Curriculum Vitae

Luís Timóteo Barros Ferreira

Data da última atualização »Last update : 18/01/2019


Luís Timóteo Barros Ferreira Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 2 livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3679718450665599


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luís Timóteo Barros Ferreira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ferreira, Luís Timóteo
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Filosofia, Ética e Religião.
Ciências Sociais-Sociologia.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
Rua Filipe Simões nº 33
Coimbra
3000-186 Coimbra
Portugal
Telefone: (+351)239708870
Fax: (+351)239708871
Correio electrónico: ceis20@ci.uc.pt
Homepage: http://www.uc.pt/iii/ceis20
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2011 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (2 anos » years) .
Universidade da Madeira, Portugal.

1989-1991 Licenciatura
Licentiate degree
História (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Pouco), Italiano (Pouco).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ferreira, Luís T. B. 2011. Representações dos professores e inovação pedagógica: um estudo de caso. ed. 1. Funchal: Universidade da Madeira.
Este é um estudo de caso sobre as representações dos professores acerca da inovação pedagógica. Utilizou uma metodologia naturalista e etnográfica de recolha de dados através da observação participante, de entrevistas não directivas e da análise de documentos. Procurou-se compreender as perspectivas dos professores no contexto das suas interacções específicas a partir das contribuições da microssociologia e do interaccionismo simbólico. Para isso foi necessário interpretar a cultura da escola em relação à cultura escolar historicamente construída, ou seja, equacionar as lógicas de funcionamento de um invariante cultural que impede a inovação.

2. Ferreira, Luís T. B. 2003. Guia das Veredas e Percursos da Ilha do Porto Santo. ed. 1, ISBN: 972-9051-03-8. Porto Santo: Tabaibo Edições.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ferreira, Luís T. B. 2017. Higienismo e Alienismo na obra de Júlio Dinis.  In História Interdisciplinar da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental VII, ed. Ana Leonor Pereira; João Rui Pita, 53 - 63. ISBN: 978-989-99637-3-3. Coimbra: Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde / CEIS20 - Universidade de Coimbra.
2. Ferreira, Luís T. 2014. Depois do Leviatã. Modelos de Estado, Currículo e Inovação.  In Estado Mínimo - Escola Mínima, ed. Fernando Correia, 122 - 134. ISBN: 978-989-95857-5-1. Funchal: Centro de Investigação em Educação CIE-UMa.
3. Ferreira, Luís T. B. 2013. Laicismo e Inovação.  In O Futuro da Escola Pública, ed. Mendonça, A., 86 - 97. ISBN: 978-989-97490-4-7. Funchal: CIE-UMa.
4. Ferreira, Luís T. B. 2012. Inovação, culturas escolares e as representações dos professores.  In A Escola em tempo de crise: Oportunidades e Constrangimentos, ed. Bento, A. V., 211 - 221. . Funchal: CIE-UMa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ferreira, Luís T. B. 2016. "Recensão “Catholicism, Race and Empire. Eugenics in Portugal, 1900-1950, Budapest, Ceu Press, 2014¿?. Análise Social, 221, LI (4.º), pp. 1012-1016.", Análise Social 51, 4: 1012 - 1016.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ferreira, Luís T. B. 2014. "Etnografia. Encontro com o Outro", Revista Carbono, 7: 0 - 0.
2. Ferreira, Luís T. B. 2014. "Guerras da ciência. Hermenêutica breve", Revista Carbono, 6: 0 - 0.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ferreira, Luís T. B. 2016. "Em Quarentena de Guerra. Uma leitura dos relatos de viagem de Ricardo Jorge (1858-1939).", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Portugal na Grande Guerra, In Congresso Internacional Portugal na Grande Guerra, Coimbra.
2. Ferreira, Luís T. B. 2016. "Saúde e turismo: a Madeira na rota dos viajantes e doentes do séc. XIX", Trabalho apresentado em Turismo. História, Património e Ideologia. O I Congresso Nacional de Turismo, In Turismo. História, Património e Ideologia. O I Congresso Nacional de Turismo, Cascais.
3. Ferreira, Luís T. B. 2015. "Subsidiariedade: uma ideia católica nos fundamentos da Europa?", Trabalho apresentado em III Encontro Anual A Europa e o Mundo. A (des)construção da Europa (1939-1945), In III Encontro Anual A Europa e o Mundo. A (des)construção da Europa (1939-1945), Coimbra.
III Encontro Anual A Europa e o MundoA (des)construção da Europa (1939-1945)Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra23 e 24 de Março de 2015.
4. Ferreira, Luís T. B. 2015. "Visões do paraíso hígido. A Ilha da Madeira nos discursos médicos do séc. XIX", Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais, In III Colóquio Internacional Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais, Coimbra.
III Colóquio Internacional Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais - Coimbra, 28-29 de Outubro de 2015.

5. Ferreira, Luís T. B. 2015. "Breve esboço de uma crise epistemológica: o caso das Ciências da Educação.", Trabalho apresentado em V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20. Abril: só há liberdade a sério… , In V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20. Abril: só há liberdade a sério… , Coimbra.
6. Ferreira, Luís T. B. 2014. "As controvérsias curriculares e pedagógicas em Portugal (1991-2011): uma história do presente", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
Nas últimas três décadas, após a afirmação social e institucional do campo das ciências da educação, numa complexificação crescente, as tensões entre diversas abordagens científicas e ideológicas concorreram para a contestação generalizada de uma ciência ainda à procura da identidade. Neste ensaio, que com propriedade poder-se-á apelidar de propedêutico, porque constituinte de um projecto de doutoramento ainda em execução e talvez revelador das suas dificuldades teóricas e empíricas, procurar-se-á, em primeiro lugar, fundamentar o valor heurístico das controvérsias como ponto de observação possível do carácter substantivo e pragmático da fundamentação epistemológica do campo do currículo e, por inerência, das ciências da educação. Em segundo lugar, identificar-se-á e justificar-se-á, a partir do horizonte temporal definido, as controvérsias mais relevantes e as dificuldades encontradas até ao momento. Por fim, discutir-se-á a metodologia que pareceu ser a mais indicada na abordagem do fenómeno a ser estudado, a análise de discurso, e reivindicar-se-á a premência com que o objecto de estudo provoca a problematização dos métodos da história social e da sociologia histórica com as ciências da educação e os estudos sobre o currículo, sobretudo no que toca à definição do carácter descritivo/interpretativo de um estudo de caso.Palavras-chave:Controvérsias; Currículo; Pedagogia; Discurso; História; Sociologia.

7. Ferreira, Luís T. B. 2013. "In search of the Archimedean point (of view) on curriculum", Trabalho apresentado em Proceedings of European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, In Proceedings of European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga.
In this essay I will try to make a bridge between the maturity of a career as a teacher and the beginning of a career as a newcomer curriculum theorist. Crossing this bridge I found at the metaphor of the Archimedean point a heuristic value to understand the challenges of curriculum theorising and a guide to inquire practice. Relying on some texts and arguments of Hammersley (1995), Pinar and Bowers (Pinar & Bowers, 1992) and Young (Young, 2008), I will try to discuss historical developments and epistemological implications of the field and new possibilities of inquiry of curricular practices and discourses. Keywords: practice; theory; foundationalism; curricular discourses; pedagogy.









Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
16

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7


Visualizações do curriculum [ 526 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-11-2019 às 20:33:00
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team