Curriculum Vitae

José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo

Data da última atualização »Last update : 13/06/2018


José Alberto Lencastre is Assistant Professor (by invitation) at University of Minho, Portugal. Works in Education Sciences in the field of Educational Technology. Teaching interests include understanding the opportunities to enhance teaching and learning processes through technology. Jose has been developing teaching and supervision activities in Master and Doctoral Programs in Educational Technology, exploring innovative pedagogical practices using technology (blended learning, flipped learning, gamification, game-based learning, mobile learning, digital storytelling). Research interests include Design-based research, Multimedia in education, Online learning, Technology-enhanced learning, Online course design and Usability. José is author or co-author of more than 130 papers on technology integration in education (face-to-face or online).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6304892866742478


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lencastre, José Alberto
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Campus de Gualtar
Braga
4710--057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604222Extensão: 601360
Correio electrónico: jlencastre@ie.uminho.pt
Homepage: http://jlencastre.wixsite.com/josealbertolencastre
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2009 Doutoramento
Phd
Educação, especialização em Tecnologia Educativa.
Universidade do Minho, Portugal.

2002 Mestrado
Master degree
Educação - Tecnologia Educativa (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1991 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Educação Visual (4 anos » years) .
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Administradores Moodle.
ed-rom, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
TICES Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Superior.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
PeDCES - Pedagogia e Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Introdução à plataforma de aprendizagem Moodle.
Instituto Piaget, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
A Contextualização da Formação no Apoio aos Projectos TIC das Escolas.
Direcção Regional de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Redes Sala TIC.
Instituto Piaget, Portugal.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Iniciação à informática e Internet.
Centro de Formação Terras da Feira , Portugal.

2003 Curso de curta duração
Short course
Adobe Premiere.
FLAG, Portugal.

2002 Curso de curta duração
Short course
Especialização em Internet.
RUMOS, Portugal.

1998-1998 Curso de curta duração
Short course
Workshop Fotografia.
Universidade do Minho, Portugal.

1998-1998 Curso de curta duração
Short course
Utilização dos Serviços da Internet no Ensino.
Centro de Formação Terras da Feira , Portugal.

1997-1997 Curso de curta duração
Short course
Técnicas de Revelação de Diapositivos.
Instituto Português da Juventude, Portugal.

1997-1997 Curso de curta duração
Short course
Informática Activa.
Centro de Formação Terras da Feira , Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
Técnicas Avançadas de Laboratório.
Instituto Português da Juventude, Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
Programação em Visual Basic.
Centro de Formação Vasco da Gama - Santo Tirso, Portugal.

1995-1995 Curso de curta duração
Short course
Introdução aos computadores e Ms-Dos, Windows e WinWord .
Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, Portugal.

1994-1994 Curso de curta duração
Short course
Técnicas de Laboratório a Preto/Branco.
Instituto Português da Juventude, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Mar/2011-Actual Professor Auxiliar

Instituto Piaget
Jan/2010-Jan/2013 Professor Coordenador

Universidade do Porto
Jan/2007-Dez/2010 Outra Situação

Instituto Piaget
Fev/2008-Jan/2010 Professor Adjunto

Instituto Piaget
Set/2002-Fev/2008 Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor

Universidade do Minho
Out/2005-Jun/2006 Outra Situação

Instituto Piaget
Set/2000-Fev/2002 Assistente 2º triénio

Politécnico do Porto
Out/2000-Jul/2001 Outra Situação

Instituto Piaget
Jan/2000-Jul/2000 Assistente 1º triénio

Universidade do Minho
Out/1999-Jun/2000 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Jan/2017-Actual Centro de Investigação em Educação (CIED),Instituto de Educação
Linhas de investigação»Research fields:


Technology, Multiliteracies and Curriculum


Out/2013-Dez/2016 Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC),Instituto de Educação
Linhas de investigação»Research fields:


Pedagogical Resources for Children




Universidade do Porto
Jan/2007-Dez/2010 Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE),Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Linhas de investigação»Research fields:


E:etc - Expressões Espaços e Tempos de Criatividade






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Set/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Imagem em Educação(Regente)
  • Avaliação e Concepção de Materiais Escolares de Informática(Regente)
  • Avaliação da Usabilidade(Regente)
  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Turismo Cultural - Módulo 1 – Avaliação de Páginas Web(Docente)


Out/2013-Jul/2014
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino da Informática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação e Concepção de Materiais Escolares de Informática(Regente)
  • Estágio profissional(Docente)


Out/2013-Jul/2014
Curso»Academic program: Mestrado em Tecnologia e Arte Digital

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação da Usabilidade(Regente)


Mar/2013-Jul/2014
Curso»Academic program: Mestrado em Património e Turismo Cultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Turismo Cultural - Módulo 1 – Avaliação de Páginas(Docente)


Out/2013-Mar/2014
Curso»Academic program: Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Imagem em Educação(Regente)


Mar/2013-Jul/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Património e Turismo Cultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Turismo Cultural - Módulo 1 – Avaliação de Páginas Web(Docente)


Mar/2013-Jul/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • “Aprendizagem e Comunicação em Rede”(Regente)


Set/2012-Fev/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino da Informática

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Concepção e Avaliação de Materiais Escolares de Informática(Regente)
  • Estágio profissional(Docente)


Mar/2012-Jul/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Património e Turismo Cultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Turismo Cultural - Módulo 1 – Avaliação de Páginas Web(Docente)


Mar/2012-Jul/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Tecnologia e Arte Digital

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação da Usabilidade(Regente)


Mar/2011-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Tecnologia e Arte Digital

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação da Usabilidade(Regente)


Mar/2011-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Património e Turismo Cultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Turismo Cultural - Módulo 1 – Avaliação de Páginas Web(Docente)


Mar/2011-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Sistemas da Informação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação da Usabilidade(Regente)




Universidade do Minho
Out/2005-Jun/2006
Curso»Academic program: Licenciaturas em Ensino, variante Português

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologia Educativa (Prática Pedagógica II)(Docente)




Politécnico do Porto
Out/2000-Jul/2001
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino, variante Educação Física

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologia Educativa (Informática)(Docente)


Out/2000-Jun/2001
Curso»Academic program: Licenciaturas em Ensino, variante Educação Musical

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologia Educativa (Informática)(Docente)


Out/2000-Jun/2001
Curso»Academic program: Curso de Complemento Formação de Professores de Educação Física (2º Ciclo)

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias da Informação e da Comunicação, na componente de informática(Docente)




Universidade do Minho
Out/1999-Jun/2000
Curso»Academic program: Licenciaturas em Ensino, variante Português

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologia Educativa (Prática Pedagógica II)(Docente)


Out/1999-Jun/2000
Curso»Academic program: Licenciaturas em Ensino, variante Português/Inglês

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologia Educativa (Prática Pedagógica II)(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Technology, Multiliteracies and Curriculum
2. Pedagogical Resources for Children
Objectivos»Goals: The main objective of CIEC-UM is to promote high level research and the gathering of scientific knowledge and skills to contribute to the improvement of children’s wellbeing, development and learning..
3. E:etc - Expressões Espaços e Tempos de Criatividade




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2017-2019
Games2Learn & Gamification2Engage
Referência do projeto»Project reference: 2017-1-PT01-KA201-035921.
ERASMUS+
Financiador(es)»Funding: Agencia Nacional para o programa Aprendizagem ao Longo da Vida..

2016-2018
BRINGING LIFE INTO THE CLASSROOM: innovative use of mobile devices in the educational process
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-RO01-KA201-024659.
ERASMUS+
Financiador(es)»Funding: Romanian National Agency for Erasmus+ (Focsani, Romania).

2015-2017
Better e-Learning for All
Referência do projeto»Project reference: 2015-1-TR01-KA204-021954.
ERASMUS+
Parceiro(s)»Partners: Universidade Çukurova de Adana (TR); Firat University; UNIVERSITA DEGLI STUDI DI FERRARA ; Universidade do Minho; Searchlighter Services Ltd ; K MILIOS AND SIA OE; APLOAD Lda .
Financiador(es)»Funding: European Commission.

2012-2014
Building (e-)Learning Bridges
Referência do projeto»Project reference: 2012-1-PT1-GRU06-12160 1.
Grundtvig Learning Parnership
Financiador(es)»Funding: Agencia Nacional para o programa Aprendizagem ao Longo da Vida..

2011-2013
( e-Pris ) - E-learning em Estabelecimentos Prisionais
Referência do projeto»Project reference: ..
Financiador(es)»Funding: Instituto Piaget.

2008-2012
IPDES - Avaliação de um projecto de Educação online numa instituição de ensino superior e impacto na formação de professores
Referência do projeto»Project reference: ..
Financiador(es)»Funding: Instituto Piaget.

2006-2009
Educação On-line: Um estudo sobre o blended learning na formação pós-graduada a partir da experiência de desenho, desenvolvimento e implementação de um protótipo Web sobre a imagem
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BD/32854/2006.
Doutoramento
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-2020
TEACH-UP: TEACHer Upskilling Policy experimentation
Referência do projeto»Project reference: 582948-EPP-1-2016-2-BE-EPPKA3-.
Policy experimentation, co-funded by the Erasmus+ Programme of the European Union
Financiador(es)»Funding: Comissão Europeia.

2017-2019
RESHAPING LIFE IN A GENEROUS COUNTRY
Referência do projeto»Project reference: 2017-1-TR01-KA204-046155.
ERASMUS+
Financiador(es)»Funding: Universidade Çukurova de Adana (TR).

2013-2015
E-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates
Referência do projeto»Project reference: 2013-1-TR1-LEO05-47530.
LEONARDO DA VINCI Transfer of innovation
Parceiro(s)»Partners: Universidade Çukurova de Adana (TR).
Financiador(es)»Funding: European Commission.

2012-2015
JUXTALEARN-Juxtapositioned reflective performance enabling science and technology learning
Referência do projeto»Project reference: 317964 .
Seventh Framework Programme FP7-ICT-2011-8
Parceiro(s)»Partners: Open University; Universidad Rey Juan Carlos; Linn us University; Rhine-Ruhr Institute for applied system innovation; University of Birmingham; Universidade do Minho.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2015 - Actual INSTICC - Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication , Membro.
(Member number: 8591).
Mai/2014 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
(Member number: 1223).
Nov/2012 - Actual ALGORITMI - unidade de investigação I&D em TIC e Electrónica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Membro.
Colaborador.
Out/2013 - Dez/2016 CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, sediado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Membro.
Investigador integrado.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ilin, Gülden; Ilin, Sukru C; Silva, Bento D.; Osório, António J; Lencastre, José A. 2017. Better e-Learning for Innovation in Education. ed. 1, ISBN: 978-605-82219-0-1. Istanbul, Turkey: Öz Karacan, Istanbul, Turkey.
2. Monteiro, Angélica; Moreira, J. A; Lencastre, José A. 2015. Blended (e)Learning na Sociedade Digital. ed. 1. Santo Tirso: Wh!teBooks.
3. Monteiro, A. M; Moreira, J. A; Lencastre, José A. 2015. Blended (e)learning na sociedade digital. ed. 1, ISBN: 9789898765178 . Santo Tirso: Wh!teBooks.
4. Monteiro, Angélica; Moreira, J. A; Almeida, Ana C; Lencastre, José A. 2012. Blended learning em contexto educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação. ed. 3, ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: DeFacto Editores.
5. Monteiro, Angélica M. R; Moreira, J. A; Almeida, Cristina; Lencastre, José A. 2012. O blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. ed. 1, ISBN: 978-989-8557-05-6. Sto Tirso: DeFacto Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, Nuno Q; Lencastre, José A. 2017. The Regulation of Learning Effort in Online Environments: The Role of Interdisciplinary articulation.  In Better e-Learning for Innovation in Education, ed. Gülden Ilin, Sükrü Çetin Ilin, Bento Duarte da Silva, António J. Osório and José Alberto Lencastre, 155 - 174. ISBN: 978-605-82219-0-1. Istanbul, Turkey: ÖzKaracan.
2. Monteiro, Sandro; Lencastre, José A; Silva, Bento D.; Osório, António J; Waal, Paula; Ilin, Sukru C; Ilin, Gülden. 2017. A Systematic Review of Design Factors to Prevent Attrition and Dropout in e-Learning Courses.  In Better e-Learning for Innovation in Education, ed. Gülden Ilin, Sükrü Çetin Ilin, Bento Duarte da Silva, António J. Osório and José Alberto Lencastre, 135 - 153. ISBN: 978-605-82219-0-1. Istanbul, Turkey: Öz Karacan.
3. Cruz, Saraand L. J. 2017. The Problem Distiller Tool: Supporting Teachers in Uncovering Why Their Students Have Problems Understanding Threshold Concepts.  In Computers Supported Education: 8th International Conference, CSEDU 2016, Rome, Italy, April 21-23, 2016, Revised Selected Papers, ed. Costagliola, Gennaroand Uhomoibhi, Jamesand Zvacek, Susanand McLaren, Bruce M., 380 - 401. ISBN: 978-3-319-63184-4. Cham: Springer International Publishing.
4. Lencastre, José A. 2017. EDUCAÇÃO ON-LINE: desenhar um curso híbrido centrado no estudante.  In Dimensões dos Processos Educacionais: Da Epistemologia à Profissionalidade Docente , ed. Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Manuel Ribeiro da Silva, André Luiz Sena Mariano , 209 - 223. ISBN: 978-85-444-1558-0. Curitiba: Editora CRV.
5. Lencastre, José A. 2016. O papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online.  In Digital Technologies & Future School, ed. Neuza Pedro, Ana Pedro, João Filipe Matos, João Piedade, Magda Fonte , 1114 - 1126. ISBN: 978-989-8753-36-6. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
6. Cruz, Sara; Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Clough, Gill; Adams, Anne. 2016. The Problem Distiller Tool: supporting teachers in uncovering why their students have problems understanding Threshold Concepts.  In CSEDU 2016 - Revised Selected Best Papers, 00 - 00. . Rome: Springer.
7. Bento, Marco; Lencastre, José A; Pereira, Íria. 2016. The use of mobile devices in the development of reading comprehension skills. .  In The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research - Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, ed. Íris Pereira, Altina Ramos, and Jackie Marsh , 24 - 34. ISBN: 978-989-8525-48-2. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) .
8. Lencastre, José A. 2016. MOBILE LEARNING: potencial de inovação pedagógica.  In Tecnologias e processos inovadores na educação , ed. Tânia Maria Hetkowski & Maria Altina Ramos , 159 - 176. ISBN: 978-85-444-1126-1. Curitiba: Editora CRV.
9. Lencastre, José A; Coutinho, Clara. 2015. Blended Learning.  In Encyclopedia of Information Science and Technology, Third Edition, ed. Mehdi Khosrow-Pour, 1360 - 1368. ISBN: 9781466658882. Hershey PA: IGI Global.
10. Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Casal, João; José, Rui. 2014. Pedagogical and organizational concerns for the deployment of interactive public displays at schools. .  In New Perspectives in Information Systems an Technologies, Volume 2, Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 276, ed. Álvaro Rocha, Ana Maria Correia, Felix B. Tan, & Karl A. Stroetmannet , 429 - 438. ISBN: 978-145031992-8 . Switzerland: Springer International Publishing Switzerland.
11. Lencastre, José A; Coutinho, C. P; Casal, J.; José, R.. 2014. Pedagogical and organizational concerns for the deployment of interactive public displays at schools. .  In New Perspectives in Information Systems an Technologies, Volume 2, Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 276, 429 - 438. . Suíça: Springer International Publishing Switzerland.
12. Lencastre, José A. 2012. Blended learning: a evolução de um conceito.  In Blended learning em contexto educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 17 - 30. ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: DeFacto Editores.
13. Castro, Olga; Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2012. Um estudo sobre a implementação da educação online no ensino superior.  In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 151 - 172. . Sto Tirso: Defacto Editores.
14. Monteiro, Angélica; Lencastre, José A; Rodrigues, Ana P. 2012. A mediação pedagógica em ambientes online: reflexão a partir da análise de interações em fóruns.  In Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, ed. Carlinda Leite e Miguel Zabalza, 2443 - 2463. ISBN: 978-989-8471-05-5. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
15. Lencastre, José A. 2012. Educação on-line: análise e estratégia para criação de um protótipo.  In Educação on-line: Conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações, ed. João Batista Bottentuit Junior & Clara Pereira Coutinho , 127 - 136. ISBN: 9788580423419. Maranhão: Editora CRV.
16. Monteiro, Angélica; Lencastre, José A; Moreira, J. A. 2012. Interação em salas de aula virtuais.  In Blended learning em contexto educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 79 - 94. ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: DeFacto Editores.
17. Lencastre, José A. 2012. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: development research.  In Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, ed. Angélica Monteiro, J. António Moreira & Ana Cristina Almeida, 45 - 54. ISBN: 978-989-8557-02-5. Santo Tirso: DeFacto Editores.
18. Castro, Olga; Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2012. Um estudo sobre a implementação da educação online numa instituição de ensino superior.  In Blended learning em contexto educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 149 - 171. ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: DeFacto Editores.
19. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2008. Avaliação Heurística de um Sítio Web Educativo: o Caso do Protótipo "Atelier da Imagem".  In Ambientes Educativos Emergentes, ed. Paulo Dias & Anónio José Osório , 159 - 176. ISBN: 978-972-98456-2-8. Braga: Universidade do Minho: Centro de Competência.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Isaias, Pedro; Reis, Francisco; Coutinho, Clara; Lencastre, José A. 2017. "Empathic technologies for distance/mobile learning: an empirical research based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT)", Interactive Technology and Smart Education 14, 2: 159 - 180.
2. Cruz, S.; Lencastre, José A; Coutinho, C.; Clough, Gill; Adams, Anne. 2017. "The JuxtaLearn process in the learning of maths’ tricky topics: Practices, results and teacher’s perceptions.", CSEDU 2017 - Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education 1, .: 387 - 394.
3. Monteiro, Ana; Bento, Marco; Lencastre, José A; Pereira, Marcelo; Ramos, Altina; Osório, Antonio J; Silva, Bento. 2017. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 13: 352 - 352.
4. Santos, Luís; Lencastre, José A. 2017. "Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 13: 187 - 187.
5. Barradas, Rolando; Lencastre, José A. 2017. "GAMIFICATION e GAME-BASED LEARNING: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem", Revista Investigar em Educação, 6: 11 - 37.
6. Cruz, S.; Lencastre, José A; Coutinho, C.; Clough, G.; Adams, A.. 2016. "Threshold Concepts Vs. Tricky topics exploring the causes of student{'", CSEDU 2016 - Proceedings of the 8th International Conference on Computer Supported Education 1, .: 205 - 215.
7. Cruz, Sara; Lencastre, José A; Coutinho, Clara. 2015. "Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos", SENSOS-e  2, 2: 1 - 11.
8. Bento, Marco; Lencastre, José A. 2015. "Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura", Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 6: 33 - 36.
9. Lencastre, José A; Coutinho, C.; Cruz, S.; José, Rui; Clough, Gill; Adams, Anne. 2015. "A video competition to promote informal engagement with pedagogical topics in a school community", CSEDU 2015 - 7th International Conference on Computer Supported Education, Proceedings 1, .: 334 - 340.
10. Lencastre, José A; Coutinho, Clara; José, Rui. 2014. "Adoption concerns for the deployment of interactive public displays at schools", Journal EAI Endorsed Transactions on e-Learning, 14: 1 - 7.
11. Lencastre, J.A.; Coutinho, C.; Casal, J.; Jos{\'e. 2014. "Pedagogical and organizational concerns for the deployment of interactive public displays at schools", Advances in Intelligent Systems and Computing 276 V, .: 429 - 438.
12. Lencastre, José A. 2003. "Ensinar pela Imagem", Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía e Educación 10, 8: 2100 - 2105.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cruz, Sara; Lencastre, José A; Coutinho, Clara. 2018. "The VideoM@T Project - Engaging Students on Learning Tricky Topics in Mathematics Through Creative Skills", Trabalho apresentado em 10th International Conference on Computer Supported Education, In Proceedings of the 10th International Conference on Computer Supported Education, Funchal, Madeira, Portugal.
2. Cruz, Sara; Lencastre, José A; Coutinho, Clara; José, Rui; Clough, Gill; Adams, Anne. 2017. "The JuxtaLearn process in the learning of maths’ tricky topics: Practices, results and teacher’s perceptions", Trabalho apresentado em CSEDU2017, In Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education, Porto, Portugal.
3. Cruz, Sara; Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Clough, Gill; Adams, Anne. 2016. "Threshold Concepts Vs. Tricky Topics - Exploring the Causes of Student´s Misunderstandings with the Problem Distiller Tool", Trabalho apresentado em CSEDU2016, In Proceedings of the 8th International Conference on Computer Supported Education, Rome, Italy, Rome.
4. Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Cruz, Sara; Magalhães, Celestino; Casal, João; José, Rui; Clough, Gill; Adams, Anne. 2015. "A Video Competition to Promote Informal Engagement with Pedagogical Topics in a School Community", Trabalho apresentado em CSEDU2015, In Proceedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education, Lisbon, Portugal.
5. Bento, Marco; Lencastre, José A. 2015. "Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura", Trabalho apresentado em CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments, In Proceedings of CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments, Porto.
6. Barradas, Rolando; Lencastre, José A. 2015. "“QUEM QUER SABER?” Avaliação de usabilidade de uma plataforma de jogos de escolha múltipla", Trabalho apresentado em IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education, In Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education, Braga.
7. Osório, Carlos; Lencastre, José A. 2015. "Avaliação da usabilidade de um jogo desenvolvido em Scratch", Trabalho apresentado em IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education, In Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education, Braga.
8. Magalhães, Cátia; Oliveira, Fátima; Lencastre, José A. 2014. "O jogo multimédia como ferramenta de trabalho cooperativo e colaborativo.", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
9. Sousa, Rui; Lencastre, José A. 2014. "Scratch: uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemas.", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. , In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. , Coimbra.
10. Lencastre, José A; Bento, Marco. 2014. "Computador vs. Tablet: estudo comparativo de um jogo multimédia.", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning., In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning., Coimbra.
11. Magalhães, Celestino G. R.; Cruz, Sara M. A.; Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Casal, João; José, Rui. 2014. "Práticas educativas com a edição de vídeo: motivar com criatividade.", Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, In In António Flávio Moreira et al. (orgs.), Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Braga.
12. Lencastre, José A; Bento, Marco. 2014. "Utilização de recursos multimédia na educação: inovação ou tradição? ", Trabalho apresentado em Congresso ISATT2014, Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, In In Maria Assunção Flores, Clara Coutinho, & José Alberto Lencastre (orgs.), Atas do Congresso ISATT2014, Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga.
13. Cruz, Sara M. A.; Lencastre, José A; Coutinho, Clara. 2014. "Revisão sistemática de Literatura na Open Research Online sobre vídeo e aprendizagem de threshold concepts em matemática", Trabalho apresentado em Congresso ISATT2014, Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, In In Maria Assunção Flores, Clara Coutinho, & José Alberto Lencastre (orgs.), Atas do Congresso ISATT2014, Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga.
14. Lencastre, José A; Coutinho, Clara; Casal, João; José, Rui. 2014. "Public Interactive Displays In Schools: Involving Teachers In The Design And Assessment Of Innovative Technologies", Trabalho apresentado em World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014, In World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014, New Orleans .
15. Lencastre, José A; Bronze, José C; Ilin, Sukru C; Özonur, Mesut. 2014. "Building (e-)Learning Bridges between Portugal and Turkey", Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation iCERi2014, In Proceedings of iCERi2014, Seville.
16. Lencastre, José A; Coutinho, Clara; José, Rui. 2014. "Public Interactive Displays In Schools: Involving Teachers In The Design And Assessment Of Innovative Technologies.", Trabalho apresentado em World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014,, In Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014, Chesapeake, VA.
17. Esteves, Joana; Lencastre, José A. 2013. "Avaliação da Usabilidade do Protótipo Web QIMTERATIVO", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANITYME ANYWHERE, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013/Proceedings of the VIII Internacional Conference on ICT in Education, Braga.
18. Casal, João; Sousa, Cristina; Afonso, Nuno; Lencastre, José A. 2013. "LOCUSMOVIE – Concepção de um software de olhos postos na meta: Os Utilizadores", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANITYME ANYWHERE, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013/Proceedings of the VIII Internacional Conference on ICT in Education, Braga.
19. Costa, Helder; Lopes, Ana; Sousa, Andreia; Sousa, Rui; Lencastre, José A. 2013. "Análise da Usabilidade do protótipo Web: Atreve-te com o Scratch", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANITYME ANYWHERE, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013/Proceedings of the VIII Internacional Conference on ICT in Education, Braga.
20. Ferraz, Daniela; Oliveira, Fátima; Magalhães, Cátia; Ferreira, Sérgio; Marques, Miguel; Lencastre, José A. 2013. "Avaliação da Usabilidade de um Role-Playing Game desenvolvido em Scratch", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANITYME ANYWHERE, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013/Proceedings of the VIII Internacional Conference on ICT in Education, Braga.
21. Cruz, Sara; Lencastre, José A. 2013. "Avaliação da Usabilidade de um Recurso Pedagógico de Matemática para o Quadro Interativo Multimédia", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANITYME ANYWHERE, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013/Proceedings of the VIII Internacional Conference on ICT in Education, Braga.
22. Sousa, Rui; Lencastre, José A. 2013. "Developing Computational Thinking with Scratch: an experience with 8th grade students. ", Trabalho apresentado em The first European conference on Scratch, In http://www.scratch2013bcn.org/node/161, Barcelona.
23. Sousa, Rui; Lencastre, José A. 2013. "Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso ao Scratch: uma experiência com alunos do 8º ano", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, Braga.
24. Cruz, Sara M. A.; Lencastre, José A. 2013. "O QIM como recurso pedagógico para o professor", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, Braga.
25. Esteves, Joana C. M; Lencastre, José A. 2013. "Criação de recursos didáticos para quadros interativos multimédia", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, Braga.
26. Magalhães, Celestino G. R.; Lencastre, José A. 2013. "Usabilidade e acessibilidade de protótipos multimédia educativos: estudo comparativo", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagogia, Braga.
27. Otero, Nuno; Alissandrakis, Aris; Müller, M.; Milrad, M.; Lencastre, José A; Casal, João; José, Rui. 2013. "Promoting secondary school learners' curiosity towards science through digital public displays", Trabalho apresentado em International Academic MindTrek Conference 2013, In Proceedings of International Conference on Making Sense of Converging Media - AcademicMindTrek '13, Tampere, Finland.
28. Bento, Marco; Lencastre, José A. 2012. "Motivação para a Leitura através de um Objeto de Aprendizagem Multimédia", Trabalho apresentado em ieTIC - Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Livro de Atas Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança.
29. Machado, Ana; Esteves, Joana; Cruz, Sara; Vasconcelos, Teresa; Lencastre, José A. 2012. "QIMTERATIVO: Protótipo multimédia para suporte de formação em QIM", Trabalho apresentado em ieTIC - Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Livros de Atas da ieTIC - Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança .
30. Monteiro, Angélica; Lencastre, José A; Rodrigues, Ana P. 2012. "«A mediação pedagógica em ambientes online: reflexão a partir da análise de interações em fóruns»", Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária.Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência., In Livro de atas do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária., Porto.
31. Gomes, José D; Gomes, Cristina; Lencastre, José A. 2012. "Desenvolvimento de um recurso multimédia educativo para plataformas móveis e ambiente Android", Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In In Carvalho, A. A. A., Pessoa, T., Cruz, S., Moura, A., & Marques, C. G. (orgs.) (2012). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Braga: CIEd. 204-211. , Coimbra.
32. Gomes, Cristina; Gomes, José D; Lencastre, José A. 2012. "Desenvolvimento de um jogo de educação musical para plataformas móveis e ambiente Android", Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Carvalho, A. A. A., Pessoa, T., Cruz, S., Moura, A., & Marques, C. G. (orgs.) (2012). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Braga: CIEd., Coimbra.
33. Maia, Isabel; Magalhães, Liliana; Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Bilimória, Helena. 2012. "e-moções: avaliação heurística a um jogo multimédia em m-Learning para crianças com perturbações do espetro do autismo", Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Carvalho, A. A. A., Pessoa, T., Cruz, S., Moura, A., & Marques, C. G. (orgs.) (2012). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning., Coimbra.
34. Bento, Marco; Lencastre, José A. 2012. "Avaliação da Usabilidade do Protótipo Multimédia “Alfa E Beta”", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, In Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa.
35. Guimarães, Carlos; Magalhães, Celestino; Lencastre, José A. 2012. "Criação de um Protótipo Educativo Multimédia Integrado num Projeto de Formação em e-Learning num Estabelecimento Prisional", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional TIC e Educação, In Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa.
36. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Moreira, Luis. 2011. "Aprendizagem baseada em problemas e objectos de aprendizagem", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, A Coruña.
37. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Machado, Pedro; Cardoso, Nuno; Pinto, F. C; Guimarães, Carlos; Guimarães, Celestino. 2011. "Proposta de formação em e-learning no estabelecimento prisional especial de Santa Cruz do Bispo", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, A Coruña.
38. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2010. "Teachers training in higher education: a new approach", Trabalho apresentado em EDULEARN10 Conference, In Proceedings of EDULEARN10 Conference, Barcelona.
39. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A. 2010. "Piaget Online: a concepção do design de aprendizagem do core curriculum a partir da utilização do b-learning no ensino superior", Trabalho apresentado em ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC, In Actas do ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC, Lisboa.
40. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica; Moreira, J. A; Carquejo, Délio. 2010. "Organization and Management of Online Learning Environments", Trabalho apresentado em ICERI2010 - International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2010 Proceedings, Madrid.
41. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2009. "Comunicação e Colaboração On-line no Ensino Superior através da plataforma Moodle", Trabalho apresentado em Challenges 2009, In Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009, Braga.
42. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2009. "Mapping the foundations of collaborative work in the higher education", Trabalho apresentado em EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies, In Proceedings of EDULEARN10 Conference, Barcelona.
43. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2008. "Projecto de Educação On-line do Instituto Piaget - Portugal", Trabalho apresentado em VII SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE “Nuevas regulaciones em América Latina, In Actas do VII SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE, Buenos Aires.
44. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica. 2008. "An on-line Project in a higher education institution", Trabalho apresentado em EADTU Conference 2008: lifelong learning in higher education: networked teaching and learning in a knowledge society, In EADTU Conference 2008 – online proceedings, Poitier.
45. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2008. "A usability evaluation of educational websites", Trabalho apresentado em EADTU Conference 2008 - Lifelong learning in higuer education: Networked teaching and learning in a knowledge society, In EADTU Conference 2008 – online proceedings., Poitier.
46. Lencastre, José A; Araújo, Maria J. 2008. "Educação On-line: uma Introdução", Trabalho apresentado em IASK International Conferences – e-activity and learning technologies & InterTIC, In Proceedings of IASK International Conferences – e-activity and learning technologies & InterTIC, Madrid.
47. Lencastre, José A; Monteiro, Angélica M. R. 2008. "Projecto de Educação on-line do IPiaget- Portugal", Trabalho apresentado em VII Seminário de la RED latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, In actas do VII Seminário de la RED latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, Buenos Aires.
48. Araújo, Maria J; Lencastre, Jose A. 2008. "Educação Online: Uma Introdução", Trabalho apresentado em The Iask International Conferences - E-Activity And Learning Technologies & Intertic. , In Proceedings Of The Iask International Conferences - E-Activity And Learning Technologies & Intertic. , Madrid.
49. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2007. "Avaliação Heurística de um Sítio Web Educativo: o Caso do Protótipo "Atelier da Imagem"", Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2007, In Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2007, Braga.
50. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2007. "A imagem como linguagem", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
51. Lencastre, José A; Araújo, Maria J. 2007. "Impacto das tecnologias em contexto educativo formal", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxí, In Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
52. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2007. "A Importância dos Utilizadores no Processo de Construção de um Sítio Web Educativo", Trabalho apresentado em Conferência Ibero-Americana InterTIC 2007, In Actas da Conferência Ibero-Americana InterTIC 2007, Porto.
53. Araújo, Maria J; Lencastre, Jose A. 2007. "O impacto das tecnologias em contexto educativo formal", Trabalho apresentado em Congreso internacional galego-portugués de psicopedagoxía, In In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva, & L. Almeida, (Eds.), in Libro de actas do congreso internacional galego-portugués de psicopedagoxía, Coruña.
54. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2006. "Uma experiência de b-learning no âmbito da disciplina de tecnologias da imagem do mestrado em tecnologia educativa da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em SIIE’06 – 8th International Symposium on Computers in Education, In Proceedings of SIIE’06 – 8th International Symposium on Computers in Education, León.
55. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2005. "O b-learning como metodologia de aprendizagem: um estudo para a sua utilização na disciplina de Tecnologia Educativa", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
56. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2004. "Tempo e espaço dedicados à imagem no ensino: um estudo com alunos mestrados na especialidade de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em VIII Congresso Cientifico-Pedagógico da AEPEC, In Actas do VIII Congresso Cientifico-Pedagógico da AEPEC, Évora.
57. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2003. "A imagem artística como mediadora da aprendizagem", Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2003 - 5º Simpósio Internacional em Informática Educativa – 5º SIIE, In Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2003 - 5º Simpósio Internacional em Informática Educativa – 5º SIIE, Braga.
58. Lencastre, José A; Chaves, José H. 2001. "A imagem na temática do espaço e da sua representação.", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Lencastre, J. A; Coutinho, C. P; Cruz, S.; Magalhães, C.; Casal, J.; José, R.; Clough, G.; Adams, A.. 2015. "A video competition to promote informal engagement with pedagogical topics in a school community. ", Trabalho apresentado em 7th International Conference on Computer Supported Education, In Proceedings of CSEDU 2015, 7th International Conference on Computer Supported Education, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Lencastre, José A. 02 mar. 2012. "E-Learning e formação profissional: Flexibilidade, mobilidade e eficácia são três atributos considerar" Árias – Revista de Educação e Formação de Adultos, 42 - 43.
2. Lencastre, José A; Araújo, Maria J. 04 fev. 2008. "As TIC transversais ao curriculo" a Página da Educação, 14 - 14.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Lencastre, José A. 2017. "Criação de protótipos educativos multimédia para eLearning". Saarbrücken. (Prefácio)
2. Lencastre, José A. 2014. "TACCLE 2 - Atividades com Tecnologias para a Área das Artes: Propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes". Brussels. (Prefácio)



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Lencastre, José A. atelierdaimagem.org,2007.
Tipo de produto: Protótipo;Natureza do produto: Outra.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Lencastre, José A. The JuxtaLearn process in the learning of maths’ tricky topics: Practices, results and teacher’s perceptions,CSEDU2017, 9th International Conference on Computer Supported Education,Porto,2017 (Comunicação).
2. Lencastre, José A. O papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online, ticEDUCA2016 - IV International Congress ICT and Education,Lisboa,2016 (Comunicação).
3. Lencastre, José A. Threshold Concepts Vs. Tricky Topics - Exploring the Causes of Student's Misunderstandings with the Problem Distiller Tool,CSEDU2016 - International Conference on Computer Supported Education,Rome,2016 (Comunicação).
4. Lencastre, José A. Reducing Attrition and Dropout in e-Learning: The development of a course design model, iCERi2016 - 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation,Seville,2016 (Comunicação).
5. Lencastre, José A. Course design in e-learning and the relationship with attrition and dropout: A systematic review,ITTES2016 - 4th International Instructional Technologies & Teacher Education Symposium ,ELAZIG,2016 (Comunicação).
6. Lencastre, José A. Revisão sistemática de literatura sobre edição de vídeo e threshold concepts nas áreas STEM,ticEDUCA2016 - IV International Congress ICT and Education,Lisboa,2016 (Comunicação).
7. Lencastre, José A. Student-centered e-Learning: designing curricular units in higher education using Multiple Intelligences Theory,iCERi2016 - 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation,Seville,2016 (Comunicação).
8. Lencastre, J. A. Developing Computational Thinking with Scratch,2013 (Poster).
9. Lencastre, José A. E-Learning e Formação Profissional,Encontros de Formação Profissional: Galícia e Norte de Portugal,Porto,2012 (Comunicação).
10. Lencastre, José A. E-MOÇÕES: potencial educativo do mobile learning para crianças com perturbações do espectro autista,Jornadas de Empreendedorismo e Dinamismo Empresarial TUA 2012 de Mirandela – TICE e High Tech,Mirandela,2012 (Comunicação).
11. Lencastre, José A. Desenvolvimento de um jogo de educação musical para plataformas móveis e ambiente Android,Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2012 (Comunicação).
12. Lencastre, José A. Aprendizagem Baseada em Problemas e Objectos de Aprendizagem,III Conferência e-Learning - "Empreender com Tecnologias de Aprendizagem",Lisboa ,2012 (Comunicação).
13. Lencastre, José A. Desenvolvimento de um recurso multimédia educativo para plataformas móveis e ambiente Android,do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2012 (Comunicação).
14. Lencastre, José A. e-moções: avaliação heurística a um jogo multimédia em m-Learning para crianças com perturbações do espetro do autismo,Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2012 (Comunicação).
15. Lencastre, José A. «Aprendizagem Baseada em Problemas e Objectos de Aprendizagem»,III Conferência e-Learning - "Empreender com Tecnologias de Aprendizagem",Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
18 de Março de 2011.
16. Lencastre, José A. «Aprendizagem baseada em problemas e objectos de aprendizagem»,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2011 (Congresso).
Dias 07, 08 e 09 de Setembro 2011.
17. Lencastre, José A. «Proposta de formação em e-learning no estabelecimento prisional especial de santa cruz do bispo»,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2011 (Congresso).
Dias 07, 08 e 09 de Setembro 2011.
18. Lencastre, José A. «Piaget Online: a concepção do design de aprendizagem do core curriculum a partir da utilização do b-learning no ensino superior»,ticEDUCA2010,Lisboa,2010 (Conferência ou palestra).
19 e 20 de Novembro de 2010.
19. Lencastre, José A. «Educação Online: utilização de plataformas de ensino a distância como ferramentas educativas»,“Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional 2010”,Almada,2010 (Comunicação).
6 de Maio de 2010.
20. Lencastre, José A. «As TIC em Contexto Educativo»,«Ser, Ser Aluno e as Novas Tecnologias»,Paços de Brandão ,2010 (Comunicação).
dia 26 de Maio de 2010.
21. Lencastre, José A. «Organization and Management of Online Learning Environments»,ICERI2010, International Conference of Education, Research and Innovation,Madrid,2010 (Conferência ou palestra).
15 e 17 de Novembro de 2010.
22. Lencastre, José A. «Teachers training in higher education: a new approach»,EDULEARN10 International Conference on Education and New Learning Technologies,Barcelona,2010 (Conferência ou palestra).
5, 6 e 7 de Julho de 2010.
23. Lencastre, José A. «Projecto de educação on-line do Instituto Piaget – Portugal»,VII Seminario de la red latinoamericana de estudios sobre trabajo docente “nuevas regulaciones em américa latina”, Buenos Aires,2008 (Seminário).
24. Lencastre, José A. «A usability evaluation of educational websites»,EADTU Conference 2008,Poitiers,2008 (Conferência ou palestra).
18 e 19 de Setembro de 2008.
25. Lencastre, José A. «Educação on-line: uma introdução»,IASK International Conferences – e-activity and learning technologies & InterTIC,Madrid,2008 (Conferência ou palestra).
3 de Dezembro de 2008.
26. Lencastre, José A. «An on-line project in a higher education institution»,EADTU Conference 2008,Poitier,2008 (Conferência ou palestra).
18 e 19 de Setembro de 2008.
27. Lencastre, José A. «Impacto das tecnologias em contexto educativo formal»,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2007 (Congresso).
Dias 19, 20 e 21 de Setembro 2007.
28. Lencastre, José A. «Uma experiência de b-learning no âmbito da disciplina de tecnologias da imagem do mestrado em tecnologia educativa da Universidade do Minho»,SIIE’06 – 8th International Symposium on Computers in Education,León,2007 (Simpósio).
29. Lencastre, José A. «Avaliação heurística de um sítio Web educativo: o caso do protótipo Atelier da Imagem»,Challenges 2007,Braga,2007 (Conferência ou palestra).
Dias 17 e 18 de Maio.
30. Lencastre, José A. «A imagem como linguagem»,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2007 (Congresso).
19, 20 e 21 de Setembro 2007.
31. Lencastre, José A. «A Importância dos Utilizadores no Processo de Construção de um Sítio Web Educativo»,Conferência Ibero-Americana InterTIC 2007,Porto,2007 (Simpósio).
Dias 3, 4 e 5 de Dezembro de 2007.
32. Lencastre, José A. «O b-learning como metodologia de aprendizagem: um estudo para a sua utilização na disciplina de Tecnologia Educativa»,Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Congresso).
33. Lencastre, José A. «O Ensino/Aprendizagem da Representação do Espaço pela Imagem e pela Arte»,Comunicação apresentada em Seminário no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação”,Universidade do Minho,2004 (Comunicação).
Dia 7 de Maio de 2004.
34. Lencastre, José A. “Tempo e espaço dedicados à imagem no ensino: um estudo com alunos mestrados na especialidade de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho”,VIII Congresso Cientifico-Pedagógico da AEPEC,Évora,2004 (Congresso).
21, 22 e 23 de Outubro de 2004. Subordinado ao tema geral «Didáctica da Escola Cultural: Caminhos para a Construção de Si e dos Saberes».
35. Lencastre, José A. «A imagem artística como mediadora da aprendizagem»,III Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Challenges 2003 e 5º SIIE Simpósio Internacional em Informática Educativa,Braga,2003 (Conferência ou palestra).
17 a 19 de Setembro.
36. Lencastre, José A. “Ensinar pela imagem»,VII Congreso Galego Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2003 (Congresso).
24 a 26 de Setembro de 2003.
37. Lencastre, José A. «A Representação do Espaço na História da Arte»,Seminário no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação,Braga,2002 (Seminário).
Dia 17 Maio. Convite do Prof. Doutor José Henrique Chaves.
38. Lencastre, José A. «A imagem na temática do espaço e da sua representação»,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Congresso).
19 a 21 de Setembro.
39. Lencastre, José A. “A imagem em perspectiva: a representação da profundidade na história da arte”,Seminário no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação”,Braga,1999 (Seminário).
Dia 10 de Dezembro. Convite do Prof. Doutor José Henrique Chaves.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Lencastre, José A. Atelierdaimagem,2009. 

Organização de evento
Event organization
1. Flores, Maria A; Coutinho, Clara; Lencastre, José A. CARN2015 - Annual Conference of the Collaborative Action Research Network,2015 (Congresso / Organização).
2. Flores, Maria A; Coutinho, Clara; Lencastre, José A. congresso ISATT2014 Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem,2014 (Congresso / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Lencastre, José A; Bronze, José C. Building (e-)Learning Bridges Project Final Report ,2014.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Francisco Carlos França de Almeida, A importância do uso de Softwares Educacionais na Capacitação Técnica e Tecnológica, 2018. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Eliana Alves Moreira Leite, Estilos de Aprendizagem em Ambiente Virtual: um estudo com professores em formação continuada, 2017. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Luis Filipe Narciso, A utilização de recursos tecnológicos para a inovação pedagógica no ensino da Matemática: um estudo com professores de escolas angolanas de Cuanza-Norte, 2015. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Marco Alexandre Carvalho Bento, Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura, 2014. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
5. Sara Maria Alves da Cruz, «A edição criativa de vídeo como estratégia pedagógica na compreensão de threshold concepts», 2014. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Celestino Gomercindo Ribeiro Magalhães, «A edição de vídeo na reflexão e compreensão de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis», 2014. Tese (Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Wendell Albino Silva, Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba: ponto de vista dos professores e recém-formados, 2018. Dissertação (Master in Education / Administration of Educational Organisations) - Politécnico do Porto (Orientador).
2. Wilian Santos de Souza, A Terceirização na Gestão Pública Federal das Instituições Escolares. Um estudo de caso no setor de transportes do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia – Campus Uberlândia, 2017. Dissertação (Master in Education / Administration of Educational Organisations) - Politécnico do Porto (Orientador).
3. Tatiana Eliza Gomes de Carvalho da Silva, Formação Continuada para Mediadores Tecnológicos do Município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro, Brasil): um estudo de caso, 2017. Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Liherbeth Silva Souza, A educação ambiental na gestão escolar participativa: um estudo de caso na Escola Municipal do Maranhão, 2017. Dissertação (Master in Education / Administration of Educational Organisations) - Politécnico do Porto (Orientador).
5. Sandro Jonas de Almeida Monteiro, Course design in e-Learning and the relationship with attrition and dropout: a systematic review, 2017. Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Nuno Miguel Queirós Moreira Rodrigues, Educação Online no Ensino Superior: o papel da articulação interdisciplinar na regulaçãodo esforço de aprendizagem do aluno, 2015. Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Rolando Osvaldo Esteves Barradas Coelho, «Criar, explorar e aprender: uma abordagem lúdica à aprendizagem», 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Carlos Manuel dos Santos Osório, «O Desenvolvimento do Pensamento Abstrato com recurso ao ambiente de aprendizagem Scratch», 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Miguel Carlos Pinto de Oliveira Marques, “O ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente Scratch”, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Bruno Filipe Ramos dos Santos, GAMIFICATION: Uso do Scratch no processo de ensino e aprendizagem das TIC no 8ºano, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Luís Manuel Cerejo Serra, «Sistema de Gestão de Aprendizagem: um estudo na Escola Profissional de Trancoso», 2013. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
12. Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva Magalhães, «Aprendizagem Baseada em Problemas: uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de Artes Visuais», 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
13. Marco Alexandre Carvalho Bento , «Motivar para aprender Língua Portuguesa através de um Protótipo Multimédia», 2013. (Orientador).
14. Sara Maria Alves da Cruz, «O Quadro Interativo Multimédia como recurso pedagógico para o professor», 2013. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
15. Rui Miguel Sousa, «Desenvolvimento do Pensamento Computacional com recurso ao Scratch: Uma experiência com alunos do 8º ano», 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
16. Maria de Fátima Bastos Oliveira, «Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia: uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva», 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
17. Sandra Paula de Jesus Tavares, «A utilização da Internet e da Moodle no contexto de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 9.o ano de escolaridade», 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho (Orientador).
18. Joana Cristina Machado Esteves, «Criação de Recursos Didácticos para Quadros Interactivos Multimédia», 2013. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
19. Betsy Nunes Acunha Amaral, «O uso das TIC pelos professores do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Padre Donaciano de Abreu Freire (Estarreja)», 2013. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
20. João Manuel Ribeiro de Matos, «Análise, desenho e desenvolvimento de um protótipo multimédia sobre “Ambiente, Segurança, Higiene E Saúde No Trabalho – Conceitos Básicos”», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
21. Helena Sofia Andrade Pereira, «Educação online: um estudo sobre as resistências dos docentes à utilização do SGA Moodle», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
22. Manuel Alberto Quinteiro Morais, «O Quadro Interativo Multimédia na Formação de Professores: Desenho e desenvolvimento de um protótipo interativo para consolidação de competências», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
23. Vera Lúcia Cruz da Silva Vidinha, «Desenvolvimento de um protótipo multimédia para formação e-learning em contexto prisional», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
24. Ana Paula Pereira Rodrigues, «Educação Online no Instituto Piaget: o impacto das formações na prática docente», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
25. Cristina Maria Cardoso Gomes, «Concepção, desenvolvimento e avaliação de uma aplicação educativa multimédia para o ensino da música», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Co-orientador).
26. Maria Helena Sousa Pereira, «Educação Online no Instituto Piaget: percepções dos docentes sobre a formação», 2012. (Orientador).
27. José Duarte Cardoso Gomes, «PROJECTO MUSICALIS II – um recurso educativo para educação musical no segundo e terceiro ciclos», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Co-orientador).
28. José Carlos Guimarães Pacheco de Oliveira, «Análise, Desenho e Desenvolvimento do Protótipo Multimédia Educativo: Técnicas de Procura de Emprego», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
29. Olga Maria Lopes Barbeitos de Castro, «A Educação Online no Ensino Superior e a sua implementação no Instituto Piaget», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
30. Celestino Gomercindo Ribeiro de Magalhães, «Avaliação da Usabilidade do Protótipo Multimédia Educativo F.R.e.e. (Formação Reclusas em e-learning)», 2012. Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Diana Andreia Esteves Fernandes, “Sem Etiquetas” – Uma Página Facebook para a Inclusão Digital de Adultos com Incapacidade Intelectual, 2017. Dissertação (Master in Education Sciences with Specialisation in Educational Technology) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Filomena de Fátima Caldas Meleiro Amorim, As Tecnologias de Informacão e Comunicação Face ao Desencanto Docente: Um Estudo de Caso, 2017. Dissertação (Master in Education Sciences with Specialisation in Educational Technology) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Elizabeth Christina Pereira da Silva, Design participativo de interfaces: um estudo com crianças dos 8 aos 10 anos, 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Arte Digital) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Evelina Fernandes Cardoso, «A Avaliação da Qualidade em e-Learning – contributos à reflexão», 2014. Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Em curso
Ongoing
1. Lilian de Souza, O Papel da Língua Materna numa Aprendizagem Híbrida (Blended Learning) de Espanhol, 2018. Universidade do Minho (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. José Alberto Lencastre. Participação no júri de João Manuel Nunes Piedade. Os diretores escolares e a integração das tecnologias nas escolas: análise da proficiência, utilização das tecnologias e relação com as práticas dos professores, 2017. Tese (Education, specialisation in Information and Communication Technologies in ) - Universidade de Lisboa.
2. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Rissuane Mubarak. Políticas publicas de educação em Moçambique no período pós-independência: um estudo sobre a educação de jovens de sexo feminino na cidade de Maputo, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação e Currículo) - Universidade Jean Piaget de Moçambique.
3. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Fátima Julião dos Santos Batalhão. «Insucesso Escolar no Contexto Moçambicano: abordagem, concepções e politicas. Um estudo no ensino secundário na Província de Sofala, República de Moçambique», 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação e Currículo) - Universidade Jean Piaget de Moçambique.
4. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Américo Domingos Matindingue. «O contributo das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Práticas e desafios pedagógicos curriculares no ensino secundário no contexto moçambicano», 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação e Currículo) - Universidade Jean Piaget de Moçambique.
Arguente.
5. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Luis Manuel Mendes Garcia. Facebook/Google como ferramentas de suporte ao ensino colaborativo/ cooperativo – Proposta de um modelo, 2015. Tese (Doutoramento em Informática) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
6. José Alberto Lencastre. Participação no júri de José Caetano. «O Ensino Técnico Profissional Reflexão Crítica Sobre a Relação Entre a Formação Profissional e a Empregabilidade nas Províncias de Manica, Sofala e Tete, na República de Moçambique», 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação e Currículo) - Universidade Jean Piaget de Moçambique.
7. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Ana Paula Andrade Alves. “Portefólios digitais no ensino não superior – práticas de implementação no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches”, 2014. Tese (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. José Alberto Lencastre. Participação no júri de José Duarte Cardoso Gomes. «Realidade Aumentada em Manuais Escolares de Educação Visual no 2.º Ciclo do Ensino Básico», 2015.  Dissertação (Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares) - Universidade de Aveiro.
Arguente.
2. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Cristina Maria Cardoso Gomes. «Integração de Técnicas de Realidade Aumentada nos Manuais Escolares – Projeto “Livros com Voz”», 2015.  Dissertação (Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares) - Universidade de Aveiro.
Arguente.
3. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Mariana Isabel Oliveira Machado. «e-escola – A plataforma Escola Virtual: um estudo de caso», 2014.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
Arguente.
4. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Liliana de Sousa Vieira . «Urban Games e códigos Qr na aprendizagem da Geografia: um estudo com alunos de 7.º ano de escolaridade», 2014.  Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho.
Arguente.
5. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Elaine Cristina de Andrade Barbosa . «As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: o caso da rede VoiceS - The Voice of the European Teachers», 2014.  Dissertação (Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho.
Arguente.
6. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Pedro Alexandre Lourenço de Brito . «Ensino de informática nos cursos profissionais: motivar e envolver os alunos com recurso a ferramentas da web 2.0», 2014.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
Vogal.
7. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Andreia Filipa Silva Loureiro . «Criação de Sites para o utilizador comum», 2014.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
8. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Teresa Laurentina Ferreira de Vasconcelos. Quadros Interativos Multimédia (QIM): potenciar a sua utilização através da formação contínua, 2013.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
9. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Ana João Ribeiro Lopes . «Programar para Prevenir: O uso do Scratch aplicado à Segurança na Internet», 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
Arguente.
10. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Paula Cristina Araújo de Melo. "Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa", 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho.
Arguente.
11. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Maria Aldina Mota de Almeida Balsa. «As TIC na promoção de competências de compreensão textual: proposta de um ambiente multimédia», 2013.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
12. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Ana Cândida Marques Monteiro. Dinamização de uma página web no contexto de sala de aula: uma experiência de aprendizagem de Sistemas Operativos no Ensino Profissional, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
Arguente.
13. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Bárbara Cristina de Oliveira Almeida. Aprendizagem cooperativa e colaborativa recorrendo ao vídeo: uma abordagem no contexto do ensino profissional, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
Arguente.
14. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Fernando Augusto Carvalho Sousa. «Desenvolvimento de um protótipo para ensino de redes informáticas», 2013.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do Jurí.
15. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Natália de Carvalho Magusteiro . Contributo de um software educativo para a aprendizagem dos alunos: um estudo experimental com o uso do geogebra no 8º ano de escolaridade, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho.
16. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Luis Miguel Cardoso Pinto. A utilização de um protótipo multimédia no ensino das escalas, 2013.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
17. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Deolinda de Fátima Dias Esteves Gaspar . Potenciar o uso da Internet no ensino aprendizagem das TIC, promovendo Comportamentos seguros, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino da Informática) - Universidade do Minho.
Arguente.
18. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Ana Isabel Dias Barbosa. Usabilidade de um protótipo multimédia para o desenvolvimento de competências em TIC em adultos com baixas qualificações, 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
19. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Maria Esmeralda Costa Alves Machado Ribeiro Costa. «O B-Learning e a Promoção de Competências de Aprendizagem no Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico», 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
20. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Sérgio José Páscoa Baptista Magueta . Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem enquanto potenciadores do sucesso no ensino-aprendizagem da programação informática no Ensino Secundário, 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
21. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Olga Isabel Gonçalves Lima Tavares. Implementação de um protótipo educativo a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: PowerPoint em formato b-learning, 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
22. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Hélio David de Pinho Branco. Conceção de uma Plataforma para Agilizar Procedimentos Burocrático-Administrativos da Docência no Ensino Básico, 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
23. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Filipe André Dias Fernandes de Almeida. A utilização das TIC na Educação Física - usabilidade a um protótipo designado por Futsal - Leis do Jogo, 2012.  Dissertação (TIC/Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget.
Presidente do júri.
24. José Alberto Lencastre. Participação no júri de Tiago Pedras Sousa. “Desenvolvimento da Plataforma My.Esad. Da Avaliação de Necessidades ao desenvolvimento do Produto”, 2012.  Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Artes e Design.
Arguente.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Member of the Scientific Committee - Challenges 2017 - X International Conference on ICT in Education, 2017, Universidade do Minho.
2. Member of the Scientific Committee - ECEL2017 - 16th European Conference on eLearning, 2017, Academic Conferences and Publishing International.
3. Member of the Scientific Committee - CIAIQ2017 – 6th Ibero-American Congress on Qualitative Research, 2017, University of Salamanca .
4. Member of the Scientific Committee - CAPSI´2017 - 17th Conference Portuguese Association for Information Systems, 2017, Universidade do Minho.
5. Member of the Scientific Committee - 3rd Conference Games and Mobile Learning, 2016, Universidade de Coimbra.
6. Member of the Scientific Committee - CIAIQ2016 – 5th Ibero-American Congress on Qualitative Research, 2016, Universidade Lusófona do Porto.
7. Member of the Scientific Committee - CAPSI´2016 - 16th Conference Portuguese Association for Information Systems, 2016, Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto.
8. Member of the Scientific Committee - IOSTE2016 – International Organization for Science and Technology Education, 2016, Universidade do Minho.
9. Membro da Comissão Científica da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015, 2015, Universidade do Minho.
10. Membro da Comissão Científica do "Encontro sobre Jogos e Mobile Learning", 2014, Universidade de Coimbra.
Comissão Científica.

11. Membro da Comissão Científica do "Encontro sobre Jogos e Mobile Learning", 2012, Universidade de Coimbra.
Comissão Científica.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. ECEL2017 - 16th European Conference on eLearning, 2017 (Congresso).
Nome do evento: ECEL2017 - 16th European Conference on eLearning; Nome da Instituição: ACPI - Academic Conferences and Publishing International; Cidade do evento: Porto / ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto .
2. CAPSI´2017 - 17th Conference Portuguese Association for Information Systems, 2017 (Conferência).
Nome do evento: CAPSI´2017 - 17th Conference Portuguese Association for Information Systems; Nome da Instituição: Universidade do Minho - Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia ; Cidade do evento: Guimarães / Universidade do Minho.
3. CIAIQ2017 – 6th Ibero-American Congress on Qualitative Research, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CIAIQ2017 – 6th Ibero-American Congress on Qualitative Research; Nome da Instituição: Universidad de Salamanca; Cidade do evento: Salamanca / Universidad de Salamanca.
4. Challenges 2017 - X International Conference on ICT in Education, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Challenges 2017 - X International Conference on ICT in Education; Nome da Instituição: Centro de Competência em TIC na Educação - Instituto de Educação da Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação da Universidade do Minho.
5. CAPSI´2016 - 16th Conference Portuguese Association for Information Systems, 2016 (Conferência).
Nome do evento: CAPSI´2016 - 16th Conference Portuguese Association for Information Systems; Nome da Instituição: ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto; Cidade do evento: Porto / ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto.
6. EJML2016 - 3rd Conference Games and Mobile Learning, 2016 (Congresso).
Nome do evento: EJML2016 - 3rd Conference Games and Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
7. IOSTE2016 - International Organization for Science and Technology Education, 2016 (Congresso).
Nome do evento: IOSTE2016 - International Organization for Science and Technology Education; Nome da Instituição: Research Centre on Child Studies (CIEC-UM) of the University of Minho ; Cidade do evento: Braga / Portugal.
8. CIAIQ2016 - 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016 (Congresso).
Nome do evento: CIAIQ2016 - 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; Nome da Instituição: Universidade Lusófona do Porto 6 Tallinn University; Cidade do evento: Porto / Portugal.
9. Challenges 2015 - IX International Conference on ICT in Education, 2015 (Conferência).
Nome do evento: IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015; Nome da Instituição: Universidade do Minho - Centro de Competência TIC; Cidade do evento: Braga / Portugal.
10. CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments, 2015 (Congresso).
Nome do evento: 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments - CIAAF 2015; Nome da Instituição: Universidade Portucalense; Cidade do evento: Porto / Portugal.
11. EJML2014 - 2nd Conference Games and Mobile Learning, 2014 (Congresso).
Nome do evento: EJML2014 - 2nd Conference Games and Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
12. EJML2012 - 1st Conference on Games and Mobile Learning, 2012 (Congresso).
Nome do evento: EJML2012 - 1st Conference on Games and Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. CSEDU2017 - 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CSEDU201 - 9th International Conference on Computer Supported Education; Nome da Instituição: INSTICC - Institute for Systems and Technologies of Information; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. CSEDU2016 - 8th International Conference on Computer Supported Education, 2016 (Congresso).
Nome do evento: CSEDU2016 - 8th International Conference on Computer Supported Education; Nome da Instituição: INSTICC - Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication; Cidade do evento: Rome / Italy.
3. CSEDU2015 - 7th International Conference on Computer Supported Education, 2015 (Congresso).
Nome do evento: 7th International Conference on Computer Supported Education - CSEDU2015; Nome da Instituição: INSTIL - Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication; Cidade do evento: Lisbon / Portugal.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. CARN2015 - Annual Conference of the Collaborative Action Research Network, 2015 (Congresso).
Nome do evento: CARN2015 - Annual Conference of the Collaborative Action Research Network; Nome da Instituição: CARN; Cidade do evento: Braga / Portugal.
2. Congresso ISATT2014, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Congresso ISATT2014; Nome da Instituição: ISATT; Cidade do evento: Braga / Portugal.
3. 7th International Conference of Education, Research and Innovation - iCERi2014, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 7th International Conference of Education, Research and Innovation - iCERi2014; Nome da Instituição: International Academy of Technology, Education and Development (IATED); Cidade do evento: Seville / Spain.
4. «O Cinema de Animação - Potencialidades Educativas em Educação Visual e Tecnológica», 1999 (Outra).
Nome do evento: «O Cinema de Animação - Potencialidades Educativas em Educação Visual e Tecnológica»; Nome da Instituição: APEVT - Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica; Cidade do evento: Maia / Auditório do Fórum da Maia.
26 de Maio de 1999.
5. «A Publicação de Informação Educativa na Internet», 1998 (Workshop).
Nome do evento: «A Publicação de Informação Educativa na Internet»; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, em Braga.
dia 20 de Novembro de 1998.
6. «Novas Realidades - Novos Desafios», 1994 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica; Nome da Instituição: APEVT - Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica; Cidade do evento: Maia / Fórum da Maia.
27 e 28 de Janeiro.
7. «Área-Escola - do Conceito à Experiência», 1993 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: “Área-Escola - do Conceito à Experiência”; Nome da Instituição: Escola Secundária de Canidelo, Vila Nova de Gaia.; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Escola Secundária de Canidelo, Vila Nova de Gaia..
8. IV Encontro Nacional APECV, 1992 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro Nacional APECV; Nome da Instituição: APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual; Cidade do evento: Maia / Portugal.
dias 9, 10 e 11 de Março.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. José Alberto Lencastre. International Education Studies (IES), Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Canadian Center of Science and Education.
2. José Alberto Lencastre. Educação, Formação & Tecnologias (EFT), Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Educom - APTE.
3. José Alberto Lencastre. Journal of Education and Learning (JEL), Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Canadian Center of Science and Education.
4. José Alberto Lencastre. The Turkish Online Journal of Distance Education (TOJDE), Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Anadolu University, Eskisehir, TURKEY.
5. José Alberto Lencastre. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research (IJLTER), Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: International Journal of Learning, Teaching and Educational Research (IJLTER).
6. José Alberto Lencastre. Educação Temática Digital (ETD), de 2012/07/25 até 2014/07/26, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP).
Membro do Conselho Editorial.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
99

Livros e capítulos
Books and book chapters
24
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
19
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
59
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
58
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Revistas
Magazines
2

Total
Produção técnica
Technical production
44

Produtos
Products
1
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
43

Total
Dados complementares
(Additional data)
114

Orientações
Orientations
43
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
31
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
11
Participação em Eventos
Event participation
23
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 5084 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2018 às 02:17:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis