Curriculum Vitae

Antonio João Cruz

Data da última atualização »Last update : 30/03/2017


Antonio João Cruz. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Tomar. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 28 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 59 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos no estrangeiro . Actua na área de Outras Engenharias e Tecnologias Nas suas actividades profissionais interagiu com 68 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6917328683917464


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Antonio João Cruz
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cruz, António João
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Humanidades-Artes.
Humanidades-História e Arqueologia.
Ciências Exactas-Química.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Tomar
Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Estrada da Serra
Tomar
2300--313 Tomar
Portugal
Correio electrónico: ajcruz@ipt.pt
Homepage: http://www.cr.estt.ipt.pt/pessoal/ajcruz.html
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1993 Doutoramento
Phd
Química.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1986 Licenciatura
Licentiate degree
Química (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Jan/2014-Actual Outra Situação

Instituto Politécnico de Tomar
Set/2004-Actual Professor Adjunto

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Jan/2008-Dez/2013 Outra Situação

Universidade de Lisboa
Jan/2004-Ago/2004 Professor Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Set/1999-Ago/2001 Outra Situação

Escola Superior de Conservação e Restauro
Set/1995-Ago/1999 Outra Situação

Instituto José de Figueiredo
Set/1992-Dez/1997 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2014
TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CTE-GIX/111825/2009.

2011-2014
Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
Referência do projeto»Project reference: PTDC/HIS-HEC/113226/2009.

2005-2009
The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850
Referência do projeto»Project reference: POCTI/EAT/58065/2004.

2005-2008
CATHEDRAL – Characterisation and conservation of traditional historical mortars from Alentejo’s religious buildings
Referência do projeto»Project reference: POCTI/HEC/57915/2004.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Cruz, António J. 2004. As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura. ed. 1, ISBN: 9728777795. Lisboa: Apenas Livros.
2. Cruz, António J. 1999. Da Sombra para a Luz – Materiais e Técnicas da Pintura de Bento Coelho da Silveira. ed. 1, ISBN: 972-8087-66-7. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cruz, António J; Afonso, L. U; Matos, Débora. 2013. "O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review.  In Craft Treatises and Handbooks. The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, ed. Ricardo Cordoba, 93 - 105. ISBN: 978-2-503-54439-7. Turnhout: Brepols Publishers.
2. Calvo, Ana; Santos, Sonia; San Andrés, M; Sousa, Maria J; Cruz, António J. 2013. Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica.  In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ? - ?. . Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
3. Mendes, José; Cruz, António J; Carvalho, Maria L; Candeias, António; Mirão, José. 2013. As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves.  In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ? - ?. . Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
4. Cruz, António J. 2013. A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas.  In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ed. Vitor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya, ? - ?. . Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
5. Melo, H. P; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José; Cardoso, A. M; Valadas, S.. 2013. Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595).  In As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, ed. Vitor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya, ? - ?. . Lisboa: Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa.
6. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Coroado, João; Araújo, Maria E. 2012. Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources.  In Artist's Process. Technology and Interpretation, ed. S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis, 200 - 201. ISBN: 9781904982739. London: Archetype Publications.
7. Melo, H. P; Cruz, António J; Sanyova, Jana; Candeias, António; Mirão, José; Valadas, S.. 2012. Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95).  In Artist's Process. Technology and Interpretation, ed. S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis, 195 - 197. ISBN: 9781904982739. London: Archetype Publications.
8. Cudell, Ana; Cruz, António J; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. 2012. Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis.  In The Artist's Process. Technology and Interpretation, ed. S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis, 212 - 214. ISBN: 9781904982739. London: Archetype Publications.
9. Cruz, António J. 2010. O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire.  In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, ed. Jorge Custódio, 117 - 122. ISBN: 9789898052209. Lisboa: IGESPAR.
10. Cruz, António J. 2010. Luciano Freire (1864-1934).  In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, ed. Jorge Custódio, 138 - 139. ISBN: 9789898052209. Lisboa: IGESPAR.
11. Monteiro, Patrícia; Cruz, António J. 2010. Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Luís Urbano Afonso, 237 - 286. ISBN: 9789898465009. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
12. Cruz, António J. 2010. Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Luís Urbano Afonso, 75 - 85. ISBN: 9789898465009. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
13. Gonçalves, Paula M; Pires, João; Carvalho, Ana P; Mendonça, Maria H; Cruz, António J. 2010. Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Luís Urbano Afonso, 185 - 200. ISBN: 9789898465009. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
14. Cruz, António J; Monteiro, Patrícia. 2010. Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Luís Urbano Afonso, 147 - 169. ISBN: 9789898465009. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
15. Gonçalves, Paula M; Pires, João; Carvalho, Ana P; Mendonça, Maria H; Cruz, António J. 2010. Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Luís Urbano Afonso, 201 - 210. ISBN: 9789898465009. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.
16. Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P; Brotas de C. M. 2008. Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo.  In Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, ed. Armando Coelho Ferreira da Silva, Paula Menino Homem, 91 - 105. ISBN: 9728932227. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
17. Cruz, António J. 2007. Os pigmentos naturais utilizados em pintura.  In Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, ed. Alexandra Soveral Dias, António Estêvão Candeias, 5 - 23. . Évora: Universidade de Évora.
18. Cruz, António J. 2003. Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre.  In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 22 - 35. ISBN: 9727760627. Lisboa: Instituto Português de Museus.
19. Cruz, António J. 2003. Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre (Segundo estudo).  In Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, 36 - 48. ISBN: 9727760627. Lisboa: Instituto Português de Museus.
20. Cruz, António J. 2002. A cor de uma escultura.  In Introdução ao Estudo Material e à Conservação da Escultura em Pedra e Madeira, ed. Catarina Gersão de Alarcão, 20 - 22. ISBN: 972-9004-16-1. Coimbra: Instituto de Arqueologia / Faculdade de Letras.
21. Cruz, António J. 2002. O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete.  In A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, 27 - 41. . Lisboa: ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
22. Cruz, António J. 1996. A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy.  In Mário Eloy. Exposição Retrospectiva, ed. Raquel Henriques da Silva, 37 - 57. ISBN: 9728137494. Lisboa: Museu do Chiado.
23. Cruz, António J. 1994. Do certo ao incerto: o estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente.  In Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da pintura portuguesa do séc. XV, 41 - 45. ISBN: 972-8137-10-9. Lisboa: Instituto Português de Museus – Reproscan.
24. Cabral, João M. P; Ribeiro, Isabel; Cruz, António J. 1993. Características técnicas da pintura de Silva Porto.  In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, ed. Raquel Henriques da Silva, 495 - 514. ISBN: 9729577595. Lisboa: Instituto Português de Museus.
25. Cabral, João M. P; Cruz, António J. 1993. As assinaturas e os formatos das pinturas de Silva Porto.  In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, ed. Raquel Henriques da Silva, 482 - 494. ISBN: 9729577595. Lisboa: Instituto Português de Museus.
26. Cabral, João M. P; Cruz, António J; Ribeiro, Isabel. 1993. Alguns problemas de autenticidade e datação.  In Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, ed. Raquel Henriques da Silva, 515 - 527. ISBN: 9729577595. Lisboa: Instituto Português de Museus.
27. Cruz, António J. 1992. Análise geoquímica da coluna de amostragem D (camadas A/B/C - Eb) da gruta do Caldeirão.  In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, ed. João Zilhão, 203 - 215. . Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.
28. Cruz, António J. 1992. O teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão.  In Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, ed. João Zilhão, 217 - 222. . Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Melo, H. P; Cruz, António J; Candeias, A.; Mirão, José; Cardoso, A. M; Oliveira, M. J; Valadas, S.. 2014. "Problems of Analysis by FTIR of Calcium Sulphate-Based Preparatory Layers: The Case of a Group of 16th-Century Portuguese Paintings", Archaeometry 56, 3: 513 - 526.
2. Cruz, António J. 2014. "Scientific Study of an 18th Century Portuguese Painting on Canvas and their Old Restoration: Problems of Date and Authenticity of the Current Image", International Journal of Conservation Science 5, 4: 479 - 492.
3. Barata, Carolina; Carballo, Jorgelina; Cruz, António J; Coroado, João; Araújo, Maria E; Mendonça, Maria H. 2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca", Química Nova 36, 1: 21 - 26.
4. Soares, Clara M; Rodrigues, Rute M; Cruz, António J; Rego, Carla. 2012. "Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4: 231 - 241.
5. Sousa, Maria J; Cruz, António J. 2012. "Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4: 210 - 230.
6. Soares, C. M; Rodrigues, R. M; Cruz, António J; Rego, C.. 2012. "Historical and Material Approach to the Paintings at the Portugal National Library: Contributions to the History of Conservation and Restoration of Easel Painting in the 19th Century", International Journal of Heritage in the Digital Era 1, 0: 283 - 288.
7. Lory, Vera; Figueira, Francisca; Cruz, António J. 2012. "Comparative study of washing treatments for pastel drawings", Restaurator 33, 2: 199 - 219.
8. Cruz, António J. 2011. "On some problems of the relationship between Science and Conservation", e-Conservation, 22: 8 - 13.
9. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal", International Journal of Conservation Science 1, 1: 19 - 26.
10. Silva, António S; Adriano, Patrícia; Magalhães, Ana; Pires, João; Carvalho, Ana; Cruz, António J; Mirão, José; Candeias, António. 2010. "Characterization of Historical Mortars from Alentejo's Religious Buildings", International Journal of Architectural Heritage 4, 2: 138 - 154.
11. Cruz, António J. 2010. "O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política", Conservar Património, 11: 11 - 32.
12. Cruz, António J. 2009. "Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX", ECR – Estudos de Conservação e Restauro, 1: 93 - 112.
13. Melo, H. P; Cruz, António J. 2009. "As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João", Conservar Património, 9: 47 - 55.
14. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. 2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal", Imagem Brasileira, 4: 203 - 208.
15. Cruz, António J. 2009. "Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau", Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7-8: 385 - 405.
16. Cruz, António J; Barata, Carolina; Ferro, Marta. 2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections", e-Conservation, 7: 21 - 25.
17. Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P; Brotas de C. M. 2008. "Comparison of adsorbent materials for acetic acid removal in showcases", Journal of Cultural Heritage 9, 3: 244 - 252.
18. Cruz, António J; Afonso, L. U. 2008. "On the Date and Contents of a Portuguese Medieval Technical Book on Illumination: O livro de como se fazem as cores", The Medieval History Journal 11, 1: 1 - 28.
19. Cruz, António J. 2007. "Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes", Conservar Património, 6: 39 - 51.
20. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos", Conservar Património, 6: 21 - 30.
21. Cruz, António J. 2007. "A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura - pigmentos amarelos", Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 6: 139 - 160.
22. Cruz, António J. 2007. "Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900", Conservar Património, 5: 53 - 83.
23. Pires, João; Cruz, António J. 2007. "Techniques of thermal analysis applied to the study of cultural heritage", Journal of Thermal Analysis and Calorimetry 87, 2: 411 - 415.
24. Cruz, António J. 2006. "Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte", Conservar Património, 3-4: 73 - 78.
25. Cruz, António J. 2006. "Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?", Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 5: 445 - 462.
26. Cruz, António J. 2006. "A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem", Interacções, 3: 87 - 101.
27. Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P; Carvalho, M. B. 2005. "Physical Adsorption of H2S Related to the Conservation of Works of Art: The Role of the Pore Structure at Low Relative Pressure", Adsorption 11, 5-6: 569 - 576.
28. Cruz, António J. 2005. "Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial", Conservar Património, 2: 29 - 53.
29. Cruz, António J. 2005. "A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis", Conservar Património, 1: 5 - 19.
30. Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P; Brotas de C. M. 2004. "Adsorption of Acetic Acid by Activated Carbons, Zeolites, and Other Adsorbent Materials Related with the Preventive Conservation of Lead Objects in Museum Showcases", Journal of Chemical & Engineering Data 49, 3: 725 - 731.
31. Cruz, António J. 2004. "As cores vitruvianas. Os materiais da pintura mural romana segundo o tratado de Vitrúvio", Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 3: 67 - 86.
32. Cruz, António J. 2002. "A matéria de que é feita a arte. Contribuições para o estudo da pintura portuguesa", Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 84: 39 - 44.
33. Cruz, António J. 1993. "Química e arqueologia: os isótopos de oxigénio e a reconstituição do clima", Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 50: 25 - 28.
34. Cruz, António J; Carvalho, M. B. 1992. "Textural characterization of sedimentary deposits from Caldeirão cave and interpretation of the relationship between BET area and chemical properties", Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, 3: 19 - 26.
35. Cruz, António J. 1990. "A influência atlântica no clima da Estremadura portuguesa durante o Paleolítico Superior: os resultados geoquímicos da gruta do Caldeirão", Finisterra, 49: 156 - 168.
36. Cruz, António J. 1990. "TAXONOMIA - Um algoritmo simples para a classificação de resultados", Boletim. Sociedade Portuguesa de Química, 39: 37 - 42.
37. Cruz, António J. 1988. "Geoquímica dos preenchimentos sedimentares de grutas: a matéria orgânica na gruta do Caldeirão", Algar - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, 2: 17 - 26.
38. Cruz, António J. 1988. "Química e arqueologia: o doseamento do flúor nos ossos provenientes de escavações arqueológicas", Boletim. Sociedade Portuguesa de Química, 31: 29 - 31.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Melo, H. P; Sanyova, Jana; Cruz, António J. 2011. "An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions", Trabalho apresentado em ICOM-CC 16th Triennial Conference, In Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisboa.
2. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. 2010. "Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature", Trabalho apresentado em YOCOCU 2010, In YOCOCU. Contribute and Role of Youth in Conservation of Cultural Heritage, Rome.
3. Cudell, Ana; Moreira, Patrícia; Rossi, Margarida; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Pintado, Manuela; Calvo, Ana; Cruz, António J. 2010. "Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos", Trabalho apresentado em Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, In Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid.
4. Aguiar, Maria; Cruz, António J; Calvo, Ana; Carballo, Jorgelina. 2009. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas", Trabalho apresentado em III Congreso Ibérico de Arqueometría, In III Congreso Ibérico de Arqueometría. Actas, Teruel.
5. Cudell, Ana; Carballo, Jorgelina; Cruz, António J; Martins, Ana; Calvo, Ana; Saraiva, Sandra. 2009. "Conservation of a contemporary painting. Scientific analysis and intervention on a neorealist painting by Júlio Pomar", Trabalho apresentado em 13èmes journées d'études de la SFIIC, In Art d’Aujourd’hui - Patrimoine de Demain. Conservation et Restauration des Oeuvres Contemporaines, Paris.
6. Cruz, António J; Santos, Sónia B.. 2008. "Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature", Trabalho apresentado em YOCOCU 2008, In YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage. Proceedings, Rome.
7. Matias, Lourdes; Carvalho, Ana P; Pires, João; Cruz, António J; Ramalho, Maria. 2005. "Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)", Trabalho apresentado em 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, In 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cruz, António J. 2013. "Conservation Publications - IIC member's reviews of international periodicals: Portugal", News in Conservation, 35: 17 - 19.
2. Carvalho, Ana P; Pires, João; Cruz, António J; Matias, Lourdes. 2007. "Estudo e caracterização de argamassas, cerâmicas arquitectónicas e materiais pétreos – o contributo da química", Património – Estudos, 10: 81 - 87.
3. Cruz, António J. 2001. "Se cada obra de arte é única, porquê estudar materialmente conjuntos de obras?", Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 10-11: 28 - 31.
4. Cruz, António J. 1998. "As exposições temporárias e o estudo laboratorial das obras de arte", Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 8-9: 60 - 63.
5. Cruz, António J. 1997. "Aplicações não convencionais da radiação infravermelha no exame de objectos museológicos", Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 6: 4 - 5.
6. Cruz, António J. 1989. "Geoquímica e paleoambiente: o preenchimento sedimentar da gruta do Caldeirão - primeiros resultados", Arqueologia 20, 20: 124 - 138.
7. Cruz, António J. 1989. "O carbono orgânico e a arqueologia - interesse, métodos de doseamento e resultados", Boletim. Sociedade Portuguesa de Química, 36: 33 - 36.
8. Cruz, António J. 1988. "Da datação à paleoclimatologia: o teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão", Arqueologia, 17: 208 - 210.
9. Cruz, António J. 1987. "Um projecto interdisciplinar para a arqueologia portuguesa", Arqueologia, 16: 130 - 134.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. 2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados", Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto.
2. Cruz, António J. 2011. "Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária", Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto.
3. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. 2009. "O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica", Trabalho apresentado em Scientiarum Historia II, In Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências, Rio de Janeiro.
4. Cruz, António J. 1995. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo", Trabalho apresentado em Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, In Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra.
5. Cruz, António J. 1995. "Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo", Trabalho apresentado em 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, In 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa.
6. Cruz, António J. 1995. "A radiografia no Laboratório para o Exame das Obras de Arte, do Museu Nacional de Arte Antiga (1936-1965)", Trabalho apresentado em 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, In 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Cruz, António J. 11 abr. 2014. "Quem pode fazer conservação e restauro do património" Público, 49 - 49.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cruz, António J; Machado, Ana C; Loureiro, Leonor. Study and intervention on two plain chant choir books from the Convent of Christ of Tomar, Portugal: the problems of the treatment of overlarge books,Men and Books: From Microorganisms to Megaorganisms,Horn,2014 (Congresso).
2. Cruz, António J. Os materiais da cor no mosteiro de Alcobaça: tradição ou descontinuidade?,International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’,Tomar,2014 (Seminário).
3. Cruz, António J; Barata, Carolina; Rocha, Fernando; Andrejkovicova, Slavka; Réguer, Solenn. SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded Baroque retables,Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology Conference,Paris,2014 (Congresso).
4. Melo, H. P; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José; Cardoso, A. M; Valadas, S.. Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595),Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI,Lisboa,2013 (Congresso).
5. Cruz, António J. A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas,Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI,Lisboa,2013 (Congresso).
6. Calvo, Ana; Santos, Sonia; San Andrés, M; Sousa, Maria J; Cruz, António J. Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica,Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI,Lisboa,2013 (Congresso).
7. Cruz, António J. A matéria de que é feita a arte: a cor na pintura portuguesa, do século XV ao século XX, segundo a análise laboratorial,Seminários do DQB,Lisboa,2013 (Seminário).
8. Mendes, José; Cruz, António J; Carvalho, Maria L; Candeias, António; Mirão, José. As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves,Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI,Lisboa,2013 (Congresso).
9. Soares, C. M; Rodrigues, R. M; Cruz, António J; Rego, Carla. Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century,Euromed 2012 - International Conference on Cultural Heritage and Digital Libraries,Lemesos, Chipre,2012 (Congresso).
10. Mendes, José; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José; Carvalho, Maria L. As cores do Políptico de São Vicente, de Nuno Gonçalves,2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage ,Lisboa,2012 (Outra).
11. Mendes, José; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José. Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves,IV Congresso de História da Arte Portuguesa,Lisboa,2012 (Congresso).
12. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal: primeiros resultados,I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Congresso).
13. Cruz, António J. Verdadeiro ou falso? A química e a falsificação das obras de arte,Tertúlias Química e Sociedade,Évora,2011 (Conferência ou palestra).
14. Cruz, António J. Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária,I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Congresso).
15. Cruz, António J. A detecção de pinturas falsas,Crime no Museu,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
16. Melo, H. P; Sanyova, Jana; Cruz, António J. An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions,ICOM-CC 16th Triennial Conference,Lisboa,2011 (Congresso).
17. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. Green pigments: Tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature,YOCOCU 2010. Youth in Conservation of Cultural Heritage, Palermo,2010 (Congresso).
18. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. The diffusion of modern red pigments during the 19th century: analysis of portuguese technical literature,Reusing the Industrial Past, ICOHTEC, TICCIH & Worklab Joint Conference,Tampere,2010 (Congresso).
19. Cudell, Ana; Moreira, Patrícia; Rossi, Margarida; Martins, Ana; Carballo, Jorgelina; Pintado, Manuela; Calvo, Ana; Cruz, António J. Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos,Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada,Madrid,2010 (Congresso).
20. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica,Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências,Rio de Janeiro,2009 (Congresso).
21. Aguiar, Maria; Cruz, António J; Calvo, Ana; Carballo, Jorgelina. Painting on cardboard in the beginning of the XX century, in Portugal: Aurélia de Souza, a forgotten artist on a time of technical changes,VIII Congreso Ibérico de Arqueometría,Teruel,2009 (Congresso).
22. Gonçalves, Paula M; Pires, João; Carvalho, Ana P; Mendonça, Maria H; Cruz, António J. Teoria vs. Prática. Problemas associados à produção artesanal do branco de chumbo,As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura,Lisboa,2009 (Simpósio).
23. Gonçalves, Paula M; Pires, João; Carvalho, Ana P; Mendonça, Maria H; Cruz, António J. Teoria vs. Prática.Problemas associados à produção artesanal do vermelho de chumbo,As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura,Lisboa,2009 (Simpósio).
24. Cruz, António J. Em busca da origem das cores do Livro de Como se Fazem as Cores,As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura,Lisboa,2009 (Simpósio).
25. Mendes, José; Cruz, António J; Guilherme, Ana; Pessanha, Sofia; Carvalho, Maria L. The colours of the 15th century paintings attributed to Nuno Gonçalves,Colours 2008 - Bridging Science with Art,de Évora,2008 (Congresso).
26. Mendes, José; Cruz, António J; Guilherme, Ana; Pessanha, Sofia; Carvalho, Maria L. Energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry study of the paintings attributed to Nuno Gonçalves,Cultural Heritage: Applications on Conservation-Restoration,Lisboa,2008 (Outra).
27. Melo, H. P; Cruz, António J. The colours of a 16th century panel painting, attributed to Francisco João, from the Church of Pavia (Mora, Portugal),Colours 2008 - Bridging Science with Art,Évora,2008 (Congresso).
28. Cruz, António J. A investigação em Conservação e Restauro na geografia e na prática dos saberes,V Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2008 (Simpósio).
29. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature,YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage,Rome,2008 (Congresso).
30. Silva, António S; Veiga, R.; Adriano, Patrícia; Magalhães, Ana; Pires, João; Carvalho, Ana P; Cruz, António J; Mirão, José; Candeias, António. Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings,HMC08 - 1st Historical Mortars Conference,Lisboa,2008 (Congresso).
31. Barata, Carolina; Cruz, António J; Mendonça, Maria H; Carballo, Jorgelina. A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese baroque sculpture with non-erudite features,Colours 2008 - Bridging Science with Art,Évora,2008 (Congresso).
32. Cruz, António J. Existe investigação em Conservação e Restauro?,Da Prática à Teoria - 1.ªs Jornadas ARP: Investigações de Mestrados e Doutoramentos,Lisboa,2008 (Simpósio).
33. Santos, Sónia B.; Cruz, António J. New pigments in the 19th century painting according to the technical treatises published in Portugal,Colours 2008 - Bridging Science with Art,Évora,2008 (Congresso).
34. Pessanha, Sofia; Guilherme, Ana; Manso, Marta; Gil, Milene; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José; Costa, Mário; Carvalho, Maria L. Pigment identification on artworks by EDXRF,Colours 2008 - Bridging Science with Art,Évora,2008 (Congresso).
35. Cruz, António J. Ver o não visível: O uso da radiografia no estudo das pinturas de cavalete,III Jornadas Técnicas de Imagiologia,Aveiro,2007 (Simpósio).
36. Barata, Carolina; Carballo, Jorgelina; Cruz, António J; Calvo, Ana; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Materials and techniques used in three polychrome Baroque wooden sculptures from Baião, Portugal,Technart 2007 - Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Lisboa,2007 (Congresso).
37. Cruz, António J; Barata, Carolina; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal,V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira,Vitória,2007 (Congresso).
38. Gonçalves, Paula M; Mendonça, Maria H; Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P. Synthesis of Artists’ Pigments Following Ancient Recipes: White Lead,41th IUPAC World Chemistry Congress,Turin,2007 (Congresso).
39. Cruz, António J. Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial,II Feira do Livro de Conservação e Restauro,Tomar,2006 (Conferência ou palestra).
40. Dalmau, C.; Matias, Lourdes; Carvalho, Ana P; Pires, João; Cruz, António J. Estudos de adsorção de azoto em argamassas antigas da Igreja de S. Gião (Nazaré),XXXI Reunión Ibérica de Adsorción,Tarragona,2006 (Congresso).
41. Cruz, António J. Os pigmentos naturais utilizados em pintura,Pigmentos & Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências,Évora,2005 (Simpósio).
42. Afonso, L. U; Cruz, António J. Ibn Hayyim's O Livro de Como se Fazen as Cores (1262),Craft treatises and handbooks: the Dissemination of technical knowledge in the Middle Ages. International Symposium,Córdoba,2005 (Congresso).
43. Cruz, António J; Pires, João; Carvalho, Ana P; Carvalho, M. B. Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus – O caso do chumbo,Encontro Internacional “Ligas metálicas: Investigação e conservação”,,Porto,2003 (Simpósio).
44. Cruz, António J. Diálogo imperfeito: problemas de comunicação entre a ciência e a arte manifestados no estudo laboratorial da pintura portuguesa,Ciência & Arte,Monte da Caparica,2002 (Simpósio).
45. Pires, João; Cruz, António J; Carvalho, Ana P; Carvalho, M. B. Estudo da capacidade de materiais para adsorver vapores de ácido acético com vista à prevenção da alteração dos objectos de chumbo conservados em museus,XVII Reunión Ibérica de Adsorción,Léon,2002 (Congresso).
46. Cruz, António J. A matéria de que é feita a cor – Os pigmentos utilizados em pintura e sua identificação e caracterização,1.os Encontros de Conservação e Restauro – Tecnologias,Tomar,2000 (Simpósio).
47. Cruz, António J. O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete,II Encontro Nacional da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal,Lisboa,2000 (Simpósio).
48. Cruz, António J. A arte e a ciência,Viver a Ciência,Lisboa,1998 (Conferência ou palestra).
49. Cruz, António J. Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo,Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X,Coimbra,1995 (Simpósio).
50. Cruz, António J. Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo,Simpósio Comemorativo dos 100 Anos da Descoberta dos Raios X,Lisboa,1995 (Simpósio).
51. Cruz, António J. O estudo laboratorial das obras de arte: princípios, problemas e limites,Ciclo de conferências “Questões contemporâneas sobre conservação e restauro”,Lisboa,1994 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Cruz, António J. Escrita de um Artigo e Pesquisa e Gestão Bibliográfica em Conservação e Restauro, 2008 (Especialização), promovido por ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
Duração: 30 horas. Local: Junta de Freguesia de Santa Isabel, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Cruz, António J. Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro, 2007 (Especialização), promovido por ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
Duração: 12 horas. Local: Centro Científico e Cultural de Macau, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Cruz, António J. Pesquisa Bibliográfica em Conservação e Restauro, 2007 (Especialização), promovido por ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
Duração: 12 horas. Local: Centro Científico e Cultural de Macau, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Cruz, António J. A Imagem Não Visível: Métodos Laboratoriais de Exame de Pinturas, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.
Duração: 12 horas. Local: Centro Científico e Cultural de Macau, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.

Edição técnica
Technical edition
1. Cruz, António J. Conservar Património, n.º 19,2014 (Periódico).
2. Cruz, António J. Conservar Património, n.º 20,2014 (Periódico).
3. Cruz, António J. Conservar Património, n.º 17,2013 (Periódico).
4. Cruz, António J. Conservar Património, n.º 18,2013 (Periódico).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Helena Pinheiro de Melo, O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI, 2014. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto, Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
3. Sónia Barros dos Santos, Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
4. Maria Aguiar, Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
5. José Manuel de Oliveira Mendes, A Obra de Nuno Gonçalves – Estudo Técnico, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Sandra Isabel Marques Saraiva, Uso da Microfluorescência de Raios X Dispersiva de Energia (EDXRF) para a Identificação de Pigmentos Usados em Pintura: Desenvolvimento de Metodologia para a Interpretação dos Espectros, 2015. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Carolina Barata, Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Talha Portuguesa de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca do Noroeste de Portugal, 2015. Tese (Geociências) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
3. Ana Luísa Pacheco Pereira de Brito, A Técnica e a Materialidade da Pintura de Abel Salazar e a Crítica de Arte em Portugal na Primeira Metade do Século XX, 2015. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
4. Maria João Rego da Silva Sousa, A Matéria da Arte e as Suas Circunstâncias: Estratégias Adaptativas do Pintor Maneirista Diogo Teixeira, 2015. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Cristina Machado, Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII - XVIII do Convento de Cristo, de Tomar, 2013. Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar (Orientador).
2. Vera Lory, Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel, 2010. Dissertação (Conservação e Restauro) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
3. Sílvia Falcão, Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão, 2010. Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
4. Tânia Alexandra Lima da Costa, Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização, 2008. Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
5. Carolina Barata, Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca, 2008. Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
6. Aida Maria Rodrigues Pereira Nunes, Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel, 2006. Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
7. Maria de Lourdes de Andrade e Pinto de Almeida Crespo Matias, Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré, 2006. Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Paulo Jorge Pereira da Rosa , Caracterização de Argamassas Históricas do Convento de Cristo - Tomar, 2015. Dissertação (Química) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
2. Erica Eires, O Tríptico da Vida de Cristo - Estudo e Tratamento de Pintura sobre Madeira da Igreja de São João Baptista, em Tomar, Atribuída À Oficina de Quentin Metsys, 2015. Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cruz, António João. Participação no júri de Helena Pinheiro de Melo. O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI, 2014. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto.
2. Cruz, António João. Participação no júri de Sónia Barros dos Santos. Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto.
3. Cruz, António João. Participação no júri de Maria Aguiar. Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto.
4. Cruz, António João. Participação no júri de José Manuel de Oliveira Mendes. A Obra de Nuno Gonçalves – estudo técnico, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto.
5. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto. Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa, 2013. Tese (Conservação de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa - Porto.


Mestrado
Master degree
1. Cruz, António João. Participação no júri de Cátia Vanessa Seara e Silva. Urania: a conservação e restauro de um teatro de marionetas do final do século XIX, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
2. Cruz, António João. Participação no júri de Sara Catarina Almeida Mariano. Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em Portalegre, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
3. Cruz, António João. Participação no júri de Ânia Liberato Chasqueira. Estudo, conservação e divulgação do espólio cerâmico do Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
4. Cruz, António João. Participação no júri de Filipa Antunes Formigo. Estudo iconográfico e técnico da faiança de Coimbra, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
5. Cruz, António João. Participação no júri de Raquel Saraiva Nogueira Diogo. Policromias sobre Alabastro e Suas Propriedades Físico-químicas. Relevo de São Jerónimo Penitente, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
6. Cruz, António João. Participação no júri de Ivone Oliveira Vaz. Licença de Obras de 1924 do Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante: Intervenções de Conservação e Restauro em Desenhos Técnicos, Impressões e Papéis Manuscritos, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
7. Cruz, António João. Participação no júri de Maria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte. Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
8. Cruz, António João. Participação no júri de Francesca Paba. Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de Aveiro, 2014.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
9. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo. Intervenção e Estudo Comparativo de Obras de Joaquim Rodrigo - C4, Quintais, Vau 2 e 6H (1952 a 1964), 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
10. Cruz, António João. Participação no júri de Mara Fabiana Portela Domingues. Conservação e Restauro de Cerâmica Arqueológica. Problemáticas - Estudo - Intervenções, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
11. Cruz, António João. Participação no júri de Cristina Margarida Salgueiro da Silva Reis. Estudo, Conservação e Restauro e Divulgação da Cerâmica Utilitária, do Século XVI ao Século XVIII, da Região de Tomar, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
12. Cruz, António João. Participação no júri de João Miguel Reis Ramos. Estudo, Diagnóstico e Conservação das Esculturas em Terracota da Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
13. Cruz, António João. Participação no júri de Lígia Salgueiro Coutinho Mateus. Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro de uma Pintura sobre Madeira, do Museu Municipal de Tomar, Representando uma Natureza-Morta, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
14. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Cristina Ferreira Fonseca. A Representação do Anjo Custódio em Portugal - Estudo e Intervenção de uma Escultura em Madeira Policromada Proveniente de Fronteira, Portalegre, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
15. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Cristina Machado. Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII – XVIII do Convento de Cristo em Tomar,, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
16. Cruz, António João. Participação no júri de Maria Luísa da Silveira Casella. Atmosfera de Baixo Oxigénio Aplicada a Placas Autochrome em Exibição, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
17. Cruz, António João. Participação no júri de Joana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves. Conservação e Restauro de uma Trompa em Marfim e Participação no Tratamento de Conservação e Restauro de um Presépio com Maquineta e Trempe, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
18. Cruz, António João. Participação no júri de Sónia Patrícia Guedes Tavares. Estudo, Montagem e Conservação e Restauro das Esculturas em Terracota Policromada no Espaço de Reserva do Mosteiro de Alcobaça, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
19. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Margarida Alves Ferreira Quinteira. Intervenção em Espólio Pétreo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
20. Cruz, António João. Participação no júri de Adriano José Mendes Machado. Quinta da Anunciada Velha - Antigo Convento Franciscano: Estudo dos Materiais de Execução e Proposta de Intervenção, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
21. Cruz, António João. Participação no júri de Catarina Patrícia Alves Sério. Conservação e Restauro de Talha da Igreja de Freixo de Numão, 2013.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
22. Cruz, António João. Participação no júri de Marta Oliveira. Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
23. Cruz, António João. Participação no júri de Melissa Machado. Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
24. Cruz, António João. Participação no júri de Inês Mendes. Da Teoria à Prática: a musealização do património desportivo. intervenções de conservação e restauro na Reserva de Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
25. Cruz, António João. Participação no júri de Sílvia Luís. Escultura de madeira policromada - Pietá (Nossa Senhora da Piedade), 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
26. Cruz, António João. Participação no júri de Susana Teixeira. S. Roque: estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
27. Cruz, António João. Participação no júri de Rita Malaca. Moagem A Nabantina - património industrial a conservar e a musealizar, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
28. Cruz, António João. Participação no júri de Sandra Almeida. Conservação e restauro de pintura de cavalete, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
29. Cruz, António João. Participação no júri de Sylvie Ferreira. Conservação e restauro das pinturas "Retrato de Maria Cristina Bordalo Pinheiro" (1922) e "Alegoria à Poesia" (1893), de Columbano Bordalo Pinheiro, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
30. Cruz, António João. Participação no júri de Helena Pereira. Estudo de uma escultura luso-flamenga do século XV-XVI, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
31. Cruz, António João. Participação no júri de Joana Madureira. Inventário e acondicionamento da colecção de bens móveis do conjunto arqueológico de Carmona, 2012.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
32. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo. A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
33. Cruz, António João. Participação no júri de Daniela Alves de Sousa. Conservação e restauro de pergaminho, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
34. Cruz, António João. Participação no júri de Tânia Cláudia Soares e Esteves. Painel de Azulejos da Quinta Nova, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
35. Cruz, António João. Participação no júri de Leonel Costa. Nossa Senhora da Assunção (Escultura em Madeira Policromada – Cristo Crucificado (Escultura em Cartapesta), 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
36. Cruz, António João. Participação no júri de Liliane Ribeiro. Azulejaria de Fachada de Ovar - Formas e Agentes de Alteração, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
37. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Isabel Vilas Boas Cordeiro. A caixa de relógio de pé alto com pintura de acharoado, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
38. Cruz, António João. Participação no júri de Diana Pires. Preservação de Colecções em Contexto de Arquivo - Projecto para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
39. Cruz, António João. Participação no júri de Ana Sofia Caldeira. Painel D. Nuno Álvares Pereira, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
40. Cruz, António João. Participação no júri de Sofia Vargas Costa. Caracterização de suportes em papel vegetal, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
41. Cruz, António João. Participação no júri de Rute Marques. Museu Municipal de Óbidos - Preservação, Conservação e Restauro de Colecções Museológicas, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
42. Cruz, António João. Participação no júri de Carina Isabel dos Anjos Saraiva. Conservação e restauro de escultura policromada, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
43. Cruz, António João. Participação no júri de Carolina Ribeiro de Carvalho. Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar, 2011.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
44. Cruz, António João. Participação no júri de Sílvia Falcão. Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão, 2010.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
45. Cruz, António João. Participação no júri de Vera Lory. Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel, 2010.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Universidade Nova de Lisboa.
46. Cruz, António João. Participação no júri de Ester Pais Martins. Arquivo Pessoal do Arquitecto José Cottinelli Telmo: Intervenção de Conservação em Duas Peças Complementares, 2010.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Instituto Politécnico de Tomar.
47. Cruz, António João. Participação no júri de Rita Castro Oliveira. A Conservation Study of an Eighteen-century Chinese Wallpaper, 2009.  Dissertação (Conservação e Restauro) - Universidade Nova de Lisboa.
48. Cruz, António João. Participação no júri de Lina Paula Bento Falcão. aracterização dos Taninos Usados na Curtimenta Vegetal de Cabedais Europeus dos Séculos XVII a XIX, 2009.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
49. Cruz, António João. Participação no júri de Carolina Barata. Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca, 2008.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
50. Cruz, António João. Participação no júri de Tânia Alexandra Lima da Costa. Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização, 2008.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
51. Cruz, António João. Participação no júri de Anabela Gomes Carvalho. Gravura Pré-Histórica da Praia do Pedrógão e sua Alteração, 2008.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
52. Cruz, António João. Participação no júri de Maria Júlia Sobral da Fonseca. Caracterização de Faianças Arqueológicas dos Séculos XVI e XVII, 2008.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
53. Cruz, António João. Participação no júri de Alice Isabel de Jesus Mosca. Controlo da Poluição em Espaços Museológicos, 2007.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
54. Cruz, António João. Participação no júri de Aida Maria Rodrigues Pereira Nunes. Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel, 2006.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
55. Cruz, António João. Participação no júri de Maria de Lourdes de Andrade e Pinto de Almeida Crespo Matias. Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré, 2006.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.
56. Cruz, António João. Participação no júri de Cláudia Santos. Corrosão do Latão em Água do Mar Sintética e Natural, 2005.  Dissertação (Química Aplicada ao Património Cultural) - Universidade de Lisboa.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de Avaliação dos relatórios finais dos projectos de IC&DT, 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2. Conselho de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente, 2013, Instituto Politécnico de Tomar.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
2. Colours 2015: Bridging Science with Art, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Colours 2015: Bridging Science with Art; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
3. International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’, 2014 (Seminário).
Nome do evento: International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Tomar; Cidade do evento: Tomar / Instituto Politécnico de Tomar.
4. 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2013 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art, 2015 (Conferência).
Nome do evento: GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
2. O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade, 2014 (Conferência).
Nome do evento: O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional.
3. HMC08 - Historical Mortars Conference, 2008 (Congresso).
Nome do evento: HMC08 - Historical Mortars Conference; Nome da Instituição: LNEC; Cidade do evento: Lisboa / LNEC.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cruz, António João. Museologia.pt, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Instituto dos Museus e da Conservação.
2. Cruz, António João. ECR – Estudos de Conservação e Restauro, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: CITAR.
3. Cruz, António João. International Journal of Conservation Science, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
4. Cruz, António João. Conservar Património, desde 2005/01/01, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
91

Livros e capítulos
Books and book chapters
30
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
28
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
47
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
38
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1

Total
Produção técnica
Technical production
59

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
59

Total
Dados complementares
(Additional data)
92

Orientações
Orientations
18
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
61
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
7
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Visualizações do curriculum [ 1765 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 24-10-2017 às 10:23:26
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis