Curriculum Vitae

Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos Monteiro

Data da última atualização »Last update : 04/12/2006


Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos Monteiro. É Prof. Catedrático - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Possui 36 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0169252245424956


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos Monteiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
MONTEIRO, Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos
Categoria profissional
Position
Prof. Catedrático
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Av.das Forças Armadas
Lisboa
1649-026 Lisboa
Portugal
Homepage: http://www.iscte.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995 Agregação
Aggregation
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1984 Doutoramento
Phd
Psicologia Social.
Universite Catholique de Louvain, Bélgica.

1974 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1964 Licenciatura
Licentiate degree
Filologia Germânica.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
1992-Actual Prof. Catedrático





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
1992-Actual Centro de Investigação e de Intervenção Social - CIS,Centros de Investigação
Linhas de investigação»Research fields:


Psicossociologia e Recursos Humanos






Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
2005-Actual
Curso»Academic program: Psicologia Social e das Organizações

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas em Psicologia Social I
  • Áreas de Aplicação em Psicologia Social I


2005-Actual
Curso»Academic program: Psicologia Social e Organizacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimentos Actuais da Psicologia Social e das Organizações I
  • Seminário de Pesquisa I
  • Seminário de Projecto I


2005-Actual
Curso»Academic program: Programa de Doutoramento Psicologia Organizacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Pesquisa I
  • Seminário sobre os Desenvolvimentos Actuais da Psicologia Social e das Organizações I
  • Seminário de Projecto I
  • Seminário de Pesquisa II
  • Seminário sobre os Desenvolvimentos Actuais da Psicologia Social e das Organizações II
  • Seminário de Projecto II
  • Seminário de Pesquisa III
  • Seminário sobre os Desenvolvimentos Actuais da Psicologia Social e das Organizações III
  • Seminário de Projecto III
  • Seminário de Pesquisa IV
  • Seminário sobre os Desenvolvimentos Actuais da Psicologia Social e das Organizações IV
  • Seminário de Projecto IV


1992-Actual
Curso»Academic program: Organização e Gestão de Empresas

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicossociologia da Gestão






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
1996-Actual Departamento de Psicologia
Membro da comissão científica da licenciatura em Psicologia Social e Organizacional






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Psicossociologia e Recursos Humanos




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)


Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. França, D X; Monteiro, Maria B. V. P. B. A percepção da constância da raça em crianças brasileiras brancas, mulatas e negras de 5 a 10 anos idade,IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,Salvador,2005 (Comunicação).
2. Carvalho, L; Costa, P; Monteiro, Maria B. V. P. B. The role of social context and ethnic identity on Portuguese Black children's school achievement,II Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Inter-ethnic relations in childhood: From the social construction of discrimination to prejudice reduction. II Congresso Hispano-Português de Psicologia.
3. Monteiro, Maria B. V. P. B; Alexandre, J. Horizontal comparisons between minorities: Intragroup and intergroup preferences and evaluations,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Inter-ethnic relations in childhood: From the social construction of discrimination to prejudice reduction).
4. Monteiro, Maria B. V. P. B; Rebelo, M; Guerra, R. Ethnic prejudice reduction in childhood: Comparative efficacy of Common In-group Identity, De-categorization and Dual Identity models,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Inter-ethnic relations in childhood: From the social construction of discrimination to prejudice reduction.
5. Guerra, R; Rebelo, M; Monteiro, Maria B. V. P. B. Prejudice reduction in inter-ethnic relations: The role of dual identity. ,2º Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Inter-ethnic relations in childhood: From the social construction of discrimination to prejudice reduction).
6. Monteiro, Maria B. V. P. B; França, D. Normative control and cognitive development can reduce racist overt behaviour: Support for a social-developmental hypothesis of explicit and implicit prejudice in children,28th International Congress of Psychology,Beijing,2004 (Comunicação).
7. Guerra, R; Rebelo, M; Monteiro, Maria B. V. P. B. Changing intergroup relations: Effects of re-categorisation, de-categorisation and dual identity on the reduction of intergroup discrimination,7th Jena workshop on Intergroup Processes,Oppurg Castle ,2004 (Comunicação).
8. Monteiro, Maria B. V. P. B. Fazer e desfazer o racismo na infância. (Doing and undoing racism: A developmental approach),"Conferências de Psicologia",Lisboa,2004 (Comunicação).
9. Marinho, C; Monteiro, Maria B. V. P. B. Racismo subtil na infância: A infra-humanização das crianças negras (Subtle racism in childhood: The infra-humanisation of Black children),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
10. António, J H. C; Monteiro, Maria B. V. P. B. Para um modelo de aculturação interactivo (Designing an interactive model of acculturation),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
11. Simões, E; Monteiro, Maria B. V. P. B. Responsabilização por processo e motivação social na negociação (Process accountability and social orientations in negotiation),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
12. Arriaga, P; Esteves, F; Monteiro, Maria B. V. P. B. Uso de jogos electrónicos com violência e reacções emocionais (Emotional reactions to violent electronic games),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
13. Costa, P; Pereira, J; Monteiro, Maria B. V. P. B. O papel do poder e do estatuto na discriminação de Direitos Humanos (The role of status and power on Human Rights violation: a study on Portuguese immigration),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
14. Carvalho, L R; Costa, P R; Monteiro, Maria B. V. P. B. O papel da identificação étnica e da composição étnica da turma no sucesso escolar de crianças de origem africana. (The role of ethnic identity and class ethnic composition on Afro-Portuguese children's school achievement),Lisboa,2004 (Comunicação).
15. Rebelo, M; Monteiro, Maria B. V. P. B. A redução do preconceito étnico na infância: Eficácia relativa dos modelos da Identidade Endogrupal Comum, da Descategorização e da Dupla Identidade (Ethnic prejudice reduction during childhood: The compared efficacy of Common Ingroup Identity, De-categorisation and Dual Identity models),III Encontro de Investigação Pós-Graduada em Psicologia Social e Organizacional,Lisboa,2004 (Comunicação).
16. Monteiro, Maria B. V. P. B. Dealing with intergroup conflict in organizations: A challenge to the right of diversity,XIth European Congress on Work and Organizational Psychology on Identity and Diversity in Organizations: Building Bridges in Europe,Lisboa,2003 (Comunicação).
17. Monteiro, Maria B. V. P. B. Educar para aceitar a diferença (Educating for difference acceptance),Conferência em "Encontros com a Psicologia ao fim da tarde na Barata".,Lisboa,2003 (Comunicação).
18. Guinote, A; Mouro, C; Monteiro, Maria B. V. P. B. Estatuto, identidade e percepção de variabilidade: A perspectiva do desenvolvimento (Status, identity and groups'perceived variability in children),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal, I (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
19. França, D X; Monteiro, Maria B. V. P. B. A interiorização da norma anti-racista nas crianças (The internalisation of the anti-racist norm in childhood),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal I. (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
20. Rebelo, M; Guerra, R; Monteiro, Maria B. V. P. B. A redução do preconceito na infância: Contraste entre os modelos da identidade endogrupal comum, da descategorização e da dupla identidade (Prejudice reduction in childhood: Contrast among the common ingroup identity, the decategorization and the dual identity models,5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal I (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
21. Maurício, I; Monteiro, Maria B. V. P. B. Identidades simples e múltiplas e adaptação social em adolescentes Portugueses de origem Cabo-Verdiana (Single and plural identities and social adjustment in Portuguese adolescents from Capeverdian origin),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal II (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, II).
22. Mouro, C; Monteiro, Maria B. V. P. B. Dupla identificação e estratégiaas de gestão da identidade em adolescentes Portugueses de origem Cabo-Verdiana (Dual identification and strategies of identity management in Portuguese adolescents from Capeverdian origin),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal II (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
23. António, J; Monteiro, Maria B. V. P. B. Percepção de discriminação e gestão da identidade em minorias étnicas (Perceived discrimination and identity management in ethnic minorities),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal II (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
24. Alexandre, J; Monteiro, Maria B. V. P. B. Crianças ciganas: O impacto de variáveis cognitivo-emocionais e da identidade simples e dupla nas estratégias de aculturação (Gypsy children: The effects of meta-stereotypes, perceived discrimination and ethnic identity on acculturation strategies),5º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP),Lisboa,2003 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Coord.) Simpósio: Identidades sociais e estratégias de aculturação de minorias étnicas em Portugal II (Symposium: Social identities and acculturation strategies of ethnic minorities in Portugal, I).
25. Monteiro, Maria B. V. P. B. Identidade social e relações inter-étnicas: A perspectiva do desenvolvimento humano (Social identity and inter-ethnic relations: the perspective of human development),Ciclo de Conferências de Psicologia,Évora,2003 (Comunicação).
26. França, D X; Monteiro, Maria B. V. P. B. A influência da socialização materna na identidade étnica das Crianças,III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia,Paraíba,2003 (Comunicação).
27. Monteiro, Maria B. V. P. B. Violent toys…violent children?,9th International Conference of Toy Libraries,Lisboa,2002 (Comunicação).
28. Monteiro, Maria B. V. P. B. Relações inter-étnicas na escola e racismo na infância. (Inter-ethnic relations at school and racism during childhood),2º Congresso de CERCILEI "Onde está a diferença? Uma realidade, vários contextos",Leiria,2002 (Comunicação).
29. Rebelo, M; Monteiro, Maria B. V. P. B. Reducing ethnic prejudice in childhood: The Common Ingroup Identity Model.,13th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology,San Sebastián,2002 (Comunicação).
30. França, D; Monteiro, Maria B. V. P. B. The emergence of subtle or indirect forms of racism in childhood.,13th General Meeting of the European Association of Experimental social Psychology,San Sebastián,2002 (Comunicação).
31. Mouro, C; Monteiro, Maria B. V. P. B; Guinote, A. Children's perceptions of group variability as a function of group status and in-group identification,13th General Meeting of the European Association of Experimental social Psychology,San Sebastián,2002 (Comunicação).
32. Monteiro, Maria B. V. P. B; Hospital, X; Garrido, M. Positive-negative asymmetry in intergroup conflict: Evidence for mixed strategies on allocation of scarce resources,14th Annual Conference of the International Association for Conflict Management: Towards a Dialogue between Conflict Theories and Practices across Paradigms and Cultures,Cergy,2001 (Comunicação).
33. Mouro, C; Pereira, H; Monteiro, Maria B. V. P. B; Guinote, A. Perceived variability in children of asymmetrical groups,VIIth European Congress of Psychology,Londres,2001 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Similar schools for different children: Understanding the development of inter-ethnic prejudice.
34. França, D X; Monteiro, Maria B. V. P. B. Old and new racisms: Intergroup discrimination in Black, Brown and White Brazilian children,VIIth European Congress of Psychology,Londres,2001 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Same schools for different children: Understanding the development of inter-ethnic prejudice.
35. Rebelo, M; Matias, C; Monteiro, Maria B. V. P. B. Effects of re-categorization and de-categorization on intergroup prejudice reduction: A developmental perspective.,VIIth European Congress of Psychology,Londres,2001 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Same schools for different children: Understanding the development of inter-ethnic prejudice.
36. Carvalho, L; Mouro, C; António, J; Monteiro, Maria B. V. P. B. Adults'beliefs about development and education of children during primary school,VIIth European Congress of Psychology,Londres,2001 (Comunicação).
In M. B. Monteiro (Convenor) Symposium: Same schools for different children: Understanding the development of inter-ethnic prejudice.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria Manuela de Amorim Calheiros, A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MAU TRATO E NEGLIGÊNCIA PARENTAL: DO SENSO-COMUM AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, 2003. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Maria Antonieta Mendes do Couto Costa, OS DOIS PARADIGMAS DA GESTÃO PELA CULTURA, 1998. Tese (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Rita Taborda Monteiro Guerrra, REDUÇÃO DO PRECONCEITO NA INFÂNCIA: MODELOS TÉCNICOS, ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO E UMA GENERALIZAÇÃO, 2002. Tese (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Maria Margarida Costa Rebelo, EFEITO DA IDENTIDADE SOCIAL COMUM NA REDUÇÃO DO PRECONCEITO E DO CONFLITO INTERGRUPAL: A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTOS ESCOLARES MULTI-ÉTNICOS, 2000. Tese (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
3. Joaquim Eduardo Simões e Silva, CONTEXTO ORGANIZACIONAL E PROCESSOS SOCIOCOGNITIVOS NA NEGOCIAÇÃO, 2000. Tese (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
4. Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho, CRENÇAS PARENTAIS, IDENTIDADE SOCIAL E CONTEXTOS DA RELAÇÃO ENTRE GRUPOS - ESTUDOS SOBRE A SOCIALIZAÇÃO ÉTNICA DAS CRIANÇAS, 2000. Tese (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
5. Marcus Eugénio Oliveira Lima, VALORES, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, ATITUDES FACE À DEMOCRACIA E AO AUTORITARISMO: UMA ANÁLISE DA SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA DOS UNIVERSITÁRIOS DA PARAÍBA, 1999. Tese (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Marcela Maria Figueiredo da Silva, Relações interétnicas em escolas portuguesas: estatuto, favoritismo endogrupal e percepção de variabilidade em adolescentes de origem africana e de origem portuguesa, 2003. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Inês lima Maurício, Luso cabo-verdianos: níveis de identidade nacional e étnica e integração social, 2002. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
3. Nuno Filipe Ferreira Félix, As relações intergrupais entre surdos e ouvintes, 2001. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
4. Ana Cristina Correia dos Santos, Comportamento delinquente na adolescência: influência social e identidade social, 2000. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
5. Maria João Almeida Amaral, Ser sem ver! Eis a questão… Espaços interactivos e identidades sociais: o impacto da Internet na construção das identidades, 2000. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
6. Ana Maria Lopes Marques, Visão poética do aluno - consequências do 'pensar'e do 'agir'dos professores do ensino básico para o desempenho escolar dos alunos, 1999. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
7. Maria Regina Sardinheiro do Céu, Crenças parentais: das origens às consequências, 1999. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
8. Ana Paula Coelho Fernandes, De pequenino se torce o pepino? Ideias dos pais sobre disciplina, 1997. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
9. Maria Teresa Carvalho Ferreira, Alunos ideais e alunos reais. A formação das expectativas dos professores do 1º ciclo, 1997. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
10. Maria Manuela de Amorim Calheiros, Definição, avaliação e factores psico-sociais do mau trato e negligência a crianças na família, 1996. Dissertação (Psicologia Social e Organizacional) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Patrícia Paula Lourenço e Arriaga Ferreira, EFEITOS A CURTO -TERMO DA VIOLÊNCIA EM JOGOS DE COMPUTADOR EM AMBIENTE VIRTUAL, 2000. Dissertação (Psicologia Social) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção técnica
Technical production
36

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
36

Total
Dados complementares
(Additional data)
18

Orientações
Orientations
18


Visualizações do curriculum [ 4943 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-10-2020 às 15:07:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team