Curriculum Vitae

Carolina Sofia Sarrazola Barata

Data da última atualização »Last update : 31/03/2017


Carolina Sofia Sarrazola Barata é bacharel em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, mestre em Química Aplicada ao Património pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com dissertação subordinada ao tema "Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa Sobre Madeira de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca" e doutorada em Geociências pela Universidade de Aveiro dissertação intitulada "Materiais e Técnicas de Policromia da Talha Barroca Erudita e Popular do Noroeste de Portugal. Iniciou a sua actividade profissional em 1996, na área de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete e Escultura e Talha sobre Madeira Policromada, tendo colaborado com diversos ateliers privados. Paralelamente, integrou projectos de Conservação de Colecções Fotográficas, nomeadamente no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, para o que contribuiram os cursos de actualização profissional que tem frequentado ao longo da sua actividade. De 2002 a 2005 foi formadora profissional no curso de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete integrado no projecto TECNOLOGIAS, desenvolvido pela Câmara de Comércio Italiana, no Porto. Em 2005 integrou o corpo docente da área de Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (EA/UCP), onde lecciona ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. Desde Fevereiro de 2016 coordena o mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais na mesma instituição. É membro integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) desde 2007, na EA/UCP. É membro colaborador do Centro de Investigação em Geobiociências, Geotecnologias e Geo-engenharias (GeoBioTec) da Universidade de Aveiro desde 2009.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0962102323872317


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carolina Sofia Sarrazola Barata
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barata, Carolina
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Ciências Exactas-Química.
Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
Endereço profissional
Professional address
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196240Extensão: 128
Fax: (+351)226196244
Correio electrónico: cbarata@porto.ucp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2015 Doutoramento
Phd
Programa Doutoral em Geociências (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2005-2008 Mestrado
Master degree
Química Aplicada ao Património Cultural (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1996-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Peritagem em Arte/ Mobiliário (2 anos » years) .
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal.

1993-1996 Bacharelato
Bachelor degree
Tecnologia em Conservação e Restauro (2 anos » years) .
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2016 Curso de curta duração
Short course
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings.
Universidade do Porto, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Synthetic Resins for Varnishing and Retouching.
Stichting Restauratie Atelier Limburg , Países Baixos.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e c.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Pigments and the Polarizing Microscope.
International Academic Projects, Reino Unido.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro.
Associação de Conservadores Restauradores de Portugal, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela.
Universitat de Valencia, Espanha.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Formação Pedagógica de Formadores.
Centro de Formação Profissional Para o Comércio e Afins, Portugal.

2001-2001 Curso de curta duração
Short course
Curso Elementar de Preservação de Fotografia.
Câmara Municipal de Lisboa, Portugal.

1994-1994 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Conservação em Fotografia.
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Mar/2009-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Aveiro
Jan/2009-Actual Outra Situação

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Set/2005-Fev/2009 Assistente Estagiário

Câmara de Comércio Italiana
Mai/2002-Ago/2005 Outra Situação

José de Mello Serviços Lda
Abr/2002-Ago/2005 Outra Situação

Portal São Domingos
Jan/2002-Abr/2002 Outra Situação

Câmara Municipal de Lisboa
Mar/2001-Dez/2001 Outra Situação

Angelim
Nov/1996-Fev/2001 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Mar/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural


Universidade de Aveiro
Jan/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


GeoBioTec




Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Out/2007-Fev/2009
Linhas de investigação»Research fields:


Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Mar/2009-Actual
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História, materiais e tecnologias III(Regente)
  • Técnicas de Preservação e Conservação de Escultura(Regente)
  • Limpeza de superfícies polícromas e não polícromas(Docente)
  • Conservação Preventiva II(Docente)
  • Teoria e Prática da Cor(Docente)
  • Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II (Docente)
  • Materiais e Tecnologias V(Docente)
  • Conservação Preventiva, Avaliação e Gestão de Risco(Docente)
  • Técnicas de Conservação e Restauro I (Materiais Orgânicos)(Regente)
  • Técnicas de Conservação e Restauro II (Património Integrado)(Regente)
  • Estágio / Dissertação(Regente)
  • Conservação Preventiva de Património Edificado, Bens Móveis e Integrados(Docente)
  • História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural(Docente)




Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Set/2005-Fev/2009
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I e II(Docente)
  • Materiais e Tecnologias III e IV (Docente)
  • Estudo dos Materiais I e II(Docente)
  • Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro II (Docente)
  • Técnicas de Conservação e Restauro I.(Docente)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Câmara de Comércio Italiana
Mai/2002-Ago / 2005
Formação profissional»Professional education:

   - Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete - projecto de formação TECNOLOGIAS






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural
Objectivos»Goals: A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica, afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo às áreas por ela contempladas. As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes: A - Artes Decorativas B - Conservação de Bens Culturais C - História da Arte do século XX em Portugal D - Gestão do Património A estratégia proposta não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola que procura a transmissão e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder à necessidade de aprofundar a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional. .
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Artes.
Domínio Científico: Ciências Exactas / Área Científica: Química.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
2. Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural
Objectivos»Goals: A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica, afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo às áreas por ela contempladas. As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes: A - Artes Decorativas B - Conservação de Bens Culturais C - História da Arte do século XX em Portugal D - Gestão do Património A estratégia proposta não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola que procura a transmissão e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder à necessidade de aprofundar a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional. .
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Artes.
Domínio Científico: Ciências Exactas / Área Científica: Química.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
3. GeoBioTec

Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Artes.
Domínio Científico: Ciências Exactas / Área Científica: Química.
Domínio Científico: Ciências Naturais / Área Científica: Ciências da Terra e do Ambiente.
Palavras-chave: Técnicas Analíticas; Estudos de Materiais; Património Cultural; Intercâmbio institucional.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-2011
Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
Referência do projeto»Project reference: 6-15-6-1199.
Programa QREN – Eixo Prioritário III – valorização e Qualificação Ambiental e Territorial
Financiador(es)»Funding: Quadro de Referência Estratégico Nacional.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-2014
GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800-GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/116700/2010.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora; Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Universidade de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Profissional de Conservadores-Restauradores ARP, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e. eds. 2014. Preservar Conservando. Património móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-4862-8. Porto: Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Reguer, Sollen; Andrejkovicová, Slavka. 2015. "SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science 116117, November 2: 39 - 45.
2. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João; Mendonça, Maria H. 2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca", Química Nova - Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química 36, 1: 21 - 26.
3. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal", International Journal of Conservation Science 1, 1: 19 - 26.
4. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal", Imagem Brasileira , 4: 203 - 208.
5. Barata, Carolina; Cruz, António J; Ferro, Marta. 2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections", e-conservation magazine, 7: 21 - 25.
6. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos", Conservar Património, 6: 21 - 30.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. 2009. "Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures", Trabalho apresentado em TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, In TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, Athens, 27 - 30 April 2009, Atenas.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José. 2016. "O estojo de faqueiro e a sua importância na sala de jantar portuguesa durante os séculos XVIII e XIX", Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, In Atas do III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, Porto.
2. Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José; Silva, José L. 2016. "Estudo, Conservação e Restauro de um Estojo de Faqueiro do Século XVIII", Trabalho apresentado em I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, In Atas del I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, Oviedo.
3. Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. 2015. "O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro", Trabalho apresentado em Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, In Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, Lisboa.
4. Barata, Carolina. 2013. "Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, São João D'El Rei.
5. Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. 2013. "Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables", Trabalho apresentado em XV International Clay Conference, In Abstract Book, XV International Clay Conference, Rio de Janeiro.
6. Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. 2013. "The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture", Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, In Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, Tomar.
7. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "Ground layers in portuguese baroque polychrome wooden sculpture: analytical results", Trabalho apresentado em The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, In The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Proceedings of the fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, Viena.
8. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. 2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados", Trabalho apresentado em I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, UCP/CITAR, Porto.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro,Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP,Lisboa,2015 (Comunicação).
2. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen; Candeias, António; Mirão, José. Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese,Gilt-EnArt - Gilding Materials and Techniques in European Art,ÉVORA, PORTUGAL,2015 (Comunicação).
3. Silva, José L; Barata, Carolina; Pissarra, José. Wood sampling for species identification in gilded and polychrome works of art. Limits and solutions,GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art,Évora,2015 (Comunicação).
4. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables.,Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology (SR2A 2014),Paris,2014 (Comunicação).
5. Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables,XV International Clay Conference,2013 (Poster).
6. Barata, Carolina. Estudos pós graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa,II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,São João D’El Rei,2013 (Comunicação).
7. Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture,Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,Tomar,2013 (Comunicação).
8. Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados,I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Comunicação).
9. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque,ICOM-CC ATSR Interim Meeting Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process,Viena,2010 (Poster).
10. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures,TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Atenas,2009 (Poster).
11. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Mendonça, Maria H. A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese Baroque sculpture with non-erudite features,Colours 2008 - Bridging Science With Art, Évora,2008 (Comunicação).
12. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Preparações em Escultura Barroca Policromada,V Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2008 (Comunicação).
13. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Forma e matéria: a Escultura Barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas,V Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB),Vitória,2007 (Comunicação).
14. Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. Materials and Techniques Used in Three Polychrome Baroque Wooden Sculptures from Baião, Portugal,TECHNART 2007 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Lisboa,2007 (Comunicação).
15. Barata, Carolina. Olhares Cruzados Sobre Conservação in situ, Formação e Investigação Associada,Conservação e Restauro em Portugal na Encruzilhada de Bolonha,Lisboa,2007 (Comunicação).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Barata, Carolina. Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal,2011. 
Foi coordenadora geral da produção e edição do DVD promocional destinado à divulgação dos resultados da investigação desenvolvida no âmbito do projecto "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal", que foi distribuido, em Março de 2011, com a edição Norte do Jornal Público. Paralelamente, coordenou a criação e actualização do web site do projecto onde foi disponibilizada toda a produção científica, bem como informações sobre eventos relacionados com o mesmo: http://artes.ucp.pt/citar/mtpnp/.


Organização de evento
Event organization
1. Barata, Carolina. limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea,2016 (Oficina / Outra).
2. Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,2013 (Encontro / Outra).
3. Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. VIII Jornadas de Arte e Ciência - Conservação e Restauro de Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica,2012 (Encontro / Organização).
4. Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. Implementação da Conservação Preventiva em Museus e Edifícios Históricos. Caso de Estudo – A Casa Museu de Rui Barbosa,2012 (Oficina / Organização).
5. Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Sousa, Gonçalo V. e. I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,2011 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Cláudia Nunes, A conservação das obras de Cândido Portinari pertencentes ao palácio Gustavo Capanema: um estudo analítico dos materiais, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
2. Catarina Cortes Pereira , O retoque em negativos de gelatina e prata em vidro de coleções portuguesas. Intencionalidade funcional e estética e metodologias de conservação, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
3. Edmar Gonçalves, Preservação de patrimônio bibliográfico em museus-casas, 2017. Tese (Estudos de Património) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. José Bernardo Carvalho , Estudo, Conservação e Restauro do Retábulo de São Sebastião da Capela de São Sebastião das Carvalheiras, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
2. José Luís Amorim Silva, Madeiras usadas em escultura policromada - revisão dos processos metodológicos para a obtenção de amostras e respetiva identificação, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
3. José Pedro Almeida , Estudo e Conservação de uma urna relicário da Sé Porto: o caso de estudo da urna do Mártir Santo Aurélio, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
4. Alexandra Santos, Intervenção de conservação e restauro de um estojo de faqueiro do século XVIII - estudo material e técnico, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
5. Ana Patrícia Monteiro , O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
6. Alexandre Maniés, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura medieval O Bom Jesus de Matosinhos, 2014. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
7. Carla Matos, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
8. Frederico Matos, Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
9. Rita Medina Peixoto, Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Cristina Monteiro , Estudo, Conservação e Restauro de uma Pintura Sobre Madeira – a Porta da Capela da Quinta do Fojo, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
2. Robson Cristo Oliveira, Inventário, Estudo e avaliação da Coleção de Escultura em Madeira do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
3. Diana Cunha , Intervenção de Conservação e Restauro e estudo histórico de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de Deus, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
4. Maria José Távora , Cristo Crucificado. Estudo, conservação e restauro de uma escultura flamenga, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
5. Rita Ribeiro , Esculturas barrocas policromadas do Convento de São Bento da Avé Maria – Estudo, Conservação e Restauro de um par de Anjos Tocheiros, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador).
6. Henrique Madeira Ferreira, Estudo, Conservação e Restauro do Escultura do Santo Isidoro de Sevilha de António Teixeira Lopes, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).
7. Inês Soares, Estudo, Conservação e Restauro do Alto Relevo alusivo ao nascimento de São Bento e Santa Escolástica no Retábulo da Nossa Senhora da Graça, Igreja de São João Batista da Foz do Douro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira. Reintegração cromática da pintura maneirista “A Flagelação de Cristo”. Problemáticas da reintegração de desgastes no equilíbrio entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
2. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Carolina Branco. Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela. Retrato equestre de D. Miguel e representação de São José, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
3. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Isaura Almeida. Intervenção de Conservação e Restauro de um retrato do séc. XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de suportes semirrígidos, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
4. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Maria de Fátima Teixeira. Conservação e Restauro da pintura sobre madeira A Morte de São Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz natural, 2015.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
5. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Ana Luísa Ricardo. São Jerónimo, 2015.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
6. Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Frederico Matos. Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Rita Medina Peixoto. Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Carla Matos. Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de S. Francisco do Porto, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
16

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8

Total
Produção técnica
Technical production
21

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
21

Total
Dados complementares
(Additional data)
27

Orientações
Orientations
19
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
8


Outras informações relevantes
Tem frequentado diversos cursos e outras atividades de atualização profissional de que destaca os mais recentes: 2013 – Ao abrigo do projeto CHARISMA (Cultural Heritage Advanced Research Infrastructures ), projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, obteve a atribuição de tempo de feixe na linha DiffAbs do centro de radiação sincrotrão de Paris, SOLEIL Synchrotron, entre os dias 6 e 11 de Fevereiro de 2013.
Esta permanência permitiu a realização de análises de difração de raios X com radiação sincrotrão que se revelaram fundamentais para conclusão do plano de trabalho do doutoramento em Geociências.<br> 2010 – Curso New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings, ministrado por Richard Wolbers, da Universidade de Delaware e organizado pelo atelier 20/21, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 28 de Junho a 2 de Julho, num total de 30 horas.
Curso Synthetic Resins for Varnishing and Retouching, ministrado por René de La Rie, Jill Whitten e Robert Proctor, que teve lugar no SRAL, em Maastricht, entre os dias 1 e 4 de Junho de 2010, num total de 28 horas.
2009 - Curso de Proteção Contra Radiações Ionizantes, coordenado pelo Eng.
º Acácio Lima, que teve lugar no Pólo da Foz do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, de 13 a 20 de Fevereiro de 2009.
Jornadas Fundacionales do Grupo de Trabalho de Retábulos subordinadas ao tema Estructuras y Sistemas Constructivos en Retablos: Estúdio y Conservación, organizadas pelo Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (GEIIC), que tiveram lugar no Museu de belas Artes de Valência San Pio V, de 25 a 27 de Fevereiro de 2009, com um total de 20 horas.
2008 - Curso Avaliar os riscos do ambiente para as coleções: os objetos aclimatam-se?, lecionado pelo Doutor Stefan Michalski, que decorreu no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2008, com um total de 16 horas.
2007 - Curso Pigments and the Polarizing Microscope, coordenado por Peter McTaggart e promovido por International Academic Projects, que teve lugar em Hare-Somerset, Inglaterra, entre os dias 23 a 27 de Julho de 2007 (40 horas).
Curso Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro, coordenado pelo Prof.
Doutor António João Cruz, organizado pela Associação de Conservadores Restauradores de Portugal (ARP), que teve lugar no Centro Cultural e Científico de Macau, durante os dias 4 e 5 de Junho de 2007 (12 horas).
Organizou e frequentou o curso de Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada, coordenado por José Moreira, durante os dias 16 e 17 de Março de 2007, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (12 horas).
2006 - Curso Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela, coordenado pelo Professor Winfried Heiber, no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Politécnica de Valência, de 3 a de 3 a 6 de Outubro de 2006.


Visualizações do curriculum [ 1985 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-05-2017 às 06:26:39
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis