Curriculum Vitae

Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva

Data da última atualização »Last update : 25/06/2019


Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva. É - Politécnico do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados. Actua na área de Física Nas suas actividades profissionais interagiu com 22 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3830725912069450


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Saraiva, Elisa
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Exactas-Física.
Ciências Exactas-Química.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Matemática, Ciências e Tecnologias
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4770-457 Porto
Portugal
Apartado: 4200-465
Correio electrónico: elisasaraiva@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2017 Doutoramento
Phd
Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas (3 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2004-2007 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ensino de Física e Química (2 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1992-1997 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2017 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Avaliação Educacional.
Universidade de Évora, Portugal.

2014-2015 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Administração Educacional.
Universidade do Minho, Portugal.

2002-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ciências da Educação.
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Abr/2018-Jul/2018 Assistente 1º triénio

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Mar/2012-Mar/2014 Investigador Auxiliar

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Nov/2008-Dez/2010 Investigador Auxiliar





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2014
O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia-The role of teacher mediation using computational simulations to improve learning of Physical and Engineering Sciences
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/112303/2009.

2008-2010
Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação dos professores de Ciências Físicas em sala de aula-Guiding Principles and Tools for Developing Mediation of Physical Science Teachers in the Classroom
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/66699/2006.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Viegas, C.; Cunha, Ana E; Saraiva, E.; Branco, M. J; Pinto, A.; Santos, C. A. 2010. Investigação sobre a Mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ed. 1, ISBN: 978-989-704-001-6. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Saraiva, Elisa. 2018. Investigação sobre Práticas Epistémicas.  In Melhorar as práticas de Ensino em Ciências e Tecnologia: Registar e Investigar com Narrações Multimodais , ed. J. Bernardino Lopes, Clara Viegas, Alexandre Pinto, Outros, 159 - 171. ISBN: 978-972-618-944-2. Lisboa: Edições Silabo.
2. Saraiva, Elisa. 2017. Visual representations in the classroom when teaching physical sciences.  In Teaching Science : Contributions of Research for Planning, Practice & Professional Development, ed. J. Bernardino Lopes Jose Paulo Cravino, Eliane De Souza Cruz, Antonio Barbot, 227 - 246. ISBN: 1536123617. New York, United States: Nova Science Publishers Inc.
3. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P; Santos, C. A; Cunha, Ana E. 2015. Teacher mediation of students learning using visual representations displayed by computer simulations..  In INTED2015 Proceedings - International Technology, Education and Development Conference, ed. L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres, 4996 - 5005. ISBN: 978-84-606-5763-7. Madrid, Spain: IATED Academy.
4. Santos, Carla A; Lopes, J. B; Saraiva, Elisa; Cunha, Ana E. 2015. Teacher Decisions and Didatical Intentionality using Computer Simulations in Physical Science Classrooms.  In INTED2015 Proceedings - International Technology, Education and Development Conference, ed. L.G. Chova, A.L. Martínez, & I.C. Torres , 5347 - 5356. ISBN: 978-84-606-5763-7. Madrid, Spain: IATED Academy.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Santos, Carla A; Dinis, Fernanda; Lopes, J. B. 2014. "Teacher Mediation Actions and Students’ Productive Engagement During the Use of Computer Simulations in Physical Science Classrooms", Procedia Technology 13, 0: 76 - 85.
2. Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Santos, C. A; Cunha, A.; Pinto, A.; Silva, A.; Viegas, C.; Saraiva, E.; Branco, M. J. 2013. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom", Research in Science Education 44, 3: 415 - 438.
3. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P; Santos, C. A. 2012. " How do Teachers of Physical Sciences with Different Professional Experiences Use Visual Representations with Epistemic Functions in the Classroom.", Problems of Education in the 21st Century 42, 42: 97 - 114.
4. Lopes, J. B; Cunha, Ana E; Santos, C. A; Cravino, J. P; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda. 2012. "Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante o uso de simulações computacionais: dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulações", Sensos 2, 2: 121 - 137.
5. Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Viegas, C.; Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Branco, M. J; Pinto, A.; Santos, Carla A. 2012. "Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores", Sensos 2, 1: 125 - 171.
6. Lopes, J. B; Cravino, J. P; Branco, M. J; Saraiva, E.; Silva, A. A. 2008. "Mediation of students learning: Dimensions and Evidences in Science Teaching", Problems of Education in the 21st Century 9, 9: 42 - 52.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Saraiva, Elisa; Ferreira, Andrea; Azevedo, Maria M. 2018. " STEM in my school backyard", Trabalho apresentado em 3rd Scientix Conference, In Scientix 3rd Conference Programme, Bruxelas.
2. Afonso, G.; Saraiva, Elisa. 2016. " Valor dos programas de mobilidade no desenvolvimento profissional baseado na escola", Trabalho apresentado em VPCT 2016, In Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2016 , Vila Real.
3. Saraiva, Elisa; Cunha, Ana E; Santos, C. A; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2012. "Papel da mediação do professor na promoção de trabalho epistémico dos alunos durante o uso de simulações computacionais", Trabalho apresentado em Física 2012- Encontro Ibérico para o Ensino da Física , In Atas do XXII Encontro Ibérico para o Ensino da Física (pp. 51-58): Sociedade Portuguesa de Física. , Aveiro.
4. Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda; Anacleto, A; Pires, C; Agostinho, A.; Augusto, M.; Santos, C. A; Lopes, J. B. 2012. "The influence of the teacher’s research experience in his mediation of secondary school students learning using computer simulations. In Roser Pintó, Víctor López, Cristina Simarro ", Trabalho apresentado em Computer Based Learning In Science, In Computer Based Learning In Science - Conference Proceedings 2012 - Learning Science in the Society of Computers, Barcelona.
5. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2009. "Narrações da mediação do professor: um contributo para o desenvolvimento profissional reflexivo. In Paixão, F., Jorge, F.R. (Eds.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC (pp 731-739). E Castelo Branco. ", Trabalho apresentado em XIII ENEC, In Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC, Castelo Branco.
6. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2008. "Papel das práticas de representação e da mediação do professor integradas num currículo com relevância CTS", Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico I Seminário Ibero-Americano Ciência Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências , In Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. V Seminário Ibérico I Seminário Ibero-Americano Ciência Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro.
7. Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2007. "Situação Formativa como ferramenta de gestão curricular", Trabalho apresentado em XII ENEC, In Relatos de Práticas: A voz dos actores de educação em Ciência em Portugal. XII ENEC , Vila Real.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
18

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7


Visualizações do curriculum [ 221 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 15-11-2019 às 12:22:36
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis