Curriculum Vitae

António de Sousa Dias de Macedo

Data da última atualização »Last update : 22/06/2016


Compositor e investigador. Doutorado em Musicologia (Paris 8) e diplomado com o Curso Superior de Composição (Conservatório Nacional de Lisboa). Actualmente é Professor Associado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro do CITAR (UCP) onde colabora no doutoramento em Composição e Informática Musical. Membro do grupo ColecViva, colabora desde 1992 com o Grupo Música Nova, com o grupo Les Phonogénistes (projectos Vertiges de l’Espace e Vertiges de l’image). Na sua produção musical a composição de música para cinema e televisão possui particular importância, tendo-o levado a iniciar um trabalho de investigação no sector da criação musical e ambientes virtuais (CICM - Paris 8/ MSH Paris Nord) dirigido para o desenvolvimento de instrumentos de assistência à concepção e construção de espaços musicais navegáveis, a par de uma investigação sobre articulações entre a imagem e o som donde alguns resultados foram publicados. Estas novas direcções conduzem-no actualmente aos domínios do multimédia e da instalação, como a série Tonnetz, onde os instrumentos digitais que concebe ou transcreve encontram as suas aplicações no seu trabalho como compositor e investigador.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2439204695528609


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António de Sousa Dias de Macedo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sousa Dias, António
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas Artes
Lg. da Academia Nacional de Belas Artes
1249-058 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)213252100
Correio electrónico: a.sousadias@belasartes.ulisboa.pt
Homepage: http://www.sousadias.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2005 Doutoramento
Phd
Esthétique, sciences et technologies des arts - option Musique.
Universite de Paris VIII, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade Nova de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1998-1999 Mestrado
Master degree
Esthétiques, Technologies et Création Artistiques (1 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade Nova de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.





Formação complementar ( studies)
2006-2011 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Living Art.
LeCube, França.

2003-2006 Outros
Others
Curso Superior de Composição.
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal.

1985-1986 Curso de curta duração
Short course
Programação de Computadores.
Instituto Nacional de Administração, Portugal.

1979-1980 Outros
Others
Curso de Jazz.
Escola de Jazz do Hot Club, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Mai/2016-Actual Professor Associado

Instituto Politécnico de Castelo Branco
Out/2014-Actual Professor Coordenador

Universidade Católica Portuguesa
Jan/2012-Actual Outra Situação
Nov/2007-Dez/2011 Outra Situação

Instituto Superior de Educação e Ciências
Jun/2015-Dez/2015 Professor Coordenador

Politécnico do Porto
Out/2014-Fev/2015 Outra Situação

Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Jan/2012-Mai/2015 Professor Coordenador
Out/2009-Dez/2011 Professor Coordenador

Escola Profissional de Música de Almada
Set/1990-Ago/1993 0

Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/1993-Dez/2001 Professor Adjunto
Set/1987-Set/1990 Assistente 1º triénio

Escola de Música do Conservatório Nacional
Set/1985-Set/1987 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Out/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Composição 3(Docente)
  • Programação Musical 2(Docente)
  • Composição 4(Docente)
  • Introdução à Composição Algorítmica(Docente)




Instituto Superior de Educação e Ciências
Set/2015-Dez/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimedia(Docente)




Politécnico do Porto
Out/2014-Fev/2015
Curso»Academic program: Educação Musical

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ciências Musicais - Estética Musical(Docente)




Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/1993-Dez/2001
Curso»Academic program: Composição

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Composição I(Docente)
  • Composição II(Docente)
  • Composição III(Docente)
  • Composição IV(Docente)
  • Música Electroacústica I(Docente)
  • Música Electroacústica II(Docente)


Set/1987-Jul/1990
Curso»Academic program: Composição

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise Especializada I(Docente)
  • Leitura de Partituras(Docente)
  • Teclado(Docente)
  • Formação Musical(Docente)
  • Técnicas de Composição I(Docente)
  • Análise Musical I(Docente)
  • Análise Musical II(Docente)




Escola Profissional de Música de Almada
Set/1990-Ago/1993
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise e Técnicas de Composição I(Docente)
  • Análise e Técnicas de Composição II(Docente)
  • Análise e Técnicas de Composição III(Docente)




Escola de Música do Conservatório Nacional
Set/1985-Ago/1987
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Composição I(Docente)
  • Composição II(Docente)
  • Composição III(Docente)
  • Análise e Técnicas de Composição I(Docente)
  • Análise e Técnicas de Composição II(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Católica Portuguesa
Out/2007-Actual
Membro de Conselho Científico




Instituto Superior de Educação e Ciências
Mar/2015-Dez/2015
Membro de Conselho Científico




Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Out/2010-Dez/2015
Outro


Out/2007-Dez/2015
Membro de Conselho Científico




Instituto Politécnico de Lisboa
Out/1995-Nov/2011
Membro de Conselho Científico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Superior de Educação e Ciências
Ago/2015-Dez/2015
- Director de Unidade




Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Out/2009-Dez/2015
- Coordenador de Curso




Instituto Politécnico de Lisboa
Set/1995-Ago/2001
- Subdirector






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-2010
Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical (PRICES)
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT/73817/2006.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Português (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1987 Prémio Fernando Lopes Graça, Conselho Português da Música.
1990 1º. Concurso Nacional de Software para Educação, G.E.P./Projecto Minerva - Ministério da Educação.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
1995- Actual GDA Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, Membro.
1980- Actual Sociedade Portuguesa de Autores, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sousa Dias, A. 2011. Description du sonore et environnements logiciels : un survol.  In Révue Sonorités, 6 Écologie sonore, Technologies, Musiques, ed. Roberto Barbanti; Pierre Mariètan, 125 - 139. ISBN: 978-2-35371-128-4. Paris: Champ social Éditions.
2. Sousa Dias, A. 2008. La «partition sonore» : Un outil envisagé par Varèse.  In Edgar Varèse - Du son organisé aux arts audio, ed. Timothée Horodyski, Philippe Lalitte, 133 - 146. ISBN: 9782296048881. Paris: L’Harmattan.
3. Sousa Dias, A. 2008. Two examples of free transposition of audio processing techniques to the note domain in “Dói-me o luar” and Ressonâncias – Memórias.  In The OM Composer´s Book, ed. C. Agon, G. Assayag, J. Bresson, 165 - 177. ISBN: 2-84426-399-2. Paris: IRCAM / Delatour.
4. Sousa Dias, A. 2007. Exemplos de utilização de alguns princípios formais para operar sobre material musical heterogéneo.  In Actas do Encontro "Música e Matemática", ed. Mena Matos, H., Tavares, J. N., 37 - 55. ISBN: 978-972-99881-1-0. Porto: Centro de Matemática da Universidade do Porto / Casa da Música / FCT.
5. Sousa Dias, A. 2007. Points d'écoute, points de vue - Chronique de la chose entendue.  In Révue Sonorités, 2 – L´écoute et après.., ed. Roberto Barbanti; Pierre Mariètan, 49 - 69. ISBN: 978-2-913376-98-4. Paris: Champ Social Éditions.
6. Sousa Dias, A. 2002. Autómatos da Areia (1978 1984): Uma Abordagem Geral.  In Cândido Lima, ed. AAVV, 55 - 77. ISBN: 972-98846-0-9. Porto: Edições Atelier de Composição.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sousa Dias, A; Ferreira, José L. 2013. "Jean-Claude Risset’s "Inharmonique" (1977): recast and a real time version proposal", Trabalho apresentado em Electroacoustic Music Studies 2013 - Electroacoustic Music in the context of interactive approaches and networks, In Electroacoustic Music Studies 2013 - Electroacoustic Music in the context of interactive approaches and networks, Lisboa.
2. Sousa Dias, A. 2010. "Vertiges de l'Espace : un instrument pour la performance électroacoustique improvisée", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, In Actes des Journées d’Informatique Musicale 2010, Rennes.
3. Sousa Dias, A; Couprie, Pierre. 2010. "Vertiges de l'espace : analyse d'une performance électroacoustique improvisée", Trabalho apresentado em Comment analyser l’improvisation - Colloque international, In Comment analyser l’improvisation, Paris.
4. Sousa Dias, A. 2008. "Navigating through musical spaces with InstallaSon: a progress report", Trabalho apresentado em ARTECH08 - 4th International Conference on Digital Arts, In ARTECH08 - 4th International Conference on Digital Arts, Porto.
5. Sousa Dias, A. 2008. "Installason : Un editeur et gestionnaire d’espaces musicaux navigables", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale 2008, In Actes des Journées d’Informatique Musicale 2008, Albi.
6. Sousa Dias, A. 2007. "Deux contributions à la pédagogie de la musique électroacoustique et l’informatique musicale", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale 2007, In Actes des Journées d’Informatique Musicale 2007, Lyon.
7. Sousa Dias, A; Ferreira-Lopes, Paulo. 2005. "KITTy: A package for external patches communication management in Max/MSP – a progress report", Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, In Conference Proceedings International Computer Music Conference, Barcelona.
8. Sousa Dias, A. 2005. "Articulation musique – image : Les cas de Réflexion faite… et Natureza Morta –Visages d’une dictature", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, In Actes des douzièmes Journées d’Informatique Musicale, Paris.
9. Sousa Dias, A. 2003. "Transcription de fichiers MusicV vers Csound au travers de OpenMusic", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, In Actes des 10es Journées d’Informatique Musicale, Montbéliard.
10. Risset, Jean-Claude; Arfib, Daniel; Sousa Dias, A; Lorrain, Denis; Pottier, Laurent. 2002. "De "Inharmonique" à "Resonant Sound Spaces" : temps réel et mise en espace", Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, In Actes des neuvièmes Journées d’Informatique Musicale, Marseille.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sousa Dias, A. 1992. "La Recherche Musicale en Portugal", Trabalho apresentado em Colloque International "La Recherche Musicale en Europe", In Actes de Colloque International "La Recherche Musicale en Europe", Gif-sur-Yvette.
2. Falcão, Rui; Sousa Dias, A. 1988. "Relatório Intelmúsica", Trabalho apresentado em As Novas Tecnologias e o Ensino da Música, In Actas do seminário "As Novas Tecnologias e o Ensino da Música", Braga.
3. Sousa Dias, A; Brandão, Paulo. 1988. "Comunicação I", Trabalho apresentado em As Novas Tecnologias e o Ensino da Música, In Actas do seminário "As Novas Tecnologias e o Ensino da Música", Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Sousa Dias, A. 20 set. 2013. "Case studies in live electronic music preservation: Recasting Jorge Peixinho’s Harmónicos (1967-1986) and Sax-Blue (1984-1992)" Journal of Science and Technology of the Arts, 38 - 47.
2. Sousa Dias, A. 19 ago. 2013. "Entrevista com o compositor Cândido Lima (2ª parte)" Arte Musical, Revista da JMP, nº6/7, Jan/Abr 1997 (IV série, vol.II), 264 - 287.
3. Sousa Dias, A. 19 ago. 2013. "Entrevista com o compositor Cândido Lima (1ª parte)" Arte Musical, Revista da JMP, nº5, out 1996 (IV série, vol.I), 192 - 209.
4. Sousa Dias, A. 23 set. 2012. "Algumas considerações em torno da obra de Constança Capdeville" Revista Glosas 6, 34 - 37.

Partitura musical
Musical partitur
1. Sousa Dias, A. 2014. "Variação sobre Glosa". Lisboa: Miso MusicPortugal. (Outro)
Encomenda: Sound’art. Estreia: Centro Cultural de Cascais, 7 Março de 2014.
2. Sousa Dias, A. 2010. "pour un Cadavre Exquis (1995 / 2010)", 2 pp.. Lisboa: Edição do autor. (Outro)
Estreia: Instituto Franco-Português, 14 de Abril de 2010.
3. Sousa Dias, A. 1995. "Cinco Circunstâncias para Clarinete e Piano". Lisboa: Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. (Outro)
Dedicada a Cândido Lima. Estreada nas Festas da Cidade de Lisboa, S. Luís 8 de Junho de 1995.
4. Sousa Dias, A. 1986. "... para Dois Pianos". Lisboa: Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. (Outro)
Obra vencedora do Concurso Nacional Para Jovens Compositores Fernando Lopes Graça promovido pelo Conselho Português da Música, 1987.
5. Sousa Dias, A. 1986. "Opus Sic". Lisboa: Edição de autor. (Outro)
Criação para o grupo ColecViva dirigido por Constança Capdeville — estreada nos 10s. Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, 6 de Maio de 1986.

Tradução
Translation
1. Sousa Dias, A. 2007. "Solfejo do Objecto Sonoro". França: INA-GRM. (Livro)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sousa Dias, A; Ferreira, José L. Jean Claude Risset’s Inharmonique (1977): recasting mixed music - a progress report,Musiques mixtes 2 - L'extension intermédia et pérennité dans le cadre des musiques mixtes : image, improvisation, préservation et "recasting", Jornée d'études,Porto,2012 (Comunicação).
2. Sousa Dias, A. Monthey’04,Congrés mondial d'écologie sonore #2,Arc et Senans (FR); Saillon (CH),2012 (Congresso).
3. Sousa Dias, A. Recasting live electronic music : Three study cases,Musiques Mixtes 1, journée d’études,Saint Denis,2011 (Comunicação).
4. Sousa Dias, A. 48 – aspects de design sonore,Lille,2011 (Comunicação).
mars 2011.
5. Sousa Dias, A. Conferência: Natureza Morta / Visages d'une dictature - Composition process,Music and Media, 3rd international Meeting,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
6. Sousa Dias, A. Son et environements virtuels,Seminário de investigação,Paris,2011 (Comunicação).
7. Sousa Dias, A. Compor para o cinema, Seminário: À escuta das imagens em movimento,Lisboa,2010 (Conferência ou palestra).
8. Sousa Dias, A. José Afonso - uma proposta de percurso sobre a sua obra,Hommage à Zeca Afonso,Aubervilliers,2010 (Conferência ou palestra).
9. Sousa Dias, A. Música e modos de interacção em contexto multimédia: uma reflexão pessoal,Séminário de doutoramento,Lisboa,2010 (Conferência ou palestra).
10. Sousa Dias, S; Sousa Dias, A. “48”,Universidade d’été/Summerschool 2010 - Exhibited Cinema,Paris,2010 (Conferência ou palestra).



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Sousa Dias, A. Variação sobre Glosa,2014 (Musical).
Encomenda do Sound’art. Estreia: Centro Cultural de Cascais, 7 Março de 2014.
2. Sousa Dias, A; Horta, Maria T. A Dama e o Unicórnio,2013 (Outra).
Performance para actriz e sistema electrónica tempo real; instalação audiovisual interactiva imersiva, livro/CD, poema de Maria Teresa Horta. Produção : Horta Seca; Teatro S. Luiz; Editora Leya; O Espaço do Tempo; Miso Music; Kintop, Estreia: 31 de Outubro de 2013, Teatro Municipa de S. Luiz / Festival Temps d’images.

3. Sousa Dias, A. Keep smiling ,2012 (Musical).
Encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Estreia : Teatro Municipal S. Luis, Lisboa, 16 de Novembro de 2012.

4. Sousa Dias, A. pour un Cadavre Exquis (1995 / 2010),2010 (Musical).
Estreia: Instituto Franco-Português, 14 de Abril de 2010.
5. Sousa Dias, A; Horta, Maria T. A Dama do Unicórnio,2009 (Musical).
Para duas narradoras e electrónica. Encomenda Miso Music Portugal - projecto Ficções Sonoras Eróticas. Estreia: Orquestra de Altifalantes, Festival Música Viva 2009, Centro Cultural de Belém, 19 de Setembro de 2009.


Composição musical
Musical composition
1. Sousa Dias, A. Variação sobre Glosa,2012 (Orquestra).
Encomenda do Ensemble Sound’art.
2. Sousa Dias, A. “Keep smiling”,2012 (Orquestra).
Encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Estreia : Teatro S. Luis, Lisboa, 16 de Novembro de 2012.
3. Sousa Dias, A. pour un Cadavre Exquis (1995 / 2010),2010 (Orquestra).
4. Sousa Dias, A; Horta, Maria T. A Dama e o Unicórnio,2009 (Orquestra).
5. Sousa Dias, A. Va(lé)riation 5-B,2009 (Orquestra).
6. Sousa Dias, A; Espanca, Florbela. Va(lé)riation 6 : Caravelas,2007 (Canto).
Estreia 9 de Maio de 2007, Auditório da Câmara Municipal de Matosinhos, 2007.
7. Sousa Dias, A. Va(lé)riation 5,2006 (Orquestra).
8. Sousa Dias, A. Ressonâncias Memórias,2006 (Orquestra).
Encomenda da Orchestrutopica. Estreada no Porto, Festival Olhares de Outono, UCP, 15 de Novembro de 2003.
9. Sousa Dias, A. Va(lé)riation 1,2005 (Orquestra).
Encomenda de Densité93. Estreia: Espace 1789, Saint-Ouen, 20 de março de 2005.
10. Sousa Dias, A. Trois Chansons Inachevées,2003 (Canto).
Estreada em Paris, Festival Nova Música 2003, 10 de Dezembro de 2003.
11. Sousa Dias, A. Quand trois poules vont au champ,2002 (Orquestra).
Estreada em Lisboa, Festival Música Viva 2002, CCB, 2 de Abril de 2002.
12. Sousa Dias, A. "Dói-me o luar",2001 (Orquestra).
Encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Estreada em Lisboa, CCB, 23 de Novembro de 2001.

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Sousa Dias, A; Bouckaert, Laurence; Couprie, Pierre; Larvor, Francis. Vertiges de l’image,2011 (Vídeo).
DVD - PNGNTS, 2011.

Sonoplastia
Sound moulding
1. Sousa Dias, A. 48,2010 (Cinema).
Grand Prix Cinéma du Réel.

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Sousa Dias, A; Horta, Maria T. A Dama e o Unicórnio,2013.
(performance para actriz e sistema electrónica tempo real; instalação audiovisual interactiva imersiva, livro/CD), poema de Maria Teresa Horta. Produção : Horta Seca; Teatro S. Luiz; Editora Dom quixote; O Espaço do Tempo; Miso Music; Kintop, Estreia: 31 de Outubro de 2013, Teatro Municipa de S. Luiz / Festival Temps d’images.
2. Sousa Dias, A. "Ce désert est faux. ",2012.
Espectáculo de teatro musical baseado em obras de Constança Capdeville (ensemble). Estreia em 23 de Setembro de 2012: Festival Música Viva 2012, Centro Cultural de Belém, Lisboa.
3. Sousa Dias, A; Sousa Dias, S. Natureza Morta / Stilleben,2010.
4. Sousa Dias, A. Tonnetz09-B,2010.
5. Sousa Dias, A. ...há dois ou...,1987.
Espectáculo de teatro musical (voz, piano, contrabaixo, percussão, movimento e banda magnética). Estreado em 24 de Junho de 1998: Centro de Arte Moderna — Fundação Calouste Gulbenkian.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Samuel Van Ransbeeck, Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research, 2010. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Pedro Patrício, Ilusões sonoras: erros dos sentidos, verdades da percepção – um estudo sobre a aplicação dos mecanismos das ilusões sonoras na composição musical electrónic, 2009. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Miguel Marques Cardoso, Composição de Sistemas Musicais Interactivos, 2009. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
4. Ricardo Jorge Ramires Guerreiro, Redes mediadas por computador em música electroacústica: Composição, performance e escuta de situações de emergência sonológica interactiva, 2009. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
5. João Manuel Marques Carrilho, Estéticas da informática musical, 2009. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
6. José Luís Marques Ferreira, Música mista e sistemas de relações dinâmicas, 2009. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Pedro Nuno Marreiros Louzeiro, Comprovisação - improvisação, composição algorítmica e notação dinâmica, para solista(s) e ensemble, 2015. Tese (Música e Musicologia) - Universidade de Évora (Co-orientador).
2. João Castro Pinto, A Paisagem Sonora: da Percepção à Composição Electroacústica, 2011. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
3. Emidio Buchinho, Sistemas, Processos e Operações de Composição para Performance de Música Electroacústica com Guitarra Eléctrica, 2010. Tese (Artes digitais - Criação Musical) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ari José Marques de Carvalho, Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2, 2010. Dissertação (Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Co-orientador).
2. David Silva, A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone, 2010. Dissertação (Interpretação Artística - Trombone) - Politécnico do Porto (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Sousa Dias, António; Chagas Rosa, António; Oliveira, João Pedro; Mary, Mario Marcelo; Santana, Helena; Penha, Rui Luís Nogueira; Rocha, Fernando Joaquim Fernandes Tavares. Participação no júri de Maria Cristina Dignart de Carvalho Rocha. Espaço, Gesto e Textura Musical na Música Eletroacústica: Uma Abordagem Analítica e Composicional, 2016. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
2. Sousa Dias, António; Pereira, Manuel Pedro Ivens Collares; Vaz de Carvalho, Paulo; Streitová, Monika Duarte; Gibson, Benoît; Bochmann, Christopher Consitt. Participação no júri de Ivanovic, Dejan. Colaboração Entre Compositor e Intérprete na Criação de Música para Guitarra: Estudo do Processo Editorial no Repertório de Inglaterra, Croácia e Portugal, 2015. Tese (Música e Musicologia) - Universidade de Évora.
3. Sousa Dias, António; Cádima, Francisco Rui; Lopes, João Miguel Trancoso Vaz Teixeira; Maio, Fernada; Gouveia, Patrícia; Vaz de Carvalho, Carlos. Participação no júri de Barata, Ana Margarida de Sousa Júlio Mendes. Despertar Consciências: Activismo nas Artes Digitais, 2014. Tese (Ciências da Comunicação) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Sousa Dias, António; Silva, A.M.S.; Oliveira, João Pedro; Coelho, António Fernando Vasconcelos Cunha Castro; Carvalho, Sara; Marecos, Carlos. Participação no júri de Penha, Rui Luís Nogueira. Modelos de Espacialização: Integração no Pensamento Composicional, 2014. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
5. Sousa Dias, António; Pereira, Manuel Pedro Ivens Collares; Soveral, Isabel; Lips, Friedrich; Gibson, Benoît; Bochmann, Christopher Consitt. Participação no júri de Pescada, Gonçalo André Dias. O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão - Análise Interpretativa de Seis Obras Contemporâneas, 2014. Tese (Música e Musicologia) - Universidade de Évora.
6. Sousa Dias, António; Silva, A.M.S.; Oliveira, João Pedro; Chagas Rosa, António; Gibson, Benoît. Participação no júri de Robusté, Joan Riera. Audição Espacial e Percepção do Som na Composição Musical - Spatial Hearing and Sound Perception in Musical Composition, 2014. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.
7. Sousa Dias, António; Bochmann, Christopher Consitt; Gibson, Benoît; Lopes, E.; François, Jean-Charles; Gaspar, Paulo. Participação no júri de Lamaison, E´tienne Marie Joseph. L'interpre´tation des partitions graphiques non-proce´durales, 2013. Tese (Música e Musicologia) - Universidade de Évora.
8. Sousa Dias, António; Vieira de Carvalho, Mário; Nunes Bragança de Miranda, José Augusto; Grilo, João Mário; Ribeiro, Luís Cláudio; Dimas de Melo Pimenta, Emanuel; Cruz, Teresa. Participação no júri de Fernando Jorge Lima Barreto. Estéticas da improvisação, 2010. Tese (Comunicação e cultura) - Universidade Nova de Lisboa.
9. Sousa Dias, António; Oliveira, João Pedro; Soveral, Isabel; Chagas Rosa, António; Gibson, Benoît; Amaral, Pedro. Participação no júri de Petra Bachratá. Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electroacústicos, 2010. Tese (Música) - Universidade de Aveiro.


Mestrado
Master degree
1. Sousa Dias, António; Ribeiro, Paula Gomes; Castro, Paulo Ferreira. Participação no júri de Ferreira, Joaquim António Coelho. Berlim: Bric-à-Brac: projecto de criação/investigação, 2015.  Dissertação (Artes Musicais) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Sousa Dias, António; Chagas Rosa, António; Santana, Helena. Participação no júri de Giovannini, Saulo Ribeiro. Colaboraça~o compositor performer na preparaca~o de obras para percussa~o, 2013.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
3. Sousa Dias, António; Soveral, Isabel; Santana, Helena. Participação no júri de Lopes, João Quinteiro. GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann, 2013.  Dissertação (Música) - Universidade de Aveiro.
4. Sousa Dias, António; Giannetti, Claudia; Marino, Iván; Pinto, José Gomes. Participação no júri de Rui Jorge Rodrigues Lança. Pietà – Zapping de Sentidos, 2011.  Dissertação (Produção e Criação em Artes Tecnológicas) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
5. Sousa Dias, António; Ferreira-Lopes, Paulo; Martins, Luis Gustavo. Participação no júri de Carvalho, Ari José Marques. Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2, 2011.  Dissertação (Som e Imagem) - Universidade Católica Portuguesa.
6. Sousa Dias, António; Soveral, Madalena; Melo, Francisco. Participação no júri de Silva, David. A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone, 2011.  Dissertação (Interpretação Artística - Trombone) - Politécnico do Porto.
7. Sousa Dias, António; Cruz, Teresa; Gouveia, Patrícia. Participação no júri de Fernando Manuel Nabais. A autópsia digital do cinema - Um mapa pessoal dos encontros do cinema com o computador, 2011.  Dissertação (Comunicação e cultura) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Sousa Dias, António; Gouveia, Patrícia; Grilo, João Mário. Participação no júri de Ruth Iana Ferreira. Acto - Luz (Projecto de instalação de arte digital), 2011.  Dissertação (Comunicação e cultura) - Universidade Nova de Lisboa.
9. Sousa Dias, António; Guedes, Carlos; Ribeiro Pereira, Miguel. Participação no júri de Samuel Van Ransbeeck. Composição com Autómatos Celulares, 2010.  Dissertação (Composição) - Politécnico do Porto.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production), 2016, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior..
2. A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production), 2016, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior..


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Cinema e audiovisuais: mutações tecnológicas e (novas) perspectivas nas articulações música e imagem, 2010 (Congresso).
Nome do evento: 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema; Nome da Instituição: CESEM - ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Journées d’Informatique Musicale, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Journées d’Informatique Musicale (JIM); Nome da Instituição: Journées d’Informatique Musicale (JIM); Cidade do evento: Paris / Université Paris 8.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Prix Composition Eloectroacoustique ERASMUS 2013, 2013 (Outra).
Nome do evento: Concours de musique électroacoustique ERASMUS; Nome da Instituição: AFIM / Paris 8; Cidade do evento: Paris / Université Paris 8.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Sousa Dias, António. Intellectica - revue de l'Association pour la Recherche Cognitive (ARCo), de 2008/03/20 até 2008/08/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Intellectica & Association pour la Recherche Cognitive.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
29

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
4
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
10

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
10

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
24


Total
Dados complementares
(Additional data)
35

Orientações
Orientations
11
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
18
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
3
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 2118 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-06-2017 às 11:15:09
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team