Curriculum Vitae

Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha

Data da última atualização »Last update : 03/02/2019


Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa em 2013. É Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 6 artigos em revistas especializadas, possui 4 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 26 em Portugal. Orientou 11 dissertações de mestrado e co-orientou 5 na área de Ciências da Educação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: gramática escolar e sucesso educativo. É membro integrado do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa e membro da Comissão de Avaliação de projetos de Ciências e Políticas de Educação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3672177431725870


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cabral, Ilídia
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto e Lisboa)
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
Correio electrónico: icabral@porto.ucp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Educação (1,5 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2005-2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências da Educação (2 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1994-1999 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Alemão - ramo educ. (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa
Set/2009-Actual Professor Auxiliar





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2017-2019
EDUGest - Gestão e Melhoria das Escolas-EDUGest - School Management and Improvement
Referência do projeto»Project reference: EDUGest_2017_2019.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Ago/2013 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Cabral, Ilídia; Alves, José M. eds. 2018. Inovação pedagógica e mudança educativa - Da teoria à(s) prática(s) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99486-9-3. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia.
2. Cabral, Ilídia; Alves, José M. eds. 2017. Da Construção do Sucesso Escolar - uma visão integrada ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8151-45-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
3. Cabral, Ilídia. ed. 2017. Atas do II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano ed. 1. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia.
4. Alves, José M; Cabral, Ilídia. eds. 2017. Uma Outra Escola é Possível - Mudar as regras da gramática escolar e os modos de trabalho pedagógico ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99486-5-5. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
5. Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, Joaquim; Palmeirão, C.; Machado, J.; Roldão, M. C. eds. 2015. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional ed. 1, 2 vols.. Porto: Universidade Católica Editora.
6. Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, Joaquim; Machado, J.; Palmeirão, C.; Roldão, M. C. eds. 2015. Livro de Resumos - Educação, Território e Desenvolvimento Humano ed. 1. Porto: Universidade Católica Editora.
7. Vieira, I.; Machado, J.; Alves, José M; Almeida, V.. eds. 2014. Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96186-6-4. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
8. Cabral, Ilídia. 2014. Gramática Escolar e (In)sucesso. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8366-64-1. Porto: Universidade Católica Editora.
9. Machado, J.; Alves, José M; Fernandes, A.; Formosinho, João; Cabral, Ilídia. eds. 2014. Municípios, educação e desenvolvimento local - Projetos educativos municipais ed. 1. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2018. Para um modelo Integrado de Inovação pedagógica e melhoria das aprendizagens.  In Inovação pedagógica e mudança educativa - Da teoria à(s) prática(s), ed. Ilídia Cabral e José Matias Alves, 5 - 30. ISBN: 978-989-99486-9-3. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia.
2. Cabral, Ilídia. 2017. Institut-Escola Les Vinyes | Da lógica puramente disciplinar à lógica do projeto - dando sentido às aprendizagens.  In Uma Outra Escola é Possível - Mudar as regras da gramática escolar e os modos de trabalho pedagógico, ed. José Matias Alves e Ilídia Cabral, 78 - 88. ISBN: 978-989-99486-5-5. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
3. Cabral, Ilídia. 2017. Uma nova gramática escolar em ação - Ensaio compreensivo das possibilidades.  In Uma Outra Escola é Possível - Mudar as regras da gramática escolar e os modos de trabalho pedagógico, ed. José Matias Alves e Ilídia Cabral, 5 - 9. ISBN: 978-989-99486-5-5. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
4. Alves, José M; Cabral, Ilídia. 2017. Ensaio breve para reinventar as práticas de escolarização.  In Da Construção do Sucesso Escolar, ed. Ilídia Cabral e José Matias Alves, 7 - 10. ISBN: 978-989-8151-45-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
5. Cabral, Ilídia. 2017. MIPSE - MODELO INTEGRADO DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR: O QUE PODEMOS APRENDER COM AS PRÁTICAS?.  In Mérito e Justiça. Investigação e Intervenção em Educação., ed. Joaquim Machado; José Matias Alves, 62 - 83. ISBN: 978-989-8151-48-3. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
6. Cabral, Ilídia. 2017. Reinvenção da Gramática Escolar: reescrevendo a promoção do sucesso..  In Da Construção do Sucesso Escolar - uma visão integrada, 69 - 83. ISBN: 978-989-8151-45-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
7. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2016. Condições políticas, organizacionais e profissionais da promoção do sucesso escolar - ensaio de síntese.  In Nova Organização Pedagógica da Escola, ed. J. M. Alves; J. Formosinho; J. Verdasca, 161 - 179. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
8. Cabral, Ilídia. 2016. Ensinar, Avaliar e Melhorar as Aprendizagens: da pedagogia da uniformização à pedagogia da diferenciação.  In Professores e Escolas - Conhecimento, formação e ação, ed. José Matias Alves e Joaquim Machado, 112 - 123. ISBN: 978-989-8835-12-3. Porto: Católica Porto Editora.
9. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2016. O Labirinto Escolar: Ensaio de resgate.  In Promoção do Sucesso Educativo: Estratégias de inclusão, Inovação e Melhoria - conhecimento, formação e ação, ed. Cristina Palmeirão e José Matias Alves, 40 - 64. . Porto: Católica Editora.
10. Azevedo, José M; Cabral, Ilídia; Alves, José M; Melo, Paulo. 2016. Escolaridade Obrigatória.  In PENSAR A EDUCAÇÃO - temas sectoriais, ed. Silva, Manuela; Cabrito, Belmiro; Fernandes, Graça Leão; Chagas Lopes, Margarida; Ribeiro, Maria Eduarda; Carneiro, Maria do Rosário, 47 - 80. ISBN: 978-989-8272-24-9. Lisboa: EDUCA.
11. Cabral, Ilídia. 2016. Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional no Ensino Superior: oportunidades e desafios.  In Desafios da Educação - Ensino Superior, 69 - 83. ISBN: 978-989-99641-0-5. Porto: Década das Letras.
12. Cabral, Ilídia. 2015. A construção da avaliação externa e o impacto no desenvolvimento das escolas e das práticas profissionais.  In Professores, Escola e Municípios - Formar, Conhecer e Desenvolver, ed. J. Machado; J. M. Alves, 81 - 98. . Porto: Universidade Católica Editora.
13. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. COPA - Colaborar para aprender.  In Ser Autor, Ser Diferente, Ser TEIP, 24 - 34. . Porto: Universidade Católica Editora.
14. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. Colégio Alfa - Análise de um percurso global e multidimensional de consultoria.  In Escolas e Consultorias - Percursos de desenvolvimento, ed. José Matias Alves e Maria do Céu Roldão, 49 - 67. ISBN: 978-989-8366-79-5. Porto: Universidade Católica Editora.
15. Vieira, I.. 2014. Comentário à Conferência da Professora Doutora Roser Bertrand Coppini.  In Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização , 56 - 60. ISBN: 978-989-96186-6-4. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
16. Cabral, Ilídia. 2014. Área de Desenvolvimento Individual - Entre a vida emergente e a morte decretada: uma história de insensatez política.  In Coordenação, Supervisão e Liderança - Escolas, projetos e aprendizagens, ed. Joaquim Machado & José Matias Alves, 54 - 67. . Porto: Universidade Católica Editora.
17. Vieira, Ilídia; Alves, José M. 2012. O Projeto Fénix, Políticas Educativas e Equidade: que escola para o século XXI?.  In Projeto Fénix –As Artes do Voo e as Ciências da Navegação. , 157 - 170. . Porto: Faculdade de Educação e Psicologia.
18. Vieira, Ilídia. 2011. Prémio Fundação Ilídio Pinho “Pedagogia” – Breve nota de apresentação dos projetos..  In Projecto Fénix – Relatos que contam o sucesso. , 127 - 133. . Porto: Faculdade de Educação e Psicologia .

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Hélder; Cabral, Ilídia. 2017. "Representações dos alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em Educação Visual", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 1, 17: 10 - 41.
2. Szabo, Elizabeth; Cabral, Ilídia. 2017. "An Exploratory Study of Four Urban Community Libraries in Nampula City, Mozambique: Do They Satisfy Community Informational Needs?", Libri 67, 4: 283 - 298.
3. Alves, José M; Cabral, Ilídia. 2016. "Projeto Fénix: o que pensam os alunos sobre os fatores que promovem as suas aprendizagens?", Educação e Pesquisa 42, 1: 115 - 130.
4. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2016. "Um Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (MIPSE) - A voz dos alunos", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 16: 81 - 113.
5. Pina, Raul; Cabral, Ilidia; Alves, Jose M. 2015. "Principal's Leadership on Students’ outcomes", Procedia - Social and Behavioral Sciences 197, 1: 949 - 954.
6. Alves, José M; Cabral, Ilídia. 2015. "Educação, Território e Governação - O Programa Aproximar e a Terceira Margem", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 15: 31 - 48.
7. Alves, José M; Cabral, Ilídia. 2015. "Os Demónios da Avaliação - Memórias de Professores enquanto Alunos", Estudos em Avaliação Educacional 26, 63: 630 - 662.
8. Alves, José M; Palmeirão, C.; Trigo, L.; Cabral, Ilídia. 2014. "A APRENDIZAGEM EM TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: A VISÃO DOS ALUNOS", Revista Portuguesa de Investigação em Educação, 14: 173 - 208.
9. Alves, José M; Machado, J.; Veiga, J.; Cabral, Ilídia. 2014. "A PROMOÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NAS ESCOLAS – A EXPERIÊNCIA DO SAME", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14: 41 - 66.
10. Machado, J.; Palmeirão, C.; Alves, José M; Vieira, I.. 2013. "A assessoria externa nos Territórios Educativos", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 13: 155 - 174.
11. Vieira, Ilídia; Alves, José M; Veiga, J.; Machado, J.; Amorim, J.. 2012. "Modelos de Avaliação Externa das escolas: para além do espelho", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12: 151 - 176.
12. Alves, José M; Melo, A.; Trigo, L.; Vieira, Ilídia. 2012. "Formação de professores no Ensino Superior - Ecos de um Modelo de formação pedagógica em vigor numa universidade Portuguesa", La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura 17, 1: 107 - 122.
13. Vieira, Ilídia; Azevedo, Joaquim. 2008. "Factores que promovem o sucesso educativo nas Escolas Profissionais", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 7: 51 - 69.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Tavares, Ana; Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2018. "FROM BOTANIC GARDEN TO THE SCHOOL: NATURAL SCIENCES WITH THE IBSE METHODOLOGY OUTSIDE CLASSROOM", Trabalho apresentado em 8th European Garden Congress, In Livro de Resumos - 8th European Garden Congress, Lisboa.
2. Cabral, Ilídia; Alves, José M; Lourenço, Rui. 2017. "SEGURANÇA PSICOLÓGICA DAS EQUIPAS E COMPORTAMENTOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EMPÍRICO EM ORGANIZAÇÕES ESCOLARES", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminário Internacional, Porto.
3. Cabral, Ilídia; Alves, José M; Amorim, Sílvia. 2017. "PELOS 'JARDINS SECRETOS' DE DUAS ESCOLAS COM POPULAÇÕES ESTUDANTES SEMELHANTES, MAS COM RESULTADOS ACADÉMICOS DIFERENTES ", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminario Internacional ., Porto.
4. Cabral, Ilídia; Vigário, Ana. 2017. "O IMPACTO DAS PROVAS EXTERNAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO, PARA ALÉM DOS NÚMEROS: RESULTADOS, REPRESENTAÇÕES E IMPACTOS PERCECIONADOS", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminário Internacional, Porto.
5. Cabral, Ilídia; Pires, Teresa. 2017. "PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL: DA RETÓRICA ÀS (PERCEÇÕES SOBRE AS) PRÁTICAS – UM ESTUDO DE CASO ", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminario Internacional ., Porto.
6. Martins, Hélder; Cabral, Ilídia. 2017. "Ver o nevoeiro e instituir outra luz - ensaio de iluminação, inovação pedagógica e melhoria das aprendizagens", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Educação, Território e Desenvolvimento Humano, In Livro de resumos do II Seminário Internacional: Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Porto.
7. Cabral, Ilídia; Tavares, Ana; Alves, José M. 2015. "TEACHING AND LEARNING NATURAL SCIENCES WITH IBSE METHODOLOGY: A STUDY OUTSIDE CLASSROOM", Trabalho apresentado em END 2015 - International Conference on Education and New Developments, In Virtual Presentations - Teachers and Students, Porto.
8. Pina, Raul; Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos", Trabalho apresentado em 1º Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional, Porto.
9. Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "Gramática Escolar e (In)Sucesso - Os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADI", Trabalho apresentado em 1º Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional - Comunicações Livres, Porto.
10. Cabral, Ilídia; Alves, José M; Tavares, Ana. 2015. "Alunos jovens (7 a 12 anos de idade) podem aprender a importância e a evolução das plantas? - Casos de Estudo com a Metodologia IBSE", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - 1º Seminário Internacional, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional - Comunicações Livres, Porto.
11. Miranda, Cláudia; Cabral, Ilídia. 2015. "(In)disciplina e (in)sucesso escolar: ecos de um projeto implementado numa escola TEIP", Trabalho apresentado em I Seminário Temático de Investigação: Educação, Território e Desenvolvimento Humano, In Livro de Resumos do I Seminário Temático de Investigação: Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Porto.
12. Cabral, Ilídia; Lopes, Sónia. 2015. "PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR – UM ESTUDO DE CASO MULTIFOCAL", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional - Educação, Território e Desenvolvimento Humano, In Livro de Atas do I Seminário Internacional - Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Porto.
13. Ibraimo, Mahomed; Cabral, Ilídia. 2015. "CURRÍCULO LOCAL – ENTRE A RETÓRICA DO PRESCRITO E A REALIDADE CONCRETA", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional - Educação, Território e Desenvolvimento Humano, In Livro de Atas do I Seminário Internacional - Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Porto.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "OS FATORES ORGANIZACIONAIS E O (IN)SUCESSO ESCOLAR", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional - Territórios, Educação e Desenvolvimento Humano, In Atas do I Seminário Internacional - Comunicações Livres, Porto.



Relatório de investigação
Technical report
1. Vieira, I.; Alves, José M; Machado, J.; Palmeirão, C.; Orvalho, L.; Salvado, I.; Almeida, V.. Relatório Final de Avaliação do Programa “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto Educativo Metropolitano”,2013.
2. Vieira, Ilídia; Baptista, I.. Diagnóstico Social do Porto,2009.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Cabral, Ilídia; Palmeirão, C.; Machado, J.; Orvalho, L.; Almeida, V.; Salvado, I.. Relatório Final de Avaliação do Programa "Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto Educativo Metropolitano",2013.
2. Cabral, Ilídia; Alves, José M. Relatório de Avaliação do Processo de Elaboração dos Projetos Educativos Municipais,2013.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Assane Ussene, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL PÚBLICO E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS GRADUADOS EM MOÇAMBIQUE: ENTRE AS PERCEPÇÕES E AS PRÁTICAS, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Maria Inês Mateus Ribeiro de Campos, O MODELO DE DIREÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: PALCOS E BASTIDORES, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Marisa Simões Carvalho, Da autonomia à estratégia. O que nos dizem os planos de ação estratégica? *, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Maria João Pires Mendes, O Trabalho Colaborativo Docente e as Aprendizagens dos discentes em Sala de Aula – Um Estudo Avaliativo Sobre a Implementação do PNPSE, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Carla Maria Galvão e Noronha Chaves de Almeida, Iluminar o lado oculto da organização escolar, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
4. Maura Juçá Manoel, JORNADAS PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO NA BEIRA- MOÇAMBIQUE, 2017. Tese (Doutoramento em Inovação Pedagógica) - Universidade Católica de Moçambique (Orientador).
5. Alba Paulo Mate, A contribuição do currículo local para a promoção da cultura local na cidade de Tete: um estudo feito na Escola Primária de Canongola, 2017. Tese (Doutoramento em Inovação Pedagógica) - Universidade Católica de Moçambique (Orientador).
6. Celeste Maria Ferreira Riachos Simão, O Projeto Educativo Municipal – Lógicas de participação e desenvolvimento locais, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
7. Bianca Gerente, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CURRICULARES TÉCNICAS E TRANSVERSAIS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE (UCM), 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
8. Sílvia Maria de Sousa Amorim, Os fatores organizacionais e o (in)sucesso escolar,, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
9. Rude José Lopes Matinada, O PROCESSO DE BOLONHA E SUAS IMPLICAÇÕES NOS MODELOS PEDAGÓGICOS EM USO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
10. Ana Isabel Barreto Costa e Afonso Vigário, As provas estandardizadas de Português no ensino básico - os resultados e os efeitos que produzem nas perceções e nas práticas , nas qualidade das aprendizagens, no desenvolvimento profissional e organizacional, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
11. Rui Lourenço-Gil, Reflexividade e aprendizagem em grupos/equipas formais escolares, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
12. Hélder Filipe da Silva Martins, Ver o Nevoeiro e Instituir Outra Luz/Ensaio de Iluminação, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
13. Maria Goreti Moura Mendes Pereira Portela, (ESPECIAL)IDADES DA CASA  - um estudo sobre a sintaxe e a semântica de um programa de intervenção dirigido a alunos com currículo específico individual  (CEI) na Escola Básica Horizonte, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
14. Graça Maria Carvalho Rigueiro Pires, Assessoria pedagógica interna - Gestão e impactos nas aprendizagens dos alunos, 2016. (Orientador).
15. Raul Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina, Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
16. Natércia Fanita Firmone Joaquim Laita, Modelo de avaliação de Desempenho dos Professores Primários: Caracterização, Objetivos e Operacionalização, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Christson Manuel Jones, Stress Amongst Teachers and Organizational Climate of Schools in Macau, 2016. Dissertação (Masters in Education) - University of Saint Joseph (Orientador).
2. Afonso José Ganho Pereira de Athayde, Práticas de autoavaliação e de melhoria – um estudo de caso, 2015. (Orientador).
3. Sónia Maria Ramos Soares Lopes, Promoção do sucesso escolar – um estudo de caso multifocal, 2015. (Orientador).
4. Vera Margarida Figueiredo Janeiro Faria, Trabalho colaborativo entre docentes do 1º Ciclo, 2015. (Orientador).
5. Maria Teresa Moreira Mateus Pires, PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL: da retórica às (perceções sobre) as práticas - um estudo de caso, 2015. (Orientador).
6. Emanuel André Ferreira Dias, A Educação Artística numa Escola Católica, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
7. Ângela Fernanda Pereira Alves, DINAMIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS , 2014. (Orientador).
8. Isaura da Soledade Oliveira Figueiredo, Papel do aluno na biblioteca escolar: conceções e práticas, 2014. (Orientador).
9. Elsa Maria Cabral de Sousa Godinho, APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO COMBATE AO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA, 2014. (Orientador).
10. Cláudia Alexandra Peixoto Miranda, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO ESCOLAR - “TURMA DESTAK”, 2014. (Orientador).
11. Mónica do Rosário Moreira dos Santos, DA VIDA NA ESCOLA – VISÃO E PERSPETIVA DOS DISCENTES, 2014. (Orientador).
12. Carla Maria Santos Comenda, ABANDONO ESCOLAR PRECOCE – COMPREENSÃO E PREVENÇÃO, 2014. (Orientador).
13. Alexandra Margarida Bastos Rodrigues de Sá Marques, Todos os caminhos começaram em Roma, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
14. Laura Maria Soveral Costa Moreira Melo e Faro, SER PROFESSOR — do jardim sonhado ao jardim construído, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
15. Ivone da Conceição Taias Ribeiro, Lideranças e Aprendizagem no Ensino Especializado da Música, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
16. José Ilídio Paiva Silva Ramos, A Supervisão Pedagógica como Processo de Desenvolvimento Profissional e Organizacional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
17. Ana Sofia Ricardo Mendes, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PORTEFÓLIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE DESEMPENHO FACILITADOR DE UMA MAIOR REFLEXIVIDADE, 2014. (Orientador).
18. Marta Maria Pinto de Azevedo Ferreira, ENSINO PROFISSIONAL: UM PERCURSO DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA?, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
19. Maria do Céu Vilas Boas, Relações Interpessoais e Trabalho Colaborativo - Uma interpelação à liderança e um caminho para o sucesso escolar, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
20. Hugo Daniel Trindade Laureano, A Descoberta do Elemento - Memórias de Um Percurso Profissional, 2013. (Orientador).
21. Paula Alexandra Pessoa Tavares dos Santos, Ensaios de voos - metamorfoses pessoais e profissionais, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
22. Maria Isabel Ferreira Leal Zamith de Passos, A Liderança da Escola e o meu percurso como indivíduo, em direção ao "renascimento para o futuro" - Uma viagem interior, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
23. Ana Margarida Chambel Filipe Rodrigues Cardoso, PROCESSOS DE MUDANÇA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL- UMA NARRAÇÃO BIOGRÁFICA, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
24. Anabela Maria de Matos Cotrim Carrasqueira, OBSERVAÇÃO DE AULAS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO DE DOCENTES, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
25. Maria Amélia da Ponte Pires Novo, Liderança em Contexto Vulnerável: Aprender em Escola Aprendente, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
26. Paulo Jorge de Abreu Pimentel, LIDERAR A ESCOLA PARA A MUDANÇA - Impacto das Dinâmicas do Projeto Fénix no A.E. Vagos, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
27. Raúl Emílio Vaz Martins, UM OLHAR PARA DENTRO DO MEU PERCURSO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO DISCIPLINAR, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Mafalda Rocha, Lideranças, culturas escolares e aprendizagem, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Manuela Silva, A Aprendizagem na Educação de Infância, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Bruno Cardoso, Quando o futuro é importante – “Observatório de percursos académicos dos Alunos do Externato Camões no Ensino Superior., 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
4. Helena Fonseca, Flexibilização da gestão das cargas letivas no ensino secundário: que impactos nas aprendizagens dos alunos?, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
5. Nuno Freixo, As Vivências dos alunos no Ensino Secundário, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
6. António Pedro Soares Antunes da Silva , Da escuridão para a luz - fatores que contribuem para a evolução de alunos que se encontram num quadro de insucesso: estudo de caso, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
7. Margarida Maria Mendes Borges Bento, Perspectivas de professores de físico-química e educação especial relativamente ao trabalho colaborativo, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
8. Rosa Maria da Silva Neto, O Conselho Geral das Escolas e as Lógicas do Poder, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
9. Paulo Fernando Páscoa Ferreira, A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NOS CURSOS VOCACIONAIS, 2014. (Orientador).
10. Mónica Alberta Félix de Sousa Sanfins, O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NAS PRÁTICAS DE AUTOAVALIAÇÃO , 2014. (Orientador).
11. Cristina Alexandra de Oliveira Carapinha, A implementação de um sistema de contabilidade analítica no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, 2014. (Orientador).
12. José Francisco Brás Dias, A Estrutura Modular nEnsino Profissional, 2014. (Orientador).
13. Marta Maria Pinto de Azevedo Ferreira, PRÁTICAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA – Ensino Profissional, 2014. (Orientador).
14. Sílvio António Barreto de Almeida, INTERAÇÃO COLABORATIVA NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES, 2014. (Orientador).
15. Maria Vladimiro Ferreira Lopes Leal Faustino, DA INDISCIPLINA AO SUCESSO: O PODER DA LIDERANÇA, 2014. (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos, Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula, 2014. Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Narane Mussagy Talaquichande. A implementação e uso da plataforma Moodle na Universidade Católica de Moçambique: um estudo do impacto na gestão das aprendizagens, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sílvia Rosa Alves do Nascimento. Competências pedagógicas dos professores em instituições do ensino superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas e perceções das lideranças, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
3. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sérgio Olim Gomes de Mendonça. Formação Bioética no ensino básico: estudo sobre a situação atual e perspetivas, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
4. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Helena Maria Ferreira Moreno Luís. Teorias práticas em profissionais de educação de infÂncia: papel da formação, supervisão e contextos de trabalho na construção do conhecimento profissional, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
5. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Ana Cristina Branco Jorge Castedo. Avaliação organizacional: impactos na melhoria, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
6. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Isabel Maria Calmeiro dos Santos. Um novo modelo de gestão das escolas: entre a retórica da mudança e o vazio das consequências, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Joaquina Maria Ramos Torres Brandão. Insucesso em Matemática: perceções e dinâmicas em escolas integradas em projetos de intervenção para a promoção do sucesso escolar, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Vieira, I.. Participação no júri de Joaquim Maria Furtado Vaz. O trabalho cooperativo na Profissão Docente. Um estudo de caso no âmbito do Ensino Secundário., 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
9. Vieira, I.. Participação no júri de Augusto Basílio. Papel do Conselho de Escola no Sistema Educativo Moçambicano: um estudo de caso, 2014.
10. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Martins dos Santos Vilanculos Laita. Implicações do processo de Bolonha na organização dos planos curriculares e nas práticas pedagógicas da Universidade Católica de Moçambique, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
11. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Jaime Álvaro Natércio Benedito Murambire. Os exames extraordinários como sistema de certificação de competências no ensino secundário geral - estudo de caso numa escola secundária de Nampula, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
12. Cabral, Ilídia. Participação no júri de António Filipe Cardoso Barbosa. A Periferia como centro: A influência das políticas nacionais no quotidiano das escolas - o olhar dos directores, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
13. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sérgio André Teixeira Ferreira. Analytics no Ensino Superior: métodos e ferramentas para apoio à gestão da atividade de ensino, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
14. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Bento Namumo. Sistemas de motivação na administração educacional Moçambicana - Estudo de caso numa escola secundária do Norte de Moçambique", 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
15. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Cornélia Garrido de Sousa Castro. A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspetivas de especialistas, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
16. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Luís Manuel Valente Martins. A autoavaliação das escolas: procedimentos e perspetivas em análise, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.


Mestrado
Master degree
1. Cabral, Ilídia; Machado, J.; Roldão, M. C.. Participação no júri de Maria do Rosário Carvalha. Promoção do Sucesso Escolar: processos e resultados, 2018.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Elisabete Peixoto Martins. Territorialização da Educação em Oliveira de Azeméis - a perspetiva dos atores locais, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
3. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Isabel Susana Magalhães Teixeira. Avaliação da implementação das aulas de apoio pedagógico acrescido na disciplina de Matemática enquanto dispositivo de melhoria das aprendizagens dos alunos, 2017.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
4. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Ana Paula Lopes da Silva Moura. A Escola pelos Olhos dos Alunos, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
5. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Luís Fernando da Silva Teixeira. Projetos Educativos Municipais: Que lógicas de construção, implicação e desenvolvimento?, 2016.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
6. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Ana Catarina Rocha Craveiro. O Diretor de Turma - Contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, 2015.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Liliana Raquel Cunha da Costa. Desenvolvimento pessoal nas escolas - a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras: um estudo de caso múltiplo, 2015.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sara Edviges Monteiro Lourenço. O Professor em contexto escolar TEIP: ações conducentes ao sucesso escolar, 2015.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
9. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Maria Aurélia da Silva Marques. Agregação de Escolas - Vantagens e constrangimentos: um estudo de caso, 2015.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
10. Cabral, Ilídia; Machado, J.; Alves, José Matias. Participação no júri de José Alexandre Pacheco. Os apoios educativos no contexto da diferenciação pedagógica - contextos, perplexidades, dificuldades e incertezas, 2015.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
11. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Paulo Martins Pedro. A trajetória do professor por entre desafios e paradoxos - histórias de insensatez, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
12. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Amaro Gonçalo Ferreira Lopes. Escola Católica, Liderança e Ethos, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
13. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Inês Soares da Rocha. Tutoria auto-regulatória em contexto de acolhimento institucional - implementação e avaliação de um programa de intervenção, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
14. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Henrique Manuel Carmo da Silva Araújo. A promoção da numeracia numa escola de massas, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
15. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sónia Isabel Pereira Ramos Teixeira. Desenvolvimento Profissional e Observação de Aulas: Um olhar sobre um percurso profissional, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
16. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Arlete Figueiredo Pereira dos Santos Ferreira. Uma viagem de (re)descoberta e de (re)interpretação, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
17. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Zélia Maria de Oliveira Pereira Castro. A ordem errática e a instituição do modelo de gestão previsto no decreto Lei 115-A/98 - Narrativas de uma vivência, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
18. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Catarina Oliveira. Estudar e aprender em instituições de acolhimento - o papel de variáveis individuais e contextuais, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
19. Cabral, Ilídia. Participação no júri de Maria Emília Loureiro Ferreira Pinto. Descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora, 2014.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
20. Vieira, Ilídia. Participação no júri de Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira. Liderança, Supervisão Escolar, Profissionalidade Docente e Melhoria Eficaz das Escolas: Uma Abordagem Holística, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
21. Vieira, I.. Participação no júri de Clara Maria Vinhais Domingues Reis. Deslindar um quarto de século de práticas educativas diferenciadas, 2013. 
22. Vieira, I.. Participação no júri de Rosalina de Jesus Rodrigues Pinheiro. Constituição de turmas e sucesso educativo, 2013. 
23. Vieira, I.. Participação no júri de Ana Maria Alves Batista de Sousa. Aprender, refletindo sobre um percurso profissional, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
24. Vieira, I.. Participação no júri de Cristina Maria de Almeida Mariz Azevedo Sousa. Supervisão: a sustentabilidade do meu percurso profissional, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
25. Vieira, I.. Participação no júri de Maria Manuela Moura Dias. Memórias de um Eu em Mim: a (re)construção de uma Identidade Profissional, 2013.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Vieira, Ilídia. Participação no júri de Anabela Claudina da Cruz de Almeida da Costa. A importância de processos de avaliação interna no desenvolvimento profissional dos professores de escolas do 3º Ciclo, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Vieira, Ilídia. Participação no júri de Raúl Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina. Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da Área CPE - FCT, 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. A organização escolar num labirinto: ensaios de sobrevivência, 2015 (Seminário).
Nome do evento: II Jornadas Pedagógicas - (Re)Pensar as práticas pedagógicas: Diversificar, adequar, inovar; Nome da Instituição: Escola Secundária de Valongo; Cidade do evento: Valongo / Escola Secundária de Valongo.
2. Gramática escolar e (in)sucesso, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Que Novos Caminhos para a Educação em Matosinhos?; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Matosinhos; Cidade do evento: Matosinhos / Câmara Municipal de Matosinhos.
3. Lideranças e melhoria da educação escolar , 2014 (Seminário).
Nome do evento: A produção do conhecimento ao serviço da comunidade IV Jornadas Científicas CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique e Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Nampula / Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique.
4. Sucesso e Gramática Escolar no Ensino Profissional: teorias e práticas, 2014 (Seminário).
Nome do evento: “(Re)Aprender a ensinar e avaliar no ensino profissional: o saber em ação” ; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Aveiro / Escola Secundária José Estevão .
5. Os projetos educativos municipais - o caso da Área Metropolitana do Porto, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Economia e Território - O Papel da Educação no Desenvolvimento; Nome da Instituição: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto da Educação.
6. Supervisão, culturas colaborativas e desenvolvimento profissional, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Desenvolvimento dos Professores e das Escolas: estratégias de ação; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais; Cidade do evento: Viseu / Centro Regional das Beiras.
7. Análise de práticas de ensino de uma amostra de professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.
8. Génese, desenvolvimento e morte de um projeto de organização pedagógica, 2014 (Seminário).
Nome do evento: IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia; Cidade do evento: Porto / Foz do Douro.
9. LA ASESORIA EXTERNA EN LOS TERRITORIOS EDUCATIVOS , 2013 (Congresso).
Nome do evento: I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS de la EDUCACIÓN y del DESARROLLO; Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Santander / PALACIO DE LA MAGDALENA .
10. LO QUE ME HACE APRENDER - EL ALUMNADO Y LAS PRACTICAS DOCENTES , 2013 (Congresso).
Nome do evento: I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS de la EDUCACIÓN y del DESARROLLO; Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Santander / PALACIO DE LA MAGDALENA .
11. Organização Pedagógica das Escolas - O modelo "Fénix", 2013 (Outra).
Nome do evento: 1ªs Jornadas de Educação do Seixal; Nome da Instituição: Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho do Seixal; Cidade do evento: Seixal / Seixal.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário Internacional, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - II Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educacão e Psicologia – Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - I Seminário Internacional, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
3. A construção do conhecimento na investigação educacional – questões em debate, 2015 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
4. 5º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - Melhorar as Escolas, Qualificar o Ensino, Dignificar os Professores, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Melhorar as Escolas, Qualificar o Ensino, Dignificar os Professores; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
5. Os projetos de Investigação em Educação na Católica Porto – Apresentação, discussão e debate de projetos de investigação em curso no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação (Portugal e Moçambique), 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
6. Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009, 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
7. A produção do conhecimento ao serviço da comunidade, 2014 (Seminário).
Nome do evento: IV Jornadas Científicas CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP; Nome da Instituição: CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP; Cidade do evento: Nampula / Faculdade de Educação e Comunicação.
8. II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação - 20141/2015, 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação - 20141/2015; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
9. ENCONTROS AR RISCAR III- Seminário Temático: As Provas de Aptidão Profissional e o conhecimento em ação III, 2014 (Seminário).
Nome do evento: ENCONTROS AR RISCAR III- Seminário Temático: As Provas de Aptidão Profissional e o conhecimento em ação III; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Centro Regional do Porto.
10. Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminários de Investigação em Educação - Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.
11. IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar, 2014 (Seminário).
Nome do evento: IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Foz do Douro.
12. Seminários Temáticos - Investigação em Educação: O que nos dizem as memórias de professores?, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: O que nos dizem as memórias de professores?; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.
13. Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Que fazemos com o saber adquirido pelos professores em formações pós-graduadas?, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Que fazemos com o saber adquirido pelos professores em formações pós-graduadas?; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto .

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 Organização Escolar e (In)sucesso, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
2 Território, Educação e Desenvolvimento Local, 2015 (Mesa-Redonda).
3. Os projetos de Investigação em Educação na Católica Porto – Apresentação, discussão e debate de projetos de investigação em curso no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação (Portugal e Moçambique), 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
4. Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009 , 2014 (Seminário).
Nome do evento: Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009 ; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.
5. Os novos públicos do ensino secundário - Práticas de construção de sucesso educativo, 2013 (Seminário).
Nome do evento: 3º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de educação e Psicologia; Cidade do evento: Porto / Católica Porto - Campus Foz.
6. Os territórios como espaço de integração e desenvolvimento pessoal e social, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia e Área Metropolitana do Porto; Cidade do evento: Porto / Auditório da Biblioteca Almeida Garrett.
Comentadora.
7. Análise e promoção do sucesso educativo, 2012 (Workshop).
Nome do evento: Projetos Educativos Municipais e Projeto Educativo Metropolitano - Jornadas de Formação Técnico-científica; Nome da Instituição: Universidade católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia e Área Metropolitana do Porto; Cidade do evento: Porto / Católica Porto (Campus Foz).

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. A construção do conhecimento na investigação educacional – questões em debate, 2015 (Seminário).
Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Avaliação pedagógica e sucesso escolar, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Jornadas Pedagógicas 2015 - Óbidos: Dispositivos e Medidas de Promoção do Sucesso Escolar; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Óbidos e Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Óbidos / Casa da Música de Óbidos.
2. O currículo local - entre a retórica do prescrito e a realidade concreta, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
3. Gramática Escolar e (In)sucesso - os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADI, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
4. Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos , 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
5. Promoção do Sucesso Escolar - um estudo de caso multifocal, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
6. (In)disciplina e (in)sucesso escolar: ecos de um projeto implementado numa escola TEIP, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
7. Can young students of different ages (7-12 years old) learn about plants evolution and importance? Results on case studies with IBSE Methodology., 2015 (Seminário).
Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz.
8. Principal's leadership and student outcomes in Portuguese schools, 2015 (Conferência).
Nome do evento: 7th World Conference on Educational Sciences; Nome da Instituição: ACADEMIC WORLD EDUCATION & RESEARCH CENTER; Cidade do evento: Atenas.
9. TEACHING AND LEARNING NATURAL SCIENCES WITH IBSE METHODOLOGY: A STUDY OUTSIDE CLASSROOM, 2015 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Education and New Developments 2015 (END 2015); Nome da Instituição: END; Cidade do evento: Porto / Hotel HF IPANEMA PORTO.
10. Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2014 (Congresso).
Nome do evento: XII Congresso da SPCE; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Escola de Ciências Humanas e Sociais/Departamento de Educação e Psicologia) e Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE); Cidade do evento: Vila Real / UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
54

Livros e capítulos
Books and book chapters
27
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
18
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
4

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
147

Orientações
Orientations
61
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
43
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
42


Outras informações relevantes
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma universidade (2013).
É Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME).
Coordenadora das Pós-Graduações em Ciências da Educação.
Membro da Direção do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).


Visualizações do curriculum [ 6047 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-05-2020 às 12:03:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis