Curriculum Vitae

Paulo Ferreira Lopes

Data da última atualização »Last update : 27/06/2014


Paulo Ferreira Lopes. É Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos. Participou em 4 eventos no estrangeiro e 2 em Portugal. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5281707059658791


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Ferreira Lopes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ferreira-Lopes, Paulo
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Escola das Artes (Porto e Lisboa)
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)
Rua Diogo Botelho 1327
Porto
4169-005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196240
Correio electrónico: pflopes@porto.ucp.pt
Homepage: ima.zkm.de/~pfl
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998-2004 Doutoramento
Phd
Music - Informatics (1 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.

1997-1998 Mestrado
Master degree
Sciences Technologies des Arts (1 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.

1994-1996 Licenciatura
Licentiate degree
Sciences Technologies des Arts (2 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universite de Paris VIII.

1989-1993 Bacharelato
Bachelor degree
Composicão Musical (3 anos » years) .
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2004-2007 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
3 anos » years. Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Alemanha.

1996-1996 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
"Internationale Ferienkurse für Neue Musik".
Institut Neue Musik Darmstadt, Alemanha.

1995-1995 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Stage d´Été - IRCAM .
IRCAM Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musiqiue, França.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Karlsruhe Institut of Technology
Set/2007-Actual Professor Auxiliar

Universidade Católica Portuguesa
Set/2004-Actual Professor Auxiliar

Universitat Karlsruhe (Fridericiana)
Set/2007-Jul/2010 Outra Situação

Zentrum für Kunst und Medientechnologie
Set/2002-Jul/2005 Outra Situação

Universite de Paris VIII
Set/1998-Jul/2002 Outra Situação

Universite de Paris VIII
Set/1996-Jul/1997 Outra Situação

IRCAM Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musiqiue
Jan/1996-Dez/1996 Outra Situação

Conservatório de Música de Setúbal
Set/1990-Set/1994 Outra Situação

Escola Profissional de Música de Almada
Set/1990-Jul/1994 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Alemão (Razoavelmente), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2004 World Music Days (Zürich - Swiss), International Society for Contemporary Music (UNESCO).
2001 Prémio de Composição, Danzer-Stiftung für Zeitgenössische Musik Prize – Essen , Alemanha.
2003 Bolsa de Residência Artistica, Zentrum für Kunst un Medientechnologie.
1996 Realização de estudos de composição com Karlheinz Stockhausen "Internationale Ferienkurse für Neue Musik", Darmstadt - Alemanha, Bolsa do Estado Alemão – DAAD.
1995 Bolsa Estudos Artísticos - Realização de estudos de composição com Emmanuel Nunes Paris – França, Fundação Calouste Gulbenkian .
1998 Bolsa de Estudos do Estado Francês - Invited Researcher, CICM – Université Paris VIII.
1997 Prémio de Composição no âmbito da exposição Documenta X , Kassel – Alemanha, International Composition Prize “Stasis et Vita”.
1994 Prémio de Composição , Juventude Musical Portuguesa.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2005 - Actual Performance Online Jornal , Membro.
Membro do Conselho Científico.
Jan/2002 - Actual Parlamento Europeu - Cultura , Membro.
Membro permanente representante para a área da música – Portugal.
Jan/2002 - Actual DEGEM - Deutsche Gesellschaft für elektroakustische Musik, Membro.
Membro Cooperante.
Jan/2007 - Dez/2007 Fundação para Ciência e a Tecnologia , Membro.
Membro do Painel Nacional de Bolsas de Investigação – Área Estudos Artísticos.
Jan/2007 - Dez/2007 Centre for Performance Science / Royal College of Music – Londres, Inglaterra, Membro.
Membro do Conselho Científico.
Set/2001 - Jul/2007 CITAR, Membro fundador.
Fundador e Director do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa Porto, Portugal – Unidade I/D co-financiada pelo MCTES [ART-Norte-Porto-622].
Set/2000 - Jul/2007 Festival Olhares de Outono, Membro fundador.
Fundador e Director do Festival Olhares Outono da Universidade Católica Portuguesa - Porto, Portugal .
Jan/1992 - Dez/1995 Juventude Musical Portuguesa, Membro fundador.
Fundador e Director do Centro de Criação e Informática Musical .
Jan/1991 - Dez/1995 Juventude Musical Portuguesa, Membro.
Membro da direcção Juventude Musical Portuguesa.
1989- 1991 Escola Profissional de Música de Almada, Membro fundador.
Fundador e Vogal do Conselho de Direcção da Escola Profissional de Música de Almada .
1986- 1990 Centro Cultural de Almada, Membro.
Membro da direcção do Centro Cultural de Almada.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ferreira-Lopes, Paulo; Raasbeck, Samuel v. 2013. "THE MUSIC UNDER RUSTY RECORDS: RESTORING RISSET’S DUET FOR ONE PIANIST ", Soundscripts 4, 4: 1 - 100.
2. Ferreira-Lopes, Paulo; Torres, Rita. 2012. "Multiphonics as a Compositional Element in Writing for Amplified Guitar ", CITAR JOURNAL 1, 4: 61 - 66.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ferreira-Lopes, Paulo; Wanderley, Marcelo; Rodrigues, Mailis. 2014. "Composing for DMIs - Entoa, a dedicated piece for Intonaspacio ", Trabalho apresentado em 14th NIME, International Conference on New Interfaces for Musical Expression, , In 14th NIME Proceedings, London.
2. Ferreira-Lopes, Paulo; Rodrigues, Mailis. 2012. "Intonaspacio: Os Primeiros Esboços de um Instrumento Situado", Trabalho apresentado em ARTECH 2012, In http://www.iscsp.utl.pt/capp/index.php/eventos/call-for-papers/246-artech-2012-university-of-algarve-faro-portugal, Faro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ferreira-Lopes, Paulo; Cardoso, Diana. 2012. "Soundwalk (V.1.0) Problemática Multiuso e Composição Colectiva", Artech 2012, 1: 1 - 1.
2. Ferreira-Lopes, Paulo; Rodrigues, Mailis. 2011. "COMPREENDER O INSTRUMENTO DE MÚSICA DIGITAL - NOVOS SONS, NOVAS TÉCNICAS, DIFERENTES PERFORMANCES", http://performa.web.ua.pt/index.php/11 1, 3: 1 - 100.
3. Ferreira-Lopes, Paulo. 2010. "Art Space and Memory in Digital Era ", Paideia Publishing House, 1: 1 - 1.
4. Ferreira-Lopes, Paulo. 2010. "Digital Music Instruments: an Approach to Some of its Conceptual Implications" in the proceedings of the Music and Sonic Art: Practice and Theories", International Institute for Advanced Studies in Systems Research and Cybernetics 1, 1: 1 - 1.
5. Ferreira-Lopes, Paulo. 2007. "Narrativas do Vazio ", Catalogue Exhibition Ed. Lisbon Architecture Triennial, 1: 1 - 1.
6. Ferreira-Lopes, Paulo. 2007. "Francisco Carvalho Guerra - homem de crenças, acção e afectos", Francisco Carvalho Guerra - homem de crenças, acção e afectos, 1: 1 - 1.
7. Ferreira-Lopes, Paulo. 1999. "In Principio", In Principio - A invenção dos Sons , 1: 435 - 445.
In Principio" in A invenção dos Sons - editorial Caminho . Lisboa 1999.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ferreira-Lopes, Paulo; Raasbeck, Samuel v; Marques, Telmo; Portovedo, Hnrique; Wanderley, Marcelo. 2014. "Augmented Musical Performance", Trabalho apresentado em MUSA 2014 Fifth International Symposium on Music/Sonic Art: Practices and Theories, In MUSA 2014 Fifth International Symposium on Music/Sonic Art: Practices and Theories, Karlsruhe.
2. Ferreira-Lopes, Paulo; Marques, Telmo. 2014. "Symmetrical and Geometrical Cycles in Twelve-Tone Composition: Developments Toward a New Model", Trabalho apresentado em Internacional Conference Computer Music, In ICMC Proceedings, Atenas.
3. Ferreira-Lopes, Paulo; Cardoso, Diana. 2012. "Soundwalk (V.1.0) Problemática Multiuso e Composição Colectiva", Trabalho apresentado em ARTECH 2012, In http://www.iscsp.utl.pt/capp/index.php/eventos/call-for-papers/246-artech-2012-university-of-algarve-faro-portugal, Faro.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Ferreira-Lopes, Paulo. naT2,2014 (Musical).
2. Ferreira-Lopes, Paulo. Canções de Lemuria - Sete canções Inacabadas sobre um poema de Jose Luis Peixoto,2013 (Musical).
3. Ferreira-Lopes, Paulo. Seven Short Songs From The Forgetness Book – Streichquartette,2012 (Coreográfica).
4. Ferreira-Lopes, Paulo. Three Short songs from the darkness book,2007 (Musical).
5. Ferreira-Lopes, Paulo. Three Short songs from the darkness book,2007 (Coreográfica).

Composição musical
Musical composition
1. Ferreira-Lopes, Paulo. Sete canções Inacabadas sobre um poema de Jose Luis Peixoto,2013 (Coral).
2. Ferreira-Lopes, Paulo. Sete Canções Breves do Livro do Esquecimento - Quarteto Corda,2012 (Orquestra).
3. Ferreira-Lopes, Paulo. NoD 1,2010 (Orquestra).
Havana - Festival Primavera en La Havana - Cuba.
4. Ferreira-Lopes, Paulo. Wintermusik aus dem Buch der Dunkelheit ,2010 (Orquestra).
Obra para vídeo e música sobre suporte. Autoria do Vídeo – Claudia Robles. ESTAMPA. Mostra Internacional de Arte Múltiple Contemporáneo Madrid - Espanha .
5. Ferreira-Lopes, Paulo. "cadavre exquis",2010 (Orquestra).
Concerto comemorativo dos 25 anos do Miso Music Portugal Auditório do IFP - Lisboa Sond'Ar-te Electric Ensemble Lisboa - Portugal .
6. Ferreira-Lopes, Paulo. A menina dos Fósforos ,2010 (Canto).
Encomenda do Soun’Art Electric Ensemble Cascais - Portugal.
7. Ferreira-Lopes, Paulo. deProfundis,2010 (Orquestra).
Supercollider Symposium – Berlin .
8. Ferreira-Lopes, Paulo. Isto não é um concerto ,2009 (Orquestra).
Evento/espectáculo musical multimédia, encenado e programado como uma obra global, com recursos uma orquestra de câmara, diversos solistas, meios electrónicos e visuais, criando uma forte componente de interactividade com o público. Participação especial neste evento de um grupo de estudantes do programa de estudos de doutoramento em informática musical da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Cultural de Belém (Co-Produção ORQUESTRUTOPICA) .
9. Ferreira-Lopes, Paulo. TransFronteiras,2009 (Canto).
Evento Multimédia baseado na obra visual de Luís Campos , encenado e programado como uma obra global, com recursos uma orquestra de câmara, diversos solistas, meios electrónicos e visuais. Participação especial neste evento de um grupo de estudantes do programa de estudos de doutoramento em informática musical da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – CULTURGEST- LISBOA (Co-Produção ORQUESTRUTOPICA) .
10. Ferreira-Lopes, Paulo. Adieux,2009 (Orquestra).
Obra estreada na Temporada MISOMUSIC no Auditório Phillippe Friedman IFP Lisboa – Portugal. Interpretes : Pedro Bittencourt Saxofone | Paulo Ferreira-Lopes Electrónica .
11. Ferreira-Lopes, Paulo. deProfundis,2008 (Orquestra).
Composição musical para Violino solo e Sistema Interactivo de Processamento do Sinal Áudio. Obra estreada no FESTIVAL MUSICAVIVA no Centro Cultural de Belém – Interpretação Jose Machado Circulação da obra em 2009 – CULTURGEST – Transfronteiras Interpretes : Violino - Vitor Vieira; Electrónica - Paulo Ferreira-Lopes , Vitor Joaquim, Miguel Cardoso, Ricardo Guerreiro, Jose Luis Ferreira .
12. Ferreira-Lopes, Paulo. adE,2008 (Orquestra).
Composição musical para oboe solo e Sistema Interactivo de Processamento do Sinal Audio. Obra estreada no Festival MPH - MusicaPortuguesaHoje Centro Cultural Belém Lisbon Portugal Interpretação – Aldo Salvetti .
13. Ferreira-Lopes, Paulo. eu hei-de voltar,2008 (Orquestra).
14. Ferreira-Lopes, Paulo. A Christmas Carol,2007 (Coral).
Composição musical para coro infantil Sprechgesang e projecção de Vídeo. TEATRO-CINE TORRES VEDRAS – Torres Vedras – Portugal (Co-Produção CCC) .
15. Ferreira-Lopes, Paulo. Wintermusik aus dem Buch der Dunkelheit,2007 (Orquestra).
16. Ferreira-Lopes, Paulo. Three Short songs from the darkness book,2007 (Orquestra).
Composição musical para Saxofone Baritono e Live Electronics Estreia da obra FESTIVAL sax+ 2007 no Zentrum für Kunst und Medientechnologie - Karlsruhe Alemanha Interpretes : Saxofone - Pedro Bittencourt, Electrónica - Paulo Ferreira-Lopes Circulação da obra em 2007 PERFORMA07 Universidade de Aveiro- Portugal Circulação da obra em 2008 DEGEM Radio – Berlin Alemanha Circulação da obra em 2009: Cite Universitaire de Paris - França Centro Cultural de Belém ( Co-Produção ORQUESTRUTOPICA) .
17. Ferreira-Lopes, Paulo. ceT,2006 (Orquestra).
Composição musical para ensemble, voz feminina “Live Elecronics” e projecção de Vídeo. Autoria do Vídeo – Claudia Robles Interpretes : Ensemble - OrchestraUtopica, Direcção - Tapio Tuomela, Cantora – Carla Simões, Electrónica - Paulo Ferreira-Lopes Festival Internacional de Música da Costa do Estoril – Portugal .
18. Ferreira-Lopes, Paulo. noD2,2005 (Orquestra).
Estreia da obra Jim's. 2005 Journées d'Informatique Musicale – Paris França .
19. Ferreira-Lopes, Paulo. NaT1,2005 (Orquestra).
Estreia da obra ICMC 2005 International Computer Music Conference Barcelona – Espanha .
20. Ferreira-Lopes, Paulo. noD1,2004 (Orquestra).
Estreia da obra World Music Days – Zurique, Suiça.
21. Ferreira-Lopes, Paulo. sotto voce ,2002 (Orquestra).
Composição musical para Violoncelo solo e Sistema Interactivo de Processamento do Sinal Audio. Encomenda do ZKM-IMA Karlsruhe. Interpretação Beverley Ellis Circulação da obra em 2002 – MUSIKFESTIVAL – ZKM, Karlsruhe Interpretes : Dirk Beiss Circulação da obra em 2007 – Festival Produced@, Germany Ensemble Modern Frankfurt – Eva Böcker Circulação da obra em 2008 : Ensemble Modern Frankfurt – Eva Böcker New York EUA .
22. Ferreira-Lopes, Paulo. NaT 2,2001 (Orquestra).
Encomenda DANZER STIFTUNG Autoria do Vídeo – Annick Golay Ensemble - AccrocheNote Cantora – Françoise Kubler Electrónica - Paulo Ferreira-Lopes FESTIVAL MUSICA STRASBURG Strasburg, França .
23. Ferreira-Lopes, Paulo. MemoriaFutura Bacon,2001 (Orquestra).
Autoria do Vídeo – Lawrence Wallen Encenação :Thea Brejzek Esemble KlangForum Wien Poridução Netzzeit Schauspielhaus Viena, Austria. .
24. Ferreira-Lopes, Paulo. doN ,2000 (Orquestra).
Encomenda da CAIXA GERAL DEPOSITOS Autoria do Vídeo – Annick Golay Trompete : Stephen Mason desenho de luz- Horácio Fernandes Encenação : José Manuel Ramalho Produção : CULTURGEST / ZKM / MUSICASTRASBOURG Circulação da obra : Zentrum für Kunst und Medientechnologie - Karlsruhe Alemanha Festival Olhares de Outono EA-UCP Porto Portugal .
25. Ferreira-Lopes, Paulo. Xanthosis,1999 (Orquestra).
Autoria do Vídeo – Lawrence Wallen. Estreia da Obra : European Integration by Culture Communication", ZKM, Karlsruhe, Alemnha Produção – Intitut Musik Akustik - Zentrum für Kunst und Medientechnologie .
26. Ferreira-Lopes, Paulo. Nezach VII ,1998 (Orquestra).
Estreia da obra : Festival " Musica Judaica Prag" Interpretes : Ensemble Aventure Praga – Republica Checa .
27. Ferreira-Lopes, Paulo. A torre do mar ,1998 (Orquestra).
Obra para vídeo e música sobre suporte e manipulação de sombra Autoria do Vídeo – Annick Golay. Direcção Artística José Manuel Ramalho Estreia da Obra : Expo 98 festival dos 100 dias Produção – EXPO98 .
28. Ferreira-Lopes, Paulo. Nezach VI ,1998 (Orquestra).

Curso de curta duração
Short duration course
1. Ferreira-Lopes, Paulo. Workshop - Computer Music Composition ,2009 (Aperfeiçoamento).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Joaquim Gonçalo Pacheco de Sousa, O computador como instrumento de música, 2008. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Nuno Miguel Silva Dias Pereira Cortez, A ilusão síncrona – uma dramaturgia do intangível, 2008. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. João Pedro Vaz Mendes Teodósio, O som e a música no cinema, 2008. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Marta Luísa de Almeida Marques dos Santos, Sonificação Laser, 2009. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Ana Lima, A música no movimento do corpo humano, 2009. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Diana Cardoso, Instrumento de Música Digital e Instalação , 2009. Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Heiko Wandler . Die Auswirkungen der elektro-akustischen Instrumente und der Tonstudiotechnik auf das Klangbild der Rock- und Popmusik , 2012. Tese (Music Informatics) - Karlsruhe Institut of Technology.
2. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Richard Hoffman-Burchardi . Digitale Modelle analoger Ringmodulatoren und Betrachtungen zur Hörbarkeit von Klangfarbenunterschieden zwischen analoger und digitaler Ringmodulation, 2011. Tese (Music Informatics) - Karlsruhe Institut of Technology.
3. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de José Navarro. Digitale Musikinstrumente Bautechnik – El Piano de Trapo, 2006. Tese (Música) - Universite Basileia.
4. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Madalena Soveral . Quatre compositeurs. Quatre œuvres : la musique portugaise pour piano des années 90, 2005. Tese (Artes) - Universite de Paris VIII.
5. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Álvaro Mendes Barbosa . Displaced Soundscapes – Computer-Supported Work For Music Applications, 2005. Tese (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Universidade Pompeu Fabra - Barcelona.


Mestrado
Master degree
1. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Simon Huswirth. Densitist : ein Digitaler Granular Sinthesizer , 2012.  Dissertação (Audio Design) - University of Applied Sciences and Arts Northwestern Switzerland - U Music.
2. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Jasha Dormann . Vocoder Effekte für Ableton Live, 2011.  Dissertação (Audio Design) - University of Applied Sciences and Arts Northwestern Switzerland - U Music.
3. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Amadis Brugnoni. IRMAT - Interface Research for Musical Applications and Tools Maste, 2011.  Dissertação (Audio Design) - University of Applied Sciences and Arts Northwestern Switzerland - U Music.
4. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Miguel Soares de Oliveira Martins . Produção da Banda “The Happy Mothers”, 2009.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
5. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Henrique Toscano. “O Magnum Mysterium: Um Natal Ibérico do séc. XVI em Surround 5.1”, , 2009.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
6. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Ricardo Miguel Caldeira Alves Guedes. Simpatia Pelo Diabo , 2009.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Vito Züraj . Max/ Msp als Kompositionsmittel , 2009.  Dissertação (Música) - Universitat Karlsruhe (Fridericiana).
8. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de João Vitor Barros de Sousa . Sonorização da Curta Metragem – “O Encontro”, 2009.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
9. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de José Luis Sobrinho . Design de Som para 5.1 Surround em Publicidade na Televisão digital terrestre e Rádio de alta definição, 2008.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
10. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de João Miguel M.M. Fernandes Cordeiro. Produção Executiva de Rádio: Reabilitação do Projecto Bit-Radio, 2008.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
11. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de José Paulo Barbosa . Design de Som da curta Corrida de Cão, 2008.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
12. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de João Vitor Lima . Som como elemento fundamental na narrativa documental, 2008.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
13. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Alexandre Sousa . Design de Som para uma curta-metragem: Causa Mortis, 2008.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
14. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Barbara Katz. Fenster mit Aussicht, 2007.  Dissertação (Música) - Universite Basileia.
15. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Holger Stenschke. Credo – Audiovisuelles Interaktives System, 2006.  Dissertação (Música) - Universite Basileia.
16. Ferreira-Lopes, Paulo. Participação no júri de Manuel Gerber. Forbidden planet – Elektronische Musik als Sound Track , 2005.  Dissertação (Música) - Universite Basileia.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. The Digital Music Instrument – A Phenomenological overview , 2007 (Conferência).
Nome da Instituição: University of Karsruhe - Hochschule für Gestaltung .
2. „Der Geburtsstunde der Musikinformatik“ , 2007 (Conferência).
Nome da Instituição: University of Karsruhe – Hochschule für Musik .
3. “Modèles d'interaction et lutherie musicale : nouveaux paradigmes de création”, 2007 (Conferência).
Nome do evento: European Capital of Culture – International Conference : Art, Space & Technology in the Digital Age.
4. "Music and Interaction: the Digital Music Instrument" , 2005 (Workshop).
Nome do evento: 2º Workshop Luso-Galaico de Artes Digitais; Cidade do evento: Vila Nova de Cerveira.
5. UpDate im ZKM , 2004 (Conferência).
Nome do evento: Music instruments, interfaces and interaction; Nome da Instituição: ZKM: Zentrum für Kunst und Medientechnologie.
6. "audio digital medias /interactive interfaces", 2000 (Workshop).
Nome do evento: Summer Workshopshop - Olhares de Outono ; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa ; Cidade do evento: Porto / Portugal.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
34


Total
Dados complementares
(Additional data)
33

Orientações
Orientations
6
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
21
Participação em Eventos
Event participation
6


Visualizações do curriculum [ 2176 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-05-2017 às 06:27:25
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team