Curriculum Vitae

Joana Dias Cadima

Data da última atualização »Last update : 11/12/2013


Joana Dias Cadima. É Investigador Auxiliar na Universidade do Porto. Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 39 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com 45 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0957711562851441


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joana Dias Cadima
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cadima, Joana Dias
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
Porto
4200-392 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226079700
Fax: (+351)226079725
Correio electrónico: jcadima@fpce.up.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2011 Doutoramento
Phd
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1996-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Outros
Others
Formação complementar no estrangeiro.
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica.

2009-2009 Outros
Others
Formação complementar no estrangeiro.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2007-2007 Outros
Others
Formação complementar no estrangeiro.
Vanderbilt University, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Jul/2012-Actual Investigador Auxiliar

Instituto Politécnico do Porto
Out/2011-Actual Assistente 1º triénio

Universidade do Porto
Out/2006-Out/2010 Outra Situação

Instituto Politécnico de Leiria
Mai/2006-Jul/2006 Assistente 1º triénio

Universidade do Porto
Dez/2001-Mai/2006 Assistente de Investigação

Gabinete de Psicologia Percursos
Jan/2003-Jul/2004 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Porto
Out/2006-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Interacções Professor-Criança 1º Ciclo EB


Transição entre contextos educativos: pré-escolar e 1º Ciclo EB






Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade do Porto
Out/2005-Mai/2006
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento(Monitor)
  • Psicologia da Criança com Necessidades Educativas Especiais (Monitor)






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Gabinete de Psicologia Percursos
Jan/2003-Jul/2004
Serviço realizado»Executed service:

Serviço de Psicologia a crianças e pais






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Universidade do Porto
Out/2009-Jan / 2010
Formação profissional»Professional education:

   - Competências Socio-Emocionais em Crianças e Adolescentes
   - Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar 1ª Ed
   - Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar 2ª Ed






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Interacções Professor-Criança 1º Ciclo EB
2. Transição entre contextos educativos: pré-escolar e 1º Ciclo EB




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2012-
Auto-regulação de crianças e processos interativos no jardim-de-infância: mecanismos de interinfluência
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/77184/2011.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-
(RE)CONCILIAR: Impacto da Conciliação Trabalho-Família na Parentalidade e no Desenvolvimento das Crianças
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5218/2012.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2013-
Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012.
Parceiro(s)»Partners: University of North Carolina.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2012-
Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2011-
Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha
Referência do projeto»Project reference: Desenvolvimento de instrumento.
Financiador(es)»Funding: Deutscher Akademischer Austauschdienst; Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

2011-2012
Factores de risco no desenvolvimento infantil
Referência do projeto»Project reference: Factores de risco no desenvolv.
Parceiro(s)»Partners: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba; Escola Básica Integrada de Biscoitos.
Financiador(es)»Funding: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.

2002-2005
Contributos para o desenvolvimento da literacia
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2001-2003
A Qualidade das Interacções da Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu Impacto no Desenvolvimento Sócio-Educativo da Criança
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/99.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla. 2009. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, ed. Gabriela Portugal, 95 - 104. . Aveiro: Theoria Poesis Praxis.
2. Pessanha, Manuela; Cadima, Joana D; Nunes, Cristina; Novais, Isabel; Alves, M. J. 2009. Risco Sociocultural e Intervenção na Comunidade.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 79 - 94. . Aveiro: Theoria Poesis Praxis, Universidade de Aveiro.
3. Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. 2005. Desenvolvimento da literacia no 1º ciclo: Programas de intervenção numa escola de uma comunidade em desvantagem social.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Joaquim Bairrão, 234 - 255. . Porto: LivPsic.
4. Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M. 2005. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1º ciclo e.b.: Contributos de um programa de literacia numa comunidade em desvantagem social.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, 256 - 283. . Porto: LivPsic.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cadima, Joana; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. 2013. "Examining teacher–child relationship quality across two countries", Educational Psychology, 1: 1 - 17.
2. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2013. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics", European Journal of Psychology of Education, 1: 1 - 1.
3. Abreu-Lima, Isabel M. P; Leal, Teresa B; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. 2012. "Predicting child outcomes from preschool quality in Portugal", European Journal of Psychology of Education 28, 2: 399 - 420.
4. Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2012. "Observação das interacções educador-criança: Escala de Interacção do Prestador de Cuidados", Análise Psicológica, 4: 373 - 386.
5. Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Cancela, Joana. 2011. "Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade.", Revista Portuguesa de Educação 24, 1: 7 - 34.
6. Cadima, Joana D; McWilliam, Robin A; Leal, Teresa. 2010. "Environmental risk factors and children's literacy skills during the transition to elementary school", International Journal of Behavioral Development 34, 1: 24 - 33.
7. Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Burchinal, Margaret. 2010. "The quality of teacher–student interactions: Associations with first graders' academic and behavioral outcomes", Journal of School Psychology, 48: 457 - 482.
8. Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. 2009. "Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças", Psicologia 23, 2: 175 - 192.
9. Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia. 2005. "Contributos para o desenvolvimento da literacia. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1º ciclo do ensino básico", IberPsicología 10, 3: 0 - 15.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. 2008. "Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
2. Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Gomes, Vanda; Coelho, Vera; Lobo, Catarina; Ramalho, Catarina. 2008. "Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
3. Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Rocha, Tânia. 2008. "Estudo e adaptação do Inventário de Comportamentos na Sala – versão escolar", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
4. Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Silva, Raquel F. 2008. "Estudo e adaptação de um instrumento para avaliar a relação professor-criança no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
5. Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica. 2006. "Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências das crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
6. Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia. 2006. "Inventário de Comportamentos na Sala", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e contextos – Volume XI , Braga.
7. Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D. 2006. "Comportamentos das crianças na sala de jardim de infância: A importância das competências sociais", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
8. Cadima, Joana D; Silva, Patrícia. 2005. "Contributos para a análise de situações de exploração de uma história em contexto de sala de aula do 1º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 5, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Leal, Teresa. 2004. "Construção de histórias a partir de sequências de imagens: Análise dos discursos orais de crianças do 1º ano de escolaridade. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 38, 1,2,3: 405 - 424.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana D. 2008. "Desenvolvimento da literacia emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 6 , Braga.
2. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana D. 2008. "Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
3. Aguiar, Cecília; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e contextos – Volume X, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Risco sociocultural da família e o desenvolvimento da auto-regulação em crianças,2013 (Comunicação).
2. Cadima, Joana D; Barata, Clara. A auto-regulação no pré-escolar: antecedentes familiares, componentes cognitivos e impacto na aprendizagem,2013 (Simpósio).
3. Cadima, Joana D; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Coelho, Vera. Observation of student engagement in Portuguese elementary schools,2013 (Poster).
4. Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Kuger, Suzane; Pessanha, Manuela. Process quality in center-based child care and individual child engagement,2013 (Poster).
5. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana D; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classroom s.,2013 (Comunicação).
6. Vieira, Joana M; Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Matos, Paula M. Validation of a Portuguese version of the Parenting Relationship Questionnaire,2013 (Comunicação).
7. Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal. ,2013 (Comunicação).
8. Doumen, Sarah; Cadima, Joana D; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Classroom process quality and literacy skills in Portuguese and Belgian first grade classrooms,2013 (Comunicação).
9. Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Cruz, Orlanda. The quality of the home environment in early childhood: stability and its effects over time,2013 (Comunicação).
10. Leal, Teresa; Abreu-Lima, Isabel M. P; Cadima, Joana D. Associations between dimensions of quality and children outcomes in preschool and first grade,2013 (Comunicação).
11. Cadima, Joana D. A acumulação de factores de risco sociocultural na vida das famílias e os seus efeitos no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar,2012 (Comunicação).
12. Cadima, Joana D; Pessanha, Manuela. Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: Main and moderating effects of maternal education and family income,2012 (Comunicação).
13. Cadima, Joana D; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Process quality in Belgian and Portuguese first grade classrooms,Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development,Montreal,2011 (Poster).
14. Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Alves, M. J. Desenvolvimento da Literacia no Pré-escolar e em Contextos de Risco Sociocultural,VII Encontro de Educação Numeracia e Literacia em Educação,Almada,2011 (Comunicação).
15. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB,I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares,Portalegre,2011 (Comunicação).
16. Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Pessanha, Manuela; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia. Qualidade em contexto de creche e jardim de infância e sua relação com o desenvolvimento e o envolvimento da criança,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
17. Cadima, Joana D. Teachers' views about key classroom characteristics and practices,30th International School Psychology Association,Dublin,2010 (Poster).
18. Cadima, Joana D; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Examining teacher-child processes in Portuguese and Belgian elementary schools,annual meeting of the Belgian Association for Psychological Sciences,Brussels,2010 (Poster).
19. Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação).
20. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Predicting Mathematics Skills in First Grade: The Importance of the Quality of Classroom Interactions,Biennal Meeting da Society for Research in Child Development,Denver,2009 (Poster).
21. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Estudo e adaptação de um instrumento para avaliar a relação professor-criança no 1º Ciclo do Ensino Básico,Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
22. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. The quality of teacher-child interactions and its effects on literacy skills during 1st grade,30th International School Psychology Association Conference,Utrecht,2008 (Comunicação).
23. Abreu-Lima, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana D. Student-teacher relationship: Influence of social and academic characteristics of children,20th Biennal ISSBD,Würzburg,2008 (Poster).
24. Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação).
25. Cadima, Joana D; Nunes, Cristina; Tormenta, Nuna; Silva, Mónica; Leal, Teresa. First-grade classroom environment and its relation to structural characteristics.,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
26. Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças,I Conferência Internacional em Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação).
27. Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M. Literacy development in social disadvantaged communities: how can we assure success for all? ,26th International Congress Of Applied Psychology,Athens,2006 (Comunicação).
28. Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências das crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação Em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
29. Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia. Inventário de Comportamentos na Sala,XI conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,2006 (Poster).
30. Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M. Literacy Development: Effects of a literacy development program on reading achievement in elementary-school children,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Promoção do desenvolvimento da literacia em contextos educativos para crianças dos 3 aos 8 anos de idade, 2011 (Especialização), promovido por Serviço para a Educação Contínua Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Gamelas, Ana M; Alves, Diana; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla. Competências Socio-Emocionais em Crianças e Adolescentes, 2009 (Aperfeiçoamento).
Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Pinto, Ana I. Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar, 2009 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente.
4. Alves, Diana; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla. Desenvolvimento de competências socioemocionais em contextos educativos, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Direccção Regional da Educação da Madeira.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Alves, M. J. O papel da família no desenvolvimento de competências de literacia emergente, 2007 (Aperfeiçoamento).
Duração: 8 horas. Local: Biblioteca Municipal de Algés, Cidade: Algés.

Organização de evento
Event organization
1. Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel M. P; Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Lopes dos S. P; Grande, Catarina. Ist Joaquim Bairrão Symposium: “Transatlantic Trends in Childhood Intervention",2013 (Simpósio / Organização).
2. Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Gamelas, Ana M; Aguiar, Cecília. Processos proximais do desenvolvimento humano: conceitos, técnicas de observação e métodos de análise estatística,2012 (Seminário / Outra).

Relatório de investigação
Technical report
1. Leal, Teresa. Caracterização dos Contextos de Educação Pré-escolar. Inquérito Extensivo - Relatório Final,2006.
2. Leal, Teresa. Caracterização dos Contextos de Educação Pré-escolar. Estudos de Caso - Relatório Final,2006.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
25

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
39

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
39


Visualizações do curriculum [ 3579 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-03-2021 às 03:21:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (5)
 Project collaboration in Degóis