Curriculum Vitae

Adelaide Manuela da Costa Duarte

Data da última atualização »Last update : 21/03/2019


Executive Coordinator of the Postgraduate Program “Art Market and Collecting” at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, with the first edition at 2016-2017. Coordinator of TIAMSA subcommittee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil. Assistant professor and postdoctoral researcher, with FCT scholarship, at the Instituto de História da Arte of FCSH-UNL. Member of the research group “Museum Studies: Art, Museums and Collections”. PhD in Museology and Cultural Heritage (2012) on private collections of modern and contemporary art in Portugal, at the University of Coimbra. In the scope of postdoctoral studies, she develops research on the formation of collections, both private and institutional, from the collection of the Museum of Contemporary Art of the Serralves Foundation. Vice-President of the Friends Association of the National Museum of Contemporary Art-Chiado Museum and responsible for the Collecting Art Cycle started in 2013. Master's degree in Museology and Cultural Heritage (2005), and degree in Art History (1998) at the same University. He has participated in several conferences, in Portugal and abroad, and published books and articles. Her last published book: Da coleção ao museu. O Colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal [From collection to museum. Private collecting of modern and contemporary art in Portugal], Caleidoscópio, Direção Geral do Património Cultural, 2016.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1586832466182363


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Adelaide Manuela da Costa Duarte
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Duarte, Adelaide
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Humanidades-História e Arqueologia.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Av. de Berna
1069--061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300Extensão: 1540
Correio electrónico: duarte.adelaide@gmail.com
Homepage: http://unl-pt.academia.edu/AdelaideDuarte
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Doutoramento
Phd
História, especialidade em Museologia e Património Cultural.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2002-2005 Mestrado
Master degree
Museologia e Património Cultural (2 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

1992-1998 Licenciatura
Licentiate degree
História, variante História da Arte (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Jun/2017-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Set/2014-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Mar/2014-Ago/2014 Investigador Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Nov/2008-Ago/2014 Investigador Auxiliar

Galeria Bessa Pereira Design do Séc. XX
Mai/2013-Jan/2014 Outra Situação

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Mar/2007-Fev/2011 Investigador Auxiliar

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Out/2006-Ago/2008 Outra Situação

Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva
Mai/2000-Abr/2006 Investigador Auxiliar

Direção Regional da Cultura do Centro
Dez/1999-Abr/2000 Estagiário

Escola E.B. 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, Coimbra
Set/1998-Ago/1999 Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa
Jun/2017-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Cluster Art Market and Collecting




Universidade Nova de Lisboa
Nov/2008-Jun/2014 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Linhas de investigação»Research fields:


Museum Studies






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa
Fev/2017-Actual
Curso»Academic program: Museologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Colecionadores na primeira pessoa e divulgar coleções(Docente)


Set/2016-Actual
Curso»Academic program: Museologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global(Docente)


Fev/2016-Jun/2017
Curso»Academic program: Museologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inventariação e Conservação de Coleções(Docente)
  • Mercados de Arte Contemporânea no Mundo Global(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Museum Studies
Objectivos»Goals: The research group MUST - Museum Studies was launched in 2007, by Raquel Henriques da Silva (Universidade NOVA de Lisboa) and Lúcia Almeida Matos (Universidade do Porto), aiming to create an important and necessary academic space for Museum Studies in Portugal. The group has constantly grown since its creation, and it now comprises a team of 19 senior researchers, including professors, postdoctoral researchers and museum experts and professionals. Its vitality is also reflected in a large number of junior and doctoral researchers (currently 18). MUST focuses on the following objectives: a) reinforce internationalisation levels, through new partnerships, networks, and international conferences; b) increase the rate and the ambition of projects submission; c) foster institutional collaboration, namely with museums and collections; d) improve the strategy of scientific publication; e) bridge the gap between university and society; f) encourage participation of researchers in teaching and supervision..
2. Cluster Art Market and Collecting
Objectivos»Goals: Created in 2017, the cluster "Art Market and Collecting" is part of the Research Group Museum Studies. It is formed by an international group of associate researchers that focuses on the study of contemporary art market and collecting in the southern countries of the Iberian Peninsula (Portugal and Spain) and Brazil in its relationship with the global world. In an interdisciplinary perspective, we intend to problematize the art system, to identify the influence and the power of their agents, private and public, in the legitimization of art and in the construction of artistic values. The objective is to produce, to systematize and to disseminate theoretical and practical knowledge in the scientific domain of the art and collecting market; to analyze the production and circulation of the work of art in relation to society and the economic market; to observe the hierarchy of biennials and international art fairs and the impact on the aesthetic path and the quotation of the artists' work and to identify the subsystems in which they are inserted. .
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Artes.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Outras Humanidades.
Palavras-chave: Mercado da Arte; Colecionismo de arte contemporânea; Sistema da arte.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-2014
Crossing Borders: History, Materials and Techniques of Portuguese Painters from 1850-1918 (Romatism, Naturalism and Modernism)-Crossing Borders: History, Materials and Techniques of Portuguese Painters from 1850-1918 (Romatism, Naturalism and Modernism)
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/113612/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Fundo de bolsas ICOM-PT, ICOM.PT.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2017 - Actual TIAMSA Subcommittee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil (AMC_PSB), Membro fundador.
Coordenação das atividades do grupo de investigação internacional dedicado a estudos do mercado da arte e do colecionismo..
Abr/2017 - Actual Cluster Art Market and Collecting no IHA, Membro fundador.
Coordenadora do grupo de investigação internacional dedicado a estudos do mercado da arte e colecionismo em arte contemporânea..
Out/2013 - Actual Associação dos Amigos do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Membro.
Vice-Presidente.
Mar/2013 - Actual Instituto de História da Arte / Grupo de Investigação Museum Studies, Membro.
Jan/2009 - Actual ICOM.PT, Membro.
Set/2009 - Jun/2013 Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Direção.
Secretária e Tesoureira. Colaboração na gestão das atividades associativas: a edição da newsletter, o programa Ciclos & Trânsitos, a atribuição do cartão de sócio, a definição de quotas, a revisão dos estatutos, o IV Congresso de História da Arte..




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Duarte, Adelaide. 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal. ed. 6, ISBN: 978-989-658-431-3. Lisboa: Caleidoscópio / Direção Geral do Património Cultural.
2. Duarte, Adelaide M. C. 2010. Aurélia de Sousa. Pintores portugueses. ed. 8, 16 vols., ISBN: 978-989-554-700-5. Matosinhos: QuidNovi.
3. Duarte, Adelaide M. C. 2007. O Museu Nacional da Ciência e da Técnica (1971-1976). ed. 500, 1 vol., ISBN: 978-972-8704-92-6. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Duarte, Adelaide. 2018. Pensar em grande. Obras de grande escala na Coleção Manuel de Brito.  In Pensar em Grande, ed. Município de Oeiras, Departamento de Educação, Cultura e Promoção do Conhecimento, 3 - 5. ISBN: 978-989-608-210-9. Oeiras: CAMB, Câmara Municipal de Oeiras.
2. Duarte, Adelaide. 2018. «“A pintura já não se vende, a pintura está salva!” O mercado da arte em afirmação na segunda metade da década de 1960».  In Pós-Pop, Fora do Lugar Comum. Desvios da Pop em Portugal e Inglaterra, 1965-1975, ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 173 - 174. ISBN: 978-989-8758-49-1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Duarte, Adelaide. 2016. Aurélia de Sousa exposta: a construção de uma carreira de artista.  In Aurélia de Sousa Mulher Artista (1866-1922), ed. Tinta da China, 91 - 96. ISBN: 978-989-671-339-3. Lisboa: Tinta da China.
4. Duarte, Adelaide; Silva, Raquel H.. 2015. Eu e os outros. Coleção Alberto Caetano.  In Eu e os outros. Coleção Alberto Caetano, ed. Os Amigos do MNAC-MC/MNAC-MC, 3 - 9. ISBN: 978-972-776-464-8. Lisboa: Os Amigos do MNAC-MC/MNAC-MC.
5. Duarte, Adelaide. 2015. Lisboa à luz do olhar artístico.  In A luz de Lisboa , ed. Câmara Municipal de Lisboa, Pelouro da Cultura, EGEAC, 39 - 46. ISBN: 978-972-8403-39-3. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Pelouro da Cultura, EGEAC.
6. Duarte, Adelaide; Amado, Miguel. 2014. Biografias dos artistas.  In Idioma Comum, artistas de Países de Língua Portuguesa. Obras da coleção PLMJ, ed. Fundação PLMJ, 14 - 127. ISBN: 978-989-8487-10-0. Lisboa: Fundação PLMJ.
7. Duarte, Adelaide. 2014. Museu Coleção Berardo: a fragilidade de um bem público.  In Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e trânsitos, 681 - 698. ISBN: 978-989-658-256-2. Lisboa: Caleidoscópio.
8. Duarte, Adelaide; Amado, Miguel. 2014. O meu saber sobre arte nasce da experiência do olhar: uma conversa com José Lima.  In Traço descontínuo: coleção Norlinda e José Lima - uma seleção (Parte II), ed. Câmara Municipal de São João da Madeira, 53 - 100. ISBN: 978-972-9148-36-1. São João da Madeira: Câmara Municipal de São João da Madeira.
9. Duarte, Adelaide. 2013. Da coleção ao museu: o colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal.  In Revista Vox Musei Arte e Património. Tema Arte Património e Museus, 17 - 31. ISBN: 2182-9489. Lisboa: Revista Vox Musei Arte e Património. Tema Arte Património e Museus.
10. Duarte, Adelaide. 2013. Colecionar arte contemporânea: a coleção Norlinda e José Lima em contexto.  In Traço descontínuo: Coleção Norlinda e José - uma seleção, ed. Câmara Municipal de São João da Madeira, 69 - 114. ISBN: 978-972-9148-32-3. São João da Madeira: Câmara Municipal de São João da Madeira.
11. Duarte, Adelaide. 2011. A coleção de Manuel de Brito ou uma coleção feita com afeto.  In Coleção Manuel de Brito, Centro de Arte Manuel de Brito, ed. Câmara Municipal de Oeiras, Direção Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural, 35 - 37. ISBN: 978-989-608-134-8. Câmara Municipal de Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, Direção Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural.
12. Duarte, Adelaide. 2007. O estudo da coleção de desenho.  In Museu Municipal de Vila Franca de Xira - Coleção de Artes Plásticas - Desenho, ed. Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 9 - 27. ISBN: 978-972-8241-52-0. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
13. Duarte, Adelaide. 2007. O estudo da coleção de pintura.  In Museu Municipal de Vila Franca de Xira - Coleção de Artes Plásticas - Pintura, ed. Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 19 - 45. ISBN: 978-972-8241-51-3. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
14. Duarte, Adelaide. 2007. O estudo da coleção de escultura.  In Museu Municipal de Vila Franca de Xira - Coleção de Artes Plásticas - Escultura, ed. Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 37 - 60. ISBN: 978-972-8241-54-4. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
15. Duarte, Adelaide. 2007. O estudo da coleção de gravura.  In Museu Municipal de Vila Franca de Xira - Coleção de Artes Plásticas - Gravura, ed. Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 17 - 39. ISBN: 978-972-8241-53-7. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Duarte, Adelaide. 2016. "Colecionar arte: conversas a partir de coleções particulares", MIDAS [Online], 7: sp - sp.
2. Duarte, Adelaide. 2014. "Leonor de Oliveira - Museu de Arte Contemporânea de Serralves, os antecedentes, 1974-1989", MIDAS [Online], 4: sp - sp.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Duarte, Adelaide. 2018. "Colecionar hoje: persistências e ruturas num mercado global", Trabalho apresentado em 1.º Simpósio Internacional de Relações Sistémicas da Arte, In Atas do 1.º Simpósio Internacional de Relações Sistémicas da Arte, Porto Alegre.
No prelo.
2. Duarte, Adelaide. 2015. "Camuflar na paisagem: as esculturas do Parque de Serralves", Trabalho apresentado em Arte Pública: Lugar, contexto, participação / Simpósio Internacional de Escultura, In Atas da Conferência Internacional Arte Pública: Lugar, contexto, participação, Santo Tirso.
no prelo.
3. Duarte, Adelaide. 2014. "Colecionar na atualidade. A coleção de Serralves em contexto", Trabalho apresentado em Processos de Musealização: um Seminário de Investigação Internacional: Atas do Seminário, In Processos de Musealização: um Seminário de Investigação Internacional: Atas do Seminário, Porto.
4. Duarte, Adelaide M. C. 2010. "O MACE: da colecção privada à fruição pública", Trabalho apresentado em I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, In Atas do I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola , Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Duarte, Adelaide. 2017. "Coleções internacionais. Berardo e Serralves: pontos em comum e distintos", A Fonte, Fonte de Estímulo Intelectual, 12: 119 - 131.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Duarte, Adelaide; Capelo, Francisco; Silva, Raquel H.. 30 nov. 2016. "Quanto vale a Coleção Berardo que os portugueses já pagaram?" Sábado, 113 - 117.
2. Duarte, Adelaide M. C. 01 set. 2006. "The black box. Ellipse Foundation, Contemporary art collection" Zoot. The International Fashion and Music Magazine From Portugal, 152 - 153.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Duarte, Adelaide. 2019. " Galeria de Março , Galeria 111 , Clube 100-100 , Galeria São Mamede , Galeria São Francisco , Galeria Quadrum , Módulo Centro Difusor de Arte , EMI-Valentim de Carvalho , Galeria Bessa Pereira , Maria da Graça Carmona e Costa ,". Alemanha, Berlim: Art Market Dictionary, Walter De Gruyter Publisher.
Entradas para o "Art Market Dictionary", previsto ser publicado em 2019.
2. Duarte, Adelaide. 2018. "Mário Augusto da Silva". IHA, da FCSH, Lisboa: Dicionário "Quem é Quem na Museologia Portuguesa".
Entrada de dicionário no prelo.
3. Duarte, Adelaide. 2013. "Coleções de arte e a construção de uma identidade", 21 pp.. Pampilhosa: Pampilhosa, uma terra e um povo. Revista do Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da .



Trabalho técnico
Technical work
1. Duarte, Adelaide. Coleção de Arte Contemporânea Portuguesa de Figueiredo Ribeiro,2013 (Relatório de consultoria).
2. Amado, Miguel. Coleção de Arte Contemporânea de José Lima,2013 (Relatório técnico).
3. Lucas, Maria M. Estudo e caracterização do Património Industrial da zona de intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana Oriental,2006 (Relatório técnico).
4. Duarte, Adelaide. Conhecer o Património de Vila Franca de Xira. Património móvel e imóvel,2006 (Relatório de projeto).

Organização de evento
Event organization
1. Duarte, Adelaide. Divulgar coleções. A dimensão pública do colecionar. Estratégias de divulgação de coleções, por Filipa Oliveira,2018 (Oficina).
2. Duarte, Adelaide. Viagem de estudo a Londres com os alunos da PG Mercado da Arte e Colecionismo,2017 (Outro).
3. Duarte, Adelaide. ARCOLisboa: contexto e expectativa, com Carlos Urroz e Cristina Guerra,2017 (Encontro / Organização).
4. Duarte, Adelaide. Do comercial ao institucional: a ascensão da feira de arte, pela Prof. Bruna Fetter da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ,2017 (Oficina / Organização).
5. Duarte, Adelaide. As novas regras do jogo: o sistema da arte no Brasil, pela Prof. Maria Amélia Bulhões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,2017 (Conferência / Organização).
6. Duarte, Adelaide. The Art Market Dictionary: The Challenge of Raw Data, pelo Dr. Johannes Nathan, da Nathan Fine Arts,2017 (Oficina / Organização).
7. Duarte, Adelaide. The Art Market in the 20th and 21st Centuries: Mapping a still Unwritten History, pelo Dr. Johannes Nathan, da Nathan Fine Arts,2017 (Conferência / Organização).
8. Duarte, Adelaide. From Paris to Hong Kong: The Expansion of the Art Market in the Global Digital Age, Prof. Filip Vermeylen, Erasmus University, Rotterdam,2016 (Oficina / Organização).
9. Duarte, Adelaide. The Art Market in the West, History and Current Perspetives, pelo Prof. Filip Vermeylen da Erasmus University, Rotterdam,2016 (Conferência / Organização).
10. Duarte, Adelaide. A Luz de Lisboa,2015 (Exposição).
11. Duarte, Adelaide. Eu e os Outros. Coleção Alberto Caetano,2015 (Exposição).
12. Duarte, Adelaide. Ciclo Colecionar Arte, conversas a partir de coleções particulares,2013 (Encontro / Organização).
Este ciclo realiza-se quatro vezes por ano. Entre dezembro de 2013 e abril de 2018 realizaram-se dezasseis sessões no MNAC-MC, com os seguintes colecionadores: Carlos Bessa Pereira, Alberto Caetano, Alexandre Melo, Arlete Alves da Silva, José Lima, Luiz Augusto de Freitas, Miguel Rios, Pedro Cabrita Reis, Fernando Figueiredo Ribeiro, Rui Victorino, Mário Teixeira da Silva, Luís Ferreira, José Carlos Santana Pinto, António Gomes de Pinho, Nuno Félix da Costa e António Cachola.






Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Em curso
Ongoing
1. Frederico Joaquim Santa Lopes Ramos Duarte, Colecionismo de Moda, 2018. Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Duarte, Adelaide. Participação no júri de Mariana Messias Esteves Salgueiro. Perspetiva Colecionador. Da coleção privada à exposição pública, 2017.  Dissertação (Crítica, Curadoria e Teorias da Arte) - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2. Duarte, Adelaide Manuela da Costa; Rui Américo Moreira de Sousa Martins; Carlos Alberto da Costa Cordeiro; Susana Maria Goulart Pereira da Costa; Alice Lucas Semedo. Participação no júri de Maria Manuel Velásquez Ribeiro. Colecionar na periferia. Manuel Coelho Baptista de Lima e a construção da memória açoriana (1920-1996), 2013.  Dissertação (Património, Museologia e Desenvolvimento) - Universidade dos Açores.
3. Duarte, Adelaide Manuela da Costa; Raquel Henriques da Silva; José Carlos Alvarez; Daniel Tércio Ramos Guimarães. Participação no júri de Daniela Andreia Viola Salazar. A performance e o espaço museológico – os museus de artes performativas, 2013.  Dissertação (Museologia) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Duarte, Adelaide. Participação no júri de Célia Isabel de Castro Oliveira. Biografias e coleções: um caso de estudo. A coleção de postais ilustrados do Coronel José Marcelino Barreira, 2013.  Dissertação (Museologia) - Universidade do Porto.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Duarte, Adelaide. Participação no júri de Filipa Meneses Costa Vasconcelos Coimbra. História da Arte – Especialização em Museologia e Património Artístico, 2017. Exame de qualificação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Duarte, Adelaide. Participação no júri de Iolanda Cristina Barreira Pereira. O mercado da arte em Portugal, 1946-1956. Uma perspectiva sobre incorporações nos museus nacionais, as dinâmicas transacionais e importações e exportações tuteladas pelo Estado português e agentes privados, 2016. Exame de qualificação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Arbitragem científica de dezanove propostas de paper para o I Simpósio Internacional de Relações Sistémicas da Arte, 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2. Arbitragem científica do Call for Papers da Revista MIDAS n.º 8, 2017.
3. Arbitragem científica de 4 projetos de doutoramento, 1 artigo científico, 2 abstracts do Seminário Processos de Musealização, FLUP, 2014, Universidade do Porto.
4. Arbitragem do artigo científico “Acerca da Alternativa Zero” para a revista em linha O Ideário Patrimonial, 2014, Instituto Politécnico de Tomar.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Colecionar hoje: persistências e ruturas num mercado global, 2018 (Simpósio).
Nome do evento: 1.º Simpósio Internacional de Relações Sistémicas da Arte; Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Cidade do evento: Porto Alegre / Brasil.
2. Camuflar na paisagem: as esculturas do Parque de Serralves, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional Arte Pública: Lugar, contexto, participação em articulação com o Simpósio Internacional de Escultura; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e Câmara Municipal de Santo Tirso; Cidade do evento: Samto Tirso / Santo Tirso.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Caixas de Tesouros. Congresso Internacional Sobre o Museu Eclético, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Caixas de Tesouros. Congresso Internacional sobre o Museu Eclético; Nome da Instituição: IHA FCSH e Museu Nacional de Soares dos Reis; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. Patrimonialização, Criatividade e Mudança Social, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: reflexão e prospetiva; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Convite.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Coleções privadas museus públicos, 2018 (Encontro).
Nome do evento: 3.º Encontro Património, Artes, Turismo Cultural; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação, Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.
2. From global to local: ARCOmadrid –ARCOlisbon, 2017 (Congresso).
Nome do evento: The Art Fair, The 2017 TIAMSA Conference; Nome da Instituição: TIAMSA; Cidade do evento: Londres / Londres.
3. Art and Money. Can a Collection be seen as a form of Patronage? The Portuguese Case, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional Art and Money: Financing Artistic Work and Social Aesthetic Issues; Nome da Instituição: École des Hautes Études en Sciences Sociale ; Cidade do evento: Paris / Paris.
4. Conversas em torno da exposição A Luz de Lisboa, 2015 (Outra).
Nome do evento: Conversas em torno da exposição A Luz de Lisboa; Nome da Instituição: Museu de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Torreão Poente, Terreiro do Paço.
Conversa entre Adelaide Duarte e Carlos da Camara, investigador na área da Climatologia (FCUL).
5. Colecionar na atualidade. Coleções de âmbito internacional públicas, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Coisas Comuns: Museus, Centros de Arte e Galerias de Arte Contemporâneas; Nome da Instituição: Curadoria do Prof. Armando Coelho, 1.ª Bienal de Arte de Gaia; Cidade do evento: Gaia / Gaia.
6. Colecionar na atualidade. Coleções de âmbito internacional públicas: Berardo, Serralves e José Lima, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Coleções e Museus de Arte em Portugal do Mestrado em Museologia; Nome da Instituição: Coordenação da Prof. Raquel Henriques da Silva; Cidade do evento: lisboa / FCSH-UNL.
7. The Serralves Museum: a collection narrative with a political purpose?, 2015 (Conferência).
Nome do evento: International Conference Politics, State Power and the Making of Art History in Europe after 1945; Nome da Instituição: Universidad Autónoma de Madrid/Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia; Cidade do evento: Madrid / Espanha.
8. Colecionar na atualidade: a coleção de Serralves em contexto, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Processos de Musealização Um Seminário de Investigação Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.
Call nacional.
9 Finissage da Exposição Retido na Retina, 2014 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Finissage da Exposição Retido na Retina; Nome da Instituição: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves; Cidade do evento: Lisboa / Finissage da Exposição Retido na Retina.
Convite.
10. Amadeo Revisited, 2014 (Workshop).
Nome do evento: Crossing Borders International Workshop; Nome da Instituição: Instituto História da Arte Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.
Convite.
11. Museu Coleção Berardo: a fragilidade de um bem público, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e trânsitos; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e PPGAV; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
ISBN: 978-989-658-256-2 Call internacional.
12. Colecionar na contemporaneidade: do Museu Coleção Berardo ao Núcleo de Arte da Oliva Creative Center com a coleção Norlinda e José Lima, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Coleções e Museus de Arte em Portugal do Mestrado em Museologia; Nome da Instituição: Coordenação Prof. Raquel Henriques da Silva, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
Convite.
13 Coleções de arte contemporânea privadas no domínio público, 2014 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: O colecionador de Belas-Artes: Reflexões sobre o colecionismo privado e instituições; Nome da Instituição: Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory; Cidade do evento: São João da Madeira / São João da Madeira.
Convite.
14. What to Collect in a Globalized World? The Public and the Private Perspectives in Portugal, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: Symposium Collecting Geographies: Global Programming and Museums of Modern Art; Nome da Instituição: Stedelijk Museum, Amsterdam; Cidade do evento: Amsterdam, Holanda / Stedelijk Museum, Amsterdam.
Call internacional.
15. Como se forma uma coleção? A arte de colecionar, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Dia 17 Acontece; Nome da Instituição: Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco; Cidade do evento: Portalegre / Portalegre.
Convite.
16. Coleções de arte e a construção de uma identidade, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Dia Internacional dos Museus; Nome da Instituição: Museu Etnográfico da Pampilhosa, Casa Rural Quinhentista; Cidade do evento: Mealhada / Pampilhosa.
Convite.
17. Da coleção ao museu: o colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Vox Musei Arte e Património, Congresso Internacional Arte, Património e Museus; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
ISSN: 2182-9489 Call internacional.
18. Da colecção ao museu. O coleccionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, na segunda metade do século XX. Contributos para a história da museologia, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Estudantes de Doutoramento, temática de Museologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Évora.
Convite.
19. Coleções particulares de arte moderna e contemporânea: a importância das fontes arquivísticas para o seu conhecimento, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Documentação, Museus e História; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
Call.
20. Colecionar arte moderna e contemporânea em Portugal: do conceito à prática, 2012 (Seminário).
Nome do evento: História dos Museus e da Museologia; Nome da Instituição: Mestrado em Museologia, Departamento de História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas ; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
Convite.
21 Noli me tangere, 2011 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Encerramento da exposição temporária Noli me tangere; Nome da Instituição: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
Convite.
22. Coleção Manuel de Brito , 2011 (Outra).
Nome do evento: Apresentação do livro Coleção Manuel de Brito ; Nome da Instituição: Centro de Arte Manuel de Brito; Cidade do evento: Oeiras / Algés.
Convite.
23. O coleccionismo em arte moderna e contemporânea. Dos paradigmas internacionais à realidade portuguesa, 2009 (Seminário).
Nome do evento: 2.º Ciclo em História, Especialização em Museologia; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra.
Convite.
24. A colecção do MNCT: o papel de Mário Silva no levantamento do património científico e tecnológico nos anos 1970, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Olhares sobre o património científico português; Nome da Instituição: Museu de Ciência da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
Convite.
25. O MACE: da colecção privada à fruição pública, 2009 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Fundação Dr. António Cupertino de Miranda; Cidade do evento: Porto / Porto.
Call.
26. O Museu Nacional da Ciência e da Técnica no contexto da evolução da museologia das ciências. Da ideia do museu à sua oficialização (1971-1976), 2008 (Seminário).
Nome do evento: A museologia tal qual se faz na FLUC, 2.º Ciclo em História, Especialização em Museologia; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra.
Convite.
27. O coleccionismo em arte moderna e contemporânea. Dos paradigmas internacionais à realidade portuguesa, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Conceitos de Museologia Contemporânea, 2.º Ciclo em Estudos Artísticos, Especialização em Estudos Museológicos e Curatoriais; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.
Convite.
28. Carta arqueológica e inventariação do património arqueológico de Vila Franca de Xira, 2007 (Seminário).
Nome do evento: A gestão do património cultural m contexto autárquico: Conhecer o património de Vila Franca de Xira; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Programa Operacional da Cultura, Instituto dos Museus e da Conservação e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico; Cidade do evento: Vila Franca de Xira / Vila Franca de Xira.
Convite.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. "Agent Provocateur” na sessão Da coleção privada à apresentação pública, 2016 (Outra).
Nome do evento: Da coleção privada à apresentação pública; Nome da Instituição: Feira de Arte ARCO Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Cordoaria Nacional.
2. Seminário Processos de Musealização, um Seminário de Investigação Internacional, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Processos de Musealização, um Seminário de Investigação Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.
Reviewer de dois artigos para o seminário, com call.
3. Sessão tutorial Museus, Coleções, Património, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Processos de Musealização, um Seminário de Investigação Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Porto.
Reviewer de 4 projetos de doutoramento apresentados no seminário.
4. Há Músicos Invisíveis na Cidade Núcleo I, II, III , 2001 (Outra).
Nome do evento: Annual meeting of CIMUSET committee; Nome da Instituição: CIMUSET; Cidade do evento: Barcelona / Barcelona.
Convite.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Duarte, Adelaide. Revista Museus, desde 2017/11/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Direção Geral do Património Cultural (DGPC) do Ministério da Cultura.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
30

Livros e capítulos
Books and book chapters
18
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
15
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
16

Trabalhos técnicos
Technical works
4
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
12

Total
Dados complementares
(Additional data)
50

Orientações
Orientations
3
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
6
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
4
Participação em Eventos
Event participation
36
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Executive Coordinator of the Postgraduate Program “Art Market and Collecting” at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, with the first edition at 2016-2017.
Coordinator of TIAMSA subcommittee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil.
Assistant professor and postdoctoral researcher, with FCT scholarship, at the Instituto de História da Arte of FCSH-UNL.<br> Member of the research group “Museum Studies: Art, Museums and Collections”.<br> PhD in Museology and Cultural Heritage (2012) on private collections of modern and contemporary art in Portugal, at the University of Coimbra.
In the scope of postdoctoral studies, she develops research on the formation of collections, both private and institutional, from the collection of the Museum of Contemporary Art of the Serralves Foundation.
Vice-President of the Friends Association of the National Museum of Contemporary Art-Chiado Museum and responsible for the Collecting Art Cycle started in 2013.
Master's degree in Museology and Cultural Heritage (2005), and degree in Art History (1998) at the same University.
He has participated in several conferences, in Portugal and abroad, and published books and articles.
Her last published book: Da coleção ao museu.
O Colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal [From collection to museum.
Private collecting of modern and contemporary art in Portugal], Caleidoscópio, Direção Geral do Património Cultural, 2016.


Visualizações do curriculum [ 2625 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 11-12-2019 às 12:06:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team