Curriculum Vitae

Cristina Alexandra Figueiredo Santos

Data da última atualização »Last update : 14/03/2019


Docente de unidades curriculares ligadas à comunicação e à publicidade, na ULHT, desde 2001, sou doutorada em sociologia (ISCTE-IUL), na área do consumo, e mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informação (ISCTE-IUL). Possuo várias formações intermédias complementares em áreas ligadas à criatividade (Produções Fictícias). Sou investigadora integrada no CICANT- CIC.Digital (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias). Sou investigadora principal no projecto de investigação: 'Factores determinantes na construção da identidade dos jovens adultos, através do consumo de marcas de vestuário e de calçado' (CICANT- CIC.Digital). Ministrei diversos workshops de investigação no CIES (ISCTE-IUL). Tenho publicado artigos (com arbitragem científica) em revistas nacionais e internacionais e apresentado comunicações em congressos, colóquios e encontros nacionais e internacionais. Cristina Alexandra Figueiredo Santos é professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo vários artigos em publicações nacionais e internacionais (com peer review) e apresentado comunicações em diversos congressos nacionais e internacionais (com peer review).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0609989451013706


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cristina Alexandra Figueiredo Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Santos, Cristina
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Sociologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Campo Grande, 376
Lisboa
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515500
Correio electrónico: cristina.afsantos@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2015 Doutoramento
Phd
Sociologia (3 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2006 Mestrado
Master degree
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (3 anos » years) .
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1995-1999 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Comunicação e da Cultura (Ramo de Comunicação Organizacional) (4 anos » years) .
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2007 Curso de curta duração
Short course
Certificação da Aptidão Pedagógica .
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal.

2001 Curso de curta duração
Short course
Comunicação de Marketing, Publicidade e Relações Públicas.
Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2001-Actual Assistente

Profair, Lda.
Nov/2010-Dez/2011 Outra Situação

Pro-digit@l
Mar/2007-Set/2008 Assessor Principal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2001-Set/2005 Outra Situação

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2001-Set/2004 Secretária Pedagógica

Novis Telecom S.A
Ago/2000-Fev/2001 Assessor

Criapura
Jul/1999-Fev/2000 Outra Situação

Hotburger/100% Restaurantes
Mar/1998-Jun/1999 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2010 - Actual CICANT, Outros (especifique).
Investigadora.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Santos, Cristina. 2017. "O vestuário enquanto capital simbólico: o processo identitário juvenil", Revista Eikon, S/N: 1 - 12.
2. Santos, Cristina. 2017. "Grupos focais: uma reflexão metodológica", CIES e-Working Paper, N.º 211/20: 1 - 19.
3. Santos, Cristina. 2017. "A corporeidade na contemporaneidade: algumas reflexões sobre o discurso publicitário", Revista Vista, 1: 137 - 163.
4. Santos, Cristina. 2016. "A corporeidade feminina na publicidade: algumas reflexões sobre representações normativas", Revista Estudos em Comunicação (Universidade da Beira Interior), 23: 223 - 250.
5. Santos, Cristina. 2016. "Beleza, magreza e juventude: a perfeição corporal feminina na publicidade e a corporeidade disruptiva da Dove", Revista Comunicación (Universidade Pontificia Bolivariana), 35: 13 - 27.
6. Santos, Cristina. 2016. "A influência da publicidade no consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado: um estudo de caso ", International Journal of Marketing, Communication and New Media 4, 7: 85 - 105.
7. Santos, Cristina. 2013. "O lugar do consumo na problemática identitária contemporânea", Revista Forum Sociológico (Universidade Nova de Lisboa), 23: 51 - 58.
8. Santos, Cristina. 2013. "Publicidade e identidade: que relação?", Revista Comunicação Pública (Escola Superior de Comunicação Social) 8, 14: 37 - 55.
9. Santos, Cristina. 2012. "O poder simbólico do consumo: no trilho da génese do discurso publicitário", Revista Comunicando (SOPCOM) 1, 1: 29 - 42.
10. Santos, Cristina. 2011. "O simbolismo das marcas no discurso publicitário contemporâneo: o capital simbólico da YORN", Revista Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 19: 215 - 226.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Santos, Cristina. 2016. "A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso", Trabalho apresentado em VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM), In Programa, Viseu.
2. Santos, Cristina. 2016. "O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil", Trabalho apresentado em II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work, In Livro de resumos, Caparica.
3. Santos, Cristina. 2013. "Consumo e identidade: uma reflexão sobre a contemporaneidade juvenil", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS, In Programa - Livro de resumos, Porto.
4. Santos, Cristina. 2012. "Os jovens e o consumo: em que contextos as marcas de vestuário e calçado serão relevantes? ", Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, crise e reconfigurações, In Atas - VII Congresso 2012, Porto.
5. Santos, Cristina. 2012. "Prosumption: na senda de uma nova era comunicacional", Trabalho apresentado em X Congresso Lusocom - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, In Actas, Lisboa.
6. Santos, Cristina A. F. 2011. "Prosumption: um conceito do século XXI", Trabalho apresentado em I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade, In Consumo e crises em Portugal: Abordagens e perspectivas, Resumos das comunicações, Porto.
7. Santos, Cristina A. F. 2011. "Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea", Trabalho apresentado em Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, In Programa e Comunicações, Lisboa.
8. Santos, Cristina A. F. 2009. "A dimensão simbólica do discurso publicitário", Trabalho apresentado em VI Sopcom, IV Congresso Ibérico, VIII Lusocom, II Colóquio Portugal-Brasil, In Livro de resumos: VI Sopcom, IV Congresso Ibérico, VIII Lusocom, II Colóquio Portugal-Brasil, Lisboa.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Santos, Cristina A. F. 2011. "A dimensão simbólica do discurso publicitário". BOCC/UBI: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação da UBI (Universidade da Beira Interior).



Edição técnica
Technical edition
1. Santos, Cristina A. F. À procura do «pomar» das verdades publicitárias ,2003 (Periódico).
Medialogias (Jornal do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ), nº 3.
2. Santos, Cristina A. F. Publicidade Light,2002 (Periódico).
Medialogias (Jornal do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), nº 2.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Santos, Cristina. Grupos focais: a génese de uma metodologia qualitativa (Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL),2016.
2. Santos, Cristina. Consumismo e materialismo - «ser vs. ter» (Semana de prevenção de jovens para jovens, Escola Técnica Psicossocial de Lisboa: oradora convidada),2014.
3. Santos, Cristina. A importância da comunicação assertiva na partilha de conhecimento (Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL),2012.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. A cultura dos grupos juvenis em contexto escolar: um estudo de caso, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Porto International Conference on Research in Education.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. A representação simbólica do vestuário: um estudo de caso, 2017 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Ibérico de Semiótica; Nome da Instituição: FCSH-Universidade Nova de Lisboa.
2. The impact of public opinion on youth consumption, 2017 (Congresso).
Nome do evento: WAPOR 70th Annual Conference.
3. A cultura dos grupos juvenis em contexto escolar: um estudo de caso, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Porto Internacional Conference on Research in Education .
4. Grupos juvenis e redes sociais: um estudo de caso , 2017 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional de Redes Sociais ; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
5. Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea? , 2017 (Congresso).
Nome do evento: 1º Internacional Conference on Childhood and Adolescence.
6. O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil , 2016 (Congresso).
Nome do evento: II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work.
7. A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso , 2016 (Encontro).
Nome do evento: VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM).
8. Consumo e identidade: uma reflexão sobre a contemporaneidade juvenil, 2013 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS; Nome da Instituição: Secção temática Sociologia do Consumo da Associação Portuguesa de Sociologia; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
9. Prosumption: na senda de uma nova era comunicacional, 2012 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento; Nome da Instituição: CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / ISCSP.
10. Os jovens e o consumo: em que contextos as marcas de vestuário e calçado serão relevantes?, 2012 (Congresso).
Nome do evento: VII Congresso Português de Sociologia: sociedade, crise e reconfigurações; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Sociologia; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
11. O consumo de marcas de vestuário e calçado e a construção identitária social juvenil, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio 3º ano do Programa de Doutoramento em Sociologia; Nome da Instituição: ISCTE-UL/CIES; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-IUL.
12. Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio OPJ "Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções",; Nome da Instituição: ICS-IUL; Cidade do evento: Lisboa / ICS.
13. Prosumption: um conceito do século XXI, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade; Nome da Instituição: ISFLUP e ICS-UL; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
14. A dimensão simbólica do discurso publicitário, 2009 (Conferência).
Nome do evento: VI Sopcom, IV Congresso Ibérico, VIII Lusocom, II Colóquio Portugal-Brasil; Nome da Instituição: SOPCOM/ULHT; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
19

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
5

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5


Outras informações relevantes
Outra formação complementar: 2009: workshop de «Escrita criativa» (Produções Fictícias); 2009: curso de «Escrita de humor» (Escrever, escrever); 2008: curso de «Criatividade: desformatar a escrita» (Escrever, escrever); 2007: curso de formação profissional de «Escrita criativa: o prazer de escrever» (Nextart).


Visualizações do curriculum [ 2556 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 21-05-2019 às 05:46:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team