Curriculum Vitae

Maria Eugénia Cotta Patrício Álvares

Data da última atualização »Last update : 28/12/2017


Maria Eugénia Cotta Patrício Álvares. Frequenta Doutoramento em Políticas Públicas - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2013. É Assistente de Investigação - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 3 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 6 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 7 em Portugal. Entre 2001 e 2015 participou em 10 projectos de investigação, sendo que coordenou 4 destes. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências Políticas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Abandono Escolar Precoce e Avaliação de Políticas Públicas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5930368628968674


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Eugénia Cotta Patrício Álvares
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Álvares, Maria
Categoria profissional
Position
Assistente de Investigação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Sociologia.
Ciências Sociais-Ciências Políticas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-IUL
Avenida das forças armadas, edifício ISCTE
lisboa
1649-026 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217903077
Correio electrónico: maria.alvares@iscte.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2010 Mestrado
Master degree
Sociologia e Planeamento (3 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1995-2002 Licenciatura
Licentiate degree
Sociologia e Planeamento (5 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2007 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-Graduação em análise de dados para ciências sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mai/2014-Actual Assistente Estagiário

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Out/2013-Actual Assistente de Investigação

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Nov/2011-Dez/2014 Investigador-coordenador

Ministério da Educação
Nov/2005-Dez/2010 Assistente de Investigação

Instituto de Estudos para o Desenvolvimento
Jun/2006-Jun/2007 Investigador Principal

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Dez/2002-Out/2005 Assistente de Investigação

Instituto de Estudos para o Desenvolvimento
Mar/2004-Set/2005 Assistente de Investigação

Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica
Mar/2004-Fev/2005 Investigador Principal

Observatório da Comunicação
Abr/2001-Ago/2002 Assistente de Investigação

Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas
Set/2001-Abr/2002 Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Out/2013-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Europeização das políticas educativas


Método comparativo


Avaliação de políticas Públicas


Bolsa interna ISCTE de apoio à docência e à gestão do Doutoramento em Políticas Públicas




Ministério da Educação
Nov/2008-Dez/2010




ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jan/2003-Jan/2004






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jan/2003-Dez/2007
Atividade realizada»Activity:

Investigadora do CIES-IUL: -Levantamento de informação, exploração temática, análise de dados e resultados; auditoria, acompanhamento e avaliação dos projectos, incluindo redacção dos relatórios de avaliação; organização de sessões de reflexão e de aprese






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Europeização das políticas educativas
Objectivos»Goals: analisar o impacto da crise de 2011 na relação com a Europa e com processos de influência europeus.
2. Método comparativo
Objectivos»Goals: Desenvolvimento de metodologia de comparação internacional e histórica aplicadas às políticas públicas.
3. Avaliação de políticas Públicas
Objectivos»Goals: Métodos e técnicas e análise e avaliação da concepção e implementação de políticas públicas.
4. Bolsa interna ISCTE de apoio à docência e à gestão do Doutoramento em Políticas Públicas
Objectivos»Goals: Apoio ao trabalho docente (leccionação de alguns conteúdos); apoio na realização dos seminários doutorais; desenvolvimento de atividades que promovam a relação entre o ensino e a investigação.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2014-2015
Coordenadora do projeto: QualifiCAM- – Estudo de Avaliação do Programa de Qualificação e Integração Profissional de Mães Adolescentes -QualifiCAM’ Evaluation study of the programme for qualifications and professional integration of young mothers Associação Humanidades (POAT0008464022013);
Referência do projeto»Project reference: POAT0008464022013.
Programa de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu

2011-2014
coordenação do projeto FSE: "Abandono Escolar Precoce: Políticas e Práticas" -Study Early School Leavers- policies and practices
Referência do projeto»Project reference: POAT /00358402011.
Programa Operacional do Fundo Social Europeu (POAT)
Financiador(es)»Funding: Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu.

2006-2007
Estudo “Apoio ao Processo de Acreditação dos Cursos de Engenharia por parte da ANET” -Accreditation of engineering courses by the National Association of Technical Engineers
Referência do projeto»Project reference: IED.

2004-2005
Projecto EQUAL NETAP- Rede de Perspectivas de Trabalho e Formação para Activos Mais Idosos- Balanços de Competência-EQUAL Project NETAP- Work and training for older workers
Referência do projeto»Project reference: 2001/EQUAL/A1/AD/028.
EQUAL


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-
Investigadora do projeto R&D: A evolução das Políticas Públicas em Portugal- Construção de um sistema de codificação automática da produção legislativa desde 1974 e análise de políticas -The evolution of Public Policies in Portugal. An intelligent system for automatic coding of legislation since 1974.
Referência do projeto»Project reference: PTDC/IVC-CPO/4338/2014.

2013-
Investigadora do projeto R&D: Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis"-"Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis"
Referência do projeto»Project reference: PTDC /IVC -SOC /5079/2012.

2008-2010
II Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP2-the II National Programme of Educational Policy Territorialization (TEIP)
Referência do projeto»Project reference: Ministério da Educação.

2005-2008
Estudo de Avaliação da Implementação da Reforma do Ensino Secundário-Evaluation Study of the implementation of the Upper Secondary National Reform Plan
Referência do projeto»Project reference: Protocolo ISCTE/ ME.
Programa Operacional do Fundo Social Europeu

2004-2005
Avaliação Intercalar a IC EQUAL-Midterm evaluation of EQUAL European Iniciative
Referência do projeto»Project reference: FSE.
Programa de AssistÊncia Técnica do Fundo Social Europeu

2005-2005
Estudo “Thematic study on policies for disadvantaged youth” WP1- IRIS - “Thematic study on policies for disadvantaged youth”
Referência do projeto»Project reference: WP1- IRIS.

2003-2005
Estudo dos Impactes do Fundo Social Europeu na Reabilitação Sócio-profissional das Pessoas com Deficiência-The Impact of the European Social Fund in the Professional Rehabilitation of People with disabilities
Referência do projeto»Project reference: FSE.
Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu

2001-2002
Estudo Representações (imagens) dos imigrantes e das minorias étnicas na imprensa-Representations of Immigrants and Etnical Minorities in Portuguese media
Referência do projeto»Project reference: Obercom.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Capucha, Luis; Álvares, Maria; Cabrita, Miguel; Salvado, Ana. 2004. Os Impactos do Fundo Social Europeu na Reabilitação Profissional de Pessoas com Deficiência em Portugal.. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: CRPG.
2. Cádima, Rui; Figueiredo, Alexandra; Álvares, Maria; Carvalho, Rita; Azevedo, Joana; Ormond, Meghann; Azevedo, Rita; Taborda, Maria J; Valente, Susana; Ferreira, Vitor S. 2004. Representações (Imagens) dos Imigrantes e das Minorias Étnicas nos Media. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: ACIME.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Álvares, Maria; Rodrigues, Maria L. 2017. Alargamento da Escolaridade Obrigatória até aos 18 anos: Análise de uma medida de política com recurso ao Método das Etapas .  In Exercícios de Análise de Políticas Publicas , ed. Maria de Lurdes Rodrigues e Helena Carreiras , 1 - 290. ISBN: 978-989-8536-XX-X. Lisboa: Mundos Sociais .
2. Álvares, Maria; Calado, Alexandre. 2014. Insucesso e Abandono Escolar: os Programas de Apoio.  In 40 anos de Políticas de Educação em Portugal: a construção do sistema democrático de ensino, ed. Maria de Lurdes Rodrigues, 197 - 231. ISBN: ISBN 978-972-40-5. Lisboa: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Álvares, Maria; Estevão, Pedro. 2014. "What do we mean by school dropout? Early School Leaving and the shifting of paradigms in school dropout measurement. ", The Portuguese Journal of Social Science, North America, 13, may. 2014 13, 1: Online - Online.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Álvares, Maria. 2017. "Discursos de Mudança: uma proposta em Políticas Públicas", Trabalho apresentado em Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa -CIAIQ, In Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research, Salamanca.
2. Álvares, Maria; Merlini, Sara. 2014. "Combate ao Abandono Escolar Precoce em Portugal- Diferentes ângulos de uma investigação", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, In Livro de resumos I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, Porto.
3. Álvares, Maria; Estevão, Pedro. 2013. "Do que Falamos quando Falamos de Abandono Escolar Precoce", Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da educação/ III encontro de Sociologia da Educação: o não formal e o informal em Educação: centralidades e periferias, In Actas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da educação/ III encontro de Sociologia da Educação: o não formal e o informal em Educação: centralidades e periferias, Braga.
4. Álvares, Maria. 2011. "A resposta TEIP no combate às desigualdades Sociais em Educação", Trabalho apresentado em II Encontro de Sociologia da Educação – “Educação, Territórios e (Des)Igualdades”, In Actas do Encontro Educação, Territórios e (Des)igualdades, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Álvares, Maria. 2015. "Wavering between hope and disenchantment. The case of early school leaving in Portugal", Scuola democratica, 2/2015: 439 - 454.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Álvares, Maria; Estevão, Pedro. 2013. "A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo- CIES e-Working Paper N.º 157/2013", 19 pp.. LIsboa: CIES.



Trabalho técnico
Technical work
1. Álvares, Maria. Relatório de Boas Práticas de Combate ao Abandono Escolar Precoce,2014 (Relatório técnico).
2. Álvares, Maria. QualifiCAM- – Estudo de Avaliação do Programa de Qualificação e Integração Profissional de Mães Adolescentes,2014 (Relatório de consultoria).
3. Álvares, Maria. Estudo de Atualização da Avaliação Intercalar da Iniciativa Comunitária EQUAL,2005 (Relatório de projeto).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Álvares, Maria; Capucha, Luis; Merlini, Sara. QualifiCAM” – Metodologia do Estudo de Avaliação do Programa de Qualificação e Integração Profissional de Mães Adolescentes (POAT/ FSE)",Conferência Internacional “SV4Life”: Estratexias de Intervención cara o Empoderamento. España /Final international conference of SV4Life international,Santiago Compustela,2014 (Comunicação).
2. Álvares, Maria; Merlini, Sara. Apresentação e discussão dos resultados do estudo: Abandono escolar precoce, políticas e práticas,Sessão de trabalho Agrupamento de escolas de Ruy Belo,Sintra,2014 (Conferência ou palestra).
3. Álvares, Maria. Apresentação e discussão dos resultados do estudo: Abandono escolar precoce, políticas e práticas,Sessão de trabalho,Sintra,2014 (Conferência ou palestra).

Organização de evento
Event organization
1. Rodrigues, Maria L; Silva, Pedro A. e; Álvares, Maria. Fórum das Politicas Públicas 2015 ,2015 (Conferência / Organização).
2. Sebastião, João; Álvares, Maria. RN 10 Sociology of Education ESA Mid-term International Conference,2014 (Conferência / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Álvares, Maria. Abandono Escolar Precoce: Políticas e Práticas- Relatório Final de Projeto,2014.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Apresentação e discussão dos resultados do estudo: Abandono escolar precoce, políticas e práticas, 2014 (Workshop).
Nome do evento: Sessão de Trabalho Agrupamento de Escolas Agostinho da Silva; Nome da Instituição: CIES-ISCTE; Cidade do evento: Sintra / Agrupamento de Escolas Agostinho da Silva.
2. Abandono Escolar Precoce: políticas e práticas, 2014 (Workshop).
Nome do evento: Ação de formação: Orientação Vocacional e Abandono Escolar; Nome da Instituição: Instituto Polítécnico da Guarda; Cidade do evento: Guarda / IP Guarda.
3. Combate ao Abandono Escolar Precoce: políticas e práticas: sessão para apresentação e discussão dos resultados do estudo”, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Ciclo de Encontros Regionais TEIP : contributo da equipa multidisciplinar ; Nome da Instituição: Direção Geral de Educação - Ministério da Educação; Cidade do evento: Coimbra / Agrupamento de Escolas Rainha de Sta. Isabel.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. QualifiCAM – Metodologia do Estudo de Avaliação do Programa de Qualificação e Integração Profissional de Mães Adolescentes (POAT/ FSE), 2014 (Congresso).
Nome do evento: Conferência Internacional “SV4Life”: Estratexias de Intervención cara o Empoderamento. España /Final international conference of SV4Life international; Nome da Instituição: IGAXES; Cidade do evento: Santiago Compustela / Ciudad de la cultura_ Santiago Compustela.
2. Combate ao Abandono Escolar Precoce em Portugal: diferentes ângulos de uma investigação, 2014 (Seminário).
Nome do evento: “Observatórios na esquina entre investigação e práticas” - Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação; Nome da Instituição: OBVIE- Observatório da vida nas escolas; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
3. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence? , 2014 (Conferência).
Nome do evento: RN 10 Sociology of Education ESA Mid-term International Conference; Nome da Instituição: European Sociology Association; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-IUL.
4. The role of VET in reducing early leaving from education and training- CEDEFOP Expert Workshop, 2014 (Seminário).
Nome do evento: “The role of VET in reducing early leaving from education and training; Nome da Instituição: CEDEFOP- European Centre for the Development of Vocational Training; Cidade do evento: Thessaloniki / CEDEFOP- Thessaloniki.
5. Do que Falamos Quando Falamos de Abandono Escolar Precoce, 2013 (Encontro).
Nome do evento: I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da educação/ III encontro de Sociologia da Educação: o não formal e o informal em Educação: centralidades e periferias; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: -Braga / Campus de Gualtar .
6. A resposta TEIP no combate às desigualdades Sociais em Educação, 2011 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Sociologia da Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
11

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
9

Trabalhos técnicos
Technical works
3
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
6

Total
Dados complementares
(Additional data)
9

Participação em Eventos
Event participation
9


Outras informações relevantes
Perita da Education Audiovisual Culture Executive Agency: Ex2013D144374 Perfil ciência ISCTE: https://ciencia.
iscte-iul.
pt/public/person/mecpa


Visualizações do curriculum [ 679 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-10-2020 às 16:42:04
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team