Curriculum Vitae

Jorge Manuel Leitão Ferreira

Data da última atualização »Last update : 05/01/2017


Jorge Ferreira, Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Politicas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano Zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça. Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d’aide á lá Santé mental - SPASM – Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt – Escócia (1994). Participação em programas e projectos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de acção, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes) ; Trabalho Social na Europa – Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Protecção à Criança; Direitos da Criança, politicas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico – cientifico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET). (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com Universidades Europeias.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3396127566574105


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Jorge Manuel Leitão Ferreira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Jorge M. L. Ferreira
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2010 Doutoramento
Phd
Serviço Social (4 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Maria Irene Lopes Bogalho de Carvalho. Os Cuidados Domiciliários em Instituições de Solidariedade Social no Concelho de Cascais, 2010.


Mestrado
Master degree
1. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Rute Barros. Contributos de Mulheres Sem-Abrigo para a Construção de Respostas Habitacionais/Serviços de Apoio, 2010. 
2. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Ronaldo Nogueira. O investimento em protecção social no Brasil: uma análise comparativa, 2010. 
3. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Helena Margarida Moniz Botelho Miranda Soares. Cuidar de Doentes Deslocados – Um Estudo das dinâmicas familiares de doentes deslocados, por períodos de longa duração, beneficiários do Serviço Regional de saúde da Região Autónoma dos Açores, 2010. 
4. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Patricia Cristina Correia da Costa Contreiras. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em IPSS - O Caso do Instituto de Apoio à Comunidade do Forte da Casa, 2010. 
5. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Jorge Miguel Neo Borges da Costa. Passo a Passo para a Autonomia. Raparigas em contexto de Lar de Infância e Juventude., 2010. 
6. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Arminda Marlene Braga Almeida Monteiro. O endividamento, relativo à habitação, das famílias residentes num bairro social de Lisboa, 2010. 
7. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Ana Luisa de Freitas Gomes. Acompanhamento Social às Famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, 2010. 
8. Jorge M. L. Ferreira. Vida e morte numa mina do Alentejo. Pobreza, Mutualismo e Provisão Social. O caso de S. D. Domingos (Mértola) na primeira metade do séc. XX, 2010. 
9. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Filipa Raquel Horta Severino Rocha. Os Direitos da Criança e o Serviço Social, 2010. 
10. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Pedro Luis Silva Brigido. Intervenção do Serviço Social com Crianças e Jovens em Risco – Ética e Prática Profissional, 2010. 
11. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Marcia Milanésio Cunha. Exploração sexual de jovens e adolescentes: estudo de projectos elaborados em parceria entre o setor público e o setor privado, 2010. 
12. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Rui Norberto. Outras Infâncias: processos e configurações nas Crianças de acolhimento institucional, 2010. 
13. Jorge M. L. Ferreira. Participação no júri de Ana Patricia Simões Santos. O Contributo do Serviço Social para a Inserção Profissional de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental Ligeira, 2010. 







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Dados complementares
(Additional data)
14

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
14


Visualizações do curriculum [ 7021 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 11-12-2019 às 11:40:19
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team