Curriculum Vitae

Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo

Data da última atualização »Last update : 05/12/2017


Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo. É Outra Situação - Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 1 livro publicado. Possui 33 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com 26 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0256022138459762


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
Categoria profissional
Position
Outra Situação
Endereço profissional
Professional address
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Rua 13 de Maio
Ronfe
4805-374 Guimarães
Portugal
Correio electrónico: helena.azevedo@aepas.org
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2008 Mestrado
Master degree
Psicologia Escolar (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1999-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Aspetos deontológicos e práticos dos relatórios de avaliação psicológica.
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Avaliação do sucesso académico: um processo a integrar na rotina avaliativa.
Centro de Formação Leonardo Coimbra, Portugal.

2014-2014 Curso de curta duração
Short course
Avaliação do sucesso académico: um processo a integrar na rotina avaliativa.
Centro de Formação Leonardo Coimbra, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
O Modelo psicossocial na avaliação das Necessidades Educativas Especiais.
Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal.

2008-2009 Curso de curta duração
Short course
Curso Avançado em Análise de Dados Longitudinais.
Universidade do Minho, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Orientação Escolar e Profissional.
Psinvicta Psicologia e Formação, Portugal.

2005-2005 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Dificuldades de aprendizagem.
Psifactor Recursos Humanos, Portugal.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação em SPSS.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Out/2014-Actual Outra Situação

Politécnico do Porto
Fev/2014-Jul/2017 Assistente 1º triénio

Universidade do Minho
Jan/2014-Dez/2016 Outra Situação

Agrupamento de Escolas de Pevidém/Agrupamento de Escolas Prof Abel Salazar
Out/2013-Ago/2014 Outra Situação

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Out/2007-Ago/2013 Outra Situação

Sol do Ave
Abr/2007-Dez/2007 Outra Situação

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Out/2006-Jun/2007 Assistente 1º triénio

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Out/2004-Ago/2006 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2014-2016
Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, A.; Choupina, C.; Santos, Sandra; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, Carla; Ferreira, A.; Costa, L.; Azevedo, H.; Carvalho, M.; Freitas, Tânia; Sousa, Séli C; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B.. 2016. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, A.; Choupina, C.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, Carla; Azevedo, H.; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso", Calidoscópio 15, 1: 30 - 44.
2. Azevedo, H.; Ribeiro, I.. 2012. "Descrição e avaliação dos efeitos do programa "Ler e escrever para aprender"", Psicologia, Educação e Cultura, XVI, 1: 205 - 230.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cruz, J.; Ribeiro, I.; Viana, F. L; Azevedo, H.. 2012. "A leitura de histórias: qualidade das interações entre pais e filhos", Revista Diversidades, 36: 16 - 19.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, A.; Azevedo, H.; Choupina, C.; Cadime, I.; Silva, Carla; Ferreira, A.; Costa, L.; Brandão, S.; Carvalho, M.; Freitas, Tânia; Sousa, Séli C; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B.. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação).
2. Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura: Trajetórias de (In)sucesso na Leitura no 1.º Ano de Escolaridade,I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,V. N. Famalicão,2016 (Comunicação).
3. Carvalho, M.; Azevedo, H.. Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação).
4. Azevedo, H.. Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar: o exemplo do projeto Ser Escola,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Poster).
5. Azevedo, H.. À procura do sucesso escolar,Seminário Avaliação das aprendizagens: da investigação às práticas,Braga,2016 (Comunicação).
6. Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. “Ouvir, falar, ler e escrever: intervenção nas dificuldades de aprendizagem na leitura,XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,2015 (Comunicação).
7. Ribeiro, I.; Viana, F. L; Fernandes, I.; Azevedo, H.; Brandão, Sara; Sousa, Séli C; Silva, C.; Ferreira, A.. Avaliação do projeto “Ainda estou a aprender”: a perspetiva dos professores,V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Lecce, Itália,2015 (Poster).
8. Neves, L.; Azevedo, H.. Práticas de avaliação e apoio psicopedagógico em context escolar,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Comunicação).
9. Azevedo, H.; Sousa, A.. Correntes de leitura: ler mais e melhor. Projeto de promoção da fluência de leitura,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Poster).
10. Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A.; Choupina, C.; Azevedo, H.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Freitas, Tânia; Cruz, J.. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. ,2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura,2015 (Comunicação).
11. Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A.; Choupina, C.; Azevedo, H.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Cruz, J.. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities,17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Poster).
12. Cruz, J.; Viana, F. L; Ribeiro, I.; Brandão, Sara; Azevedo, H.. Family literacy and children's literacy development,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
13. Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
14. Azevedo, H.; Ribeiro, I.. Caracterização de um programa de Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação).
15. Ribeiro, I.; Cruz, J.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Gonçalves, Teresa. Homework and math achievement,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
16. Cruz, J.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Gonçalves, Teresa. Homework and self regulation assessment,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
17. Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Gonçalves, Teresa; Cruz, J.. Characterization of a program of intervention in the early difficulties in learning to read/write,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
18. Gonçalves, Teresa; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Azevedo, H.; Cruz, J.. Peer tutoring: a program assessment,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).
19. Azevedo, H.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Gonçalves, Teresa; Cruz, J.. Early difficulties of learning to read and write: characterization of skills and evaluation of the effect of program of intervention,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro",Oviedo,2008 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Azevedo, H.. Indisciplina(s) na escola: para uma prática integrada e sustentada de intervenção, 2017 (Outra).
2. Azevedo, H.. Conferência temática PNPSE 2017 "Ensinar a ler e escrever no século XXI: Como fomentar trajetórias de sucesso", 2017 (Outra), promovido por Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente| Estrutura de Missão do Programa NAcional de Promoção do Sucesso Escolar.
Duração: 5 horas. Local: Escola Secundária de Lousada, Cidade: Lousada, Tipo de participação: Docente.
3. Azevedo, Helena I. D. O; Carvalho, M.. Modelo multinível de suporte, 2017 (Outra), promovido por CIM do Ave.
Duração: 8 horas. Local: Palácio Vila Flor, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente.
4. Azevedo, Helena I. D. O. Plataforma “Ainda Estou a Aprender”: no trilho da melhoria da aprendizagem da leitura, 2017 (Outra).
Duração: 6 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Azevedo, H.. Falar, ler e escrever no jardim-de-infância. No trilho da melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar, 2016 (Outra).
6. Azevedo, H.. Indisciplina(s) na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção, 2016 (Outra).
7. Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra).
8. Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra).
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
9. Azevedo, H.. A arte de educar na educação de infância, 2015 (Outra).Tipo de participação: Docente.
10. Azevedo, H.; Carvalho, M.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita: operacionalização, avaliação e intervenção, 2015 (Outra).
11. Azevedo, H.. Compreensão leitora: desenvolvimento e implementação de estratégias em sala de aula, 2013 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda.
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
12. Azevedo, H.. Programa Regional de Educação Sexual em Saúde escolar (PRESSE), 2012 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda.
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.
13. Azevedo, H.. Compreensão leitora: desenvolvimento e implementação de estratégias em sala de aula, 2012 (Outra), promovido por Centro de Formação Francisco de Holanda.
Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Azevedo, H.. 1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Congresso).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão Técnica de Admissão ao processo de equiparação da Especialidade de Psicologia da Educação, 2016, Ordem dos Psicólogos Portugueses.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
4

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
33

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
33

Total
Dados complementares
(Additional data)
1

Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1


Visualizações do curriculum [ 2044 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 29-11-2020 às 07:58:47
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis