Curriculum Vitae

Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Justino

Data da última atualização »Last update : 12/03/2019


Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro. Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa. Doutoramento em ICPD – Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UA|UP), sob o titulo O desafio da homogeneização normativa em instituições de memória: proposta de um modelo uniformizador e colaborativo, disponível em: http://hdl.handle.net/10773/10444. Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4000358951059485


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Justino
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cortês, Cristina
Categoria profissional
Position
Técnico Superior 2ª Classe
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Aveiro
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - SBIDM
Campus Universitário de Santiago, Aveiro
Aveiro
3810-193 Aveiro
Portugal
Correio electrónico: ccortes@ua.pt
Homepage: http://www.ua.pt/PagePerson.aspx?id=1155&b=1
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (3 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2008 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Documentação e Arquivística (1,5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2005 Bacharelato
Bachelor degree
Bacharel em Documentação e Arquivística (3 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Aveiro
Jan/2012-Actual Outra Situação

Universidade de Aveiro
Jan/2011-Actual Técnico Superior 2ª Classe

Universidade de Aveiro
Jan/2005-Dez/2010 Técnico Especialista

Universidade de Aveiro
Jul/2000-Dez/2004 Técnico Principal

Universidade de Aveiro
Fev/1994-Jun/2000 Técnico de 1ª Classe





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual BAD, Membro.
2012- presente: Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus - BAD - projeto de tradução do C ataloging C ultural Objects: a Guide to Describing C ultural Works and Their Images , disponível em: http://cco.vrafoundation.org/index.php/toolkit/cco_pdf_version/;.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Serôdio, C.; Almeida, M. J. d; Ferreira, F.; Cortês, Cristina; Moura, P.; Medeiros, F.; Salgado, A.; Antunes, L.; Matos, A.. 2013. "Sistemas de Informação em Museus", Boletim Informação ICOM.PT, 22: 2 - 11.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cortês, Cristina. 2014. "As ferramentas e/ ou serviços web 2.0 nas instituições de memória: do uso ao processo comunicacional, no apoio à construção da memória coletiva", Trabalho apresentado em Processos de Musealização: Um Seminário de Investigação Internacional, In Processos de Musealização, Porto.
2. Martins, Ana B. J; Cortês, Cristina. 2013. "O Museu da Universidade de Aveiro: coleções, investigação e herança patrimonial", Trabalho apresentado em O futuro dos museus universitários em perspetiva, In O futuro dos museus universitários em perspetiva, Porto.
3. Cortês, Cristina; Raposo, Rui. 2012. "A componente participativa no cenário português: do uso à participação", Trabalho apresentado em Integração, Acesso e Valor Social, In Actas do 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Integração, Acesso e Valor Social, Lisboa.
4. Cortês, Cristina; Raposo, Rui. 2012. "A harmonização normativa em Instituições de Memoria: os desafios e dificuldades na interoperabilidade", Trabalho apresentado em Integração, Acesso e Valor Social, In Actas do 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Integração, Acesso e Valor Social, Lisboa.
5. Martins, Ana B. J; Cortês, Cristina; Gabriel, Graça C. F. 2011. "Communication in the Library: the Role of Librarians = La Comunicación en la Biblioteca: el Papel de los Bibliotecários", Trabalho apresentado em Jornadas Españolas de Documentación FESABID, In Jornadas Españolas de Documentación FESABID, Málaga.
6. Martins, Ana B. J; Cortês, Cristina; Gabriel, Graça C. F. 2010. "SBIDM: comunicação síncrona, assíncrona e multidireccional", Trabalho apresentado em Politicas de Informação na Sociedade em Rede, In Actas do 10º Congresso BAD, Guimarães.
7. Cortês, Cristina. 2009. "Convergência na procura e recuperação da informação", Trabalho apresentado em 6º SOPCOM/4º IBÉRICO, In 6º SOPCOM/4º IBÉRICO, Lisboa.
8. Cortês, Cristina. 2009. "Media participativos, instituições: perspectivas futuras", Trabalho apresentado em 6º SOPCOM/4º IBÉRICO, In 6º SOPCOM/4º IBÉRICO, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cortês, Cristina; Moura, Paula. 2014. "Gestão, organização e representação da informação nas instituições de memória: Identificar para integrar", Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus - "Desafios da gestão integrada dos acervos nos museus", In Atas do III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus - "Desafios da gestão integrada dos acervos nos museus", Museu de Cerâmica de Sacavém, 31 de outubro 2014, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Cortês, Cristina. 21 maio 2013. "A importância da interoperabilidade em Instituições de Memória" Notícia BAD: jornal dos profissionais de informação, 1 - 2.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Cortês, Cristina; Moura, P.. 2013. "Interview to Patrick Le Boeuf [Encontro de Outono: “Sistemas de Informação em Museus: Estado da Arte em Portugal”]". [S. l.]: [s. n.].
2. Cortês, Cristina. 2013. "O desafio da homogeneização normativa em instituições de memória: proposta de um modelo uniformizador e colaborativo ", 496 pp.. Aveiro: UA.
A informação digitalizada e nado digital, fruto do avanço tecnológico proporcionado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como da filosofia participativa da Web 2.0, conduziu à necessidade de reflexão sobre a capacidade de os modelos atuais, para a organização e representação da informação, de responder às necessidades info-comunicacionais assim como o acesso à informação eletrónica pelos utilizadores em Instituições de Memória. O presente trabalho de investigação tem como objetivo a conceção e avaliação de um modelo genérico normativo e harmonizador para a organização e representação da informação eletrónica, num sistema de informação para o uso de utilizadores e profissionais da informação, no contexto atual colaborativo e participativo. A definição dos objetivos propostos teve por base o estudo e análise qualitativa das normas adotadas pelas instituições de memória, para os registos de autoridade, bibliográfico e formatos de representação. Após a concetualização, foi desenvolvido e avaliado o protótipo, essencialmente, pela análise qualitativa dos dados obtidos a partir de testes à recuperação da informação. A experiência decorreu num ambiente laboratorial onde foram realizados testes, entrevistas e inquéritos por questionário. A análise cruzada dos resultados, obtida pela triangulação dos dados recolhidos através das várias fontes, permitiu concluir que tanto os utilizadores como os profissionais da informação consideraram muito interessante a integração da harmonização normativa refletida nos vários módulos, a integração de serviços/ferramentas comunicacionais e a utilização da componente participativa/colaborativa da plataforma privilegiando a Wiki, seguida dos Comentários, Tags, Forum de discussão e E-mail. .

3. Martins, Ana B. J; Borges, Cristina M. C; Cortês, Cristina. 2012. "A divulgação de coleções com recurso ao DIPITY: uma experiência nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA: poster". Lisboa: BAD.





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Cortês, Cristina. Interoperabilidade em Instituições de Memória: Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus, 2013.
A interoperabilidade é a capacidade que um sistema ou aplicação tem de interagir com outros sistemas ou aplicações de uma forma unitária sem que, para isso, haja necessidade de um esforço adicional. Para que isso aconteça, as organizações deverão ser dotadas de uma boa gestão da informação, quer a nível dos seus sistemas, procedimentos como a nível da sua cultura organizacional, de modo a garantirem a disponibilização, troca e reutilização da informação de um modo eficaz, tanto a nível interno como externo. Especificamente deverá incidir sob (6) seis áreas específicas: técnica; semântica; política/humana; entre comunidades; legal; e internacional. O presente Webinar tem como objectivo abordar as várias dimensões da interoperabilidade. .

2. Cortês, Cristina; António, Rafael. Interoperabilidade em Instituições de Memória: seminário no âmbito do Grupo de Trabalho de Sistemas deInformação em Museus - BAD, 2013.
Este seminário tem por objetivo descrever as normas comummente adotadas pelas instituições de memória, para a organização e representação da informação, reconhecer e apresentar os desafios na organização e representação da informação perante o desenvolvimento dos novos modelos conceptuais, e identificar os elementos divergentes e convergentes.




Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Cortês, Cristina. Participação no júri de Rego, Venceslau do. Serviços de informação das bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2013.  Dissertação (Bacharel em Documentação e Arquivística) - Universidade de Aveiro.
2. Cortês, Cristina. Participação no júri de Martins, Bruno Miguel de Pinho. A Revista Carnets: funcionamento e desenvolvimento, 2013.  Dissertação (Mestrado em Estudos editoriais) - Universidade de Aveiro.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Dados complementares
(Additional data)
4

Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2


Visualizações do curriculum [ 1386 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 18-09-2019 às 02:24:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis