Curriculum Vitae

Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho

Data da última atualização »Last update : 13/11/2018


Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho. É Professor Adjunto - Politécnico do Porto. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 21 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 115 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com 88 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4214109517670580


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Peixoto, Carla
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Psicologia
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073460
Fax: (+351)225073464
Correio electrónico: cpeixoto@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1999-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2012 Curso de curta duração
Short course
CLASS Observation Training.
Universidade do Porto, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Análise Factorial Confirmatória e Modelos com Equações Estruturais.
Universidade do Porto, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Análise de Dados com Modelos de Equações Estruturais.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Uso de Software na Investigação Qualitativa Nvivo7.
Universidade do Porto, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo.
Politécnico do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Universitário da Maia
Out/2018-Actual Professor Auxiliar
Set/2015-Set/2018 Assistente

Politécnico do Porto
Out/2018-Actual Professor Adjunto
Out/2013-Set/2018 Assistente 1º triénio
Fev/2013-Jun/2013 Assistente 1º triénio
Jul/2012-Dez/2012 Assistente 1º triénio
Out/2011-Jun/2012 Assistente 1º triénio
Out/2010-Jun/2011 Assistente 1º triénio

Universidade do Porto
Jul/2012-Out/2014 Assistente de Investigação
Jul/2011-Jul/2012 Investigador Auxiliar
Set/2006-Set/2008 Assistente de Investigação
Nov/2004-Dez/2005 Assistente de Investigação

Instituto Piaget
Dez/2012-Fev/2014 Outra Situação
Abr/2012-Jun/2012 Outra Situação

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2012-Ago/2013 Assistente 1º triénio
Set/2011-Ago/2012 Assistente 1º triénio
Set/2010-Ago/2011 Assistente 1º triénio
Fev/2010-Ago/2010 Assistente 1º triénio
Dez/2005-Jul/2007 Assistente 1º triénio





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Politécnico do Porto
Set/2017-Ago/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
  • Psicogerontologia
  • Psicologia do Desporto
  • Gerontologia e Educação Social
  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos


Set/2016-Ago/2017
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicogerontologia
  • Psicologia da Criança e do Adolescente
  • Psicologia da Educação
  • Psicologia do Desporto
  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos


Set/2015-Ago/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicogerontologia
  • Psicologia do Desporto
  • Psicologia da Criança e do Adolescente
  • Psicologia da Educação
  • Gerontologia e Educação Social


Set/2014-Ago/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise e Intervenção Psicossocial
  • Psicologia da Criança e do Adolescente
  • Psicologia do Desporto
  • Gerontologia e Educação Social
  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos
  • Psicologia da Forma e da Perceção Visual


Out/2013-Ago/2014
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise e Intervenção Psicossocial(Docente)
  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
  • Gerontologia e Educação Social(Docente)
  • Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)


Fev/2013-Jun/2013
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
  • Psicologia do Adulto e do Idoso(Docente)


Jul/2012-Dez/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Musical

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação(Docente)


Jul/2012-Dez/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)


Jul/2012-Dez/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)


Jul/2012-Dez/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Educação e Intervenção Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Contextos de risco, vulnerabilidades e desenvolvimento(Docente)


Out/2011-Jun/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)


Out/2011-Jun/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)


Out/2010-Jun/2011
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)


Out/2010-Jun/2011
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)




Instituto Piaget
Dez/2012-Fev/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Projeto de Mestrado


Abr/2012-Jun/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervenção Precoce




Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/2012-Ago/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mudança e Inovação Educacional(Docente)


Set/2012-Ago/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mudança e Inovação Educacional(Docente)


Set/2012-Ago/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Gerontologia Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)


Set/2012-Jul/2013
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio(Docente)
  • Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
  • Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
  • Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
  • Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
  • Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)
  • Estágio(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mudança e Inovação Educacional(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mudança e Inovação Educacional(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Curso»Academic program: Gestão Artística e Cultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processos Cognitivos Básicos(Docente)


Set/2010-Ago/2011
Curso»Academic program: Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação(Docente)


Set/2010-Ago/2011
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
  • Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
  • Psicologia e Relação Interpessoal(Docente)
  • Estágio(Docente)


Set/2010-Ago/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Mudança e Inovação Educacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Apoio a Projeto(Docente)


Fev/2010-Ago/2010
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Investigação Educacional(Docente)


Fev/2010-Ago/2010
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Investigação Educacional(Docente)


Dez/2005-Jul/2007
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
  • Prática Pedagógica I(Docente)
  • Necessidades Educativas Especiais(Docente)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Fev/2013-Fev/2013
Atividade realizada»Activity:

Membro de júri de creditação de experiência profissional e outra formação


Jun/2011-Jul/2011
Atividade realizada»Activity:

Membro do Júri das Provas de Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos


Jul/2010-Jul/2010
Atividade realizada»Activity:

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha – Mestrado em Inovação e Mudança Educacional.2010






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-
Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé-Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education qua ity and infant adjustment
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012.

2011-2012
Factores de risco no desenvolvimento infantil
Referência do projeto»Project reference: Financiado pela FLAD.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-
Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha
Referência do projeto»Project reference: Acções Integradas Luso-Alemãs.

2005-2009
Contextos e Transição: Competências de literacia e de numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos-Contexts and Transition: Literacy and Numeracy in 3 to 7 Year-old Children
Referência do projeto»Project reference: Não financiado.

2005-2008
Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança-Longitudinal Study of Child Engagement and Adaptation
Referência do projeto»Project reference: Sem financiamento.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Jun/2016 - Actual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. 2014. Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim-de-infância..  In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler., XX - XX. . Coimbra: Almedina..
2. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Macedo-Pinto, Isabel; Cadima, Joana; Peixoto, Carla. 2009. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 93 - 101. . Aveiro: Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Coelho, Vera L. M; Barros, Sílvia; Burchinal, Margaret R; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Peixoto, Carla; Bryant, Donna. 2018. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal", Early Child Development and Care, online: 1 - 15.
2. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Coelho, Vera L. M; Bryant, Donna. 2017. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time", Early Childhood Research Quarterly 40, 3: 87 - 97.
3. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera L. M; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela. 2017. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal.", Psicologia Escolar e Educacional 21, 3: 427 - 436.
4. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna; Coelho, Vera L. M; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. 2016. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics", Early Childhood Research Quarterly 37, 4: 118 - 130.
5. Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; McClelland, Megan; Peixoto, Carla. 2015. "Associations Between Early Family Risk, Children’s Behavioral Regulation, and Academic Achievement in Portugal", Early Education and Development 26, 5-6: 708 - 728.
6. Coelho, Vera L. M; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pinto, Ana I. 2015. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche", Análise Psicológica 33, 4: 373 - 389.
7. Coelho, Vera L. M; Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. 2015. "Bebés, Famílias e Creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias", Sensos-e 2, 2: X - X.
8. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2014. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics", European Journal of Psychology of Education 29, 1: 139 - 158.
9. Peixoto, Carla; Coelho, Vera L. M; Pinto, Ana I; Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. 2014. "Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais", Sensos-e 1, 2: X - X.
10. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2012. "Observação das interações educador-criança: Escala de Interação do Prestador de Cuidados", Análise Psicológica, 4: 373 - 386.
11. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2009. "Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças", Psicologia, 2: 175 - 192.
12. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Macedo-Pinto, Isabel; Cadima, Joana; Peixoto, Carla. 2009. "Qualidade em Educação Pré-escolar", Psicologia, 2: 43 - 54.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. 2015. "Exploring associations between child-mother and child-teacher relationships during the transition to school", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
2. Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Bryant, Donna; Coelho, Vera L. M. 2015. "Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
3. Leal, Teresa; Peixoto, Carla; Lehrl, Simone; Macedo-Pinto, Isabel; Kuger, Susanne; Cadima, Joana; Rossbach, Hans-Guenter. 2015. "Home literacy and numeracy environment: a cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool-aged children", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
4. Coelho, Vera L. M; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I. 2015. "Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
5. Peixoto, Carla. 2015. "From home to child care: transition practices and infants’ well-being", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
6. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Coelho, Vera L. M. 2015. "Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
7. Pinto, Ana I; Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Coelho, Vera L. M; Peixoto, Carla. 2015. "Infant behavior during the first year and infant childcare quality", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
8. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. 2011. "Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level", Trabalho apresentado em XV European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XV European Conference on Developmental Psychology – ECDP, Bergen.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera L. M. 2017. "The quality of caregiver–child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education.", Research Papers in Education , online: 1 - 25.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Peixoto, Carla; Mendes, Carla. 2014. "Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce", Trabalho apresentado em Encontros LI2014 - Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, In Actas dos Encontros LI2014 - Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga.
2. Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A. M; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.; Liukkonen, L.; Loizou, J.; Henriksen, C.; Olesen, L; Ciolan, L.. 2013. "Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings", Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation , In In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres, Proceedings of the 6th International Conference of Education, Research and Innovation , Sevilha.
3. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. 2011. "Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
4. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2011. "Crenças maternas sobre leitura conjunta", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
5. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. 2011. "O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
6. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2010. "Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional/ 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, In Actas do 7º Encontro Nacional/ 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga.
7. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. 2009. "Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Discovering worlds of literacy: 16th European Conference on Reading, Braga.
8. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2009. "First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Discovering worlds of literacy: 16th European Conference on Reading, Braga.
9. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. 2008. "Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
10. Peixoto, Carla. 2008. "Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences", Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futuro, In Actas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futuro, Oviedo.
11. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J; Silva, Mónica; Cid, Carla. 2008. "Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Estudos da Criança, In Actas do I Congresso Internacional de Estudos da Criança, Braga.
12. Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. 2006. "Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
13. Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana. 2006. "Desenvolvimento da literacia emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional/4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantill & Ilustração, In Actas do 6º Encontro Nacional/4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantill & Ilustração, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Peixoto, Carla. 05 set. 2018. "Leitura no contexto familiar: rotina recomendada nos primeiros anos de vida" Revista da Misericórdia de Santo Tirso, 48 - 50.
2. Peixoto, Carla. 01 dez. 2014. "Atualidades: Envelhecimento e institucionalização em lar" ANSE - Revista Bimestral, 8 - 10.

Tradução
Translation
1. Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela. 2012. "Escala de Avaliação do Ambiente em Creche". New York: Teachers College Press . (Outra)
2. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2007. "Inventário de Leitura Interactiva Adulto-Criança". Maryland: Paul H. Brookes Publishing Co. . (Outra)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2013. "O inventário das ideias parentais acerca da leitura". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia.
2. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2013. "O inventário de leitura interactiva adulto-criança". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia.
3. Peixoto, Carla. 2012. "Estudo da Literacia Familiar em Portugal (Tese de Doutoramento não publicada)", 300 pp.. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
4. Macedo-Pinto, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla. 2009. "Contextos e transição: competências de literacia e numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Peixoto, Carla; Fonseca, Susana; Machado, Francisco. Competências socioemocionais de crianças em idade pré-escolar: O papel da perceção de aceitação-rejeição materna,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Comunicação).
2. Machado, Francisco; Vale, Carlos; Peixoto, Carla. O papel da resiliência e da perceção de aceitação pelo professor no clima social da sala de aula e sucesso académico,2nd International Conference on Childhood and Adolescence,Lisboa,2018 (Comunicação).
3. Peixoto, Carla; Neto, Ana M; Machado, Francisco. Aprendizagem socioemocional em contextos de educação pré-escolar: crenças e práticas de educadores/as de infância,4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses ,Braga,2018 (Comunicação).
4. Machado, Francisco; Areosa, Alexandre; Peixoto, Carla. A importância da aprendizagem socioemocional no desenvolvimento vocacional dos adolescentes: o papel da resiliência,2nd International Conference on Childhood and Adolescence,Lisboa,2018 (Comunicação).
5. Aguiar, Cecília; Correia, Nadine; Almeida, Tânia; Barros, Sílvia; Boavida, Tânia; Peixoto, Carla; Fialho, Margarida; Fuertes, Marina; Pessanha, Manuela; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. ‘Primeiros Anos’: Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Poster).
6. Bertão, Ana; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Santos, Teresa. Alimentação e Primeiras Interações. Projeto “As mães de biberão”,1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé,Évora,2018 (Comunicação).
7. Rodrigues, Vânia M.; Peixoto, Carla; Machado, Francisco. O papel da perceção de aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a na inteligência emocional e no ajustamento psicológico de educadoras de infância ,4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses ,Braga,2018 (Comunicação).
8. Peixoto, Carla; Rodrigues, Vânia M.; Machado, Francisco. Inteligência emocional e ajustamento psicológico de educadoras de infância: O papel da perceção de aceitaçãorejeição pelo/a superior/a hierárquico/a,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Comunicação).
9. Fonseca, Susana; Peixoto, Carla; Machado, Francisco. O papel da perceção de aceitação-rejeição materna no desenvolvimento socioemocional de crianças em idade pré-escolar,4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses ,Braga,2018 (Poster).
10. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Coelho, Vera. Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais,XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Comunicação).
11. Serrão, Carla; Peixoto, Carla. Impacto de práticas meditativas breves baseadas em Mindfulness na saúde mental de futuros profissionais de intervenção social,Seminário Mindfulness & Compaixão: Contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional,Lisboa,2018 (Poster).
12. Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Coelho, Vera. Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação Transição dos bebés para a creche ,1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé,Évora,2018 (Comunicação).
13. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Ferreira, Tiago; Keller-Schneider, Manuela; Weiß, Sabine. Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Comunicação).
14. Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, Ivone. Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superior,Porto International Conference on Research in Education,Porto,2017 (Poster).
15. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Coelho, Vera; Bryant, Donna. Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche,Conferência Mais e Melhor Educação,Maia,2017 (Comunicação).
16. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Bryant, Donna; Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Coelho, Vera. Infant Child Care Quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and CLASS-Infant to assess teacher-child interactions and stability over time,19th International ECERS Meeting,Sevilha,2017 (Comunicação).
17. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, V.; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela. Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Porto,2016 (Comunicação).
18. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Coelho, V.; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Pessanha, M.. Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal,EARLI Conference on Sig 5 Learning and Development in Early Childhood,Porto,2016 (Comunicação).
19. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, V.; Pinto, Ana I; Cadima, Joana; Pessanha, M.. From home to child care: transition practices and infants’ well-being,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
20. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Exploring associations between child-mother and child-teacher relationships during the transition to school,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
21. Coelho, V.; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I. Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
22. Pinto, Ana I; Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Pessanha, M.; Coelho, V.; Peixoto, Carla. Infant behavior during the first year and infant childcare quality,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
23. Leal, Teresa; Peixoto, Carla; Lehrl, Simone; Macedo-Pinto, Isabel; Kuger, Susanne; Rossbach, Hans-Guenter. Home literacy and numeracy environment: a cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool-aged children,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
24. Cadima, J.; Peixoto, C.; Coelho, V.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais,I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
25. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Coelho, V.. Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
26. Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Barros, Sílvia; Pessanha, M.; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, V.. Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
27. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Barros, Sílvia. The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
28. Pinto, Ana I; Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela. Infant engagement in childcare: effects of child characteristics,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
29. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Kuger, Susanne; Leal, Teresa; Macedo-Pinto, Isabel; Lehrl, Simone; Rossbach, Hans-Guenter. Storybook reading in Portuguese and German families with preschool-age children: A comparative study,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
30. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care,24th EECERA Conference,Creta,2014 (Comunicação).
31. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Coelho, Vera. Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach,36th Annual Conference of International School Psychology Association,Kaunas,2014 (Comunicação).
32. Peixoto, Carla; Mendes, Carla. Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce,10.º Encontro Nacional/8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação).
33. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments,International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education,Creta,2014 (Comunicação).
34. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa. Competências de linguagem, de literacia e de auto-regulação em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
35. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms,16th European Conference on Developmental Psychology,Lausanne,2013 (Comunicação).
36. Carvalho, José M.; Faria, Carla; Manso, Augusta; Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Bastos, Alice. Avaliar para inovar em Educação: Instrumentos e procedimentos de avaliação,II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação,Porto,2013 (Comunicação).
37. Peixoto, Carla; Tavares, Lizete. Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância,3.º Congresso sobre Abuso e Negligência de Crianças,Porto,2013 (Poster).
38. Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Risco sociocultural da família e o desenvolvimento da auto-regulação em crianças,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
39. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R,International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013,Porto,2013 (Comunicação).
40. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal,EARLI 2013 Conference,Munique,2013 (Comunicação).
41. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Mothers’ educational level and literacy beliefs: Associations with home literacy environment,SRCD Biennial Meeting,Seattle,2013 (Poster).
42. Peixoto, Carla. Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal,32º aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo,Viana do Castelo,2012 (Conferência ou palestra).
43. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. Fatores de risco no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Avaliação de competências sociais, de literacia e de matemática,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Comunicação).
44. Cadima, Joana; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Child and classroom predictors of the quality of teacher-child relationships,BAPS-SEPEX Meeting,Liége,2012 (Poster).
45. Ferreira, Marlene; Peixoto, Carla. Burnout em docentes do ensino regular e do ensino especial: Estudo comparativo,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
46. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Leitura conjunta de histórias em contexto familiar: estabilidade dos comportamentos interativos maternos,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação).
47. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. Quality of early child care and education: analysis at the ITERS-R indicator level. ,22nd Annual Conference of the EECERA,Porto,2012 (Comunicação).
48. Tavares, Lizete; Peixoto, Carla. Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de educadores de infância do ensino regular e do ensino especial,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
49. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Socioemotional and instructional quality of mother’s behaviors during shared book reading with first-grade children,SRCD Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
50. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster).
51. Sá, Conceição; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Condições da escola para a mudança e inovação educacional no ensino secundário: Um estudo piloto,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
52. Alves, Manuela; Peixoto, Carla; Bastos, Alice. Preferências de leitura e motivação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A perspectiva dos alunos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
53. Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Macedo-Pinto, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Barros, Sílvia. Qualidade em contexto de creche e jardim-de-infância e sua relação com o desenvolvimento/envolvimento das crianças. ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
54. Carvalho, José M.; Peixoto, Carla; Sá, Conceição; Michão, Florinda. Avaliação das condições dos alunos, dos professores e da escola para a mudança na perspectiva do School Improvement,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação,Guarda,2011 (Comunicação).
55. Cadima, Joana; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da literacia no pré-escolar e em contextos de risco sociocultural,VII Encontro de Educação - Numeracia e Literacia em Educação,Almada,2011 (Comunicação).
56. Michão, Florinda; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Autonomia e gestão da escola numa perspectiva de School Improvement: Um estudo exploratório,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
57. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Leitura conjunta em contexto familiar: do pré-escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico,I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares,Portalegre,2011 (Comunicação).
58. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Crenças maternas sobre leitura conjunta,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação).
59. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Silva, Mónica. Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level,European Conference for Developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação).
60. Carrilho, Rosária; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: Contribuições da investigação,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
61. Mendes, Helena; Peixoto, Carla; Bastos, Alice. Motivação para a leitura: Efeitos do género e dos hábitos de leitura em alunos do ensino básico,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
62. Ferreira, Carla; Bastos, Alice; Peixoto, Carla; Viana, Fernanda L. O potencial motivador dos textos narrativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contribuições da investigação,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster).
63. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster).
64. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Desenvolvimento da literacia emergente: Estudo qualitativo sobre crenças maternas,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
65. Peixoto, Carla; Bastos, Alice; Moreira, Emília; Manso, Augusta. Motivação para a leitura: um estudo com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Poster).
66. Manso, Augusta; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. O uso de portefólios em contextos de aprendizagem adulta,2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação,Braga,2010 (Comunicação).
67. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Storybook reading: a two-year study of mother-child interactions,32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children,Dublin,2010 (Comunicação).
68. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Teachers’ views about key classroom characteristics and practices,32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children,Dublin,2010 (Poster).
69. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills,SRCD Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster).
70. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Poster).
71. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação).
72. Abreu-Lima, I.; Cruz, O.; Pessanha, M.; Aguiar, C.; Nunes, C.. Qualidade do Ambiente Familiar,VIII Simpósio Internacional do GEDEI,Aveiro, Portugal,2008 (Comunicação).
73. Leal, Teresa; Macedo-Pinto, Isabel; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia,VIII Simpósio Internacional GEDEI: Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão,Aveiro,2008 (Comunicação).
74. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J. Ambiente literácito em famílias com mães de nível educativo baixo,7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2008 (Poster).
75. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
76. Silva, Mónica; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Práticas de Literacia em Contextos Pré-escolares Mistos,VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão,Aveiro,2008 (Poster).
77. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J; Silva, Mónica; Cid, Carla. Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar,I Congresso Internacional de Estudos da Criança,Braga,2008 (Comunicação).
78. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta,7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2008 (Comunicação).
79. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Da esquerda para a direita, assim dita a receita,VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão,Aveiro,2008 (Comunicação).
80. Peixoto, Carla. Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences,V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futúro,Oviedo,2008 (Poster).
81. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Literacy Practices among Portuguese Parents of Preschool Children,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
82. Cadima, Joana; Peixoto, Carla. Factores de risco: Multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças,I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação).
83. Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar,6º encontro nacional/4º internacional de investigação em leitura, literatura infantil & ilustração.,Braga,2006 (Comunicação).
84. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Bairrão, Joaquim. Childcare quality: Do Portuguese parents value criteria defined by professionals? ,26th International Congress of Applied Psychology,Atenas,2006 (Poster).
85. Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências em crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
86. Barros, Sílvia; Silva, Mónica; Peixoto, Carla; Bairrão, Joaquim. Satisfação dos pais com a qualidade da creche que os filhos frequentam,XI Encontro Nacional da APEI – Infância e Educação: Que Caminhos,2005 (Poster).
87. Barros, Sílvia; Silva, Mónica; Peixoto, Carla; Bairrão, Joaquim. Satisfação das educadoras com a qualidade da creche onde trabalham,V Simpósio Internacional de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico – “Os Caminhos da Aprendizagem”,2005 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação de Basto.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação Aurélio Paz dos Reis.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Peixoto, Carla. Formação e Supervisão na Promoção de Competências Sociais e de Literacia, 2016 (Outra), promovido por Direção Regional da Educação dos Açores.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2016 (Extensão), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
6. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2015 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação - IPP.
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação - IPP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
7. Peixoto, Carla. Práticas Adequadas ao Desenvolvimento das Crianças em Creche, 2015 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação - IPP.
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação - IPP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
8. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2015 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, Cidade: Matosinhos, Tipo de participação: Docente.
9. Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2015 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
10. Peixoto, Carla. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche, 2014 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.
11. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Silva, Mónica. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche , 2012 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.
12. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças e Jovens, 2010 (Outra), promovido por Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira.Tipo de participação: Docente.
13. Peixoto, Carla; Grande, Catarina. Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento , 2010 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.
14. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Desenvolvimento de Competências Socio-Emocionais em Crianças e Jovens: Intervenção numa Perspectiva Sistémica – Ecológica, 2009 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.
15. Peixoto, Carla; Grande, Catarina. Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento , 2009 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.
16. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Silva, Mónica. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche , 2005 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Peixoto, Carla. Conferência Mais e Melhor Educação,2017 (Conferência).
2. Peixoto, Carla. EARLI Conference on Sig 5 Learning and Development in Early Childhood,2016 (Conferência).
3. Peixoto, Carla. (Re)Pensar a (in)disciplina em contexto escolar,2015 (Seminário).
4. Sampaio, Ruth; Peixoto, Carla; Vieira, Isabel. Mesa Redonda sobre Intervenção Psicossocial – Reflexão a partir das práticas,2014 (Outro).
5. Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Manso, Augusta. Seminário sobre Avaliar para Inovar em Educação,2012 (Seminário).
6. Peixoto, Carla; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Manso, Augusta. Encontros de Avaliação e Inovação em Educação: Contributos do “School Improvement”,2011 (Encontro).
7. Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Bastos, Alice; Carvalho, José M.; Faria, Carla; Manso, Augusta. Formação de Leitores: Contextos e Práticas de Desenvolvimento da Literacia,2010 (Seminário).
8. Peixoto, Carla; Manso, Augusta; Faria, Carla; Bastos, Alice; Carvalho, José M.; Sousa-Pereira, Fátima. Aprendizagem ao longo da vida e Literacia,2010 (Seminário).
9. Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Manso, Augusta. Desafios que as actuais políticas curriculares colocam ao exercício da docência,2010 (Seminário).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Peixoto, Carla. Aspetos a considerar na escolha da escola,2017 (Entrevista).
2. Peixoto, Carla. Transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico,2017 (Entrevista).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Francisca Sofia Baptista da Silva, O papel da aceitac¸a~o-rejeic¸a~o pelo/a superior/a hiera´rquico/a no stress e na percec¸a~o de autoefica´cia dos/as docentes, 2018. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
2. Alexandre Areosa, O contributo das compete^ncias de autorregulac¸a~o para a adaptabilidade vocacional: resilie^ncia e ajustamento psicolo´gico, 2018. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
3. Vânia Magalhães de Rodrigues, Inteligência emocional e ajustamento psicológico de educadoras de infância: o papel da perceção de aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
4. Sónia Sofia Moreira Lopes Alves Martins, O papel da autoconsciência na adaptabilidade vocacional , 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
5. Soraia Caetano, A resiliência e a ansiedade social em torno da problemática do Cyberbullying, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
6. Carlos Rocha, Prática de atividade física e de desporto adaptado e a sua relação com o autoconceito, ajustamento psicológico e satisfação com a vida de adolescentes com deficiência motora, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
7. Carlos Vale, O papel da resiliência e da aceitação pelo/a professor/a no clima de sala de aula e sucesso académico, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
8. Daniela Susana Fonseca, O papel da perceção de aceitação-rejeição materna no desenvolvimento de competências socioemocionais e linguísticas de crianças em idade pré-escolar, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
9. Ana Raquel Silva, O papel da aceitação-rejeição parental, resiliência e ansiedade na problemática do consumo de substâncias lícitas na adolescência, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Co-orientador).
10. Cátia Soares, Atitudes acerca da violência nas relações amorosas: relação com a empatia e a autoeficácia de adolescentes, 2017. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
11. Carina Carneiro, Ambientes de literacia e de numeracia em contexto familiar: Estudo comparativo entre famílias portuguesas e alemães com crianças em idade pré-escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
12. Sandra Ramos, Ideias e práticas de educadores de infância sobre literacia emergente em contextos pré-escolares inclusivos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
13. Sara Ferreira, Trabalho em equipa na Intervenção Precoce na Infância: Estudo qualitativo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
14. Carla Mendes, Ideias e práticas de famílias de crianças a usufruir de serviços de Intervenção Precoce relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
15. Marlene S. Rodrigues, Intervenção Precoce na Infância: Ideias e Práticas de Profissionais de Equipas Locais de Intervenção e de Agrupamentos de Referência, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
16. Marlene Ferreira, Burnout e condições de trabalho percebidas: estudo comparativo entre educadores do ensino regular e educadores de intervenção precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
17. Noémia Tavares, Envolvimento das famílias nos serviços de Intervenção Precoce: Perceções de pais e de educadores de Intervenção Precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
18. Ana Ribeiro, Indicadores de qualidade em contextos inclusivos do 1.º ciclo do ensino básico: Ideias de professores do ensino regular e de professores de educação especial, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
19. Lizete Tavares, Maus Tratos Infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância do ensino regular e de intervenção precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Alda Passos Ribeiro, Atitudes de adolescentes face à inclusão dos pares com incapacidades: o papel da autoestima, da empatia e da satisfação com a vida, 2018. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
2. Ana Margarida Neto, Aprendizagem socioemocional em contextos de educação pré-escolar: Crenças e práticas de educadores/as de infância, 2018. Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia (Orientador).
3. Cristiana Oliveira, Iniciativas intergeracionais e Envelhecimento ativo: um estudo de caso, 2014. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Social) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Peixoto, Carla. Participação no júri de Sibila Reis. Validação de uma bateria de testes sobre o comportamento sexual e a saúde nos adolescentes portugueses, 2015. Tese (Doutoramento em Psicologia) - Universitat de Valencia.
2. Peixoto, Carla. Participação no júri de Joana Sofia Jardim Fernandes. Adaptação cultural do programa de prevenção “SALUDA”: um estudo piloto, 2015. Tese (Doutoramento em Psicologia) - Universitat de Valencia.


Mestrado
Master degree
1. Peixoto, Carla. Participação no júri de Diana Cristiana Sá Coelho. Avaliação das Funções Executivas em Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo em Idade Pré-Escolar, 2018.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
2. Peixoto, Carla. Participação no júri de Patrícia Duarte Pinto. (Des)Igualdades de Género: Perceções de Docentes do Ensino Superior, 2018.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
3. Peixoto, Carla. Participação no júri de Bárbara Torres. A (re)viver, a (res)sonhar: projeto de intervenção psicossocial com pessoas beneficiárias de Rendimento Social de Inserção, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
4. Peixoto, Carla. Participação no júri de Ana Filipa Leite Simão. A Perceção da aceitação-rejeição, ajustamento psicológico e auto-eficácia dos professores, 2016.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
5. Peixoto, Carla. Participação no júri de Vanessa Tavares. A melodia da terceira idade: Projeto de intervenção social num centro de dia, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
6. Peixoto, Carla. Participação no júri de Mafalda Freire Malheiro Santos. Perceção da aceitação-rejeição pelo par íntimo: um estudo sobre amor, a felicidade e a satisfação, 2016.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
7. Peixoto, Carla. Participação no júri de Juliana Patrícia Gomes Campos. Perceção da aceitação-rejeição pelos/as professores/as e a sua relação com o ajustamento psicológico dos estudantes e disrupção escolar, 2016.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
8. Peixoto, Carla. Participação no júri de Sónia Cristina Viana Correia. Perceção de Aceitação-Rejeição pelo professor/a, ajustamento psicológico e auto-regulação da aprendizagem, 2016.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
9. Peixoto, Carla. Participação no júri de Susana Filipa Matias de Sousa. Resolução de problemas sociais e sentimentos acerca do jardim-de-infância intersecções com as características da criança, risco sociocultural e outras competências socioemocionais, 2016.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto.
10. Peixoto, Carla. Participação no júri de Daniela Filipa Santos da Silva. Percepção da aceitação-rejeição interpessoal, os comportamentos disruptivos, as condutas antissociais e o desenvolvimento da empatia, 2015.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
11. Peixoto, Carla. Participação no júri de Filipa Alexandra Pinto Alves. A perceção da aceitação-rejeição interpessoal, a solidão e o cyberbullying, 2015.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
12. Peixoto, Carla. Participação no júri de Sofia Ribeiro da Silva. A participação: uma âncora para o sucesso educativo, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
13. Peixoto, Carla. Participação no júri de Dora Gisela de Castro Moreira da Silva. A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
14. Peixoto, Carla. Participação no júri de Daniela Filipa Soares Sobreira. Deliquência Juvenil: estudo sobre famílias de risco, 2015.  Dissertação (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
15. Peixoto, Carla. Participação no júri de Margarida Estela R. Ferreira. Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade, 2014.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto.
16. Peixoto, Carla. Participação no júri de Lígia Fernandes Caires. Da procura, Um encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
17. Peixoto, Carla. Participação no júri de Carina dos Santos Andrade Sousa. "Não nos deixem dormir…” – Projeto de Intervenção num Centro de Dia, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
18. Peixoto, Carla. Participação no júri de Bruna F. R. Lima. Relação entre fala e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, 2014.  Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto.
19. Peixoto, Carla. Participação no júri de Júlio França. Percursos profissionais de um psicólogo na saúde e na escola, 2014.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto.
20. Peixoto, Carla. Participação no júri de Isabel Iria da Silva Carneiro. A funcionalidade e a participação de crianças com incapacidades em idades precoces: A importância da intervenção centrada na família e nas rotinas naturais da criança, 2014.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto.
21. Peixoto, Carla. Participação no júri de Iria Cássio. Práticas pedagógicas de leitura na educação pré-escolar, 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
22. Peixoto, Carla. Participação no júri de Alda Maria Carvalho Sampaio. Atividades de animação de leitura no 1.o ciclo: Contributos para leitores, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
23. Peixoto, Carla. Participação no júri de Ana Margarida Luzeiro P. Santos. Ambiente de literacia familiar: avaliação dos comportamentos interativos do adulto em situação de leitura conjunta, 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
24. Peixoto, Carla. Participação no júri de Ana Salomé Oliveira. O tempo é mudança, transformação e evolução: Projeto de intervenção com idosos do centro de dia, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
25. Peixoto, Carla. Participação no júri de Tânia Filipa Moreira Almeida. O conceito de envolvimento da criança em contexto pré-escolar: Estudo do envolvimento de crianças com e sem necessidades educativas especiais em contextos pré-escolares inclusivos, 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
26. Peixoto, Carla. Participação no júri de Catarina Amorim Branco Malheiro. Implementação de estratégias de regulação do comportamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho.


Agregação
Aggregation
1. Peixoto, Carla. Participação no júri de Maria João Alves Ferreira da Conceição. Aceitação-rejeição pelos professores e a sua relação com a vivência dos alunos em meio escolar, 2015. Agregação em (Psicologia Escolar e da Educação) - Instituto Universitário da Maia.
2. Peixoto, Carla. Participação no júri de Liliana Isabel Jorge Teixeira. Somos capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3. Porto, 2015. Agregação em (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
44

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
13
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
115

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
115

Total
Dados complementares
(Additional data)
50

Orientações
Orientations
22
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
28


Visualizações do curriculum [ 3156 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-10-2020 às 01:06:02
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis