Curriculum Vitae

Joaquim António Felisberto Bastos Serra

Data da última atualização »Last update : 18/05/2017


Joaquim Bastos Serra é licenciado em História, pela Universidade de Évora, mestre em História da Idade Media, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História pela Universidade de Évora. É membro integrado do CIDEHUS/Centro Interdisciplinar de História cultura e sociedades da Universidade de Évora), onde tem vindo a integrar vários projectos de investigação sobre as realidades sociopolíticas do Sul no período medieval.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6582922370663283


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joaquim António Felisberto Bastos Serra
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Serra, Joaquim Bastos
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-História e Arqueologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Centro interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades
Palácio do Vimioso
Évora
7000-000 Évora
Portugal
Correio electrónico: jbserra@uevora.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2016 Doutoramento
Phd
História.
Universidade de Évora, Portugal.

1998-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado em História Medieval (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1985-1990 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de História (5 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Jan/1998-Actual Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Serra, Joaquim B; Fontes, João L. I. F; Andrade, Filomena. 2011. Inventário dos Fundos Monástico-Conventuais da Biblioteca Pública de Évora. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-689-048-3. Lisboa: Colibri/Cidehus-UE.
2. Serra, Joaquim B. 2003. A Colegiada de Santo Estêvão de Alfama de Lisboa, nos finais da Idade Média. Os Homens e a Gestão da Riqueza Patrimonial. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972744060-6. Cascais: Patrimonia.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Serra, Joaquim B. 2014. "“Entre o comércio e a governação local. Fernão Gonçalves Façanha: um mercador eborense de finais da Idade Média”.", Medievalista, 16: 1 - 38.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Serra, Joaquim B. 2016. "“Apresentação de tese: Governar a cidade e servir o rei. A oligarquia concelhia de Évora em tempos medievais (1367-1433)”. ", Medievalista [Em linha], Nº 20 : 1 - 16.
2. Serra, Joaquim A. F. B. 2012. "“Os “Façanha”. Uma família da oligarquia eborense nos finais de trezentos”, Hermínia Vasconcelos Vilar, Maria Filomena Lopes de Barros, eds, Categorias sociais e mobilidade na Baixa idade Média. Entre o islão e a cristandade, Lisboa, Colibri, 2012, pp. 163-186.", Categorias sociais e mobilidade na Baixa idade Média. Entre o islão e a cristandade 1, 1: 163 - 186.
3. Serra, Joaquim B. 2009. "“Senhorios e Foreiros no momento da rescisão do Contrato. Encampações em Évora nos finais da Idade Média”", Olhares Sobre a História. Estudos Oferecidos a Iria Gonçalves 1, 1: 571 - 582.
4. Serra, Joaquim B. 2008. "“Entre a promoção do bem comum e a defesa dos interesses próprios. A oligarquia concelhia de Évora no século XV”, ", Media Aetas. Revista de Estudos Medievais 3, 0: 69 - 101.
5. Serra, Joaquim B. 2006. "Santa Maria do Espinheiro. Um mosteiro na periferia urbana de Évora. Apropriação e organização do Espaço", Paisagens Rurais e Urbanas – Fontes, Metodologias, Problemáticas. Actas das Segundas Jornadas 1, 1: 161 - 179.
6. Serra, Joaquim B. 2006. "O espaço periurbano de Évora nos finais da Idade Média. Uma aproximação ao seu estudo", Media Aetas. Revista de Estudos Medievais 2, 2: 116 - 132.
7. Serra, Joaquim B. 2005. "Instituições religiosas e dinâmica urbana nos Pergaminhos Avulsos da Biblioteca Pública de Évora", Lusitania Sacra 17, 17: 405 - 418.
8. Serra, Joaquim B. 2005. "Mutações urbanas na Lisboa de finais da Idade Média", A Nova Lisboa Medieval 1, 1: 131 - 151.
9. Serra, Joaquim B. 2004. "A propriedade da Colegiada de Santo Estêvão de Alfama de Lisboa no tecido urbano e periurbano da cidade (inícios do século XVI)", Actas do III Congresso Histórico de Guimarães, vol. 3, População, Sociedade e Economia 3, 1: 191 - 210.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Do Dito ao escrito. Uma reflexão em torna da construção do discurso político do mesteirais de Évora nos finais da Idade Média., 2017 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Internacional Normativa e Poder na Cidade Medieval; Nome da Instituição: CIDEHUS-Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
2. Construir a memória e prestigiar a cidade. Registo, preservação e divulgação da documentação medieval do Arquivo Histórico Municipal de Évora, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Desvendar memórias: Arquivos e História medieval; Nome da Instituição: Arquivo Municipal de Lisboa/ Instituto de estudos medievais/FCSH Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Aberto.
3. A oligarquia Concelhia de Évora em tempos medievais, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Palestra; Nome da Instituição: Instituto de Estudos Medievais - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
4. Estratégias de mobilidade e de afirmação social das elites eborenses baixo-medievais. Alguns exemplos de famílias ligadas à governação urbana", 2016 (Seminário).
Nome do evento: Workshop 2 – Mobilidade (s), inserido no Ciclo Mudança Social no Sul – séculos I a XXI; Nome da Instituição: CIDEHUS-Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
5. “Movimentos Confraternais, associativismos e poder político em Évora nos séculos XIV e XV”, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Workshop – Arquitetura institucional e urbanização, inserida no Ciclo Mudança social no Sul – século I a XXI; Nome da Instituição: CIDEHUS- Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
6. Santa Maria do Espinheiro de Évora: da fundação a meados do século XVI, 2015 (Congresso).
Nome do evento: OS JERÓNIMOS NO MUNDO LUSO-HISPÂNICO História, Arte e Património; Nome da Instituição: organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, em colaboração com: Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) / Universidade Nova e Universidade dos Açores Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) / Universidade Católica Portuguesa Centro Int; Cidade do evento: Lisboa / Sociedade de Geografia de Lisboa.
7. Viana do Alentejo no contexto dos concelhos medievais portugueses, 2014 (Encontro).
Nome do evento: I Colóquio Conhecer a História; Nome da Instituição: câmara Municipal de Viana do Alentejo; Cidade do evento: Viana do Alentejo / Viana do Alentejo auditório municipal.
8. “O Mosteiro de Santa Maria do Espinheiro de Évora, 2014 (Conferência).
Nome do evento: "A Ordem de São Jerónimo - Uma história partilhada entre Espanha e Portugal"; Nome da Instituição: Direcção-Geral do Património Cultural, o Mosteiro dos Jerónimos e o Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España; Cidade do evento: Lisboa / Antigo Refeitório do Mosteiro de Jerónimos.
9. “A Oligarquia Concelhia de Évora (1367-1433) , 2013 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Científico “Dinâmicas sociais e culturais em torno do Sul e do mediterrâneo: Pontes Transdisciplinares – 1”; Nome da Instituição: Universidade de évora - cidehus; Cidade do evento: Évora / Palácio do vimioso.
10. “Oligarquia concelhia eborense nos finais da Idade Média”, , 2013 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Memórias, Discursos e práticas Sociais; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. .
11. As elites concelhias medievais na historiografia portuguesa”, 2011 (Seminário).
Nome do evento: Colóquio Internacional: A Cidade Medieval em Debate; Nome da Instituição: Grupo de Investigação História de Lisboa Medieval do Instituto de Estudos Medievais (IEM); Cidade do evento: Lisboa / FCSH - Universidade Nova de Lisboa.
12. “Espaços residenciais urbanos dos membros da oligarquia eborense, em meados do século XV”, 2011 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional: Imagem, Identidade e Memória da Cidade na Idade Média; Nome da Instituição: CIDEHUS-UÉ (Centro interdisciplinar de História, Sociedade Cultura da Universidade de Évora), ; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
13. “Trajectórias familiares na administração concelhia de Évora no século XV”, 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário internacional: “Categorias Sociais e Mobilidade Urbana na Península Ibérica no Final da Idade Média”, ; Nome da Instituição: CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Sociedade de Cultura da Universidade de Évora); Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
14. “Entre a procura do bem comum e a defesa dos próprios interesses. Em torno dos comportamentos económicos da elite concelhia de Évora, no século XV”, 2007 (Workshop).
Nome do evento: IV Oficinas da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais; Nome da Instituição: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de letras da Universidade de Lisboa.
15. “The Évora Council in the XV Century: political and economical power”, , 2006 (Congresso).
Nome do evento: Sixth European Social Science History Conference; Cidade do evento: Amestredão / amesterdão.
16. “Os mendicantes e a dinâmica urbana de Évora, na Idade Média”, , 2004 (Outra).
Nome do evento: Curso Livre: “Mosteiros e Conventos de Évora. História e Património"; Nome da Instituição: Departamento de História da Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Évora.
17. “Quadro humano da Colegiada de Santo Estêvão de Lisboa nos finais da Idade Média”, 2003 (Congresso).
Nome do evento: encontros História; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de letras da Universidade de Lisboa.
18. “Portel na Idade Média: uma perspectiva sobre a evolução do espaço urbano”, 2003 (Congresso).
Nome do evento: “D. João de Portel. Da Biografia ao Códice”, ; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Portel e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Portel / Portel.
19. “Santa Maria do Espinheiro: um Mosteiro na periferia urbana de Évora. Apropriação e organização do espaço”, 2003 (Seminário).
Nome do evento: “paisagens rurais e urbanas entre a Idade Média e os Tempos Modernos. Fontes para o seu Estudo”; Nome da Instituição: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
20. “Évora nos Pergaminhos Avulsos da BPE”, , 2003 (Conferência).
Nome do evento: Conferências do Cenáculo Fontes da Biblioteca Pública de Évora para a Historiografia Portuguesa; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Évora e pelo CIDEHUS, (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). ; Cidade do evento: Évora / Biblioteca Pública de Évora.
21. “As mutações urbanas na Lisboa dos finais da Idade Média. O património da Colegiada de Santo Estêvão de Alfama”, 2002 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio, A Nova Lisboa Medieval; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
22. “A Colegiada de S. Pedro de Évora nos séculos XIV e XV: organização e composição social”, , 2002 (Congresso).
Nome do evento: “ Elites e Redes Clientelares na Idade Média. Problemas e Perspectivas ”, ; Nome da Instituição: Universidade de Évora/ Faculdade de letras U Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de letras universidade de Lisboa.
23. “Projectos de Investigação e a Memória do Alentejo”, , 2002 (Simpósio).
Nome do evento: “Arquivos da Nossa Memória”; Nome da Instituição: Centro de Estudos Documentais do Alentejo; Cidade do evento: Portelegre / Portalegre.
24. “A propriedade da Colegiada de Santo Estêvão de Lisboa no tecido urbano e periurbano da cidade (inícios do século XVI)”, , 2001 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Histórico de Guimarães - D. Manuel e a sua Época; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Guimarães; Cidade do evento: Guimarães / Guimarães.
25. “Sobre a Colegiada de Santo Estêvão de Alfama de Lisboa no século XV”, , 1997 (Seminário).
Nome do evento: 2º. Colóquio de História e Literatura Medieval.; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Guimarães / Guimarães- universidade do Minho.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. II Ciclo de Conferências Cultura a Sul, 2011 (Conferência).
Nome do evento: II Ciclo de Conferências Cultura a Sul; Nome da Instituição: CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) e pela Câmara Municipal de Avis; Cidade do evento: Avis / Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9

Total
Dados complementares
(Additional data)
26

Participação em Eventos
Event participation
26


Outras informações relevantes
Formação das elites e redes clientelares na Idade Média.
Uma observação centrada em Évora, projecto do CIDEHUS/UE (Projecto Praxis XXI HAR/10237/98) que integra docentes do Departamento de História da Universidade de Évora e do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Levantamento das colecções de documentos medievais da Biblioteca Pública de Évora, genericamente designados como Pergaminhos Avulsos e Pergaminhos dos Mosteiros e Conventos.
Este espólio é constituído por mais de um milhar de pergaminhos, quase todos dos séculos XIV e XV, oriundos das colegiadas e conventos eborenses, das igrejas de Montemor-o-Novo e do Convento de S.
Paulo da Serra d´Ossa.
O trabalho foi desenvolvido entre Janeiro de 2000 e Junho de 2002 e implicou a leitura dos documentos, elaboração de resumos alargados, transcrição de trechos significativos e organização de dados prosopográficos.
História do Alentejo, séculos XIX-XX.
Aprofundamentos empíricos, (proj.
POCTI/HAR/56210/2004)


Visualizações do curriculum [ 1406 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-04-2020 às 17:25:33
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team