Curriculum Vitae

Joana Esteves da Cunha Leal

Data da última atualização »Last update : 09/11/2017


Joana Esteves da Cunha Leal. É Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa. Publicou 21 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 13 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 42 itens de produção técnica. Participou em 9 eventos no estrangeiro e 17 em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Artes Nas suas actividades profissionais interagiu com 31 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6527414735826486


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joana Esteves da Cunha Leal
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Leal, Joana Cunha
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Avenida de Berna 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300Extensão: 1549
Fax: (+351)217908308
Correio electrónico: j.cunhaleal@fcsh.unl.pt
Homepage: http://unl-pt.academia.edu/JoanaCunhaLeal
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1997-2005 Doutoramento
Phd
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1994-1996 Mestrado
Master degree
História da Arte - História da Arte Contemporânea (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1987-1991 Licenciatura
Licentiate degree
História, variante História da Arte (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011-2011 Outros
Others
Stone Summer Theory Institute.
School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos.

2010-2010 Outros
Others
Stone Summer Theory Institute.
School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Dez/2011-Actual Professor Auxiliar
Dez/2006-Dez/2011 Professor Auxiliar
Jan/2000-Dez/2006 Assistente
Set/1997-Dez/1999 Assistente

Fundação Calouste Gulbenkian
Mar/1995-Jul/1999 Outra Situação
Mai/1991-Mar/1995 Estagiário Investigador





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa
Dez/2006-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Instituto de História da Arte






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa
Set/2011-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Estudos Urbanos

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tempos e Cidades(Docente)


Jan/2011-Actual
Curso»Academic program: Doutoramento em Estudos Urbanos

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias em Estudos Urbanos(Docente)


Set/2009-Actual
Curso»Academic program: Doutoramento em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Teoria da Arte(Docente)
  • Metodologias em História da Arte(Docente)


Set/2006-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teoria da Arte e Metodologia em História da Arte (2006-2015)(Docente)
  • Cidade e Património Urbano (2006/2010)(Docente)
  • Teoria, Métodos e Debates em História da Arte(Docente)
  • Historiografia do modernismo e narrativas modernistas(Docente)


Jan/2000-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário em História da Arte(Docente)
  • Teoria e Metodologia em História da Arte(Docente)
  • História da Arte do Século XIX(Docente)
  • Sociologia da Arte(Docente)
  • História e Teoria da Imagem(Docente)


Jan/2007-Dez/2010
Curso»Academic program: Mestrado em Património

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Cidade e Património Urbano(Docente)


Fev/2006-Jul/2006
Curso»Academic program: Mestrado em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História da Arte Contemporânea em Portugal(Docente)


Set/1997-Dez/2003
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História da Arte Contemporânea em Portugal(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Nova de Lisboa
Dez/2012-Actual
Membro dos painéis de avaliação do programa Fulbright






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Nova de Lisboa
Dez/2016-Actual
- Directora do Instituto de História da Arte da FCSH


Jul/2013-Actual
- Coordenadora do Mestrado em História da Arte da FCSH-UNL


Abr/2013-Actual
- Membro do Conselho Científico da FCSH-UNL


Jan/2012-Actual
- Coordenadora FCSH do Mestrado em Estudos Urbanos do ISCTE e da FCSH


Nov/2010-Nov/2016
- Sub-directora do Instituto de História da Arte






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Instituto de História da Arte




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2014-2015
Modernismos do Sul-Southern Modernisms
Referência do projeto»Project reference: EXPL/CPC-HAT/0191/2013.
Parceiro(s)»Partners: Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto; Universidad de Barcelona.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2011-2011
Other Modernisms? The case of Amadeo Souza Cardoso-Other Modernisms? The case of Amadeo Souza Cardoso
Referência do projeto»Project reference: Fulbright 2010.
Parceiro(s)»Partners: School of the Art Institute of Chicago.
Financiador(es)»Funding: Fulbright Comission.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-2013
“A Arquitectura Popular em Portugal”. Uma leitura crítica.
Referência do projeto»Project reference: PTDC/AUR-AQI/099063/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Catalão (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2008 Prémio Ignasi de Lecea , Universidade de Barcelona e Public Art and Urban Design Observatory (PAUDO).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2014 - Actual DOCOMOMO, Membro.
2002- 2014 Sociedade de Geografia, Membro.
Membro da Secção de Estudos do Património.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Torras, Begoña F. eds. 2015. Southern Modernisms: critical stances through regional appropriations ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789728784652. Porto: IHA, CEAA.
2. Leal, Joana C; Medeiros, Margarida; Flores, Teresa. eds. 2015. Photography and Cinema: 50 Years of Chris Marker's La Jetée ed. 1, ISBN: 9781443872010. London: Cambridge Scholars.
3. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Torras, Begoña F. eds. 2015. Southern Modernisms. From A to Z and back again ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8784-66-9. Porto: IHA/FCSH-NOVA, CEAA/ESAP-CESAP.
4. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. 2013. Dois parâmetros de arquitectura postos em surdina. Caderno 3: Leitura crítica do Inquérito à Arquitectura Regional . ed. 1, ISBN: 978-972-8784-46-1. Porto: Centro de Estudos Arnaldo de Araújo da CESAP/ESAP.
Livro publicado no âmbito do projecto "A 'Arquitectura Popular em Portugal'. Uma Leitura Crítica" (PTDC/AUR-AQI/099063/2008).
5. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. eds. 2013. To and Fro: modernism and vernacular architecture ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8784-47-8. Porto: CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP.
6. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. 2013. Dois Parâmetros de Arquitectura postos em surdina. Caderno 4: Leitura crítica do Inquérito à arquitectura regional. ed. 1, ISBN: 978-972-8784-50-8. Porto: Centro de Estudos Arnaldo de Araújo da CESAP/ESAP.
Livro realizado no âmbito do porjecto "A 'Arquitectura Popular em Portugal'. Uma Leitura Crítica" (PTDC/AUR-AQI 099063/2008).
7. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. eds. 2012. Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture: Conference Proceedings ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8784-40-9. Porto: Esap, CEAA.
8. Leal, Joana C; Acciaiuoli, Margarida; Maia, Maria H. eds. 2008. Arte & Poder ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95291-1-3. Lisboa: Histituto de História da Arte.
9. Leal, Joana C; Acciaiuoli, Margarida; Maia, Maria H. eds. 2006. Arte & Paisagem ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95291-0-9. Lisboa: Instituto de História da Arte.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. 2016. As "sete cabeças" do modernismo.  In Arte crítica política, ed. Nuno Crespo, 93 - 111. ISBN: 978-989-671-329-4. Lisboa: Tinta da China.
2. Leal, Joana C. 2016. modernismos do sul. História e diálogos artísticos transnacionais.  In Quem faz a História. Ensaios sobre Portugal Contemporâneo, ed. José Neves, 105 - 115. ISBN: 978 -989 -671 -30. Lisboa: Tinta da China.
3. Leal, Joana C. 2015. A Corporation Nouvelle, o projecto da exposição em Barcelona e a Internacional Simultaneista/ Corporation Nouvelle, the Barcelona Exhibition Plans and the Simultaneist International .  In O Círculo Delaunay/ The Delaunay Circle, 37 - 68. ISBN: 9789726353096. Lisboa: CAM - Fundação Calouste Gulbenkian.
English translation pages 205-225.
4. Leal, Joana C; Costello, Diarmud; Meltzer, Eve; Foster, Hal; Bernstein, Jay; Elkins, James; Frank, Gustav; Kelly, Michael; Spieker, Sven; Barriendos, Joaquin; Manghani, Sunil; Montgomery, Harper; Bakke, Gretchen; AL., Beáta H. E. 2013. The Seminars.  In Beyond the Aesthetic and the Anti-aesthetic, ed. James Elkins and Harper Montgomery, 23 - 114. ISBN: 978-0-271-06073-6. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press.
5. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. 2013. Architectural theory and the vernacular in Pedro Viera de Almeida's writing.  In To and Fro: Modernism and Vernacular Architecture, ed. Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia e Alexandra Cardoso, 109 - 121. ISBN: 978-972-8784-47-8. Porto: CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP.
6. Leal, Joana C. 2013. Da difícil conjugação do verbo rir em história da arte.  In Prontuário do Riso, ed. Nuno Crespo, 93 - 103. ISBN: 978-989-671-153-5. Lisboa: Tinta da China.
7. Leal, Joana C. 2012. Post-1755 lisbon: two-and-a-half portraits.  In Portraits of the city Dublin and the wider world, ed. Gillian o’Brien and finola o’Kane, 49 - 61. ISBN: 978–1–84682–346–6. Dublin: Four Courts Press.
8. Leal, Joana C. 2010. Argumentos da Zonificação Simbólica na Reconstrução Pombalina do Chiado.  In Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar, ed. Fernando Rosa Dias e José Quaresma, 112 - 130. ISBN: 9789898300072. Lisboa: CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
9. Leal, Joana C. 2009. Lisboa. Cidade e Património Urbano.  In Jorge Crespo – Estudos de Homenagem, ed. Paula Godinho, Susana Pereira Bastos e Inês Fonseca, 465 - 479. ISBN: 9789899575776. Lisboa: 100Luz.
10. Leal, Joana C. 2009. Baixa Pombalina: estratégias de legitimação patrimonial.  In Memória e Artifício: A Matéria do Património II, ed. António Medeiros e Manuel João Ramos, 201 - 217. ISBN: 9789899630819. Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa.
11. Leal, Joana C. 2008. A sanitarização do imaginário urbano na Lisboa Oitocentista.  In Arte & Poder, ed. Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia, 119 - 135. ISBN: 978-989-95291-1-3. Lisboa: Instituto de História da Arte.
12. Leal, Joana C. 2007. Habitar a cidade nova: expectativas e apropriações de primeiro grau.  In O Terramoto de 1755: Impactos Históricos, ed. J.V. Serrão, W. Rossa, N.G. Monteiro, J.L. Cardoso, A.C. Araújo, 395 - 404. ISBN: 978-989-95291-1-3. Lisboa: Livros Horizonte, Instituto de Ciências Sociais.
13. Leal, Joana C. 2006. A paisagem cartográfica de Lisboa (séculos XVIII-XIX).  In Arte & Paisagem, ed. Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia, 83 - 97. ISBN: 978-989-95291-0-9. Lisboa: Instituto de História da Arte.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Leal, Joana C. 2017. "Distance and Distortion: Amadeo Souza Cardoso's and Joan Miró's War-years Painting and the Words that Fail Them", ARTL@S Bulletin 6, 2: 30 - 43.
2. Cunha Leal, J. 2014. "Sintomas de "regionalismo crítico": sobre o "decorativismo" na pintura de Amadeo de Souza Cardoso", Arbor 190, 766: a113 - a113.
Este artigo foi escrito em 2011 e é o primeiro de uma série de publicações que inclui também: 2012, “Criação, apropriação, deslocação (sobre a pintura de Amadeo Souza Cardoso)”, Revista de História da Arte. – N. 10 (práticas da teoria), 2012, pp. 111-127 (issn 1646-1762); e 2013, “Trapped bugs, rotten fruits and faked collages: Amadeo Souza Cardoso’s troublesome modernism”, Konsthistorisk tidskrift/Journal of Art History. N. 2, pp. 99-114 (Doi: 10.1080/00233609.2013.794859). Esta publicação enquadra-se no âmbito do projecto exploratório Modernismos do Sul/Southern Modernisms (EXPL/CPC-HAT/0191/2013) financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.

3. Leal, Joana C. 2013. "Trapped Bugs, Rotten Fruits and Faked Collages: Amadeo Souza Cardoso's Troublesome Modernism", Konsthistorisk Tidskrift/Journal of Art History 82, 2: 99 - 114.
4. Leal, Joana C. 2013. "Plain, Pombaline and (Post)modernism: On some pre and post-Kublerian narratives on Portuguese architecture", cescontexto Debates, 3: 7 - 17.
5. Leal, Joana C; Remesar, Antoni. 2012. "A Postcolonial gaze on monumentality", On The W@terfront, 20: 5 - 10.
6. Leal, Joana C. 2012. "Apropriação, deslizamento, deslocação. (Sobre a representação na pintura de Amadeo de Souza Cardoso) ", Revista de História da Arte, 10: 111 - 127.
7. Leal, Joana C. 2012. "Michelangelo Sabatino, Pride in Modesty: Modernist Architecture and the Vernacular Tradition in Italy. Toronto: University of Toronto Press, 2011 [review]", Revista de História da Arte, 10: 302 - 305.
8. Leal, Joana C. 2010. "On the Strange Place of Public Art in Contemporary Art Theory", On The W@terfront, 16: 35 - 52.
9. Cunha Leal, J. 2008. "Changing perspectives: historiography and critical discourses concerning the pombaline reconstruction of Lisbon", Acta Historiae Artium 49, 1: 247 - 254.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. 2012. "Pedro Vieira de Almeida and the Survey ", Trabalho apresentado em Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture, In Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture: Conference Proceedings , Porto.
2. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. 2012. "Our Project: The ‘Popular Architecture in Portugal’. A critical look. Intercalar results of a research project", Trabalho apresentado em Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture, In Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture: Conference Proceedings, Porto.
3. Leal, Joana C. 2010. "The Pombaline effect: Lisbon’s Dwellings in Late Eighteenth and Nineteenth Centuries", Trabalho apresentado em 1st International Meeting EAHN European Architectural History Network, In 1st International Meeting EAHN European Architectural History Network – CD of Papers, Guimarães.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Leal, Joana C; Quintana, Emílio. 2014. "El collage cubista en el marco de la entrada de Portugal en la Gran Guerra: "Entrada" (1917) de Amadeo de Souza-Cardoso (texto adaptado y traducido por Emilio Quintana) ", Hallali : Revista de estudios culturales sobre la Gran Guerra y el mundo hispánico, 9: na - na.
Texto adaptado y traducido por Emilio Quintana a partir de un estudio publicado en inglés por la autora: "Trapped bugs, rotten fruits and faked collages: Amadeo Souza Cardoso's troublesome modernism". Konsthistorisk tidskrift/Journal of Art History, 82 (2) 2013, 99-114.

2. Leal, Joana C. 2014. "Questionando o social "A propósito do Homo Academicus de Pierre Bourdieu"", Análise Social 49, 210: 156 - 158.
3. Leal, Joana C. 2013. "Antes e depois: Arte portuguesa 1850-1975 no MNAC - Museu do Chiado", Revista 4: Imagem e Textp, 1: 29 - 32.
4. Leal, Joana C. 2013. "Arquitectura vernacular e o brilho do modernismo impuro [resenha]", Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitectura e Urbanismo da FAUUSP 20, 33: 336 - 339.
5. Leal, Joana C. 2013. "A paisagem da Baixa", Rossio. Estudos de Lisboa, 2: 12 - 21.
6. Leal, Joana C. 2012. "O efeito Pigmalião: para uma antropologia histórica dos simulacros [resenha]", Arte & ensaios | revista do ppgav/eba/ufrj, 24: 228 - 229.
7. Leal, Joana C. 2010. "Uma entrada para Entrada. Amadeo, a historiografia e os territórios da pintura", Intervalo, 4: 133 - 153.
8. Leal, Joana C. 2007. "A construção de mundos em Pedro Cabrita Reis", Revista de História da Arte, 3: 281 - 291.
9. Leal, Joana C. 2006. "A individualidade de Lisboa e o tipo de casa portuguesa em Júlio de Castilho", Vinte e um por vinte e um. Revista da Escola Superior Artística do Porto, 2: 73 - 85.
10. Leal, Joana C. 2006. "Às portas de Lisboa: o palacete de José Maria Eugénio de Almeida em S. Sebastião", Revista de História da Arte, 2: 107 - 125.
11. Leal, Joana C. 2004. "Legitimação artística e patrimonial da Baixa pombalina. Um percurso pela crítica e pela história da arte portuguesas", Monumentos, 21: 6 - 17.
12. Leal, Joana C. 2000. "Suicidios Capitais. Constituição de um espaço heterópico na Lisboa de Oitocentos", Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 13: 95 - 107.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Leal, Joana C. 2008. "Os interiores do palacete da rua da Horta Seca e a líbido ostentatória de Domingos Mendes", Trabalho apresentado em Arte & Eros – Ciclo de conferências do Grupo de Ciências e Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, In Arte e Eros (Ciências da Arte//Actas das Conferências – 3), Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Leal, Joana C. 20 out. 2012. "A Montanha Mágica" L+Arte, 12 - 13.
2. Leal, Joana C. 03 jan. 2011. "Porquê ler Jacques Rancière - uma perspectiva da história da arte sobre o regime estético das artes" L+Arte, 76 - 77.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Leal, Joana C. 2016. "Entretecer os fios da história, da crítica e da teoria". Porto. (Prefácio)
2. Leal, Joana C. 2016. "An introduction: around Southern Modernisms". Munique. (Introdução)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Leal, Joana C; Torras, Begoña F; Maia, Maria H. 2016. "RIHA Journal special issue "Southern Modernisms"". Munique: RIHA Journal.
special issue curated by Joana Cunha Leal and Begoña Farré Torras from the Universidade Nova of Lisbon (with Maria Helena Maia, as guest editor).

2. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. 2012. "Revista de História da Arte. N 10 - práticas da teoria", 314 pp.. Lisboa: Instituto de História da Arte.
Coordenação do número.




Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Leal, Joana C. O círculo da Corporation Nouvelle,Conferências da Exposição Amadeo de Souza Cardoso/ Porto Lisboa/ 2016-1916,Lisboa,2017 (Comunicação).
2. Leal, Joana C. Too Much is Never Enough: Barcelona, Miró and Souza Cardoso in the War Years,Cien anos de transferencias culturales: Barcelona 1888-1892,Barcelona,2016 (Comunicação).
Comunicação por submissão de abstract.
3. Leal, Joana C. Kubler's effect: from Portuguese architecture to art history (and back again),College Art Association 103rd Annual Conference ,New York,2015 (Comunicação).
Invited speaker for the Session "George Kubler's Portugal, Spain and Latin America: The Art Historian at the Banks of a River" chaired by Reva Wolf, State University od New York at New Platz.
4. Leal, Joana C. Delaunayan paradoxes and the social space of migrating avant-garde,Avant-Garde Migrations,Lisboa,2015 (Comunicação).
5. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.; Torras, Begoña F; Almeida, Silvia. Southern Modernisms - estudos de caso no campo das Artes visuais,Southern Modernisms. October Seminar,Lisboa,2014 (Comunicação).
Seminário no âmbito do projecto Modernismos do Sul/Southern Modernisms (EXPL/CPC-HAT/0191/2013).

6. Leal, Joana C. "A bridge too far?": the War effect in Portuguese and Spanish Avant-gardes,Nationalism and Cosmopolitanism in Avant-Garde and Modernism: The Impact of WWI,Prague,2014 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

7. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. As 7 cabeças do Modernismo,Arte Crítica Política Colóquio 2014,Lisboa,2014 (Comunicação).
Invited speaker.

8. Leal, Joana C. Building a North-South Axis. Local and international avant-garde strategies in Portugal and Spain,Fourth Bi-annual conference of the European Network for the Avant-Garde and Modernism Studies,Helsinki,2014 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

9. Leal, Joana C. Errando cada vez melhor,Space Talk 11 : Projecto Teatral e Joana Cunha Leal,Lisboa,2014 (Comunicação).
Invited speaker.
10. Leal, Joana C. French connections and local strategies of Portuguese and Spanish avant-gardes,The European artistic avant-garde c.1910-30:Formations, Networks and Trans-national strategies,Stockholm,2013 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

11. Leal, Joana C. Humanismo e anti-humanismo em história da arte,,Tecnologias culturais e artes dos media,Lisboa,2013 (Comunicação).
Communication as invited speaker.
12. Leal, Joana C. Southern Alternatives: Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918),Alternative Modernisms Conference,Cardiff,2013 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

13. Leal, Joana C. Trapped bugs, rotten fruits, faked collages and painted stories: how avant-garde migrates south,The 10th Triannual Nordik Committee for Art History Conference NORDIK 2012 - Presentation/Representation/Repression,Stockholm,2012 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

14. Leal, Joana C. The politics of resistance: antinomies(?) in art theory,The Many: History, Theory and Politics. International Conference,Lisboa,2012 (Comunicação).
Communication by abstract submission.
15. Leal, Joana C. Plain, Pombaline and (Post)modernism: on some pre and post-Kublerian narratives on Portuguese architecture,Symposium Systems of History: George Kubler’s Portuguese Plain Architecture,Coimbra ,2012 (Simpósio).
Communication by abstract submission.

16. Leal, Joana C. On the Strange Place of Public Art in Contemporary Art Theory,ESF Exploratory Workshop on Public Art and its Distresses. From mainstream city marketing strategies to a tool for social regeneration,Milan,2010 (Comunicação).
Communication as invited speaker.
17. Leal, Joana C. Argumentos da Zonificação Simbólica na Reconstrução Pombalina do Chiado,Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar,Lisboa,2010 (Comunicação).
Commuunication as invited speaker.
18. Leal, Joana C. Post-1755 Lisbon: Two and a half portraits,Portrait of the City: Framing the Significance of Historical Urban Landscapes Conference,Dublin,2010 (Comunicação).
Communication by abstract submission.

19. Leal, Joana C. Ruínas para uma cidade,Conferência Internacional Arte & Melancolia,Lisboa,2010 (Comunicação).
Communication as invited speaker.
20. Leal, Joana C. Olímpia de Manet,XII Curso Livre de História da Arte: 12 Obras de Arte do Séc.I ao Séc. XX, olhar e interrogar,Lisboa,2008 (Conferência ou palestra).
21. Leal, Joana C. A Líbido Ostentatória de Domingos Mendes ou os interiores do palacete da rua da Horta Seca,Arte & Eros - Ciclo de Conferências,Lisboa,2008 (Comunicação).
22. Leal, Joana C. Júlio de Castilho e o Património Urbano de Lisboa,1º Colóquio de Estudos do Património - O Património de Lisboa: discursos e práticas (séculos XIX e XX),Lisboa,2008 (Comunicação).
Comunicação por convite.
23. Leal, Joana C. Changing perspectives: historiography and critical discourses concerning the Pombaline reconstruction of Lisbon,CIHA conference: How to write Art History - National, Regional or Global,Budapest,2007 (Comunicação).
Communication accepted by abstract submission.
24. Leal, Joana C. A Propósito da Patrimonialização da Baixa Pombalina,Ciclo Memória e Valor: Patrimónios Há Muitos,Lisboa,2007 (Comunicação).
25. Leal, Joana C. A sanitarização do imaginário urbano na Lisboa Oitocentista,Conferência Internacional Criação e Constrangimento,Lisboa,2007 (Comunicação).
26. Leal, Joana C. A paisagem cartográfica de Lisboa,Conferência Internacional Arte e Paisagem,Lisboa,2006 (Comunicação).
27. Leal, Joana C. Habitar a cidade nova: expectativas e apropriações de primeiro grau,Colóquio Internacional O Terramoto de 1755: Impactos Históricos,Lisboa,2005 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Torras, Begoña F. Southern Modernisms: critical stances through regional appropriations,2015 (Conferência).
2. Leal, Joana C; Torras, Begoña F; Vasconcelos, Ana. Avant-Garde Migrations,2015 (Simpósio / Organização).
3. Leal, Joana C; Senos, Nuno; Conceição, Margarida T.. Arquitectura chã: da (in)utilidade de um conceito,2015 (Oficina / Organização).
4. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Santos, Mariana P.; Torras, Begoña F. Southern Modernisms. October Seminar,2014 (Seminário / Organização).
Seminário de apresentação e discussão pública do projecto Modernismos do Sul/ Southern Modernisms (EXPL/CPC-HAT/0191/2013). Consultores/oradores: Mercè Vidal i Jansà - GRACMON (Grup de Recerca en Història de l’Art i del Disseny Contemporani), Universitat de Barcelona; Michelangelo Sabatino - College of Architecture, Illinois Institute of Technology, US; Nikos Daskalothanassis - Athens School of Fine Arts, Greece.

5. Leal, Joana C; Crespo, Nuno. Space Talk: Arte e Arquitectura [ciclo de conferências],2013 (Conferência / Organização).
6. Leal, Joana C; Medeiros, Margarida. Sob o signo de Amadeo: ciclo de conferências,2013 (Conferência / Organização).
Ciclo de conferências com a paricipação de : Jorge Ribalta (Museo Reina Sofia, Espanha), Blake Stimson (University of Illinois, E.U.A.), Annika Öhrner (Södertörn University, Suécia), Maria Helena de Freitas (Fundação Calouste Gulbenkian), Patricia Leighten (Duke University, E.U.A.) e Mark Antliff (Duke University, E.U.A.).

7. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. Ciclo Imagem,2012 (Seminário / Organização).
5ªs feiras das 18h às 20h (5 seminários de debate e 2 sessões de discussão com os autores); ciclo organizado com a colaboração de: Projecto Ymago, Golgona Anghel e Silvina Rodrigues Lopes (Centro de Estudos do Imaginário Literário — FCSH), Fernando Cabral Martins (FCSH), Vanessa Brito (Instituto de Filosofia e Linguagem — FCSH), André Barata (Instituto de Filosofia Prática — UBI). 09.02.2012 James Elkins. What Photography Is. 15.02.2012 12h : encontro com James Elkins 08.03.2012 Georges Didi-Huberman. Imagens apesar de tudo. 16.03.2012 10.30h : encontro com G. Didi-Huberman e Viktor Stoichita 12.04.2012 Aby Warburg. O Nascimento de Vénus e A Primavera de Sandro Boticelli. 03.05.2012 Viktor Stoichita. O Efeito Pigmalião. 24.05.2012 Hans Belting. A verdadeira Imagem. .
8. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Cardoso, Alexandra. International Conference Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture,2012 (Conferência / Organização).
9. Leal, Joana C; Medeiros, Margarida; Santos, Mariana P.; Santos, Ricardo. A Fotografia na era da Pós-Fotografia,2012 (Seminário / Organização).
Dia 23 de Abril, 14h30h-16h30 (Auditório 1 da Torre B FCSH/UNL) Sessão 1, 14h45-16h30h «Fotografia e História: Arquivo, Memória, Narração» Moderador: Teresa Flores Teresa de Castro (Sorbonne III) «O Trabalho das Imagens: Fotografias e Atlas Antropológicos no Limiar do Século XX (A Partir da Colecção Fotográfica do Museu do Quai Branly, Paris)» Susana Lourenço Marques (CECL) «Camara Obscura Bibliográfica: As Reproduções de Uma Imagem Fotográfica» Filipe Figueiredo (UL)«Fora de Cena: A Fotografia Como Metonímia e Memória do Teatro» 18h00 Conferência Plenária – Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Auditório) Robin Kelsey (Universidade de Harvard) «Andy Warhol and The Cold Stare: Cameras, America, and the Mid-1960s» Dia 24 de Abril (Auditório 1 da Torre B FCSH/UNL) Sessão 2, 9h30 – 11h00 «Fotografia e Cultura Visual» Moderador: Mariana Pinto dos Santos Ricardo Santos (CECL) «O Gesto da Loucura: A Histeria no Arquivo Fotográfico do Miguel Bombarda» Luís Mendonça (CECL) «A Fotografia e o Fotográfico no Cinema Moderno: Da “Pequena Fuga” ao Freeze Frame» António Fernando Cascais (CECL) «A Cultura Visual da Medicina em Portugal: Um Estudo de Caso» Sessão 3, 11h30-13h30 «Ontologia da Imagem: Automatismo, Realismo e a Questão do Documento» Moderador: Margarida Medeiros Nélio Conceição (IFL) «Persistência Fotográfica: A Força de Evidência e a Vitalidade do Atlas» Miguel Nuno Duarte (IHA) «Imagem e Memória: a Estética do Intervalo em Shuji Terayama» Maria João Baltazar (ESAD) «A Fotografia e o Desejo de Neutro» Teresa Mendes Flores (CECL) «Quando a Verdade Exige Manipulação: O Caso das Ortofotos» Sessão 4, 14h30-16h30 «Fotografia e Artes Visuais» Moderador: Joana Cunha Leal Susana Martins (IHA) «LOST IN WONDERLAND: Quando a Fotografia se Perde, Fotograficamente» Mariana Roquette Teixeira (IHA) «Imagens do Fotografado» José Luís Neto e Daniel Blaufuks 17h30 Conferência: Robin Kelsey (Univ. Harvard): «Vapor, Photography and Modernity».
10. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. Archiving Cities: Document, Science, Authorship,2012 (Seminário / Organização).
Co-org with Mariana Pinto dos Santos, CAAA and Guimarães Capital Cultural 2012 of the Seminar Archiving Cities: Document, Science, Authorship by James Elkins (Departments of Art History, Criticism and Theory and Visual and Critical Studies of the School of the Art Institute of Chicago), Guimarães, CAAA, 2nd Feb.
11. Leal, Joana C; Medeiros, Margarida. International Conference on “Photography and Cinema, 50 years of Chris Marker’s La Jetée”,2012 (Conferência / Organização).
12. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. Conceptual Problems in the Study of Art Criticism, History and Theory ,2009 (Conferência / Organização).
Conferência Conceptual Problems in the Study of Art Criticism, History and Theory proferida pelo Prof. James Elkins (Departments of Art History, Criticism and Theory and Visual and Critical Studies of the School of the Art Institute of Chicago) .
13. Leal, Joana C; Santos, Mariana P.. Seminário de Doutoramento Bildwissenschaft and Art History ,2009 (Seminário / Organização).
Seminário do Prof. James Elkins (Departments of Art History, Criticism and Theory and Visual and Critical Studies of the School of the Art Institute of Chicago).
14. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Acciaiuoli, Margarida. Conferência International Criação e Constrangimento,2007 (Conferência / Organização).
15. Leal, Joana C; Maia, Maria H; Acciaiuoli, Margarida. Conferência International Arte e Paisagem ,2006 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Miguel Sérgio da Costa Ferreira Monteiro de Barros, S. José, Bairro Tridentino, 2017. Tese (Estudos Urbanos) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Tese de doutoramento co-orientada pela Doutora Margarida Tavares da Conceição;.
2. Israel Guarda, Análise Configuracional dos Grandes Conjuntos Urbanos na Região de Lisboa (1945-1975): Contributos da Sintaxe Espacial para a História da Arte como História da Cidade, 2016. Tese (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Vânia Maria Coutinho, Carmina figurata e a teoria da imagem carolingia. Contributos para uma reflexão da relação texto-imagem, 2016. Tese (História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pela Profª Adelaide Miranda (IEM - Universidade NOVA de Lisboa).
4. Luís Nuno Pinto Henriques, Ilustração: imagem da modernidade em Portugal, 2015. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
orientadora: Rosa Vives Piqué (Universitat de Barcelona).
5. Lígia Isabel Paz Mendes de Oliveira, “Creative Cities”: o papel da Cultura nos processos de transformação urbana, 2014. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Tese orientada pelo Prof. Doutor Antoni Remesar (UB, Espanha).
6. Miguel Nuno Santos Montez Leal, O Ressurgimento da pintura decorativa nos interiores Palacianos Lisboetas: da Regeneração às Vésperas da República (1851-1910), 2014. Tese (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Co-orientação: Margarida Brito Alves (FCSH-UNL).
7. Sílvia Leonor Faria da Silva Lucas Vieira de Almeida, Forma e Conceito na Escultura de Oitocentos., 2012. Tese (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pela Profª Doutora Margarida Brito Alves (IHA, FCSH-UNL).
Em curso
Ongoing
1. Begoña Farré Torras, The medieval in modernist painting, 2015. Tese (Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Ana Sofia Nunes, A autonomia imprópria da arte, 2011. Tese (História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pelo Prof. Doutor Jacinto Lageira (Pantheón-Sorbonne).
3. Emília Isabel Monteiro Pacheco Pinto de Almeida, Poesia e Pintura: Plano de Criação em Mário de Cesariny, 2010. Tese (História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pela Professora Doutora Silvina Rodrigues Lopes (FCSH-UNL).
4. Carla Sofia Valado, O Popular na construção do Modernismo em Portugal, 2009. Tese (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pela Profª Doutora Margarida Brito Alves (FCSH-UNL); tese suspensa pela doutoranda por motivos de saúde.
5. André da Silveira Rodrigues, Um encontro possível da Arte na Europa. A Exposição-Diálogo de 1985., 2009. Tese (História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Tese co-orientada pelo Prof. Doutor Joaquín Barriendos (Columbia University).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ksenia Svishchenko, The influence of Russian folk art on avant-garde artists, 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Estágio com relatório.
2. Laura Susana Lustre Dias, Caricatura e retrato na obra de Amadeo Souza-Cardoso: o problema da representação no modernismo, 2014. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
3. Marta de Almeida Loução Soares, Amadeo e Orpheu: para o desenvolvimento das relações entre Amadeo Souza-Cardoso e a revista Orpheu, 2014. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Tese co-orientada pelo Prof. Doutor Fernando Cabral Martins (FCSH-UNL).
4. Gerbert Verheij, : Monumentalidade e espaço público em Lourenço Marques nas décadas de 1930 e 1940, 2012. Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Tese co-orientada pelo Prof. Doutor Antoni Remesar (UB, Espanha).
5. Ana Rita Salgueiro, A Arte em Portugal no século XX: José-Augusto França e a sociologia da arte , 2012. Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
Tese orientada pela Profª Doutora Raquel Henriques da Silva (FCSH-UNL).
6. Catarina Crua, As revistas Córnio - Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio, Pentacórnio, 2011. Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
Tese orientada pela Profª Doutora Teresa Cruz (CECL, FCSH-UNL).
7. Pedro Rito Nobre, Belém e a Exposição do Mundo Português: Cidade, Urbanidade e Património Urbano , 2011. Dissertação (Património - Património Urbano) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
8. Inês Gomes, Para uma história da Gravura em Portugal (1958-1983), 2011. Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Tese co-orientada pelo Prof. Doutor António Canau (Faculdade de Arquitectura -UTL).

9. Miguel Proença, Fernando Lemos: “Eu sou a fotografia”, 2010. Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Tese co-orientada pela Professora Doutora Margarida Acciaiuoli (IHA, FCSH-UNL).

10. Rita Lança Prata, O valor dos gaioleiros no património urbano lisboeta: um estudo de caso, 2009. Dissertação (Mestrado em Património) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
11. Patrícia Rosas, Espaço, Corpo e Gesto: três filmes experimentais de artistas plásticos portugueses da década de 70, 2009. Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Nuno Crespo, Atmosfera, objecto e lugar. Arte e arquitectura na contemporaneidade, 2012. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Bolsa de Pós-doutoramento.
2. Pilar Diez del Corral Corredoira, “Para nos ter Roma inveja” Vieira Lusitano and the Roman influence in the Portuguese Court at the first half of the Eighteen Century, 2012. Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Bolsa de Pós-doutoramento.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Luís Ricardo Nunes da Costa Monteiro. Reinventar a paisagem na era digital, 2016. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa /Porto.
Arguente.
2. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Vânia Maria Coutinho. Carmina figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma reflexão da relação texto-imagem, 2016. Tese (História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
orientadora.
3. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Maria João Baltazar Vasconcelos Bártolo. Fotografia e Corpo Diferenciado: A Imagem entre Roland Barthes e Geoffrey Batchen, 2015. Tese (Comunicação e Arte) - Universidade de Aveiro.
arguente .
4. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida. Joaquim Rodrigo: a contínua reinvenção da pintura, 2014. Tese (Doutoramento em História, ramo de História da Arte) - Universidade de Lisboa.
Arguente.
5. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Jorge Miguel Faria Cunha Pimentel. Obra publica de Rogério de Azevedo. Os anos do SPN/SNI e da DGEMN, 2014. Tese (Arquitectura) - Universidad de Valladolid.
6. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Magdalena Jaume Adrover. Sobre el proceso. La Verdure, 1935-1943. Un cuadro de Henry Matisse, 2013. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona.
Arguente principal.
7. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Luis D. Rivero Moreno. Humanos e Humanoides. Autorrepresentación, identidad y deformatión de la figura humana en el arte contemporáneo, 2013. Tese (História da Arte) - Universidad de Granada.
Arguente.
8. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Alexandra Trevisan da Silveira Pacheco. Influências internacionais na arquitectura moderna no Porto (1926-1956), 2013. Tese (Arquitectura) - Universidad de Valladolid.
9. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Johanna Maria Hamann Mazure. Monumentos Públicos y Espacios Urbanos. Lima, 1919-1930, 2011. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona.
Arguente principal.
10. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Adriana Hernandez Sanchez. Espacio Público en el Centro Histórico de Puebla (México), 2009. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona.
11. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Nuria Ricart Ulldemolins. Cartografies de la Mina: Art, Espai Públic, Participació Ciutadana, 2009. Tese (Espacio Público y Regeneración Urbana ) - Universidad de Barcelona.
Arguente principal.
12. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Sandra Maria Fonseca Leandro. Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): Historiador, Crítico de Arte e Museólogo, 2009. Tese (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
13. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de José Guilherme Ribeiro Pinto de Abreu. Escultura Pública e Monumentalidade em Portugal (1948-1998), 2007. Tese (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
Arguente principal.


Mestrado
Master degree
1. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Maria do Carmo Marques da Gama Vieira. Uma reflexão sobre a Serigrafia dos Anos 70 a partir da Coleção do CAM, 2016.  Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Margarida Mafra. "Dans une atmosphère de rêve": Sonia Delaunay et l'appropriation de l'iconographie populaire portugaise, 2014.  Dissertação (Histoire de l'art) - École du Louvre.
3. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Daniela Filipa Teixeira Simões. Entre "A Cidade e as Serras": o Azulejo Arte Nova português no panorama artístico dos primórdios do século XX, 2014.  Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Maria de Lourdes Henriques Raposo. A Valorização do Património Edificado nas Politicas de Reabilitação Urbana. A propósito da casa de Júlio de Castilho, 2013.  Dissertação (Património - Património Urbano) - Universidade Nova de Lisboa.
5. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Ana Catarina Gonçalves Valente Marto. Problemáticas Museológicas do Video na Arte Contemporânea, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa.
6. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de João José Maçãs Biscainho. Experiência de Cinema”: Exposição e Conservação. Em busca da “Performance Autêntica, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa.
7. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Inês Pais Gonçalves. O Palácio Barão de Quintela: contributo para um estudo monográfico, 2012.  Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Maria Felisa Henriques Pereira Perez. Adriano Sousa Lopes, Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea: entre a continuidade e a mudança, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa.
9. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Catarina Anselmo Crua. As revistas Córnio - Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio, Pentacórnio. , 2011.  Dissertação (Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes) - Universidade Nova de Lisboa.
10. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Susana Barrocas. Escultura no Espaço Público de Setúbal: Proposta de Roteiro, 2010.  Dissertação (Património - Património Artístico) - Universidade Nova de Lisboa.
11. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de André Manuel Escarameia Calha de Oliveira. A “Destruição” da Pintura 1945-1968: Um registo artístico perante o qual não se inclina a cabeça, 2009.  Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
12. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Andreia Isabel Cardoso Tomás. O corpo tatuado como património efémero, 2009.  Dissertação (Património histórico) - Universidade Nova de Lisboa.
13. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Isabel Sofia das Neves Duarte Mendes Monteiro. A obra do arquitecto Fernando Silva (1914-1983): um arquitecto da “geração esquecida”, 2009.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
14. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de José António Gomes de Oliveira. A Fotografia e o Fotográfico em Ernesto de Sousa, 2009.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
15. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Adriano Maria de Oliveira Pinto Coelho. Fábrica Simões. Memórias de uma Unidade Fabril, 2009.  Dissertação (Património - Património Urbano) - Universidade Nova de Lisboa.
16. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Maria Miguel Silva Pereira. O cinema português e António Ferro: aspectos da "política do espírito" nos prémios cinematograficos do S.N.I. (1944-1950), 2009.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
17. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Miguel Nuno Santos Montez Leal. A pintura a fresco entre dois séculos: Pereira Cão (1841-1921) e a pintura decorativa em Portugal, 2007.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
18. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Inês de Sousa Gonçalves de Almeida Leite. Francisco da Conceição Silva: para uma compreensão da obra e do grande atelier/empresa - 1946/1975, 2007.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
19. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Israel Vindarinho Guarda. Formas Urbanas. A construção da cidade de Lisboa entre 1888 e 1958, 2007.  Dissertação (História da Arte - História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.
20. Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Patrícia Beirão da Veiga Bento d'Almeida. Victor Palla e Bento d'Almeida: obras e projectos de um atelier de Arquitectura, 1946-1973, 2007.  Dissertação (História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1 As artes chãs, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian .
Mesa redonda organizada no âmbito da exposição A Forma Chã (curadoria de Eliana Sousa Santos). Os outros participantes foram: João Vieira Caldas, Jorge Figueira e Sérgio Fazenda Rodrigues.
2. Southern Modernisms, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Southern Modernisms: critical stances through regional appropriations; Nome da Instituição: IHA FCSH-UNL e CEAA CESAP-ESAP; Cidade do evento: Porto / Esap.
3. Amadeo e a Guerra, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Sob o Signo de Amadeo: Ciclo de conferências; Nome da Instituição: CAM- FCG, IHA e CECL; Cidade do evento: Lisboa / CAM.
4. “Ler” imagens, 2012 (Outra).
Nome do evento: AULAS DA PRIMAVERA 3ª EDIÇÃO; Nome da Instituição: ELAB; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
5. A história da arte da antiguidade na construção da história da arte (de Winckelmann a Riegl, com uma pequena nota sobre Benjamin), 2012 (Encontro).
Nome do evento: 1º Encontharte – Encontros de História da Arte da Antiguidade; Nome da Instituição: IHA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH (edifício I&D).
6. Imagens de sonho: representações do património urbano e construção da cidade, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Espaço Interior: imagens de sonho a propósito de habitar a cidade histórica - 1º Encontro de Arquitectura e Urbanismo ; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Torres Vedras; Cidade do evento: Torres Vedras / Torres Vedras.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Avant-Garde Migrations, 2015 (Simpósio).
Nome da Instituição: IHA, RIHA, CAM-FCG; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Arte Crítica Política Colóquio 2014, 2014 (Encontro).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Vai e vem - questões de cultura visual, 2012 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso de História da Arte Portuguesa - Homenagem a José-Augusto França; Nome da Instituição: APHA; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
Sessão aprovada por via de call for sessions.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Onde mora o valor?, 2017 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Mediterrânico de Estética; Nome da Instituição: ESAP/CESAP, IHA-FCSH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.
Comunicação por submissão de abstract.
2. O círculo da Corporation Nouvelle, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Conferências da exposição Amadeo de Souza Cardoso/ Porto Lisboa/ 2016-1916; Nome da Instituição: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.
3. Cien anos de transferencias culturales: Barcelona 1888-1892, 2016 (Simpósio).
Nome da Instituição: Universitat Pompeu Fabra; Cidade do evento: Barcelona / Universitat Pompeu Fabra.
4. Nationalism and Cosmopolitanism in Avant-Garde and Modernism: The Impact of WWI, 2014 (Seminário).
5. Tecnologias culturais e artes dos media, 2014 (Encontro).
Nome da Instituição: CECL, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
6. Space Talk, 2014 (Encontro).
Nome da Instituição: IHA, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
7. UTOPIA - Fourth Bi-annual conference of the European Network for the Avant-Garde and Modernism Studies, 2014 (Conferência).
Nome da Instituição: University of Helsinki, EAM; Cidade do evento: Helsinki / University of Helsinki.
8. The European artistic avant-garde c.1910-30:Formations, Networks and Trans-national strategies, 2013 (Simpósio).
Nome da Instituição: Södertörn University; Cidade do evento: Stockholm / Södertörn University.
9. Alternative Modernisms Conference, 2013 (Conferência).
Nome da Instituição: Cardiff University; Cidade do evento: Cardiff / Cardiff University.
10. Symposium Systems of History: George Kubler’s Portuguese Plain Architecture, 2012 (Simpósio).
Nome da Instituição: CES; Cidade do evento: Coimbra / CES.
11. The Many: History, Theory and Politics. International Conference, 2012 (Conferência).
Nome da Instituição: IHC, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
12. The 10th Triannual Nordik Committee for Art History Conference NORDIK 2012 - Presentation/Representation/Repression, 2012 (Conferência).
Nome da Instituição: Stockholm University; Cidade do evento: Stockholm / Stockolm University.
13. Conferência Internacional Arte & Melancolia, 2010 (Conferência).
Nome da Instituição: IHA, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
14. Portrait of the City: Framing the Significance of Historical Urban Landscapes Conference, 2010 (Conferência).
Nome da Instituição: The School of Architecture, Landscape and Civil Engineering, University College Dublin, in collaboration with the Office of Public Works; Cidade do evento: Dublin / Dublin Castle.
15. Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar, 2010 (Congresso).
Nome da Instituição: CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Centro Nacional de Cultura.
16. ESF Exploratory Workshop on Public Art and its Distresses. From mainstream city marketing strategies to a tool for social regeneration, 2010 (Workshop).
Nome da Instituição: European Science Foundation and Università Cattolica del Sacro Cuore; Cidade do evento: Milan / Università Cattolica del Sacro Cuore.
17. CIHA conference: How to write Art History - National, Regional or Global, 2007 (Conferência).
Nome da Instituição: Hungarian Academy of Sciences; Cidade do evento: Budapest / Hungarian Academy of Sciences.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Leal, Joana Cunha. Cadernos de Arte e Antropologia, desde 2012/06/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Leal, Joana Cunha. Análise Social, desde 2012/03/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Leal, Joana Cunha. RIHA Journal, desde 2011/10/14, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
4. Leal, Joana Cunha. Faces de Eva, desde 2010/03/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Leal, Joana Cunha. Revista de História da Arte, desde 2009/01/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
6. Leal, Joana Cunha. On the W@terfront, desde 2007/03/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
7. Leal, Joana Cunha. RIHA Journal, de 2013/04/10 até 2013/06/17, Função ou tipo de participação: Reviewer.
8. Leal, Joana Cunha. Eighteenth-Century Studies, de 2013/03/19 até 2013/04/21, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: The Johns Hopkins University Press.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
53

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
13
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
12
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
42

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
42

Total
Dados complementares
(Additional data)
92

Orientações
Orientations
25
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
33
Participação em Eventos
Event participation
26
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
8


Visualizações do curriculum [ 5063 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-11-2017 às 12:48:53
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis