Curriculum Vitae

Sandra Cristina Mateus Gomes

Data da última atualização »Last update : 13/09/2013


Sandra Cristina Mateus Gomes. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 6 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 3 livros publicados. Actua na área de Sociologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1741272278112274


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sandra Cristina Mateus Gomes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mateus, Sandra
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Sociologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1992-2000 Licenciatura
Licentiate degree
Sociologia (5 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2004-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Inferência Estatística com SPSS.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2002-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Mestrado em educação e sociedade.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1999-1999 Curso de curta duração
Short course
História e Cultura do Povo Maubere.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Dez/2012-Actual Assistente de Investigação
Out/2007-Actual Assistente convidada
Set/1998-Nov/2012 Assistente de Investigação

Instituto Politécnico de Lisboa
Set/2011-Mar/2012 Outra Situação

Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Set/2006-Nov/2008 Assessor

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Fev/2005-Jun/2005 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Dez/2012-Actual Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-IUL
Linhas de investigação»Research fields:


Jovens descendentes de imigrantes


Desigualdades sociais


Desempenho escolar


Imigração e etnicidade


Juventude, transição e empregabilidade


Processos de reconfiguração social


Identidade e cultura






Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Out/2007-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em educação e sociedade

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Socialização: Instituições, Contextos e Processos(Docente)
  • Políticas de Educação(Docente)
  • Descendentes de imigrantes e educação(Docente)


Out/2007-Actual
Curso»Academic program: Administração Escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Políticas de Educação(Docente)


Out/2011-Jun/2012
Curso»Academic program: Migrações Internacionais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processos de Integração das Migrações(Docente)




Instituto Politécnico de Lisboa
Set/2011-Mar/2012
Curso»Academic program: Animação Sociocultural

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mediação Multicultural em Contextos Educativos(Docente)




Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Fev/2005-Jun/2005
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia da educação(Docente)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Set/2006-Nov/2008
Atividade realizada»Activity:

Coordenação das áreas de formação, comunicação e descendentes de imigrantes no Programa Escolhas






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Jovens descendentes de imigrantes
2. Desigualdades sociais
3. Desempenho escolar
4. Imigração e etnicidade
5. Juventude, transição e empregabilidade
6. Processos de reconfiguração social
7. Identidade e cultura




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2001-2004
Rede para a Inclusão
Referência do projeto»Project reference: --.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CS-SOC/119797/2010.

2010-2012
Culturas de Convivência e Super-diversidade
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CS-SOC/101693/2008.

2009-2010
(In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83589/2008.

2005-2009
Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória
Referência do projeto»Project reference: POCI/SOC/57872/2004.

2006-2008
Jovens descendentes de imigrantes e futuro: trajectórias escolares e orientações profissionais no finalizar da escolaridade obrigatória
Referência do projeto»Project reference: POCI/SOC/57872/2004.

2002-2005
Condições e Processos de Integração ou Exclusão Escolares: o Caso dos Descendentes de Cabo-verdianos e Indianos em Portugal
Referência do projeto»Project reference: POCTI/SOC/38835/2001.

2004-2005
Os jovens e o mercado de trabalho: caracterização, estrangulamentos à integração efectiva na vida activa e a eficácia das políticas
Referência do projeto»Project reference: s/ref.

2000-2002
Públicos da Ciência em Portugal
Referência do projeto»Project reference: s/r.

1996-2000
Conquistar a Escola
Referência do projeto»Project reference: --.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Bem).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Bem).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2011. Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-685-014-2. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI,I.P.).
2. Guerreiro, Maria D; Pegado, Elsa; Mateus, Sandra; Pereira, Inês; Abrantes, Pedro; Abranches, Maria. 2006. Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das Políticas. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Direcção-Geral de Estudos, Estatísticas e Planeamento (DGEEP), MTSS.
3. Costa, António F.; Ávila, Patrícia; Mateus, Sandra. 2002. Públicos da Ciência em Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-662-871-7. Lisboa: Gradiva.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Mateus, Sandra. 2013. Ciências leves e ciências duras.  In Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas). Cientistas de Pé, ed. David Marçal, 35 - 38. ISBN: 978-989-616-526-0. Lisboa: Gradiva.
2. Mateus, Sandra. 2013. Normalidade.  In Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas). Cientistas de Pé, ed. David Marçal, 56 - 60. ISBN: 978-989-616-526-0. Lisboa: Gradiva.
3. Mateus, Sandra; Seabra, Teresa. 2012. Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português.  In Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil-Portugal, ed. Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira , 408 - 424. ISBN: 9788570419194. Minas Gerais: UFMG.
4. Mateus, Sandra; Seabra, Teresa; Nico, Magda; Rodrigues, Elisabete. 2010. Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais.  In Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, ed. Renato Miguel do Carmo , 165 - 172. ISBN: 978-989-96783-2-3. Lisboa: Mundos Sociais.
5. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2009. Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations.  In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III), ed. Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha, 207 - 224. ISBN: 978-972-774-267-7. Oeiras: Celta Editora.
6. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2009. Imigração e escolaridade.  In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), ed. Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha, 219 - 237. ISBN: 978-972-774-253. Oeiras: Celta Editora.
7. Casa-Nova, Maria J; Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Caldeira, Rute. 2006. Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees.  In Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences, 180 - 209. ISBN: 1 902191 33 1. Birmingham: C-SAP.
8. Mateus, Sandra; Campos, Joana. 2001. A nossa escola e o meu bairro.  In Cidade e Metrópole: centralidades e marginalidades, ed. Magda Pinheiro, Luís V. Baptista e Maria João Vaz, 253 - 259. ISBN: 972-774-129-0. Oeiras: Celta.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2011. "School achievement, social profile and ethnicity: immigrants´ children at basic school in Portugal", Portuguese Journal of Social Science 10, 1: 73 - 86.
2. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2010. "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", Sociologia, XX: 411 - 424.
3. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2003. "Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: contigente, localização e resultados", Revista de Estudios e Investigación en Psicoloxía e Educación 10, 8: 820 - 833.
4. Mateus, Sandra. 2002. "Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano", Sociologia, Problemas e Práticas, 39: 117 - 149.
5. Mateus, Sandra; Campos, Joana. 2001. "A nossa escola e o meu bairro", Revista ESES, 11: 189 - 196.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Mateus, Sandra. 2009. "Imagined futures among young people from immigrant families: vocational choice, expected and aspired mobility(ies)", Trabalho apresentado em 9th Conference of the ESA (European Sociological Association) “European Society or European Societies?, In 9th Conference of the ESA (European Sociological Association) “European Society or European Societies?” Conference Proceedings, Lisboa.
2. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete. 2008. "Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género", Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, In VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, Lisboa.
3. Mateus, Sandra; Seabra, Teresa. 2005. "A integração de jovens descendentes de imigrantes em Portugal: percursos de escolarização e aspirações face ao mercado de trabalho", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia, In Actas do I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, Vila Real de Santo António.
4. Mateus, Sandra. 2001. "Projectos de futuro no 9º ano de escolaridade: uma análise sociológica", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2005. "Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: que integração?", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, In Actas do I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, Vila Real de Santo António.
2. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2004. "Etnicidade e “Excelência Escolar” – Caboverdianos e indianos na AML", Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, In Actas do V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Mateus, Sandra. 11 set. 2013. " “Quantos Países podem Existir em Nós?”"  Revista Comtextos, 16 - 17.
2. Mateus, Sandra. 20 ago. 2013. "Ubuntu, o ‘segredo’ que nos chega de África" Revista Escolhas, 54 - 54.
3. Mateus, Sandra. 20 jul. 2013. "O que o meu Bairro tem de Mais Especial Sou Eu" Revista Escolhas, 69 - 69.
4. Mateus, Sandra. 17 nov. 2007. "De onde és?" Meia Hora, 6 - 6.

Tradução
Translation
1. Mateus, Sandra. 2004. "A Igualdade Difícil: Mulheres no Mercado de Trabalho em Itália e a Questão Não Resolvida da Conciliação". Oeiras: Sociologia, Problemas e Práticas, Celta. (Artigo)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Mateus, Sandra. 2013. "'As classificações classificam os classificadores?' Notas sobre os processos de categorização na construção de conhecimento sobre os descendentes de imigrantes", CIES e-Working Paper, Nº 144/2013 ", 19 pp.. Lisboa: CIES-IUL.
2. Mateus, Sandra. 2011. ""Education and social capital: does school experience contribute for the expansion of the universe of references of youngsters with immigrant background?”, distributed paper, 10th Conference of the European Sociological Association – Social Relations in Turbulent Times", 21 pp.. Geneve : University of Geneve.
3. Mateus, Sandra. 2009. " “Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória ”, Relatório Final", 153 pp.. Lisboa: CIES-ISCTE.
4. Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2008. "Orientações escolares dos alunos autóctones e descendentes de imigrantes: a importância da classe social e do género". Lisboa: Observatório das Desigualdades.
5. Mateus, Sandra. 2008. "“Jovens descendentes de imigrantes e futuro: trajectórias escolares e orientações profissionais no finalizar da escolaridade obrigatória”, Relatório Final, CIES-ISCTE.", 96 pp.. Lisboa: CIES-ISCTE.
6. Mateus, Sandra; Costa, António F.; Ávila, Patrícia. 2001. " Publicações e Públicos da Ciência, Relatório Preliminar, CIES, policopiado.". Lisboa: CIES-ISCTE.
7. Sebastião, João; Seabra, Teresa; Campos, Joana; Mateus, Sandra; Reis, Filipe; Teixeira, Leonor; Delgado, Luísa. 2000. "Conquistar a Escola: estudo de caso de um território educativo, Relatório Final, CIES, policopiado". Lisboa: Cies-ISCTE.
8. Viegas, José M. L; Faria, Sérgio; Mateus, Sandra. 2000. "Revisão Crítica de Literatura: Gestão Municipal e Género, Relatório de pesquisa". LIsboa: CIES-ISCTE.





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Mateus, Sandra. “Turistificar as zonas degradadas” em João Caraça e Gustavo Cardoso (org.), Ideias Perigosas para Portugal, Lisboa, Tinta da China, pp. 222-225., 2010.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. “Family, Gender and Migration in Multi-Cultural Societies – Old questions, diverse perspectives, new links”, 2009 (Outra).
Nome do evento: 15TH ASEF University Migration and Multi-Cultural Societies: Opportunities and Challenges; Nome da Instituição: ASEF; Cidade do evento: Wanju / Republic of Korea.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
35

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
4
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
9

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 1791 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-09-2019 às 22:23:01
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (4)
 Project collaboration in Degóis