Curriculum Vitae

Guida Veiga

Data da última atualização »Last update : 13/04/2019


Guida Veiga. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Publicou 6 artigos em revistas especializadas, possui 8 capítulos de livros publicados. Possui 14 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Saúde Nas suas actividades profissionais interagiu com 32 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3802199993832246


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Guida Veiga
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Veiga, Guida
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências e Tecnologia
Proto-Departamento de Desporto e Saúde
Colégio Luís António Verney , Rua Romão Ramalho, 59
7000-671 Évora
Portugal
Correio electrónico: gveiga@uevora.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2015 Doutoramento
Phd
Motricidade Humana, especialidade de Comportamento Motor (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2003-2007 Licenciatura
Licentiate degree
Reabilitação Psicomotora (4 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Mai/2015-Actual Professor Auxiliar
Set/2009-Mai/2015 Assistente





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Évora
Set/2009-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Reabilitação Psicomotora II(Docente)
  • Perturbações Psicomotoras(Docente)
  • Psicomotricidade IV(Docente)
  • Estágio I(Docente)
  • Estágio II(Docente)
  • Metodologia Observacional da Expressão Psicomotora(Docente)
  • Relaxação Terapêutica(Docente)
  • Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo (Docente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Évora
Jun/2015-Actual
- Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade de Évora
Mar/2016-Actual
Atividade realizada»Activity:

Projeto de Investigação ALT20-03-0145-FEDER-000007 - Envelhecer com Segurança no Alentejo - Compreender para Agir (ESACA)






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2015 - Actual Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Outros (especifique).
Comissão Científica.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Melo, Paula; Marmeleira, José; Veiga, Guida. 2017. Interação social criança-terapeuta em contexto meio aquático e contexto sala terapêutica em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo em idade escolar.  In Estudos em desenvolvimento motor da criança XII, ed. Rodrigues, L.P., Clemente, F. M., & Lima, R., 179 - 188. . Viana do Castelo: Escola Superior de Desporto e Lazer- Instituto Politécnico Viana do Castelo.
2. Veiga, G.; Cachucho, R.; Neto, C.; Rieffe, C.. 2015. Inovações no estudo do comportamento das crianças com sensores de proximidade.  In Estudos em desenvolvimento motor da criança XVIII, ed. V. P. Lopes & C. Gonçalves, 42 - 47. ISBN: 978-972-745-195-1. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
3. Rieffe, C.; Netten, A. P; Broekhof, E.; Veiga, G.. 2015. The role of the environment in children’s emotion socialization.  In Educating deaf students: Creating a global evidence base, ed. M. Marschark & H. E. T. Knoors , 369 - 388. . New York: Oxford University Press.
4. Veiga, G.; Rieffe, C.. 2015. Ligar o corpo à emoção – Intervenção psicomotora na promoção de crianças emocionalmente competentes .  In Psicomotricidade: Atualidades da prática psicomotora, ed. J. Fernandes & P. F. Gutierres, 67 - 80. . Rio de Janeiro: Wak.
5. Pereira, J.; Veiga, G.; Marmeleira, J.. 2014. Associação entre a coordenação motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar.  In Estudos em desenvolvimento motor da criança VII, ed. C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil & F. Melo, 79 - 85. ISBN: 978-972-735-201-2. Cruz Quebrada: Edições FMH.
6. Veiga, G.; Neto, C.; Rieffe, C.. 2014. Jogo de atividade física, competência motora e competência social na idade pré-escolar.  In Estudos em desenvolvimento motor da criança VII, ed. C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil & F. Melo, 239 - 246. ISBN: 978-972-735-201-2. Cruz Quebrada: Edições FMH.
7. Veiga Moutinho, G. 2012. A Psicomotricidade na transformação do agir.  In Psicomotricidade: Abordagens emergentes, ed. J. Fernandes & P. F. Gutierres, 1 - 184. . São Paulo: Manole Editores.
8. Matos, Margarida G.; Loureiro, L; Veiga, G.. 2009. O sono e o corpo.  In Jovens com Saúde - Diálogo com uma Geração, 1 - 368. ISBN: 9789724740287. Lisboa: Texto Editores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Veiga, Guida; Oosterveld, Paul; Fernandes, Jorge; Rieffe, Carolien. 2018. "Validation of the Portuguese emotion awareness questionnaire for children and adolescents", European Journal of Developmental Psychology, 1: 1 - 10.
2. Veiga, Guida; Rieffe, Carolien. 2018. "Monitoring children’s behaviors in their natural settings: Applying RFID sensors to study child development", Sage Research Methods Cases, 0: 1 - 19.
3. Marmeleira, José; Veiga, Guida; Cansado, Hugo; Raimundo, Armando. 2017. "Relationship between motor proficiency and body composition in 6- to 10-year-old children", Journal of Paediatrics and Child Health 53, 4: 348 - 353.
4. Veiga, Guida; de Leng, W; Cachucho, Ricardo; Ketelaar, Lizet; Kok, Joost N; Knobbe, Arno; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. 2016. "Social competence at the playground: Preschoolers during recess", Infant and Child Development, na: n/a - n/a.
5. Veiga, Guida; Ketelaar, Lizet; de Leng, W; Cachucho, Ricardo; Kok, Joost N; Knobbe, Arno; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. 2016. "Alone at the playground", European Journal of Developmental Psychology, na: 1 - 18.
6. Veiga, Guida; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. 2016. "Preschoolers’ free play - connections with emotional and social functioning", International Journal of Emotional Education 8, 1: 48 - 62.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, Brenda; Veiga, Guida; Frijns, Johan; Rieffe, Carolien. Intervenção psicomotora com crianças com surdez ou deficiência auditiva,Congresso Nacional de Psicomotricidade,Vila Real,2016 (Comunicação).
2. Santos, Mariana; Palma, Daniela; Pereira, J.; Veiga, Guida. Efeitos de um programa de terapia psicomotora nas funções executivas e nas competências sociais de crianças com perturbação do comportamento,Congresso Nacional de Psicomotricidade,Vila Real,2016 (Comunicação).
3. Veiga, Guida. Corpo, jogo e emoção: A intervenção psicomotora no desenvolvimento da competência emocional.,Congresso Nacional de Psicomotricidade,Vila Real,2016 (Conferência ou palestra).
4. Veiga, Guida. Play, leisure and emotions.,Leiden, the Netherlands ,2015 (Comunicação).
5. Veiga, Guida; Rieffe, Carolien; Cachucho, Ricardo; Neto, Carlos. Children’s playground behavior: Connections with social competence.,ENSEC (The European Network for Social and Emotional Competence) Conference,2015 (Comunicação).
6. Veiga, G.; Cachucho, R.; Neto, C.; Rieffe, C.. Inovações no estudo do comportamento das crianças com sensores de proximidade,X Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança,Bragança,2015 (Comunicação).
7. Fialho, Vanessa; Marmeleira, José; Veiga, Guida. Associação entre desenvolvimento psicomotor, níveis de atividade física e temperamento em crianças dos 6 aos 7 anos,Jornadas Internacionais de Psicomotricidade,Évora, Portugal,2014 (Poster).
8. Veiga, Guida; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. Associação entre a coordenação motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar. ,9º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança,Lisboa,2014 (Comunicação).
9. Rieffe, Carolien; Kok, Joost; Veiga, Guida; Bushman, Brad. Emotions in play,British Psychology Society (BPS) conference,Amsterdam, The Netherlands,2014 (Comunicação).
10. Veiga, Guida; Pereira, Joana; Marmeleira, José. Jogo de atividade física, competência motora e competência social na idade pré-escolar.,9º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança,Lisboa, Portugal,2014 (Comunicação).
11. Pereira, Joana; Marmeleira, José; Veiga, Guida. Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar,2014 (Poster).
12. Veiga, Guida. Children’s play and wellbeing: measuring children’s behaviors,Leiden, Holanda,2013 (Comunicação).
13. Veiga, Guida. Play and emotions,2012 (Comunicação).
14. Veiga, Guida. Screening psychomotor development - connections with speech and language impairments,Screening psychomotor development - connections with speech and language impairments,Amsterdam,2012 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Liliana Filipa da Silva Cunha, Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas / Effects of a psychomotor intervention in emotion regulation and social skills of institutionalised children, 2017. (Co-orientador).
2. Andreia Sofia Dias Rodrigues, Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros / Effects of a therapeutic relaxation program in the stress management of nurses, 2017. Dissertação (Psicomotricidade Relacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).
3. Gisela Cristina Resina Roque, Efeitos de uma intervenção terapêutica de massagem psicomotora em indicadores de saúde e bem-estar em pessoas idosas institucionalizadas / Effects of a therapeutic intervention psychomotor massage in health and well being indicators of institutionalised elderly people, 2016. Dissertação (Psicomotricidade Relacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).
4. Diana Marisa Santos Sebastião, Validação do questionário de consciência emocional para crianças na população portuguesa / Validation of the portuguese version of the Emotion Awareness Questionnaire, 2014. Dissertação (Psicomotricidade Relacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).
5. Vanessa Sofia Maria Fialho, Associação entre Proficiência motora, niveis de actividade física e temperamento dos 6 aos 7 anos / Associations between psychomotor devevlopment, physical actiity levels and temperament of 6-7 year old children, 2014. Dissertação (Psicomotricidade Relacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).
6. Joana Daniela Coelho Pereira, Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar / The relationship between motor competence and social competence, 2013. Dissertação (Psicomotricidade Relacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Veiga, Guida. Participação no júri de Ugo Vespier. Mining sensor data from complex systems, 2015.
2. Veiga, Guida. Participação no júri de Gabriela Sousa Neves de Almeida. Relationship between estimation and real motor performance in school-age children, 2015.


Mestrado
Master degree
1. Veiga, Guida. Participação no júri de Joana Isabel Palma Machorrinho. Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Multidimentional Assessment of interoceptive awareness (MAIA) / Psychometric properties of Portuguese version of Multidimensional Assessment of Interoceptive Awareness (MAIA), 2017. 
2. Veiga, Guida. Participação no júri de Ana Patrícia Galamba Montoito. Fiabilidade de Testes de Proprioceptividade em Pessoas Idosas, 2016.  Dissertação (Exercício e Saúde) - Universidade de Évora.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
14

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6

Total
Produção técnica
Technical production
14

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
14

Total
Dados complementares
(Additional data)
12

Orientações
Orientations
8
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
4


Visualizações do curriculum [ 2353 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-11-2019 às 08:17:15
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team