Curriculum Vitae

Ricardo de Seiça Alves Salgado

Data da última atualização »Last update : 05/04/2017


É antropólogo e performer de formação. Investigador integrado no CRIA-UMinho, realiza um pós-doutoramento como bolseiro da FCT. Recentemente explora a contaminação entre a etnografia e as metodologias teatrais numa perspetiva de ensaiar ferramentas novas para colocar ao serviço de investigações-ação. A sua área de intervenção é a antropologia, a política, as artes performativas e a educação. Doutorado em Antropologia (2012) no IUL-ISCTE, na área de educação, faz uso das lentes dos estudos de performance (visiting scholar na Tisch School of Arts, NYU, 2009). Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em atas de eventos, possui 11 capítulos de livros publicados. Possui 41 itens de produção técnica entre a curadoria, a organização de eventos científicos e a produção artística de espetáculos. Coorientou 1 dissertação de mestrado na área da Antropologia e lecionou durante três anos na ESTAL e é co-fundador do grupo de investigadores baldio | estudos de performance. Como performer tem formação avançada em várias metodologias (método de suzuki, viewpoints, actor-studio, commedia dell’Arte, clown) e trabalhou com vários encenadores em variadas produções. É diretor artístico do projecto BUH! onde realiza as suas performances interdisciplinares e fez um documentário intitulado Estado de Excepção. CITAC: projecto etnohistórico (1956-1978).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0388101662103421


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ricardo de Seiça Alves Salgado
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Salgado, Ricardo Seiça
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Av. Forças Armadas, Ed. ISCTE-IUL - sala 2n7, cacifo 237
1649-026 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217903917
Correio electrónico: mafalda.melo.sousa@cria.org.pt
Homepage: http://cria.org.pt/site/
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Doutoramento
Phd
Antropologia.
Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1996-2000 Licenciatura
Licentiate degree
Antropologia (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2007-2008 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Culturas e Discursos Emergentes: da Crítica às Manifestações Artísticas.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2001-2002 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Antropologia: Património e Identidades.
Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
baldio
Jan/2012-Actual Investigador-coordenador

projecto BUH! - Associação Cultural
Nov/2011-Jul/2012 Investigador-coordenador

Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa
Set/2007-Jul/2010 Outra Situação

GRIF Portugal / Turismo de Coimbra / Direção Geral da Associação Académica
Fev/2009-Jul/2009 Investigador-coordenador

Universidade de Coimbra
Jan/2005-Jun/2005 Investigador Auxiliar





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


projecto BUH! - Associação Cultural
Nov/2011-Jul/2012
Linhas de investigação»Research fields:


Práticas e Políticas da Cultura


Artes da Performance


Estudos de Performance




GRIF Portugal / Turismo de Coimbra / Direção Geral da Associação Académica
Fev/2009-Jul/2009
Linhas de investigação»Research fields:


Práticas e Políticas da Cultura


Movimentos Sociais


Curadoria e criação da exposição






Atividades de Ensino (Teaching activities)


Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa
Fev/2008-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Antropologia da Cultura Popular(Docente)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
baldio
Jan/2012-Actual
Atividade realizada»Activity:

Co-curadoria, co-organização e co-produção de eventos e co-editor






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Práticas e Políticas da Cultura
Objectivos»Goals: Investigador co-coordenador e curador criativo responsável, realizando pesquisa documental, edição de textos, realizando entrevistas e imaginando a composição dos vários espaços expositivos para uma exposição no espaço público sobre a crise académica de 1969 em Coimbra..
2. Movimentos Sociais
3. Curadoria e criação da exposição
4. Práticas e Políticas da Cultura
Objectivos»Goals: Investigador coordenador responsável de uma etnografia realizada ao universo dos saberes-fazer locais da região de Guimarães, das profissões tradicionais e das indústrias nucleares dos Curtumes e da Cutelaria, e da vertente contemporânea das novas profissões da cidade, a tecnologia da robótica (Universidade do Minho). O resultado da investigação resultou numa exposição fotográfica, numa vídeo-instalação e numa instalação performativa..
5. Artes da Performance
6. Estudos de Performance




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2005-2005
Iguais num Rural Diferente (Ação I do programa EQUAL)
Referência do projeto»Project reference: 2004/EQUAL/A2/IO/343.
EQUAL






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2016 - Actual Associação Portuguesa de Antropologia, Membro.
Jun/2012 - Actual Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Membro.
Investigador integrado.
Set/2009 - Actual Performance Studies international, Membro.
Abr/2000 - Actual projecto BUH!, Membro fundador.
Director Artístico.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Salgado, Ricardo S. 2016. Resistência como marginalidade descentrada e o filme etnográfico como escrita performativa entre o arquivo e o repertório (Sobre o filme Estado de Excepção. CITAC: um projecto etno-histórico (1956-1978)).  In Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais, ed. Denize Correa Araujo, Eduardo Victorio Morettin e Vitor Reia-Baptista, 601 - 627. ISBN: 978-989-8859-01-3. Faro: CIAC/Universidade do Algarve.
2. Salgado, Ricardo S. 2016. A Persona do Antropólogo na Etnografia como Ação: o jogo dos papéis, do registo e as metodologias teatrais.  In Trabalho de campo: envolvimento e experiências em antropologia, ed. Humberto Martins e Paulo Mendes , 201 - 220. ISBN: 978-972-671-374-6. Lisboa: ICS, Imprensa de Ciências Sociais.
3. Salgado, Ricardo S. 2016. A passagem pelo CITAC e o início de uma vida dedicada ao teatro. Entrevista a Leandro Vale.  In Leandro Vale em Movimento [2.º Acto: amigos nos Camarins], 31 - 39. ISBN: 978-989-8342-68-3. Carviçais: Lema d Origem Editora.
4. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. 2015. The 1960s, Tdr, and Performance Studies: from a 2009 Interview by Ana Bigotte Vieira and Ricardo Seiça Salgado, Revised in 2014 by Richard Schechner.  In Performed Imaginaries, ed. Richard Schechner, 32 - 56. ISBN: 978-1138788695. New York and Abingdon: Routledge.
5. Salgado, Ricardo S. 2014. A política do jogo dramático: marginalidade descentrada como resistência criativa (estudo de caso de um grupo de teatro universitário).  In Antropologia e Performance – Agir, atuar, exibir, ed. Paula Godinho, 77 - 97. ISBN: 978-989-8448-26-2. Castro Verde: 100 Luz.
6. Salgado, Ricardo S. 2013. Posfácio: No Performance´s Land? Crônicas de um evento.  In Terra do não lugar: diálogos entre antropologia e performance, ed. Raposo, Paulo; Cardoso, Vânia Z.; Dawsey, John; Fradique, Teresa , 357 - 366. ISBN: 978-85-328-0659-8. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).
7. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. 2012. Uma tarde com Richard Schechner. Os Anos Sessenta, a palavra performance, e o nascimento dos Performance Studies (Estudos de Performance).  In Performance e Antropologia de Richard Schechner, ed. Zeca Ligiéro, 21 - 45. ISBN: 978-857-47840-5-2. Rio de Janeiro: Mauad Editora.
8. Salgado, Ricardo S. 2011. A Vida Nua e a Carne Humana [Quem Quer Comprar?].  In Mercadoria Humana [Encomenda Postal], ed. Pedro Medeiros, 2 - 4. ISBN: 978-989-95433-2-4. Coimbra: Pedro Medeiros e projecto BUH!.
9. Salgado, Ricardo S. 2010. Centro de Dia por um Dia!.  In Centro de Dia: Centro Social da Sé, Lisboa., ed. Gonçalo Amorim, 73 - 77. . Lisboa: alkantara festival, Ana Pereira.Pedro Gil, Dona Vlassova.
10. Salgado, Ricardo S. 2007. O Lugar do Não-Lugar.  In Ausência: Paisagem Urbana e Social, ed. Pedro Medeiros, 4 - 5. ISBN: 978-989-95433-0-0. Coimbra: Pedro Medeiros e Associação Existências.
11. Salgado, Ricardo S. 2006. CITAC rima com Prozac. Coimbra 2003 e um cheirinho a 69.  In Esta Danada Caixa Preta Só a Murro é que Funciona: CITAC 50 Anos, ed. Sílvia das Fadas, Vânia Álvares, Joana Maia, 164 - 167. ISBN: 972-87-04-97-6. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Salgado, Ricardo S. 2015. "A Performance da Etnografia como Método da Antropologia", Antropológicas, 13: 27 - 38.
2. Seiça Salgado, R. 2014. "O habitat de significado do não-lugar como espaço político e performativo concreto", Sociedade e Cultura 16, 1: 37 - 46.
3. Salgado, Ricardo S. 2014. "The Politics of the Dramatic Play: De-Centered Marginality as Creative Resistance", Mantichora – Rivista Annuale Peer-Reviewed, 4 : 11 - 22.
4. Salgado, Ricardo S. 2011. "DONA VLASSOVA & GUESTS. Centro de Dia. Coordenação de Gonçalo Amorim (Portugal). Alkantara Festival, 2010.", Ilha Revista de Antropologia 13, 1,2: 309 - 316.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Salgado, Ricardo S. 2010. "O jogo dramático e o espaço marginal como forma de resistência. CITAC: estudo-caso de um grupo de teatro universitário em Portugal", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Antropologia da Performance (ENAP) , In Anais do Encontro Nacional de Antropologia da Performance (ENAP), São Paulo.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Salgado, Ricardo S. 2013. "Etnoteatro como performance da etnografia: estudo de caso num grupo de teatro universitário português", Cadernos de arte e antropologia 2, 1: 31 - 52.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Salgado, Ricardo S. 2006. "Afinidade e Diferença. Actas do Terceiro Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia", Trabalho apresentado em Terceiro Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, In Afinidade e Diferença. Actas do Terceiro Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. 20 out. 2014. "A Performa e a Cidade" i.danca.net, 1 - 4.
2. Salgado, Ricardo S. 20 out. 2014. "A Ludoteca da Vida: Para um Modelo Autónomo de Grupo no Teatro Universitário" Fatal, 42 - 43.
3. Salgado, Ricardo S. 19 ago. 2014. "Introdução (Olhar o Teatro como Processo)" Cadernos de Teatro (CITAC), 11 - 13.
4. Salgado, Ricardo S. 20 fev. 2014. "Projecto para um Museu do Lixo" V-Ludo, 52 - 54.
5. Salgado, Ricardo S. 20 jan. 2014. "Biografia como Habitat de Significado" V-Ludo, 40 - 42.
6. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. 14 maio 2013. "E se fôssemos ter com eles?: Notas sobre história oral e performance seguidas da apresentação de um projecto de recolha de História Oral do Teatro Universitário em Portugal" Revista FATAL, 26 - 29.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Salgado, Ricardo S. painel “Arte, etnografia e intervenção social: reconfigurações contemporâneas de organização social”,VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Futuros Disputados ,Coimbra,2016 (Outra).
2. Salgado, Ricardo S. A dramaturgia do performer, a presença e a qualidade do espaço vazio na vida e no CITAC,XVI Jornadas de Cultura Popular ,Coimbra,2016 (Comunicação).
3. Salgado, Ricardo S. O temperamento do jogo dramático e a profanação dos dispositivos disciplinadores do senso comum,Conceitos e Dispositivos de Criação nas Artes Performativas,Coimbra,2015 (Comunicação).
4. Salgado, Ricardo S. La Marginalidad Descentrada como Resistencia Creativa (El Paso por Portugal de Víctor García y Juan Carlos Uviedo),1.ª Bienal de Performance de Buenos Aires – BP15 (Programa Académico),Buenos Aires,2015 (Conferência ou palestra).
5. Salgado, Ricardo S. História Oral do Teatro Universitário,IV Mostra de Teatro Universitário,Coimbra,2015 (Comunicação).
6. Salgado, Ricardo S. What artistic methodologies do to the ethnographic method? Fieldwork roles, modes of register and the politics of fieldwork,Debating the political potential of experimental knowledge,Coimbra,2015 (Comunicação).
7. Salgado, Ricardo S. Etnoteatro ou como as Metodologias Teatrais podem servir a Etnografia e a Observação Participante ,FACA 2015 – Festa do Cinema Antropologia e Arte, confinada ao tema «Entre a antropologia e a prática artística: fronteiras e cruzamentos»,Lisboa,2015 (Comunicação).
8. Salgado, Ricardo S. Etnografar Práticas nas Artes Performativas: O jogo dos métodos de pesquisa e a qualidade da etnografia,'baldio no AND_Lab,Lisboa,2014 (Comunicação).
9. Salgado, Ricardo S. Etnoteatro como metodologia de uma Antropologia Performativa (estudo de caso de um grupo de teatro universitário),Sessão da disciplina ‘Antropologia da Performance’ ,Coimbra,2013 (Seminário).
10. Salgado, Ricardo S. Como dar forma ao caos: o teatro universitário,II Mostra de Teatro Universitário – MTU 2013,Coimbra,2013 (Comunicação).
11. Salgado, Ricardo S. A Marginalidade Descentrada como Utopia com Lugar Real,12.ª edição do FIAR,Palmela,2013 (Conferência ou palestra).
12. Salgado, Ricardo S. A Política do Jogo Dramático. CITAC: Estudo de Caso de um Grupo de Teatro Universitário,Coimbra,2012 (Conferência ou palestra).
13. Salgado, Ricardo S. Filme Etnográfico como Repertório,Coimbra,2012 (Conferência ou palestra).
14. Salgado, Ricardo S. Palavras do Corpo,XIV Jornadas de Cultura Popular subordinadas ao tema 'O Corpo e a Palavra',Coimbra,2012 (Comunicação).
15. Salgado, Ricardo S. Ritual, Teatro e Vida,Teatro nos Ritos Civilizacionais,Ovar,2011 (Conferência ou palestra).
16. Salgado, Ricardo S. A Vida Nua e a Carne Humana [Quem Quer Comprar?],Lançamento da publicação 'Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos', do fotógrafo Pedro Medeiros,Coimbra,2011 (Comunicação).
17. Salgado, Ricardo S. Entre o Ritual e o Teatro,Terças e Quintas à conversa sobre… Ritos, Mitos e Teatro,Lisboa,2010 (Outra).
18. Salgado, Ricardo S. O espaço marginal produzido pelo jogo dramático. CITAC: estudo etno-histórico de um grupo de teatro universitário,Sessão da disciplina de ‘Antropologia Teatral’,Caldas da Rainha,2010 (Seminário).
19. Salgado, Ricardo S. O jogo dramático e o espaço marginal como forma de resistência. CITAC: estudo de caso de um grupo de teatro universitário em Portugal,ENAP - Encontro Nacional de Antropologia e Performance,São Paulo,2010 (Conferência ou palestra).
20. Salgado, Ricardo S. Political Self and Community Produced by Dramatic Play. CITAC: ethno-historical Study of a University Theatre Group,Silent Voices / Forbidden Lives: Censorship and Performance,Lisboa,2009 (Poster).
21. Salgado, Ricardo S. Political Self and Community Produced by Dramatic Play. CITAC: ethno-historical Study of an University Theatre Group,Misperformance: Misfiring, Misfitting, Misreading,Zagreb,2009 (Poster).
22. Salgado, Ricardo S. Estado de Excepção. CITAC: um projecto etnohistórico (1956/78),Revoluções: Maio de 68 na Fábrica,Lisboa,2008 (Outra).
23. Salgado, Ricardo S. Estado de Excepção. CITAC: um projecto etnohistórico (1956/78),Seminário de uma sessão da disciplina ‘Antropologia e Teatro’,Amadora,2008 (Seminário).
24. Salgado, Ricardo S. O lugar do Não-Lugar,Lançamento do livro de fotografias 'Ausência: Paisagem Urbana e Socia'l,Coimbra,2007 (Conferência ou palestra).
25. Salgado, Ricardo S; Micaelo, Ana L. Iguais num Rural Diferente: o papel da Antropologia na investigação-acção sobre género,IIIº Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – 'Afinidade e Diferença', Lisboa,2007 (Poster).
26. Salgado, Ricardo S. Antrotúlia: O Estado da Antropologia em Portugal: 4 antropólogos/4 percursos,1.ª Antrotúlia,Coimbra,2004 (Outra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Salgado, Ricardo S; Eugénio, Fernanda. Micro Museu da Palavra da Serrinha, oficina de formação de etnografia e performance, 2016 (Especialização), promovido por baldio | estudos de performance, And Lab e Casa do Jongo.
Duração: 18 horas. Local: Casa do Jongo da Serrinha, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente.
2. Salgado, Ricardo S; Mira, Ana. Tomar Posição | O Político e O Lugar, Curso Experimental em Estudos de Performance, 2016 (Especialização), promovido por baldio | estudos de performance.
Duração: 39 horas. Local: Escola das Gaivotas, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. História Oral e Etnografia do Teatro Universitário, 2015 (Especialização), promovido por projecto BUH! / baldio | estudos de performance.
Duração: 22 horas. Local: sala do GEFAC (Associação Académica de Coimbra), Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Organizador.
4. Salgado, Ricardo S; Mira, Ana. O que é um dispositivo? – em diálogo, 2015 (Especialização), promovido por Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC – CEIS20, Centro de Dramaturgia Contemporânea, Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC e Teatro Académico de Gil Vicente.
Duração: 2 horas. Local: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Sala TP2, 4º piso, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
5. Salgado, Ricardo S. Etnografía y Prácticas en las Artes Performativas: el Juego de los Métodos de Investigación y la Cualidad de la Etnografia, 2015 (Especialização), promovido por Universidad Nacional de las Artes.
Duração: 8 horas. Local: Rectorado da Universidade Nacional de La Plata, Cidade: La Plata, Tipo de participação: Docente.
6. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B. Seminário de História Oral do Teatro Universitário, 2014 (Extensão), promovido por Reitoria da Universidade de Lisboa.
Duração: 12 horas. Local: Reitoria da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.

Organização de evento
Event organization
1. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Mira, Ana; Riscado, Ana; Eugénio, Fernanda; Braga, Joana; Caspão, Paula. Tomar Posição | O Político e O Lugar, Curso Experimental em Estudos de Performance,2016 (Outro / Curadoria).
2. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Raposo, Paulo; Fradique, Teresa; Mourão, Rui; Filipe, Ana P. Seminário Nómada de Estudos de Performance,2016 (Seminário / Organização).
3. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Braga, Joana; Mira, Ana; Riscado, Ana; Eugénio, Fernanda. baldio em Coimbra,2015 (Outro / Organização).
4. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Braga, Joana; Deputter, Mark. Em reunião: das reuniões como práticas performativas | das práticas performativas como reuniões,2014 (Encontro / Curadoria).
5. Salgado, Ricardo S. Cinco Minutos, Duas Ideias - parte II,2014 (Encontro / Organização).
6. Salgado, Ricardo S; Pais, Ana; Vieira, Ana B. Indirecções Generativas - Encontro Internacional de Estudos de Performance (Psi Regional Cluster),2013 (Encontro / Curadoria).
7. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Pais, Ana. Cinco Minutos, Duas Ideias: Estudos de Performance,2013 (Encontro / Curadoria).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Salgado, Ricardo S. Playing Performa 13 ,2013 (Outra).
Realização, produção e edição do programa que deu cobertura à "PERFORMA 13 – New Visual Art Performance Biennial", 2013.


Outra produção técnica
Other technical production
1. Salgado, Ricardo S. Con La Provocación de Juan Carlos Uviedo: experimentos teatrales de un Paria,2015.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Salgado, Ricardo S. Mito de Origem do Kamalhão e Uma Pequena Grande História do Rock em Portugal,2013 (Teatral).
2. Ruchu, Akademia. The Market of Toys,2013 (Teatral).
3. Maclow, Clarinda. Assisted Street Crossing,2013 (Teatral).
4. Salgado, Ricardo S. Pedro e Inês,2012 (Teatral).
5. Salgado, Ricardo S. Câmara Escura: Instalação Performativa, Exposição Fotográfica e Vídeo-Instalação,2012 (Teatral).
6. Bezares, Andres. El Método,2012 (Teatral).
7. Bustamante, Nao. Silver and Gold,2011 (Teatral).
8. Salgado, Ricardo S. Projecto para um Museu do Lixo,2011 (Teatral).
9. Salgado, Ricardo S. Jantar Queirosiano,2011 (Teatral).
10. Salgado, Ricardo S. Enforcamento do Ladrão e A Queima da Bruxa,2010 (Teatral).
11. Salgado, Ricardo S. A Lenda das Cabras,2008 (Teatral).
12. Salgado, Ricardo S. Estado de Excepção,2007 (Teatral).
13. Miranda, Margarida. Amor de Longe,2006 (Teatral).
14. Salgado, Ricardo S. GAL: Farpas Para Um País Sem Lobbies,2006 (Teatral).
15. Salgado, Ricardo S. Muito Barulho Por Nada,2006 (Teatral).
16. Salgado, Ricardo S. RIMÔ,2005 (Teatral).
17. Obras, Encerrado p. Trem de Cozinha,2005 (Teatral).
18. Salgado, Ricardo S. Manifesto Dermocrático,2004 (Teatral).
19. Salgado, Ricardo S; Lima, Paulo; Trindade, Ricardo. Esticalimóseiça,2004 (Teatral).
20. Curto, Carlos. Uivo,2004 (Musical).
21. Salgado, Ricardo S; Curto, Carlos; Aleluia, Elsa. FUTURUS,2003 (Teatral).
22. Salgado, Ricardo S. Câmara Escura,2003 (Teatral).
23. Aleluia, Elsa. Alice no País de Cá,2002 (Teatral).
24. Salgado, Ricardo S. Mistério no Museu,2001 (Teatral).
25. Curto, Carlos. Discurso sobre o Filho-da-Puta,2000 (Teatral).
26. Salgado, Ricardo S; Hespanha, Tiago; Aleluia, Elsa. Semana de Luta Contra a SIDA,2000 (Teatral).
27. Salgado, Ricardo S; Aleluia, Elsa; Guerra, Sílvia. Iniciação ao Remorso,1999 (Teatral).
28. Salgado, Ricardo S. O Caso da Invenção do Amor: um Programa de Música Radiofónica,1999 (Teatral).
29. Curto, Carlos. GOG,1997 (Teatral).
30. Weerd, Dato D. Jogo de Massacre,1996 (Teatral).
31. Grosso, João. Dinis e Isabel,1996 (Teatral).
32. Salgado, Ricardo S. Círculo da Lua em Noites de Poesia,1996 (Teatral).
33. José, Pompeu. À Volta da Munda,1996 (Teatral).
34. Curto, Carlos. 3000 VERECUNNIA,1995 (Teatral).
35. Rocha, Kênia. Longos Prelúdios em Moles Antenas,1995 (Teatral).
36. CITAC, Elementos. Sé Velha,1995 (Teatral).

Curso de curta duração
Short duration course
1. Salgado, Ricardo S. SITI Summer Theater Workshop,2016 (Especialização).
2. Salgado, Ricardo S. Raízes e Asas do Teatro do Oprimido: uma teoria da práxis,2015 (Especialização).
3. Maurer, Kelly. Método Suzuki/Treino com ViewPoints,2013 (Especialização).
4. Bezares, Andres. Técnica de Clown,2012 (Especialização).
5. Pupo, Joana. Iniciação e Jam Session com o Método ViewPoints,2011 (Especialização).
6. Cameron, Jibz. Performance Composition. Persona: Performing Yourself,2009 (Especialização).
7. Haufrecht, Marcia. Master Classs com Marcia Haufrecht sobre o Método do Actor's Studio,1999 (Especialização).
8. Monteiro, Paulo F. Técnicas para um Actor Livre,1998 (Especialização).
9. Lima, Luís. O Gesto e a Palavra,1998 (Especialização).
10. Malina, Judith. Living Theatre,1996 (Especialização).
11. Crawford, Filipe. Iniciação à Técnica da Máscara e Comédia Dell' Arte,1996 (Especialização).
12. Antunes, Nicolau. Preparação de Actor,1995 (Especialização).
13. Lisboa, Paulo. Preparação de Actor I,1994 (Especialização).
14. Faria, Cristina. Voz ,1994 (Especialização).
15. CITAC, Elementos. Curso introdutório de Luminotecnia, Sonoplastia, Cenografia e Produção,1994 (Especialização).
16. Geraldo, José. Dramataurgia,1994 (Especialização).
17. Tochas, Pedro. Malabarismo,1994 (Especialização).

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Salgado, Ricardo S. Estado de Excepção. CITAC: um Projecto Etnohistórico (1956/78) ,2007 (Vídeo).
2. Salgado, Ricardo S; Gil, Pedro. Feast of Memories for a Sausage,2006 (Vídeo).

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Salgado, Ricardo S; Vieira, Ana B; Eugénio, Fernanda; Braga, Joana; Riscado, Ana. Micro-Museu da palavra ,2015.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Sara Lopes Corveira dos Santos, A Cidade, as Politicas e o Teatro: Os Edifícios Culturais e o Programador a Partir de Dois Casos de Estudo em Coimbra, 2016. Dissertação (Antropologia) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Salgado, Ricardo Seiça. Participação no júri de Rui Miguel Raposo Mourão. Representações de contra-poder: performances artivistas no espaço público português, 2013.  Dissertação (Antropologia) - Instituto Universitário de Lisboa.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Salgado, Ricardo Seiça; Ana Bigotte Vieira. baldio (sítio da internet), desde 2012/01/01, Função ou tipo de participação: Editor.
2. Salgado, Ricardo Seiça. Cadernos de Teatro, até 1998/03/03, Função ou tipo de participação: Editor.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
11
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
6
Revistas
Magazines
6

Total
Produção técnica
Technical production
41

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
41

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
56


Total
Dados complementares
(Additional data)
4

Orientações
Orientations
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 566 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 20-10-2019 às 00:04:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team