Curriculum Vitae

Ema Paula Botelho da Costa Mamede

Data da última atualização »Last update : 10/12/2017


Ema Paula Botelho da Costa Mamede. Concluiu Psychology - Oxford Brookes University em 2007. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 6 itens de produção técnica. Orientou 6 dissertações de mestrado nas áreas de Ciências da Educação e Matemática. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua nas áreas de Ciências Exactas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 27 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: kindergarten mathematics, Fractions, Frisos, Geometria, Isometrias, Partitive division, additive reasoning, additive reasoning problems, aprender matemática e Childen's learning.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4795494583785642


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ema Paula Botelho da Costa Mamede
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mamede, Ema Paula Botelho da Costa
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Exactas-Matemática.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão
Universidade do Minho, Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: emamede@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2007 Doutoramento
Phd
Psychology (3 anos » years) .
Oxford Brookes University, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Minho.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Set/1998-Actual Professor Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1995 Melhor aluna de licenciatura, Fundação António Almeida.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2011 - Abr/2012 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro fundador.
Membro do CFiscal.
Jul/2007 - Abr/2012 Associação para a Educação Matemática Elementar, Membro fundador.
Set/2002 - Abr/2012 Associação Professores de Matemática, Membro.
Abr/2008 - Mai/2011 Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação - Secção da Matemática, Outros (especifique).
Membro da CC.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Mamede, Ema P. B. C. 2009. Matemática - Tarefas para o novo programa - 1.º ciclo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96284-1-0. Braga: AEME - Associação para a Educação Matemática Elementar.
2. Mamede, Ema P. B. C; Alves, Berta G. S; Sousa, Filipe; Cebolo, Valter. 2009. Matemática - Tarefas para o novo programa - 2.º ciclo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96284-2-7. Braga: Associação para a Educação Matemática Elementar.
3. Mamede, Ema P. B. C. 2008. Matemática - Ao encontro das práticas - 1.º ciclo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8952-12-9. Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho.
4. Mamede, Ema P. B. C. 2008. Matemática - Ao encontro das práticas - 2.º ciclo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8952-13-6. Braga: IEC - Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, Joana; Mamede, Ema. 2016. Exploring patterns using inquiry-based lessons.  In Inquiry based mathematical education, ed. Bozena Maj-Tatsis, Marta Pytlak & Ewa Swoboda , 183 - 191. . Rzeszow: WUR.
2. Mamede, Ema; Soutinho, Florbela. 2012. Young children solving additive structure problems.  In Young children solving additive structure problems, ed. Marta Pytlak & Ewa Sowoboda , 93 - 102. . Rzeszów: Wydawnictwo Uniwersytetu Rzeszów.
3. Mamede, Ema; Silva, Amália. 2012. Exploring partitive division with young children.  In Exploring partitive division with young children, ed. B. Maj-Tatsis & K. Tatsis , 113 - 122. . Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Rzeszów.
4. Mamede, Ema P. B. C. 2011. Números racionais na forma de fracção.  In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, 17 - 28. . Lisboa: Lidel - Edições técnicas, Lda..
5. Mamede, Ema P. B. C; Sousa, Paula C. P. C.. 2010. Analysing the effects of situations on fractions learning environments – the case of quotient situations.  In Motivation Via Natural Differentiation In Mathematics, ed. B. Maj, E. Sowoboda & K. Tatsis , 227 - 236. . Rzeszów: WUR.
6. Mamede, Ema P. B. C. 2009. Sobre práticas de ensino no 1.º ciclo.  In Matemática - Tarefas para o novo programa - 1.º ciclo, 9 - 20. . Braga: Associação para a Educação Matemática Elementar.
7. Carvalho, Paulo; Vieira, Leonel; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Mamede, Ema P. B. C. 2009. Números e operações.  In Matemática - Tarefas para o novo programa - 1.º ciclo, 21 - 56. . Braga: Associação para a Educação Matemática Elementar.
8. Mamede, Ema P. B. C. 2008. Um pouco mais sobre fracções.  In Matemática - Ao encontro das práticas - 2.º ciclo, 125 - 132. . Braga: IEC - Universidade do Minho.
9. Mamede, Ema P. B. C. 2008. Às voltas com as fracções.  In Matemática - Ao encontro das práticas, 83 - 92. . Braga: IEC - Universidade do Minho.
10. Mamede, Ema P. B. C. 2008. Focusing on children’s early ideas of fractions.  In Supporting Independent Thinking Through Mathematical Education, ed. Bozena Maj, Marta Pytlak & Ewa Swoboda, 61 - 67. . Rzeszów: Nowa Era Publisher.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Vasconcelos, Isabel; Mamede, Ema; Dorneles, Beatriz. 2017. "The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children", Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 98, 249: 251 - 269.
2. Mamede, Ema P. B. C; Cardoso, Paula. 2017. "Dificuldades em ensinar frações no 1.º ciclo do ensino básico", Educação e Matemática, 142: 44 - 46.
3. Balinha, Filipa; Mamede, Ema. 2016. "O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar", Jornal das Primeiras Matemáticas, 6: 17 - 36.
4. Balinha, Filipa; Mamede, Ema. 2016. "Brincar com a geometria na educação pré-escolar", Brincar com a geometria na educação pré-escolar, 21: 118 - 129.
5. Mamede, Ema; Silva, Amália. 2013. "Young children solving partitive division tasks", Journal of the European Teacher Education Network, 8: 35 - 43.
6. Mamede, Ema; Oliveira, Manuela. 2012. "Promoting the power of mathematics - children learning fractions with understanding", Quaderni di Ricerca in Didattica / Mathematics (QRDM) 1, 22: 356 - 360.
7. Mamede, Ema; Soutinho, Florbela. 2012. "FOCUSING ON YOUNG CHINDREN’S ADDITIVE AND MULTIPLICATIVE REASONING", Journal of the European Teacher Education Network 7, 1: 21 - 34.
8. Mendes, Filipa; Mamede, Ema. 2012. "Jogar com conteúdos matemáticos", Indagatio Didactica 4, 1: 104 - 132.
9. Mamede, Ema; Silva, Amália. 2012. "Young children solving partitive division tasks", The Proceedings of the 22nd Annual Conference of the European Teacher Education Network, 1: 14 - 20.
10. Mamede, Ema; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Vieira, Leonel. 2012. "Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico", Interacções 8, 20: 208 - 233.
11. Mamede, Ema P. B. C; Oliveira, Manuela. 2012. "Discovering fractions… with understanding", The learning teacher magazine, 2: 8 - 8.
12. Sousa, Paula C. P. C.; Mamede, Ema. 2011. "Learning rational numbers - a study on 6th grade students' (mis)conceptions of fractions", Journal of the European Teacher Education Network 6, 1: 87 - 98.
13. Mamede, Ema P. B. C; Nunes, Terezinha; Figueras, O; Cortina, JL; Alatorre, S; Rojano, T; Sepulveda, A. 2008. "BUILDING ON CHILDREN'S INFORMAL KNOWLEDGE IN THE TEACHING OF FRACTIONS", Proceedings of the Joint Meeting of Pme 32 and Pme-Na Xxx, Vol 3, 3: 345 - 352.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Balinha, Filipa; Mamede, Ema. 2017. "Descobrir figuras geométricas no pré-escolar", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2017 – Ensino e aprendizagem da geometria, In Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – Ensino e aprendizagem da geometria, Lisboa.
2. Balinha, Filipa; Mamede, Ema. 2016. "O sentido espacial e o trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar", Trabalho apresentado em Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - II SLBEI, In Atas do II SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, Braga.
3. Balinha, Filipa; Mamede, Ema. 2016. "As noções espaciais e o mundo da criança", Trabalho apresentado em Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos , In Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos , Viana do Castelo.
4. Cardoso, Paula; Mamede, Ema. 2016. "Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 - Recursos na Educação Matemática, In Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática - Recursos na Educação Matemática, Évora.
5. Soutinho, Florbela; Mamede, Ema. 2016. "Pensar não tem de ser escolarizar!", Trabalho apresentado em 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos., In Atas do 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos., Viana do Castelo.
6. Soutinho, Florbela; Mamede, Ema. 2016. "As crianças do pré-escolar e a resolução de problemas de estrutura aditiva. ", Trabalho apresentado em II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, , In Caderno de resumos do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, , Braga.
7. Cardoso, Paula; Mamede, Ema. 2016. "Ensino de frações no 1.º ciclo do ensino básico: o significado quociente. ", Trabalho apresentado em V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação , In Atas da V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação , Leiria.
8. Soutinho, Florbela; Mamede, Ema. 2013. "O raciocínio multiplicativo em crianças do pré-escolar", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática – Raciocínio matemático, In Investigação em Educação Matemática – Raciocínio matemático, Lisboa.
9. Mamede, Ema P. B. C. 2011. "Sobre o ensino e aprendizagem de fracções nos níveis elementares de ensino", Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 2011, In Actas do XXII Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 2011, Lisboa.
10. Mamede, Ema P. B. C; Oliveira, Manuela. 2011. "Promoting the power of Mathematics - children learning fractions with understanding", Trabalho apresentado em Comission Internationale pour l'Étude et l'Amélioration de l'Ensegnement des Mathematiques - CIEAEM 63, In The Proceedings of the Comission Internationale pour l'Étude et l'Amélioration de l'Ensegnement des Mathematiques - CIEAEM 63, Barcelona.
11. Mamede, Ema P. B. C; Oliveira, Manuela. 2011. "Issues on children’s ideas of fractions when quotient interpretation is used.", Trabalho apresentado em The Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education CERME 7, In The Proceedings of the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education CERME 7., Rzeszów.
12. Mamede, Ema P. B. C; Soutinho, Florbela. 2011. "O raciocínio multiplicativo em crianças do pré-escolar", Trabalho apresentado em III Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, In Caderno de Resumos - III Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, São Tomé.
13. Mamede, Ema P. B. C; Oliveira, Hélia. 2011. "Ensino e aprendizagem de números e álgebra", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
14. Alves, Lúcia; Mamede, Ema. 2011. "A comunicação matemática – uma análise da prática de professores do 1.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
15. Sousa, Paula C. P. C.; Mamede, Ema. 2011. "O conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
16. Soutinho, Florbela; Mamede, Ema. 2011. "O raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do pré-escolar.", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
17. Mamede, Ema P. B. C. 2010. "Early Years Mathematics – The case of fractions", Trabalho apresentado em Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - 6th CERME, In Proceedings of the Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Lyon.
18. Mamede, Ema P. B. C; Sousa, Paula C. P. C.. 2010. "Insights on students (Mis)understanding of fractions", Trabalho apresentado em 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education – Mathematics in Different Settings, In Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education – Mathematics in Different Settings, Belo Horizonte.
19. Mamede, Ema P. B. C; Cardoso, Paula. 2010. "Insight on students (mis)undestanding of fractions", Trabalho apresentado em 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Belo Horizonte, Brazil.
20. Mamede, Ema P. B. C. 2009. "O trabalho com fracções no 1.º ciclo", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional - A Matemática nos primeiros anos, In Livro de Resumos - XIII Encontro Nacional - A Matemática nos primeiros anos, Taipas - Guimarães.
21. Cadeia, Cláudio; Carvalho, Paulo; Ferreira, Dores; Vieira, Leonel; Mamede, Ema. 2009. "Ensinar Matemática nos primeiros anos – Reflexão sobre a prática de sala de aula", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional - A Matemática nos primeiros anos, In Livros de Resumos - XIII Encontro Nacional - A Matemática nos primeiros anos, Taipas.
22. Sousa, Filipe; Cebolo, Valter; Alves, Berta; Mamede, Ema. 2009. "Comunicação matemática: reflexão das práticas de professores no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009, In Actas do XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009, Viana do Castelo.
23. Carvalho, Paulo; Vieira, Leonel; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Mamede, Ema. 2009. "Aspectos didáctico da resolução de problemas", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009, In Actas do XXV Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat 2009, Viana do Castelo.
24. Sousa, Paula C. P. C.; Mamede, Ema. 2009. "As interpretações de fracção na construção do conceito: Um estudo com alunos do 6.º ano do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XX Seminário de Investigação em Educação Matemática,, In Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática,, Viana do Castelo.
25. Sousa, Paula C. P. C.; Mamede, Ema. 2009. "Ensinar fracções – o efeito das interpretações de fracção na construção do conceito", Trabalho apresentado em XX Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XX Encontro de Investigação em Educação Matemática, Vila Real.
26. Dorneles, Beatriz; Mamede, Ema; Nunes, Terezinha. 2008. "A situação-problema afecta à compreensão do conceito de fracção? Um estudo comparativo entre crianças portuguesas e brasileiras", Trabalho apresentado em XIV ENDIPE, In Anais do XIV ENDIPE, Porto Alegre.
27. Mamede, Ema P. B. C; Nunes, Terezinha. 2008. "Building on Children’s Informal Knowledge in the Teaching of Fractions", Trabalho apresentado em The Joint meeting of 32nd Psychology of Mathematics Education and XXXth Psychology of Mathematics Education – North America, In Proceedings of the Joint meeting of 32nd Psychology of Mathematics Education and XXXth Psychology of Mathematics Education – North America, Morelia.
28. Sousa, Paula C. P. C.; Mamede, Ema. 2008. "Fracções no ensino básico: problemas de conceito e implicações educacionais", Trabalho apresentado em The 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, In Proceedings of the 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, Braga.
29. Mamede, Ema P. B. C; Dorneles, Beatriz. 2008. "Children’s informal knowledge of fractions: a comparison between Portuguese and Brazilian children.", Trabalho apresentado em The 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, In Proceedings of the 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, Braga.
30. Cebolo, Valter; Alves, Berta; Sousa, Filipe; Mamede, Ema. 2008. "Resolução de problemas nas práticas de professores do 2.º C.E.B.", Trabalho apresentado em The 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, In Proceedings of the 3rd International Meeting on Elementary Mathematics Education, Braga.
31. Mamede, Ema P. B. C. 2008. "A compreensão do conceito de fracção – Que papel têm as situações? ", Trabalho apresentado em XVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Angra do Heroísmo.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Erfjord, I.; Krummheuer, G.; Mamede, E.. 2012. "CERME7 Working Group 13: Early Years mathematics", Research in Mathematics Education 14, 2: 207 - 208.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Soutinho, Florbela; Mamede, Ema. 2017. "A resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças do pré-escolar", Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM, In Atas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM, Madrid.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Mamede, Ema P. B. C. Resolução de Problemas?! Sem Problema!,Projeto "Os Fantásticos",2016 (Conferência ou palestra).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Mamede, Ema P. B. C; Alves, Berta G. S; Cebolo, Valter; Sousa, Filipe. Frisometria - Nível 2,2009. 
2. Mamede, Ema P. B. C; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Vieira, Leonel; Carvalho, Paulo. Frisometria - Nível 1,2009. 
3. Alves, Berta G. S; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Mamede, Ema P. B. C; Araújo, Fátima; Sousa, Filipe; Vieira, Leonel; Monteiro, Madalena; Oliveira, Manuela; Carvalho, Paulo; Cebolo, Valter. Geomutante,2008. 
4. Alves, Berta G. S; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Mamede, Ema P. B. C; Araújo, Fátima; Sousa, Filipe; Vieira, Leonel; Monteiro, Madalena; Oliveira, Manuela; Carvalho, Paulo; Cebolo, Valter. Tangrix,2008. 

Organização de evento
Event organization
1. Mamede, Ema P. B. C. II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,2016 (Seminário).
2. Mamede, Ema P. B. C. XVII IOSTE Symposium Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World,2016 (Simpósio).
3. Mamede, Ema P. B. C. I Jornadas em Estudos da Criança,2016 (Seminário).
4. Mamede, Ema P. B. C; Alves, Berta G. S; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Araújo, Fátima; Sousa, Filipe; Vieira, Leonel; Monteiro, Madalena; Oliveira, Manuela; Carvalho, Paulo; Cebolo, Valter. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico,2009 (Seminário).
5. Mamede, Ema P. B. C; Alves, Berta G. S; Cadeia, Cláudio; Ferreira, Dores; Sousa, Filipe; Vieira, Leonel; Carvalho, Paulo; Cebolo, Valter; Dias, Nelson. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico,2008 (Seminário).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Paula Cristina Pereira Cardoso de Sousa, Ensinar Frações – Um olhar sobre o Conhecimento de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2017. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Florbela de Almeida Correia Soutinho, A compreensão de problemas de estrutura aditiva e estrutura multiplicativa por crianças do pré-escolar, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Florbela de Almeida Correia Soutinho, O raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do Pré-escolar, 2011. (Orientador).
2. Paula Cristina Pereira Cardoso de Sousa, A situação quociente no ensino de frações – O conhecimento de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2011. (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Filipa Gomes Mendes, A integração do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. (Orientador).
2. Maria Manuela de Castro Costa Oliveira, Introdução ao conceito de fracção na interpretação quociente: Uma experiência de ensino no 2.º ano do Ensino Básico, 2012. (Orientador).
3. Maria Amália de Oliveira e Silva, A Compreensão do Conceito de Divisão das Crianças do Pré – Escolar, 2011. (Orientador).
4. Maria Lúcia de Araújo Alves, A comunicação matemática – Um estudo com professores do 1.º ciclo do ensino Básico, 2011. (Orientador).
5. Carla Conceição Santos Martins, O uso do manual escolar no ensino da matemática – um estudo com professores do 2.º ciclo do ensino básico, 2010. (Orientador).
6. Paula Cristina Pereira Cardoso de Sousa, O conceito de fracção: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade, 2009. (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Explorando regularidades em aulas de Matemática do 2.º e do 6.º anos de escolaridade , 2012. (Orientador).
2. Explorando OTD em aulas do 2.º e do 6.º anos de escolaridade , 2012. (Orientador).
3. Magda Sofia Loureço Fernandes , Construindo o conceito de n. º Racional - Um estudo de caso no 4.º ano do Ensino Básico em transição para a utilização do Programa de Matemática para o ensino básico, 2011. (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Mamede, Ema P. B. C. Consultoria Científica e Pedagógica em Matemática à Didaxis - Cooperativa de Ensino, 2016.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Hélia Gonçalves Pinto. O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais, 2011. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
2. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Maria Teresa Pimentel Cardoso. O conhecimento matemático e didático, com incidência no pensamento algébrico, de professores do primeiro ciclo do ensino básico: que relação com o programa de formação contínua?, 2010. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Jorge Henrique Magalhães Teixeira. A resolução de problemas: uma experiência com alunos de uma turma do 11.º ano de MACS, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do EB e ES) - Universidade do Minho.
2. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Ana Isabel Coutinho Pereira. A visualização e omsentido de número: um estudo no 1.º ano de escolaridade, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
3. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Catarina Ramoa Teixeira. O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, 2012.  Dissertação (Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
4. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Alexandra Manuela Marques Gonçalves. O Jogo como Recurso Didáctico: Uma Intervenção na Área Curricular de Matemática no 1.º CEB, 2012.  Dissertação (Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
5. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Liliana Maria Marques Pereira. Vamos descobrir Matemática no nosso meio local?, 2012.  Dissertação (Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.
6. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Maria Isabel Lago da Silva. A folha de cálculo como mediador da comunoicação matemática: Uma experiência pedagógica com uma aluna deficiente visual, 2011.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do EB e ES) - Universidade do Minho.
7. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Simão Bernardes Pires. A abordagem da adição e subtracção em manuais escolares de Matemática do 2.º ano do 1.º CEB, 2011.  Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança - Ensino a Aprendizagem da Matemática) - Universidade do Minho.
8. Mamede, Ema Paula Botelho da Costa. Participação no júri de Maria Júlia dos Santos da Natividade. Identificação de imagens de conceitos geométricos em alunos do 1.º ciclo de Ensino Básico - O caso particular dos quadriláteros, 2008.  Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança - Ensino a Aprendizagem da Matemática) - Universidade do Minho.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Coordenadora de Equipa de Certificação e Avaliação de Manuais Escolares de Matemática - 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012, Universidade do Minho.
2. Coordenadora de Equipa de Certificação e Avaliação de Manuais Escolares de Matemática - 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2012, Universidade do Minho.
3. Coordenadora de Equipa de Certificação e Avaliação de Manuais Escolares de Matemática - 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2010, Universidade do Minho.
4. Coordenadora de Equipa de Certificação e Avaliação de Manuais Escolares de Matemática - 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2010, Universidade do Minho.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
60

Livros e capítulos
Books and book chapters
14
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
10
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
32
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
31
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
10

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
10

Total
Dados complementares
(Additional data)
28

Orientações
Orientations
13
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
10
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
4


Visualizações do curriculum [ 804 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-12-2018 às 18:25:18
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis