Curriculum Vitae

Manuel Bernardo Queiroz Canha

Data da última atualização »Last update : 26/01/2015


Manuel Bernardo Queiroz Canha. É do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 18 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 3 livros publicados. Participou em 2 eventos em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 22 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5238426001563034


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Manuel Bernardo Queiroz Canha
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Línguas Estrangeiras
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073460
Correio electrónico: bernardocanha@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Didática, Formação e Supervisão (0,5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

1999-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado em Didática de Línguas (1 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

1980-1985 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Inglês e Português (5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Set/2013-Actual Professor Adjunto





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Pouco), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2002 - Actual Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, Outros (especifique).
Direção (secretário).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Canha, Manuel B. Q. 2013. Supervisão e Colaboração: Uma Relação para o Desenvolvimento.. ed. 1. Porto: Porto editora.
2. Canha, Manuel B. Q. 2003. Da consciência comunicativa à competência intercultural: um módulo de formação de professores. ed. 1. Aveiro: CIDTFF/UA.
3. Canha, Manuel B. Q; Lopes, S.. 1999. The World Is My Oyster. ed. 1. Lisboa: Plátano Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Alarcão, I.; Canha, Manuel B. Q. 2013. Supervisão da prática docente e avaliação. .  In Formação em Avaliação do Desempenho Docente. , ed. Roldão, M. C & Peralta, M. H. (orgs.), 53 - 85. . Lisboa: Mundos Sociais.
2. Canha, Manuel B. Q; Santos, L. &. M. L. 2010. Línguas e Educação – a ambição de construir uma Comunidade de Desenvolvimento Profissional.  In Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto , ed. A. I. Andrade & A. S. Pinho, spp - spp. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
3. Canha, Manuel B. Q. 2006. As línguas e suas representações: um estudo sobre experiências de formação de professores. .  In Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Reflexões, Estudos e Experiências, ed. Bizarro, R. & Braga, F, 179 - 191. . Porto: Porto Editora.
4. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2004. Sinais de mutação paradigmática na recente investigação em Didáctica das Línguas Estrangeiras em Portugal – um movimento de aproximação entre professores e investigadores na construção do conhecimento e das práticas.  In Transversalidades em Didáctica das Línguas, ed. ARAÚJO e Sá, Mª H. et al. , 149 - 159. . Aveiro: CIDTFF/UA.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Canha, Manuel B. Q. 2004. "Percursos de consolidação da Didáctica de Línguas em Portugal. Análise dos estudos realizados no âmbito das Unidades de Investigação, subsidiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, na área das Ciências da Educação", Investigar em Educação, 3: 237 - 302.
2. Canha, Manuel B. Q. 2002. "Intercomprehension in Language Teacher Education: propostas para o desenvolvimento da competência plurilingue. ", Intercompreensão, 10: 51 - 64.
3. Canha, Manuel B. Q. 2002. "Desafios à pós-graduação em Formação de Professores na Universidade de Aveiro (Portugal): das Intenções às Práticas", Revista Portuguesa de Educação 15, 1: 27 - 52.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Canha, Manuel B. Q. 2012. "Colaboração e comunidade: conceitos impulsionadores do desenvolvimento em Educação", SIMagazine, 1: 42 - 53.
2. Canha, Manuel B. Q. 2011. "Revivendo uma história se alinha o futuro", Magriberia, 4: 262 - 270.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Canha, Manuel B. Q; Andrade, A. I; Bastos, O.; MORGADO, M.; VIEIRA, F.. 2010. "Trabalho colaborativo: que possibilidades de sustentação? ", Trabalho apresentado em Colóquio Línguas e Educação: Práticas e Percursos de Trabalho Colaborativo, In Línguas e Educação: Práticas e Percursos de Trabalho Colaborativo – Resumos , Aveiro.
2. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2010. "Colaboração e comunidade: conceitos sustentadores de projectos para o desenvolvimento profissional. ", Trabalho apresentado em XV Endipe – Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino, In Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais, Belo Horizonte, Brasil.
3. Canha, Manuel B. Q; Lopes, S.; Alarcão, I.. 2009. "Desenvolvimento de professores e alunos, num quadro de colaboração entre investigação, formação e acção em Didáctica de Línguas - o projecto ICA/DL. ", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), In Novos Contextos de Formação, Pesquisa e Mediação, V. N. Gaia.
4. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2009. "Academics and teachers – and their professional institutions – as collaborative partners in teacher education. ", Trabalho apresentado em Inaugural Meeting ESREA (European Society for Research on the Education of Adults) Research Network on Adult Educators, Trainers and their Professional Development , In Educating the Adult Educator , Thessaloniki.
5. Canha, Manuel B. Q; Andrade, A. I; Simões, A. R. 2009. "Languages and Education: the Dawn of a Professional Development Community. ", Trabalho apresentado em Conference Bridging the Gap between Theory and Practice , In Conference Bridging the Gap between Theory and Practice , Vienna.
6. Canha, Manuel B. Q; Lopes, S.; Ramos, A. P. 2007. "O Projecto ICA/DL: balanço de um percurso colaborativo de investigação/formação em Didáctica de Línguas. ", Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) , In Educação para o sucesso: políticas e autores, Funchal.
7. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2008. "Práticas colaborativas na construção do conhecimento e da acção em Didáctica. Um Caso em Portugal. ", Trabalho apresentado em XIV ENDIPE, Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino, In , Trajectórias e Processos de Ensinar e Aprender: Lugares, Memórias e Culturas , Porto Alegre, Brasil.
8. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2008. "Investigação e acção em didáctica. Suscitar o debate, criar comunidade, construir caminhos. ", Trabalho apresentado em colóquio Da Investigação à Prática: Interacções e Debates , In colóquio Da Investigação à Prática: Interacções e Debates , Aveiro.
9. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H. 2006. "Estudo das imagens das línguas em contextos de formação de professores: contributo para um projecto de educação para o plurilinguismo. ", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino (ENDIPE), In Educação, Questões Pedagógicas E Processos Formativos: Compromisso Com A Inclusão Social, Recife-Pernambuco, Brasil.
10. Canha, Manuel B. Q; Costa, N.; Alarcão, I.; Andrade, A. I; Araújo e S. M. H; Martins, F.; OLIVEIRA DUARTE, M; PEREIRA, G.. 2004. "Da avaliação de programas de formação ao desempenho de propostas potenciadoras da qualidade", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Luso-Brasileiro, II Congresso CIDInE, In Produção sobre Conhecimento Profissional e Docência nos Sistemas educativos Português e Brasileiro: Dinâmicas e Tendências, Florianópolis, Brasil.
11. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2005. "Connections between research in Didactics and professional practice – perceptions of scholars and school teachers involved in a collaborative project. ", Trabalho apresentado em 12th ISATT International Conference , In Challenges for the Profession: Perspectives and Directions for Teachers, Teaching and Teacher Education, Sydney.
12. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2004. "Investigação em Didáctica e prática docente em busca de diálogos de coerência.", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Luso-Brasileiro, II Congresso CIDInE, In Produção sobre Conhecimento Profissional e Docência nos Sistemas educativos Português e Brasileiro: Dinâmicas e Tendências, Florianópolis, Brasil.
13. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2002. "A recente investigação em Didáctica das Línguas Estrangeiras em Portugal – sinais de mutação paradigmática. ", Trabalho apresentado em Didáctica e Metodologias da Educação, In Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora, Évora.
14. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H; Costa, N.; Alarcão, I.. 2003. "Strategic planning of collaborations between researchers and teachers in perspective", Trabalho apresentado em ECER 2003 (The European Educational Research Association), In Current research in vocational education and training across Europe, Hamburg.
15. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H; Andrade, A. I; Pinho, A. S. 2003. "Curricular Didactics and professional identity: future languages teachers’ representations. ", Trabalho apresentado em International Conference – Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations, In International Conference – Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations., Aveiro.
16. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H. 2002. "Collaborative dialogues between teachers and researchers – a case study. ", Trabalho apresentado em ECER 2002, In ECER 2002, Lisboa.
17. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H. 2002. "“Problema não é a língua. O que não entendo é este mundo daqui” A formação de professores para a competência de comunicação intercultural. ", Trabalho apresentado em XI ENDIPE (Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Esnino), In Igualdade e Diversidade na Educação, Goiânia, Brasil.
18. Canha, Manuel B. Q; Alarcão, I.. 2001. "Percepções dos professores mestres sobre o impacto da frequência dos cursos de mestrado na didáctica profissional (conferência de abertura). ", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Educação, In I Seminário Internacional de Educação, Cianorte-Paraná-Brasil.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Canha, Manuel B. Q. 2013. "Colaboração em Didática - Utopia, Desencanto e Possibilidade", 522 pp.. Aveiro: Universidade de Aveiro.
2. Canha, Manuel B. Q; al., et. 2008. "Línguas e Educação - orientações para um projecto colaborativo. ". Aveiro: Universidade de Aveiro.
3. Canha, Manuel B. Q; Araújo e S. M. H; Gonçalves, C.. 2003. "Módulo – Da consciência comunicativa à competência intercultural". Aveiro: Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.
4. Canha, Manuel B. Q; MOREIRA, G.; Alegre, T.; Ançã, M. H; Araújo e S. M. H; Martins, F.; Sá, C.; Veiga, M. J; Pinho, A. S. 2002. "Intercomprehension in Language Teacher Education/Intercomprehensão na Formação de Professores de Línguas (brochura-síntese de divulgação). ". Aveiro: Departamento de Didáctica E tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.
5. Canha, Manuel B. Q. 2001. "Investigação em Didáctica e Prática Docente. A Recente Pesquisa em Didáctica das Línguas Estrangeiras em Portugal e o Impacto dos Estudos em Didáctica de Inglês Língua Estrangeira – a Perspectiva dos seus Autores", 172 pp.. Aveiro: Universidade de Aveiro.
6. Canha, Manuel B. Q. 1995. "Summerhill, anos 90 - A Educação em Liberdade, sempre! ". Lisboa: Ensinus Divulgação.
7. Canha, Manuel B. Q. 1995. "Associação Académica da Escola de Comércio do Porto - A Gestão Participada da Vida na Escola". Lisboa: Ensinus Divulgação.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Avaliar conteúdos ou competências? Entre o recuo de uma política e o avanço de uma experiência com sentido, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Pedagogia para a Autonomia, Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis; Nome da Instituição: Universidade do Minho, Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. Collaborative research in Portugal - From a sceptical past to present arrempts and (maybe) a promising future, 2014 (Congresso).
Nome do evento: The Past, Present and Future of Educational Research in Europe; Nome da Instituição: European Educational Research Association e Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
18
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
7


Visualizações do curriculum [ 2741 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-12-2018 às 18:23:23
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team