Curriculum Vitae

João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel

Data da última atualização »Last update : 09/11/2017


João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel. É Leitor - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos. Possui 91 itens de produção técnica. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2174684657021083


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Daniel, João Rodrigo
Categoria profissional
Position
Leitor
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)21 881 178Extensão: 312
Fax: (+351)21 886 095
Correio electrónico: jdaniel@ispa.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2011 Doutoramento
Phd
Psicologia - especialidade Etologia (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1998-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Biologia (5 anos » years) .
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2005-2006 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Probabilidade e Estatística .
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2012-Actual Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Fev/2010-Actual Leitor

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2007-Dez/2010 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2004-Dez/2006 Assistente de Investigação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Student Travel Award, Society for Research in Child Development.
2013 Prémio de Melhor Póster, VIII SNIP.
2007 Travel Award, Fundação Calouste Gulbenkian.
2006 Phd Fellowship, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2011 Pos-Doc Fellowship, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Daniel, João R; Silva, Rita R; Santos, António J; Cardoso, Jordana; Coelho, Leandra; Freitas, Miguel; Ribeiro, Olívia. 2017. "Perception Accuracy of Affiliative Relationships in Elementary School Children and Young Adolescents", Frontiers in Psychology 8, na: na - na.
2. Vaughn, Brian E; Santos, António J; Monteiro, Ligia; Shin, Nana; Daniel, João R; Krzysik, Lisa; Pinto, Alexandra. 2016. "Social engagement and adaptive functioning during early childhood: Identifying and distinguishing among subgroups differing with regard to social engagement.", Developmental Psychology 52, 9: 1422 - 1434.
3. Daniel, João R; Santos, António J; Antunes, Marta; Fernandes, Marília; Vaughn, Brian E. 2016. "Co-evolution of Friendships and Antipathies: A Longitudinal Study of Preschool Peer Groups", Frontiers in Psychology 7, x: x - x.
4. Daniel, João R; Alves, Renata L. 2015. "Postconflict Affiliation Among Bystanders in a Captive Group of Japanese Macaques (Macaca fuscata)", International Journal of Primatology, 36: 259 - 268.
5. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. 2015. "Affiliative structures and social competence in Portuguese preschool children", Developmental Psychology, 51: 905 - 912.
6. Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. 2015. "Affiliative subgroups in preschool classrooms: Integrating constructs and methods from social ethology and sociometric traditions", PLOS ONE 10, 7: e0130932 - e0130932.
7. Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês; Daniel, João R. 2014. "Longitudinal Stability of Social Competence Indicators in a Portuguese Sample: Q-Sort Profiles of Social Competence, Measures of Social Engagement, and Peer Sociometric Acceptance.", Developmental Psychology, 50: 968 - 978.
8. Correia, Nadine; Daniel, João R; Aguiar, Cecília. 2014. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais", Laboratório de Psicologia, 12: 15 - 30.
9. Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês; Daniel, João R; Shin, Nana. 2014. "Growth of Social Competence During the Preschool Years: A 3-Year Longitudinal Study", Child Development, 85: 2062 - 2073.
10. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. 2013. "Exponential random graph models of preschool affiliative networks", Social Networks 35, 35: 25 - 30.
11. Santos, A.J.; Peceguina, I.; Daniel, J.R.; Shin, N.; Vaughn, B.E.. 2013. "Social Competence in Preschool Children: Replication of Results and Clarification of a Hierarchical Measurement Model", Social Development 22, 1: 163 - 179.
12. Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. 2009. "Postconflict Behaviour in Brown Capuchin Monkeys (Cebus apella)", Folia Primatologica 80, 5: 329 - 340.
13. Vaughn, Brian E; Shin, Nana; Kim, Mina; Coppola, Gabrielle; Krzysik, Lisa; Santos, António J; Peceguina, Inês; Daniel, João R; Veríssimo, Manuela; DeVries, Anthon; Elphick, Eric; Ballentina, Xiomara; Bost, Kelly K; Newell, Wanda Y; Miller, Ellaine B; Blake Snider, J; Korth, Byran. 2009. "Hierarchical models of social competence in preschool children: A multisite, multinational study", Child Development 80, 6: 1775 - 1796.
14. Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. 2008. "Correlates of Self-directed Behaviors in Captive Cercopithecus aethiops", International Journal of Primatology 29, 5: 1219 - 1226.
15. Santos, António J; Vaughn, Brian E; Strayer, F. F; Daniel, João R. 2008. "Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar", Análise Psicológica 26, 3: 447 - 462.
16. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R. 2008. "A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 26, 3: 479 - 490.
17. Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. 2008. "Dominância e atracção social num grupo de macacos-verdes (Cercopithecus aethiops) em cativeiro", Análise Psicológica 26, 3: 519 - 530.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Meireles, Andreia; Pais, Leonor; Daniel, João. 2014. "Inter-organizational knowledge sharing Networks: A study on a business network", Trabalho apresentado em The 15th European Conference on Knowledge Management, In Proceedings of the 15th European Conference on Knowledge Management, Santarém.
2. Machado, Paula; Santos, António J; Monteiro, L.; Daniel, João; Peceguina, Inês. 2010. "Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga.
3. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Torres, Nuno. 2010. "A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga.
4. Peceguina, Inês; Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E. 2010. "Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga.
5. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. 2010. "Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga.
6. Peceguina, Inês; Daniel, João R; Santos, António J; Machado, Paula. 2008. "Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo replicativo com uma amostra portuguesa", Trabalho apresentado em I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais, In Actas, Braga.
7. Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês. 2007. "Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children.", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche.
8. Fortes, Teresa; Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. 2007. "Natural conflict resolution in brown capuchins", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche.
9. Daniel, João R; Santos, António J. 2007. "Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche.
10. Cruz, Mónica G; Daniel, João R; Santos, António J; Fortes, Teresa. 2007. "Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche.
11. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês. 2006. "Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar.", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Évora.
12. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Silva, André G. 2005. "Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties", Trabalho apresentado em VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola, In Folia Primatologica, Madrid.
13. Daniel, João R; Santos, António J. 2005. "Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)", Trabalho apresentado em 1st Congress of the European Federation for Primatology, In Primate Report, Göttingen.
14. Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. 2004. "Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming for support", Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, In Folia Primatologica, Torino.
15. Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. 2004. "Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)", Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, In Folia Primatologica, Torino.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Martins, Pedro; Daniel, João R; Aguiar, Cecília. Friendships in preschool settings: (Dis)agreements between children and teacher reports,AERA Annual Meeting,New York,2018 (Poster).
2. Fernandes, Carla; Fernandes, Marília; Daniel, João R; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E; Santos, António J. Father-child and mother-child attachment relationships: Contributes to preschoolers’ social competence,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Austin, Texas,2017 (Poster).
3. Vaughn, Brian E; Santos, António J; Daniel, João R; Shin, N.; Coppola, Gabrielle; Monteiro, L.. Longitudinal trajectories of social engagement with peers in a USA preschool sample: Variable and person-centered analyses ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação).
4. Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E; Sousa, Tânia. Changes in social engagement with peers over three years in a Portuguese sample ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação).
5. Coppola, Gabrielle; Daniel, João R; Elia, Lucia; Vaughn, Brian E; Lococo, Alida; Cassibba, Rosalinda. The contribution of social engagement to social adaptation: A one-year longitudinal study in an Italian early childhood sample ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação).
6. Aguiar, Cecília; Peceguina, Inês; Correia, Nadine; Fialho, Margarida; Daniel, João R. Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children?s early academic skills,EARLI SIG5 2016,Porto,2016 (Comunicação).
7. Fernandes, Carla; Antunes, Marta; Silva, Filipa; Figueiredo, Mafalda; Daniel, João; Santos, António J. Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
8. Antunes, Marta; Cardoso, Jordana; Daniel, João; Santos, António J. The development of theory of mind in preschool children,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
9. Vaughn, Brian E; Santos, António J; Daniel, João R; Sousa, Tânia; Antunes, Marta. Assessment and prevalence of socially anxious children during early childhood,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
10. Sousa, Tânia; Antunes, Marta; Machado, Paula; Daniel, João; Santos, António J. Low social engagement and socioemotional functioning in preschool children,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
11. Daniel, João R; Santos, António J; Santos, Orlando; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. Co-evolution of positive and negative networks in preschool peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Philadelphia,2015 (Poster).
12. Peceguina, Inês; Aguiar, Cecília; Daniel, João R; Cadima, Joana; Correia, Nadine; Fialho, Margarida. Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
13. Alves, Renata L; Daniel, João R. Post-conflict affiliative interactions between bystanders in Japanese macaques,XI Congress of the Portuguese Ethological Society,Vairão,2014 (Comunicação).
14. Meireles, Andreia; Pais, Leonor; Daniel, João. Inter-organizational knowledge sharing networks: A study on a business network,15th European Conference on Knowledge Management,Santarém,2014 (Comunicação).
15. Ferreira, Milene; Aguiar, Cecília; Daniel, João R; Correia, Nadine; Fialho, Margarida; Pimentel, Julia. Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Poster).
16. Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Fernandes, Carla; Fernandes, M.; Sousa, Tânia. Affiliative structures and social competence in preschool children,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development,Xangai,2014 (Poster).
17. Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Pipa, Joana; Antunes, Marta. Univariate and multivariate exponential random graph models of social proximity and visual attention in Portuguese preschool children,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development,Xangai,2014 (Poster).
18. Daniel, João R; Aguiar, Cecília; Peceguina, Inês. A multilevel network study of friendship: The role of classroom features in inclusive preschools,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Poster).
19. Fernandes, Carla; Santos, António J; Antunes, Marta; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Associações entre a expressividade dos afectos e a competência social de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
20. Daniel, João R; Santos, António J; Rubin, Kenneth. As redes sociais de jovens adolescentes,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
21. Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Vaughn, Brian E. Affiliative subgroup bias on children´s social behavior and friendship choices in preschool peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster).
22. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Network evolution of portuguese preschool children peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster).
23. Daniel, João R; Santos, António J. Evolução das relações positivas e negativas em grupos de pares de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
24. Daniel, João R; Santos, António J; Pipa, Joana; Fernandes, M.; Sousa, Tânia. Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups,10º Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2013 (Poster).
25. Daniel, João R. Análise das redes sociais dos grupos de pares de crianças em idade pré-escolar,Ciclo de conferências: A ciência que por cá se faz,Lisboa,2013 (Conferência ou palestra).
26. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. Explorations of a model of social competence for preschool children: Testing the moderating effects of age, sex, and culture,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação).
27. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Fernandes, M.; Vaughn, Brian E. Preschool affiliative networks and social withdrawl in preschool children,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação).
28. Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Social characteristics of low social engagement in preschool children,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação).
29. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês. Processos estruturais na formação de redes afiliativas de crianças em grupos pré-escolares,III Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2012 (Comunicação).
30. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Affiliative networks and social withdrawal in preschool children,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Comunicação).
31. Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Machado, Paula; Santos, António J; Daniel, João R; Santos, Orlando; Veríssimo, Manuela. Low engagement in a sample of portuguese pre-school children: Associations with attachment representations,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
32. Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês. Características do isolamento social na infância e relações com o desenvolvimento socio-emocional,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
33. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Network structure of preschool classrooms: A multilevel analysis of exponential random graph models,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
34. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R. A hierarchical model of social competence: Stability across preschool-years,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
35. Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Social network analysis and affiliative subgroup bias in Portuguese preschool peer classrooms,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
36. Shin, Nana; Monteiro, L.; Krzysik, Lisa; Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E. Low social engagement in preschool children: Dimensions and types in relation to age, sex, and ethnicity,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Comunicação).
37. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. A competência social da criança em meio pré-escolar: Um modelo hierárquico no contexto das relações,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
38. Fernandes, Carla; Pinto, Alexandra; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Quality of attachment to father and mother and later social competence.,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
39. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Estruturas afiliativas e desenvolvimento social em grupos de crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
40. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
41. Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Structural equivalence as a basis for detecting network subgroups in preschool peer groups,Sunbelt XXX,Trento,2010 (Poster).
42. Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. O isolamento social na infância: Preditores, correlatos e consequências para o desenvolvimento sócio-emocional,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
43. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Torres, Nuno. A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
44. Machado, Paula; Santos, António J; Monteiro, L.; Daniel, João; Peceguina, Inês. Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
45. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
46. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês. Social network analysis of preschool children association patterns,Sunbelt XXX,Trento,2010 (Comunicação).
47. Santos, Orlando; Santos, António J; Torres, Nuno; Peceguina, Inês; Daniel, João R. Relações entre a expressão afectiva e a competência social em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
48. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R. A longitudinal study of social competence in a sample of Portuguese preschool children: Stability of social competence indicators,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Denver,2009 (Comunicação).
49. Maia, Joana; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Peceguina, Inês; Daniel, João. Attachment representations, self perceptions and peer acceptance in the preschool years,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster).
50. Daniel, João R; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Peceguina, Inês; Maia, Joana. Social withdrawal in preschool children: Observational assessments and external correlates in Portuguese preschool sample,XIVth European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação).
51. Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Reconciliation and post-conflict anxiety in brown capuchins.,II Iberian Primatological Conference,Madrid,2009 (Comunicação).
52. Daniel, João R; Santos, António J; Torres, Nuno; Peceguina, Inês. Exploring preschool peer groups network structure using exponential random graph models (p*),Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster).
53. Torres, Nuno; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. Affiliative networks in preschool peer groups: structural distinctions between affiliative subgroups,Society for Research in Child Development Biennial Meetin,Denver,2009 (Poster).
54. Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. A statistical modelling approach to the occurrence of in-group bias in preschool affiliative networks,II Iberian Primatological Conference,Madrid,2009 (Comunicação).
55. Daniel, João R; Santos, António J. Análise das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar utilizando modelos p*,II Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2009 (Comunicação).
56. Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Structural and locational properties in social networks in three to five year old preeschool peer groups,20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development,Wurzburg,2008 (Poster).
57. Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João; Vaughn, Brian E. Associations between friendship and social competence in preschool children groups,20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development,Wurzburg,2008 (Poster).
58. Peceguina, Inês; Daniel, João; Santos, António J; Machado, Paula. Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo replicativo com uma amostra portuguesa.,I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação).
59. Daniel, João; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Affiliative structure and agonistic support in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella),Ethologische Gesellschaft Meeting,Grünau,2007 (Comunicação).
60. Daniel, João R; Santos, António J. Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster).
61. Fortes, Teresa S; Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Natural conflict resolution in brown capuchins,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster).
62. Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês; Castro, Raquel; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Measurements of social competence for preschool children: A replication study with a Portuguese sample,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Boston,2007 (Comunicação).
63. Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês. Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster).
64. Santos, António J; Daniel, João R. Affiliative structures and social network analysis in preschool peer groups,Ethologische Gesellschaft Meeting,Grünau,2007 (Comunicação).
65. Cruz, Mónica G; Santos, António J; Daniel, João R; Fortes, Teresa S. Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster).
66. Daniel, João; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. Affiliative structures in Portuguese preschool groups: A social network analysis,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Boston,2007 (Poster).
67. Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Organization and social attraction principles in brown capuchins (Cebus apella,I Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2007 (Comunicação).
68. Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês. Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar, VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
69. Daniel, João; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Princípios de organização e atracção social em macacos capuchinho (Cebus apella),VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster).
70. Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Relações entre a amizade e a competência social de crianças em meio pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
71. Daniel, João; Santos, António J. Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1st Congress of the European Federation for Primatology,Göttingen,2005 (Poster).
72. Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Conciliatory tendency in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella),VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola,Madrid,2005 (Comunicação).
73. Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Silva, André G. Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties,VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola,Madrid,2005 (Comunicação).
74. Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Reconciliation and variation in post-conflict stress in captive capuchin monkeys (Cebus apella),XXIX International Ethological Conference,Budapest,2005 (Poster).
75. Daniel, João R; Santos, António J; Silva, André G. Affiliative organization of preschool peer groups,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Atlanta,2005 (Poster).
76. Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),XX International Primatological Society Meeting,Torino,2004 (Poster).
77. Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming for support,XX International Primatological Society Meeting,Torino,2004 (Poster).
78. Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. Dominance and social attraction in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops).,1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Comunicação).
79. Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Reconciliation and post-conflict behaviour in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Poster).
80. Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Social anxiety and self-directed behaviours in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Daniel, João R. Introdução à análise de dados em R, 2017 (Outra).
Duração: 12 horas. Local: ISPA- Instituto Universitário, Cidade: Lisboa.
2. Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2017 (Outra), promovido por Lisbon School of Economics and Management.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2014 (Outra), promovido por ICS.
Duração: 11 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Daniel, João R. Estatística de redes sociais: p* models. V Escola de Verão - Análise de Redes Sociais, 2013 (Outra), promovido por ICS.
Duração: 11 horas..
5. Daniel, João R. Análise longitudinal de redes sociais, 2013 (Outra), promovido por Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais.
Duração: 8 horas. Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Cidade: Belo Horizonte, Tipo de participação: Docente.
6. Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2013 (Outra), promovido por Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais.
Duração: 8 horas. Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Cidade: Belo Horizonte, Tipo de participação: Docente.
7. Daniel, João R. Estatística de redes sociais: p* models. IV Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2012 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais - IU.
Duração: 10 horas. Local: ICS-IU, Cidade: Lisboa.
8. Daniel, João R. Modelos estatísticos para a análise de redes sociais: modelos p*. III Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2011 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais.
Duração: 11 horas. Local: ICS, Cidade: Lisboa.
9. Daniel, João R. Introdução aos modelos estatísticos de análise de redes sociais. II Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2010 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais.
Duração: 10 horas. Local: ICS, Cidade: Lisboa.
10. Daniel, João R. Modelos estatísticos para a análise de redes sociais. Curso de Verão - Análise de Redes Sociais, 2009 (Outra), promovido por UICPDE/ISPA, SOCIUS/ISEG-UTL, ICS/UL.
Duração: 10 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa.

Organização de evento
Event organization
1. Santos, António J; Varanda, Marta; Fontainha, Elsa; Rego, Raquel; Daniel, João R. II Encontro de Analistas de Redes Sociais,2009 (Encontro).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Pedro Daniel Dias Martins, Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores, 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
2. Renata Alves, Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japão, 2014. Dissertação (Psicobiologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Dias, A. M. R. R., Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes. Qualidade da vinculação e desenvolvimento social: Mapeamento dos contributos das relações pais-criança para a competência social nos grupos pré-escolares, 2015. Tese (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Mestrado
Master degree
1. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Raphaelle Guedes Dischler. Análise dos comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar. Um olhar sobre as características da criança, 2016.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
2. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Ana Patrícia Faria Ferreira. Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: Contributos da compreensão das emoções e da competência verbal, 2015.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
3. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Cátia S. Diogo. O isolamento social e a depressão na adolescência, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Cátia Filipa Nobre Martins Lopo. A qualidade da amizade e a sua relação com o auto conceito, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
5. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Patrícia Andreia Nunes Martins. Comportamentos sociais e não sociais de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. Associações com estilos parentais em famílias nucleares portuguesas, 2014.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
6. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Inês C. G. M. Martins. Influência do conflito parental e envolvimento paterno na competência social da criança, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
7. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Renata Lopes Alves. Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japãp, 2014.  Dissertação (Psicobiologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
8. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Mercedes F. Mendoça. A relação entre o envolvimento paterno e os estilos parentais, 2013.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
9. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Carolina Norton de Matos. O sono e a perturbação de hiperactividade e défice de atenção, 2013.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
10. Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Gonçalves, J. N. C.. Social network analysis no suporte ao ensino à distância: Análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão, 2011.  Dissertação (Educação) - Universidade de Lisboa.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Daniel, João Rodrigo. Social Networks.
2. Daniel, João Rodrigo. Redes. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales.
3. Daniel, João Rodrigo. Child Development.
4. Daniel, João Rodrigo. International Journal of Primatology.
5. Daniel, João Rodrigo. American Journal of Primatology.
6. Daniel, João Rodrigo. Canadian Journal of Zoology, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
32

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
91

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
91

Total
Dados complementares
(Additional data)
20

Orientações
Orientations
3
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
11
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 2045 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-11-2017 às 22:09:28
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (15)
 Co-authors listed in Degóis