Curriculum Vitae

Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho

Data da última atualização »Last update : 02/05/2017


Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho. Concluiu o doutoramento em Psicologia Educacional pela Universidade de Lisboa em 2004. É Professora Auxiliar no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos. Actua na área de Psicologia da Educação. Atuais interesses de investigação: 1) Estudo dos componentes dos processos de aprendizagem, nomeadamente as características motivacionais e auto-representações. Mais especificamente pretende-se caracterizar as motivações dos estudantes em tarefas de aprendizagem específicas (i.e. leitura, Língua Portuguesa, matemática) tanto ao nível das suas diferentes dimensões como da sua evolução ao longo da escolaridade; 2) Identificação de eventuais relações entre os aspectos motivacionais e características individuais dos estudantes, tais como o autoconceito, a auto-estima, o sucesso académico, hábitos, persistência e regulação da aprendizagem; 3) Explorar relações possíveis entre as características dos contextos formais e informais (dinâmicas familiares, actividades extracurriculares, motivação do professor, etc.) e os níveis de motivação dos estudantes tal como as suas auto-representações.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1462636259446837


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Monteiro, V.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: veram@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004 Doutoramento
Phd
Psicologia Educacional (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1995 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1991 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mai/2016-Actual Investigador Principal

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2004-Actual Professor Auxiliar
Out/2003-Mai/2004 Assistente
Out/1995-Set/1999 Assistente
Out/1991-Set/1995 Assistente Estagiário

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/1999-Set/2003 Bolseira Doutoramento





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2003-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Componentes Afectivas da Aprendizagem






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Abr/2010-Actual
Presidente do Conselho Pedagógico






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Componentes Afectivas da Aprendizagem

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-
Efeitos do fracasso escolar nos componentes afectivos da aprendizagem: Relação com as auto-representações, emoções, orientações motivacionais e ambientes de aprendizagem-Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/121358/2010.

2009-2011
Auto-representações, orientações motivacionais, ambientes de aprendizagem: Relações com o rendimento académico e questões de desenvolvimento-Self-representations, motivational orientations, learning environments: Relations with school achievement and developmental issues
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/101651/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-
Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/1680/2014.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Monteiro, V.; Reboredo, A. R. 2015. Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico.  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, 85 - 102. . Lisboa: ISPA.
2. Jesus, T.; Monteiro, V.. 2015. Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações? .  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais , 2 - 19. . ISPA: ISPA.
3. Pereira, J.; Monteiro, V.. 2015. Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade.  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais , 103 - 120. . Lisboa: ISPA.
4. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2013. Escala de clima de sala de aula - ECSA. In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica .  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica , 121 - 133. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Peixoto, F.; Sanches, C.; Mata, L.; Monteiro, V.. 2016. "“How do you feel about math?”: relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement", European Journal of Psychology of Education, 1: 1 - 21.
2. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2015. "Intrinsic Motivation Inventory: Psychometric Properties in the context of First Language and Mathematics Learning", Psicologia Reflexão e Crítica 3, 28: 434 - 443.
3. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Pekrun, Reinhard. 2015. "The Achievement Emotions Questionnaire: Validation for Pre-Adolescent Students", European Journal of Developmental Psychology, online fir: 1 - 10.
4. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Sanches, C.; Pereira, M.. 2015. "Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares", Análise Psicológica, 33: 407 - 424.
5. Monteiro, Vera. 2013. "Promoting Reading Motivation by Reading Together", Reading Psychology 34, 4: 301 - 335.
6. Monteiro, V.. 2012. "Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par", Psicologia, Reflexão e Crítica 25, 1: 147 - 155.
7. Mata, Maria L; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco. 2012. "Attitudes towards Mathematics: Effects of Individual, Motivational, and Social Support Factors", Child Development Research 2012, 459385: 1 - 10.
8. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2009. "Motivação para a leitura ao longo da escolaridade", Análise Psicológica 27, 4: 563 - 572.
9. Antunes, S.; Monteiro, V.. 2008. "Motivação de professores e alunos para a língua portuguesa: Que relações?", International Journal of Developmental and Educational Psychology 4, 1: 511 - 522.
10. Monteiro, V.; Mata, L.. 2001. "Motivação para a leitura em crianças do 1º, 2º, 3º, e 4º anos de escolaridade", Infância e Educação, 3: 49 - 68.
11. Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "Interacções sociais, desenvolvimento e aprendizagem: O papel do estatuto do par e da mediação semiótica", Análise Psicológica 17, 1: 9 - 17.
12. Peixoto, F.; Monteiro, V.. 1999. "O papel das interacções sociais no desenvolvimento e na aprendizagem", Psicologia - Teoria, Investigação e Prática 4, 1: 29 - 41.
13. Monteiro, V.. 1998. "Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos", Análise Psicológica 16, 2: 277 - 283.
14. Monteiro, V.. 1993. "Imagem do Professor na Escola Primária: Imagem dada pelos Alunos, Imagem Social", Análise Psicológica 11, 3: 343 - 349.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Bártolo-Ribeiro, Rui; Pipa, Joana. 2017. "Validação da Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-adolescentes (EAAPA) e Análise da Estrutura Organizativa do Autoconceito", Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 43, 1: 71 - 87.
2. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina. 2016. "The Goal Orientations Scale (GOS): Validation for Portuguese students", European Journal of Developmental Psychology 14, 4: 477 - 488.
3. Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Pipa, Joana; Almeida, Leandro S. 2016. "“To be or not to be Retained … That’s the Question!¿? Retention, Self-esteem, Self-concept, Achievement Goals, and Grades", Frontiers in Psychology 7, 1550: 1 - 13.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Jesus, T.; Monteiro, V.. 2015. "Disrupção Escolar, Desempenho Académico, Regulação para a Aprendizagem e Clima de Sala de Aula em Matemática: que relações?", Trabalho apresentado em 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Diversidade e Educação: Desafios atuais, Lisboa.
2. Pereira, J.; Monteiro, V.. 2015. "RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DO ENVOLVIMENTO PARENTAL E A REGULAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO 5º E 6º ANOS DE ESCOLARIDADE", Trabalho apresentado em 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, Lisboa.
3. Monteiro, V.; reboredo, Ana R. 2015. "Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico", Trabalho apresentado em XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.
4. Monteiro, V.; Pereira, J.. 2015. "Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade", Trabalho apresentado em XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.
5. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2012. "Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a perceção de clima de sala de aula", Trabalho apresentado em Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - , In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação., Braga.
6. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2011. "Motivação e suporte social em Matemática", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação, Guarda.
7. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2010. "Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos, In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos, Braga.
8. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "A auto-percepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
9. Sérgio, M. R; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a língua portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
10. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2010. "Motivação para a matemática em alunos do ensino secundário", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
11. Messias, D.; Monteiro, V.. 2009. "motivação para a matemática e o clima de sala de aula de matemática", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
12. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984)", Trabalho apresentado em XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, In Actas da XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga.
13. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2008. "Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
14. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. 2008. "Escala de autopercepção de leitor", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
15. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. 2007. "Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, In Actas do Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagoxia, Coruña.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Sanches, C.. Atitudes e Emoções face à matemática ao longo da escolaridade: Fatores individuais e contextuais,6º Seminário do Observatório Anual do ISEG,Lisboa,2016 (Comunicação).
2. Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.; Sanches, C.; Niemivirta, M.. Evolução da motivação nos 2º e 3º Ciclos,Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem,Lisboa,2016 (Comunicação).
3. Sanches, C.; Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Julgamentos de Valor e Competência, Emoções e Desempenho a Matemática no 2º e 3º ciclos,Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem,Lisboa,2016 (Comunicação).
4. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. x2+y=Desânimo?” – Relações entre suporte do professor, crenças de controlo e emoções na aula de matemática. In G. Lemos (Chair) Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico., II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education,Lisboa,2016 (Simpósio).
5. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Sanches, C.. Emoções face à Matemática ao longo da escolaridade,Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem,Lisboa,2016 (Comunicação).
6. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. “To be or not to be retaken, what’s the question”: Impact of repetition on self-concept and self-esteem,Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem,Lisboa,2016 (Comunicação).
7. Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.; Sanches, C.. Motivação e emoções em relação à matemática: Sua relação com o suporte em sala de aula,II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education,Lisboa,2016 (Comunicação).
8. Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.; Sanches, C.. Sintam mais, contem menos … Emoções em relação à matemática,Conferência Motivação, Emoções e Aprendizagem,Lisboa,2016 (Comunicação).
9. Ribeiro, A.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Relação entre o suporte/feedback do professor e o desempenho e motivação dos alunos para a aprendizagem ,28º Colóquio da ADMEE-Europe, subordinado ao tema “Avaliação e Aprendizagens",Lisboa,2016 (Comunicação).
10. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Matemática: Gosto; Não gosto; muito, pouco, nada…,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação).
11. Jesus, T.; Monteiro, V.. Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações? ,Lisboa,2015 (Comunicação).
12. Monteiro, V.; Pereira, J.. Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação).
13. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. I’m feeling good with Maths”: Relationships between mathematics achievement emotions, motivation and grades in pre-adolescents,5th ENSEC Conference,Lisboa,2015 (Comunicação).
14. Reboredo, A. R; Monteiro, V.. Motivação académica, suas relações com o autoconceito, género e desempenho académico,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação).
15. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Emotions at school: Relationships with motivation and academic achievement in pre-adolescents,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
16. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Emotions, motivation and academic achievement in pre-adolescent students,Achievement emotions and correlates from primary school to university at the 16th EARLI Conference,2015 (Simpósio).
17. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Effects of achievement on self-representations, motivation and emotions of pre-adolescents,International Conference on Motivation ,Helsinquia,2014 (Comunicação).
18. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Emoções e motivação para a matemática em pré-adolescentes,IX Congresso Iberoamericano de psicologia/2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
19. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Emoções e motivação para a matemática em pré-adolescentes,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
20. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. The Achievement Emotions Questionnaire - Adaptation to Middle School Students,International Conference on Motivation ,Helsinquia,2014 (Poster).
21. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validation of the Intrinsic Motivation Inventory for Mathematics and Portuguese Language,International Conference on Motivation ,Helsinquia,2014 (Poster).
22. Monteiro, V.; Rodrigues, A. R; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Lingua Portuguesa: relação com a perceção de suporte do professor,VII Simpósio N de Investigação em psicologiaacional,Aveiro,2013 (Comunicação).
23. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, Vera; Sanches, C.. Afetos e ajustamento escolar: Efeitos do rendimento académico sobre a auto-estima, o autoconceito, as emoções na sala de aula e a motivação,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
24. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Validação do Achievement Emotions Questionnaire em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
25. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
26. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem no início da escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
27. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.; Sanches, C.. Efeitos do insucesso escolar sobre a auto-estima, o autoconceito e emoções em alunos do 5º e 7º anos de escolaridade,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
28. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational and social support factors,15th Biennal Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI),Munique,2013 (Comunicação).
29. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Resultados em Língua Portuguesa – Análise de um modelo para a sua compreensão,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação).
30. Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.; Santos, M.. Motivação para a Matemática em alunos do 6º e 9º anos de escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
31. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa – Características e particularidades com a progressão na escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
32. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos portugueses do 5º ao 9º ano de escolaridade,II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Congresso).
33. Ricardo, A. F; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática,Lisboa,2012 (Poster).
34. Monteiro, V.. Motivação em Contexto de Sala de Aula: que características, que relações?,A Ciência que por cá se faz,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
35. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação dos alunos na aprendizagem da Matemática,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática,Lisboa,2012 (Congresso).
36. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivação, suporte social e atitudes na aprendizagem da matemática,II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”. ,Braga,2012 (Congresso).
37. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Validação para a população Portuguesa do Intrinsic Motivational Inventory (IMI),II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster).
38. Monteiro, V.. Promoção da motivação em contexto de sala de aula,Conferência Educação: Que motivação?,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
Comunicação oral por convite.
39. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading engagement among 3rd and 4th grade students.,17th European Conference on Reading.,Mons,2011 (Poster).
August.
40. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Mathematics Motivation, achievement, gender and social support in the classroom.,14th Biennial Earli 2011 Conference: Education for a Global Networked Society,Exeter,2011 (Conferência ou palestra).
August.
41. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Achievement goals, self-concept, self-esteem and academic achievement.,6th Self Biennial International Conference,Quebec City,2011 (Poster).
June.
42. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação e suporte social em Matemática,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – ” Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação.”,Guarda,2011 (Congresso).
July.
43. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. O desenvolvimento da motivação para a matemática,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Congresso).
February.
44. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading motivation among Portuguese students,17th European Conference on Reading,Mons,2011 (Poster).
August.
45. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Estudos de adaptação da escala pictórica de autoconceito para crianças de Harter & Pike (1981, 1984).,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster).
July.
46. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. A autopercepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio).
February.
47. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Motivational orientation profiles and their relationships with self-concept, self-esteem and academic achievement.,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Conferência ou palestra).
September.
48. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações entre percepções de atitudes parentais em relação ao sucesso académico, autoconceito, orientações motivacionais e rendimento.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio).
February.
49. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Fernandes, R.. O autoconceito em crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
July.
50. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Perfis motivacionais em adolescentes: Relações com o autoconceito, auto-estima e o rendimento académico,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário).
July.
51. Mata, L.; Gregório, C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Concepções dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita.,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Poster).
July.
52. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Relações de variáveis associadas à família e ao grupo de pares com a auto-estima de adolescentes,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Poster).
July.
53. Sérgio, M. R; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 4º ano de escolaridade.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
February.
54. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Um olhar sobre a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio).
February.
55. Peixoto, F.; Campos, S.; Mata, L.; Monteiro, V.. Grupo de pares ou família? Contributos dos "outros significativos" para a auto-estima individual,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso).
July.
56. Nobre, H.; Monteiro, V.; Peixoto, F.; Mata, L.. Motivação para a Matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade e níveis de autoconceito e auto-estima.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
February.
57. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário).
July.
58. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura em alunos do Ensino Básico,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso).
July.
59. Sousa, T.; Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática em alunos do secundário,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
February.
60. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Motivação para a leitura e para a escrita em idade pré-escolar,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso).
July.
61. Monteiro, V.; Mata, L.; Peixoto, F.. Motivação para a matemática e para a Língua Portuguesa,I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,Braga,2010 (Seminário).
July.
62. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Auto-representações e orientações motivacionais: Análise de perfis motivacionais em adolescentes,VII Congresso Iberoamericano de Psicologia,Oviedo, Astúrias,2010 (Congresso).
July.
63. Mata, L.; Peixoto, F.; Monteiro, V.. Early literacy motivation,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Poster).
September.
64. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Poster).
August.
65. Peixoto, F.; Mata, V.; Monteiro, V.. How can I be motivated, if I think I can't succeed? Relationships between self-representations, motivational orientations and school achievement,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
August.
66. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading Motivation – what are the characteristics of portugeses students?.,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
August.
67. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Envolvimento com a leitura em alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Congresso).
September.
68. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Reading self-perceptions and their relations to reading achievement and gender.,13th Biennial EARLI Conference,Amsterdam,2009 (Conferência ou palestra).
August.
69. Monteiro, V.. A avaliação da e para a aprendizagem: Que desafios,Jornadas de Formação “Educação XXI”,Odemira,2009 (Comunicação).
70. Peixoto, F.; Mata, V.; Monteiro, V.. Relações entre autoconceito orientações motivacionais e rendimento académico.,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2009 (Congresso).
September.
71. Peixoto, F.; Mata, L.; Monteiro, V.. Adaptação da escala de orientações motivacionais de Skaalvik.,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Conferência ou palestra).
72. Monteiro, V.. Afinal ler é giro: promoção da motivação para a leitura através de um programa tutorial,XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa,Lisboa,2008 (Comunicação).
73. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a Leitura e para a Matemática – Características ao longo da escolaridade,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Coruña,2007 (Congresso).
74. Monteiro, V.; Mata, L.. Do I feel good? Why?,12th E.A.R.L.I. Conference.,Budapest,2007 (Poster).
75. Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Motivação para a leitura e para a matemética – Características ao longo da escolaridade.,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2007 (Congresso).
76. Monteiro, V.; Mata, L.. Orientações motivacionais para aleitura e para a matemática ao longo da escolaridade.,XIV Colóquio da AFFIRSE,Lisboa,2006 (Comunicação).
77. Monteiro, V.. Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura.,Vila Nova de Paiva,2006 (Comunicação).
78. Monteiro, V.. Ajudar crianças com dificuldades em leitura através de um programa de Leitura a Par.,XIV Colóquio da AFFIRSE,Lisboa,2006 (Comunicação).
79. Monteiro, V.. Leitura a par: efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura.,Vila Nova de Paiva.,2006 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
80. Mata, L.; Monteiro, V.. O desenvolvimento da motivação para a leitura em crianças portuguesas.,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Congresso).
81. Monteiro, V.. Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura,7º Encontro sobre Escola,Educação e Desenvolvimento da Criança.,Arruda dos Vinhos,2005 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
82. Monteiro, V.; Mata, L.. Children’s motivations for reading: gender effects and changes across age .,11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments,Nicosia,2005 (Conferência ou palestra).
83. Monteiro, V.; Fragoso, R.. Avaliação entre pares,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.,Braga,2005 (Comunicação).
84. Monteiro, V.; Piedade, M.. Papel do estatuto na interacção professor-aluno,VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Congresso).
85. Monteiro, V.. Contextos Motivacionais na aprendizagem da leitura,7º Encontro sobre Escola, Educação e Desenvolvimento da Criança.,Arruda dos Vinhos,2005 (Comunicação).
86. Monteiro, V.; César, M.. Promoting children’s self-perceptionsby working together,11th biennial Conference EARLI: Integrating Multiple perspectives on effective learning environments,Nicosia,2005 (Conferência ou palestra).
87. Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: A way to promote reading motivation,9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation,Lisboa,2004 (Conferência ou palestra).
88. Mata, L.; Monteiro, V.. Reading Motivations: Different ages different Motivations,9th International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect: Their interdependence and Interrelation,Lisboa,2004 (Conferência ou palestra).
89. Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: Gains in reading motivation,10th Biennial Conference of EARLI: Improving learning, fostering the will to learn,Padova,2003 (Conferência ou palestra).
Agosto.
90. Monteiro, V.; César, M.. Relações entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio).
Outubro.
91. Monteiro, V.; César, M.. Motivar as crianças para a leitura através da Leitura a Par,XI Colóquio de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento.,Lisboa,2002 (Comunicação).
Novembro.
92. Mata, L.; Monteiro, V.. Motivation for reading Questionaire,8th International Conference on Motivation,Moscovo,2002 (Conferência ou palestra).
Junho.
93. Monteiro, V.; César, M.. Reading Together:Benefits for tutor and tutee,9th European Conference EARLI,Fribourg,2001 (Conferência ou palestra).
Agosto/Setembro.
94. Monteiro, V.; Mata, L.. Eu e a leitura- Escala de avaliação da motivação para a leitura.,Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Congresso).
Setembro.
95. Monteiro, V.; César, M.. Efeitos de um programa de Leitura a Par nos níveis de auto-conceito de crianças do 2º ano de escolaridade,Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Congresso).
Setembro.
96. Monteiro, V.; César, M.. Reading Together: Gains in Self-Concept and Self-esteem.,International Conference on Communication, Problem-solving and Learning,Glasgow,2001 (Conferência ou palestra).
Junho.
97. Monteiro, V.; Mata, L.. Children’s Motivation for reading,International Conference on Motivation: 7th Workshop on achievement and task motivation: EARLI – SIG: Motivation and Emotion,Leuven,2000 (Conferência ou palestra).
Maio.
98. Monteiro, V.. O papel de uma acção mediatizada no desenvolvimento cognitivo de crianças de 9 anos.,5º Congresso da SPCE: O particular e o global no virar do milénio.,Faro,2000 (Congresso).
Fevereiro.
99. Monteiro, V.. Tutorial peer interaction and gains in self-concept and self esteem.,Social Interaction in Learning and Instruction . EARLI SIG- Expert Meeting.,Oulo,2000 (Comunicação).
Junho.
100. Monteiro, V.; Peixoto, F.; Bettencourt, R.. Motivação intrínseca versus motivação extrínseca na sala de aula.,VI Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1999 (Conferência ou palestra).
Outubro.
101. Monteiro, V.. Interacções sociais assimétricas: Benefícios afectivos,IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1997 (Congresso).
Setembro.
102. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de Auto-Conceito para a população adolescentes,V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1997 (Conferência ou palestra).
Dezembro.
103. Monteiro, V.. A familiaridade entre pares num programa tutorial: Benefícios cognitivos.,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
Novembro.
104. Monteiro, V.. Construtivismo, Vygotsky e sala de aula,VII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Almada,1996 (Seminário).
Abril.
105. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Adaptação da Escala de Auto-Conceito de Susan Harter para a população portuguesa.,IV Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos".,Braga,1996 (Conferência ou palestra).
Novembro.
106. Monteiro, V.. Estudo do efeito-tutor em crianças do 4º Ano de escolaridade.,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Congresso).
Abril.
107. Monteiro, V.. The tutor-effect:The nature of peer-tutoring in active tutorial work approach.,Piaget-Vygotsky Conference,Brighton,1996 (Conferência ou palestra).
Abril.
108. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Teste de Linguagem Técnica da Leitura e Escrita,III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos",Braga,1995 (Conferência ou palestra).
Abril.
109. Alves-Martins, M.; Mata, L.; Monteiro, V.; Peixoto, F.. Escala de Auto-conceito (SPPC),III Conferência Internacional "Avaliação Psicológica : Formas e Contextos",Braga,1995 (Conferência ou palestra).
Abril.
110. Monteiro, V.. The tutor effect among pupils of the 4th degree in dyadic interactions with peers of the 3th degree,IV European Congress of Psychology,Atenas,1995 (Congresso).
Julho.
111. Monteiro, V.. Avaliação das aprendizagens: uma avaliação ligada ao passado ou uma avaliação orientada para o futuro? Estratégias Educativas Para uma Escola Integradora,Peniche,1995 (Comunicação).
Março.
112. Monteiro, V.. Relação entre o Auto-Conceito dos alunos e a forma como os professores os percepcionam, tendo em conta o seu estatuto escolar,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).
Novembro.
113. Monteiro, V.. Representação do professor em crianças do 4º ano de escolaridade,Congresso Ibero-Americano de Psicologia,Madrid,1992 (Congresso).
Julho.
114. Monteiro, V.. Representação do professor na escola primária : aspectos afectivos e aspectos técnicos,III Simpósio Nacional sobre investigação em Psicologia.,Lisboa,1992 (Simpósio).
Outubro.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Rui Lobo, Práticas avaliativas na disciplina de Educação Visual no 3.º Ciclo do Ensino Básico: o papel da autoavaliação, 2015.
2. Reboredo, A.R., Perceção de aceitação/rejeição parental e desempenho académico no 2º e 3º ciclo: Sua relação com o ajustamento psicológico, motivação para a aprendizagem e autoconceito académico, 2014. (Orientador).
3. Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo , Perceção de aceitação/rejeição parental e desempenho académico no 2º e 3º ciclo: Sua relação com o ajustamento psicológico, motivação para a aprendizagem e autoconceito académico, 2014.
4. Salgueiro, P., Dimensões Psicológicas no processo de integração dos estudantes no ensino superior, 2013. (Orientador).
5. Pedro Augusto de Oliveira Salgueiro, DIMENSÕES PSICOLÓGICAS NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR, 2013. (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Mendes, D., Motivação para a leitura e autoperceção de leitor: suas relações, 2016. (Orientador).
2. Carolina Taborda Ferreira , Motivação para a matemática: Sua relação com as necessidades básicas psicológicas de autonomia, suporte e competência, 2016. (Orientador).
3. Telma Mendes , A motivação para a leitura, auto perceção de leitor e desempenho em leitura: Suas relações, 2016.
4. Ribeiro, A. F., Relação entre regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em função do desempenho académico, 2014. (Orientador).
5. Jesus, T., Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?, 2014. (Orientador).
6. Vicente, T., motivação para o Português: Género, ano de escolaridade, desempenho académico, área de estudo e o clima de sala de aula, 2013. (Orientador).
7. Vilar, J., A percepção do envolvimento parental na regulação da aprendizagem, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Silva, A.R. , Relação entre a motivação intrínseca para a Língua Portuguesa e o suporte do professor, desempenho académico, género e ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Mendes, C. , Motivação para a Matemática: Sua Relação Com o Género, Ano de Escolaridade, (In)Sucesso Escolar e Clima de Sala de Aula. , 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Sobrinho, S. , As Percepções da Autonomia-Suporte e do Envolvimento Interpessoal dos Adolescentes Sobre os Seus Pais e Sua Motivação para Aprendizagem, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Tomásio, J. , Relação entre as percepções de autonomia e de envolvimento que os alunos têm dos seus pais e a sua motivação e desempenho académico, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Dias, I. , Envolvimento Parental nas Escolhas Vocacionais dos Seus Filhos: O Papel da Familia nas Escolhas Vocacionais, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Vargas, J. , Motivação para a Matemática e a sua Relação com o Género, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário, 2011. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Rosa, M. , Motivação para a Lingua Portuguesa: A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima em alunos do ensino secundário, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Contente, A. , Motivação Para a Língua Portuguesa e sua Relação com o Género, Ano de Escolaridade, Sucesso e Clima de Sala de Aula em Alunos do 6º e do 9º Ano de Escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Santana, M., Motivação Para a Leitura, Autopercepção de Leitor, Género e Ano de Escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Nobre, H., Motivação para a matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade, autoconceito, auto-estima e clima de sala de aula., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Cavalinhos, F., Práticas Pedagógicas Diferenciadas, Experiência Docente e Relação com o Autoconceito e Autonomia em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Elias, A., Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação com o género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar e clima de sala de aula, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Sousa, T., Motivação para a matemática: A sua relação com o género, ano de escolaridade, desempenho e clima de sala de aula em alunos do ensino secundário., 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
21. Antunes, M., Motivação para a leitura: hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relações?, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
22. Lanita, M.J., Percepção que mães de alunos do 4º e 6º ano têm sobre o seu envolvimento na escolaridade dos filhos, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
23. Sérgio, M M., Motivação para a Língua Portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
24. Victória, N., Motivação para a Língua Portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
25. Marques, A., Os benefícios de situações tutoriais., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
26. Metelo, M., Motivação para a realização de tarefas escolares, percepção de clima de sala de aula, género, ano de escolaridade e “tipo de professor”., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
27. Neves. V., Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
28. Alves, D., Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
29. Garcês, F., Motivação para a leitura, autopercepção de leitor, género e desempenho em leitura: que relações?, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
30. Piedade, M., Práticas avaliativas e estatuto escolar na interacção professor-aluno., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
31. Benzinho, T., Motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género: que relações., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
32. Messias, D., A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: as relações entre si e com o ano de escolaridade, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
33. Mengo, J., Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
34. Fragoso, R., Papel da concertação entre alunos no processo de avaliação, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
35. Lopes, V., Motivação para a leitura em alunos do 5º, 7º e 9º anos de escolaridade., 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
36. Mendes, A., Atribuições causais de alunos do 9º ano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática, 2008. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
37. Gabadinho, D., Leitura e motivação: que relações?, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
38. Parente, S. , Estudo da autonomia e análise das dinâmicas interactivas num programa de leitura a par, 2007. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Monteiro, V.. Participação no júri de Ivone de Guadalupe dos Reis . Práticas Educativas Parentais (perfeccionismo e crítica) autoestima, autoconceito académico motivação e self-handicaping, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Monteiro, V.. Participação no júri de Inês Margarida Ribeiro Teles . Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano de escolaridade, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho. Participação no júri de Patrícia Alexandra Mourato Augusto . Percepção do envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais de alunos do 4º e 5º ano de escolaridade, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Monteiro, V.. Participação no júri de Catarina Peres Rodrigues. Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e com o percurso académico a matemática, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
5. Monteiro, V.. Participação no júri de Sandra Cristina Soares. Estilos Parentais: Percepções entre pais e filhos, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
6. Monteiro, V.. Participação no júri de Ricardo Afonso. Literacia Familiar:Relações entre práticas, autoeficácia e concepções parentais de papel, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
7. Vera Cristina Ferreira Monteiro de Oliveira Martinho. Participação no júri de Marlene Isabel dos Santos Gonçalves. Emoções, autoconceito, autoestima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade, 2012.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
8. Monteiro, V.. Participação no júri de Tatiana Gaspar. If what I am is what is in me, I will alwais be the best "me" that I can be - relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, autoestima e orientações motivacionais e factores protectores da autoestima em alunos do 5º,7º e 9º ano de escolaridade, 2011.  Dissertação (Psicologia Aplicada, área de especialização Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
36

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
114

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
114

Total
Dados complementares
(Additional data)
55

Orientações
Orientations
47
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
8


Visualizações do curriculum [ 2621 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 24-09-2017 às 20:21:54
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis