Curriculum Vitae

Edgar Aníbal Galindo Cota

Data da última atualização »Last update : 20/03/2019


Edgar Galindo (Edgar Aníbal Galindo Cota) nasceu no México em 1948. Estudou psicologia, línguas e diplomacia no México, na Polónia e na Alemanha, onde obteve o grau de Doutor (Ph.D.) na Universidade Livre de Berlim em 1986. Foi professor e investigador da Universidade Nacional Autónoma do México (1973-1992), Professor convidado na Cadeira Internacional Wilhelm Wundt da Universidade de Leipzig (1988-1989), Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2002-2008), Director do Centro de Estudos de Psicologia Política da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2003-2008) e membro do Corpo Diplomático Mexicano (1990-2002 e 2008-2012). É autor de vários livros e artigos sobre psicologia, educação e política, entre eles Modificación de conducta en la educación especial (Trillas, México, 3a. ed., 2009), Psicología y educación especial (Trillas, México, 2a. ed., 2009) e Manual para o cidadão. O que fazer em caso de incêndio, terramoto, cheia, tempestade ou ataque terrorista? (Edições Universitárias Lusófonas, Portugal, 2009). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0418516842835687


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Edgar Aníbal Galindo Cota
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Edgar Galindo
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências Políticas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Professor Associado
Rua Barba Rala s/n. Zona Industrial
Évora
7002--554 Évora
Portugal
Apartado: 94
Telefone: (+351)266768050
Fax: (+351)266768073
Correio electrónico: ecota@uevora.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1982-1986 Doutoramento
Phd
Psicologia (4 anos » years) .
Freie Universitat Berlin, Alemanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

1965-1972 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura en Psicología (5 anos » years) .
Universidad Veracruzana, México.





Formação complementar ( studies)
1990-1991 Outros
Others
Diplomacia.
Instituto Matías Romero de Estudios Diplomáticos, México.

1974-1976 Outros
Others
Traductor Profesional.
El Colegio de México, México.

1972-1974 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Psicología.
Universidad Nacional Autonoma de Mexico, México.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Out/2012-Actual Professor Associado

Secretaría de Relaciones Exteriores
Jan/2008-Jan/2012 Outra Situação

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2005-Mai/2008 Professor Catedrático

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Jan/2002-Mai/2008 Professor Catedrático

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2003-Jan/2008 Professor Catedrático

Secretaría de Relaciones Exteriores
Jan/1990-Mai/2002 Outra Situação

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Set/1973-Ago/1992 Professor Catedrático

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Jan/1986-Dez/1991 Professor Catedrático

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Set/1985-Ago/1987 Professor Associado com Agregação

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Jan/1980-Fev/1982 Professor Associado com Agregação

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Set/1976-Ago/1981 Professor Associado com Agregação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2005-2008
Tratamento do Insucesso Escolar em crianças em risco-Treatment of school failure in children at risk
Referência do projeto»Project reference: CEPCA-ULHT.
Curso de Psicologia

2003-2008
Psicologia política e diplomacia-Political Psychology and Diplomacy
Referência do projeto»Project reference: Psicologia-ULHT.
Curso de Psicologia

1986-1991
Psicologia da atividade-Psychology of activity
Referência do projeto»Project reference: Psicologia.UNAM-Iztacala.
Curso de Psicologia

1976-1982
Projecto de investigaçao em educaçao especial -Research project on special education
Referência do projeto»Project reference: Psicología.UNAM-Iztacala.
Curso de Psicologia






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Polaco (Bem).
Fala
Speaking
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Pouco), Polaco (Bem).

Reading
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Polaco (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Polaco (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1988 Titular da Cadeira Internacional Wilhelm Wundt, Universidade de Leipzig (Alemanha).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2018 - Actual American Psychological Association, Membro.
Jul/2014 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Galindo, Edgar. 2018. La modificación de conducta en la educación especial. Diagnóstico y programas . ed. 5, ISBN: 978-607-17-0895-. México: Editorial Trillas.
2. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A; Grácio, Luísa; Melo, Madalena; Pires, Heldemerina S; Reschke, K.; Witruk, E.. 2018. Psychology in Education and Health. Proceedings of the II Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-61-3. Évora: E-Book.
3. Galindo, Edgar; Galguera, Maria I; Taracena, Elvia; Hinojosa, Guillermo. 2018. Modificación de conducta en la educación especial: Diagnóstico y programas. ed. 5, 1 vol., ISBN: 978-607-17-0895-3. México: Editorial Trillas.
Co-autores: Isabel Galguera, Elvia Taracena e Guillermo Hijonosa. Manual prático para o treino de crianças excecionais.

4. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A; Pires, Heldemerina S; Carbonero, Miguel A. 2018. School achievement and failure in Portuguese and Spanish speaking countries. ed. 1. Suiza: Frontiers in Psychology.
5. Galindo, Edgar; Murueta, Marco; Stueck, M,. 2018. Diálogo Europeo-Latinoamericano sobre Transformación Educativa.. ed. 1, 1 vol.. México: AMAPSI Editorial.
6. Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina S; Candeias, Adelinda A; Grácio, Luísa; Reschke, K.; Witruk, E.. 2018. Psychology in Education and Health. Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. ed. 1, ISBN: 978-989-8550-66-8. Evora: E-Book.
7. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina S; Witruk, E.; Reschke, K.. 2018. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. . ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-67-5. Évora: E-Book.
8. Candeias, Adelinda A; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina S; Reschke, K.; Witruk, E.. 2017. Psychological Issues in Education and Health. Proceedings of the 1st Scientific Meeting in Psychology 2016. ed. 1, 1 vol., ISBN: 3844055177. Aachen: Shaker Verlag.
9. Galindo, Edgar. 2017. La psicología aplicada en la diplomacia. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-9116-985-7. Barcelona/México: Editorial UOC/AMAPSI.
10. Galindo, Edgar. 2015. Tratamento do insucesso escolar com técnicas da psicologia: Manual prático. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-24-1721-1. Lisboa: Livros Horizonte.
11. Galindo, Edgar. 2009. Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-607-7506-04-1. México: AMAPSI Editorial.
12. Galindo, Edgar; Backhoff, E.; Damián, M.; Flores, A.; Flores, M.A.; Romano, H.; Rosete, C; Vargas, V.. 2009. Psicología y educación especial. ed. 2, ISBN: 978-968-24-6161-3. México: Editorial Trillas.
13. Galindo, Edgar. 2009. Manual para o cidadão. O que fazer em caso de incêndio, terramoto, cheia, tempestade ou ataque terrorista?. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8881-02-3. Lisboa: Ediçoes Universitárias Lusófonas.
14. Hinojosa, Guillermo; Galindo, Edgar. 2006. La enseñanza de los niños impedidos.. ed. 2, 1 vol., ISBN: 968-24-7559-7. México: Editorial Trillas.
15. Galguera, Maria I; Hinojosa, Guillermo; Galindo, Edgar. 1996. El retardo en el desarrollo. ed. 2, 1 vol., ISBN: 968-24-2886-6. México: Editorial Trillas.
16. Galindo, Edgar. 1990. Contribución del pensamiento marxista a la psicología. ed. 1, 1 vol., ISBN: 968-36-1778-6. México: UNAM-ENEP IZTACALA.
17. RIbes, Emilio; Galindo, Edgar. 1974. El estudio experimental de la conducta. ed. 1, 1 vol., ISBN: sem ISBN. México: Sepsetentas.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Galindo, Edgar. 2018. El fracaso escolar, concepto relativo y problema universal.  In Diálogo Europeo-Latinoamericano sobre Transformación Educativa (pp. 47-59). México: Amapsi Editorial., ed. M. Murueta, E. Galindo, & M. Stueck., 47 - 59. . México: AMAPSI Editorial.
2. Galindo, Edgar. 2017. Psicología del lenguaje diplomático y político (Psychology of diplomatic and political language)..  In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, ed. S. Neves de Jesus, & P. Pinto, 918 - 928. ISBN: 978-989-8472-82-3. Faro: Universidade do Algarve.
3. Galindo, Edgar. 2017. School failure from a psychological point of view..  In Psychological Issues in Education and Health., ed. A. Candeias, E. Galindo, H. Pires, H., K. Reschke, & E. Witruk, 80 - 89. ISBN: 978-3-8440-55 1 7. Aachen: Shaker Verlag.
4. Galindo, Edgar. 2016. An intervention program for children with school failure problems..  In Beiträge zur Pädagogischen und Rehabilitationspsychologie (Studies in Educational and Rehabilitation Psychology), ed. Evelin Witruk, 171 - 176. ISBN: 9783653966763. Frankfurt am Main: Peter Lang Verlag.
5. Galindo, Edgar. 2016. La psicología política iberoamericana en el contexto universal.  In Contribuciones a la psicología política en América Latina. Contextos y escenarios actuales, ed. I. Magaña, A. Dorna & I. Torres (Eds.) , 221 - 250. ISBN: 978-956-01-0314-7. Santiago de Chile: RIL editores.
6. Galindo, Edgar. 2011. Conflicto y negociación.  In . La negociación: Eje de Construcción social, ed. Mota Botello, Graciela Aurora, 15 - 26. ISBN: 978-607-7516-39-2. Monterrey, México: CECYTE.
7. Galindo, Edgar. 2010. El papel de los psicólogos en situaciones de catástrofe: el caso de los terremotos de septiembre de 1985 en México.  In Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México , ed. Galindo, E., 41 - 68. ISBN: 978-607-7506-04-0. México: AMAPSI.
8. Galindo, Edgar. 2010. Las catástrofes y la psicología.  In Intervención de los psicólogos de la UNAM Iztacala después de los sismos de 1985 en México , ed. Galindo, E., 15 - 40. . México: AMAPSI.
9. Galindo, Edgar; A., Flores. 2009. La educación de los niños invidentes..  In Psicología y educación especial, ed. Galindo, E., 11 - 86. . México: Trillas.
10. Galindo, Edgar; Rosete, C. 2009. Evaluación conductual de niños invidentes..  In Psicología y educación especial, ed. Galindo, E., 211 - 271. ISBN: 978-968-24-6161-3. México: Trillas.
11. Galindo, Edgar. 2008. Reporturile dintre Psihologie si Diplomatie..  In Psihologia politica, ed. Betea, L. & Dorna, A., 390 - 433. ISBN: 978-973-669-590-2. Bucarest: Curtea Veche Publishing.
12. Galindo, Edgar. 2000. El nuevo concepto de seguridad euroatlántica y la política exterior de México.  In Los retos de la política exterior de México en el siglo XXI, ed. Lajous Vargas, R., 439 - 461. ISBN: 968-810-621-6. México: Secretaría de Relaciones Exteriores.
13. Galindo, Edgar. 1996. Análisis conductual aplicado al retardo en el desarrollo: extensiones y problemas..  In El retardo en el desarrollo, ed. M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo, 400 - 446. ISBN: 978-968-242-886-9. México: Trillas.
14. Galindo, Edgar; Galguera, M.I.; Hinojosa, G.. 1996. Una alternativa para la solución social de los problemas de retardo psicológico..  In El retardo en el desarrollo. , ed. Galguera, M.I., Hinojosa, G. & Galindo, E., 325 - 335. ISBN: 978-968-242-886-9. México: Trillas.
15. Galindo, Edgar; Hick, B.B.; Galguera, M.I.. 1996. Autismo y lenguaje..  In El retqrdo en el desarrollo, ed. M.I. Galguera, G. Hinojosa & E. Galindo , 167 - 183. ISBN: 978-968-242-886-9. México: Trillas.
16. Galindo, Edgar; Rueda, M.. 1996. Problemas y resultados de la modificación de conducta en los campos de la educación y la rehabilitación en México..  In El retardo en el desarrollo, ed. M.I. Galguera, Hinojosa, G. & Galindo, E., 368 - 383. ISBN: 978-968-242-886-9. México: Trillas.
17. Galindo, Edgar. 1996. El concepto de retardo en el desarrollo y sus implicaciones para la enseñanza y el entrenamiento..  In El retrdo en el desarrollo, 384 - 399. ISBN: 978-968-242-886-9. México: Trillas.
18. Galindo, Edgar. 1989. El papel del psicólogo como docente y como científico en la ENEP Iztacala..  In Foro de Evaluación Curricular de la Carrera de Psicología, ed. UNAM-ENEP Iztacala, 105 - 110. ISBN: 968-36-0462-5. México: ENEP-iztacala.
19. Galindo, Edgar; Taracena, Elvia. 1980. La enseñanza práctica integrada al servicio en la comunidad en el Área de Educación Especial y Rehabilitación de la ENEP-UNAM, Iztacala.  In Enseñanza, ejercicio e investigación de la psicología, ed. E. Ribes; C. Fernández.; M. Rueda; M. Talento & F. López , 279 - 284. . México: Editorial Trillas.
20. Galindo, Edgar. 1974. Análisis experimental de la relación entre conducta verbal y conducta motora.  In Aportaciones al análisis de la conducta, ed. Universidad Veracruzana, Universidad Autónoma de San Luis Potosí e Universidad Nacional Autónoma de México, 219 - 249. ISBN: sem ISBN. México: Editorial Trillas.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A; Pires, Heldemerina S; Grácio, Luísa; Stück, Marcus. 2018. "Behavioral Skills Training in Portuguese Children With School Failure Problems", Frontiers in Psychology 9, 9: 437 - 449.
2. Galindo, Edgar. 2018. "Atenção psicológica de crianças com problemas escolares. ", Psicologia, Educação e Cultura 22, 1: 66 - 84.
3. Galindo, Edgar. 2018. "A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva.", Nova Ágora 6, 1: 38 - 41.
4. Pires, Heldemerina S; Candeias, Adelinda A; Grácio, Luísa; Galindo, Edgar; Melo, Madalena. 2017. "The Influence of Family Support According to Gender in the Portuguese Language Course Achievement", Frontiers in Psychology 8, 1: 1 - 16.
5. Galindo, Edgar. 2017. "Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems).", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10: 1 - 5.
6. Stueck, M,; Rigotti, T,; Roudini, J.; Galindo, E.; Utami, D.S.. 2016. "Relationship between blood pressure and psychological features of experience and behaviour among teachers", Health Psychology Report 4, 2: 1 - 9.
7. Galindo, Edgar. 2016. "Stress und Belastung bei Personen im diplomatischen Dienst (Stress and burden in diplomatic service). ", Verhaltenstherapie und Psychosoziale Praxis 48, 3: 607 - 6019.
8. Galindo, Edgar. 2013. "La psicología intercultural en la diplomacia y las relaciones internacionales", International Review of Political Psychology 4, 1-2: 6 - 21.
9. Galindo, Edgar. 2008. "Treatment of school failure with behavioral techniques", International Journal of Psychology 43, 3-4: 568 - 568.
10. Galindo, Edgar; Marcelino, Lilia. 2008. "Treatment of school failure in Portuguese children: Case studies.", International Journal of Psychology 43, 3-4: 568 - 568.
11. Galindo, Edgar. 2007. "El concepto de desarrollo desviado en L.S. Vygotsky", Estudios de Psicología 28, 1: 47 - 63.
12. Galindo, Edgar. 2005. "Análisis del desarrollo de la psicología mexicana 1959- 1990", Enseñanza e Investigación en Psicología, Especial: 3 - 43.
13. Galindo, Edgar. 1992. "30 años de psicología en México, 1959-1989", Ciencia y Desarrollo 18, 103: 66 - 76.
14. Galindo, Edgar. 1988. "La psicología mexicana a través de sus obras (1959-1987)", La psicología mexicana a través de sus obras (1959-1987) 5, 2: 183 - 202.
15. Galindo, Edgar; Vorwerg, Manfred. 1987. "La psicología en la República Democrática Alemana", Enseñanza e Investigación en Psicología 13, 1: 72 - 83.
16. Galindo, Edgar. 1987. "Die Rolle der Psychologen in Katastrofenfällen am Beispiel des Erdbebens vom September 1985 in Mexiko", Forum Kritische Psychologie, 20: 105 - 122.
17. Galindo, Edgar; Vorwerg, Manfred. 1985. " La psicología en México", Ciencia y Desarrollo, 63: 29 - 45.
18. Galindo, Edgar; Vorwerg, Manfred. 1984. "Psychologie in Mexiko", Forum Kritische Psychologie, 20: 105 - 122.
19. Galindo, Edgar. 1976. "El papel de la licenciatura en psicología en la formación de profesionales de alta calificación técnica a nivel social", Enseñanza e Investigación en Psicología 1, 2: 24 - 29.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Galindo, Edgar. 2013. "Intervenção cognitivo-comportamental em casos de insucesso escolar", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Galindo, Edgar. 2016. "A psicologia aplicada no treino de crianças em risco", RUMUS 3, 2: 215 - 240.
2. Galindo, Edgar. 2007. "Applied Psychology in international relations", Res-Pública, 5/6: 159 - 178.
3. Galindo, Edgar. 1989. "Contemporary Psychology in Mexico", Archivo Latinoamericano de Historia de la Psicología y Ciencias Afines 1, 2: 156 - 180.

Tradução
Translation
1. Galindo, Edgar. 2010. "Sugestión y auto-sugestión. Metodologías de hipnosis, meditación, relajación, imaginación y dramatización", 270 pp.. Porto: Porto Editora. (Livro)
2. Galindo, Edgar. 2006. "Psicología de la enfermedad", 447 pp.. Porto: ASA. (Livro)
3. Galindo, Edgar. 1979. "Práctica de la terapia de la conducta", 324 pp.. New York: Pergamon. (Livro)
4. Galindo, Edgar. 1979. "Contingencias de reforzamiento", 319 pp.. New York: Appleton-Century-Crofts. (Livro)
5. Galindo, Edgar. 1975. "Conducta operante. Áreas de investigación y de aplicación", 865 pp.. New York: Appleton-Century-Crofts. (Livro)
6. Galindo, Edgar. 1974. "Control de la conducta humana. Vol. II.", 378 pp.. Glenview, Ill.: Scott, Foresman. (Livro)
7. Galindo, Edgar. 1973. "Procesos del pensamiento", 75 pp.. Chicago: Rand McNally & Company. (Livro)
8. Galindo, Edgar. 1973. "Sensación y percepción: Visión", 69 pp.. Chicago: Rand McNally & Company. (Livro)
9. Galindo, Edgar. 1973. "Teorías del Aprendizaje", 661 pp.. New York: Appleton-Century-Crofts. (Livro)
10. Galindo, Edgar. 1973. "Psicología de los motivos sociales", 69 pp.. Chicago: Rand McNally & Company. (Livro)
11. Galindo, Edgar. 1973. "Sensación y percepción: audición y sentidos menores", 69 pp.. Chicago: Rand McNally & Company. (Livro)
12. Galindo, Edgar. 1972. "Percepción: proceso básico en el desarrollo cognoscitivo", 402 pp.. New York: McGraw-Hill. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Galindo, Edgar. 2005. " Recenção do livro de Alexandre Dorna, Fondements de Psychologie Politique", 1 pp.. Lisboa: Res-Pública.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Galindo, Edgar. Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar., 2017 (Extensão), promovido por Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Duração: 5 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Galindo, Edgar. Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar, 2017 (Extensão), promovido por Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Duração: 5 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Galindo, Edgar. Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar, 2017 (Extensão), promovido por Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Duração: 5 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Galindo, Edgar. Workshop: Diferenciação psicopedagógica: Treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar, 2017 (Extensão), promovido por Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
Duração: 5 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Galindo, Edgar. Workshop: Treino de competências para crianças com NEE, 2016 (Extensão), promovido por Departamento de Educação Especial e Direção do Agrupamento de Escolas número 2 de Évora, .
Duração: 6 horas. Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Docente.
6. Galindo, Edgar. Psychotherapie mit und für Diplomaten (Psicoterapia com e para Diplomatas). , 2016 (Especialização), promovido por Institut für Psychologische Therapie e.V. (IPT) de Leipzig,.
Duração: 6 horas. Local: Institut für Psychologische Therapie e.V. (IPT) de Leipzig,, Cidade: Leipzig, Tipo de participação: Docente.
7. Galindo, Edgar. Intervención a personas con discapacidad intelectual. , 2013 (Especialização), promovido por Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado .
Duração: 6 horas. Local: Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado , Cidade: Mexicali, Tipo de participação: Docente.
8. Galindo, Edgar. Rezago escolar, estrategias de intervención, 2013 (Especialização), promovido por Universidad Autónoma de Baja California.
Duração: 6 horas. Local: Universidad Autónoma de Baja California, Cidade: Mexicali, Tipo de participação: Docente.
9. Galindo, Edgar. Intervención con personas con discapacidad visual, 2013 (Especialização), promovido por Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado .
Duração: 6 horas. Local: Escuela Normal Urbana Nocturna del Estado , Cidade: Mexicali, Tipo de participação: Docente.
10. Galindo, Edgar. -Tratamiento conductual de las desviaciones del desarrollo infantil, 2011 (Especialização), promovido por Universidad Latina de Panamá.
Duração: 20 horas. Local: Universidad Latina de Panamá, Cidade: Panamá, Tipo de participação: Docente.
11. Galindo, Edgar. Psicopedagogia do Retardo no Desenvolvimento, 1989 (Especialização), promovido por Sektion Psychologie der KMU.
Duração: 24 semanas. Local: Sektion Psychologie der KMU, Cidade: Leipzig, Tipo de participação: Docente.
12. Galindo, Edgar. -Métodos de Observação e Registo na Modificação do Comportamento., 1989 (Especialização), promovido por Sektion Psychologie der KMU.
Duração: 10 semanas. Local: Sektion Psychologie der KMU, Cidade: Leipzig, Tipo de participação: Docente.
13. Galindo, Edgar. -Técnicas Psicológicas com Crianças Deficientes, 1988 (Especialização), promovido por . Instituto de Artes y Ciencias de Barranquilla (Colômbia).
Duração: 20 horas. Local: . Instituto de Artes y Ciencias de Barranquilla (Colômbia), Cidade: Barranquilla, Tipo de participação: Docente.
14. Galindo, Edgar. El consejo de los padres en la escuela, 1983 (Especialização), promovido por Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña.
Duração: 30 horas. Local: Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Cidade: Barcelona, Tipo de participação: Docente.
15. Galindo, Edgar. -Diagnóstico e Tratamento das Pessoas Deficientes, 1983 (Especialização), promovido por Universidad del País Vasco.
Duração: 30 horas. Local: Universidad del País Vasco, Cidade: San Sebastián, Tipo de participação: Docente.
16. Galindo, Edgar. El retardo en el desarrollo: Diagnóstico y tratamiento, 1983 (Especialização), promovido por Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña.
Duração: 30 horas. Local: Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña, Cidade: Tarragona, Tipo de participação: Docente.
17. Galindo, Edgar. Diagnóstico y tratamiento de niños deficientes, 1981 (Especialização), promovido por . Sociedad Chilena de Análisis de la Conducta.
Duração: 20 horas. Local: . Sociedad Chilena de Análisis de la Conducta, Cidade: Santiago de Chile, Tipo de participação: Docente.
18. Galindo, Edgar. -A Análise Experimental do Comportamento, 1979 (Especialização), promovido por Sektion Psychologie der KMU.
Duração: 20 horas. Local: Sektion Psychologie der KMU, Cidade: Leipzig, Tipo de participação: Docente.
19. Galindo, Edgar. -A Modificação do Comportamento, 1978 (Especialização), promovido por Sektion Psychologie der KMU .
Duração: 20 horas. Local: Sektion Psychologie der KMU, Cidade: Leipzig, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Galindo, Edgar. Unidades de Ensino para as Cadeiras de Educação Especial e Reabilitação Teórica I, II, III e IV,1981. 
2. Galindo, Edgar. Unidades de Ensino para a Cadeira de Psicologia Experimental,1976. 
3. Galindo, Edgar. Unidades de Ensino para a Cadeira de Psicologia Fisiológica,1975. 
4. Galindo, Edgar. Unidades de Ensino para a Cadeira de Bases Biológicas do Comportamento,1975. 

Organização de evento
Event organization
1. Galindo, Edgar. Seminário “Gestão Optimista do Stresse”,2015 (Seminário).
2. Galindo, Edgar. III International Conference Lerning and Teaching in Higher Education,2015 (Congresso / Outra).
3. Galindo, Edgar. Segundo Congreso Internacional de Transformación Educativa,2015 (Congresso / Organização).
4. Galindo, Edgar. Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida,2015 (Congresso / Outra).
5. Galindo, Edgar. Dualidad Metodología cualitativa-Metodología cuantitativa. ¿Separación, mezcla o disolución? Prof. Rafael Moreno (Universidad de Sevilla),2015 (Conferência / Organização).
6. Galindo, Edgar. Academic achievement and failure in Spanish and Portuguese speaking school children,2014 (Simpósio / Organização).
7. Galindo, Edgar. Primer Congreso Internacional de Transformación Educativa,2013 (Congresso / Organização).
8. Galindo, Edgar. School failure in the Portuguese and Spanish speaking world,2008 (Simpósio / Organização).
9. Galindo, Edgar. Intervenção psicológica em catástrofes e emergências,2007 (Encontro).
10. Galindo, Edgar. Saúde Mental, Política e Diplomacia,2005 (Encontro / Organização).
11. Galindo, Edgar. Psicologia da Paz, Política e Pacifismo,2005 (Encontro / Organização).
12. Galindo, Edgar. International The Future of Mind and Behaviour Sciences ,2004 (Congresso / Organização).
13. Galindo, Edgar. I Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional,2004 (Congresso / Organização).
14. Galindo, Edgar. Psicologia Política,2003 (Conferência / Organização).
15. Galindo, Edgar. Sessão de abertura do Centro de Estudos de Psicologia Política,2003 (Encontro / Organização).
16. Galindo, Edgar. A educação para a paz,2003 (Conferência / Organização).
17. Galindo, Edgar. Congresso Internacional The Future of Mind and Behaviour Sciences, ,2003 (Congresso / Organização).
18. Galindo, Edgar. A participação portuguesa nas missões de paz da ONU,2003 (Conferência / Organização).
19. Galindo, Edgar. Congresso Latinoamericano de Alternativas em Psicologia ,2000 (Congresso / Organização).
20. Galindo, Edgar. Congreso al Encuentro de la Psicología Mexicana,2000 (Congresso / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Damián Díaz, Milagros, Detección y Tratamiento tempranos en niños con Síndrome de Down. , 1990. Dissertação (Psicología) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Hernández, E., Estimulación temprana en un caso de parálisis cerebral infantil, 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.
2. Garrido, R. e Valdemar, A, Detección y educación tempranas en niños con Síndrome de Down en las áreas de lenguaje y socialización, 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
3. García, G., Organización de una granja avícola para individuos con retardo en el desarrollo, 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.
4. Aquino, T. e Béjar, F. , Estimulación temprena en las áreas cognoscitiva y de autocuidado. , 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.
5. Chávez, A.E. e Gómez, G. , . Estimulación temprana en las áreas motora fina y gruesa. , 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.
6. Flores, V.A. e Córdova, O.M.H. , La habilitación de la movilidad y orientación en individuos ciegos por medio de técnicas operantes, 1984. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.
7. Mares, M.A. e Hick Brown, B. , . Asesoría conductual continua. , 1984. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (Orientador).
Pré-Bolonha.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Edgar Galindo. Participação no júri de Lília Sofia Ferreira Lopes Marcelino. Sentido de Número e Desempenho em Matemática: Identificação e Acompanhamento em Alunos do 1º Cano e 2º ano de escolaridade, 2015. Tese (Ciências da Educaçao) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Edgar Galindo. Participação no júri de Yumi Lee. Teacher's attitudes, knowledge, and classroom management strategies for students with attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD): A cross-cultural comparison of teachers in South-Korea and Germany, 2015. Tese (Psicologia) - Universität Leipzig.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Psicología del lenguaje diplomático y político (The Psychology of diplomatic and political language)., 2017 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Internacional sobre Interdisciplinariedade em Ciências Sociais e Humanas. Faro, 12 de maio de 2017.; Nome da Instituição: Universidade do Algarve; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve.
2. Teaching academic, social and independence skills to slum children, 2017 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Internacional “Dyslexia and Traumatic Experiences”. Universidade de Leipzig, de 21 a 27 de setembro de 2017.; Nome da Instituição: Universität Leipzig; Cidade do evento: Leipzig / Institut für Psychologie.
3. An intervention program to train academic & social skills to school children., 2016 (Congresso).
Nome do evento: International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. Faro, 5-6 May, 2016.; Nome da Instituição: Universidade do Algarve; Cidade do evento: Faro / Universidade do Algarve.
4. School failure from a psychological perspective., 2016 (Congresso).
Nome do evento: Scientific Meeting in Psychology. Evora, 13th May, 2016.; Nome da Instituição: Universidade de Evora and Universität Leipzig; Cidade do evento: Evora / Universidade de Evora.
5. School failure, relative concept and universal problem., 2016 (Congresso).
Nome do evento: 1st European-Latin American Seminary of Educational Transformation. Leipzig, 13-15 July, 2016.; Nome da Instituição: Consejo de Transformación Educativa (México) and University of Applied Sciences Saxony; Cidade do evento: Leipzig / Neues Rathaus.
6. Psicologia política, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Semana da Psicologia; Nome da Instituição: Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Departamento de Psicologia.
7. Psychotherapie mit und für Diplomaten (Psicoterapia com e para Diplomatas)., 2015 (Workshop).
Nome do evento: Psychotherpie in Ausbildung und Praxis (A Psicoterapia no Ensino e na Prática). ; Nome da Instituição: Institut für Psychologische Therapie e.V.; Cidade do evento: Leipzlig / Institut für Psychologische Therapie e.V..
8. Problems of psychological development in poor countries, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Conferência-Erasmus; Nome da Instituição: Universidade de Leipzig; Cidade do evento: Leipzig / Instituto de Psicologia.
9. O ensino da psicologia em diferentes continentes: estudo comparativo., 2015 (Congresso).
Nome do evento: III International Conference Learning and Teaching in Higher Education; Nome da Instituição: CIEP; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
10. Die Entwicklung Des Kindes In Armut (O desenvolvimento da criança na pobreza)., 2015 (Simpósio).
Nome do evento: Wertschätzende Kommunikation in Bildungseinrichtungen; Nome da Instituição: University of Applied Sciences Saxony; Cidade do evento: Leipzig / Altes Rathaus.
11. Treating children at risk in poverty conditions., 2015 (Congresso).
Nome do evento: 14th European Congress of Psychology; Nome da Instituição: EFPA; Cidade do evento: Milano / Università di Milano Bicocca.
12. Projeto: Centro Universitário Multidisciplinar para Atenção da Terceira Idade. , 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação do Departamento de Psicologia.; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Departamento de Psicologia.
13. Consideraciones sobre el rezago escolar, 2015 (Congresso).
Nome do evento: II Congreso de Transformación Educativa.; Nome da Instituição: UNAM, ULAPSI, ALFEPSI ET AL.; Cidade do evento: Tlaxcala / Centro de Convenciones.
14. Tratamento do insucesso escolar em crianças portuguesas, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Conferência-Erasmus; Nome da Instituição: Universidade de Leipzig; Cidade do evento: Leipzig / Instituto de Psicologia.
15. Projeto: Tratamento do insucesso escolar com técnicas cognitivo-comportamentais, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Jornadas de Investigação do Departamento de Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Departamento de Psicologia.
16. Some case studies on treatment of school failure in Portuguese children, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 28th ; Nome da Instituição: The International Association of Applied Psychology; Cidade do evento: Paris / Palais des Congrès.
17. Intervenção Cognitivo comportamental em casos de insucesso escolar, 2013 (Congresso).
Nome do evento: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Braga; Nome da Instituição: Universidade do Minho, Universidade da Corunha; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
18. Fracaso escolar y su intervención en el aula, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Sesión Conmemorativa del 24 Aniversario del Centro Interdisciplinario de Atención Educativa (CIAEC; Nome da Instituição: Universidad Autónoma de Baja California; Cidade do evento: Mexicali / Facultad de Ciencias Humanas, UABC .
19. Psicología aplicada en las relaciones internacionales. , 2012 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Universidad Latina de Panamá; Cidade do evento: Panamá / Universidad Latina de Panamá.
20. Psicología de la prevención e intervención en emergencias sociales, 2011 (Congresso).
Nome do evento: V Congreso Internacional. La psicología en el siglo ; Nome da Instituição: Centro Universitario de Ixtlahuaca; Cidade do evento: Ixtlahuaca / Centro Universitario de Ixtlahuaca.
21. Psicología y diplomacia, 2011 (Congresso).
Nome do evento: V Congreso Internacional. La psicología en el siglo XXI; Nome da Instituição: Centro Universitario de Ixtlahuaca; Cidade do evento: Ixtlahuaca / Centro Universitario de Ixtlahuaca.
22. Problemas psicológicos de los migrantes, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Universidad Latina de Panamá; Cidade do evento: Panamá / Universidad Latina de Panamá.
23. Psicopatología del desarrollo: técnicas de intervención, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Universidad de Panamá; Cidade do evento: Panamá / Facultad de Psicología Universidad de Panamá.
24. Treatment of school failure with behavioral techniques, 2008 (Congresso).
Nome do evento: XXIX International Congress of Psychology; Nome da Instituição: International Union of Psychological Science; Cidade do evento: Berlin / International Congress Center.
25. Análise Psicológica das Diferenças Interculturais: Portugal e a Cultura Muçulmana", 2007 (Workshop).
Nome do evento: Curso ; Nome da Instituição: Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE); Cidade do evento: Lisboa / CPAE.
26. Intervenção real em terramotos, 2007 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional – Perturbação Pós- Stresse Traumático; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde de Portalegre; Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Saúde de Portalegre.
27. Psicologia do Migrante: Problemas e formas de intervenção, 2006 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
28. Saúde mental e migração, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Seminário “Intervir em Saúde em Contextos Migratórios”; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Auditório ULHT.
29. A negociação diplomática, 2006 (Conferência).
Nome do evento: Curso de Política Externa Nacional ; Nome da Instituição: Ministério de Negócios Estrangeiros; Cidade do evento: Lisboa / Instituto Diplomático, Ministério de Negócios Estrangeiros.
30. Applied Psychology in international relations. , 2006 (Congresso).
Nome do evento: XXIX Annual Scientific Meeting of the International Society of Political Psychology; Nome da Instituição: Meeting of the International Society of Political Psychology; Cidade do evento: Barcelona.
31. Psicologia Aplicada nas relações internacionais, 2005 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
32. Problemas psicológicos dos migrantes, 2005 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “Capital Humano: A força motriz pra o Desenvolvimento das Sociedades”; Nome da Instituição: ULHT; Cidade do evento: Lisboa / Auditório ULHT.
33. Treino de Negociadores: técnicas e estratégias na área empresarial, 2004 (Workshop).
Nome do evento: Curso; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
34. Análise Psicológica das Diferenças Interculturais: Sensibilidade Cultural e Comunicação Intercultural, 2004 (Workshop).
Nome do evento: Curso; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
35. Treino da sensibilidade intercultural e psicologia das negociações internacionais, 2004 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
36. A negociação e a internacionalização, 2004 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “A gestão da diversidade – Lidar com os problemas interculturais".; Cidade do evento: Lisboa / AESE.
37. Experiência mexicana do terramoto de 1985 na Cidade do México, 2004 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional The Future of Mind and Behaviour Sciences; Nome da Instituição: ULHT; Cidade do evento: Lisboa.
38. Educação especial e reabilitação 28 anos depois, 2004 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Clínicas Universitárias. Universidade Nacional Autónoma do México; Nome da Instituição: Universidade Nacional Autónoma do México-FES Iztacala; Cidade do evento: México / Universidade Nacional Autónoma do México-FES Iztacala.
39. A psicologia aplicada nas relações internacionais, 2004 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Clínicas Universitárias. Universidade Nacional Autónoma do México; Nome da Instituição: Universidade Nacional Autónoma do México- FES Iztacala; Cidade do evento: México / Universidade Nacional Autónoma do México- FES Iztacala.
40. Modelos de apoio psicológico para pessoas com deficiências, 2004 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso da Área de Psicologia da Educação e Orientação Vocacional; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Auditório ULHT.
41. Perfil Psicológico de George W. Bush e Saddam Hussein, 2003 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / ULHT.
42. O Papel da Psicologia na diplomacia e na Paz, 2003 (Conferência).
Nome do evento: Sessão de abertura do Centro de Estudos de Psicologia Política; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Auditório da ULHT.
43. Psicologia e diplomacia, 2002 (Congresso).
Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Auditório ULHT.
44. Psicología de la actividad, 1992 (Congresso).
Nome do evento: Congreso Iberoamericano de Psicología; Cidade do evento: Madrid.
45. Entrenamiento de personas ciegas, 1992 (Congresso).
Nome do evento: Primer Congreso de Educación Especial; Nome da Instituição: UGT-Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada / Granada.
46. Estimulación precoz, 1992 (Congresso).
Nome do evento: Primer Congreso de Educación Especial; Nome da Instituição: UGT-Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada / Granada.
47. Contribución de la psicología a la educación especial, 1992 (Congresso).
Nome do evento: Primer Congreso de Educación Especial; Nome da Instituição: CGT-Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada / Granada.
48. A teoria vygotskiana da actividade no desenvolvimento, 1991 (Congresso).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: UNAM-Facultad de Psicología; Cidade do evento: México / Facultad de Psicología.
49. Psicología y educación especial, 1991 (Congresso).
Nome do evento: . II Congreso Bienal del Colegio Nacional de Psicólogos; Nome da Instituição: Colegio Nacional de Psicólogos; Cidade do evento: México / Auditorio Nacional.
50. Comentários sobre uma bibliografia da psicologia mexicana contemporánea, 1991 (Congresso).
Nome do evento: World Congress of the World Federation for Mental Health; Nome da Instituição: World Federation of Mental Health; Cidade do evento: México / Auditorio Nacional.
51. La psicología de la actividad y la problemática de la psicología en México, 1990 (Congresso).
Nome do evento: I Congreso "Al Encuentro de la Psicología Mexicana"; Nome da Instituição: Universidad Nacional Autónoma de México- AMAPSI; Cidade do evento: México / UNAM-Iztacala.
52. 30 años de psicología en México, 1959-1989, 1990 (Congresso).
Nome do evento: I Congreso "Al Encuentro de la Psicología Mexicana"; Nome da Instituição: Universidad Nacional Autónoma de México- AMAPSI; Cidade do evento: México / UNAM-Iztacala.
53. La teoría de la actividad en la psicología moderna, 1990 (Congresso).
Nome do evento: . I Encuentro Iberolatinoamericano de Psicología; Cidade do evento: La Habana.
54. Psicopedagogia do Retardo no Desenvolvimento, 1989 (Outra).
Nome do evento: Curso; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
55. Problemas psicológicos produzidos pelo terremoto de 1985 no México, 1989 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio de Formação Docente do Departamento de Psicologia Social da Sociedade de Psicologia da R.D.A; Nome da Instituição: Gesellschaft für Psychologie der DDR; Cidade do evento: Leinefelde / Leinefelde.
56. Problemas da psicologia no México, 1988 (Simpósio).
Nome do evento: Confêrencia magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie KMU.
57. O desenvolvimento do pensamento psicológico no México, 1988 (Simpósio).
Nome do evento: Kolloquium der Sektion Psychologie der KMU, Leipzig; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
58. Contemporary Psychology in Mexico, 1988 (Congresso).
Nome do evento: XXIV International Congress of Psychology; Nome da Instituição: International Union of Psychological Science; Cidade do evento: Sydney / Darling Harbor Convention Center.
59. Psicología y educación especial: el aporte de la escuela cultural-histórica, 1987 (Congresso).
Nome do evento: XXI. Congreso Interamericano de Psicología; Nome da Instituição: Sociedad Interamericana de Psicología; Cidade do evento: La Habana.
60. O trabalho dos psicólogos em situações de catástrofe: O caso dos terremotos de Setembro de 1985 no México, 1986 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
61. Behaviorismo e escola cultural-histórica, 1984 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
62. Diagnóstico y tratamiento del retardo en el desarrollo, 1983 (Congresso).
Nome do evento: Curso de formación; Nome da Instituição: Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña; Cidade do evento: Tarragona / Departamento de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña.
63. La influencia del ambiente social en el desarrollo psicológico, 1983 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Servicio de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña; Cidade do evento: Barcelona / Servicio de Educación Especial del Gobierno Autónomo de Cataluña.
64. Entrenamiento de padres con técnicas conductuales, 1983 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Universidad del País Vasco; Cidade do evento: San Sebastián / Universidad del País Vasco.
65. Aspectos da psicologia mexicana, 1983 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
66. Entrenamiento de ciegos con técnicas conductuales, 1982 (Congresso).
Nome do evento: . VI Congreso Mexicano de Análisis de la Conducta; Nome da Instituição: Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta; Cidade do evento: México.
67. Una alternativa para atacar a escala social los problemas del retardo psicológico, 1982 (Congresso).
Nome do evento: . VI Congreso Mexicano de Análisis de la Conducta; Nome da Instituição: Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta; Cidade do evento: México.
68. La enseñanza de niños deficientes, 1981 (Workshop).
Nome do evento: Curso; Nome da Instituição: Universidad de los Andes; Cidade do evento: Bogotá / Universidad de los Andes.
69. La modificación de conducta en niños con deficiencias sensoriales, 1981 (Workshop).
Nome do evento: Curso ; Nome da Instituição: Universidad Peruana Cayetano Heredia; Cidade do evento: Lima / Universidad Peruana Cayetano Heredia.
70. Análisis conductual aplicado al retardo en el desarrollo, 1981 (Congresso).
Nome do evento: XI Simposio Internacional de Modificación de Conducta; Nome da Instituição: Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta-Sociedad Peruana de Análisis de la Conducta; Cidade do evento: Lima / Universidad Peruana Cayetano Heredia.
71. El concepto de retardo en el desarrollo y sus implicaciones para la enseñanza y el entrenamiento, 1981 (Simpósio).
Nome do evento: Simposio Interamericano sobre Dificultades en el Desarrollo Infantil; Cidade do evento: Bogotá.
72. Terapia conductual y retardo mental, 1980 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Universidad de Guadalajara; Cidade do evento: Guadalajara / Universidad de Guadalajara.
73. Autismo y Lenguaje, 1980 (Encontro).
Nome do evento: Reunión Anual de Investigación en Comunicación Humana; Cidade do evento: México.
74. Problems and results of Behavior Modification in the fields of Education and Rehabilitation in Mexico. , 1980 (Congresso).
Nome do evento: XXII International Congress of Psychology; Nome da Instituição: International Union of Psychological Science; Cidade do evento: Leipzig / Messe Halle.
75. Psicoterapia e Reabilitação psicoterapéutica de crianças no México, 1979 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Regionale Gesellschaft für Psychologie der DDR; Cidade do evento: Berlin / Regionale Gesellschaft für Psychologie der DDR.
76. A modificação do comportamento no ensino dos psicólogos., 1979 (Congresso).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
77. A Área de Educação Especial e Reabilitação na Carreira de Psicologia da UNAM-Iztacala, 1979 (Congresso).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.
78. A modificação do comportamento, fundamentos e áreas de aplicação, 1979 (Conferência).
Nome do evento: Conferência magistral; Nome da Instituição: Sektion Psychologie der KMU; Cidade do evento: Leipzig / Sektion Psychologie der KMU.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. El fracaso escolar desde la perspectiva de la psicología, 2013 (Congresso).
Nome do evento: I Congreso Internacional de Transformación Educativa; Nome da Instituição: Consejo Nacional de Transformación Educativa, Universidad Nacional Autónoma de México,AMAPSI, Global University Network for Innovation; Cidade do evento: Ixtapan de la Sal, México / Centro de Convenciones, Centro Vacacional Ixtamil.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares., 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, de 6 a 8 de setembro de 2017.; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. Academic achievement and failure in Portuguese and Spanish speaking school children, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: 28th International Congress of Applied Psycholgy; Nome da Instituição: The International Association of Applied Psychology; Cidade do evento: Paris / Palais des Congrès.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Projeto Insucesso Escolar no Alentejo. Intervenções em escolas de Évora, 2016 (Outra).
Nome do evento: Poster apresentado no Dia da Escola de Ciências Sociais. Universidade de Évora, 14 de março de 2016.; Nome da Instituição: Escola de Ciências Sociais; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Edgar Galindo. Psicología para América Latina, Editora: ULAPSI.
2. Edgar Galindo. International Review of Political Psychology.
3. Edgar Galindo. Alternativas en Psicología , Editora: AMAPSI/ULAPSI.
4. Edgar Galindo. Frontiers in Psychology, de 2017/12/24 até 2017/10/24, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
5. Edgar Galindo. Health Psychology Review, de 2016/02/01 até 2016/10/24, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
73

Livros e capítulos
Books and book chapters
37
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
17
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
20
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
13

Total
Produção técnica
Technical production
43

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
43

Total
Dados complementares
(Additional data)
98

Orientações
Orientations
9
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2
Participação em Eventos
Event participation
82
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Outras informações relevantes
EDGAR GALINDO QUOTATIONS LIST Aguilar-Morales, J.
E.
& Vargas-Mendoza, J.
E.
(2010).
La investigación en psicología organizacional en México: Una revisión histórica.
Boletín Electrónico de Investigación de la Asociación Oaxaqueña de Psicología A.
C (Mexico).
Volumen 6.
Número 1, pp.
89-126.
Quoted p.
90.
URL (last checked 30 July 2014): http://www.
conductitlan.
net/notas_boletin_investigacion/78_la_investigacion_en_psicologia_organizacional_en_mexico.
pdf Aguilera Pérez, G.
A.
(2006).
El proceso de estructuración e institucionalización del campo académico del desarrollo humano en el ITESO (1975-2005).
Tesis doctoral.
Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente-Estudios Científico-Sociales.
Jalisco, México: ITESO.
Quoted p.
36.
URL (last checked 31 July 2014): file:///C:/Users/Edgar%20Galindo/Downloads/4741.
pdf Alarcón, R.
(2004).
Medio Siglo de Psicología Latinoamericana: Una Visión de Conjunto.
Interamerican Journal of Psychology.
Vol.
38, No.
2, pp.
307-316.
Quoted p.
311.
URL (last checked 31 July 2014): http://www.
psicorip.
org/Resumos/PerP/RIP/RIP036a0/RIP03833.
pdf Álvarez-Díaz de León, G.
& Montenegro Núñez, M.
C.
La psicología como sinónimo de represión en el siglo XIX mexicano.
Enseñanza e Investigación en Psicología (Mexico), Vol.
16, NUM.
2, 395-401.
Quoted p.
396.
URL (last checked 31 July 2014): http://www.
cneip.
org/documentos/revista/CNEIP_16_2/395.
pdf Barrio del Campo, José Antonio del; Polaino-Lorente, Aquilino; Pacheco Martínez, A.
M.
(1986).
La modificación de conducta en la Educación Especial.
Red de información educativa.
(Universidad de Cantabria, Spain).
Quoted p.
1.
URL (last checked 30 July 2014): http://redined.
mecd.
gob.
es/xmlui/handle/11162/10782?locale-attribute=gl Benítez-Morales, L.
(2010).
Autismo, familia y calidad de vida.
Cultura (Peru), No.
24, pp.
1-20.
Quoted p.
4.
URL (last checked 31 July 2014): http://www.
fcctp.
usmp.
edu.
pe/cultura/imagenes/pdf/24_07.
pdf Bezanilla, J.
M.
(2005).
Caminos para la formación del psicólogo.
Revista de Psicología-Universidad de Londres (Mexico), 1, 1.
Quoted p.
1.
URL (last checked 30 July 2014): http://www.
udlondres.
com/revista_psicologia/inicio.
htm Brañez-Estrada, I.
M.
(2005).
Intervención psicológica en situaciones de crisis.
Associação Paulista da ACP (Brazil).
Art.
158.
Quoted p.
1.
URL (last checked 31 July 2014): http://www.
apacp.
org.
br/index.
php/diversos/artigos/ Craighead, W.
E.
& Nemeroff, C.
B.
(Eds.
) (2001).
The Corsini Encyclopedia of Psychology and Behavioral Science, 3d Edition, Vol.
3.
New York: John Wiley & Sons.
Quoted p.
954.
URL (last checked 30 July 2014): http://books.
google.
de/books?id=TzIap5ODMKkC&pg=PA954&lpg=PA954&dq=edgar+galindo+psicologo&source=bl&ots=mhAbRgC_mA&sig=6hZmsxyqRuGsTWA1ei9z3zstDHo&hl=es&sa=X&ei=KP_XU77hFIOFO-jpgLAP&ved=0CEkQ6AEwBzi-AQ#v=onepage&q=edgar%20galindo%20psicologo&f=false Delahanty, G.
(2013).
Fromm.
Otro volcán en Cuernavaca.
En el Volcán (Mexico).
Quoted p.
1 URL (last checked 31 July 2014): http://www.
e


Visualizações do curriculum [ 2842 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 20-04-2019 às 02:02:19
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team