Curriculum Vitae

carlos ruiz carmona

Data da última atualização »Last update : 11/12/2016


Cineasta espanhol nascido em Barcelona e formado em Londres nas áreas de produção, realização, montagem, arte dramática, argumento e cinematografia, Carlos Ruiz trabalha na área do cinema desde 1990 e tem obtido vários prémios internacionais na área do cinema. Em 1996 produziu o drama Rooftop, que lhe valeu o prémio de Melhor Argumento no Festival Internacional de Cinema de Valência. Rooftop foi distribuído nos Cinemas Odeon em Londres. Em 1999, realizou a sua primeira longa-metragem de ficção, To anyone who can hear me, que participou nos festivais de cinema de Taormina, Edimburgo, Madrid, Siena, Croácia, e Figueira da Foz, tendo ganho dois prémios principais: o Grande Prémio para a Melhor Longa-metragem de Ficção e o Prémio do Júri Internacional de Jornalistas; a longa-metragem valeu-lhe ainda uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão. Em 2004 Carlos Ruiz terminou a sua segunda longa-metragem Retrato, que participou nos festivais internacionais de Documentários de Taiwan, Ancara, Roma, Madrid, Cádis, Helsínquia, DocLisboa e Tui-PlayDoc. Retrato ganhou o prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola no Festival Internacional de Documentários de Madrid. Em 2009 e 2010, Retrato foi distribuído internacionalmente pelo Instituto Miguel Cervantes. O programa incluiu exibições em Moscovo, México, Xangai, Estocolmo, Pequim, Roma e Casablanca. Em 2013, foi selecionado e exibido internacionalmente pelo Eurochannel na Europa, Ásia e América. Em 2001 Carlos Ruiz concluiu o Curso de Mestrado em História e Crítica do Cinema pela Universidade de Londres. Em 2012 concluiu o Curso de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, com especialidade em Cinema e Audiovisual pela Universidade Católica Portuguesa, com uma tese centrada no estudo da construção da narrativa no filme documentário, tendo obtido a classificação de Summa cum Laude por unanimidade. É professor Auxiliar convidado na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto desde 1999, onde orientou até à data mais de 100 projetos de ficção e documentário. Entre 2005 e 2008 foi Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto, onde coordenou e orientou projetos de curtas-metragens de ficção e documentário dos alunos dos 4.º e 5.º anos da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Entre 2001 e 2003 foi Coordenador de Projetos Finais de ficção e documentário dos alunos do último ano do curso de licenciatura em Arte e Comunicação da Escola Superior Artística de Porto. Entre 1995 e 1999 lecionou diversas disciplinas da área do cinema e orientou numerosos projetos de ficção e documentário nas seguintes instituições londrinas: South Barbican University, Goldsmith University, Kingsway College, City and Islington College e South Thames College.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3472112458741573


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
carlos ruiz carmona
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
carmona, carlos ruiz
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Escola das Artes (Porto e Lisboa)
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)
Rua Diogo Botelho 1327
Porto
4169--005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196200
Correio electrónico: ccarmona@porto.ucp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2012 Doutoramento
Phd
Ciência e Tecnologia das Artes.
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1999-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado em História e Crítica do Cinema (2 anos » years) .
University of East London, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade Nova de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1990-1995 Licenciatura
Licentiate degree
Cinema (3 anos » years) .
Instituto Superior Miguel Torga, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Promoção de cinema e vídeo/Festivais e mostras.
RESTART, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Pitching a Commissioning Editors .
European Documentary Network; APORDOC; CULTURGEST, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Situación de los Mercados en el sector Audiovisual.
Universidad Internacional de Andalucia, Espanha.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
O actor e a improvisação.
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
O trabalho do realizador com crianças como protagonistas.
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Produção de cinema de longa-metragem.
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal.

2001-2001 Curso de curta duração
Short course
A luz na imagem cinematográfica.
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal.

1997-1998 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Extra Mural Diploma In Teaching in Adult and Higher Education.
Birkbeck College, University of London, Reino Unido.

1995-1995 Curso de curta duração
Short course
BBC Television Safety Production Seminar .
BBC Television Safety Services, Reino Unido.

1994-1994 Curso de curta duração
Short course
Feature Film Production.
HOLLYWOOD FILM INSTITUTE, Reino Unido.

1992-1993 Outros
Others
Screenwriting Studies.
Birkbeck College, University of London, Reino Unido.

1992-1993 Outros
Others
Film production.
Half Way Production House, Reino Unido.

1991-1992 Outros
Others
Performing Arts/ Directing on the stage.
City Lit Institute, Reino Unido.

1991-1992 Outros
Others
English Proficiency.
University of Cambridge Local Examinations Syndicate, Reino Unido.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa
Set/1999-Actual Assistente

Politécnico do Porto
Set/2005-Set/2009 Professor Adjunto

Escola Superior Artística do Porto
Set/2001-Set/2003 Assistente

South Thames College
Set/1997-Set/1999 Outra Situação

Goldsmith University
Set/1997-Set/1999 Assistente

City and Islington College
Set/1995-Set/1997 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Catalão (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Catalão (Pouco).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Catalão (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Catalão (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 Grande Prémio por Melhor Longa-metragem de Ficção, Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz. Portugal..
1999 Prémio do Júri Internacional de Jornalistas, Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz. Portugal..
1999 Menção Honrosa , Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicâo. Portugal..
2005 Prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola, Festival Internacional de Documentários de Madrid . Espanha..
2005 Menção Honrosa do Júri, Festival Internacional de Documentários de Tui. Espanha..
2010 Prémio Bracara Augusta Award ., Festival de Cinema Independente Bragacine, Braga. Portugal..
2010 Prémio de Melhor Filme na categoria de Cinema Minhoto., Festival Internacional de Cinema do Minho, Filminho. Cerveira. Portugal..




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Ago/2010 - Actual CITAR, Membro.
Investigador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. carmona, carlos r. 2016. "Cinema and its ability to represent a staged reality ", DOC ON LINE - REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTÁRIO 19, 19: 202 - 212.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. carmona, carlos r. “O processo de omissão na representação da realidade no filme documentário”,II Encontro Anual da AIM,Lisboa,2012 (Comunicação).
2. carmona, carlos r. El documental y la narrativa fílmica,IV Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos,Braga,2011 (Comunicação).
3. carmona, carlos r. El panorama del cine documental en Occidente,III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos Seminario , Braga,2009 (Comunicação).
4. carmona, carlos r. Retrato,Ciclo de cine documental: No ficciones ,Leon,2006 (Comunicação).



Obra de artes visuais
Visual art production
1. carmona, carlos r. SERIE 13 DOCUMENTÁRIOS PARA RTP - A MINHA TESE,2016 (Televisão).
2. carmona, carlos r. SERIE DE 10 DOCUMENTÁRIOS - DESIGNERS PORTUGUESES,2015 (Vídeo).
3. carmona, carlos r. A Dinner That Never Happened,2015 (Cinema).
4. carmona, carlos r. Arquivo da Memória,2014 (Cinema).
5. carmona, carlos r. Uma nova narrativa para Europa,2014 (Cinema).
6. carmona, carlos r. Caminha,2013 (Cinema).
7. carmona, carlos r. VÉRTICE,2013 (Cinema).
8. carmona, carlos r. MORE DESIGN MORE INDUSTRY,2012 (Vídeo).
9. carmona, carlos r. CIRCUITO DE ARTE PUBLICA: 11 DOCUMENTÁRIOS DE ARTISTAS CONTEMPORÃNEOS,2012 (Vídeo).
10. carmona, carlos r. Um estudo de possibilidades ,2011 (Cinema).
Projecto que observa e comenta o proceso de criação duma peça de teatro infantil produzida pelo Teatro de Marionetas do Porto. O conceito base que orienta a narrativa são as possibilidades criativas durante o ato de criação. A narrativa estabelece um diálogo entre o processo de encenação e construção da peça de teatro e o processo da construção da narrativa audiovisual. O principal intuito é explorar e refletir a relação que nasce e se estabelece entre o espaço 3D real que o evento habita e o espaço 2D cinematográfico que surge do encontro com o espaço real. Este documentário foi exibido no Canal 180 de Televisão por cabo em Portugal em Novembro e Dezembro de 2012 em cinco ocasiões.
11. carmona, carlos r. GREVE,2011 (Cinema).
12. carmona, carlos r. Serra,2010 (Cinema).
Documentário que retrata a vida e cultura na Serra da Freita em Arouca.
13. carmona, carlos r. Raizes,2010 (Cinema).
Raízes é uma curta-metragem de ficção que apresenta uma representação alegórica da vida e a morte no Planalto de Castro Laboreiro no Neolítico. Raízes, que venceu o prémio Bracara Augusta Award no Festival de Cinema Independente Bragacine, em 2010 e o prémio de Melhor Filme na categoria de Cinema Minhoto no Festival Internacional de Cinema do Minho Filminho, em 2010. Exibições públicas: Auditório da Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês em Lamas de Mouro, Melgaço (estreia - tarde). 12 de Dezembro 2009. Auditório da porta do parque nacional da Peneda Gerês em Lamas de Mouro, Melgaço (noite). 12 de Dezembro 2009. Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, Braga. 26, 27 de Fevereiro 2010. Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, Braga. 15, 16 de Maio 2010. Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa. 21 e 23 de Abril 2010. Auditório da Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês em Lamas de Mouro, Melgaço. 19 de Junho 2010. Cine -Teatro dos bombeiros em Vila Nova de Cerveira - Vila Nova de Cerveira. 22 de Setembro 2010. Auditório da Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês em lamas de Mouro, Melgaço. 25 de Setembro 2010. Auditório da Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês no Melgaço - Arcos de Valdevez. 26 de Setembro 2010. Auditório da Escola Secundária Sá de Miranda, Braga. 9 de Novembro 2010. Auditório da Universidade do Minho Campus Gualtar, Braga. 10 de Novembro 2010. .
14. carmona, carlos r. Os Esquecidos,2009 (Cinema).
OS ESQUECIDOS – DOCUMENTÁRIO DE AUTOR Produção, montagem e argumento Red Desert Productions. Portugal. HD. Cor. 60 min. 2009. Representação da pobreza no Porto através do retrato de histórias de vida. Festivais: World Premiere: Festival International de Documentários de Lisboa. Doclisboa. Grande Auditório da Culturgest. Lisboa. Portugal. Outubro 2009. Festival Internacional de Cinema do Porto. Fantasporto. Porto. Portugal. Março. 2010. Festival Internacional de Cinema de Extremadura. Extremadoc. Espanha. Novembro 2010. Extensão Doclisboa: 5 de Novembro (Extensão Doclisboa) - Teatro José Lúcio da Silva 20 de Novembro (Extensão Doclisboa) - Cineteatro de Alcobaça 28 de Novembro (Extensão Doclisboa) - Cineteatro de Alcobaça 1 de Junho (Extensão Doclisboa) - Auditório IP - CCC (Cabo Verde) Exibições públicas: Teatro Helena Sá e Costa. Porto. Portugal. Outubro. 2010 Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República. Lisboa. Portugal. 2010 Auditório do Instituto Superior Paula Frassineti. Porto. Portugal. 2010 Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Porto. Portugal. 2010 Escola Secundária de Alfena. Valongo. Portugal. 2010 .
15. carmona, carlos r. ABC,2006 (Cinema).
ABC – DOCUMENTÁRIO Realização, produção e argumento Universidade Católica Portuguesa. Portugal. DV.Cor. 25 min. 2006. Documentário que apresenta a rotina dum grupo crianças sem apoio familiar que vivem numa casa de acolhimento. .
16. carmona, carlos r. Vidas,2005 (Cinema).
VIDAS - DOCUMENTÁRIO. Realização, produção e argumento Red Desert Productions. Londres. Inglaterra/Portugal. DV. Cor. 25 min. 2005 Documentário que apresenta, analisa e discute o trabalho do fotógrafo Marcus Garcia. Distribuição Centro de Artes Calouste Gulbenkian( (Rio de Janeiro/Brazil) Casa de Cultura De Paredes (Portugal) Galeria Morgado da Pedricosa . Aveiro Arte. (Portugal) Centro Português de Fotografia no Porto. (Portugal) Auditório Municipal Augusto Cabrita. Barreiro. (Portugal) .
17. carmona, carlos r. Retrato,2004 (Cinema).
Retrato – documentário de autor Red Desert Productions. Londres. Inglaterra/Portugal/Espanha. 16mm. P/B. 83 min. 2004. Documentário produzido em 16mm em Espanha, Portugal e Inglaterra que retrata uma geração marcada pela herança da Guerra Civil Espanhola. Retrato ganhou o prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola no Festival Internacional de Documentários de Madrid e obteve uma Menção Honrosa do Júri no Festival Internacional de Documentários de Tui. Pontevedra. Espanha. Principais festivais a concurso: World Premier no Festival Internacional de Documentários de Taiwan. Dezembro 2004 International Premier no Festival Internacional de Documentários de Madrid Documenta Madrid. Maio 2005. National Premier Festival Internacional de Documentários de Lisboa DocsLisboa. Portugal. Outubro 2005. Festival Internacional de Cinema de Ankara, Roma, Cádiz, Braga, Helsinski, Pontevedra, Canárias. Desde 2009 Retrato está ser distribuído internacionalmente pelo Instituto Miguel Cervantes. O programa inclui exibições em México, Moscú, Xangai, Estocolmo, Pekin, Roma e Casablanca. Distribuição em 2001 através do Instituto Cervantes. Em 2013 Retrato será exibido internacionalmente pelo Eurochannel: Canada, USA, Latino America, Asia e Europa. Em 2013 RETRATO será exibido internacionalmente através do Eurochannel nos territórios de Estados Unidos, América Latina, África, Portugal y Corea del Su. Em acordo com o Eurochannel a exibição apenas em América Latina atingirá 10,5 milhões de telespectadores.
18. carmona, carlos r. Shadows,2001 (Cinema).
SHADOWS – CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO Produção Co-produção Red Desert Productions & NewVic. Londres. Inglaterra. 2001. Drama produzido em 16mm e filmado na zona este de Londres que conta a história de amor de dois adolescentes num contexto de violência e racismo social Lista de festivais National Premier Festival Internacional de Cinema de Manchester. 2001. International Premier Festival Internacional de Cinema Rotterdam. Holanda. 2002. Festival Internacional de Cinema Edinburgh International Film. 2002. Festival Internacional de Cinema Zlin. República Checa 2002. Festival Internacional de Cinema Ulisses Festival. Grécia. 2002. Festival Internacional de Cinema FACT Liverpool. Inglaterra. 2003. Festival Iberoamericano de Cortos Imagenes Jovenes. Buenos Aires. Argentina. Novembro 2004. Distribuição Columia Tri-Star Cinema. Londres. UK. 2002. .
19. carmona, carlos r. UM,2000 (Cinema).
20. carmona, carlos r. CADIN,2000 (Cinema).
CADIN –documentário REALIZAÇÃO Produtora Panavideo. Portugal. HDCAM. Cor. 10 min. 2002. Apresenta e ilustra as dificuldades de várias famílias com crianças com deficiências (Trissomia 21, Autismo e Síndroma x Frágil) Teve a sua estreia no Casino Estoril em Julho de 2002 e tem sido apresentado em várias instituições educacionais em Portugal assim como em Televisão. .
21. carmona, carlos r. To anyone who can hear me ,1999 (Cinema).
To anyone who can hear me - longa-metragem de ficção Realização, produção e argumento Red Desert Productions. Londres. Inglaterra. 16mm. P/B. 88 min. 1999. A trágica história de amor dum casal idoso que relembra a sua vida durante uma viagem de comboio. Filmado em 16mm em Londres, Sussex e Guildford. UK. To anyone who can hear me ganhou dois prémios principais: Grande Prémio por Melhor Longa-metragem de Ficção e Prémio do Júri Internacional de Jornalistas no Festival Internacional cinema de Cinema da Figueira da Foz e uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicâo. Lista de festivais em concurso World Premier no Festival Internacional de Cinema Taormina. Julho. 1999. Sicilia. Itália. Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz. Setembro. 1999. Figueira da Foz. Portugal. Festival Internacional de Cinema de Madrid. Maio 1999. Madrid. Espanha. 1999. Festival Internacional de Cinema New British Expo. August. 1999. Edimburgo. Escócia. Festival Internacional de Cinema Split. Setembro. 1999. Split. Croácia. Festival Internacional de Cinema Experimental de Madrid. Novembro. Espanha. 1999. Festival Internacional de Cinema Sienna. Outubro. 2000. Siena. Itália. Festival Internacional de Cinema Famalicão. Março. 2001. Famalicão. Portugal. Distribuição Distribuição em Sala em Inglaterra Riverside Studio Cinema. 2000. Londres. UK. East End Cinema. 2000. Londres. UK Distribuição em Universidades em Inglaterra: South Barbican University. 2001. Londres. UK. Tower Hamlets College. 2001. Londres. UK. City & Islington College. 2001. Londres. UK. Distribuição em Portugal Cineclube de Braga. 2000. Braga. Portugal. Cinemas Trindade. 2000. Porto. Portugal. Instituto Politécnico do Porto. 2000. Porto. Portugal. Televisão: RTPN. 2003. Portugal. Universidade Católica Portuguesa. 2005. Porto. Portugal. .
22. carmona, carlos r. Rooftop,1996 (Cinema).
ROOFTOP – CURTA-METRAGEM DE FIÇÃO Produção New Screen Elite. Guildford. Inglaterra. 35mm. Cor. 26min. 1996. Drama que conta a história duma tentativa de suicidio. Filmado em 35mm em Guildford. Inglaterra. Rooftop obteve o prémio de melhor argumento no Festival Internacional de Valência, España, em 1996. Distribuição Distribuição em Sala: Odeon Leister Square Cinema. 1997. Londres. UK. Distribuição em Televisão: Sky TV. 1998. Londres. UK. Canal Plus. 1999. Londres. UK. .

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. carmona, carlos r. "Building Bridges with the Community” ,2006.
2. carmona, carlos r. Porto 2001 Capital Europeia da Cultura ,2001.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Francisca Almeida, Produção de Suspense nos Thrillers do Cinema Americano (1940-1980) – Formas e Métodos de Montagem, 2017. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
2. Miguel Bernardo Gonçalves Ramalho Lima Pinto , Análise Histórica da Estilização da Violência no Cinema Americano: 1910-2015, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
3. Isa Salomé Prazeres dos Reis, Distribuiçao de filmes independentes pela web, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
4. Luís Gonçalo Pereira Loureiro, O Novo Extremismo Francês na génese de Marasmo, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
5. João Lourenço, A Manipulação o Tempo Fílmico: Elipse e Outras Ferramentas, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
6. José Diogo Nunes Magro Dias, "A relação entre câmara e interpretação do actor na obra cinematográfica", 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
7. Inês Beatriz Rebanda Coelho, "A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Desafios do Reconhecimento Artístico", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
8. Catarina Vasconcelos Martins Silva, "Produção e Marketing no Panorama Cinematográfico Actual", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
9. Luís Bernardo Malafaya Cabral Fernandes de Oliveira, "O Fenómeno da Tensão como Ligação entre Espetador e Personagem no Cinema", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
10. Miguel Barbosa Flores de Carvalho Vieira, "Edição em Documentário: Construção Narrativa", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
11. Ricardo Vieira de Melo Costa, "Exposição da Narrativa através da Direcção Artística", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
12. Rita Carvalho Leite, "A Questão da Anacronia na Narrativa Fílmica do Cinema de Ficção", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
13. Manuel João Carvalho Moura de Oliveira, "A Importância da Direcção de Fotografia no Contextos da Narrativa Cinematográfica Ficcional", 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
14. Eduardo João Carvalho Ribeiro, Contributo da Direção de Arte na Curta-Metragem, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
15. Sérgio Miguel Silva e Castro, Novas tendências de edição na televisão, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
16. Manuel João Carvalho Moura de Oliveira, A Produção cinematográfica no Contexto Académico, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
17. Luís Miguel dos Santos Ferreira, O Jump-Cut no Cinema de Ficção Português: Recurso Artístico ou Técnica Narrativa?, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
18. André Filipe Pinho Guiomar, “Direção de fotografia e composição: O paradoxo da dualidade no seio da unidade”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
19. Diogo Alçada Quaresma Fernandes Tavares, "A Produção cinematográfica no Contexto Académico", 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
20. João Guilherme Marques Machado Gonçalves de Araújo, Trabalho de Montagem na curta-metragem: “ Manifesto dos Danados”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
21. Pedro Miguel Ramos Ferreira, “A relação entre o argumento e o som na pré-produção de um documentário de observação”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
22. Ana Rita Pinto Torres Machado Ferreira, A Direção Fotográfica e Artística no Dual Role, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
23. Mariana Miranda Marinho de Lemos, ”Psicologia da Cor no Cinema”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
24. Timóteo Marcos Azevedo da Silva, O documentário de observação como instrumento de narrativa biográfica”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
25. João Guilherme Marques Machado Gonçalves de Araújo, "Trabalho de Montagem na Curta Metragem "Manifesto dos Danados", 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
26. Inês Maria de Oliveira Mendes, “A produção Cinematográfica e o Marketing: A Questão das Audiências do Cinema Português”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
27. Raquel Cruz Vidal, “Estudo da concepção de múltiplos personagens interpretados pela mesma atriz”, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
28. Maria Helena Peixoto de Neves Pinto, "As Condições da Edição no Documentário Português Contemporâneo de Observação", 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
29. Nuno Ribeiro de Almeida, “O cinema etnográfico e cinema documental: montagem como manipulação do real”, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
30. Nuno Teixeira de Castilho, "Falso Documentário: montar entre ficção e facto", 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
31. Fernando Jorge Monteiro Ribeiro, "Caminhando com o Cinema Português: Um Olhar sobre a Produção Cinematográfica em Portugal", 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
32. Flávio André de Matos Pires, “Artur- uma reflexão sobre a criação de personagens para falso documentário”, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
33. Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco Sousa, "O Produtor no Contexto Audiovisual Nacional e Internacional. Desafios e Soluções", 2011. (Co-orientador).
34. Renata Oliveira Ramos, Distorção como Artifício ou Estratégia: o Problema do Real no Género de Ficção Científica, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
35. Carlos Bruno Pereira Monteiro, "A Produção na Curta-Metragem de Ficção "Corrida de Cão"", 2009. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
36. Mafalda de Lencanstre, Direcção de Arte na curta-metragem Corrida de Cão, 2009. Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
37. Lara Parente Fernandes, "Produção na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis"", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
38. António Maria Mota Vale da Conceição, "O Processo", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
39. José Luis Pinto Freitas, "Da Realização à Edição da Curta-Metragem "Causa Mortis"", 2008. (Co-orientador).
40. Paula Cristina Simões Ferreira, "Assistência de Realização na Curta-metragem de Ficção "Causa Mortis", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
41. Inês Cerqueira da Silva, "Direcção de Arte na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis"", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
42. Joana Valentim Gomes Alves Domingues, "De corpo a cor", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
43. Luis Miguel Silva Mesquita Moura, "Produção e Direcção de Fotografia na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis"", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
44. Gustavo Filipe e Cunha Ribeiro, "Entrevista - A Alma do Documentário", 2008. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. carmona, carlos r. Juri - International Fest Pitching Forum, 2016.
2. carmona, carlos r. Jury na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão. Imago. Outubro. 2008., 2008.
3. carmona, carlos r. Júri na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Curtas-metragens Black & White. Abril . 2007. Universidade Católica Portuguesa , 2007.
4. carmona, carlos r. Júri na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Documentários de Madrid. Documenta Madrid. Maio. 2006. , 2006.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Sofia de Vasconcelos Oliveira. "Um estudo sobre a Direcção Artística: do teatro grego ao chroma-key", 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
2. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Joana de Fátima Deusdado Rocha. " À PROCURA DO CORTE PERDIDO", 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
3. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Guilherme Boaventura Teixeira Gomes . Uma abordagem na ótica do realizador na curta-metragem ficcional “IMad”, 2012.  Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual, Produção e Realização Audiovisual) - Politécnico do Porto.
4. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Patrícia Nogueira . Três horas para amar, 2012.  Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Fotografia e Cinema ) - Politécnico do Porto.
5. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Raquel Barros Moutinho. "A gestão das Temporalidades no processo de criação de um Argumento: O carácter imprevisível do Thriller no caso de estudo Ambição Desmedida", 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
6. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Francisco Miguel Costa e de Sá Fardilha. "Para uma Nova Representação da Perspectiva Existencialista de Vergílio Ferreira na Cinematografia", 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
7. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Maria Beatriz Gouveia Ribeiro. "Construção de Personagens", 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
8. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Tiago João Soares Carvalho. “Uma imagem frágil: reflexão sobre a representação cinematográfica do real no contexto do falso documentário”, 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
9. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de André Miguel Martins Nunes Gomes de Melo. "Criatividade Partilhada", 2010.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual.) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
10. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Mariana Formosinho do Espírito Santo Brito . Literatura e História no Cinema de Manoel de Oliveira, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.
11. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Samuel Ferreira de Oliveira. Aproximação entre Cinema e Televisão: Desenvolvimento de um Argumento, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.
12. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Rita oliveira de Figueiredo. O cómico de personagem: a construcção, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.
13. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Leonor Maria de Sottomayor. A Comédia Portuguesa no Séc. XXI, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.
14. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Hans Thomas Allegro Barnstorf. Cinema portugês – O Thriller e os géneros predominantes, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.
15. carmona, carlos ruiz. Participação no júri de Ana de Carvalho Flores Vasquez . A mulher e a Guerra: uma História no Cinema, 2009.  Dissertação (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Technical restrictions and creative possibilities for representing reality through cinematic narratives, 2016 (Conferência).
Nome do evento: VI ENCONTRO ANUAL DA AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento /; Nome da Instituição: AIM; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa.
2. O processo de omissão na representação da realidade no filme documentário, 2012 (Conferência).
Nome do evento: II Encontro da Aim; Nome da Instituição: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Católica Portuguesa.
3. O Retrato da pos-guerra civil espanhola, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de cine documental: No ficciones ; Nome da Instituição: MUSAC: Museu de Arte Contemporánea de Castilla y Leon; Cidade do evento: Leon / MUSAC: Museu de Arte Contemporánea de Castilla y Leon.
4. Documentary Films from around the Hispanic World, 2009 (Conferência).
Nome do evento: LSE Spanish in Motion, II Edition Family and Memory; Nome da Instituição: LSE - LANGUAGE CENTRE; Cidade do evento: London / LSE, Houghton Street, WC2A 2AE.
5. El panorama del cine documental en Occidente, 2009 (Conferência).
Nome do evento: III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos Seminario ; Nome da Instituição: Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas; Cidade do evento: BRAGA / Universidade do Minho.
6. El documental y la narrativa fílmica, 2001 (Conferência).
Nome do evento: Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos; Nome da Instituição: Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas; Cidade do evento: BRAGA / Universidade do Minho.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. O olhar da televisão, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Encontro às quartas - discursos e olhares sobre o sentido da imagem’; Nome da Instituição: Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Politécnico do Porto; Cidade do evento: Porto / FNAC.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
1

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
4

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
24


Total
Dados complementares
(Additional data)
70

Orientações
Orientations
44
Outros Trabalhos
Other production
4
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
15
Participação em Eventos
Event participation
7


Visualizações do curriculum [ 1769 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-06-2017 às 04:52:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team