Curriculum Vitae

Mónica Do Carmo Pedro Esteves Reis

Data da última atualização »Last update : 14/02/2019


Mónica Esteves Reis. Concluiu História e Património-Variante História da Arte Moderna pela Universidade do Algarve em 2016 (Doutoramento). É Investigador Principal no Centro de Humanidades (FCSH/NOVA). Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 1 software e outros 11 itens de produção técnica. Participou em 26 eventos no estrangeiro e 30 em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Actualmente participa em 4 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Actua na área de Humanidades com ênfase em História e Arqueologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 25 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Retábulo Indo-Português, Gestão Cultural, Conservação, Goa, Índia, Sensibilização, Conservação e Restauro, Damão, Miscigenação e Arte.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6646188568433640


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Mónica Do Carmo Pedro Esteves Reis
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mónica Esteves Reis
Categoria profissional
Position
Investigador Principal
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-História e Arqueologia.
Endereço profissional
Professional address
Centro de Humanidades (FCSH/NOVA)
CHAM/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Avenida de Berna 26-C
Lisboa
1069-061 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: monicaestevesreis@fcsh.unl.pt
Homepage: www.monicaestevesreis.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2016 Doutoramento
Phd
História e Património - Variante História da Arte Moderna.
Universidade do Algarve, Portugal.

2003-2007 Licenciatura
Licentiate degree
Património Cultural (4 anos » years) .
Universidade do Algarve, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Arquitectura e Arte Indo-Portuguesas.
Fundação Oriente, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
História, Cultura e Civilização da Índia II.
Instituto Estudos Orientais, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Cristianismo Oriental II.
Instituto Estudos Orientais, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Patrimónios de Influência Portuguesa: Política e Ética da Memória.
World Heritage Portuguese Origin - Universidade Coimbra, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Franciscanos e Claríssas na Expansão Portuguesa. Património Artístico..
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal.

2009-2010 Outros
Others
História, Cultura e Civilização da Índia I.
Instituto Estudos Orientais, Portugal.

2009-2010 Outros
Others
Cristianismo Oriental I.
Instituto Estudos Orientais, Portugal.

2007-2007 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Certificação de Aptidão Profissional.
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal.

2007-2007 Outros
Others
As Fontes da Iconografia Cristã: Modelos, Normas e Narrativas.
Patriarcado de Lisboa, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Língua e Cultura Árabe.
Universidade do Algarve, Portugal.

2006-2006 Outros
Others
Iniciação ao Estudo da Terra Sigillata.
Museu Municipal de Faro, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Especialização em Técnicas de Levantamento de Arte Rupestre.
Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Zooarqueologia.
Universidade do Algarve, Portugal.

2005-2005 Outros
Others
Workshop de estudos integrados de indústrias líticas.
Associação Profissional de Arqueólogos, Portugal.

2003-2003 Outros
Others
Prova de Português, Entrevista e Prova Final de História.
Direcção Regional de Educação, Portugal.

1997-1997 Curso de curta duração
Short course
Gestão de Empresas integrado nas iniciativas ILE.
Instituto de Emprego e Formação Profissional V.R.S.A., Portugal.

1994-1994 Outros
Others
Fotografia.
Escola Secundária de Caneças, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação Calouste Gulbenkian
Dez/2017-Actual Investigador Auxiliar

Centro de Humanidades (FCSH/NOVA)
Mar/2017-Actual Investigador Principal

Fundação Calouste Gulbenkian
Mai/2016-Actual Investigador Auxiliar

Fundação Oriente
Mar/2016-Actual Investigador-coordenador

Universidade de São Paulo
Out/2015-Actual Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2009-Dez/2013 Outra Situação

Centro de História da Arte e Investigação Científica
Jan/2009-Dez/2011 Outra Situação

Fundação Batalha de Aljubarrota
Out/2007-Jan/2008 Investigador-coordenador

Pestana & Duarte, Lda
Mar/1998-Jun/1999 Outra Situação

Kraft Fotografia
Set/1994-Out/1995 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Centro de História da Arte e Investigação Científica
Jan/2009-Dez/2011
Membro de Conselho Directivo






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Retábulo Indo-Português
2. Arte nos Países de Expansão Portuguesa
3. Teoria da Conservação e do Restauro
4. Religião e Arte, Interacções Artísticas
5. Gestão de Património
6. Retábulo Indo-Português
7. Arte nos Paises de Expansão Portuguesa
8. Teoria da Conservação e do Restauro
9. Religião e Arte
10. Interacções Artísticas




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2016-2017
Plano de Preservação do Património Histórico e Artístico da Arquidiocese de Goa-Plan for the Preservation of the Historical and Artistic Heritage of the Archdiocese of Goa
Referência do projeto»Project reference: Projecto Financiado F. Oriente.
Parceiro(s)»Partners: Centro de História da Arte e Investigação Científica; Archdiocese of Goa and Daman.
Financiador(es)»Funding: Fundação Oriente.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-
"OLD GOA REVELATIONS : New insights and interpretations on the Vice-Roys of Estado da India portrait Gallery
Referência do projeto»Project reference: Bolsa FCG.
Parceiro(s)»Partners: Museum of Christian Art; Laboratório Hércules; Centro de Estudos e Investigação em Belas Artes; DGPC-Instituto José de Figueiredo.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.

2015-2019
Pensando Goa – uma peculiar biblioteca de língua portuguesa- Thinking Goa – a Singular Archive in Portuguese
Referência do projeto»Project reference: Proc. 2014/15657-8.
Parceiro(s)»Partners: Goa University.
Financiador(es)»Funding: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

2016-2018
"De artibus in auream Goa”:preparando a imagem.Transcontextualidade no século de ouro da pintura portuguesa-"De artibus in auream Goa”: preparing the image.Transcontextualization in the golden age of Portuguese painting
Referência do projeto»Project reference: Bolsa FCG.
Parceiro(s)»Partners: Laboratório Hércules; Instituto de História de Arte; Instituto Politécnico de Tomar; Laboratory for Instrumentation,Biomedical Engineering and Radiation Physic.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Árabe (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Árabe (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2008 Bolsa de Investigação, CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação Artística.
2016 Bolsa de Investigação, Fundação Oriente.
2009 Bolsa de Doutoramento, Fundação Ciência e Tecnologia.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2017 - Actual CHAM - Centro de Humanidades (FCSH/NOVA), Membro.
Investigador Integrado.
Mar/2017 - Actual CHAIA - Centro de História Arte e Investigação Artística, Outros (especifique).
Colaborador.
Dez/2016 - Actual ICOMOS-Portugal, International Council on Monuments and Sites, Outros (especifique).
Membro (ICOMOS Membership and Expert Database).
Jan/2008 - Mar/2016 CHAIA - Centro de História Arte e Investigação Artística, Outros (especifique).
Investigador associado.
2003- 2003 Senado Académico FCHS-Ualg, Membro.
Membro eleito representante dos alunos da FCHS-Ualg.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Reis, Mónica E; Lameira, Francisco. 2016. O Retábulo no Estado de Goa. ed. 12, ISBN: 978-989-8472-77-9. Faro: FCHS - Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Reis, Mónica E. 2017. Conservação e Restauro do património Indo-Português: conceitos, soluções de intervenção e desafios para o futuro.Honrando Miguel Mateus, conservador-restaurador (1951-2015).  In Preservar o património português além-mar: portugueses e a salvaguarda do património edificado português no mundo, ed. Caleidoscópio, 161 - 174. ISBN: 978-989-658-466-5. Lisboa: Caleidoscópio.
2. Reis, Mónica E. 2017. Preservation of the historical and artistic heritage of the archdiocese of goa: plan to implementation – early outcome.  In Preserving transcultural heritage: your way or my way? Questions on Authenticity, Identity and Patrimonial proceedings in the Safeguarding of Architectural Heritage created in the meeting of cultures, 255 - 263. ISBN: 978-989-658-467-2. Lisboa: Caleidoscópio.
3. Reis, Mónica E. 2013. The Retable Art from Goa and the Ancient North Province: Proximity and Singularities. .  In XIV ISIPH 2013: India, the Portuguese and the Indian Ocean Societies: Exchanges and Engagements, ed. Lotika Vardarajan e Pius Malekandathil, prelo - prelo. . Delhi: JNU.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Reis, Mónica E; Antunes, Vanessa; Candeias, António; Carvalho, M. L; Serrão, Vitor; Manso, Marta; Dias, Cristina; Mirão, José; Manhita, Ana. 2017. "Preserving European paintings in Asian environment. The case of Goa Cathedral former altarpiece", Procedia Structural Integrity 5, 5: 1078 - 1085.
2. Reis, Mónica E. 2009. "A Arte Retabular da Companhia de Jesus em Damão: focando o Retábulo de Nossa Senhora com o Menino na sacristia da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios", Revista de História de Arte e Arqueologia, 11: 37 - 54.
3. Reis, Mónica E. 2007. "O Retábulo Indo-Português de Damão e Diu", Promontória 5, 5: 271 - 298.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Reis, Mónica E. 2016. "A historiografia da arte Indo-Portuguesa e a missão científica de Mário Tavares Chicó em Goa", Trabalho apresentado em Pelos Mares da Língua Portuguesa, In Pelos Mares da Língua Portuguesa 3, Aveiro.
2. Reis, Mónica E. 2012. "A Talha Goesa: inovação artística nos séculos XVII e XVIII", Trabalho apresentado em Goa Passado e Presente, In Goa: passado e Presente, Lisboa.
3. Reis, Mónica E. 2010. "Retable art in India: its importance, the empathic apathy and the future. Cultural aspects concerning conservation", Trabalho apresentado em Heritage 2010 - 2nd International Conference on Heritage and Sustainable Development, In Heritage 2010 - Heritage and Sustainable Development, Évora.
Abstract: Due to a combination of cultural factors and the lack of specific studies, retable art in India is slowly being neglected, forgotten and distorted, leading to a situation in which it is vanishing day by day. Actions to prevent its total dilapidation cannot be reduced to specific studies, which ultimately, will only prevent the total dilapidation of its memory. Portuguese India is long gone and, with it, its features in art are simply being buried along with the past generations. Politics are a double-edged sword acting both for and against culture and art. What are the reasons for this loss of Indo-Portuguese retable art? And will knowledge of these reasons help us establish a prevention plan to save retable art? Could India be a partner to save miscegenized Indo-Portuguese Christian Art, an expression of two cultures? What is the future of Christian retable art in Hindu India? This essay is a reflection on past and present history with a view to bring about the subject on modern retable art conservation.

4. Reis, Mónica E. 2009. "O Retábulo Indo-Português e a Miscigenação Iconográfica", Trabalho apresentado em III Colóquio De Artes Decorativas - Iconografia e Fontes de Inspiração, In Iconografia e Fontes de Inspiração – Imagem e Memória da Gravura Europeia, Lisboa.
Sinopse O retábulo Indo-Português das regiões da antiga Província do Norte e dos territórios de Goa é ainda para a história da arte um objecto que encerra em si muitos segredos, simplesmente porque o seu estudo não foi estabelecido e aprofundado, de forma a se determinarem os intercâmbios culturais na génese da sua execução artística. Num território onde cultos e deidades, altares e templos despontam entre as mais variadas e espectaculares formas de representação, a iconografia religiosa cristã enfrentaria um desafio que perpassava a própria lei de Roma. Num panorama em que a iliteracia católica prevalece, a arte religiosa surge como catalisador da fé mostrando nas imagens os benefícios da conversão sendo o retábulo o seu veículo principal. O retábulo é nesta perspectiva o representante da fé pela arte, o livro em imagens. As várias realidades aqui enunciadas conjecturaram a espectacularidade na representação: na fauna, animais fantásticos em substituição dos animais bíblicos, na flora, uso predominante da flora local e em geral transmutações que só são entendíveis tendo em conta a historicidade religiosa dos povos que se queriam cristianizados. O trabalho de investigação inserido no programa para doutoramento , bem como o trabalho anterior que conduziu ao grau de licenciatura , tem vindo a desvendar esses segredos e a mostrar as relações artísticas entre artistas do reino e artistas locais. .

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Reis, Mónica E; Antunes, Vanessa; Pestana, José A. 24 jan. 2017. "Deciphering the Luso-Indian art of the past" Navhind Times, 1 - 3.
"(...) A project called “De Artibus in Auream Goa – Preparing the image, trans-contextualisation in Golden Age of Portuguese Painting,” funded by FCT-Foundation, Calouste Gulbenkian Foundation and Orient Foundation is in Goa to research more about the art and artists of the times. There were several names in the historical archives that point out to artists who came from this land – master engineer Júlio Simão or Simonis; sculptors Babuxa and Santopa; painters Aleixo Godinho and João Peres; goldsmith Jerónimo da Costa; masons Manuel Coelho and João Teixeira; gilder António da Costa. The research has been conducted in with the cooperation of the Archdiocese of Goa and Daman, the Christian Art Museum in Old Goa (MOCA Museum) and the Directorate of Archives & Archaeology. Talking about the conference the main coordinator and research scholar Mónica Esteves Reis says: “The main topic of the conference is about the artistic and technological relationships between local and indo-Portuguese paintings of the 16th and 17th century. By combining academic knowledge with state of the art technology in conservation-restoration research, we will be able to ascertain the stylistic and technological influence of the Lisbon Royal painting workshop (Real Oficina de Lisboa) in Goan scenario.” The artistic relationship is of great importance to research as Monica points out that one of the workshop apprentices, Garcia Fernandes, active in Lisbon between 1514 and 1565, is believed to be the author of the 7 panels of the first altarpiece of the Sé Cathedral of Saint Catherine of Alexandria, today in Sé Cathedral sacristy.(...)" http://epaper.navhindtimes.in/PageImages/pdf/2017/01/24/24012017-md-ga-15.pdf http://epaper.navhindtimes.in/PageImages/pdf/2017/01/24/24012017-md-ga-17.pdf.

2. Reis, Mónica E. 11 dez. 2012. "“Plant the seed and allow it to grow…”" The Navhind Times, 17 - 17.
Mónica Esteves Reis is a researcher in Art History with a special interest in Indo-Portuguese retable art. (A retable is a frame or shelf enclosing decorated panels or revered objects above and behind an altar). Her upcoming lecture at the Fundação Oriente, Fontainhas “Through Art with Art: The strategies of Conversion through native forms and symbols” on December 13, 5.30 p.m. will shed further light on this hitherto-neglected topic. (...).
3. Reis, Mónica E. 10 dez. 2011. "No less of money but absence of proper knowledge creates damage to church heritage" Vavraddeancho Ixtt, 15 - 15.
No less of money but absence of proper knowledge creates damage to church heritage Good will of the people to make the church look nice, lack of proper scientific knowledge, economic constrains, no proper documentation of intervention on heritage objects are the main concerns for the church and the catholic community says Mónica Esteves Reis a researcher in the field of art history with specialization in Indo-Portuguese retable art. In a chat with Fr Feroz Fernandes, the Editor in Chief of Vauraddeancho Ixtt, Monica gave ways how can we take care of our heritage monuments and objects. (...).
4. Reis, Mónica E. 17 out. 2011. "Every heritage intervention must have reversability"  O Heraldo, 7 - 7.
5. Reis, Mónica E. 08 dez. 2007. "A ideia de pintar de João Viegas" Postal do Algarve, 7 - 7.
6. Reis, Mónica E. 30 out. 1917. "Toiling to conserve sacred Art" Times of India, 2 - 2.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Reis, Mónica E; Nunes, António C; Lopes, Bruno. 2014. "Dossier Conectando Historiografias". Rio de Janeiro. (Apresentação)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Reis, Mónica E. 2015. "Igreja de Nossa Senhora do Mar. Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia ". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Reis, Mónica E. 2015. "HPIP - Patrimónios de Influência Portuguesa (Vários verbetes)". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Autoria das seguintes entradas/verbetes no sítio em linha: Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Mumbai [Bombaim/Bombay/Greater Mumbai], Área Metropolitana de Mumbai (Bombaím), Índia http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=2228 Igreja de Santo André. Diu, Guzerate, Índia http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=2229 Igreja de Nossa Senhora do Mar. Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=414 Capela de Nossa Senhora das Angústias. Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=412 Recolhimento de Nossa Senhora das Necessidades (atual prisão). Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=406 .

3. Reis, Mónica E. 2015. "Igreja de Santo André. Diu, Guzerate". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Reis, Mónica E. 2015. "Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Mumbai [Bombaim/Bombay/Greater Mumbai]". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
5. Reis, Mónica E. 2015. "Capela de Nossa Senhora das Angústias. Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia ". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
6. Reis, Mónica E. 2015. "Recolhimento de Nossa Senhora das Necessidades (atual prisão). Daman [Damão/Damaun], Guzerate, Índia ". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Reis, Mónica E. Base de Dados Imagens - FBA,2007.
A base de dados em epigafre foi criada durante o periodo de contrato para com a empresa referenciada; não foram criadas patentes. Destina-se a uso interno em fase inicial e posteriormente para uso do Centro de Interpretação da FBA no Campo de São Jorge.

Carta, mapa ou similar
Chart, map or similar
1. Reis, Mónica E. Mapa das Paróquias da Arquidiocese de Goa, 2016 (Mapa).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Reis, Mónica E. O dever ético do Conservador-restaurador na interação com a sociedade, 2017 (Outra), promovido por UFPel.
Duração: 3 horas. Local: UFPel-Universidade Federal de Pelotas, Cidade: Pelotas, Rio Grande do Sul, Tipo de participação: Docente.
Aula a convite das Professoras Maria Leticia Mazzucchi Ferreira e Rita Juliana Poloni.
2. Reis, Mónica E. CRCH2011 - Sensitization Workshop Towards the Conservation and Restoration in Cultural Heritage: Sculptures, Carvings, Paintings and Structures, 2011 (Outra), promovido por Fundação Oriente.
Duração: 55 horas. Local: Delegação da Fundação Oriente - Fontainhas, Cidade: Panjim, Tipo de participação: Docente.
CRCH2011 - Sensitization Workshop Towards Conservation and Restoration of Cultural Heritage: Sculptures, Carvings, Paintings and Structures: The CRCH2011 workshop began intending to give its trainees the tools required to solicit, regulate, and undertake conservation-restoration projects in a manner that protects and respects the cultural heritage legacy that has been entrusted to them. It was in the coordinator believe that a better understanding of cultural heritage could contribute to the definition of the local identity. This identity and its comprehension is fundamental to prevent the loss of all built, movable and also intangible heritage. Cultural Heritage - a common past: Cultural heritage is a witness to the past and must be protected in order to ensure its transmission to future generations. In order to do this, several international and national organizations exist to frame and legislate the cultural, historic and artistic value of cultural heritage and to ensure that proper and effective restoration-conservation measures are taken. Some cultural assets escape cultural heritage protection or have yet to be classified in accordance with the criteria proposed by the legal framework. These assets are not a less important part of cultural heritage, but instead have escaped proper restoration due to loopholes in the legal and conservation frameworks. The Importance of Multidisciplinary Teams: A dedicated conservator-restorer but also informed citizens can help to close these loopholes. In the absence of conservation-restoration planning and legal instruments, cultural heritage and its historical, religious, and artistic legacy is at risk of being damaged or not maintained in conformity with accepted standards. The role of a conservator-restorer is to preserve cultural heritage on behalf of future generations.
3. Reis, Mónica E. O Retábulo de Goa, Damão e Diu, 2010 (Outra), promovido por Fundação Oriente.
Duração: 2 horas. Local: Museu da Fundação Oriente, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Por convite de Paulo Varela Gomes, no Curso de ARQUITECTURA E ARTE INDO-PORTUGUESAS: O Nome e as Coisas.

Organização de evento
Event organization
1. Reis, Mónica E. III Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna,2013 (Encontro / Organização).
Bem-vindos à terceira edição do Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna. Este encontro, destinado tal como o nome indica a jovens investigadores, teve a honra de ser representado na sua primeira edição na cidade de Lisboa, nas instalações do ISCTE no ano de 2009, organizado por membros do Centro de Estudos de História Contemporânea. A segunda edição decorreu em 2011 na cidade de Braga, organizado por membros do Departamento de História e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, nas instalações do Museu D. Diogo de Sousa. Esta edição, na histórica cidade de Évora, conta com a organização de membros do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), do Centro de História da Arte e Investigação Científica (CHAIA) e do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência do Núcleo de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) também da Universidade de Évora. .

2. Reis, Mónica E. CRCH2011 Conference,2011 (Conferência / Outra).
CRCH2011 - Sensitization Workhop Towards Conservation and Restoration of Cultural Heritage: Sculptures, Carvings, Paintings and Structures: The CRCH2011 workshop began intending to give its trainees the tools required to solicit, regulate, and undertake conservation-restoration projects in a manner that protects and respects the cultural heritage legacy that has been entrusted to them. It was in the coordinator believe that a better understanding of cultural heritage could contribute to the definition of the local identity. This identity and its comprehension is fundamental to prevent the loss of all built, movable and also intangible heritage. After the Workshop Reflection: Architects, engineers, conservationists, clergy, laity, university students and people concerned about heritage, attended the daily sessions from the 19th September to 19th October. Many controversial and important issues were debated, during the scheduled program and, most important, the understanding of, what tradition and innovation in conservation and restoration policies is, was achieved. We are witnessing important times, we are building bridges of understanding towards a new policy of conservation and restoration in cultural heritage. Connecting and improving the centennial knowledge of local artisans with the worldwide scientific breakthroughs and academic research, the Goan heritage has a place in the future. This conference establishes one bridge of understanding. There is a path to be made. Let us go all in the same direction.

3. Reis, Mónica E. Visita Guiada a Velha Goa,2011 (Outro / Outra).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Reis, Mónica E. Mónica Esteves Reis (Hora dos Portugueses, episódio 25),2016 (Entrevista).
RTP/RTP Internacional: "Mónica Esteves Reis já visitou mais de 400 igrejas em toda a Índia e está a desenvolver um projecto que vai permitir conservar o património destas igrejas. A sua missão é também sensibilizar os Goeses para esta missão importante.".


Relatório de investigação
Technical report
1. Reis, Mónica E. Relatório 3º Trimestre Abril-Junho 2017,2017.
2. Reis, Mónica E. Relatório 2º Trimestre Janeiro-Março 2017,2017.
3. Reis, Mónica E. Relatório 1º Trimestre Outubro-Dezembro 2016,2016.





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Reis, Mónica E. A minha pequena (grande) aventura na Índia, 2007.
Boletim da Associação Fraternidade Damão-Diu e Simpatizantes, n.º 41 - pretende dar a conhecer a cultura de viagens produzida após a viagem decorrida no curso do trabalho de investigação para o trabalho de licenciatura.
2. Reis, Mónica E. "O português de Damão pelos ouvidos de uma portuguesa de Portugal" e "A minha pequena (grande) aventura na Índia", 2007.
Corresponde à replicação dos artigos da AFDDS n.º 41, sob o endereço electrónico indicado .

3. Reis, Mónica E. As Lembranças de Damão, 2007.
Boletim da Associação Fraternidade Damão-Diu e Simpatizantes, n.º 42 - Artigo acerca da cultura de viagens, após a viagem realizada à região em concreto no ambito do programa de licenciatura.
4. Reis, Mónica E. O Português de Damão ouvido por uma Portuguesa de Portugal, 2007.
Boletim da Associação Fraternidade Damão-Diu e Simpatizantes, n.º 41 - Artigo acerca da língua falada em damão, o criolo português deixado pelos antepassados, após a viagem realizada à região em concreto no ambito do programa de licenciatura.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Elaboração de parecer de arbitragem Científica para o Congresso Internacional Diu e os Diuenses - Perspectivas Multidisciplinares, 2017, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Nome do Evento: Diu e os Diuenses - Perspetivas Multidisciplinares. Instituições Relacionadas: FLUL e ISCTE-IUL, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, Indian Institute of Technology .
2. Arbitragem Científica de Comunicações, 2011, Fundação Oriente.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Gestão de Patrimónios partilhados: da inevitabilidade do passado à contemporaneidade política. Articular memória e valores patrimoniais, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Memória e Património; Nome da Instituição: UFPel; Cidade do evento: Pelotas / Museu do Doce.
2. Produção Retabular na antiga Índia Portuguesa: as fontes, as contribuições artísticas e culturais e os desafios para a sua preservação, 2017 (Conferência).
Nome do evento: A Arte Colonial no Oriente; Nome da Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Cidade do evento: São Paulo / Museu de Arte Sacra de São Paulo.
3. Diálogos do Sagrado: as máscaras rituais Bhuta do Sul de Karnataka, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Sessões "A Índia Visual" - apresentação e análise de objectos pertencentes à Colecção Kwok On; Nome da Instituição: Fundação Oriente; Cidade do evento: Lisboa / Museu da Fundação Oriente.
4. O Púlpito da Capela de Nossa Senhora do Monte: uma peça entre dois continentes, 2017 (Conferência).
Nome do evento: DE FORA PARA DENTRO: Novos olhares sobre a coleção; Nome da Instituição: Fundação Medeiros e Almeida; Cidade do evento: Lisboa / Casa-Museu Medeiros e Almeida.
Ensaio e contextualização de uma peça de museu explicando as suas origens. O púlpito da Capela do Monte volta a estar "inteiro" numa comunicação que disserta acerca das circunstâncias que levaram partes suas constituintes a serem arrematadas em leilão na Alemanha e posteriormente adquiridas no 6º Salão de Antiguidades de Lisboa em 1972 para ser exposta na Casa-Museu Medeiros e Almeida.
5. The Theatines in Goa - epitome of the Rome of the East, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Fundação Oriente; Cidade do evento: Fontainhas / Delegação das Fontainhas- Fundação Oriente.
6. Retábulos no Estado de Goa, 2016 (Outra).
Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António; Cidade do evento: Vila Real de Santo António / Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
7. CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÓNIO INDO-PORTUGUÊS: CONCEITOS, SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO E DESAFIOS PARA O FUTURO.Honrando Miguel Mateus, conservador-restaurador (1957-2015)., 2016 (Conferência).
Nome do evento: PRESERVAR A NOSSA MEMÓRIA ALÉM-MAR: INTERVENÇÕES PORTUGUESAS PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO EDIFICADO PORTUGUÊS NO MUNDO; Nome da Instituição: Artis - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
8. RETÁBULOS INDO-PORTUGUESES Goa, antiga Província do Norte e reflexões acerca da sua conservação e restauro, 2016 (Conferência).
Nome do evento: A Talha na Arte Portuguesa; Nome da Instituição: Espaço e Memória-Associação Cultural de Oeiras; Cidade do evento: Oeiras / Espaço Cultural de Oeiras.
9. Devotional architecture – indo-portuguese altarpieces of Goa, Daman and Diu, 2016 (Outra).
Nome da Instituição: CEPT University; Cidade do evento: Ahmedabad / MIAD - Masters of Interior Architecture and Design.
10. Indo-portuguese art: the concept, art objects and present conservation issues, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Inter/Sections Talk; Nome da Instituição: IIT - Indian Institute of Technology; Cidade do evento: Ahmedabad, Gandhinagar / IIT Gandhinagar Palaj Campus.
11. Os retábulos indo-portugueses – Trajectos artísticos, inculturação e arte, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Atividades da Sociedade de Geografia de Lisboa; Nome da Instituição: Comissão Asiática e Secção de Arte e LIturatura, na Sociedade de Geografia de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Sociedade de Geografia de Lisboa.
12. Learning history to pieces: reading the past in the present and handing it to the future., 2012 (Conferência).
Nome da Instituição: Krishnadas Shama Goa State Central Library; Cidade do evento: Panjim / Krishnadas Shama Goa State Central Library.
This talk was inserted in the workshop built by the Krishnadas Shama Goa State Central Library with cooperation with National Archives of India – New Delhi from a direct invitation by the curator Carlos Fernandes and Marianita Paiva. Because taking care of documentary heritage is also taking care of the building that houses the documents, the talk have covered also some specific regulations and ethics on the building for archives and libraries. Because every person in an archive or library is responsible for its collections: from curator to archivists, from cleaning staff to readers, the knowledge and use of ethics and also the implementation of effective and preventive planning will ensure the passing of knowledge to generations. Sometimes there is some danger associated with the knowing the materials and steps in conservation, that does not necessary empowers someone to undertake a conservation and restoration action and that is why we should rely on experts opinion always and not undertake economical shortcuts for conservation measures, or it may result in irreversible damaging effects. Finally, and giving also the view of the library staff a list of do’s and don’ts for the readers was also introduced for the benefit of the preservation of books and documentation. .
13. Through art with art, the strategies of conversion through native forms and symbols (Part1) Notes on Conservation (Part2), 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferencia; Nome da Instituição: Fundação Oriente; Cidade do evento: Panjim / Fundação Oriente - Delegação India.
Through art with art, the strategies of conversion through native forms and symbols (Part1) See, compare and adapt: the individuality of Indo-Portuguese retable art begins with the missionaries understanding of the potential of conversion thru art, and at the same time, local artisans begin the introduction of non-liturgical representations, even though with the same devotional connotation. Notes on Conservation (Part2) Altarpieces are unique elements of the world's cultural heritage because of their morphology, and social and cultural implications. In the majority of cases, altarpieces continue to be fully functional, acting as reference points and unifying elements for the communities in which they are located.The constitution and nature of altarpieces, as well as their socio-cultural and artistic implications, endow them with an exceptional importance, and the socio-cultural contexts in which altarpieces are immersed are particularly significant. However, altarpieces are compromised to a large extent by the risks entailed in their use or function when left on display in these very contexts. The altarpiece is a complex structural and symbolic system, intimately associated with the architectural space for which it was created. This means that any attempt to study or intervene on an altarpiece must consider the tangible and intangible aspects of its surrounding environment and the history of its passage through time. .
14. O Retábulo Indo-Português e a Miscigenação Iconografica, 2009 (Conferência).
Nome do evento: III Colóquio de Artes Decorativas - Iconografia e Fontes de Inspiração: Imagem e Memória da Gravura Europeia; Nome da Instituição: Escola Superior de Artes Decorativas; Cidade do evento: Lisboa / Salão Nobre do Museu de Artes Decorativas.
15 As Outras Índias - Curso de Introdução à Cultura e Sociedade da Índia Contemporânea, 2009 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: As Outras Índias - Curso de Introdução à Cultura e Sociedade da Índia Contemporânea; Nome da Instituição: Museu Fundação do Oriente; Cidade do evento: Lisboa / Museu do Oriente.
16. Blogues do Universo da Universidade do Algarve, 2005 (Encontro).
Nome do evento: Blogues do Universo da Universidade do Algarve; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve; Cidade do evento: Faro / Campus da Penha.
Comunicação com o título "Blogue Patrimonium". .

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Session 6B - Historic Urban Landscapes Management, 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Heritage Management Education and Practice: Exploring Connections across Disciplines and Stakeholders ; Nome da Instituição: CHM - Centre for Heritage Managment; Cidade do evento: Ahmedabad / Ahmedabad University.
2. Panel E - Project/Awareness (CRCH Conference), 2011 (Conferência).
Nome do evento: CRCH2011 Conference; Nome da Instituição: Fundação Oriente; Cidade do evento: Pangim, Goa / Delegação da Fundação Oriente, Fontainhas.
3. Interarea/Border-Crossing Session 590 - Art Histories, 2011 (Conferência).
Nome do evento: AAS - ICAS Joint Meetings; Nome da Instituição: AAS - ICAS; Cidade do evento: Honolulu / Hawai'i Convention Center.
Session 590: Art Histories - Chaired by Mónica Reis Mirrors of sovereignty. The portraits of chinese emperors in Early Qing Dinasty Rui O. Lopes, University of Lisbon, Portugal The Goan uniqueness in retable art: how the local artisans shaped the religious art brought by the Portuguese. Monica Reis, University of Algarve, Portugal Art traffic between China and the Netherlands: The circulation of Chinese export painting between 1800 and 1860 Rosalien Van der Poel, Leiden University, Netherlands The Concept of "Momoyama Art” Within Japanese Art History During the First Decade of the 1900’s Daniel Sastre de la Vega, Ritsumeikan University, Japan Hokusai's articulation of pictorial space: A creative combination of various traditions Endre E. Kadar, University of Portsmouth, United Kingdom Session link: http://www.asian-studies.org/absts/2011abst/abstract-paper.asp?Session_ID=547&year=2011&Category_ID=1&area=Interarea%2FBorder-Crossing&Meeting_ID=20.
4. Religion in the Diaspora, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Cosmopolitan Connections: Encountering Gujaratis in Multiple Contexts; Nome da Instituição: GSA in association with CETL-SOAS; Cidade do evento: Londres / University of London.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Trois visions en trois siècles du patrimoine bâti, intégré et mobile de Goa : « A India Portuguesa » de Lopes Mendes (XIXe siècle), les archives de la Brigade des Monuments de l’Inde de Mário Tavares Chicó (XXe siècle) et l’Inventaire Artistique du Retable Indo-Portugais (XXIe siècle) , 2018 (Outra).
Nome do evento: 3ème Colloque International - Patrimonialiser la mémoire diasporique; Nome da Instituição: Faculté des Lettres Université d'Aix-Marseille; Cidade do evento: Aix-en-Provence / Université d'Aix-Marseille.
Instituições Relacionadas: Faculté des Lettres Université d'Aix-Marseille; Projeto ensando Goa (USP); I.M.A.F/CNRS, l’I.R.A.S.I.A; Département d’Études Luso-brésiliennes; Chaire Eduardo Lourenço (Camões IP). .
2. Syncresis: The Goan House, 2018 (Conferência).
Nome do evento: Creole Power: Modern Moves Closing Party. The Research Journey; Nome da Instituição: “MODERN MOVES: Kinetic Transnationalism and Afro-Diasporic Rhythm Cultures” (European Research Council Advanced Grant, King’s College London); Cidade do evento: Londres / Anatomy Lecture Theatre, King's College.
3. Conservation and restauration practices in Goa in the early 20th century. Lessons from the past, 2018 (Simpósio).
Nome do evento: III International Symposium "Goa: Cultures, Languages and Literatures"; Nome da Instituição: Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões em Goa; Cidade do evento: Panjim e Porvorim / Instituto Camões em Goa; Xavier Centre for Historical Research.
4. Architectures Moving to the Sound of Music: the case of Solar dos Monteiros in Salcete-Goa, 2017 (Outra).
Nome do evento: Goa Research Cell meeting; Nome da Instituição: European Research Council Project “Modern Moves: Kinetic Transnationalism and Afro-Diasporic Rhythm Cultures”; Cidade do evento: Londres / King's College.
Convite de Ananya Jahanara Kabir (Director of Modern Moves, King’s College).
5. Preservation of the historical and artistic heritage of the archdiocese of Goa: plan to implementation – early outcome, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Preserving transcultural heritage: your way or my way?; Nome da Instituição: FLUL; Cidade do evento: Lisboa / FLUL.
6. The role of the Theatines in the shaping of the art forms, 2017 (Conferência).
Nome do evento: III CHAM International Conference - Oceans and Shores: Heritage, People and Environment; Nome da Instituição: CHAM - Centro de Humanidades; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-Nova.
7. Discurso de Encerramento (Valedictorian Speech) por convite de Neel Kamal Chapagain., 2017 (Congresso).
Nome do evento: Evento International Conference on Heritage Management Education and Practice. Centre for Heritage Management/University of Ahmedabad ; Nome da Instituição: CHM – Centre for Heritage Management. ; Cidade do evento: Ahmedabad / Ahmedabad University.
8. Application of Hoi An Protocols to PHAHA Project, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: International Symposium History and Conservation, As if People Matter; Nome da Instituição: CEPT University; ICOMOS-INDIA; Cidade do evento: Ahmedabad / CEPT University.
9. Assim são os homens perante o problema do Universo. Os símbolos e a arte na obra de D. Propércia Correia-Afonso de Figueiredo (1881-1944), 2017 (Congresso).
Nome do evento: LIA 2017 - III Congresso do Laboratório de Interlocuções com a Ásia, FFLCH - USP; Nome da Instituição: FFLCH - USP Universidade de São Paulo; Cidade do evento: São Paulo / Casa de Portugal.
10. Altarpieces in India: from the Northern Province peculiarities to the invention of the baroque in Goa. Part one: when two faiths collide. Part two: A new light on Goan baroque, 2017 (Outra).
Nome do evento: Goa Research Cell meeting ; Nome da Instituição: European Research Council Project “Modern Moves: Kinetic Transnationalism and Afro-Diasporic Rhythm Cultures”; Cidade do evento: Londres / King's College.
Convite de Ananya Jahanara Kabir (Director of Modern Moves, King’s College).
11. Preserving European paintings in Asian environment. The case of Goa Cathedral former altarpiece, 2017 (Conferência).
Nome do evento: 2nd International Conference on Structural Integrity.
12. Preservation of the transcultural Historical and Artistic Heritage of India, 2017 (Congresso).
Nome do evento: International Conference on Heritage Management Education and Practice ; Nome da Instituição: Centre for Heritage Management/University of Ahmedabad; Cidade do evento: Ahmedabad / Centre for Heritage Management.
13. Ricardo Michael Telles and Francisco Xavier Gomes Catão. Contributions for the inventory and protection of the Heritage of Goa, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: II International Symposium "Goa: Cultures, Languages and Literatures"; Nome da Instituição: Centro de Lingua Portuguesa/Instituto Camões em Goa; Cidade do evento: Panjim / Instituto Camões.
14. Valores Artístico-culturais nas Igrejas de Diu: reflexões sobre a sua arquitectura, iconografia e processos artísticos, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Diu e os Diuenses - Perspectivas Multidisciplinares; Nome da Instituição: FLUL e ISCTE-IUL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa.
https://diueosdiuenses.wordpress.com/programa-programme/ .
15. A historiografia da arte Indo-Portuguesa e a missão científica de Mário Tavares Chicó em Goa. , 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
16. Pensando Goa, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Pensando Goa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa.
17. Discurso de (Enceramento (Valedictorian Speech) por convite de Lotika Varadarajan, Pius Malekandathil e João Paulo Oliveira e Costa., 2013 (Seminário).
Nome do evento: XIV International Seminar on Indo-Portuguese History. India, the Portuguese and the Indian Ocean Societies: Exchanges and Engagements. ; Nome da Instituição: JNU – Jawaharlal Nehru University; Centro de História de Além Mar; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Oriente; Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua; Indian National Science Academy.; Cidade do evento: New Delhi.
18. The Retable art from Goa and the Ancient North Province: Proximity and singularities. , 2013 (Seminário).
Nome do evento: XIV International Seminar on Indo-Portuguese History. India, the Portuguese and the Indian Ocean Societies: Exchanges and Engagements; Nome da Instituição: JNU; Cidade do evento: Delhi / India International Centre.
Abstract The architectural composition of the altarpieces of Goa and the ones from the territories of the ancient North Province share proximity points but once going into the details one soon realizes we’re looking at two distinct artistic realities. (...). The altarpieces combined a set of functions in one single composition: serving the purposes of the Christian praise but also skilfully serving the purposes of teaching of the gospel to newly converts. The altarpieces, in the scenario of the quest for evangelization of the Indian sub-continent, began to acquire different forms, different artistic grammars and most of all, a spectacular inter-religiosity dialogue, for local long term generation artisans were now in the making of these altarpieces. The altarpiece is in this perspective the representative of faith through art, the book in images. The symbols are replaced, the forms are altered and the scales are enlarged. The (in) comprehension of the Christian symbols, the immersion into the Christian religious culture and the absorbing of religious values that in last analysis would provide the desired conversion would be given majestically without any adulteration in the quality of its making. It’s in this way that the economical and opportunist use use of local workmanship provides to the indo-portuguese retable art an important contribution in the way that coats itself of qualities that differ, for example, from the altarpieces in other territories of Portuguese conquests. The local artisans are, for these reason highlighted: without even knowing this new religious language, but speaking fluently the artistic language, they were responsible of bringing to light what were to become unique forms of art. .
19. Through art with art, the strategies of conversion through native forms and symbols [See, Compare and Adapt], 2012 (Conferência).
Nome do evento: 22nd European Conference on South Asian Studies, ECSAS 2012; Nome da Instituição: CRIA - Centre for Research in Anthropology; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-Lisbon University Institute.
ISCTE-Lisbon University, 25th-28th July 2012, (P19) Visions of Portuguese India, Portuguese visions of India, 16th-18th centuries, Location C301 Date and Start Time 27 Jul, 2012 at 14:00 Through art with art, the strategies of conversion through native forms and symbols [See, Compare and Adapt] The arriving in India by the Portuguese was the result of an economic intent disguised with the search of the long lost Christians. To maintain this strategy, after the conquest of the first territories along the Indian coast in the beginning of the sixteenth century, India bound ships carried, alongside missionaries, reinóis, governors and goods for trade, the first retables to furnish the newly built churches hoping to loyalty thru conversion. If at first, retables, alongside its artisans, were imported, soon was realized that local artisans used to carve deities and temples for many centuries could also embrace the carving of Our Ladies and retables. By making this choice, the missionaries were not only eliminating a problem but also providing the necessary elements towards the creation of unique representations in art, the resulting art forms of several praises combined with the Christian praise. The individuality of Indo-Portuguese retable art begins when the potential of conversion thru art is understood by the missionaries, and, at the same time, the local craftsmanship begins the introduction of non-liturgical representations, even though with the same devotional connotation. This bipolar action gives way to the process of comparison and adaptation of imported artistic and religious values.
20. Retábulos Indo-Portugueses: Três exemplares dos Territórios de Goa, Damão e Diu , 2011 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna ; Nome da Instituição: Museu D. Diogo de Sousa; Cidade do evento: Braga / Museu D. Diogo de Sousa.
21. Returning to Goa Churches: viewing the retable art thru the eyes of the artist., 2011 (Conferência).
Nome do evento: International Journal of Arts & Sciences (IJAS) Conference; Nome da Instituição: Central Connecticut State University; Cidade do evento: Praga / Anglo-American University.
22. A talha goesa: inovação artística nos séculos XVII e XVIII, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Goa Passado e Presente; Nome da Instituição: CHAM; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Católica Portuguesa.
23. Arte Retabular Indo-Portuguesa: exemplos de miscigenação, 2011 (Simpósio).
Nome do evento: Portugal e o Sueste Asiático: 500 anos; Nome da Instituição: CH/FLUL e NICPRI.UE; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade letras da Universidade de Lisboa.
Apresentação de Poster.
24. The Goan uniqueness in retable art: how the local artisans shaped the religious art brought by the Portuguese., 2011 (Conferência).
Nome do evento: AAS - ICAS Joint Conference (ICAS 7); Nome da Instituição: AAS, ICAS; Cidade do evento: Honolulu / Hawai'i Convention Center.
The Goan uniqueness in retable art: how the local artisans shaped the religious art brought by the Portuguese. Monica Reis, University of Algarve, Portugal Abstract: The undergoing research in retable art in India as unveiled its uniqueness as we placed our attention in the features that allows us to identify the artisans and the workshops of this art made during the 17th and 18th century in India. It was from that moment that it was possible to start identifying main and subsidiary influences in some of the details engraved in its architecture, and place Goa in a spotlight position when compared with the other territories of the former Portuguese India such as Daman, Diu, Bassein and Bombay. Those particular features in the retable art place Goa not only a spotlight position but also reveals Goa as a art maker and innovator, either by the particular interpretation of the retable art brought from Portugal or by the inclusion of artistic elements known for centuries in its inner culture. Link to Abstract: http://www.asian-studies.org/absts/2011abst/abstract-paper.asp?Session_ID=547&year=2011&Category_ID=1&area=Interarea%2FBorder-Crossing&Meeting_ID=20.
25. Retable art in India: its importance, the empathic apathy and the future. Cultural aspects concerning conservation, 2010 (Congresso).
Nome do evento: II International Conference on Heritage and Sustainable Development; Nome da Instituição: Green Lines Institute; Cidade do evento: Évora / Teatro Garcia de Resende | Escola de Santa Clara.
Abstract Due to a combination of cultural factors and the lack of specific studies, retable art in India is slowly being neglected, forgotten and distorted, leading to a situation in which it is vanishing day by day. Actions to prevent its total dilapidation cannot be reduced to specific studies, which, ultimately, will only prevent the total dilapidation of its memory. Portuguese India is long gone and, with it, its features in art are simply being buried along with the past generations. Politics are a double-edged sword acting both for and against culture and art. What are the reasons for this loss of Indo-Portuguese retable art? And will knowledge of these reasons help us establish a prevention plan to save retable art? Could India be a partner to save miscegenized Indo-Portuguese Christian Art, an expression of two cultures? What is the future of Christian retable art in Hindu India? This essay is a reflection on past and present history with a view to bring about the subject on modern retable art conservation.
26. Christian Religion, Portuguese Missionaries and Gujarati Artists: The Intercultural Relations in the Retable Art, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Cosmopolitan Connections: Encountering Gujaratis in Multiple Contexts; Nome da Instituição: GSA in collaboration with SOAS-UCL; Cidade do evento: Londres / University of London.
Abstract The 16th Portuguese vessels came to the Indian subcontinent looking for spices and along with it they brought a new religion, one they considered long lost in that territory: the Christianism. In order to bring attention to the new religion it was necessary to overcome the influence of the Hindu deities so they turned their attentions towards art: retable art – a bible in pictures, the gospel in wood and gold, the Christian teachings in sculptures. After some short time embarking the retables from Portugal, they started to give the work to the local craftsmen already accustomed to working with the wood for centuries. The ensuing art was extraordinary as they were so different from the canonic values that made them unique. Some exemplars are more close to the ones in Portugal and therefore from Italy but others are simply matchless. The retable art from Daman, Diu and Goa in study at the moment is showing how this mix of cultures took place and how important it was to make use of other symbols in order to capture the attention and understanding towards Christian religion. Therefore the study of the symbolic dualism of the retable will provide information never attained and bring to light interpretations never proposed before. The visual comparison between Christian and Hindu art gives the first step to an understanding that will provide the sustentation for the lacking bibliography in this kind of study due to the absence of specific studies. Travelling from image to image, the audience will be able to learn about the differences and/or similarities between two not so different forms of art. .
27. The Indo-Portuguese Retables: From Portugal to India, the encounter in Art, 2009 (Congresso).
Nome do evento: VI International Conference of Asia Scholars; Nome da Instituição: The Centre for Asian Regional Studies; Cidade do evento: Daejeon / Republica da Coreia.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Goa cathedral former altarpiece: a Portuguese feature? Material and technical assessment to the work of Garcia Fernandes, Portuguese painter from Lisbon workshop, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Technart 2017; Cidade do evento: Bilbau.
Apresentação de Poster.
2. I Simpósio de História da Arte, O Retábulo no espaço Iberoamericano: forma, função e iconografia, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: I Simpósio de História da Arte. O Retábulo no espaço Iberoamericano: forma, função e iconografia; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL.
3. III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro; Nome da Instituição: Laboratório Hércules; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
O ECR 2015 teve como objectivo a discussão das relações das políticas públicas na preservação do património cultural e a inserção de novas tecnologias e de parâmetros científicos nas ações integradas de Conservação e Restauro, avaliar os processos de formação nos níveis de graduação e pós-graduação e a função social do conservador-restaurador, trocar experiências entre profissionais e instituições da área, projetando ações futuras, e estreitar as relações entre instituições de língua portuguesa, promovendo um fórum de intercâmbio e discussões.
4. O Retábulo de Évora e a Pintura Flamenga do Sul da Europa, 2011 (Congresso).
Nome do evento: O Retábulo de Évora e a Pintura Flamenga do Sul da Europa; Nome da Instituição: Instituto dos Museus e da Conservação | Museu de Évora; Cidade do evento: Évora / MNAA | Museu de Évora | Sé Catedral de Évora | Fundação Eugéniuo de Almeida.
5. WHPO, 2010 (Congresso).
Nome do evento: WHPO - World Heritage Portuguese Origin; Nome da Instituição: ICOMOS | UNESCO | IGESPAR | Ministério da Cultura | Universidade Coimbra | Turismo Portugal | Outros; Cidade do evento: Coimbra / Universidade Coimbra.
6. I Encontro de Gestores Culturais do Algarve, 2008 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro de Gestores Culturais do Algarve; Nome da Instituição: AGECAL; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve.
7. Matrizes da Arquitectura Cristã, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Matrizes da Arquitectura Cristã; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
8. X Jornadas do Património do Algarve, 2008 (Conferência).
Nome do evento: X Jornadas do Património do Algarve; Cidade do evento: Albufeira / Auditório Municipal de Albufeira.
9. IV Encontro de Arqueologia do Algarve, 2006 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro de Arqueologia do Algarve; Nome da Instituição: Camara Municipal de Silves; Cidade do evento: Silves / Silves.
10. III Encontro de Arqueologia do Algarve, 2005 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro de Arqueologia do Algarve; Nome da Instituição: Camara Municipal de Silves; Cidade do evento: Silves / Silves.
11. IV Congresso de Arqueologia Peninsular, 2004 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso de Arqueologia Peninsular; Nome da Instituição: Universidade do Algarve; Cidade do evento: Faro / Campus de Gambelas.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
6
Jornais de notícias
Newspapers
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
7

Total
Produção técnica
Technical production
12

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
11

Total
Dados complementares
(Additional data)
64

Outros Trabalhos
Other production
4
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
58


Outras informações relevantes
Mónica Esteves Reis, Lisbon 1976 [EN] Integrated Researcher of CHAM – Centre for the Humanities (NOVA/FCSH).<br> Grant awarded from Fundação Oriente, Portugal, with the project “Plan for the Preservation of the Historical and Artistic Heritage of the Archdiocese of Goa”.<br> Member do ICOMOS Portugal – International Council of Monuments and Sites since 2016.<br> Ph.<br>D.<br> in History and Heritage (2016), with specialization in Art History by the University of Algarve.
Obtained a degree in Cultural Heritage from the same university (2007).
Organizes and teaches a sensitization workshop for conservation and restoration in 2011, in India, Goa.
This 55h Workshop was attended by experts from different backgrounds and governmental institutions, in cooperation with Fundação Oriente, India, and the Archdiocese of Goa and Daman (CRCH2011).
Co-author of the books Retábulos no Estado de Goa (2016) and Retábulos da Província do Norte (in print).
Researcher since 2015 in the project “Thinking Goa – a peculiar Portuguese library” from the University of São Paulo, Brasil – Department of Classical and Vernacular Languages, Faculty of Philosophy, Letters and Human Sciences.
Researcher since 2016 in the project "De artibus in auream Goa: preparing the image.<br> Transcontextualization in the golden age of Portuguese painting”, funded by Calouste Gulbenkian Foundation.<br> Researcher since 2017 in the project “OLD GOA REVELATIONS: New insights and interpretations on the Vice-Roys of “Estado da Índia” portrait Gallery, funded by Calouste Gulbenkian Foundation.<br> Organized several meetings of international character and published in national and international scientific journals.


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Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-11-2019 às 18:23:15
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis