Curriculum Vitae

Ana Luísa Veloso

Data da última atualização »Last update : 07/05/2018


Ana Luísa Setas Veloso. Concluiu Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro em 2012. É do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 3 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6464534748296723


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Luísa Veloso
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Veloso, Ana Luísa
Categoria profissional
Position
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Música
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200--465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)914209128
Correio electrónico: anaveloso@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Música (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2001-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Professores do Ensino Básico, variante Educação Musical (4 anos » years) .
Politécnico do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2007 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Curso de Formação Especializada em Investigação em Didáctica.
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Mai/2015-Actual Bolseiro de Pós-Doutoramento

Politécnico do Porto
Out/2012-Set/2015 Assistente Convidada

Politécnico do Porto
Out/2008-Jun/2011 Assistente Convidada

Universidade de Aveiro
Set/2007-Jul/2008 Equiparada a Assistente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Politécnico do Porto
Mai/2015-Actual Escola Superior de Educação do Porto
Linhas de investigação»Research fields:


Music and Collaborative Creativity


Music, Education and Community


Music and Social Transformation




Politécnico do Porto
Out/2008-Jun/2011
Linhas de investigação»Research fields:


Musical Creativity


Music Cognition - Embodiment and Enaction






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Music and Collaborative Creativity
2. Music, Education and Community
3. Music and Social Transformation
4. Musical Creativity
5. Music Cognition - Embodiment and Enaction




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Educação Musical, Membro.
Jan/2013 - Actual European Association for Music in Schools, Membro.
National Coordinator.
Jan/2012 - Actual Sonoscopia, Membro fundador.
Investigadora Música Formadora.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lopes, João T; Boia, Pedro S; Veloso, Ana L; caldas, Matilde. 2017. Retratos sociológicos: socialização de orquestra, percursos e vivências.  In Crescer e Tocar na Oruqestra Geração, ed. Graça Mota & João teixeira Lopes, 173 - 254. ISBN: 978-989-8016-56-0. Vila do Conde: Verso da História.
2. Boal-Palheiros, Graça; Veloso, Ana L; Cruz, Ana I; Boia, Pedro S. 2017. Metodologia.  In Crescer e Tocar na Orquestra geração, ed. Graça Mota & João teixeira lopes, 59 - 72. ISBN: 978-989-8016-56-0. Vila do Conde: Verso da História.
3. Lopes, João T; Mota, Graça; Veloso, Ana L; Teixeira, Rute. 2017. Música e Inclusão Social.  In Crescer a Tocar na Orquestra Geração, ed. Graça Mota & João Teixeira Lopes, 21 - 40. ISBN: 978-989-8016-56-0. Vila do COnde: Verso da História.
4. Veloso, Ana L. 2015. This is My Voice in Music: Creating New Life Opportunities from Collective Music Participation.  In European Perspectives on Music Education: Every Learner Counts, ed. Natassa Economidou & Mary Stakelum, 241 - 256. ISBN: 978-3-99035-381-3. Innsbruck, Austria: Hebling.
5. Veloso, Ana L; Carvalho, Sara. 2012. Music composition as a way of learning: emotions and the situated self.  In Musical Creativity: Insights from Music Education Research, ed. Odena, Oscar, 73 - 93. ISBN: 978-1-4094-0622-8. London, U.K: ASHGATE.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Veloso, Ana L. 2017. "Composing music, developing dialogues: An enactive perspective on children's collaborative creativity", British Journal of Music Education, Digital: 1 - 18.
2. Veloso, Ana L. 2016. "Más allá de la Orquestra Geração: El retrato de Manuella, una joven que soñaba com ser clarinetista profesional", Revista Internacional de Educacion Musical, 4: 95 - 103.
3. Veloso, Ana L. 2016. "Música como Prática Social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.o ciclo do Ensino Básico no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular", Revista Portuguesa de Educação ARtística 6, 1: 65 - 78.
4. Veloso, Ana L. 2009. "The inclusion of the Educator in Preschool Music Lessons as an influence on musical development", Problems in Music Pedagogy 4, 1: 112 - 125.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Veloso, Ana L; Araújo, Maria J. 2014. "Music as a way of living: the case of Sonoscopia", Trabalho apresentado em Keep it simple make it fast: underground music scenes and diy cultures, In Keep it Simple, Make it Fast! An approach to underground music scenes, Porto.
2. Veloso, Ana L. 2015. "The Software Orelhudo: A musical appreciation tool for primary schools", Trabalho apresentado em 23rd EAS COnference/5th ISME Regional Conference, In Open Ears, open Minds: Listening and Understanding Music, Rostock.
3. Veloso, Ana L; Carvalho, Sara. 2010. "Analyzing the Development of Children's' Musical Thinking through Music Composition Activities", Trabalho apresentado em Educating the Creative Mind, In An International Conference on Arts-Based Education: Developing Capacities for the Future, Union, NJ.
4. Veloso, Ana L. 2010. "Creating meaning through music composition: A contribution for understanding the development of children’s musical thinking", Trabalho apresentado em ISME RESEARCH COMISSION, In Proceedings of the 23rd International Seminar on research in Music Education, Chan Chung.
5. Veloso, Ana L. 2008. "Project "Ulice": Exploration of the creative process employed by school aged children faced with a musical composition task", Trabalho apresentado em ISME RESEARCH COMISSION, In Proceedings of the 22nd International Seminar on Research in Music Education, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Veloso, Ana L. S. 2007. "A atividade de Música na EB1 de Real: relato de um caminho possível", Revista de Educação Musical, 128/129: 37 - 38.



Processo sem registo ou patente
Process without patent or official record
1. Veloso, Ana L. INsono - Instalação sonora interativa / oficina,2015.
Tipo de processo ou técnica: Projeto;Natureza do processo ou técnica: Pedagógica.
Acompanhamento à criação e mediação pedagógica.






Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Fórum Internacional de Estudantes de Pós-graduação em Música e Dança, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Fórum Internacional de Estudantes de Pós-graduação em Música e Dança; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
15

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5

Total
Produção técnica
Technical production
1

Processos ou técnicas
Processes or techiniques
1
Processos ou técnicas sem registo ou patente
Processes or techiniques without patent or official record
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
1

Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 1236 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-04-2020 às 15:46:28
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis