Curriculum Vitae

António Bernardo Morais Pinto

Data da última atualização »Last update : 28/11/2017


António Bernardo Morais Pinto. É da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos. Possui 11 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7354534487635433


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Bernardo Morais Pinto
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pinto, António Bernardo Morais
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
CeiED (ULHT)
Campo Grande
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515500
Correio electrónico: secretariado.ceied@ulusofona.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2011 Doutoramento
Phd
Educação (5 anos » years) .
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2002-2005 Mestrado
Master degree
Administração e Planificação da Educação (2 anos » years) .
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal.

2001 Licenciatura
Licentiate degree
Organização e Desenvolvimento Curricular (4 anos » years) .
Politécnico do Porto, Portugal.

1974 Bacharelato
Bachelor degree
Electrotecnia e Máquinas (4 anos » years) .
Instituto Superior de Engenharia do IPP, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Secundária de Ermesinde
Jan/1975-Actual Professor





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2015 - Actual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Membro.
Abr/2014 - Actual FPAE - Fórum Português de Administração Educacional , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinto, António B. M; Delgado, Paulo; Martins, Alcina. 2015. "Significados e perspetivas do insucesso escolar no ensino profissional em Poirtugal", Revista Cadernos de Educação Nº 51 - 2015 51, 51: 1 - 21.
2. Pinto, António B. M; Delgado, J.P.F.. 2014. "Currículo por competências e o sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14  14, 14: 209 - 227.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pinto, António B. M. 2016. "Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino aprendizagem.", Trabalho apresentado em 1ª Conferência SPCE - SEC (Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona)- A Educação Comparada para além dos números, In atas do Congresso sobre "a Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacio, In 1ª Conferência SPCE - SEC (Lisboa), Lisbos.
2. Pinto, António B. M. 2016. "Supervisão Pedagógica: Uma caça às bruxas ou às boas práticas?", Trabalho apresentado em Fronteiras, diálogos e transições na Educação, In XIII Congresso SPCE - Fronteiras, diálogos e transições na Educação, Viseu.
3. Pinto, António B. M. 2015. ""As reformas e os contextos sociais do ensino técnico e profissional em Portugal". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Braga. ", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Atores, Políticas e Práticas.Universidade do Minho, In In II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas., Braga.
4. Pinto, António B. M. 2014. ""O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual"", Trabalho apresentado em O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual", trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Políticas da Educação, In In Actas do IV Congresso e Administração da Educação Ibero-Americano de Políticas e Administração da Educação. Porto , Porto.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Rodrigues, Fernando. Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem,1ª Conferência SPCE - SEC - Lisboa: Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona,Lisboa,2016 (Congresso).
2. Delgado, Paulo; Delgado, J.P.F.. As Reformas e os Contextos Sociais do Ensino Técnico e Profissional em Portugal,II Congresso internacional de ciências da educação,Braga,2015 (Congresso).
3. Pinto, António B. M; Delgado, J.P.F.. O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual,O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual, IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração Escolar da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação,Porto,2014 (Congresso).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Pinto, António B. M. Coordenador e autor das provas de exames nacionais de Sistemas Digitais e dos diversos documentos de apoio (1995 a 2005 - no ano de 200 foram abolidos os exames nacionais para a conclusão do 12º ano). ,1995. 
Exerci as funções de coordenador e autor das provas de exames de Sistemas Digitais durante 1995 a 2005 (a partir de 2006 os cursos tecnológicos aboliram os exames nacionais no final do 12º ano para conclusão de curso).
2. Pinto, António B. M. Coordenador e autor da equipa que concebeu os currículos das disciplinas da componente de formação técnica do curso tecnológico de eletrotecnia-eletrónica e curso prosseguimento de estudos; definição e análise das propostas de (re)equipamento das escolas do ensino secundário de todo o país (laboratórios e oficinas); definição com análise técnica das propostas das empresas concorrentes. ,1992. 
Para além da concepção dos programas curriculares da formação técnica do curso tecnológico de electrotecnica-electrónica e do curso para o prosseguimento de estudos, coordenei os serviços de actividades conducentes à criação dos cursos na área da electrotecnia-electrónica, designadamente participando na identificação do plano curricular, definindo finalidades e conteúdos programáticos, respectiva tipologia de espaços e equipamentos, referenciais da formação e da profissão do curso. Acompanhei como especialista do Getap as diversas escolas do país em experiência curricular, exercendo funções de formador e dinamizador de todas as sessões de trabalho de planificação e execução dos programas das disciplinas da formação técnica , assim como dinamizador das sessões de trabalho que envolviam as diversas disciplinas (geral, específica e técnica). Participei em debates e seminários promovidos pelo Getap (posteriormente DES), na função de especialista e coordenador do curso tecnológico de electrotecnia-electrónica e disciplinas da formação técnica associadas à área, ou na apresentação do curso através do plano curricular e referências à formação profissional e de emprego. Durante os diversos anos em que o DES procedeu ao (re)equipamento das escolas do ensino secundário em todo o país (laboratórios e oficinas), procedi à definição e análise técnica das propostas das empresas concorrentes aos diversos concursos públicos, de acordo com os cadernos de encargos previamente estabelecidos. Em 1995 elaborei uma versão didáctica de apoio à leccionação do programa de Sistemas Digitais para todas as escolas secundárias públicas com o ensino tecnológico de electrotecnia-electrónica na perspectiva de o operacionalizar para os exames nacionais a serem realizados no 12º ano. .

Edição técnica
Technical edition
1. Pinto, António B. M; Caldeira, José. Tecnologias de Electrotecnia e Electrónica para o 12º ano dos cursos tecnológicos e profissionais,2003 (Livro).
2. Pinto, António B. M. Práticas Laboratoriais elect. e electrónica - 11º ano cursos tecnológicos e profissionais,2001 (Livro).
3. Pinto, António B. M; Caldeira, José. Práticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrónica - 12º ano - cursos tecnológicos e profissionais,1997 (Livro).
4. Pinto, António B. M; V.Alves. Tecnologias do 10º ano de Electrotecnia e Electrónica,1997 (Livro).
5. Pinto, António B. M; V.Alves. Práticas Lab. de Electrotecnia e Electrónica - 10º ano (cursos tecn. e prof.),1995 (Livro).
6. Pinto, António B. M; V.Alves. Tecnologias de Electrotecnia e Electrónica para o 11º ano ,1995 (Livro).





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Pinto, António Bernardo Morais. Participação no júri de Maria do Carmo Gonçalves Rodrigues Amaral . A importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade, 2015.  Dissertação (Administração da Educação) - Instituto Superior Politécnico Gaya.
2. Pinto, António Bernardo Morais. Participação no júri de Carla Fernanda Carvalho Magalhães. Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho, 2014.  Dissertação (Administração da Educação) - Universidade Lusófona do Porto.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
6

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4

Total
Produção técnica
Technical production
11

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
11

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2


Outras informações relevantes
trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Pinto, A.
; Delgado, P.
(2014).
" O(in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual", trabalho apresentado em IV congresso Ibero-Americano de Políticas da Educação; In actas do IV congresso Ibero-Americano de Políticas e Administração da Educação, Porto.


Visualizações do curriculum [ 1070 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-03-2019 às 02:20:51
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team