Curriculum Vitae

Monika Duarte Streitová

Data da última atualização »Last update : 01/03/2019


Monika Duarte Streitová Flautista, investigadora e professora de flauta na Universidade de Évora Estudou flauta no Conservatório de Janácek em Ostrava, República Checa, apesar de ter iniciado os seus estudos musicais com a sua mãe. Graduou-se com a classificação máxima na Universidade de Bratislava (Eslováquia) no Departamento de Música e Artes Dramáticas, onde se especializou em flauta transversal. Nesta universidade realizou os seus estudos de doutoramento em Interpretação de Música Contemporânea sob a orientação de M. Jurkovic. Realizou investigação científica de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro e faz parte de uma unidade de investigação do Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presentemente ensina flauta transversal na Universidade de Évora. Mantém, desde o início dos seus estudos universitários, contacto permanente com compositores contemporâneos. As obras destes compositores foram apresentadas nos festivais mais importantes de música contemporânea. O seu reportório inclui mais de cem estreias mundiais. Destas, trinta e cinco foram realizadas em Portugal. Trabalhou, com as estações BBC, ORF2 Viena e BRB Berlim. Colabora regularmente com os órgãos de comunicação social (televisão e rádio) da República Checa, República Eslováquia e Portugal. Gravou 5 CD a solo e 15 CD com vários grupos musicais. O seu CD “Luminiscence”, a solo, recebeu a mais elevada menção por parte da crítica da Rádio 2 da República Checa. “Dual”, o CD com cinco obras em estreia mundial, gravado com a pianista Sofia Lourenço e editado em Março 2008 foi apresentado na Casa da Música no Porto. Tem-se apresentado, quer em projectos a solo, quer em diversas formações, em vários países, destacando-se a Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Japão, Polónia, Portugal, República Checa, República Eslováquia e Suíça. Faz parte do grupo Sond'Ar-te Electric Ensemble , constituído por Miso Music Portugal e do grupo Machina Lírica Ensemble que se estreou no Festival Internacional Musica Viva (Lisboa). A propósito do seu trabalho a revista Ípsilon do jornal o Publico de 27/09/2010 dizia o seguinte: "Destaquem-se ainda os espectaculares intérpretes Monika Streitová (flauta) e Pedro Rodrigues (guitarra), que mostraram que a música contemporânea tem hoje em Portugal soberbos intérpretes à disposição." (Pedro Boléo, musicólogo e crítico de música; Jornal Público). "Monika Streitová e Pedro Rodrigues, tanto enquanto Ensemble como individualmente, mostraram qualidades extraordinárias de interpretação, nomeadamente uma enorme segurança, sensibilidade, garra e capacidade de adaptação a textos musicais de qualidades distintas e diversas. Um extraordinário concerto." (Tiago Cabrita, compositor e crítico musical; Espaço Crítica para a Nova Música)


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6040146439524578


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Monika Duarte Streitová
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Streitová, Monika Duarte
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Artes
Rua do Raimundo, 98, Évora
7002--554 Évora
Portugal
Apartado: Apartado94
Telefone: (+351)266760264
Correio electrónico: streitova@uevora.pt
Homepage: http://www.uevora.pt/conhecer/escolas_iifa_departamentos/eartes/departamento/(id)/2401
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2011 Mestrado
Master degree
Mestrado em ensino de Música (2 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

1999-2005 Doutoramento
Phd
Departamento de música e dança (6 anos » years) .
Vysoká skola múzick ch umení, Eslováquia.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Aveiro.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

1996-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em música (5 anos » years) .
Vysoká skola múzick ch umení, Eslováquia.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Aveiro.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Out/2013-Actual Professor Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Checo (Bem), Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Russo (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Eslovaco (Bem), Polaco (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Checo (Bem), Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Russo (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Eslovaco (Bem), Polaco (Pouco).

Reading
Checo (Bem), Português (Bem), Alemão (Bem), Inglês (Bem), Russo (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Eslovaco (Bem), Polaco (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Checo (Bem), Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Inglês (Bem), Russo (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Eslovaco (Bem), Polaco (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2012 - Ago/2014 Umelecká beseda, Grupo de artistas checos.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Streitová, Monika D. 31 dez. 2018. "Ímpar" Ímpar, 1 - 60.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
1

Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1


Visualizações do curriculum [ 1205 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-10-2020 às 13:33:10
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team