Curriculum Vitae

Ana Cristina de Castro Loureiro

Data da última atualização »Last update : 10/01/2018


Ana Cristina de Castro Loureiro. É do Instituto Superior Politécnico de Santarem - Escola Superior de Educação. Actua na área de Ciências da Educação


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4856157894733077


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cristina de Castro Loureiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Loureiro, Ana
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Superior Politécnico de Santarem - Escola Superior de Educação
Complexo Andaluz
Santarém
2001--902 Santarém
Portugal
Apartado: 131
Telefone: (+351)243309180Extensão: 127
Fax: (+351)243328569
Correio electrónico: ana.loureiro@ese.ipsantarem.pt
Homepage: www.ese.ipsantarem.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2013 Doutoramento
Phd
Ciências e Tecnologias da Comunicação / Didáctica (1 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2011 Provas Públicas Equivalentes ao Doutoramento
Public evaluation equivalent to Phd
Educação e Comunicação Multimédia.
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal.

2004-2006 Mestrado
Master degree
Multimédia em Educação (1 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

1994-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Novas Tecnologias da Comunicação (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1999-2001 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Gestão da Informação.
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Lisboa
Out/2014-Actual Professor Adjunto

Universidade de Aveiro
Out/2013-Actual Outra Situação

Instituto Politécnico de Santarém
Out/2011-Actual Professor Adjunto
Set/2007-Set/2011 Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor

Universidade de Aveiro
Jan/2009-Jul/2012 Outra Situação

Instituto Politécnico de Viseu
Set/2006-Ago/2007 Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor
Set/2003-Ago/2006 Assistente 2º triénio
Mar/1999-Ago/2003 Assistente 1º triénio

ProGer
Nov/1998-Fev/1999 Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Aveiro
Jan/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Educação, Ensino / Aprendizagem e Sociedade






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Educação, Ensino / Aprendizagem e Sociedade
Objectivos»Goals: - Desenvolver investigação tendo em vista a construção de novos quadros teóricos sobre o ensino (básico, secundário e superior), a formação e a supervisão em contextos diversos (formal, não formal e informal); - Privilegiar a construção de produtos da investigação, em particular de recursos diversificados de apoio ao ensino, à formação e à supervisão, e avaliar os efeitos da sua utilização; - Conceber, desenvolver e avaliar programas de formação, valorizando as articulações investigação/formação/inovação, em cursos de graduação e pós-graduação e em projetos de investigação-ação envolvendo públicos diversos; - Fomentar uma forte articulação entre a investigação produzida no CIDTFF e programas doutorais intra e interinstitucionais; - Apoiar a formação de jovens investigadores pré-licenciados e licenciados; - Fomentar uma visão crítica sustentada na investigação da realidade educativa e formativa no contexto sócio-cultural e histórico do país; - Intervir com propostas concretas, fundamentadas na investigação, na definição de políticas educativas e de investigação educacional; - Difundir os trabalhos de investigação realizados nas comunidades científica e educativa a nível nacional e internacional; - Promover a cooperação e intercâmbio com outras unidades/centros de investigação, nacionais e estrangeiros, tendo em vista a internacionalização da investigação e a potenciação de novas sinergias; - Promover o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino, formação e outras de forma a desenvolver projetos de investigação e de intervenção nas áreas de trabalho do CIDTFF..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-2014
E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
Referência do projeto»Project reference: 2013-1-PT1-ERA10-16683.
Programa Setorial Erasmus | Programas Intensivos - IP

2012-2014
TECH4ALL - Investigating teachers' practices in using technology for Adult Language Learning (ALL)
Referência do projeto»Project reference: 2012-1-CY1-GRU06-02397 6.
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Parceria de Aprendizagem Grundtvig

2012-2013
E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
Referência do projeto»Project reference: 2012-1-PT1-ERA 10-12552.
Programa Setorial Erasmus | Programas Intensivos - IP


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-2015
VisualyzARt – Ferramenta de programação visual para realidade aumentada e interfaces naturais de utilizador ubíqua
Referência do projeto»Project reference: 23201 - VisualYzARt.
QREN – Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

2012-2014
Laboratório Comunicacional Hipermédia: da Real Life (RL) a Second Life (SL)
Referência do projeto»Project reference: ALENT-07-0262-FEDER-001790.
INALENTEJO - Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas

2006-2007
Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne
Referência do projeto»Project reference: 226720-CP-1-2005-1-FR-COMENIUS.
Comenius 2.1

2001-2007
Projecto CBTIC@EB1 – Competências Básicas em TIC nas EB1
Referência do projeto»Project reference: Internet@EB1.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2001-2007
Programa Internet@EB1 Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet
Referência do projeto»Project reference: CBTIC@EB1.
CBTIC@EB1






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. 2014. Active Ageing – Enhancing Digital Literacies in Elderly Citizens.  In Learning and Collaboration Technologies. Technology-Rich Environments for Learning and Collaboration, ed. Panayiotis ZaphirisAndri Ioannou, 450 - 459. ISBN: 978-3-319-07484-9. Switzerland: Springer International Publishing.
2. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa; Santos, Ana. 2012. Virtual Worlds as an extended classroom.  In Applications of Virtual Reality, 89 - 108. ISBN: 978-953-51-0583-1. Croatia: INTECH.
3. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2011. Construção e Partilha de Conhecimento em Ambientes Virtuais - Influência das relações interpessoais.  In Aprendizagem (In)Formal na Web Social, 193 - 220. ISBN: 978-972-98456-8-0. Braga: Centro de Competência, Universidade do Minho.
4. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2010. Immersive Environments – A Connectivist Approach.  In Knowledge Management, Information Systems, E-Learning, and Sustainability Research, ed. Miltiadis D. LytrasPatricia Ordonez De PablosAdrian ZidermanAlan RoulstoneHermann MaurerJonathan B. Imber, 202 - 214. ISBN: 978-3-642-16317-3. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Pacheco, Nuno. 2015. "VisualYzARt project - the role in Education", Procedia - Social and Behavioral Sciences Journal 191, n/a: 2829 - 2834.
2. Loureiro, Ana. 2014. " Editorial of the Special Issue on Learning Analytics", International Journal of Technology Enhanced Learning 5, 2: 99 - 105.
3. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2014. "The Use of Virtual Environments as an Extended Classroom – A Case Study with Adult Learners in Tertiary Education", Procedia Technology 13, n/a: 97 - 106.
4. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês. 2013. "Projeto Visualyzart - testagem da plataforma YVision, visões e perceções dos participantes", Revista da UIIPS 1, 3: 56 - 67.
5. Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barbas, Maria. 2012. "Embracing Web 2.0 & 3.0 Tools to Support Lifelong Learning - Let Learners Connect", Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, n/a: 532 - 537.
6. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2011. "The Extended Classroom: Meeting students’ needs using a virtual environment", Procedia - Social and Behavioral Sciences, 15: 2667 - 2672.
7. Loureiro, Ana. 2011. "BOOK REVIEWS", E-Learning and Digital Media 8, 1: 95 - 99.
8. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2010. "Building Knowledge in the Virtual World – Influence of Real Life Relationships", Journal of Virtual Worlds Research 2, 5: 0 - 0.
Abstract This paper intends to present a preliminary PhD research that is being developed by the authors, with the intention to determine how to improve teaching and learning situations, at the university level, based on experiences in immersive virtual worlds. The authors have realized that, nowadays, courses don’t fulfill our students’ needs. They belong to a networked and multitasking generation, and what they get from today’s teaching strategy does not, in many situations, fulfill students’ needs and perspectives. They need to gather competences in order to become motivated citizens, communicative and knowledge builders. It is our belief that we can take advantage from the immersive virtual worlds’ resources to overcome this situation and therefore to transfer it to real life. In order to achieve this we need, at the first instance, to understand how social interactions occur in these environments (in particular at Second Life®), how they grow and how they are developed. What we present here is a preliminary sample of our intended research.


Outra produção científica
Other scientific production
1. Loureiro, Ana. 2014. "Special Issue on Learning Analytics". 2013: International Journal of Technology Enhanced Learning (IJTEL) Vol. 5, No. 2.
2. Loureiro, Ana. 2012. "Young Researcher Special Issue on: "Ground-breaking Ideas in Technology Enhanced Learning"". Indersciense: International Journal of Technology Enhanced Learning (IJTEL), Volume 3 - Issue 6 .



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Loureiro, Ana. Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne,2005.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
1

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1


Visualizações do curriculum [ 1409 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-04-2020 às 18:41:51
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis