Curriculum Vitae

Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho

Data da última atualização »Last update : 11/12/2013


Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação - Universidad de Salamanca - Facultad de Educación em 2001. É da Universidade Lusófona do Porto. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 1 livro publicados. Orientou 1 tese de doutoramento e orientou 27 dissertações de mestrado na área de Ciências da Educação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1188495793983076


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Carvalho, Margarida Alice Santos
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona do Porto
Instituto da Educação
Rua Augusto Rosa
Porto
4000--098 Porto
Portugal
Correio electrónico: carvalhomargarida.s@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995-2001 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Educação (5 anos » years) .
Universidad de Salamanca - Facultad de Educación, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Porto.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

1995 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Tercer Ciclo - Suficiencia Investigadora (2 anos » years) .
Universidad de Salamanca - Facultad de Educación, Espanha.

1991-1993 Mestrado
Master degree
Administração Escolar (2 anos » years) .
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal.

1971-1977 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura e Estudos Anglo-Americanos (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1971-1975 Bacharelato
Bachelor degree
Bacharelato em Estudos Anglo-Americanos (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1997-2000 Outros
Others
Curso de Espanhol - Nível Superior.
Instituto Cervantes, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona do Porto
Jan/2008-Actual Outra Situação

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Jan/2003-Actual Outra Situação

Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
Set/2001-Set/2008 Outra Situação

Instituto Superior de Ciências Educativas
Mar/2001-Set/2007 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Alemão (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Bem).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Alemão (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2004- Actual Associação de Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, Membro.
2002- Actual Conselho Científico do Centro de Estudos e Intervenção em Educação eFormação – CeiEF., Membro.
2000- Actual Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS) , Membro fundador.
1998- Actual Associação para a Formação de Pais (AFEP), Membro.
1998- Actual Associação de Professores para a Educação Intercultural, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Torres, M. C. (; Carvalho, Margarida e. a. 2010. Pobreza y voluntariado. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-694-7145-6. Tarragona: URV.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Carvalho, Margarida A. S. 2012. Uma nova literacia para o século XXI: a intervenção do educador social no contexto escolar.  In La Pedagogía Social en la Universidad: Investigación, formación y compromiso social, ed. Sonia Morales Calvo; Juan Lirio Castro & Rosa Maria Ytarte , 787 - 796. ISBN: 978-84-7642-908-2. Valencia: Nau Llibres.
2. Carvalho, Margarida A. S. 2009. O impacto do Plano Nacional de Leitura na sociedade portuguesa.  In Sociedad educadora, sociedad lectora, ed. Yubero Jímenez; José António Caride Goméz; Elisa Larrañaga Rubio , 307 - 316. ISBN: 978- 84 – 8427-72. Cuenca: Universidad de Castilla La Mancha, Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.
3. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2007. Educação e Tempo Livre: o papel do animador sócio-cultural em contexto escolar.  In In Educación Social, Animación Sociocultural y Desarrollo Comunitario, ed. Xosé Manuel Cid y Américo Peres, 631 - 63. ISBN: 978-84-8158-349-6. Vigo : Universidad de Vigo, Facultad de Ciencias da Educación, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro .
4. Carvalho, Margarida A. S. 2006. O papel da Pedagogia-Educação Social na construção de uma cidadania mais plena.  In Pedagogía Social, Ciudadania y Desarrollo Humano, ed. Universidad Mayor y SIPS, 1 - 15. ISBN: 84-609-9566-6. Santiago de Chile: SIPS,Edit.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2007. "A violência sexual contra crianças e jovens na actualidade", Universitas Tarraconensis, Revista de Ciències de l’Éducació 1, Any XXXI: 7 - 22.
2. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2006. "A violência doméstica por detrás do abandono escolar", Universitas Tarraconensis, Revista de Ciències de l’Éducació  1, Any XXX: 249 - 260.
3. Carvalho, Margarida A. S. 2005. "Formar para a Democracia, Educar para a Cidadania: um olhar sobre o ‘desvio social’ infanto-juvenil em Portugal", Universitas Tarraconensis, Revista de Ciències de l’Éducació 1, Any XXIX: 117 - 132.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Carvalho, Margarida A. S. 2012. "Uma nova literacia para o século XXI: a intervenção do educador social no contexto escolar", Trabalho apresentado em XXV Seminário Interuniversitario de Pedagogia Social, In XXV Seminário Interuniversitario de Pedagogia Social, Talavera de la Reina.
2. Carvalho, Margarida A. S. 2011. "Reflexo da maternidade precoce no percurso educativo das jovens", Trabalho apresentado em II Jornada monográfica “Pedagogía Social y Educación Social. Una Mirada al futuro, In II Jornada monográfica “Pedagogía Social y Educación Social. Una Mirada al futuro, Madrid.
3. Carvalho, Margarida A. S. 2008. "O impacto do Plano Nacional de Leitura na formação de leitores no contexto da sociedade portuguesa: um estudo de caso", Trabalho apresentado em XXII Seminário Interuniversitario de Pedagogía Social, In XXII Seminário Interuniversitario de Pedagogía Social, Cuenca.
4. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2007. "Educação e Tempo Livre: o papel do animador sócio-cultural em contexto escolar", Trabalho apresentado em II Congreso Iberoamericano de Pedagogía Social y XXI Seminário Interuniversitario de Pedagogía Social, In Educación Social, Animación Sociocultural y Desarrollo Comunitario, Allariz y Chaves.
5. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2006. "O lado oculto da violência doméstica: um olhar de dentro", Trabalho apresentado em XX Seminário Interuniversitario de Pedagogía Social sobre “Educación Social e Igualdad de Género, In XX Seminário Interuniversitario de Pedagogía Social sobre “Educación Social e Igualdad de Género, Málaga.
6. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2005. "Educação e Sociedade: a criação de um novo contexto educativo", Trabalho apresentado em 1er Congreso Internacional e Interdisciplinar sobre Participación, Animación e Intervención Socioeducativa, In 1er Congreso Internacional e Interdisciplinar sobre Participación, Animación e Intervención Socioeducativa, Barcelona.
7. Carvalho, Margarida A. S. 2004. "El papel de la Pedagogía- educación en la construcción de una ciudadanía social más amplio", Trabalho apresentado em I Congreso Iberoamericano de Pedagogia Social, In Pedagogía Social, Ciudadanía y Desarrollo Humano, Santiago de Chile.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Carvalho, Margarida A. S; Paulino, Florbela. 1993. "Projecto de Turma", RAM - Revista de Animação Minerva  1, 5: 32 - 34.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Martins, Alcina M. O; Carvalho, Margarida A. S. 2007. "Violência Sexual contra crianças e jovens: marcos conceptuais", Trabalho apresentado em I Jornadas Internacionais de Estudos sobre Questões Sociais, In I Jornadas Internacionais de Estudos sobre Questões Sociais, Ponte de Lima.
2. Carvalho, Margarida A. S. 2005. "Educar para a Cidadania: um olhar sobre o 'desvio social' infanto-juvenil em Portugal", Trabalho apresentado em Seminário Educación, Democracia y Emancipación en un mundo globalizado, In Seminário Educación, Democracia y Emancipación en un mundo globalizado, Sevilla - Carmona.
3. Carvalho, Margarida A. S. 1994. "A (re)educação de alunos com ‘desvios sociais’ em contexto institucional", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Professores, In Encontro Nacional de Professores, Peniche.
4. Carvalho, Margarida A. S. 1993. "O envolvimento parental num projecto da Área-Escola", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Escolas, In Encontro Nacional de Escolas, Lisboa.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Gracinda Cruz Machado Sousa, O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no ensino básico. Um estudo de caso: o Concelho de Guimarães, 2009. Tese (Doutoramneto em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Joana Alves dos Reis, O Fenómeno da Pobreza e as implicações do Voluntariado, 2010. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
2. Anabela Figueiredo Monteiro, Mães Adolescentes e Exclusão Social, 2010. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
3. Daniela Alexandra David Ribeiro, Desenvolvimento organizacional na escola básica do 1.º Ciclo: o papel do Coordenador de estabelecimento, 2008. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
4. Margarida Maria Soares de Carvalho Barata, Gestão e Administração Escolar: do Modelo Liceal à Actualidade, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
5. Maria Dolores de Magalhães Gomes Torres, O Papel do Director de Turma enquanto Mediador Sócio-cultural e Gestor Intermédio na Organização Escolar, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
6. José Paulo de Sousa Ribeiro, Área de Projecto e Contextualização Curricular: potencialidades e constrangimentos, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
7. Maria da Conceição Soares Oliveira e Sousa, A Auto-Avaliação de um Agrupamento Vertical – um processo de responsabilidade e autonomia, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
8. Adérito José de Sá Gomes, A Formação Contínua de Professores no âmbito da Educação Ambiental: seus reflexos na prática educativa, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
9. Sofia da Graça Marques da Cruz, A Importância da Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Um Estudo de Caso, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
10. Ana Patrícia Rodrigues Peixoto, Maus-Tratos na Infância: uma perspectiva do Bairro da Colina, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
11. Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos Baptista, O Contributo da Formação Cívica na prevenção de Comportamentos de Risco no 2º Ciclo do Ensino Básico - Estudo de Caso, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
12. Joaquim António Ferreira da Silva Leal, Expectativas e Sucesso Escolar: contributos para a desmitificação da Matemática, 2007. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
13. Adelino Torres Antunes, O papel da liderança em prol de uma cultura escolar de excelência, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
14. Luís Miguel de Sousa Leite Martins, Escola Básica Integrada: a tipologia mais adequada para o Ensino Básico, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
15. Augusta Maria Louro Monteiro, A Gestão Escolar e a Eficácia da Escola, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
16. Dina Fernanda Marques Henriques, O Projecto Educativo e as Novas Realidades Sociais, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
17. José António Cruz Lopes, Influência da relação pedagógica no processo de integração escolar dos alunos, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Bolseiro(a) de Ministério da Educação (Orientador).
18. Ana Margarida Alves Pinto Magalhães Freire, A avaliação das escolas do Ensino Básico: a auto-avaliação como processo de reflexão e aprendizagem organizacional, 2006. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
19. Ana Paula Monteiro da Rocha Silva Gonçalves, Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
20. Maria Clara Rodrigues Ferreira e Ferreira, Inovação e mudança: trilhos da organização-escola: uma escola em mudança com o projecto educativo, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
21. Ana Maria Gil Santos Cabrita, Recreio: espaço de lazer, tempo de aprender, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
22. Egídia Manuela de Oliveira Rodrigues Loureiro, Projecto educativo: documento estrutural de um novo paradigma de escola, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
23. Ana Cristina Simão Marques Candeias, O projecto educativo: as representações dos professores do 1º Ciclo, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
24. João Adelino Matias Lopes dos Santos, Pais na escola: a perspectiva dos próprios pais: um estudo de caso, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
25. Anabela Marques Gomes da Costa, A escola como âncora: o(s) líder(es)/gestor(es) e o desenvolvimento/construção do clima e cultura organizacionais: que papel?, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
26. Manuel Farromba Marques Candeias, Os diferentes tipos de relações que se estabelecem entre os professores do 1º ciclo, 2005. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).
27. Gracinda Cruz Machado Sousa, O aluno com necessidades educativas especiais: a acessibilidade arquitectónica no ensino básico, 2004. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
20

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
28

Orientações
Orientations
28


Outras informações relevantes
Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho nasceu em Portugal.
Doutora e Mestre em Ciências da Educação, Pós-graduada em Administração Escolar, possui o Bacharelato (3 anos) e a Licenciatura (5 anos) em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, título homologado pelo Ministério da Educação de Espanha, equiparado à Licenciatura em Filologia Inglesa.<br> Possui ainda o Curso de Espanhol – Nível Superior.<br> Investigadora Integrada do CeiEF (Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação)- CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento).
Professora convidada do ISCE, ULP e UPT tem ministrado várias cadeiras no âmbito dos Mestrados em Administração Escolar, Supervisão Educativa, Educação Social, Educação Especial, Bibliotecas Escolares e do Doutoramento em Educação.
Foi professora do Ensino Básico e Secundário, tendo exercido a docência das disciplinas de Português, Inglês e Alemão para além do desempenho de vários cargos pedagógicos, designadamente os implicados com a formação de professores.
Formadora nas áreas e domínios de Administração Educacional; Política Educativa; Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto-Juvenil; Conceção e Organização de Projetos Educativos; Didáticas Específicas (Inglês); Investigação-Ação, (registo CCPFC/RFO – 14801/02, em 2002) pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua realizou várias Ações de Formação para professores.
Foi Avaliadora Externa do Ensino Superior (2004/2005).
Fez parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação, Edições Interuniversitárias Lusófonas.
Faz parte da Comissão Editorial da Revista Espaço S, Revista de Investigação e Intervenção Social do ISCE e da EduScience, revista do Centro de Estudos em Educação e Formação da Universidade Lusófona do Porto.
É Avaliadora Externa da Revista Interuniversitaria Pedagogía Social e Membro Fundador da Sociedade Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS).
Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho holds a PhD degree in Educational Sciences, a Post-graduate degree in School Administration, a Licentiate (5 years) and a Bachelor’s (3 years) degree in Anglo-American Studies from University of Lisbon.<br> Integrated Researcher at the CeiEF (Centre for studies and intervention in education and training) - CeiED (Interdisciplinary Research Centre for Education and Development)).
As a Professor of ISCE, ULP and UPT she has taught several subjects under the Masters in School Administration, Educational Supervision, Social Education, Special Education, School Libraries and the PhD in Education.
She has 4 articles published in specialized journals, 11 papers in proceedings of events, 4 book chapters and 1 book published, guided 1 PhD thesis and 27 Master dissertations in the area of Educational Sciences.
In her professional activities interacted with 4 collaborators in authorship of scientific papers.


Visualizações do curriculum [ 2372 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-03-2019 às 01:54:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis