V.; Mata, L.. Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolar ,VII simpósio nacional de investigação em psicologia ,Braga,2010 (Simpósio).
63. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura em alunos do ensino básico ,VII congresso iberoamericano de psicologia ,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
64. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement,12th international conference on motivation,Porto,2010 (Comunicação).
65. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e rendimento ,VII simpósio nacional de investigação em psicologia ,Braga,2010 (Simpósio).
66. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática em alunos do secundário.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2010 (Poster).
67. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Perfis motivacionais em adolescentes: relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico ,I seminário internacional "contributos da psicologia em contextos educativos",Braga,2010 (Comunicação).
68. Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
69. Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Relações de variáveis associadas à família e ao grupo de pares com a auto-estima de adolescentes. ,Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,2010 (Poster).
70. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática ,I seminário internacional "contributos da psicologia em contextos educativos" ,Braga,2010 (Comunicação).
71. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar,VII congresso iberoamericano de psicologia ,Oviedo, Astúrias.,2010 (Poster).
72. Campos, S.; Peixoto, F.. De mãos dadas: A relação entre os irmãos e a deficiência,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Braga.,Braga,2010 (Poster).
73. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Early literacy motivation. ,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Poster).
74. Nascimento, S; Peixoto, F.. How to cope with academic failure in middle adolescence? Relationships between self-esteem, self-concepts, motivational orientations and academic achievement. ,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Poster).
75. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática e para a língua portuguesa ,I seminário internacional "contributos da psicologia em contextos educativos",Braga,2010 (Comunicação).
76. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes,VII congresso iberoamericano de psicologia ,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
77. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre autoconceito orientações motivacionais e rendimento académico ,X congresso internacional galego-português de psicopedagogia ,Braga ,2009 (Congresso).
78. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
79. Chaves, H.; Peixoto, F.. Percepção da qualidade das relações familiares, autoconceito e motivação em adolescentes. ,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,2009 (Poster).
80. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation – What are the characteristics of portuguese students?,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster).
81. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. How can I be motivated, if i can't succeed? Relationships between self-representions, motivational orientations and school achievement ,13th biennial EARLI conference ,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
82. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade ,X congresso internacional galego-português de psicopedagogia ,Braga,2009 (Congresso).
83. Peixoto, F.; Barreiros, J.; Almeida, L. S; Pereira, P. A organização hierárquica do autoconceito em adolescentes portugueses. ,XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,2009 (Poster).
84. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation – What are the characteristics of portuguese students?,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
85. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender. ,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster).
86. Santos, R.; Castro Silva, J; Morgado, J.; Peixoto, F.. Clima organizacional escolar, cooperação entre professores e auto-eficácia docente: Um estudo centrado no olhar dos professores. ,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,2009 (Poster).
87. Campos, S.; Peixoto, F.. "Eles dizem que o meu irmão é a telca 3" - a auto-estima e o(s) autoconceito(s) dos irmãos de pessoas com deficiência ,X congresso international galego-portugues de psicopedagogia,Braga,2009 (Congresso).
88. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula.,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga.,2008 (Poster).
89. Peixoto, F.. Quality of family relationships and self-representations in adolescence ,XIth E.A.R.A. conference ,Torino,2008 (Conferência ou palestra).
90. Pereira, P; Peixoto, F.. Parental attitudes towards academic achievement and school ajustment in adolescence,XIth E.A.R.A conference ,Torino,2008 (Conferência ou palestra).
91. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik. ,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga.,2008 (Poster).
92. Almeida, A.; Peixoto, F.. Ethnic identity, self-concept, self-esteem, attitudes towards school and academic achievement in adolescence. ,XIth E.A.R.A. Conference,2008 (Poster).
93. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Escala de autopercepção de leitor. ,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga.,2008 (Poster).
94. Almeida, A.; Peixoto, F.. Estudo para a adaptação de uma escala de identidade étnica,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga.,2008 (Poster).
95. Peixoto, F.; Pereira, P. Parental attitudes towards academic performance: Relations with motivational orientations, self-representations, self-regulation and academic achievement. ,XIth I.C.M. Conference. Turku: University of Turku,Turku,2008 (Conferência ou palestra).
96. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984). ,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga.,2008 (Poster).
97. Peixoto, F.. Self-esteem and academic achievement in adolescence ,Xth E.C.P. conference ,Praga,2007 (Conferência ou palestra).
98. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Motivação para a leitura e para a matemática - características ao longo da escolaridade ,IX congresso Galaico-português de psicopedagogia ,Coruña,2007 (Congresso).
99. Peixoto, F.; Mata, L.. Participation in extracurricular activities and school adjustment,XIIth E.A.R.L.I. Conference. Budapeste: University of Szeged.,Budapeste,2007 (Poster).
100. Peixoto, F.. Parental attitudes towards academic achievement and academic adjustment in adolescence: effects of development ,12th E.A.R.L.I conference ,Budapest,2007 (Conferência ou palestra).
101. Peixoto, F.; Rodrigues, P.. Parental attitudes toward academic achievement: Effects on motivation, self-concept and school achievement. ,10th International Conference on Motivation. Landau: University of Koblenz-Landau. ,Landau,2006 (Poster).
102. Peixoto, F.; Coelho, S.. Ambiente familiar, auto-estima e clareza do autoconceito.,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora. ,Évora,2006 (Poster).
103. Peixoto, F.; Piçarra, M.. Self-concept and self-esteem during the transition to fifth grade.,10th International Conference on Motivation.,2006 (Poster).
104. Peixoto, F.; Saleiro, F.. Quality of family relationships and school achievement: Relationships with self-esteem, academic self-concept and goals orientations in 12th grade students. ,11th E. A. R. L. I. Conference. Nicosia: University of Cyprus,Nicosia,2005 (Poster).
105. Peixoto, F.. How parental pressure to academic sucess affects shcool achievement in adolescence? The role of motivational orientations and self-concept ,11th E.A.R.L.I conference ,Nicosia ,2005 (Conferência ou palestra).
106. Simões, P; Peixoto, F.. Motivational orientations: effects of sociometric atatus and gender ,Abstracts da 9th international conference on motivation ,Lisboa,2004 (Poster).
107. Peixoto, F.. The construction of positive self-esteem in underachievers during adolescence,9th international conference on motivation ,Lisboa ,2004 (Conferência ou palestra).
108. Peixoto, F.. Strategies of self-esteem protection during adolescence in the school context ,IXth conference of european association for research on development ,Porto,2004 (Conferência ou palestra).
109. Peixoto, F.. Relations between peer group and adolescent's self-representations ,Ixth conference da european association for research on development,Porto,2004 (Conferência ou palestra).
110. Gonçalves, C; Peixoto, F.. Dimensions of group identity, proximity to in and out-group, self-concept and self-esteem in portuguese adolescents ,IXth conference da European association for research on development ,Porto,2004 (Poster).
111. Pedro, N. S; Peixoto, F.. Job satisfaction and self-esteem in portuguese teachers ,9th international conference on motivation ,Lisboa,2004 (Poster).
112. Peixoto, F.. What kinds of benefits students have from participate on extracurricular activities?,3rd international biennal SELF reaearch conference ,Berlim,2004 (Poster).
113. Peixoto, F.. O grupo de pares e a construção do self na adolescência ,V simpósio nacional de investigação em psicologia ,Lisboa,2003 (Simpósio).
114. Peixoto, F.. Auto-estima e rendimento académico na adolescência: que relação?,V simpósio nacional de investigação em psicologia ,Lisboa,2003 (Simpósio).
115. Peixoto, F.. Sel-esteem and academic achievement relation during adolescence ,XIth conference on developmental psychology ,Milão,2003 (Poster).
116. Peixoto, F.. The casual relationship between academic achievement and self-concept ,10ª conferência da "european association for research on learning and instruction ,Pádua ,2003 (Poster).
117. Peixoto, F.. Self-esteem and academic achievement: development differences during adolescence ,10ª conferencia da "european association for research on learning and instruction ,Pádua ,2003 (Conferência ou palestra).
118. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.. A longitudnial study of self-representations and attitudes towards school in adolescents ,17th bennial meeting international society for the study pf behavioural development,Ottawa,2002 (Poster).
119. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.. Self-representation, attitudes towards school and academic achievement among adolescents: A longitudinal study,8th international conference on motivation ,Moscovo,2002 (Conferência ou palestra).
120. Peixoto, F.; Miguel, A. C. Academic achievement and self-concept: a longitudinal study,8th international conference on motivation ,Moscovo ,2002 (Poster).
121. Peixoto, F.. Parental pressure, family relaiontships and self-esteem in portuguese adolescents ,17th biennal meeting da international society for the sutdy pf behavioural development ,Ottawa,2002 (Poster).
122. Peixoto, F.; Almeida, L. S. Hierarchical self-concept structure in adolescents ,8th international conference on motivation ,Moscovo,2002 (Poster).
123. Baião, G; Peixoto, F.. Autoconceito, auto-estima e pressão familiar para o sucesso académico em adolescentes ,II congresso "família, saúde mental e políticas sociais",Lisboa,2001 (Poster).
124. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.. Effects of age, gender and school achievement on self-concept, self-esteem and valuing the school ,9ª conferência da "european association for research on learning and instruction",Fribourg,2001 (Conferência ou palestra).
125. Peixoto, F.; Amaral, V.; Gouveia-Pereira, M.; Martins, M. A; Pedro, I.. strategies of self-esteem protection in adolescents who are unsuccessful at school ,7th conference of european association for research on adolescence ,Jena ,2000 (Poster).
126. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.; Gouveia-Pereira, M.; Amaral, V.; Pedro, I.. How underachievrs protect their self-esteem?,7ª "international conference on motivation",Louvain ,2000 (Conferência ou palestra).
127. Peixoto, F.; Borralho, A. F. Relations between family dynamics, self-esteem, self-concept and school achievement ,7ª conferência da "european association forresearch on adolcescence",Jena,2000 (Poster).
128. Peixoto, F.. Self-esteem, self-concept, family relationship and shcool achievement,Symposium presented at the IXth conference on developmental psychology,Spetses,1999 (Conferência ou palestra).
129. Peixoto, F.. Escala de percepção da relacão com a família ,VII conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos,Braga ,1999 (Poster).
130. Peixoto, F.; Almeida, L. Escala de auto-conceito e auto-estima ,VII conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos,Braga,1999 (Poster).
131. Bettencourt, R.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação intríseca para p sucesso ,VII conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos,Braga,1999 (Poster).
132. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Amaral, V.; Gouveia-Pereira, M.; Pedro, I.. School achievement, self-esteem, self-concept and social identity in portuguese adolescents ,IXth conference on development psychology,Spetses,1999 (Conferência ou palestra).
133. Peixoto, F.; Cardoso, C. clima de sala de aula e auto-conceito,VII conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos,Braga,1999 (Poster).
134. Peixoto, F.; Mata, L.. Auto-conceito e auto-estima: efeito diferencial do género na adolescência ,9º colóquio de psicologia clínica,Lisboa,1999 (Outra).
135. Peixoto, F.; Amaral, V.; Alves-Martins, M.; Gouveia-Pereira, M.; Pedro, I.. Representações da escola em pré-adolescentes e adolescentes ,IV congresso galaico-português de psicopedagogia ,Braga,1998 (Congresso).
136. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.. Self-esteem. social identity and shool achievement in adolescence ,6th international conference on motivation ,Thessaloniki ,1998 (Conferência ou palestra).
137. Peixoto, F.; Pacheco, P. Avaliação do impacto de um programa de dança educacional na aprendizagem da matemática em alunos do 2º ano de escolaridade ,IV xongresso galaico-português de psicopedagogia ,Braga,1998 (Poster).
138. Peixoto, F.. Self.concept, self-esteem and shcool performanc in portuguese adolescents,6th international conference on motivation ,Thessaloniki,1998 (Conferência ou palestra).
139. Peixoto, F.; Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.. Escala de auto-conceito para adolescentes ,V conferência internacional "avaliação psicológica: formas e contextos",Braga,1997 (Poster).
140. Menéres, S.; Peixoto, F.. Interacções sociais e aprendizagem: a influencia do estatuto nas situações de interacção entre pares ,X colóquio de psicologia e educação ,Lisboa,1997 (Simpósio).
In F. Peixoto (Chair) Interacções Sociais.
141. Peixoto, F.. A importancia da perspectiva referencial na interação adulto-criança ,X colóquio de psicologia e educação ,Lisboa ,1997 (Simpósio).
In F. Peixoto (Chair) Interacções Sociais.
142. Peixoto, F.; Menéres, S.. Interacções sociais e construções cognitivas: efeitos da percepção da competência do par na dinâmica interactiva e nos procedimentos de resolução ,IV simpósio nacional de investigação em psicologia ,Lisboa,1996 (Simpósio).
143. Peixoto, F.; Mata, L.; Alves-Martins, M.; Monteiro, V.. Adaptação da escola de auto-conceito de Susan Harter ,IV conferência internacional "avaliação psicológica: formas e contextos",Braga ,1996 (Poster).
144. Peixoto, F.. The importance of referential perspective in adult-child interaction ,Conferência Piaget-vygotsky,Brighton,1996 (Poster).
145. Peixoto, F.. Auto-conceito(s), auto-estima e resultados escolares em adolescentes ,II congresso Galaico-português de psicopedagogia ,Braga ,1996 (Poster).
146. Peixoto, F.. Auto-estima, auto-conceitos e resultados escolares: influência do (in)sucesso escolar na auto-estima ,IX colóquio de psicologia e educação ,Lisboa,1996 (Simpósio).
147. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.. Auto-conceito, auto-estima e resultados escolares em adolescentes ,IV simpósio nacional de investigação em psicologia,Lisboa ,1996 (Simpósio).
148. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Escala de auto-conceito (SPPC),III conferência internacional "avaliação psicológica: formas e contextos",Braga,1995 (Conferência ou palestra).
149. Alves-Martins, M.; Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Escala de auto-conceito (SPPC),III conferência internacional "avaliação psicológica: formas e contextos",Braga ,1995 (Poster).
150. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Teste de linguagem técnica da leitura/escrita ,III international conference "avaliação psicológica: formas e contextos",Braga,1995 (Poster).
151. Peixoto, F.. Influence of partner status in peer interaction ,6th european conference for research on learning and instruction ,Nijmegen ,1995 (Poster).
152. Peixoto, F.. Avaliação de um programa de apoio sócio-educativo a famílias com crianças em idade pré-escolar de meio sócio-cultural desfavorecido,V congresso internacional da association internationale de formation et de recherche en enducation familiale ,Porto,1995 (Poster).
153. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Teste de Linguagem Técnica da Leitura / Escrita,III Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”,Braga,1995 (Conferência ou palestra).
154. Peixoto, F.. Mother-child interaction: material effects on procedures and on interactive dynamics ,5th european conference for research on learning and intstruction ,Aix-en-provence,1993 (Poster).
155. Peixoto, F.. Interacção de tutela mãe-criança: dinâmicas interactivas e procedimentos de resolução individual ,III simpósio de investigação em psicologia,Lisboa,1992 (Simpósio).
156. Peixoto, F.. Interacção de tutela mãe-criança: influência da tarefa nas dinâmicas interactivas ,VII colóquio de psicologia e educação ,Lisboa,1992 (Outra).
157. Peixoto, F.; Mata, L.. Análise da influência de algumas variáveis no auto-conceito e na auto-estima de crianças em idade escolar,VII colóquio de psicologia e educação ,Lisboa,1992 (Outra).
158. Peixoto, F.. Interactions de guidage mère-enfant: effects du matériel sur les procédures et les dynamiques interactives ,Workshop "apprentissage et développement: l'apport de la théorie de Vygotsky",Bordéus,1992 (Outra).
159. Peixoto, F.; Mata, L.. Estudo exploratório para a adaptação da escala de auto-conceito de Susan Harter para pré-adolescentes ,VII colóquio de psicologia e educação ,Lisboa,1992 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Manuel Granjo, Motivação, autoconceito e orientação ética em professores, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa / ISPA - Instituto Universitário (Orientador).
2. Campos, C. M., Promover o ensino e a aprendizagem através da avaliação: Desafio ou utopia no ensino superior?, 2007. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Rita Martins da Silva, As crenças dos professores sobre os processos de aprendizagem e de motivação dos alunos e a sua relação com a motivação dos alunos em sala de aula: Estudo com alunos do 3º ciclo em escolas públicas brasileiras e portuguesas, 2014. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa / ISPA - Instituto Universitário (Orientador).
2. Sandra Guerra, As emoções na aprendizagem de uma língua estrangeira, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa / ISPA - Instituto Universitário (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ramos, B. S. T., O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos, 2013. (Orientador).
2. Rato, A. R. A., Autoconceito, obesidade e representações de estilos de vida saudável em pré-adolescentes e adolescentes, 2013. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Leal, A. L. F., A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e rendimento académico, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Gonçalves, M. I. S., Emoções, autoconceito, auto-estima e desempenhoacadémico emalunos do 7º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Teles, I. M. R., Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Reis, I. G. F., Práticas educativas parentais (perfeccionismo e crítica), auto-estima, autoconceito académico, motivação e self-handicapping, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Encantado, J. , Percepções e Atitudes Ambientais de um Grupo de Adolescentes Portugueses: Um Estudo Exploratório., 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Almeida, R. W. , “Entrei na universidade! E agora??” Motivações, estratégias de aprendizagem, estratégias de self-handicapping e rendimento académico em estudantes do ensino superior. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Ramos, A. L. , Relação entre a motivação e crenças dos pais e o desempenho e motivação dos filhos em matemática., 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Gaspar, T. F. , If what I am is what’s in me, I will always be the best that I can be – Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais e factores de protecção da auto-estima em alunos de 5º, 7º e 9º ano de escolaridade. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Abril. M.J., Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face ao clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina. , 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada-Instituto Universitário (Orientador).
12. Miguel, A. L., Relações familiares, autoconceito e auto-estima. , 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Simão, R. I. , Participação em actividades extracurriculares, motivação, autoconceito e rendimento académico, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Pipa, J. , Autoconceito artístico em alunos do ensino regular e do ensino artístico, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Melo, A. C. , Factores de influência na motivação académica e perspectivas dos jovens, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Clímaco, M. B. , Atitudes parentais, motivação, autoconceito e resultados escolares em alunos do 7º e 9º anos de escolaridade, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Aguiar, S. , Envolvimento parental na escolaridade dos filhos no 2º e 3º ciclo do ensino básico., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
18. Pereira, P. C. S. , Atitudes parentais em relação ao desempenho académico dos filhos e sua relação com o autoconceito, auto-estima, motivação e aprendizagem auto-regulada, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Sereno, L. M. , A relação entre frequência de actividades extracurriculares, auto-conceito, auto-estima e motivação em alunos do 8º ano., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Cantigas, B. , Relações existentes entre autoconceito e auto-estima, Orientações motivacionais e sucesso/insucesso académico., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Costa, J., Autoconceito e auto-estima, relações entre pares e relações amorosas em adolescentes com deficiência visual, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Nascimento, S. , As relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais e factores de protecção da auto-estima de alunos do 9º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Figueiredo, M. L. , O envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhos. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
24. Paiva, D. , O envolvimento dos pais na escolarização dos filhos no 7ºe 9º anos. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
25. Silva, A. , Concepções das mães do seu papel e o seu envolvimento na escolaridade dos filhos. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
26. Chaves, H. , Expectativas das figuras parentais, auto-conceito, auto-estima e motivação., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
27. Campos, S. , “Eles dizem que o meu irmão é tecla 3...”: A auto-estima e o(s) autoconceito(s) dos irmãos de pessoas com deficiência. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
28. Nunes, P. , Concepção de responsabilidade, solicitações na escolaridade dos filhos e envolvimento parental: Que relações?. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
29. Tordo, M. I. , Relação entre concepção de responsabilidade na escolaridade dos filhos e envolvimento parental, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
30. Almeida, A. , Identidade étnica, auto-estima e autoconceito em adolescentes., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
31. Alves, A. C. M. , Ambientes de aprendizagem e sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e motivação., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
32. Fernandes, L. , Clima de sala de aula e relação educativa: As representações dos alunos de 3º Ciclo. Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa, 2008. Dissertação (Observação e Análise da Relação Educativa.) - Universidade do Algarve (Orientador).
33. Bento, R. I. C. , As concepções das famílias no envolvimento parental. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
34. Português, J. M. , Atitudes parentais, motivação, autoconceito e resultados escolares em alunos do 7º e 9º anos de escolaridade. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
35. Toledo, M. , Minorias étnicas: auto-conceito, auto-estima e sentimento integração., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
36. Pedro, A. I. R. G. , Autoconceito profissional e satisfação profissional de professores de 2º e 3º ciclo. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
37. Correia, A. S. A. , Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
38. Lopes, I. , Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
39. Neves, V. , Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima. , 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
40. Oliveira, C. M. V. , Motivação para a leitura, atitudes parentais e desempenho escolar em alunos do 7º e 10º anos de escolaridade, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
41. Pedro, N. , Auto-eficácia e satisfação profissional de professores., 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
42. Ravara, P. , A relação familiar e o desempenho académico: Estudo das relações entre a percepção da relação familiar, motivação, autoconceito e resultados académicos em alunos do 7º e 9º ano de escolaridade., 2006. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
43. Sérgio, M. B. B. , O autoconceito nos adolescentes com e sem deficiência motora integrados em ensino regular. , 2005. Dissertação (Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).
44. Saleiro, F. , Pressão familiar para o sucesso, autoconceito e orientações motivacionais em adolescentes. , 2005. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
45. Kipper, I. T. , O autoconceito e a auto-estima na transição da 2ª para a 3ª série. , 2000. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Reis, S. , Relação entre actividades extracurriculares e o desempenho académico, motivação, autoconceito e auto-estima de alunos do 7º e 8º ano de escolaridade., 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Figueira, J. P. , Estudo da motivação em adultos sujeitos a um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Arsénio, A. I. , A relação entre actividades extracurriculares e o desempenho académico, motivação, autoconceito e auto-estima dos alunos . , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Ribeiro, S. , Autoconceito físico, género e prática desportiva., 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Martins, S. , Relação entre a participação em actividades extracurriculares e o autoconceito, a motivação e o desempenho académico, em alunos do 10º ano de escolaridade, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Pereira, P. , Atitudes parentais em relação ao desempenho académico dos filhos e sua relação com o autoconceito, auto-estima, motivação e aprendizagem auto-regulada. , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Piassab, A. , Percepção da qualidade de relação com a família, autoconceito, auto-estima e clareza do autoconceito, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Saturnino, S. , Motivação, autoconceito, auto-estima, autonomia: Análise das diferenças em função do género, do ano de escolaridade e repetências. , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Silva, A. , Relações entre a participação em actividades extracurriculares e o desenvolvimento do autoconceito e da auto-estima na adolescência, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Barão, T. , Relação entre a qualidade das dinâmicas familiares e o desenvolvimento do autoconceito e da auto-estima na adolescência, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Cabrita, C. , Satisfação/insatisfação profissional dos professores do 1º ciclo do ensino básico. Análise de acordo com a idade, género, actividades e absentismo, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Grilo, S. , Construção do autoconceito, auto-estima e reputação social através da identificação ao grupo de pares. , 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Antunes, C. , Atitudes parentais face ao desempenho académico dos filhos, relação com autoconceito, auto-estima, motivação e rendimento académico., 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Sardica, H. , Contribuição da rede de suporte social, autoconceito e auto-estima para a adopção de comportamentos aditivos nos adolescentes, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Reis, S. , Relação entre o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas nos jovens e o consumo dessas substâncias no melhor amigo e grupo de amigos., 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Marques, R. , O auto conceito e a auto-estima em adolescentes com diferentes percursos de vida vivências familiares e vivências institucionais. , 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Simões, P. , Relação entre estatuto sociométrico orientação motivacional e resultados escolares, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Gonçalves, C. , Dimensões da identidade grupal proximidade ao in- e out-group auto-conceito e auto-estima em adolescentes. , 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Belo, J. R. , Auto conceito auto estima e resultados escolares em alunos do terceiro ciclo do ensino básico. , 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Carvalho, I., Resultados escolares na disciplina de matemática autoconceito matemático e auto conceito académico, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Soares, A. L. , Estilo de educação familiar auto conceito auto estima e relação familiar, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Ramos, M. , A influência da percepção da relação com a família nas dimensões do auto conceito e da auto-estima de uma amostra de alunos do 11º ano de escolaridade., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Gonzalez, A. , O papel da família na relação entre o auto-conceito e os resultados escolares dos adolescentes, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
24. Monteiro, S. , A importância do grupo de pares na protecção da auto-estima em alunos do 9º ano de escolaridade com experiência de insucesso escolar, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
25. Caeiro, R. , O papel da família na protecção do auto-conceito, auto-estima e desempenho académico de alunos do 7º ano. , 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
26. Cruz, S. , O papel da afiliação grupal na manutenção da auto-estima individual e da auto-estima colectiva numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade. , 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
27. Silvestre, E. , A identificação ao grupo de pares como estratégia de manutenção da auto-estima em adolescentes com insucesso escolar., 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
28. Sousa, V. , Auto-conceito, auto-estima, identidade social e resultados académicos. , 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
29. Moriano, S., A importância do grupo de pares na protecção da auto-estima em alunos do 9 ano de escolaridade com experiência de insucesso escolar, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
30. Borralho, A. F. L. G. , Auto-estima, auto-conceito, percepção da relação familiar e resultados escolares numa amostra de alunos do 9º ano, 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
31. Fragoso, S. P. N. , Interacção de tutela mãe-criança: os efeitos da instrução utilizada nos procedimentos e na dinâmica interactiva., 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
32. Pereira, N. E. , Adolescentes em risco: Auto e hetero-percepções. Graduation thesis., 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
33. Almeida, A. C. P. G. , O professor visto pelos alunos – Representações em alunos do pré-escolar e do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. , 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
34. Bacala, M. L. , Representações de disciplina / indisciplina e estratégias adoptadas pelo professor face ao aluno indisciplinado. , 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
35. Cohen, C. A. M. , Efeitos da identificação grupal e da auto-estima colectiva na auto-estima pessoal dos alunos com insucesso escolar., 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
36. Beira, A. I. , O papel da afiliação grupal na manutenção da auto-estima individual e na auto-estima colectiva, perante a experiência de insucesso escolar em alunos do 11º ano de escolaridade. , 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
37. Cardoso, C. , Auto-conceito e clima de sala de aula em alunos do 7º e 11º ano. , 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
38. Guiomar, F.J. , A representação social do psicólogo educacional em professores do 2º/3º ciclo em escolas com e sem S.P.O., 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
39. Camilo, S. C. V. , A representação social do psicólogo educacional em função da formação inicial dos professores., 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
40. Campino, C. , Auto-conceito, auto-estima, relação com os pais e resultados escolares, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
41. Cunha, P. , Interacções sociais e desenvolvimento cognitivo: Efeitos do contexto social e do estatuto académico na resolução de uma tarefa combinatória, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
42. Lopes, M. J. , Auto-estima, auto-conceito, identificação grupal e valores escolares em adolescentes com insucesso escolar, 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
43. Soeiro, O. , Mecanismos de defesa na manutenção da auto-estima em rapazes e raparigas com insucesso escolar., 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
44. Costa, R. M. , Estudo sobre o auto-conceito e a importância do corpo em pré-adolescentes., 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
45. Anunciação, A. , Interacções sociais e construções cognitivas: . Interacção de tutela mãe- criança em situação de resolução de problemas, 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
46. Correia, A. L. , Um estudo das relações existentes entre auto-estima, auto-conceito e identificação grupal em adolescentes com insucesso escolar, 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
47. Silva, H. C. , Auto-estima e identidade social em adolescentes com insucesso escolar., 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
48. Pina, M. L. C., Interacções de tutela: Efeitos do tipo de dinâmicas interactivas estabelecidas por diferentes tutores na resolução de um problema, 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
49. Ribeiro, M. T. , Interacções sociais e o computador: Diferenças entre os sexos na resolução de uma tarefa logo em crianças do 1º ano de escolaridade. , 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
50. Goldschmidt, M. J. , Auto-conceito / estilos educativos da família., 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
51. Sebastião, I. , Auto-estima, afiliação de grupos e resultados escolares. , 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
52. Sousa, S. M. T. , O papel da identidade social na manutenção da auto-estima após a obtenção de resultados escolares baixos numa amostra de alunos do 2º ano do 2º ano de 2 cursos técnicos e profissionais. , 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
53. Ruas, I. , A influência do contexto e do estatuto escolar na resolução de um problema absurdo. , 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
54. Menéres, M. S. C. , Interacções sociais e construções cognitivas: Efeitos da percepção da competência do par na dinâmica interactiva e nos procedimentos de resolução. , 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Peixoto, F.. Participação no júri de Celina Mendes Moura Lopes Arroz. Autodisciplina na sala de aula: Alunos mais envolvidos e professores mais confiantes?, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa / ISPA - Instituto Universitário.
2. Peixoto, F.. Participação no júri de Sandra Martins. An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation, 2013.
3. Peixoto, F.. Participação no júri de Maria dos Anjos Fenrinha. Contributo da Educação Ambiental/EDS para a Construção da Cidadania no Currículo 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2013.
4. Peixoto, F.. Participação no júri de Patrícia Fidalgo. Learning networks and Moodle use in online courses: A social network analysis study, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
5. Peixoto, F.. Participação no júri de Cláudia Ventura. Interacção e conhecimento: Um estudo de caso que analisa a história de um projecto, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
6. Peixoto, F.. Participação no júri de Helena Isabel Monteiro Meneses Ferreira. Dimensões sociais da adaptação escolar na pré-adolescência: Modelos integrativos, 2011. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto.
7. Peixoto, F.. Participação no júri de Isaura Fernanda Graça Pedro. Funções parentais no processo educativo e de escolarização dos filhos, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Comissão Científica do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2015 (Congresso).
2. III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education e do I Congresso Ibero Afro Americano de Psicologia, 2015 (Conferência).
3. I Jornadas de Psicologia do Hospital de Santa Maria - CHLN , 2014 (Seminário).
4. Comissão Científica do 35th ISPA Congress, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Congress; Nome da Instituição: International School Psychology Association; Cidade do evento: Porto / FPCE-UP.
5. Comissão Científica do 12º Colóquio de Psicologia e Educação, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 12º Colóquio de Psicologia e Educação; Nome da Instituição: ISPA - Instituto Universitário; Cidade do evento: Lisboa / ISPA - Instituto Universitário.
6. Conferência Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida, Vidas de Qualidade , 2011 (Conferência).
7. Comissão Científica da 10th International Conference on Motivation, 2006 (Congresso).
Nome do evento: 10th International Conference on Motivation; Nome da Instituição: SIG - Motivation & Emotion da EARLI e University of Koblenz-Landau; Cidade do evento: Landau / University of Koblenz-Landau.
8. Comissão Científica da 9th International Conference on Motivation, 2004 (Congresso).
Nome do evento: 9th Internatinal Conference on Motivation; Nome da Instituição: SIG - Motivation & Emotion da EARLI e ISPA - Instituto Universitário; Cidade do evento: Lisboa / ISPA - Instituto Universitário.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Peixoto, F.. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
2. Peixoto, F.. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Peixoto, F.. Psicologia, desde 2013/09/30, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Associação Portuguesa de Psicologia.
4. Peixoto, F.. Revista Portuguesa de Pedagogia, desde 2012/09/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
5. Peixoto, F.. European Journal of Psychology of Education, desde 2010/12/02, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Springer.
6. Peixoto, F.. Educational Research Review, desde 2005/08/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
71

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
33
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
33
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
34
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
34

Total
Produção técnica
Technical production
159

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
159

Total
Dados complementares
(Additional data)
124

Orientações
Orientations
103
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
7
Participação em Eventos
Event participation
8
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 4742 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-11-2017 às 05:52:00
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (11)
 Co-authors listed in Degóis